You are on page 1of 51

Titulo: Anatomia - 2 Ed. Autor: Richard S.

Snell Editora: Medsi Editora Mdica e Cientfica Ltda Publicao: 1984

Anatomia - 2 Ed. - Captulo 01 Introduo Termos Anatmicos Descritivos TERMOS REFERENTES POSIO

Anatomia o estudo da estrutura do corpo a inter-relao de suas partes constituintes. Todas as descries do corpo humano baseiam-se na suposio de que o indivduo se encontra em posio ereta (em p), membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para a frente (Fig. 1-1).

Fig. 1-1. Termos anatmicos usados em relao posio. Observar que as figuras esto de p na posio anatmica. Esta a chamada posio anatmica. As diversas partes do corpo so, portanto, descritas em relao a certos planos imaginrios. O plano mediano um plano vertical que divide o corpo humano em metades iguais, direita e esquerda (Fig. 1-1). Os planos situados de um ou de outro lado do plano mediano e paralelos a este so denominados paramedianos (planos sagitais). Uma estrutura situada mais prxima do plano mediano do corpo do que outra denominada medial em relao quela. Da mesma forma, uma estrutura mais afastada do plano mediano do que outra lateral em relao a esta. Os planos frontais (coronais) so planos verticais imaginrios, em ngulo reto em relao ao plano mediano ( Fig. 1-1). Planos horizontais ou transversais situam-se em ngulo reto em relao aos planos mediano e coronal (Fig. 1-1). Os termos anterior (ventral) e posterior. (dorsal) so utilizados para indicar, respectivamente, a frente ou o dorso do corpo (Fig. 1-1); de modo que, para se descrever a relao de duas estruturas, diz-se estar anterior ou posterior outra na medida em que estiver mais prxima da superfcie corporal anterior ou posterior. Descrevendo-se a mo, utilizam-se os termos faces palmar e dorsal em lugar de anterior e posterior, e na descrio do p, os termos faces plantar e dorsal so utilizados em vez de face superior e inferior (Fig. 11). Os termos proximal e distal descrevem as distncias relativas das razes dos membros; por exemplo, o brao proximal ao antebrao, e a mo distal ao antebrao. Os termos superficial e profundo indicam as distncias relativas das estruturas da superfcie do cor o, e os termos superior e inferior estruturas relativamente altas ou baixas, com referncia s extremidades superior e inferior do corpo. Os termos interno e externo so utilizados para descrever a distncia relativa de uma estrutura do centro de um rgo ou cavidade; por exemplo, a artria cartida interna nutre as estruturas contidas na cavidade craniana e a artria cartida externa nutre as estruturas situadas fora desta cavidade. O termo ipsilateral refere-se ao mesmo lado do corpo; por exemplo, a mo esquerda e o p esquerdo so ipsilaterais; contralateral refere-se a

lados opostos do corpo; por exemplo, o msculo bceps braquial esquerdo e o msculo reto femoral direito so contralaterais. A posio supina do corpo a posio de decbito dorsal; a posio em pronao a de decbito ventral. TERMOS RELACIONADOS AO MOVIMENTO O ponto em que dois ou mais ossos se conectam conhecido como articulao. Algumas articulaes no apresentam movimento (suturas do crnio); outras possuem apenas movimentos limitados (articulao tibiofibular superior), e algumas movimentam-se livremente (articulao do ombro). Flexo o movimento que tem lugar no plano mediano. Por exemplo, a flexo da articulao do cotovelo aproxima a superfcie anterior do antebrao da superfcie anterior do brao. usualmente um movimento anterior, porm por vezes posterior, como no caso da articulao do joelho (Fig. 1-2).

Fig. 1-2. Alguns termos anatmicos utilizados em relao ao movimento. Observar a diferena entre flexo do cotovelo e do joelho. Extenso significa uma retificao da articulao, e usualmente ocorre numa direo posterior (Fig. 1-2). Flexo lateral um movimento do tronco no plano coronal frontal ( Fig. 13).

Fig. 1-3. Termos anatmicos adicionais utilizados em relao ao movimento.

Abduo de um membro um movimento em que este se afasta da linha mediana do corpo, no plano coronal (Fig. 1-2). Aduo do membro um movimento em direo ao corpo, no plano coronal (Fig. 1-2). Nos dedos das mos e dos ps, a abduo aplica-se no afastamento destas estruturas, e a aduo aplica-se aproximao (Fig. 1-3). Rotao o termo aplicado ao movimento de uma parte do corpo em torno de seu eixo longitudinal. Rotao medial o movimento que resulta na superfcie anterior da parte voltada para a linha mediana; rotao lateral o movimento que resulta na superfcie anterior da parte voltada lateralmente.

Pronao do antebrao uma rotao medial do antebrao (Fig.1-3). Supinao do antebrao uma rotao lateral deste, a partir da posio pronada, de modo que a palma da mo esteja voltada anteriormente (Fig. 1-3). Circunduo a combinao, em seqncia, dos movimentos de flexo, extenso, abduo e aduo (Fig. 1-2). Protrao mover-se para a frente; retrao mover-se para trs (usado para descrever o movimento da mandbula para adiante e para trs nas articulaes temporomandibulares). Inverso o movimento do p de modo que a face plantar esteja voltada em direo medial ( Fig. 1-3). Everso o movimento oposto do p de modo que a face plantar esteja voltada lateralmente ( Fig. 1-3). Algumas Estruturas Anatmicas Bsicas PELE A pele dividida em duas partes distintas, a parte superficial - epiderme -, e a parte profunda - derme (Fig. 1-4).

Fig. 1-4. Estruturas geral da pele e sua relao as camadas superficial e profunda da fscia. Observar que os folculos pilosos estendem-se para baixo e para dentro da parte mais profunda da derme, ou mesmo para dentro da fscia superficial, enquanto as glndulas sudorparas estendem-se profundamente para dentro da fscia superficial. A epiderme um epitlio estratificado cujas clulas se tornam achatadas medida que envelhecem e afloram superfcie. Nas palmas das mos e plantas dos ps, a epiderme extremamente espessa para suportar o uso e o desgaste destas regies. Em outras reas do corpo, por exemplo na superfcie anterior do brao e antebrao, ela fina. A derme composta de tecido conectivo denso contendo muitos vasos sangneos, linfticos e nervos. Apresenta uma variao considervel de espessura, em diferentes partes do corpo, tendendo a ser mais fina na superfcie anterior do que na posterior. tambm mais fina nas mulheres do que nos homens. A derme da pele est conectada com a fscia muscular subjacente ou com os ossos, atravs da tela subcutnea, tambm conhecida como tecido subcutneo. Na derme (crio), os feixes de fibras colgenas esto dispostos, em sua maioria, em filas paralelas. Uma inciso cirrgica atravs da pele, feita ao longo ou entre essas fileiras, provoca um desarranjo mnimo do colgeno, e a ferida cicatriza com um mnimo de tecido cicatricial. Por outro lado, uma inciso feita atravs das filas de colgeno rompe e altera a pele, resultando na produo macia de colgeno fresco e na formao de uma cicatriz ampla e de mau aspecto. A direo das fileiras de colgeno conhecida como linhas de clivagem (linhas de Langer); elas tendem a correr longitudinalmente nos membros e circunferencialmente (transversais) no pescoo e no tronco (Fig. 1-5).

