You are on page 1of 11

Pesquisa em Cincias Sociais

Prof. Dr. Jean-Franois Y. Deluchey

Slavoj IEK : A subjetividade por vir. Ensaios crticos sobre a voz obscena, 2004 : o pensamento nunca chega luz do dia espontaneamente, per se, na imanncia dos seus princpios; o que nos incita a pensar sempre um encontro traumtico, violento, com um real exterior que se nos impe brutalmente, pondo em causa as nossas maneiras habituais de pensar. Um pensamento verdadeiro, enquanto tal, sempre descentrado: no pensamos espontaneamente, somos forados a pensar (p. 11). Exerccio introdutrio...

1. O que Pesquisa Social?


Pesquisa Social: processo que, utilizando a metodologia cientfica, permite a obteno de novos conhecimentos no campo da realidade social. Existem pesquisas: Exploratrias: proporcionar viso geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato. Primeira etapa de uma investigao mais ampla. O produto final deste processo passa a ser um problema mais esclarecido, passvel de investigao mediante procedimentos mais sistematizados. Descritivas: descrever as caractersticas de determinada populao ou fenmeno ou o estabelecimento de relaes entre variveis. Uma de suas caractersticas mais significativas est na utilizao de tcnicas padronizadas de coleta de dados. So as pesquisas mais solicitadas pelas instituies. Explicativas: identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrncia dos fenmenos. Este o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razo, o porqu das coisas. Por isso mesmo o tipo mais complexo e delicado, j que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente. Dicionrio AURLIO: Epistemologia: Conjunto de conhecimentos que tm por objeto o conhecimento cientfico, visando a explicar os seus condicionamentos (sejam eles tcnicos, histricos, ou sociais, sejam lgicos, matemticos, ou lingusticos), sistematizar as suas relaes, esclarecer os seus vnculos, e avaliar os seus resultados e aplicaes. Metodologia: 1. A arte de dirigir o esprito na investigao da verdade. 2. (Filos.) Estudo dos mtodos e, especialmente, dos mtodos das cincias. O Direito uma cincia social aplicada ao campo jurdico. Portanto, os juristas devem usar as ferramentas das cincias sociais para complementar as tcnicas prprias da rea jurdica.

CITAES Pierre Bourdieu / Jean-Claude Chamboredon / Jean-Claude Passeron: Ofcio de Socilogo. Metodologia da pesquisa na sociologia, 1968: - Citao do Auguste Comte (Curso de Filosofia Positiva, 1830): chegar formao de um bom sistema de hbitos intelectuais; alis, esse o objetivo essencial do mtodo (p. 9).

2. A busca da objetividade
A primeira regra do mtodo sociolgico segundo mile Durkheim tratar os fenmenos sociais como coisas. Como impossvel ele se extrair completamente da sociedade na qual nasce e/ou vive, o pesquisador tem de realizar um esforo prvio pesquisa: analisar os seus prprios julgamentos de valores a respeito dos objetos da pesquisa; isto , identificar e isolar os preconceitos enraizados em ns enquanto seres sociais. Max Weber preconiza que o cientista social realize uma anlise da sua prpria relao aos valores presentes na pesquisa. Somente lutando contra estes preconceitos podemos dizer que fazemos cincias sociais e no sociologia espontnea, como falava Pierre Bourdieu. Por isso, concluses apressadas, demonstrao de prenoes ou mesmo dar a sua opinio no fazem parte do processo cientifico. Cada fato tem de ser analisado, ponderado, contextualizado, extrado de uma leitura cultural e ideolgica para se aproximar de uma leitura universal e objetiva. No existe a verdade, mas na realidade, podemos tentar nos aproximar dela atravs da anlise e da desconstruo das diversas interpretaes da verdade que podemos observar.

