You are on page 1of 14

Advocacia Bueno e Costanze

Codigo de etica dos tecnicos em radiologia


Contribuio de Bueno e Costanze 24 de abril de 2007 ltima Atualizao 29 de janeiro de 2010

CONSELHO NACIONAL DE TCNICOS EM RADIOLOGIA

CDIGO DE TICA DOS PROFISSIONAIS DAS TCNICAS RADIOLGICAS PREMBULO

I - O cdigo de tica Profissional enuncia os fundamentos ticos e as condutas necessrias a boa e honesta praticas das profisses do Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar de Radiologia e relaciona direitos e deveres correlatos de seus profissionais inscritos no sistema CONTER/CRTRs e das pessoas jurdicas correlatas.

II - Para o exerccio da profisso de Tecnlogo, Tcnico ou Auxiliar de Radiologia impe-se a inscrio no Conselho Regional da respectiva Jurisdio.

III - Os preceitos deste Cdigo de tica tm alcance sobre os profissionais das Tcnicas Radiolgica e Auxiliares de Radiologia, quaisquer que sejam seus nveis de formao, modalidades e especializaes.

CAPITULO I DA PROFISSO

Art. 1 - objeto da profisso do Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia o disposto na Lei n 7.394, de 29 de outubro de 1985, regulamentada pelo Decreto n 92.790 de 17 de junho de 1086, nas seguintes reas;

I - Radiologia, no setor de diagnostico mdico;

II - Radioterpicas, no setor de Terapia medica;

III - Radioisotopicas, no setor de Radioistopos;

http://www.buenoecostanze.adv.br

www.guaru.net!

Produzido em: 5 February, 2010, 16:37

Advocacia Bueno e Costanze

IV - Radiologia Industrial, no setor Industrial;

V - De medicina nuclear.

CAPITULO II NORMAS FUNDAMENTAIS

Art. 2 - O Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar de Radiologia, no desempenho de suas atividades profissionais, deve respeitar integralmente a dignidade da pessoa Humana destinatria de seus servios, sem restrio de raa nacionalidade, partido poltico, classe social e religio.

Pargrafo Primeiro - Respeitar integralmente a dignidade da pessoa humana destinatria de seus servios, sem restrio de raa, nacionalidade, sexo, idade, partido poltico, classe social e religio.

Pargrafo segundo - Pautar sua vida observando na profisso e fora dela, os mais rgidos princpios morais para a elevao de sua dignidade pessoal, de sua profisso e de toda a classe, exercendo sua atividade com zelo, probidade e decoro, em obedincia aos preceitos da tica profissional, da moral, do civismo e da legislao em vigor.

Pargrafo terceiro - Dedicar-se ao aperfeioamento e atualizao de seus conhecimentos tcnicos cientficos e a sua cultura geral, e assim para a promoo do bem estar social.

Art. 3 - O Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar de Radiologia, no exerccio de sua funo profissional, complementar a definio de suas responsabilidades, direitos e deveres nas disposies da legislao especial ou em geral, em vigor no pas.

http://www.buenoecostanze.adv.br

www.guaru.net!

Produzido em: 5 February, 2010, 16:37

Advocacia Bueno e Costanze

CAPITULO III

DAS RELAES COM O CLIENTE/PACIENTE

Art. 4 - O alvo de toda a ateno do Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia o cliente/paciente, em beneficio do qual dever agir com o mximo de zelo e o melhor de sua capacidade tcnica e profissional.

Art. 5 - Fica vedado ao Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia, obter vantagem indevida aproveitando-se da funo ou em decorrncia dela, sejam de carter fsico, emocional econmica ou poltica, respeitando a integridade fsica e emocional do cliente/paciente, seu pudor natural, sua privacidade e intimidade.

Art. 6 - Ao Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia expressamente vedado fornecer ao cliente/paciente, informaes diagnsticas verbais ou escritas sobre procedimentos realizados.

CAPITULO IV

DAS RELAES COM OS COLEGAS

Art. 7 - vedado ao Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia:

Pargrafo primeiro - Participar de qualquer ato de concorrncia desleal contra colegas, valendo-se de vantagem, fsica, emocional, poltica ou religiosa.