Fig. 1-5. Linhas de clivagem da pele (modificado de Last).

A pele situada sobre as articulaes sempre dobrada num mesmo lugar, a pele enrugada (Fig. 1-6).

Fig. 1-6. Os diversos sulcos cutneos na superfcie palmar da mo e superfcie anterior da articulao do punho. A relao da unha com as outras estruturas de dedo tambm demonstrada. Nestes pontos a pele mais fina do que em qualquer outro local, estando firmemente fixada s estruturas subjacentes por faixas mais fortes de tecido fibroso. Os apndices da pele so as unhas, folculos capilares, glndulas sebceas e glndulas sudorparas. As unhas so placas queratinizadas, situadas nas superfcies dorsais das extremidades dos dedos das mos e dos ps. A extremidade proximal da placa a raiz da unha (Fig. 1-6 ). Com exceo da extremidade distal da placa, a unha delimitada e recoberta por camadas de pele conhecidas como perionquio. A superfcie da pele coberta da unha o leito ungueal (Fig. 1-6). Os cabelos crescem dos folculos, que so invaginaes da epiderme em direo derme (Fig. 1-4). O folculo situa-se obliquamente em relao superfcie cutnea, e suas extremidades expandidas, chamadas bulbos capilares, penetram at a parte mais profunda da derme. Cada bulbo capilar cncavo na sua extremidade, e a concavidade ocupada por tecido conectivo vascular, a papila capilar. Uma faixa de msculo liso, o msculo eretor do plo, conecta a parte de folculo situada abaixo da superfcie com a parte superficial da derme (Fig. 1-4). O msculo inervado por fibras simpticas, e sua contrao faz com que o plo se movimente para uma posio mais vertical; ele tambm comprime a glndula sebcea e provoca a eliminao de parte de sua secreo. O estiramento do msculo tambm provoca a ondulao da superfcie

cutnea, assim chamada pele arrepiada. Os plos esto distribudos em quantidade variada, sobre toda a superfcie corporal, exceto nos lbios, palmas das mos, parte lateral dos dedos, glande do pnis e clitris, lbios menores, superfcie interna dos lbios maiores, superfcie plantar e parte lateral dos ps, e na parte lateral dos dedos. As glndulas sebceas eliminam sua secreo, o sebo, dentro das hastes dos plos, quando eles passam atravs do istmo dos folculos. Esto situadas na parte inclinada abaixo da superfcie dos os folculos e permanecem no interior da derme (Fig. 1-4). O sebo um material oleoso, que ajuda a conservar a flexibilidade do plo emergente. Tambm lubrifica a epiderme superficial em torno da abertura do folculo. As glndulas sudorparas so longas, espiraladas e tubulares, distribudas na superfcie do corpo, exceto nas margens avermelhadas dos lbios, leitos ungueais, glande do pnis e clitris (Fig. 1-4). Estendem-se atravs de toda a espessura da derme e suas extremidades, e podem estar situadas na fscia superficial. Por conseguinte, de todos os apndices epidrmicos, as glndulas sudorparas so as estruturas que penetram mais profundamente. FSCIAS As fscias do corpo podem ser divididas em dois tipos: superficiais e profundas. Esto situadas entre a pele e os msculos e ossos subjacentes. A tela subcutnea, ou fscia superficial, uma mistura de tecido adiposo e areolar frouxo que une a derme da pele fscia profunda subjacente. No couro cabeludo, parte posterior do pescoo, palmas das mos e plantas dos ps, ela contm numerosos feixes de fibras colgenas que mantm a pele firmemente ligada s estruturas mais profundas. Nas sobrancelhas, orelha, pnis e escroto, e clitris, ela desprovida de tecido adiposo. A fscia muscular uma camada membranosa de tecido conectivo que reveste os msculos e outras estruturas profundas (Fig. 1-7).

Fig. 1-7. Seco transversal ao nvel do tero distal do brao direito, para demonstrar a disposio das fscias superficial e profunda. Observar como septos fibrosos estendem-se entre grupos de msculos, que dividem o brao em compartimentos fasciais. No pescoo, forma camadas bem definidas que podem desempenhar um papel importante, determinando a via de propagao de organismos patognicos durante a disseminao da infeco. No trax e abdome, simplesmente uma pelcula fina de tecido areolar que cobre os msculos e aponeuroses. Nos membros, forma uma bainha definida ao redor dos msculos e outras estruturas, mantendo-os em Posio. Septos fibrosos que se estendem a partir da superfcie profunda da membrana, entre grupos musculares, e em muitos lugares, dividem-se at o interior dos membros em compartimentos ( Fig. 1-7). Na regio das articulaes, a fscia profunda pode estar consideravelmente espessada, formando faixas de reteno, denominadas retinculos (Fig. 1-8).

Fig. 1-8. Retinculo extensor na superfcie posterior do punho, sustentando os tendes dos msculos extensores em posio. Sua funo manter os tendes subjacentes em posio, ou servir como roldanas ou polias ao redor das quais os tendes podem se movimentar.

MSCULOS Existem trs tipos de msculos: esquelticos, lisos, e cardaco. MSCULO ESQUELTICO Os msculos esquelticos so os que realizam os movimentos do esqueleto; algumas vezes so chamados msculos voluntrios, e constituem-se de fibras musculares estriadas. O msculo esqueltico tem duas ou mais conexes com os ossos. A conexo que se movimenta menos referida como a origem, e a que se move mais, como a insero (Fig. 1-9).

Fig. 1-9. Origem, insero e ventre do msculo braquial. Sob circunstncias variadas, o grau de mobilidade das conexes pode ser invertido e portanto os termos origem e insero so intercambiveis. A parte carnosa do msculo denominada ventre (Fig. 1-9). As extremidades de um msculo esto ligadas aos ossos, cartilagens ou ligamentos por cordes de tecido fibroso denominados tendes (Fig. 110).

Fig. 1-10. Exemplo de (1) um tendo, (2) uma aponeurose, e (3) uma rafe. Ocasionalmente, msculos planos esto ligados por uma lmina fina mas forte de tecido fibroso denominada aponeurose (Fig. 1-10). Uma rafe uma interdigitao das extremidades tendinosas das fibras dos msculos planos (Fig. 1-10). ESTRUTURA INTERNA DO MSCULO ESQUELTICO As fibras musculares so mantidas juntas por um delicado tecido areolar que se condensa na superfcie para formar um revestimento fibroso, o epimsio (Fig. 1-11).