CITAES Gaston Bachelard : A formao do esprito cientfico, 1938: - Diante do real, aquilo que cremos saber com clareza ofusca o que deveramos saber. Quando o esprito se apresenta cultura cientfica, nunca jovem. Alis, bem velho porque tem a idade de seus preconceitos [...]. A opinio pensa mal; no pensa: traduz necessidades em conhecimentos. Ao designar os objetos pela utilidade, ela se impede de conhec-los [...]. No basta, por exemplo, corrigi-la em determinados pontos, mantendo, como uma espcie de moral provisria, um conhecimento vulgar provisrio. O esprito cientfico probe que tenhamos uma opinio sobre questes que no compreendemos, sobre questes que no sabemos formular com clareza (p. 18). Gaston Bachelard : O racionalismo aplicado, 1949: Bachelard falava de vigilncia ao cubo (vigilncia)3. - Sob sua forma mais simples, a vigilncia intelectual a expectativa de um fato definido, a localizao de um acontecimento caracterizado. [...] A vigilncia refere-se a um objeto mais ou menos bem designado, mas que, pelo menos, se beneficia de um tipo de designao. [...] A vigilncia , portanto, conscincia de um sujeito que tem um objeto [...]. Nessa perspectiva, um fato um fato, nada mais que um fato. A tomada de conscincia respeita a contingncia dos fatos. A funo de vigilncia de vigilncia s pode aparecer depois de um discurso sobre o mtodo [...]. (p. 92-95).

Pierre Bourdieu / Jean-Claude Chamboredon / Jean-Claude Passeron: Ofcio de Socilogo. Metodologia da pesquisa na sociologia, 1968:

- necessrio submeter as operaes da prtica sociolgica polmica da razo epistemolgica para definir e, se possvel, inculcar uma atitude de vigilncia que encontre no conhecimento adequado do erro e dos mecanismos capazes de engendr-lo um dos meios de superlo (p. 11).

3. As etapas da Pesquisa em Cincias Sociais


Todos os metodlogos propem etapas diversas para designar cada passo do caminho epistemolgico. Eu proponho 07 etapas, geralmente divididas em 03 momentos (mas no necessariamente desenvolvidas de forma sequencial): I. A RUPTURA 1. a pergunta inicial de pesquisa (formulao do problema) 2. a explorao (leituras, entrevistas exploratrias) 3. a problemtica A CONSTRUO 4. a construo do modelo de anlise (operacionalizao das variveis) A CONSTATAO (ou racionalismo aplicado) 5. a observao (coleta dos dados) 6. a anlise das informaes 7. as concluses

II.

III.

CITAES Pierre Bourdieu / Jean-Claude Chamboredon / Jean-Claude Passeron: Ofcio de Socilogo. Metodologia da pesquisa na sociologia, 1968: - a questo da filiao de uma pesquisa sociolgica a uma teoria particular do social por exemplo, a de Marx, Weber ou Durkheim sempre secundria em relao questo de saber se tal pesquisa tem a ver com a cincia sociolgica (p. 13). - a comunidade sociolgica tende, atualmente, a esquecer a hierarquia epistemolgica doa atos cientficos que subordina a constatao construo e a construo ruptura. (p. 22)

I.

A RUPTURA: CONQUISTA E DESCONSTRUO DO OBJETO

CITAES Pierre Bourdieu / Jean-Claude Chamboredon / Jean-Claude Passeron: Ofcio de Socilogo. Metodologia da pesquisa na sociologia, 1968:

- O socilogo nunca conseguir acabar com a sociologia espontnea e deve se impor uma polmica incessante contra as evidncias ofuscantes que proporcionam, sem grandes esforos, a iluso do saber imediato e de sua riqueza insupervel (p. 23). - a influncia das noes comuns to forte que todas as tcnicas de objetivao devem ser utilizadas para realizar efetivamente uma ruptura que, na maior parte das vezes, mais professada do que concretizada (p. 24). - Ao exigir do socilogo que penetre no mundo social como em um mundo desconhecido, Durkheim reconhece a Marx o mrito de ter rompido com a iluso da transparncia: Julgamos ser fecunda a ideia de que a vida social deve ser explicada, no pela concepo que tm a seu respeito os que participam nela, mas por causas profundas que escapam conscincia (p. 26). - O estudo do emprego lgico de uma palavra, escreve Wittgenstein, permite-nos escapar influncia de certas expresses tpicas [...]. Essas anlises procuram desviar-nos das opinies preconcebidas que nos impelem a acreditar que os fatos devem estar de acordo com determinadas imagens que florescem em nossa linguagem [...]. A linguagem sociolgica que, at mesmo em suas utilizaes mais controladas, recorre sempre a palavras do lxico comum tomado em uma acepo rigorosa e sistemtica e que, por esse fato, se torna equvoca desde que deixa de se dirigir unicamente aos especialistas, presta-se, mais do que qualquer outra, a utilizaes fraudulentas (p. 32-37). - pelo fato de que a fronteira entre os saberes comuns e a cincia , em sociologia , mais imprecisa do que em outros campos, impe-se, com uma urgncia particular, a necessidade da ruptura epistemolgica (p. 87). - ao se ignorar como sujeito culto de uma cultura particular e ao no subordinar toda a sua prtica a um questionamento contnuo em relao a esse enraizamento, o socilogo (mais do que o etnlogo) vulnervel iluso da evidncia imediata ou tentao de universalizar, inconscientemente, uma experincia singular (p. 91). - Entre todos os pressupostos culturais que o pesquisador corre o risco de aplicar em suas interpretaes, o ethos de classe, princpio a partir do qual se organizou a aquisio dos outros modelos inconscientes, exerce uma ao da forma mais larvar e mais sistemtica. [...] o socilogo que no fizer a sociologia da relao sociedade caracterstica de sua classe social de origem correr o risco de reintroduzir, em sua relao cientifica ao objeto, os pressupostos inconscientes de sua experincia primeira do social ou, mais sutilmente, as racionalizaes que permitem a uma intelectual reinterpretar sua experincia segundo uma lgica que deve sempre alguma coisa posio que ele ocupa no campo intelectual (p. 92) [Dicionrio Aurlio: etos ou ethos: aquilo que caracterstico e predominante nas atitudes e sentimentos dos indivduos de um povo, grupo ou comunidade, e que marca suas realizaes ou manifestaes culturais].

1. A PERGUNTA (INICIAL) DE PESQUISA Expressar o seu projeto de pesquisa na forma de uma pergunta um mtodo reconhecidamente eficaz. Constitui uma espcie de fio condutor para o trabalho do pesquisador, ajudando ele a ter melhor conscincia do seu objetivo na pesquisa, a encontrar mais facilmente o caminho das pedras e, afinal, no se perder nos meandros das inmeras possibilidades ofertadas a ele durante to peculiar empreitada. Essa pergunta no definitiva. Ela deve estar considerada como um marco, um referencial constante ao longo do caminho epistemolgico. Aps cada nova etapa, e sempre que necessrio, essa pergunta inicial dever ser melhorada. Com o tempo, ela ficar mais precisa e mais adequada aos recursos disponveis para a realizao de sua pesquisa. Ela representar um norte para a pesquisa, permitindo ao pesquisador no se afastar muito dos trilhos metodolgicos que ele deve seguir durante o seu percurso. Com uma boa pergunta de pesquisa, o pesquisador sempre ter bem claro qual o objetivo da pesquisa que ele est desenvolvendo. Quais os critrios para redigir uma boa pergunta de pesquisa em Cincias Sociais?

