You are on page 1of 2

Lista Exerccios Deslocamento do Equilbrio Qumico 2 EM

01. Dado o equilbrio: Fe(s) + H2O(g) Fe2O3(s) + H2(g), determine em que sentido haver deslocamento se: a)adicionarmos H2(g) ao sistema; b)retirarmos H2O(g) do sistema; c)aumentarmos a presso sobre o sistema.

02. Temos um sistema em que se estabelece o equilbrio: CO (g) + H2O(g) CO2(g) + H2(g) H= -10 kcal. Queremos aumentar a concentrao de H2O(g) nesse sistema. O que devemos fazer com a temperatura?

03. Dada a reao PCl5(g) PCl3(g) + Cl2(g) , que absorve 39,5 kcal/mol quando decorre da esquerda para a direita. Descreva o que ocorrer quando: a)aumentarmos a presso; b)diminuirmos a temperatura; c)acrescermos uma certa quantidade de gs cloro

04. Dado o equilbrio: N2(g) + H2(g) NH3(g) H= -11 kcal/mol, determine o que ocorrer com as concentraes dos participantes quando: a)aumentarmos a temperatura do sistema; b)aumentarmos a presso sobre o sistema.

05. Verifique se uma variao de presso sobre o sistema influencia igualmente ou no os seguintes equilbrios: Sistema I: I2(g) + H2(g) HI(g) e sistema II: I2(s) + H2(g) HI(g)

06. Dado o equilbrio: SO2(g) + O2(g) SO3(g) H < 0, determine o que ocorrer com a concentrao do SO3(g) quando: a)aumentarmos a presso sobre o sistema; b)retirarmos O2(g)_do sistema; c)adicionarmos SO2(g) ao sistema;

d)aumentarmos a temperatura do sistema.

07. Temos o seguinte equilbrio CO(g) + H2O(g) CO2(g) + H2(g) H= -10 kcal. Queremos aumentar a concentrao de CO2(g) nesse equilbrio. Para isso ocorrer, devemos fazer o que?

08. H dois sistemas gasosos em equilbrio, cujas constantes de equilbrio so dadas pelas expresses I e II:

Nessas condies: a)escreva a equao qumica para cada um dos sistemas em equilbrio; b)qual ser o efeito do aumento de presso sobre cada um dos sistemas?

09. Considere o equilbrio N2(g) + O2(g) 2NO(g) onde Kc= 4,1x10 (a 1700 C) e Kc=3,6x10 O (a 2200 C). Responda se a formao do NO exotrmica ou endotrmica. Resoluo: Pelos dados do problema percebemos que, aumentando a temperatura, aumenta o Kc; conseqentemente, aumenta a produo de NO, isto , o equilbrio se desloca para a direita. Conclui-se, ento, que este o sentido endotrmico.

-4

-3

10. A constante de equilbrio em termos de presso (Kp) para o sistema -3 -2 -4 -2 O O CO(g) + 2H2(g) CH4O(g) 1,5x10 atm e 3,1x10 atm , a 260 C e 300 C, respectivamente. O processo de sntese indicado exotrmico? Justifique.

11. Refrigerantes possuem grande quantidade de gs carbnico dissolvido. A equao abaixo representa, simplificadamente, o equilbrio envolvendo este gs em soluo aquosa: CO2(g) + H2O(l) HCO3 (aq) + H
+ (aq)

A dissoluo de gases em lquidos favorecida pelo aumento da presso e diminuio da temperatura. Por outro lado, a concentrao de ons hidrognio no estmago elevada. luz desses fatos, explique a eructao (arroto) provocado pela ingesto do refrigerante. Resoluo: O arroto ocorre quando o gs carbnico expulso do estmago; isto favorecido + pela acidez do estmago (O H desloca o equilbrio para a esquerda) e pela maior temperatura do estmago em relao ao refrigerante. 12. Dada a equao da reao: 2SO2(g) + O2(g) 2SO3(g) H=-46 kcal, aumentando a temperatura do sistema, justifique o que acontecer com o valor da constante de equilbrio do processo.

You might also like