Pargrafo segundo - Assumir emprego, cargo ou funo de um profissional demitido ou afastado em represlia a atitude
http://www.buenoecostanze.adv.br www.guaru.net! Produzido em: 5 February, 2010, 16:37

Advocacia Bueno e Costanze

de defesa de movimentos legtimos da categoria e da aplicao deste cdigo.

Pargrafo terceiro - Posicionar-se contrariamente a movimentos da categoria, com a finalidade de obter vantagens.

Pargrafo quarto - Ser conivente em erros tcnicos, infraes ticas e com o exerccio irregular ou ilegal da profisso.

Pargrafo quinto - Compactuar, de qualquer forma, com irregularidades dentro do seu local de trabalho, que venham prejudicar sua dignidade profissional, devendo denunciar tais situaes ao Conselho Regional de sua jurisdio.

Pargrafo sexto - Participar da formao profissional e de estgios irregulares.

CAPITULO V

DAS RELAES COM OUTROS PROFISSIONAIS

Art. 8 - O Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia tem obrigao de adotar uma atitude de solidariedade e considerao a seus colegas, respeitando sempre os padres de tica profissional e pessoal estabelecidos neste cdigo, indispensveis a harmonia e a elevao de sua profisso, dentro da classe e no conceito da sociedade.

Pargrafo nico - As relaes do Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar de Radiologia, com os demais profissionais, no exerccio da sua profisso, devem basear-se no respeito mutuo, na liberdade e independncia profissional de cada um, buscando sempre o interesse e o bem estar do cliente/paciente.

http://www.buenoecostanze.adv.br

www.guaru.net!

Produzido em: 5 February, 2010, 16:37

Advocacia Bueno e Costanze

Art. 9 - O Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia se obriga, caso seja solicitado seu depoimento em processo administrativo, judicial ou procedimento de dispensa por justa causa a depor compromissado com a verdade, sobre fatos que envolvam seus colegas, de que tenha conhecimento em razo do ambiente profissional, jamais dando falso testemunho para obter vantagens com alguma das partes ou prejudicar injustamente os mesmos.

Pargrafo nico - Ao Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia terminantemente vedada a obteno de informaes prejudiciais ao seu colega, utilizando-se de meio ilcito ou imoral a fim de obter qualquer vantagem pessoal e profissional, em detrimento da imagem do outro.

Art. 10 - O Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia deve reconhecer as limitaes de suas atividades, procurando desempenhar suas funes segundo as prescries medica e orientaes tcnicas do Coordenador Tcnico do servio.

Art. 11 - Quando investido em funo de Chefe, Coordenador ou Supervisor, deve o Tecnlogo ou Tcnico em Radiologia, em suas relaes com colegas, auxiliares e demais funcionrios, pautar sua conduta pelas normas do presente Cdigo, exigindo deles igualmente fiel observncia dos preceitos ticos.

CAPITULO VI

DAS RELAES COM OS SERVIOS EMPREGADORES

Art. 12 - O Tecnlogo ou Tcnico em Radiologia dever abster-se junto aos clientes de fazer critica aos servios hospitalares, assistenciais, e a outros profissionais, devendo encaminh-la, por escrito, considerao das autoridades competentes.

Art. 13 - Dever o Tecnlogo ou Tcnico em Radiologia, empregado ou scio, respeitar as normas da instituio utilizadora dos seus servios, desde que estas no firam o presente Cdigo de tica.

http://www.buenoecostanze.adv.br

www.guaru.net!

Produzido em: 5 February, 2010, 16:37

Advocacia Bueno e Costanze

Art. 14 - O Tecnlogo ou Tcnico em Radiologia, tem o dever de apontar falhas nos regulamentos e normas das instituies em que trabalhe, quando as julgar indignas do exerccio da profisso ou prejudiciais aos clientes, devendo dirigir-se, nesses casos, aos rgos competentes e ao Conselho Regional de Tcnicos em Radiologia de sua jurisdio.

Pargrafo nico - O Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia, uma vez constatado condies indignas de trabalho que possam prejudicar a si ou a seus clientes/pacientes deve encaminhar, por escrito, Direo da instituio relatrio e pedido de providencias, caso persistam comunicar s autoridades competentes.