Esta deve: ser precisa (no vaga, nem longa demais). Exemplo de pergunta vaga: Como funcionam as polticas sociais no Estado do Par?; ser clara (o significado dos termos e conceitos no pode abrir caminho a diversas interpretaes). Exemplo ruim: Quais so as diferenas culturais entre a famlia de tipo latino-americano e a famlia de tipo rabe?; ser realizvel (adequada aos recursos humanos, materiais, tcnicos e at financeiros da pesquisa). Exemplo de pergunta de pesquisa irrealizvel: De que forma se ensina o servio social na sia, na frica e na Amrica Latina? ; ser pertinente (no moralizadora nem filosfica). Exemplo de pergunta filosfica: A pena de morte socialmente justa?. Exemplo de pergunta moralizadora: De que forma reeducar os presos?; ser uma verdadeira pergunta de pesquisa (aberta a vrias respostas diferentes). No pode ser afirmativa. Exemplo de falsa pergunta de pesquisa: Os partidos de extrema-direita veiculam um discurso xenofbico?. Quem faz esse tipo de pergunta j sabe ou imagina a resposta, o que dificulta o trabalho de desconstruo do objeto de pesquisa. propor uma anlise sobre algo que existe e que j funciona ou funcionou. A pergunta no pode ser proftica, prevendo o que no existe e, talvez, nunca existir. Exemplo de pergunta proftica: Qual ser a poltica externa do prximo presidente do Brasil? ou Como a futura implantao de um CRAS no bairro do Barreiro contribuir para a reduo dos indces de criminalidade do bairro?; tentar propor uma verdadeira anlise. Por isso, ela deve evitar ser uma pergunta meramente descritiva. Exemplo de pergunta descritiva: Quais os benefcios sociais ofertados pelo CRAS de Ananindeua?. A pergunta inicial de pesquisa, para ser vlida, tem de passar por todos esses filtros. Na construo da pergunta inicial de pesquisa, temos que diferenciar o que seria um enunciado de fato com um enunciado normativo. O enunciado de fato uma afirmao relativa a o que , e essa afirmao pode ser confirmada ou refutada pela pesquisa. Por sua vez, o enunciado normativo uma afirmao relativa a o que deveria ser. Ela contm uma avaliao ou um postulado (isto , um enunciado sobre a maneira segundo a qual acreditamos que o mundo funcione) e abre espao ao preconceito. Exemplos: Enunciados de fato: - A dvida pblica do Canad mais alta do que dos Estados Unidos. - A democracia moderna fundamenta-se no princpio de sufrgio universal. Enunciados normativos: - Com a queda do muro de Berlim, a Europa do leste ganhou a liberdade. - A democracia o melhor regime poltico. O mtodo cientifico tem o dever de neutralidade. Portanto, deve se fundamentar em enunciados de fato. Tambm, insistimos, a pergunta no pode ser proftica ou metafsica. Ela no pode propor a anlise de um fenmeno futuro que no existe. Ela tem tambm de ser realizvel e precisa. Exemplo de pergunta proftica: Qual ser a poltica externa do prximo presidente do Brasil em relao aos Estados Unidos? Exemplo de pergunta metafsica: Quais conseqncias a reduo da maioridade penal poderia ter na sociedade brasileira?

Exemplo de boas perguntas: Quais so os principais termos de negociao entre o Brasil e os Estados Unidos no que se refere liberalizao do comrcio de matrias primas? Quais so os principais elementos de debate referentes reduo da maioridade penal no Congresso Brasileiro? Lembrete: a pergunta inicial tem como funo dar um norte para o pesquisador, desenhar os trilhos do processo de pesquisa. Ela ser sempre modificada e melhorada, nas etapas seguintes, levando em considerao os recursos disponveis para pesquisa e os avanos da prpria pesquisa.

2. A EXPLORAO A segunda etapa consiste em realizar algumas leituras e entrevistas exploratrias para consolidar o conhecimento do pesquisador e realizar um primeiro teste da proposta de pesquisa traduzida na pergunta inicial de pesquisa. Nesta etapa, voc pode comear em identificar os temas bibliogrficos relativos pesquisa (teoria das relaes internacionais, polticas de educao, medio da pobreza, violncia contra mulher, teoria das polticas pblicas, teoria do federalismo, etc...). Tambm poder realizar entrevistas, para testar a qualidade da pergunta inicial, com o pblico-alvo da pesquisa (meninos de rua, mulheres vitimizadas, agentes de fiscalizao ambiental, etc.) e/ou com pessoas-recursos para a sua pesquisa (funcionria do Centro Maria do Par, pesquisador que j trabalhou sobre o tema). Geralmente, essas entrevistas exploratrias so livres e no tm roteiros especficos. Caso uma pessoa-recurso se revele interessante para outras etapas da pesquisa, voc poder voltar a realizar com ela outra entrevista, certamente mais dirigida, procurando registrar respostas dos atores sociais referentes s principais perguntas e hipteses desenvolvidas na pesquisa. No caso do pblico-alvo, no recomendado voltar a fazer outra entrevista com essa pessoa, porque este primeiro contato j contribuiu para mudar a pessoa entrevistada em relao a sua pesquisa, o que traz o risco de distorcer as respostas na segunda entrevista. No caso da pessoa-recurso, esse risco mnimo, j que essa pessoa j sabia, desde a entrevista exploratria, que ela representava uma fonte de informaes privilegiada para a sua pesquisa e que, geralmente, a pesquisa faz questionamentos que ela est acostumada a tratar no seu campo particular de interveno social.