Fig. 1-11. (A) Seco transversal de um msculo, mostrando feixes e fibras musculares, envolvidos e suportados por tecido conectivo. Observar a entrada do tronco nervoso e dos vasos sangneos. (B) Msculo em repouso e contrado, demonstrando como fibras musculares em contrao encurtam de 1/3 a 1/2 seu comprimento em repouso. Observar como o msculo fica tumefeito. (C) As diferentes formas de estrutura interna de msculo esqueltico. As fibras individuais de um msculo so dispostas em sentido paralelo ou oblquo ao longo eixo do msculo. Considerando-se que quando se contrai um msculo encurta-se de um tero da metade de seu comprimento em repouso, segue-se ento que msculos cujas fibras correm paralelas linha de estiramento provocam maior grau de movimento, em comparao com aqueles cujas fibras correm obliquamente. Exemplos de msculos com fibras dispostas em paralelo (Fig. 1-11) so o esternocleidomastideo, o reto do abdome e o sartrio. Os msculos cujas fibras correm obliquamente linha de estiramento so denominados msculos peniformes (assemelham-se a uma pena) ( Fig. 111). Um msculo unipenado aquele em que o tendo situa-se ao longo de um dos lados do msculo, e as fibras musculares passam em sentido oblquo a ele (por exemplo, extensor digitorum longus). Um msculo bipenado aquele em que o tendo situa-se no centro do msculo e as fibras musculares passam dos dois lados em relao a ele (p. ex., o reto femoral). Um msculo multipenado (1) pode se dispor como uma srie de msculos bipenados um ao lado do outro (por exemplo, fibras acromiais do deltide); ou (2) pode apresentar um tendo no interior do seu centro, as fibras musculares passando de todos os lados em relao a ele, convergindo medida que passam (por exemplo, tibial anterior). Para um determinado volume de substncias musculares, os msculos peniformes apresentam muito mais fibras quando comparados com os msculos de fibras dispostas em paralelo, sendo por conseguinte mais potentes; em outras palavras, a amplitude do movimento foi sacrificada pela fora. TNUS E AO MUSCULAR Uma unidade motora consiste em um neurnio motor da coluna cinzenta anterior, ou de uma coluna anterior da medula espinhal e todas as fibras musculares supridas por ele (Fig. 1-12).

Fig. 1-12. Componentes de uma unidade motora. Num grande msculo das ndegas, como o glteo maior, onde o controle delicado desnecessrio, um determinado neurnio motor pode suprir at 200 fibras musculares. Em contraste, nos pequenos msculos das mos ou nos msculos intrnsecos da rbita, onde necessrio um controle delicado, uma fibra nervosa supre apenas algumas fibras musculares. Quando em estado de repouso, todo msculo esqueltico est em parcial estado de contrao. Esta condio denominada tnus muscular. Considerando-se que as fibras musculares esto totalmente contradas ou relaxadas, no existindo estgio intermedirio, poucas fibras musculares num determinado msculo esto completamente contradas durante todo o tempo. Para dar origem a este estado e evitar fadiga, diferentes grupos de unidades motoras e, deste modo, diferentes grupos de fibras musculares so postos em ao em diferentes tempos. Isto realizado pela descarga assncrona dos impulsos nervosos nos neurnios motores do como cinzento anterior da medula espinhal. Basicamente, o tnus muscular depende da integridade de um simples arco reflexo monossinptico composto de dois neurnios no sistema nervoso (Fig. 1-13).

Fig. 1-13. (A) Arco reflexo simples, consistindo em um neurnio aferente, que se origina nos fusos musculares e fusos tendinosos, e de um neurnio eferente, cujo corpo celular situa-se na coluna cinzenta anterior da medula espinhal. (B) Axnio do neurnio motor, que termina na fibra muscular situada numa placa motora terminal. (C) Estrutura do fuso muscular. O grau de tenso do msculo detectado por terminaes sensoriais sensitivas denominadas fusos musculares e fusos tendinosos (Fig. 1-13). Os impulsos nervosos atravessam neurnios aferentes que entram na medula espinhal. A, fazem sinapse com os neurnios motores situados na coluna cinzenta anterior, que, por sua vez, envia impulsos para baixo, atravs de seus axnios, para as fibras musculares (Fig. 1-13). Se as vias aferentes ou eferentes deste arco reflexo simples fossem cortadas, o msculo perderia imediatamente o seu tnus e tornar-se-ia flcido. O msculo flcido sentido palpao como uma massa pastosa, tendo perdido completamente a sua elasticidade. Atrofia-se rapidamente e passa a ter volume reduzido. importante compreender que o grau de atividade das clulas da coluna cinzenta anterior, e por conseguinte o grau de tnus muscular, depende da soma dos impulsos nervosos recebidos por estas clulas de outros neurnios do sistema nervoso. O movimento muscular realizado acionando-se um nmero cada vez maior de unidades motoras e, ao mesmo tempo, reduzindo-se a atividade das unidades motoras dos msculos que se opem ou antagonizam o

movimento. Quando necessrio um esforo mximo, todas as unidades motoras de um msculo so postas em ao. importante compreender que todos os movimentos so a conseqncia da ao coordenada de muitos msculos. Entretanto, para compreender a ao de um msculo necessrio estud-lo individualmente. Um msculo pode trabalhar do seguinte modo: como (1) agonista, (2) antagonista, (3) fixador, e (4) sinergista. AGONISTA. Um msculo agonista quando o principal msculo ou membro de um grupo principal de msculos responsvel por um movimento particular. Por exemplo, o quadrceps femoral agonista no movimento de extenso da articulao do joelho (Fig. 1-14).

Fig. 1-14. Diferentes tipos de ao muscular. (A) Quadrceps femoral estendendo o joelho como agonista, bceps femoral atuando como antagonista. (B) Bceps femoral fletindo o joelho como agonista, e quadrceps atuando como antagonista. (C) Msculos situados em torno da cintura escapular fixando a escpula de modo que o movimento de abduo na articulao do ombro possa ser realizado. (D) Msculos flexor e extensor do carpo atuando como sinergistas e estabilizando o carpo de modo que os tendes flexor e extensor possam fletir e estender os dedos. ANTAGONISTA. Qualquer msculo que se ope ao do agonista um antagonista. Por exemplo, o bceps femoral ope-se ao do quadrceps femoral quando a articulao do joelho estendida ( Fig. 1-14). Antes que

o agonista possa se contrair, deve haver igual relaxamento do msculo antagonista; isto causado pela inibio do reflexo nervoso. FIXADOR. um msculo que se contrai isometricamente para estabilizar a origem do agonista de modo que este possa atuar eficientemente. Por exemplo, os msculos que unem a cintura escapular ao tronco contraemse como fixadores para permitir ao deltide atuar sobre a articulao do ombro (Fig. 1-14). SINERGISTA. Existem muitos exemplos no corpo, onde um msculo agonista cruza um grande nmero de articulaes antes de alcanar aquela em que sua ao principal tem lugar. Para impedir um movimento indesejado numa articulao intermediria, grupos de msculos denominados sinergistas, contraem-se e estabilizam as articulaes intermedirias. Por exemplo, os msculos flexor e extensor do carpo contraem-se para fixar a articulao do punho, o que permite aos msculos extensor e flexor longos dos dedos trabalhar eficientemente (Fig. 1-14). Deve-se compreender que estes so os termos aplicados na ao de um msculo particular durante um movimento particular; muitos msculos podem atuar como agonista, antagonista, fixador ou sinergista, dependendo do movimento a ser realizado. INERVAO DOS MSCULOS ESQUELTICOS O tronco nervoso para um msculo um nervo misto, cerca de 60% motor e 40% sensorial, e tambm contm algumas fibras simpticas autnomas. O nervo entra no msculo prximo da parte mdia, sob a sua superfcie profunda, muitas vezes prximo da margem; o local de entrada conhecido como ponto motor (Fig. 1-11 ). Esta disposio permite ao msculo movimentar-se com o mnimo de interferncia do tronco nervoso As fibras motoras so de dois tipos: as fibras alfa, maiores, derivadas de grandes clulas da coluna cinzenta anterior, e as fibras gama, menores, derivadas de clulas menores da medula espinhal. Todas as fibras so mielinizadas e terminam dividindo-se em muitos ramos, cada um dos quais termina em uma fibra muscular na placa motora terminal (Fig. 113). Cada fibra muscular possui pelo menos uma placa motora terminal; as fibras mais longas possuem mais.