Art. 15 - O Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia deve recusar-se a executar atividades que no sejam de sua competncia legal.

CAPITULO VII

DAS RESPONSABILIDADES PROFISSIONAIS

Art. 16 - O Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia deve:

Pargrafo primeiro - Preservar, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profisso, zelando pelo seu carter de essencialidade e indispensabilidade, pela sua reputao pessoal e profissional.

Pargrafo segundo - Reconhecer as possibilidades e limitaes no desempenho de suas funes profissionais e s executar tcnicas radiolgicas, radioterpicas, nuclear e industrial, mediante requisio ou solicitao do especialista.

Pargrafo terceiro - Assumir civil e penalmente responsabilidades por atos profissionais danosos ao cliente/paciente a que tenha dado causa por impercia, imprudncia, negligencia ou omisso.

http://www.buenoecostanze.adv.br

www.guaru.net!

Produzido em: 5 February, 2010, 16:37

Advocacia Bueno e Costanze

Pargrafo quarto - Assumir sempre a responsabilidade profissional de seus atos, deixando de atribuir, injustamente, seus insucessos a terceiros ou a circunstancias ocasionais, devendo primar pela boa qualidade do seu trabalho.

Art. 17 - O Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia, deve observar, rigorosa e permanentemente, as normas legais de proteo contra as radiaes ionizantes no desempenho de suas atividades profissionais, para resguardar sua sade, a do cliente, de seus auxiliares e de seus descendentes.

Art. 18 - Ser de responsabilidade do Tecnlogo ou Tcnico em Radiologia, que estiver operando o equipamento emissor de Radiao a isolao do local, a proteo das pessoas nas reas irradiadas e a utilizao dos equipamentos de segurana, em conformidade com as normas de proteo Radiolgica vigentes no Pas.

Art. 19 - O Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia obrigado a exigir dos servios em que trabalhe todo o equipamento indispensvel de proteo radiolgica, cumprindo determinaes legais e adotando o procedimento descrito no pargrafo nico do art. 16 deste Cdigo, podendo, caso persistam, negar-se a executar exames, procedimentos ou tratamentos na falta dos mesmos.

Art. 20 - O Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia jamais poder deixar de cumprir as normas emanadas dos Conselhos Federal e Regionais de Tcnicos em Radiologia e de atender as suas requisies administrativas, intimaes ou notificaes no prazo determinado.

Art. 21 - A fim de garantir o acatamento e cabal execuo deste Cdigo, cabe ao Tecnlogo, Tcnico e o Auxiliar em Radiologia comunicar ao Conselho Regional de Radiologia, com discrio e fundamento, fatos de que tenha conhecimento e que caracterizem possvel infrigncia do presente Cdigo e das normas que regulam o exerccio das Tcnicas Radiolgicas no pas.

CAPITULO VIII

DA REMUNERAO PROFISSIONAL
http://www.buenoecostanze.adv.br www.guaru.net! Produzido em: 5 February, 2010, 16:37

Advocacia Bueno e Costanze

Art. 22 - Os Servios profissionais do Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia, devem ser remunerados em nveis compatveis com a dignidade da profisso e sua importncia reconhecida na rea profissional a que pertence.

Pargrafo nico - Ao candidatar-se a emprego, deve procurar estipular as suas pretenses salariais, nunca aceitando ofertas inferiores s estabelecidas na legislao em vigor e nas negociaes feitas pelo rgo de classe.

Art. 23 - A remunerao do Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia ser composta de salrios, comisses e produtividade, por qualidade, participaes em faturamento de empresas ou departamentos radiolgicos, cursos, aulas, palestras, superviso, chefia e outras receitas por servios efetivamente prestados, sendo terminantemente vedado o recebimento de gratificaes extras de cliente/paciente ou acompanhante.