3. A PROBLEMTICA 3.1 Construo da problemtica: Nesta etapa, o pesquisador, que acabou de passar por uma imerso longa numa bibliografia complexa, e vrias entrevistas exploratrias, vai tentar se distanciar um pouco das informaes que ele reuniu na etapa da explorao. Esta etapa se divide em trs momentos: a. Primeiro, identificar e se familiarizar com os diversos pontos de vista ou abordagens dos autores que redigiram sobre o seu tema ou temas conexos e reunir eles em diversas categorias; b. Segundo, construir uma problemtica: seja concebendo uma nova abordagem do objeto de pesquisa (reformulando a pergunta inicial de pesquisa e emitindo hipteses), seja aderindo a uma corrente de pensamento ou de abordagem identificada no primeiro momento. Na realidade, construir uma problemtica consiste em definir com preciso o objeto de pesquisa e, ao mesmo tempo, escolher o seu modo de abordagem do objeto (prisma, olhar diferenciado sobre o objeto);

c.

Finalmente, voc tem de explicitar a problemtica na qual voc vai desenvolver a sua pesquisa. O pesquisador deve definir com preciso a sua maneira particular de apresentar o problema e de encontrar as respostas adequadas. Assim, ter que apresentar os conceitos e o quadro terico de referncia da sua pesquisa.

Essa etapa serve para construir hipteses (no preconceitos!!) a partir das quais o pesquisador construir o seu modelo de anlise. 3.2 As hipteses A hiptese uma proposta, um enunciado de fato que antecipa uma relao entre dois objetos ou conceitos. A hiptese ser vlida a partir do momento em que ela verificvel atravs da observao. A hiptese pode relacionar um fenmeno e um conceito, como pode tambm relacionar dois fenmenos. O maior problema dos pesquisadores iniciantes confundir hiptese com prenoo; por exemplo, quando se relaciona diretamente a taxa de criminalidade e a taxa de imigrao ou com pobreza. A hiptese tem de ser submetida ao exame dos fatos (seja confirmando-a ou refutando-a), atravs do modelo de anlise construdo pelo pesquisador.

II.

A CONSTRUO

CITAES Pierre Bourdieu / Jean-Claude Chamboredon / Jean-Claude Passeron: Ofcio de Socilogo. Metodologia da pesquisa na sociologia, 1968: - em sociologia, os dados, at mesmo os mais objetivos, so obtidos pela aplicao de grades (faixas etrias, de remunerao, etc.) que implicam pressupostos tericos e, por este motivo, deixam escapar uma informao que poderia ter sido apreendida por outra construo dos fatos (p. 49-50). - A maldio das cincias humanas, talvez, seja o fato de abordarem um objeto que fala. Com efeito, quando o socilogo pretende tirar dos fatos a problemtica e os conceitos tericos que lhe permitam construir e analisar tais fatos, corre sempre o risco de se limitar ao que afirmado por seus informadores. No basta que o socilogo esteja escuta dos sujeitos, faa a gravao fiel das informaes e razes fornecidas por estes, para justificar a conduta deles e, at mesmo, as razes que prope: ao proceder dessa forma, corre o risco de substituir pura e simplesmente suas prprias prenoes pelas prenoes dos que ele estuda, ou por um misto falsamente erudito e falsamente objetivo da sociologia espontnea do cientista e da sociologia espontnea de seu objeto (p. 50). - A medida e os instrumentos de medio, e, de forma geral, todas as operaes da prtica sociolgica, desde a elaborao dos questionrios e a codificao at a anlise estatstica, constituem outras tantas teorias em ato, enquanto procedimentos de construo, conscientes ou inconscientes, dos atos e das relaes entre os mesmos. [Para] no levar a estatstica a dizer uma coisa diferente do que ela diz, necessrio nos perguntar, em cada caso, o que ela diz e pode dizer, dentro de quais limites e sob quais condies (p. 53-54). - Da mesma forma que no existe gravao perfeitamente neutra, assim tambm no h perguntas neutras. O socilogo que no submete suas prprias interrogaes interrogao