As fibras sensoriais ou sensitivas so mielinizadas e originam-se de terminaes sensoriais especializadas, situando-se no interior dos msculos ou tendes denominados fusos musculares ou fusos tendinosos, respectivamente. Estas terminaes so estimuladas por tenso no msculo, que pode ocorrer durante contrao ativa ou estiramento passivo. A funo destas fibras sensoriais dirigir, para o sistema nervoso central, as informaes relativas ao grau de tenso dos msculos. Isto essencial para a manuteno do tnus muscular e da postura corporal, para realizar movimentos voluntrios coordenados. As fibras simpticas so no-mielinizadas e passam para os msculos lisos nas paredes dos vasos sangneos que suprem o msculo. Sua funo regular o fluxo sangneo para os msculos. MSCULO LISO O msculo liso consiste em clulas longas, fusiformes, intimamente dispostas em feixes ou camadas. Nos rgos tubulares (ocos), fornecem a fora motora para impelir os contedos atravs do lmen. No sistema digestivo, tambm fazem com que os alimentos ingeridos sejam completamente misturados com os sucos digestivos. Uma onda de contrao das fibras dispostas circularmente passa ao longo do canal, ordenhando seu contedo para a frente. Por sua contrao, as fibras longitudinais empurram a parede do tubo no sentido proximal em relao ao contedo. Este mtodo de propulso denominado peristalse. Nos rgos de armazenamento, como a bexiga urinria ou o tero, as fibras esto irregularmente dispostas e entrelaadas umas com as outras. Sua contrao lenta e mantida, e provoca a expulso do contedo dos rgos. Nas paredes dos vasos sangneos, as fibras musculares lisas so dispostas de modo circular e servem para modificar o calibre do lmen. Dependendo do rgo, as fibras musculares lisas podem determinar a contrao pelo estiramento local das fibras, por impulsos nervosos dos nervos autnomos, ou por estmulo hormonal. MSCULO CARDACO O msculo cardaco consiste em fibras musculares estriadas que se ramificam e se unem umas com as outras. encontrado no miocrdio do corao. Suas fibras tendem a se dispor obliquamente e em espirais e apresentam a propriedade da contrao rtmica e espontnea. As fibras

musculares cardacas especializadas formam o sistema de conduo do corao. O msculo cardaco suprido por fibras nervosas autnomas que terminam nos nodos do sistema de conduo e no miocrdio. ARTICULAO O local onde dois ou mais ossos entram em contato, exista ou no movimento entre eles, denominado articulao. As articulaes so classificadas de acordo com o tecido que existe entre os ossos: articulaes fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. ARTICULAES FIBROSAS As superfcies articulares dos ossos so unidas por tecido fibroso (Fig. 115),

Fig. 1-15. Exempla de trs tipos de articulao. e assim os movimentos so muito restritos. O grau de movimento depende do comprimento das fibras colgenas que unem os ossos. As suturas da abbada craniana e as articulaes tibiofibulares inferiores so exemplos de articulaes fibrosas. ARTICULAES CARTILAGNEAS As articulaes cartilagneas podem ser divididas em dois tipos: primrias e secundrias . Uma articulao cartilagnea primria aquela em que os ossos so unidos por uma placa ou barra de cartilagem hialina. Desta maneira, a unio entre a epfise e a difise de um osso em crescimento e

a situada entre a primeira costela e o manbrio esternal constituem exemplos deste tipo de articulao. Nenhum movimento possvel. Numa articulao cartilagnea secundria, os ossos so unidos por uma placa de fibrocartilagem; as superfcies articulares dos ossos so cobertas por fina camada de cartilagem hialina. Exemplos so as articulaes intervertebrais (Fig. 1-15 ) e a snfise pbica. A quantidade de movimento possvel depende das qualidades fsicas da fibrocartilagem. (Ver Snfise Pbica na Gravidez.) ARTICULAES SINOVIAIS As superfcies articulares dos ossos so cobertas por fina camada de cartilagem hialina, separada por uma cavidade articular sinovial ( Fig. 115). Esta disposio permite maior liberdade de movimentos. A cavidade da articulao limitada por uma membrana sinovial que se estende das margens de uma superfcie articular s margens da outra. A membrana sinovial protegida do lado externo por uma dura membrana fibrosa, denominada cpsula da articulao (cpsula articular). As superfcies articulares so lubrificadas por um lquido viscoso denominado lquido sinovial. Em certas articulaes sinoviais, por exemplo, a articulao do joelho, discos ou cunhas de fibrocartilagem esto interpostos entre as superfcies articulares dos ossos. Estes so denominados discos articulares. Coxins gordurosos so encontrados em algumas articulaes sinoviais situadas entre a membrana sinovial e a cpsula fibrosa ou osso. Exemplos so encontrados na bacia (Fig. 1-15) e articulaes do joelho. O grau de movimento em uma articulao sinovial est limitado pela forma dos ossos que participam da articulao pela aproximao das estruturas anatmicas adjacentes (por exemplo, a coxa contra a parede abdominal anterior, fletindo-se a articulao da bacia), e a presena de ligamentos fibrosos que unem os ossos. A maior parte dos ligamentos situa-se fora da cpsula articular, porm no joelho, alguns ligamentos importantes, os ligamentos cruzados, situam-se dentro da cpsula ( Fig. 116).

Fig. 1-16. Os trs fatores Principais responsveis pela estabilizao de uma articulao. (A) Forma das superfcies articulares, (B) ligamentos, e (C) tnus muscular. ESTABILIDADE ARTICULAR A estabilidade de uma articulao depende de trs fatores principais: (1) a forma, o tamanho e a disposio das superfcies articulares; (2) os ligamentos; e (3) o tnus dos msculos em torno da articulao. SUPERFCIES ARTICULARES A disposio em bola-e-luva da articulao do quadril (Fig. 1-16) e a disposio em encaixe da articulao do tornozelo so bons exemplos de como a forma do osso desempenha um papel importante na estabilidade articular. Existem todavia outros exemplos de articulaes em que a forma do osso contribui pouco, ou nada, para a estabilidade; por exemplo, a articulao acromioclavicular, a calcaneocubide, e a articulao do joelho. LIGAMENTOS Os ligamentos fibrosos impedem o movimento excessivo em uma articulao (Fig. 1-16), porm se o estresse continua por tempo excessivamente longo, os ligamentos fibrosos se distendem. Por exemplo, os ligamentos articulares entre os ossos que formam os arcos dos ps no mantm por si mesmos o peso do corpo. No caso de o tnus muscular, que normalmente mantm os arcos, ficar prejudicado pela

