You are on page 1of 4

Integral dos Alimentos

POR QUE APROVEITAR OS ALIMENTOS INTEGRALMENTE? A alimentao a base da vida e dela depende o estado de sade do ser humano. J diziam nossos avs: Saco vazio no pra em p. Alm de garantir o sustento, a alimentao deve promover sade e para isso, deve ser variada e rica em nutrientes (substncias que regulam o organismo, fornecem energia para as atividades do dia a dia e auxiliam na formao do corpo), permitindo assim, o equilbrio no organismo. Para alcanarmos uma alimentao saudvel, podemos utilizar partes de alimentos que normalmente so desprezadas pela populao. Tal atitude chamada de aproveitamento integral dos alimentos. Atualmente no pas em que vivemos, milhes de pessoas vivem na situao de saco vazio enquanto nosso saco de lixo permanece se enchendo Isso porque desperdiamos boa parte dos alimentos que poderiam ser aproveitadas para o preparo de muitas outras refeies. Este um hbito tradicional da populao brasileira, que normalmente, no utiliza partes no convencionais dos alimentos (assim, preconceituosamente classificadas, afinal de contas so inerentes ao alimento), que podem ser aproveitadas para preparar pratos deliciosos, alm de reduzir o lixo e o problema da fome no Brasil. A soluo para este srio problema pode partir da modificao de atitudes e costumes que cultivamos em nosso lar. So alguns exemplos de partes no convencionais dos alimentos:

Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abbora, mostarda, hortel e rabanete; Cascas de: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamo, pepino, ma, abacaxi, berinjela, beterraba, melo, maracuj, goiaba, manga, abbora; Talos de: couve-flor, brcolis e beterraba; Entrecascas de melancia e maracuj; Sementes de: abbora, melo e jaca; Nata; Ps e pescoo de galinha; Tutano de boi.

Voc j pensou em utilizar alguma destas partes dos alimentos? Se sua resposta for no, saiba que voc est deixando de levar em conta o rico valor nutricional destes alimentos, ou seja, a quantidade de vitaminas, sais minerais e protenas que esto concentradas nas cascas e folhas e, em alguns casos, at em quantidade maior que na parte costumeiramente utilizada. Confira alguns exemplos na tabela Percentual de Nutrientes contidos em partes no convencionais dos alimentos em relao parte convencional abaixo. Buscar:
Tipo Alimento Parte no convencional Protena Carboidrato Lipdeo Fibras Vit C Clcio Potssio Fsforo

Legumes e verduras

Abbora

Casca

104% + ___

200% + 120% +

___

___

54,5% + ___

Berinjela Casca

19.4% + ___

56.2% +

29,2% + ___

___

59% +

___

Cenoura

Casca

32.4% + ___

182% + 30,6% + ___

___

169% +

___

Tipo

Alimento

Parte no convencional

Protena Carboidrato Lipdeo

Fibras

Vit C

Clcio

Potssio Fsforo

Cenoura

Rama

306% + ___

438% +

187.4% +

___

___

___

Chuchu

Casca

71,5% + ___

9% +

207% +

___

21,4% +

___

Salsinha

Talo

___

___

181% +

___

0,64% + 12% +

___

Frutas

Abacaxi

Casca

102% + ___

203% + 151% +

61,5% +

119% + 60% +

17% +

Banana

Casca

___

___

___

106,6% +

___

Goiaba

Casca

110% + ___

___

40,5% + ___

___

___

___

Laranja

Casca

22,4% + 386% +

137 +

604% +

___

4607% +

57% +

465% +

Limo

Casca

204% + 143% +

283% + 454% +

1053% + ___

Ma

Casca

72% +

___

312% + 242% +

102% + ___

___

___

Mamo

Casca

206% + ___

___

53% +

___

67% +

43% +

Melancia Casca

39% +

___

___

164% +

___

388% +

___

Caso prefira, CLIQUE AQUI e baixe a verso em PDF da tabela acima.

Lembrando que

Protena: Nutriente responsvel pela construo do nosso corpo, auxiliando no crescimento de crianas, na formao e manuteno dos rgos e na cicatrizao; Carboidrato: Fornece energia ao corpo para realizarmos nossas atividades dirias, como andar, correr, falar ou mesmo respirar; Lipdeo: Regula a temperatura do corpo, protege nossos rgos contra traumas, como quedas fortes, por exemplo. Alm de facilitar o transporte de nutrientes pelo corpo e tambm fornecer energia; Fibra: Auxilia a controlar os nveis de acar e gordura no sangue, ajudando a prevenir diabetes e doenas do corao. Tambm, auxilia no bom funcionamento do intestino. Vitamina C: Aumenta as defesas do organismo, auxiliando na preveno e no combate de infeces como a gripe; Clcio: Responsvel pela formao e manuteno dos ossos;

Potssio: Auxilia no controle da presso do sangue, na formao dos nervos e previne cimbras; Fsforo: Auxilia na manuteno do clcio nos ossos, garantindo ossos e dentes fortes.