sociolgica no estaria em condies de fazer uma anlise sociolgica verdadeiramente neutra das respostas que elas suscitam. Por exemplo, uma pergunta to unvoca na aparncia como esta: Voc trabalhou hoje? A anlise estatstica mostra que ela suscita respostas diferentes por parte dos camponeses da Cablia ou dos camponeses do sul da Arglia [...]. com a condio de que ele se interrogue sobre o sentido de sua prpria pergunta, em vez de tirar a concluso precipitada de que as respostas so absurdas ou dadas de m f, que o socilogo ter algumas possibilidades de descobrir que a definio do trabalho que est implcita em sua pergunta no corresponde definio que as duas categorias de sujeitos implicam em suas respostas (p. 55-56).

4. A CONSTRUO DO MODELO DE ANLISE OU OPERACIONALIZAO DAS VARIVEIS (construo no sequencial) a) A escolha e definio dos conceitos ou termos de referncia O que um conceito: um conceito uma abstrao (uma palavra, um grupo de palavras ou um smbolo) que representa uma idia. uma ferramenta que permite ao pesquisador organizar a realidade e servir de guia para sua pesquisa. Antes de iniciar uma pesquisa, o pesquisador deve saber exatamente de que ele est falando ou querendo falar. A definio dos termos de referncia de sua pesquisa, sejam eles conceitos ou fenmenos sociais, tem de ser o primeiro exerccio de construo da problemtica de pesquisa. Exemplo: a definio de famlia ou trabalho no coisa dada como certa. Caso quiserem trabalhar sobre a famlia ou o trabalho, tero de estabelecer qual a definio da famlia ou do trabalho que vocs vo adotar e trabalhar. s vezes, a discusso acerca da definio de um termo de referncia justamente parte da pesquisa projetada. Neste caso, a discusso acerca da definio do termo de referncia entra no processo de anlise, em relao ao qual os diversos universos possveis tem de ser identificados o mais cedo possvel. b) O modelo terico Um modelo uma representao simplificada do mundo. Utilizamos o modelo para melhor entender a realidade. A realidade complexa demais para ser descoberta de uma vez s. Nessas condies, temos que recort-la, estud-la parcela por parcela. A construo do modelo terico significa uma seleo do real; logo aparece o problema da qualidade dessa seleo. Corresponde escolha das categorias que sero usadas durante a pesquisa, aplicao de grades que implicam pressupostos tericos. A realidade no pode ser observada sem estabelecer de antemo um modelo terico de explicao do real. Na realidade, esta etapa serve para construir uma grade de entendimento dos fatos sociais, um prisma atravs do qual os fatos sero observados e analisados. A partir da construo do modelo terico, vamos poder processar os dados levantados e determinar a validade das observaes realizadas em relao ao objeto de pesquisa. A etapa da construo do modelo de anlise imprescindvel para o pesquisador afastar-se das prenoes e a pesquisa ganhar em objetividade, libertando-se da sociologia espontnea para integrar o campo das pesquisas de cincias sociais. Exerccio...

III.