fadiga, os ligamentos se distendem e os arcos entram em colapso, causando ps chatos. Os ligamentos elsticos por outro lado, voltam ao seu comprimento original aps estiramento. Os ligamentos elsticos dos ossculos auditivos desempenham papel ativo na manuteno das articulaes e ajudam no retorno dos ossos sua posio original aps os movimentos. TNUS MUSCULAR Na maior parte das articulaes, o tnus muscular o principal fator para controlar a estabilidade. Por exemplo, o tnus muscular dos msculos curtos em torno da articulao do ombro mantm a cabea hemisfrica do mero no oco da cavidade glenide. Sem a ao destes msculos, seria necessria uma fora muito pequena para deslocar essa articulao. A articulao dos joelhos muito instvel sem a atividade tnica do msculo quadrceps femoral. As articulaes entre os pequenos ossos que formam os arcos dos ps so, em grande parte, mantidas pelo tnus muscular da perna, cujos tendes esto inseridos nos ossos dos ps (Fig. 1-16). INERVAO DAS ARTICULAES A cpsula e os ligamentos recebem abundante inervao sensorial. Os vasos sangneos recebem fibras simpticas autnomas. A cartilagem que cobre as superfcies articulares possui apenas algumas poucas terminaes nervosas prximo sua extremidade. A superdistenso da cpsula e dos ligamentos produz contrao reflexa dos msculos situados ao redor da articulao; uma distenso excessiva causa dor. Os receptores de distenso situados no interior da cpsula e dos ligamentos esto continuamente enviando informaes proprioceptivas para o sistema nervoso central, mantendo-o informado partir dos fusos musculares coordenando os movimentos voluntrios. As fibras simpticas articulao. controlam o suprimento sangneo para a

Lei de Hilton: Um nervo que supre uma articulao tambm supre os msculos que movimentam a articulao e a pele sobre as inseres destes msculos.

LIGAMENTOS O ligamento um tendo ou uma faixa de tecido conectivo que une duas estruturas. Comumente encontrados em associao com as articulaes, os ligamentos so de dois tipos: a maioria composta de densos feixes de fibras colgenas e no podem ser distendidos sob condies normais (por exemplo, ligamento iliofemoral da articulao do quadril, ligamentos colaterais da articulao do tornozelo). O segundo tipo composto, em grande parte, de tecido elstico, e por conseguinte pode refazer o seu comprimento original aps a distenso (por exemplo, ligamento flavo da coluna vertebral e ligamento calcaneonavicular do p). BOLSAS Uma bolsa um aparelho de lubrificao que consiste de um saco fibroso- fechado, delimitado por fina membrana lisa. Suas paredes so separadas por uma camada de lquido viscoso. As bolsas so encontradas sempre que os tendes so atritados contra ossos, ligamentos, ou outros tendes. So comumente encontradas prximo das articulaes, onde a pele se atrita contra estruturas sseas subjacentes, por exemplo, a bolsa pr-patelar (Fig. 1-17).

Fig. 1-17. (A) Quatro bolsas relacionadas parte frontal da articulao do joelho. Observar que a bolsa suprapatelar comunica-se com a cavidade da articulao. (H) Bainha sinovial, demonstrando como os vasos sanguneos alcanam o tendo atravs do mesotendo. Ocasionalmente, a cavidade de uma bolsa comunica-se com a cavidade da articulao sinovial. Por exemplo, a bolsa suprapatelar comunica-se com a articulao do joelho (Fig. 1-17), e a bolsa subescapular comunica-se com a articulao do ombro.

BAINHA SINOVIAL Uma bainha sinovial uma bolsa tubular que cerca um tendo. O tendo invagina a bolsa de um lado, ficando suspenso no interior da bolsa por um mesotendo (Fig. 1-17). Este permite a entrada dos vasos sangneos no tendo ao longo de seu curso. Em certas situaes, onde a variao do movimento extensa, o mesotendo desaparece ou permanece na forma de fios estreitos, os vnculos ou freios (por exemplo, os tendes flexores longos dos dedos das mos e dos ps). VASOS SANGNEOS Os vasos sangneos so de trs tipos: artrias, velas e capilares (Fig. 1-18).

Fig. 1-18. Esquema geral da circulao sangunea vascular.

As artrias levam o sangue do corao e o distribuem para os vrios tecidos do corpo por meio de seus ramos (Figs. 1-18 e 1-19 ).

Fig. 1-19. Diferentes tipos de vasos sangneos e seus mtodos de unio. Observar a diferena entre a artria terminal anatmica e a artria terminal funcional. As artrias menores, inferiores a 0,1 mm, de dimetro, so denominadas arterolas. A unio de ramos das artrias denominada anastomose. No existem valvas nas artrias. As artrias terminais anatmicas (Fig. 1-19) so vasos cujos ramos terminais no se anastomosam com os ramos das artrias que suprem reas adjacentes. Artrias terminais funcionais so vasos cujos ramos terminais se anastomosam com os das artrias adjacentes, mas o calibre da anastomose insuficiente para manter vivo o tecido caso uma das artrias se torne ocluda. As veias so vasos que levam o sangue de volta para o corao; multas delas possuem valvas. As veias menores so denominadas vnulas (Fig. 1-19). As veias menores, ou tributrias ou afluentes, unem-se para formar veias maiores, que

comumente se ligam umas com as outras para formar plexos venosos. As artrias profundas de mdio calibre so muitas vezes acompanhadas de duas veias, uma de cada lado, denominadas venae comitantes . As veias que saem do trato gastrointestinal no vo diretamente para o corao, mas convergem para a veia porta; esta entra no fgado e divide-se novamente em veias de tamanho cada vez menor, que por fim se unem aos capilares dos lbulos hepticos (Fig. 1-19 ). Assim, o sistema porta um sistema de vasos interpostos entre dois leitos capilares. Os capilares so vasos microscpicos com a forma de uma rede conectando as arterolas s vnulas (Fig. 1-19). Em algumas reas do corpo, sobretudo nas pontas dos dedos das mos e do p, existem conexes diretas entre as artrias e as veias, sem a interveno de capilares. Os locais destas conexes so denominados anastomoses arteriovenosas. SISTEMA LINFTICO Linfa o nome dado ao lquido tissular depois de entrar em um vaso linftico. Os capilares linfticos so uma rede de finos vasos que drenam a linfa dos tecidos. Estes capilares, por sua vez, so drenados por pequenos vasos linfticos, que se unem para formar grandes vasos linfticos. Os vasos linfticos apresentam um aspecto em contas devido presena de numerosas valvas ao longo de seu curso. A linfa por fim drenada na corrente sangnea, mas antes que isso acontea, ela passa atravs de pelo menos um ndulo linftico ou linfonodo, freqentemente atravs de vrios linfonodos. Os vasos linfticos que levam a linfa para o linfonodo so denominados vasos aferentes (Fig. 1-20);

Fig. 1-20. (A) Ducto torcico e ducto linftico direito e seus principais tributrios. () reas do corpo drenadas no ducto torcico (claro), e ducto linftico direito (escurecida). (C) Estrutura geral de um linfonodo. (D) Vasos linfticos e ndulos do membro superior. os que a transportam para fora do linfonodo so os vasos eferentes. A linfa alcana a corrente sangnea, na raiz do pescoo, por grandes vasos linfticos denominados ducto linftico direito e ducto torcico (Fig. 1-20). SISTEMA NERVOSO O sistema nervoso dividido em duas partes principais: sistema nervoso central, composto de crebro e medula espinhal, e sistema nervoso perifrico, composto de nervos cranianos e espinhais e seus gnglios associados. O sistema nervoso central composto de grande nmero de clulas nervosas e suas ramificaes, mantidas por tecido especializado denominado neurglia. Neurnio o nome dado clula nervosa e todas as suas ramificaes. As ramificaes longas de uma clula nervosa so denominadas axnios, ou fibras nervosas (Fig. 1-23).

