You are on page 1of 7

RAMON BARBOZA NUNES SANTOS

FORMAO DE DESCARGAS ELTRICAS

Trabalho de instalaes prediais eltricas apresentado Faculdades unificadas Doctum campus Tefilo Otoni para obteno de notas da segunda etapa do 8 perodo de Engenharia Civil orientado pelo professor Eduardo Duarte Fonseca.

DOCTUM - TEFILO OTONI NOVEMBRO 2013

OS PROCESSOS DE UMA DESCARGA ATMOSFRICA

Mas, afinal, como se formam as fascas que vemos no horizonte quando se anuncia uma tempestade? Relmpagos so gerados dentro de uma nuvem muito particular: a cumulonimbo, que se diferencia das outras por ser verticalmente mais extensa. Ela se forma a 2 quilmetros de altura do solo e se estende at 18 quilmetros acima. Tudo comea quando o ar quente e mido prximo do solo se eleva na atmosfera (ele sobe porque mais leve que o ar acima dele). medida que vai subindo, esfria, at chegar ao topo da nuvem onde a temperatura muito baixa, de 30 graus negativos. Resultado: o vapor de gua que estava misturado ao ar quente transforma-se em granizo e comea a despencar (porque mais pesado que o ar) para a base da nuvem. Na queda, vai se chocando com outras partculas menores, cristais de gelo principalmente. Os choques fazem o granizo e os cristais ficarem eletricamente carregados. As cargas negativas presas ao granizo vo para a base da nuvem. J as positivas ficam nos cristais de gelo, mais leves, que tendem a subir com o ar quente que vem de baixo para o topo da nuvem. Ou seja, as cargas se separam: positivas em cima e negativas em baixo. Em dado momento, as cargas positivas e negativas atingem intensidade muito alta. o que basta para o surgimento do relmpago. Para equilibrar cargas to diferentes, a eletricidade anda sozinha, sem fio nem nada, pelo ar. Em outras palavras: um raio no nada mais que uma carga eltrica cruzando a atmosfera. A maioria dos raios comea e acaba dentro das nuvens. So poucos os que vm para o cho. Sobre esses h duas curiosidades. A primeira que s podem ser vistos na fase final. Logo que o raio sai da nuvem e segue em direo do solo no pode ser visto (nessa fase chamado de lder escalonado). Quando essa fasca tortuosa chega a 50 metros do cho, sai da terra outra fasca em direo nuvem ( a descarga conectante) e ela ainda

no pode ser vista. S quando as duas correntes se encontram que tudo se ilumina. O que vemos, ento, a descarga de retorno. A segunda curiosidade: os raios que enxergamos, portanto, saem da terra para o cu. Por iluso de ptica, achamos que o claro do relmpago vem do alto para a terra. E aqui chegamos pergunta: por que alguns raios so positivos e outros negativos? O que os diferencia o local da nuvem onde se originam. Os negativos saem da parte baixa da nuvem, onde se concentra a energia negativa. J os positivos saem do topo da nuvem, onde ficam as partculas carregadas positivamente. H outra diferena importante: nos raios positivos, a corrente eltrica contnua a que persiste at o relmpago acabar dura cerca de 200 milsimos de segundo, enquanto nos negativos a corrente dura, em geral, menos da metade. Justamente porque nos raios positivos a corrente contnua dura mais que eles so mais perigosos e destrutivos, capazes de iniciar um incndio florestal (os negativos raramente causam incndio). Outra diferena que o raio negativo carrega uma corrente contnua de 100 ampres (o ampre a unidade de intensidade da corrente eltrica), enquanto o positivo carrega o dobro: 200 ampres, energia suficiente para alimentar vinte fornos eltricos domsticos.

Mapa dos raios no Brasil

Em levantamento de abrangncia indita, o Grupo de Eletricidade Atmosfrica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mapeou a incidncia de raios em trs mil municpios das regies Sul, Sudeste e Centro-oeste do pas. Os dados confirmam que o Brasil o campeo mundial de registros do fenmeno, com cerca de 60 milhes de raios por ano. O municpio recordista So Caetano do Sul, em So Paulo, onde so registrados em mdia 12 raios por km 2 anualmente. O estudo poder, no futuro, servir como um indicador de aquecimento global, uma vez que a elevao das temperaturas pode aumentar a ocorrncia de raios. O Brasil o maior pas localizado em regio tropical. Por isso, temos tantas tempestades e, consequentemente, tantos raios, explica o geofsico Osmar Pinto Jnior, coordenador da pesquisa. Com o aquecimento global, o nmero de descargas atmosfricas pode ser ainda maior. Segundo o pesquisador, a previso de que o estudo seja realizado a cada dois anos. J as conseqncias do aquecimento global sobre a ocorrncia de raios s podero ser detectadas em, no mnimo, dez anos.