CAPTULO IX

DO SIGILO PROFISSIONAL

Art. 24 - Constitui infrao tica:

I - revelar, sem justa causa, fato sigiloso de que tenha conhecimento em razo do exerccio de sua profisso;

II - negligenciar na orientao de seus colaboradores quanto ao sigilo profissional;

III - fazer referncia a casos clnicos identificveis, exibir clientes ou seus retratos em anncios profissionais ou na divulgao de assuntos Radiolgicos em programas de rdio, televiso ou cinema, e em artigos entrevistas ou reportagens em jornais, revistas, congressos e/ou simpsios, ou outras publicaes legais, salvo se autorizado pelo cliente/paciente ou responsvel,

http://www.buenoecostanze.adv.br

www.guaru.net!

Produzido em: 5 February, 2010, 16:37

Advocacia Bueno e Costanze

Pargrafo nico - Compreende-se como justa causa, principalmente:

1.colaborao com a justia nos casos previstos em Lei;

2.notificao compulsria de doena;

3.percia radiolgica nos seus exatos limites;

4.estrita defesa de interesse legtimo dos profissionais inscritos;

5.revelao de fato sigiloso ao responsvel pelo incapaz.

CAPTULO X DA PESQUISA CIENTFICA

Art. 25 - Constitui infrao tica:

I - desatender s normas do rgo competente Legislao sobre pesquisa envolvendo as Radiaes;

II - utilizar-se de animais de experimentao sem objetivos claros e honestos de enriquecer os horizontes do conhecimento das Radiaes e, conseqentemente, de ampliar os benefcios sociedade;

III - realizar pesquisa em ser humano sem que este ou seu responsvel, ou representante legal, tenha dado consentimento, livre e estabelecido, por escrito, sobre a natureza das conseqncias da pesquisa;

IV - usar, experimentalmente, sem autorizao da autoridade competente, e sem o conhecimento e o consentimento prvios do cliente ou de seu representante legal, qualquer tipo de teraputica ainda no liberada para uso no Pas;

V - manipular dados da pesquisa em benefcio prprio ou de empresas e/ou instituies;

VI - divulgar assunto ou descoberta de contedo inverdico;

VII - utilizar-se sem referncia ao autor ou sem sua autorizao expressa de dados ou informaes publicadas ou no.

VIII - publicar em seu nome trabalho cientfico do qual no tenha participado ou atribui-se autoria exclusiva quando houver participao de subordinado ou outros profissionais, tecnlogos/tcnicos/Auxiliar ou no.
http://www.buenoecostanze.adv.br www.guaru.net! Produzido em: 5 February, 2010, 16:37

Advocacia Bueno e Costanze

CAPTULO XI

DAS ENTIDADES COM ATIVIDADES NO AMBITO DA RADIOLOGIA

Art. 26 - Aplicam-se as disposies deste Cdigo de tica e as normas dos Conselhos de Radiologia a todos aqueles que exeram a radioimaginologia, ainda que de forma indireta, sejam pessoas fsicas ou jurdicas.

Art. 27 - Os profissionais quando proprietrio ou responsvel Tcnico respondero solidariamente com o infrator pelas infraes ticas cometidas.

Art. 28 - As entidades mencionadas no artigo 26 ficam obrigadas a:

Pargrafo primeiro - Indicar o Supervisor tcnico, de acordo com a legislao vigente;

Pargrafo segundo - Manter a qualidade tcnica cientfica dos trabalhos realizados;

Pargrafo terceiro - Propiciar ao profissional, condies adequadas de instalaes, recursos materiais, humanos e tecnolgicos os quais garantam o seu desempenho pleno e seguro.

CAPITULO XII
http://www.buenoecostanze.adv.br www.guaru.net! Produzido em: 5 February, 2010, 16:37

Advocacia Bueno e Costanze

DOS CONSELHOS NACIONAL E REGIONAIS E DA OBSERVNCIA

E APLICAO DO CDIGO

Art. 29 - Compete somente ao Conselho Nacional e aos Conselhos Regionais orientar, disciplinar e fiscalizar o exerccio da profisso de Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia, bem como aplicao de medidas disciplinares que possam garantir a fiel observncia do presente Cdigo.

Pargrafo nico - Ao se inscrever em qualquer Conselho Regional o Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia assume tacitamente a obrigao de respeitar o presente Cdigo.