Fig. 1-23. (A) Neurnio motor multipolar e neurnio conector fazendo sinapse entre si. (B) Seco atravs do segmento torcico da medula espinhal com razes espinhais e gnglio da raiz posterior. (C) Seco transversal do segmento torcico da medula espinhal, mostrando razes, nervo espinhal, ramos anteriores e posterior e suas ramificaes. O interior do sistema nervoso central organizado em substncia branca e cinzenta. A substncia cinzenta consiste em clulas nervosas e das pores proximais; de suas ramificaes, encerradas em neurglia. A substncia branca consiste em fibras nervosas encerradas em neurglia. Na disseco do sistema nervoso perifrico, observa-se que os nervos cranianos e espinhais so cordes de colorao branco-acinzentada. So constitudos de feixes de fibras nervosas mantidos por fino tecido areolar. Existem 12 pares de nervos cranianos que partem do crebro e passam atravs de formens do crnio. Existem 31 pares de nervos espinhais que partem da medula espinhal e passam atravs de formens intervertebrais na coluna vertebral (Figs. 121 e 1-22).

Fig. 1-21. Crebro, medula espinhal, nervos espinhais e plexos dos membros.

Fig. 1-22. Associao entre medula espinhal, nervos espinhais e troncos simpticos. Os nervos espinhais so denominados de acordo com as regies da coluna vertebral com as quais esto associados: 8 cervicais, 12 torcicos , 5 lombares , 5 sacrais, e 1 coccgico. Observar que existem 8 nervos cervicais e apenas 7 vrtebras cervicais, e que existem um nervo coccgico e 4 vrtebras coccgicas.

Cada nervo espinhal conectado medula espinhal por duas razes, a raiz anterior e a raiz posterior (Figs. 1-22 e 1-23). A raiz anterior consiste em feixes de fibras nervosas que levam impulsos nervosos para fora do sistema nervoso central (Fig. 1-23). Estas fibras nervosas so denominadas fibras eferentes. As fibras eferentes que vo para o msculo esqueltico e provocam a sua contrao so denominadas fibras motoras. Suas clulas de origem situam-se na coluna cinzenta anterior da medula espinhal. A raiz posterior consiste em feixes de fibras nervosas que levam impulsos para o sistema nervoso central, sendo denominadas fibras aferentes (Fig. 1-23). Considerando-se que estas fibras esto relacionadas com a transmisso de informaes sobre as sensaes de tato, dor, temperatura, e vibraes, elas so denominadas fibras sensoriais . Os corpos celulares destas fibras nervosas esto situados em uma tumefao da raiz posterior denominada gnglio da raiz posterior (Figs. 1-22 e 1-23). Em cada formen intervertebral, as razes anterior e posterior unem-se para formar um nervo espinhal (Fig. 1-22). Aqui, as fibras motoras e sensoriais misturam-se entre si, de modo que um nervo espinhal constitudo de uma mistura de fibras motoras e sensoriais (Fig. 1-23). Saindo do formen, o nervo espinhal divide-se em um grande ramo anterior e um ramo posterior de menor calibre. O ramo posterior passa posteriormente, em torno da coluna vertebral, para suprir os msculos e a pele do dorso (Figs. 1-22 e 1-23). O ramo anterior continua anteriormente suprindo os msculos da pele situada sobre a parede ntero-lateral do corpo e todos os msculos e a pele dos membros. Na raiz dos membros, os ramos anteriores unem-se entre si para formarem complicados plexos nervosos (Fig. 1-21). Na raiz dos braos, situam-se os plexos cervical e braquial, e na raiz das pernas, os plexos lombar e sacral. importante saber que a diviso clssica do sistema nervoso em parte central e perifrica puramente artificial e de convenincia descritiva, pois as ramificaes dos neurnios passam livremente entre ambas. Por exemplo, o neurnio motor localizado na coluna cinzenta anterior do primeiro segmento torcico da medula espinhal d origem a um axnio que passa atravs da raiz anterior do primeiro nervo torcico (Fig. 1-24),

Fig. 1-24. Dois neurnios que passam do sistema nervoso central para o sistema nervoso perifrico. (A) Neurnio aferente, que se estende do quinto dedo do p at o crebro. (B) Neurnio eferente, que se estende da coluna cinzenta anterior do primeiro segmento torcico da medula espinhal at um msculo curto da mo. atravs do plexo braquial, segue em direo inferior pelo brao e antebrao no nervo ulnar e finalmente alcana as placas motoras terminais em vrias fibras musculares de um pequeno msculo da mo - uma distncia total de cerca de 90 cm. Para tomar outro exemplo: considerar a sensao de tato sentida na parte lateral do quinto dedo do p. Esta rea da pele suprida pelo primeiro segmento sacral da medula espinhal (S1). Os finos ramos terminais do axnio sensorial, denominados dendritos , partem dos rgos sensoriais da pele e unem-se para formar o axnio do nervo sensorial. Este sobe pela perna no nervo sural (Fig. 1-24) e depois, nos nervos isquitico e tibial, at o plexo lombossacral. Passa ento atravs da raiz posterior do primeiro nervo sacro para alcanar o corpo celular no gnglio da raiz posterior do primeiro nervo sacral. O axnio central entra, agora, no funculo posterior da medula espinhal e sobe at o nucleus gracilis na medula oblongata numa distncia total de cerca de 1,5 metro. Deste modo, um nico neurnio estende-se do quinto dedo do p at o interior do crebro. Ambos os exemplos ilustram o comprimento extremo de um nico neurnio. SISTEMA NERVOSO AUTNOMO

O sistema nervoso autnomo a parte do sistema nervoso relacionada com a inervao das estruturas involuntrias, como corao, msculos lisos e glndulas, em todo o corpo. distribudo atravs do sistema nervoso central e perifrico. O sistema autnomo pode ser dividido em duas partes, o simptico e o parassimptico. Em ambas as partes existem fibras nervosas aferentes e eferentes. As atividades da parte simptica do sistema autnomo preparam o corpo para uma emergncia. Aceleram a freqncia cardaca, provocam a constrio dos vasos sangneos perifricos, e elevam a presso sangnea. A parte simptica do sistema autnomo leva a uma redistribuio do sangue, de modo que, partindo de reas da pele e do intestino, ele fica disponvel para o crebro, corao e msculos esquelticos. Ao mesmo tempo, inibe a peristalse do trato intestinal e fecha os esfncteres. As atividades da parte parassimptica do sistema autnomo tm por objetivo conservar e restaurar energia. Diminuem a freqncia cardaca, aumentam a peristalse do intestino e a atividade glandular e abrem os esfncteres. PARTE SIMPTICA DO SISTEMA AUTNOMO FIBRAS NERVOSAS EFERENTES. A substncia cinzenta da medula espinhal, do primeiro segmento torcico ate o segundo segmento lombar, possui uma coluna lateral onde esto localizados os corpos celulares dos neurnios simpticos (Fig. 125).