Alm disso, o aproveitamento integral dos alimentos significa economia, e possibilita tambm experimentar novas opes de receitas, ressaltando assim, outro fator importante: a variao do cardpio. Isso porque um nico alimento rende at cinco preparaes diferentes, repleta de nutrientes e coloridas, quando utilizamos sua casca, folha, talos, semente e a prpria polpa! Uma boa cozinha aquela na qual nada desperdiado. s vezes no percebemos, mas na nossa cozinha h muita coisa indo para o lixo sem necessidade. O Brasil um dos campees em acmulo de lixo orgnico e este, quando no tratado adequadamente, pode agredir a natureza, por promover a formao de chorume, um lquido escuro e malcheiroso, que pode tornar nossos solos infrteis para produo. Outro malefcio est relacionado ao problema sanitrio: o acumulo de lixo orgnico pode atrair vetores, como ratos, baratas e moscas, que podem causar srios riscos para a sade humana. Portanto, fique esperto! Aproveite os alimentos como um todo para aproveitar uma vida toda com sade, segurana e conscincia! DICAS PARA COMBATER O DESPERDCIO DE ALIMENTOS DESDE O MOMENTO DA COMPRA AT A MESA:

COMPRAR BEM: Planeje suas compras: Evite excessos! E prefira os alimentos da poca, pois possuem melhor qualidade (maior durabilidade, maior teor nutricional e menor quantidade de agrotxicos) alm de apresentarem preos mais acessveis; CONSERVAR BEM: Armazene os alimentos em locais limpos e em temperaturas adequadas para cada tipo de alimento. Ao armazenar as partes no convencionais dos alimentos para serem utilizadas em preparaes futuras, siga uma destas opes: Conserve-as em saquinhos separados e fechados em geladeira, devendo ser utilizadas em at 48 horas ou embrulhe-as em pores pequenas separadamente em fita-filme, etiquete-as, (com o nome do alimento e a data) para que possam ser distinguidas futuramente, e congele-as, podendo ser utilizadas no perodo de at um ms de conservao; HIGIENIZAR BEM: Todas as frutas, verduras, legumes, cascas, talos, sementes e folhas devem ser lavados um a um, em gua corrente e ento devem ser higienizados em soluo de hipoclorito de sdio (seguindo instrues de uso na rotulagem) por geralmente 15 minutos para eliminar microorganismos. Em seguida devem ser lavados novamente em gua filtrada; PREPARAR BEM: No retire as cascas grossas ou utilize-as para outras receitas e prepare apenas a quantidade necessria para as refeies da sua famlia. Faa uma mdia da quantidade de porcionamento por pessoa.

10 dicas para o combate ao desperdcio de alimentos:

Os talos de couve, agrio, beterraba, brcolis e salsa, entre outros, contm fibras e devem ser aproveitados como recheios de tortas, pats ou em escondidinhos; No jogue fora os talos do agrio, pois eles contm muita vitamina C, importante para aumentar a imunidade do organismo e, portanto, prevenir infeces. Refogue com tempero e ovos batidos, faa sucos ou adicione ao molho pesto de manjerico; As folhas da cenoura so ricas em vitamina A (importante para sade dos olhos, pele, cabelos e para o crescimento). Podemos aproveit-las para fazer bolinhos ou para substituir o uso da salsinha. Elas so extremamente parecidas em aspecto e sabor; A gua do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas hidrossolveis (que se dissolvem em gua). Aproveite-a, juntando leite em p e manteiga para fazer pur, ou para agregar valor nutricional ao arroz, macarro, capelettis, etc; A gua do cozimento da beterraba pode ser utilizada para o preparo de gelatinas vermelhas. Assim voc as torna mais nutritivas; As cascas da batata, mandioquinha, nabo, cenoura ou beterraba, podem ser assadas ou fritas em leo quente e servidas como aperitivo; A casca da laranja pode ser caramelizada, para ser servida com caf, ou utilizada em compotas ou mesmo para biscoitos;

A parte branca da melancia pode ser usada para fazer cocada. J a parte branca do maracuj pode render uma deliciosa compota, que se prepara como o doce de mamo verde; Com as cascas das frutas (ex: goiaba, abacaxi, etc.), pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes lquidos no preparo de bolos; Quando for ralar a casca do limo ou laranja, nunca chegue parte branca, pois ela amarga e pode prejudicar o sabor doce da preparao.

Veja algumas receitas com aproveitamento integral dos alimentos

You might also like