A CONSTATAO / O RACIONALISMO APLICADO


CITAES

Pierre Bourdieu / Jean-Claude Chamboredon / Jean-Claude Passeron: Ofcio de Socilogo. Metodologia da pesquisa na sociologia, 1968: - O fato conquistado, construdo, constatado: [...] a representao mais corrente dos procedimentos da pesquisa como o ciclo de fases sucessivas (observao, hiptese, experimentao, teoria, observao, etc.) possa ter uma utilidade pedaggica [...] continua sendo duplamente enganosa. [Desta forma], s imperfeitamente que chega a restituir o desenrolar real das operaes j que, na realidade, todo o ciclo que est presente em cada uma delas; no entanto, mais profundamente, tal representao deixa escapar a ordem lgica dos atos epistemolgicos ruptura, construo, prova dos fatos que nunca fica reduzida ordem cronolgica das operaes concretas da pesquisa (p. 73). Notar: ruptura equivale conquista do objeto, a construo a ela mesma, e a prova dos fatos equivale observao ou constatao. - a intuio pode receber uma funo cientfica quando controlada, sugere hipteses e chega a contribuir para o controle epistemolgico das outras operaes (p. 74). - , antes de tudo, pela inverso da relao entre teoria e experincia que o racionalismo aplicado rompe com a epistemologia espontnea. A mais elementar das operaes, ou seja, a observao, descrita pelo positivismo como uma gravao tanto mais fiel por implicar menos pressupostos tericos, tanto mais cientfica quanto mais conscientes e mais sistemticos forem os princpios tericos de que se serve (p. 75). - O que vlido para a observao vale tambm para a experimentao [...]. Qualquer experiementao, como j vimos, implica determinados princpios ou pressupostos tericos. Segundo Max Planck (Limage du monde dans la physique moderne, 1963 : 38) : antes de efetuar a experincia, deve-se pensar nela, isto , formular a pergunta que se pretende dirigir natureza e, antes de tirar a concluso da medida, deve-se interpret-la, isto , compreender a resposta da natureza. Compete ao terico efetuar essas duas tarefas (p. 76-77). - Todo operao, por mais parcial que seja, implica sempre a dialtica entre teoria e verificao. Por exemplo, no momento da elaborao de um cdigo, as hipteses implicadas pelo questionrio devem ser retomadas, especificadas e modificadas em contato com os fatos que se pretende analisar, para serem submetidas prova experimental da codificao e da anlise estatstica: a frmula tecnolgica segundo a qual o cdigo deve ser fixado ao mesmo tempo que o questionrio (correndo o risco de reduzir o que digno de ser codificado ao que codificvel, isto , muitas vezes, pr-codificvel), contm implicitamente uma epistemologia fixista j que leva a fazer desaparecer uma das ocasies de ajustar aos dados as categorias de apreenso dos mesmos (p. 79). - Contra a epistemologia espontnea, na qual esto enraizados o positivismo e o intuicionismo e que confina toda a atividade intelectual na alternativa da audcia sem rigor ou do rigor sem audcia, o projeto propriamente cientifico se situa, de sada, em condies em que todo acrscimo de audcia nas ambies tericas obriga a uma acrscimo de rigor no estabelecimento de provas s quais deve se submeter (p. 86).

5. A OBSERVAO A observao corresponde ao conjunto das operaes de confrontao entre o modelo e os dados observveis. Este etapa consiste em responder as 03 perguntas seguintes: observar o que? Sobre o que? Como? Assim temos que decidir quais fenmenos observaremos, com objetivo de coletar dados pertinentes (observar o que?). Segundo, temos que delimitar o campo da anlise emprica no tempo e no espao, e escolher entre uma anlise portando sobre toda a populao ou somente sobre uma amostragem desta (sobre o que?). Finalmente, temos que decidir quais os instrumentos e ferramentas que nos ajudaro na observao (como?).

6. A ANLISE DAS INFORMAES A fase da observao consiste em coletar dados e informaes. Eles devem agora ser analisados para constatar se correspondem ou no ao que se previa no modelo terico. Em outras palavras, o objetivo desta etapa de verificar empiricamente as hipteses. Durante a observao, possvel que tenham sido descobertas outras relaes, outros fatos no esperados. A anlise das informaes ter tambm como objetivo a interpretao desses novos elementos, para permitir a melhoria do modelo terico, necessrio para a qualidade cientfica das concluses da pesquisa. A anlise das informaes realiza-se em 03 momentos: a. a preparao dos dados: descrio das variveis observadas e de sua classificao; b. a anlise das relaes entre as variveis; c. a comparao dos resultados observados com os resultados esperados e a interpretao dessa diferena. O caso da anlise de discurso: quais as perguntas que se tem que fazer? a. Quem fala? Porque? b. Para quem fala? Porque? c. Quando fala? Porque? Em cada tipo de pergunta, temos que procurar o sentido explcito bem como o sentido implcito do discurso formulado. Podemos at acrescentar a seguinte pergunta para sempre ficar nos trilhos da vigilncia epistemolgica e completar a nossa ruptura com o objeto de pesquisa: d. Porque a gente est analisando este discurso em particular? Porque agora? Etc. e. Outros documentos poderiam ser utilizados, isto , substituir este discurso para o mesmo efeito de anlise, ou outros documentos e discursos poderiam ou deveriam ser analisados para complementar e/ou discutir o documento ou discursado analisado? Exerccio...