Fig. 1-25. Disposio geral das partes somticas do sistema nervoso ( esquerda), comparadas com as partes autnomas do sistema nervoso ( direita). Os axnios mielinizados destas clulas deixam a medula espinhal das razes nervosas anteriores e depois passam, atravs dos ramos comunicantes brancos, para os gnglios paravertebrais do tronco simptico (Figs. 1-22, 1-25 e 1-26).

Fig. 1-26. Partes diferentes do sistema nervoso autnomo. As fibras parassimpticas pr-ganglionares so representadas em linha azul contnua; as fibras parassimpticas ps-ganglionares, em linha azul pontilhada. As fibras simpticas pr-ganglionares so representadas em linha vermelha contnua; as fibras simpticas ps-ganglionares so representadas em linha vermelha pontilhada. Estas fibras celulares so denominadas pr-ganglionares quando passam para um gnglio perifrico. Depois que as fibras pr-ganglionares alcanam os gnglios do tronco simptico, elas podem ter os seguintes destinos: 1. Podem terminar no gnglio onde entraram, fazendo sinapse com uma clula excitadora dentro do gnglio (Fig. 1-25). Uma sinapse pode ser definida como o local em que dois neurnios entram em estreita proximidade, porm no em continuidade anatmica. O intervalo entre dois neurnios preenchido por uma substncia neurotransmissora, a acetilcolina. Os axnios dos neurnios excitadores deixam o gnglio e so desmielinizados. Estas fibras nervosas ps-ganglionares passam agora para os nervos espinhais torcicos como ramos comunicantes cinzentos, e so distribudas nos ramos dos nervos espinhais para suprirem os msculos lisos das paredes dos vasos sangneos, glndulas sudorparas, e msculos eretores do plo da pele.

2. As fibras que entram nos gnglios do tronco simptico, na parte alta do trax, podem ascender no tronco simptico at os gnglios da regio cervical, onde fazem sinapse com as clulas excitadoras (Figs. 1-25 e 1-26). Aqui, novamente, as fibras nervosas ps-ganglionares deixam o tronco simptico como ramos comunicantes cinzentos, e a maior parte delas une-se aos nervos espinhais cervicais. Muitas das fibras pr-ganglionares que entram na parte inferior do tronco simptico a partir dos segmentos torcicos inferiores e dos dois segmentos lombares superiores da medula espinhal seguem inferiormente at gnglios das regies lombar inferior e sacra, onde fazem sinapse com as clulas excitadoras (Fig. 1-26). As fibras ps-ganglionares deixam o tronco simptico como ramos comunicantes cinzentos, que unem os nervos espinhais lombar, sacral e coccgico. 3. As fibras pr-ganglionares podem passar atravs dos gnglios para a parte torcica do tronco simptico sem fazerem sinapse. Estas fibras mielinizadas formam os nervos esplncnicos (Fig. 1-26), dos quais existem trs. O nervo esplncnico maior origina-se do quinto ao nono gnglio torcico, atravessa o diafragma, e faz sinapse com as clulas excitadoras dentro dos gnglios do plexo celaco. Os nervos esplncnicos menores originam-se do 10. e 11. gnglios, atravessam o diafragma, e fazem sinapse com as clulas excitadoras; dos gnglios da parte inferior do plexo celaco. O nervo esplncnico imo (inferior) (quando presente) origina-se no 12.gnglio torcico, atravessa o diafragma, e faz sinapse com as clulas excitadoras; dos gnglios do plexo renal. Os nervos esplncnicos so, portanto, compostos de fibras pr-ganglionares. As fibras ps-ganglionares originam-se das clulas excitadoras dos plexos perifricos anteriormente citados, sendo distribudas para os msculos lisos e glndulas das vsceras. Algumas fibras pr-ganglionares passam pelo nervo esplncnico maior e terminam diretamente nas clulas da medula supra-renal. Estas clulas medulares podem ser consideradas clulas excitadoras simpticas modificadas. FIBRAS NERVOSAS AFERENTES. As fibras nervosas aferentes mielinizadas partem das vsceras atravs dos gnglios simpticos, sem fazerem sinapse (Fig. 125). Entram no nervo espinhal atravs dos ramos comunicantes brancos e alcanam seus corpos celulares no gnglio da raiz posterior do nervo espinhal correspondente. Os axnios centrais entram na medula espinhal e podem formar o componente aferente de um arco reflexo local. Outros podem ascender at os centros autnomos mais elevados, situados no crebro. PARTE PARASSIMPTICA DO SISTEMA NERVOSO AUTNOMO FIBRAS NERVOSAS EFERENTES. As clulas conectoras desta parte do sistema esto localizadas no crebro e nos segmentos sacrais da medula espinhal (Fig. 1-

26). As do crebro formam parte do ncleo de origem dos nervos cranianos 3, 7, 9 e 10 e os axnios emergem do crebro contido nos nervos cranianos correspondentes. As clulas parassimpticas sacrais so encontradas na substncia cinzenta do segundo, terceiro e quarto segmentos sacrais da medula. Estas clulas no so suficientemente numerosas para formarem uma coluna cinzenta lateral, como fazem as clulas pr-ganglionares simpticas da regio toracolombar. Os axnios mielinizados deixam a medula espinhal nas razes nervosas anteriores e espinhais correspondentes. Em seguida, saem dos nervos sacrais e formam os nervos esplncnicos plvicos. Todas as fibras eferentes at agora descritas so pr-ganglionares e fazem sinapse com clulas excitadoras dos gnglios perifricos, usualmente situadas prximo das vsceras s quais inervam. As fibras pr-ganglionares cranianas comunicam-se com os gnglios ciliares, pterigopalatinos submandibulares e ticos (Fig. 1-26). As fibras pr-ganglionares dos nervos esplncnicos plvicos fazem comunicao nos gnglios dos plexos plvicos. Caracteristicamente, as fibras ps-ganglionares so desmielinizadas e de comprimento relativamente curto quando comparadas com as fibras simpticas ps-ganglionares. FIBRAS NERVOSAS AFERENTES. As fibras aferentes mielinizadas passam das vsceras para os seus corpos celulares, localizados ou nos gnglios sensoriais dos nervos cranianos ou nos gnglios da raiz posterior dos nervos sacrais. Em seguida, os axnios centrais entram no sistema nervoso central e tomam parte na formao de arcos reflexos locais, ou passam para centros mais elevados do sistema nervoso autnomo. importante saber que o componente aferente do sistema autnomo , na realidade, idntico ao componente aferente dos nervos somticos e forma parte do segmento aferente geral de todo o sistema nervoso. As terminaes nervosas do componente aferente autnomo podem no ser ativadas por sensaes como calor ou tato e sim por distenso ou privao de oxignio. Depois que as fibras aferentes entraram no crebro ou na medula espinhal, acredita-se que elas passem ao longo das fibras aferentes somticas, ou sejam misturadas com elas. MEMBRANAS MUCOSAS Membrana mucosa o nome dado ao revestimento dos rgos tubulares ou de passagens que se comunicam com a superfcie do corpo. Uma membrana mucosa consiste, essencialmente, em uma camada de epitlio ligada por uma camada de tecido conectivo, a lmina prpria. Algumas vezes, no tecido conectivo est presente msculo liso, denominado muscularis mucosae. Uma membrana mucosa pode ou no secretar muco em sua superfcie.