Tabela 1: Incidncia de Raios no Brasil ESTADOS Gois Gois Gois Gois Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul Rio Grande do

MUNICPIOS

N DE RAIOS

DENSIDADE (raios/Km.ano)

REA TOTAL (Km)

Nova Aurora Cau Lagoa Santa Paranaigura Porto Murtinho Miranda Aquidauana Corguinho Rio Negro Unistalda

1.171 8.378 1.885 4.281 222.435 67.525 187.267 27.584 3.349 10.471

2.579 2.481 2.738 2.473 8.361 8.216 7.361 6.963 3.701 11.588

302.6 2251.1 458.8 1153.7 17734.9 5478.6 16958.5 2640.8 1807.6 602.3

Sul Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul Santa Catarina Santa Catarina Santa Catarina Santa Catarina Paran Paran Paran

Santo Antonio das Misses Itacurubi Bossoroca Guaraciaba Pomerode So Martinho Pedras Grandes So Carlos do Iva Iracema do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Ubirat Lamim

22.195 15.972 21.227 1.324 2.176 2.560 1.821 2.160 808 2.525

8.631 9.524 8.865 2.532 6.719 7.601 7.065 6.397 6.606 6.592

1714.2 1118.0 1596.2 330.6 215.9 224.5 171.8 225.0 81.5 259.3

Paran Minas Gerais

5.919 988

6.046 5.574

652.5 118.1

Minas Gerais Minas Gerais Minas Gerais Rio de Janeiro

Alto Rio doce Ewbank da Camara Desterro do melo Porto Real

4.358 930 1.274 645

5.598 5.970 5.962 8.500

518.9 103.8 142.4 50.5

Efeitos e prejuzos dos raios


Os raios provocam prejuzos em todo o pas: interrupes no fornecimento de energia, exploses de tanques de combustvel, falhas no funcionamento de equipamentos em aeroportos.

So os efeitos que o raio provoca sobre os seres vivos, quando atinge direta ou indiretamente um ser vivo, podem ocorrer pela exposio ao campo eletromagntico e suas correntes de circulao no corpo dos seres vivos. Animais de rebanhos, entre outros so mortos todos os anos por descargas eltricas, outros prejuzos so de aparelhos eletrnicos, que acabam sendo danificados pela descarga na rede eltrica, causando no brasil um prejuzo de mais de 1 bilho de reais por ano.

Regras prticas de proteo


Se estiver em campo aberto, procurar um abrigo fechado. Se no houver abrigo, abaixar-se com os ps juntos e mos sobre os joelhos e aguardar passar a tempestade de trovoada (aproveite para rezar). Nunca ficar na praia durante uma tempestade de trovoada. No permanecer na gua durante a tempestade, pois pde ocorrer diferena de potencial e provocar ocorrncia de corrente no tronco (parada cardaca). No sair a janela para apreciar as tempestades, pois os campos magnticos podero mata-lo. Afastar-se de peas metlicas expostas ao tempo. Proteger os equipamentos eltricos, se no houver proteo desliga-los da rede de energia. Para Equipamentos de dados e telefonia, desligar inclusive as redes de Internet e Telefonia. Aos primeiros sinais de um temporal, planeje o que fazer no caso de ocorrncia das descargas eltricas nas proximidades. Voc pode estimar a distncia de incidncia dos raios usando o mtodo chamado "flash-to-bang" ou "relmpago-trovo". Contando os segundos entre o "claro" do raio e o trovo que voc ouve e multiplicando por 300 tem-se a distncia em metros do local onde ocorreu a descarga. Assim, se voc ver o claro e contar at oito, por exemplo, significa que o raio "caiu" a 2.400 metros do local onde voc se encontra. Para contar os segundos voc pode usar a sequncia...Mil e um, mil e dois, mil e trs etc... A possibilidade de voc ser atingido por um raio em um temporal iniciase meia hora antes e continua at cerca de meia hora aps sua atividade mxima. Mantenha-se protegido nesse tempo. O raio nunca avisa aonde vai "cair". A melhor proteo se prevenir com antecedncia. Se voc vir o primeiro claro, contar cerca de 30 segundos e depois ver outro claro e contar menos que 30 segundos, j hora de se prevenir, procurando abrigo nas proximidades. Isso porque, normalmente, um raio pode "escapar" do centro de atividade da nuvem e atingir reas a longas distncias. Durante os temporais evite aglomerao de pessoas mantendo pelo menos uma distncia de 5 metros uma da outra. Se voc estiver em locais abertos como campo de futebol, piscina etc, aos primeiros sinais de um temporal abandone imediatamente o local, procurando abrigo em prdios.

Nunca seja o ponto mais alto da redondeza. O raio procura sempre os pontos que se sobressaem da superfcie como atrativo descarga. Caso voc esteja em um local descampado, abaixe-se com os joelhos dobrados e as mos na nuca procurando tampar os ouvidos. Nunca procure abrigo sob rvores isoladas ou prdios rsticos como aqueles de proteo para animais, existentes em pastagens. Externamente, nunca fique perto de cercas metlicas, rios, lagos, veculos ou superfcies que conduzam eletricidade. Se voc estiver no alto de um morro, desa para o ponto mais baixo do terreno. Prdios de concreto com fiao eltrica, canalizaes de gua ou de outro tipo constituem-se em excelente proteo contra as descargas. Se voc estiver dentro de casa ou de qualquer prdio, retire os "plugs" dos aparelhos eltricos das tomadas, no use telefone ou outros equipamentos eltricos. Fique longe de tomadas de fora ou de superfcies metlicas. Se voc estiver em uma estrada ou na rua, a melhor proteo existente dentro do veculo com os vidros fechados. No so os pneus que promovem a proteo mas sim um fenmeno da fsica chamado Gaiola de Faraday. Voc pode ser atingido no somente pelo raio diretamente como tambm por "fascas" refletidas por objetos da proximidade.

You might also like