CAPITULO XIII

DAS PENALIDADES

Art. 30 - Os preceitos deste Cdigo so de observncia obrigatria e sua violao sujeitar o infrator e quem, de qualquer modo, com ele concorrer para a infrao, ainda de forma omissa as seguintes penas:

1.Advertncia confidencial

2.Censura Confidencial

3.Censura Publica em publicao oficial;

4.Multa no valor de at 10 anuidades;

5.Suspenso do exerccio profissional por 30 dias;

http://www.buenoecostanze.adv.br

www.guaru.net!

Produzido em: 5 February, 2010, 16:37

Advocacia Bueno e Costanze

6.Cassao do exerccio profissional "ad referendum" do Conselho Nacional

Pargrafo nico - Salvo nos casos de manifesta gravidade, que exijam aplicao mediata das penalidades mais srias, a imposio das penas obedecer a graduao conforme a reincidncia;

Art. 31 - Considera-se de manifesta gravidade, principalmente:

I - Levantar falso testemunho ou utilizar-se de m-f e meios ilcitos contra colega de profisso com o objetivo de prejudica-lo;

II - Acobertar ou ensejar o exerccio ilegal ou irregular da profisso;

III - Manter atividade profissional durante a vigncia de penalidade suspensiva;

IV - Exercer atividade privativa de outros profissionais;

V - Exercer, o Auxiliar, atividade inerente ao Tecnlogo e ao Tcnico em Radiologia;

VI - Ocupar cargo cujo profissional dele tenha sido afastado por motivo de movimento classista;

VII - Ofender a integridade fsica ou moral do colega de profisso ou do cliente/paciente;

VIII - Atentar contra o decoro e a moral dos dirigentes do rgo a que pertence.

Art. 32 - So circunstncias que podem atenuar a pena:

I - No ter sido antes condenado por infrao tica;

II - Ter reparado ou minorado o dano.

Art. 33 - Avalia-se a gravidade pela extenso do dano e por suas conseqncias;

http://www.buenoecostanze.adv.br

www.guaru.net!

Produzido em: 5 February, 2010, 16:37

Advocacia Bueno e Costanze

Art. 34 - A pena de multa aplicada em casos de transgresses no prejudica a aplicao de outra penalidade concomitantemente;

Art. 35 - As referidas penas sero aplicadas pelos Conselhos Regionais e comunicadas ao Conselho Nacional que dar cincia aos demais Conselhos Regionais.

Art. 36 - Ao penalizado caber recurso suspensivo ao Conselho Nacional at 30 (trinta), dias aps a notificao.

Pargrafo nico - A parte reclamante ou a acusao, tambm caber recurso at 30 (trinta), dias aps o julgamento.

Art. 37 - Em caso de reincidncia, a pena de multa dever ser aplicada em dobro.

Art. 38 - Somente na secretaria do Conselho Regional podero as partes ou seus procuradores terem vistas do processo, tirar cpias mediante pagamento das custas, podendo, nesta oportunidade tomar as notas que julgarem necessrias a defesa ou acusao.

Pargrafo nico - expressamente vedada a retirada de processos pelas partes ou seus procuradores, sob qualquer pretexto, da secretaria do Conselho Regional, sendo igualmente vedada lanar notas nos autos ou sublinh-los de qualquer forma.

CAPITULO XIV

DAS DISPOSIES GERAIS

http://www.buenoecostanze.adv.br

www.guaru.net!

Produzido em: 5 February, 2010, 16:37

Advocacia Bueno e Costanze

Art. 39 - As duvidas e os casos omissos sero resolvidos pelo Conselho Nacional, para o qual podem ser encaminhadas consultas que, no assumindo carter de denncia, incorrero nas mesmas exigncias de discrio e fundamentao.

Art. 40 - Caber ao Conselho Nacional e aos Conselhos Regionais, bem como a todo Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia, promoverem a mais ampla divulgao do presente Cdigo.

Art. 41 - O presente Cdigo de tica do Tecnlogo, Tcnico e Auxiliar em Radiologia, elaborado pelo Conselho Nacional de Tcnicos em Radiologia, atende ao disposto do artigo 16, do Decreto n 92.790/96, de 17 de julho de 1986.

http://www.buenoecostanze.adv.br

www.guaru.net!

Produzido em: 5 February, 2010, 16:37

You might also like