7. AS CONCLUSES DA PESQUISA Muitos estudantes subestimam a importncia das concluses, quando justamente na concluso que aparece a capacidade de uma pessoa em sintetizar e criticar o seu prprio trabalho. As concluses devem se organizar da maneira seguinte: a. lembrar brevemente os procedimentos seguidos na pesquisa; b. apresentar os principais conhecimentos produzidos e as novidades descobertas pelo processo de pesquisa; c. apresentar propostas, descrevendo os limites dos resultados alcanados com o objetivo de abrir novos horizontes de pesquisa.

4. Entrevistas e Questionrios
Tipo de entrevista:

Vide GIL, 2009

Entrevista informal: Ela a menos estruturada. O que se pretende com entrevistas deste tipo a obteno de uma viso geral do problema pesquisado. Ela recomendada na etapa exploratria, e visa aumentar o conhecimento da realidade pesquisada pelo pesquisador. Corresponde a entrevistas informais com informantes-chaves, que podem ser especialistas no tema em estudo, lderes formais ou informais, personalidades destacadas, etc. Entrevista focalizada ou por pautas: neste tipo de entrevista um pouco mais estruturada, o pesquisador tem conversa bastante informal com entrevistado (geralmente informante-chave), mas no deixa a conversa fluir sem rumo; isto , quando o entrevistado se desvia do tema da pesquisa, o entrevistador intervm, embora de maneira suficientemente sutil, para que o entrevistado no fuja do tema. Entrevista estruturada ou semi-estruturada: Esse tipo de entrevista desenvolve-se a partir de uma relao fixa de perguntas (entrevista estruturada), ou alternando perguntas fixas com pautas de conversa mais informal (entrevista semi-estruturada). A entrevista estruturada possibilita sobretudo a anlise estatstica dos dados, e a lista de perguntas que a compe freqentemente chamada de questionrio ou de formulrio. A entrevista semi-estruturada serve particularmente com informantes-chaves. Nesta hiptese, voc pode realizar com o mesmo informante (diretor do CRASS, funcionrio da sade, etc.) uma entrevista informal na fase exploratria, e uma entrevista semi-estrutura na fase da observao e coleta dos dados. Esta tcnica permite tirar o maior proveito do informante-chave. Geralmente, esses tipos de entrevistas so realizados na modalidade face-a-face, isto , entrevistando diretamente e pessoalmente o entrevistado. Mas existem tambm entrevistas realizadas por telefone, sobretudo usadas por pesquisas de opinio ou de marketing quando as perguntas so simples e quando a amostra da pesquisa bastante numerosa. No recomendo a entrevista por telefone para realizar pesquisas de cincias sociais, a no ser que seja impossvel realizar a pesquisa com entrevistas face-a-face. Conduo da entrevista: Vide GIL, 2009, p. 115-120 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Preparao do roteiro da entrevista; Estabelecimento do contato inicial; Formulao das perguntas; Estmulo a respostas completas; Manuteno do foco; Atitude perante questes delicadas; Registro das respostas; Concluso da entrevista.

Questionrio: Vide GIL, 2009, p. 121-135 Forma das perguntas; Contedo e escolha das questes; Formulao das perguntas; Nmero de perguntas; Ordem das perguntas; Preveno de deformaes; Construo de alternativas; Pr-teste do questionrio.

Boas pesquisas Prof. Dr. Jean-Franois Y. Deluchey Universidade Federal do Par

You might also like