MEMBRANAS SEROSAS As membranas serosas delimitam as cavidades do tronco refletidas no interior das vsceras mveis que se situam dentro destas cavidades (Fig. 1-27).

Fig. 1-27. Disposio da pleura no interior da cavidade torcica. Observar que, sob condies normais, a cavidade pleural um espao semelhante a uma fenda, e as camadas parietal e visceral da pleura esto separadas por pequena quantidade de lquido seroso. Consistem em uma camada lisa de mesotlio, mantida por uma fina camada de tecido conectivo. A membrana serosa que delimita a parede da cavidade denominada camada parietal, e a que cobre as vsceras denominada camada visceral. O estreito intervalo em forma de fenda que separa estas camadas forma as cavidades pleural, pericrdica e peritoneal e contm pequena quantidade de lquido seroso, o lquido pleural. Este lubrifica a superfcie das membranas e permite que as duas camadas deslizem facilmente uma sobre a outra. Os mesentrios, omenta e ligamentos serosos so descritos em outros captulos deste livro. Inervao A camada parietal da membrana serosa desenvolve-se a partir da somatopleura, sendo ricamente suprida por nervos espinhais. Por conseguinte, sensvel a todas as sensaes comuns, como tato e dor. A camada visceral desenvolve-se a partir da esplancnopleura, sendo suprida por nervos autnomos. insensvel ao tato e temperatura, porm muito sensvel distenso. OSSO O osso um tecido vivo capaz de modificar sua estrutura em conseqncia do estresse a que est sujeito. Como outros tecidos conectivos, consiste em clulas,

fibras e matriz. duro devido calcificao de sua matriz extracelular e possui um grau de elasticidade devido presena de fibras orgnicas. O osso possui uma funo protetora; por exemplo, o crnio e a coluna vertebral protegem o crebro e a medula espinhal das leses; o esterno e as costelas protegem as vsceras torcicas e abdominais superiores (Fig. 1-28).

Fig. 1-28. O esqueleto. (A) Vista anterior. (B) Vista lateral. Serve como alavanca, conforme se observa nos ossos longos dos membros. uma importante rea de armazenamento de sais de clcio. Abriga e protege, em suas cavidades, a delicada medula ssea formadora do sangue. O osso existe sob duas formas: compacto e esponjoso. O osso compacto aparece como uma massa slida; o osso esponjoso (trabecular) consiste em uma rede de ramificaes de trabculas (Fig. 1-29).

Fig. 1-29. Seces de diferentes tipos de ossos. (A) Osso longo (mero). (B) Osso irregular (calcneo). (C) Osso plano (os dois ossos parietais separados pela sutura sagital). (D) Osso sesamide (patela ou rtula). (E) Observar a disposio das trabculas que atuam como estruturas que resistem s foras de compresso e tenso na extremidade proximal do fmur. As trabculas so dispostas de tal maneira que resistem ao estresse e se distendem quando o osso exposto. Os ossos podem ser classificados, de acordo com. sua forma geral, como se segue: (1) ossos longos e curtos, (2) ossos irregulares, (3) ossos chatos e (4) ossos sesamides. Os ossos longos e curtos so encontrados nos membros; os ossos chatos e irregulares, no crnio, coluna vertebral e cinturas dos membros; e os ossos sesamides, em certos tendes (por exemplo, os do quadrceps femorais e do flexor longo do hlux). A medula ssea ocupa a cavidade da medula nos ossos longos e curtos e os interstcios dos ossos esponjosos nos ossos chatos e irregulares. Por ocasio do nascimento, a medula de todos os ossos do organismo vermelha e hematopoitica. Esta atividade formadora de sangue diminui gradualmente com a idade, e a medula vermelha substituda por medula amarela. Aos 7 anos de idade, a medula amarela comea a aparecer nos ossos distais dos membros. Esta substituio da medula gradualmente se desloca no sentido proximal, de modo que, quando o indivduo se torna adulto, a medula vermelha est restrita aos ossos do crnio, da coluna vertebral, da caixa torcica, das cinturas escapular e plvica, e cabea do mero e do fmur. Todas as superfcies sseas, exceto as de articulao, esto cobertas por uma espessa camada de tecido fibroso denominado peristeo. O peristeo apresenta abundante suprimento vascular, e as clulas de sua superfcie mais profunda so osteognicas. O peristeo particularmente bem unido ao osso em locais onde

msculos, tendes e ligamentos esto ligados ao osso. Feixes de fibras colgenas conhecidas como fibras de Sharpey estendem-se do peristeo at o osso subjacente. O peristeo recebe um rico suprimento nervoso e muito sensvel. Desenvolvimento do Osso O osso se desenvolve por dois mtodos: (1) membranoso e (2) endocondral. No primeiro mtodo, o osso se desenvolve diretamente de uma membrana de tecido conectivo; no segundo, um modelo cartilaginoso inicialmente estabelecido, sendo mais tarde substitudo por osso. Para detalhes das alteraes celulares envolvidas, deve-se consultar obras de histologia ou embriologia. Os ossos da abbada craniana desenvolvem-se rapidamente, pelo mtodo membranoso, no embrio; isto serve para proteger o crebro subjacente em desenvolvimento. Por ocasio do nascimento, persistem pequenas reas de membrana entre os ossos, o que clinicamente importante pois permite aos ossos certos graus de mobilidade, de modo que o crebro pode sofrer uma moldagem durante a sua descida atravs do canal do parto. Os ossos longos dos membros so desenvolvidos por ossificao endocondral. um processo lento e que s se completa no 18. ao 20. ano, ou at mais tarde. O centro de formao ssea encontrado na haste do osso denominado difise, e os centros nas extremidades do osso so chamados epfises. A placa de cartilagem de cada extremidade situada entre a epfise e a difise do osso em crescimento denominada cartilagem epifisria. A metfise a parte da difise que est em contato com a placa epifisria. CARTILAGEM A cartilagem uma forma de tecido conectivo em que as clulas e fibras esto embebidas em uma matriz semelhante a um gel, responsvel por sua firmeza e elasticidade. Exceto nas superfcies expostas das articulaes, recoberta por uma membrana fibrosa denominada pericndrio. Existem trs tipos de cartilagens: hialina, fibrosa e elstica. A cartilagem hialina apresenta uma alta proporo de matriz amorfa e possui o mesmo ndice de refrao das fibras nela mergulhadas. Durante toda a infncia e adolescncia, desempenha papel importante no crescimento em comprimento dos ossos longos (as cartilagens epifisrias; so compostas de cartilagem hialina). Apresenta maior resistncia ao desgaste e recobre as superfcies articulares e de todas as articulaes sinoviais. incapaz de ser reparada quando fraturada; o defeito preenchido com tecido fibroso. A cartilagem fibrosa (ou fibrocartilagem ) apresenta grande nmero de fibras colgenas imersas numa pequena quantidade de matriz. encontrada nos discos situados no interior das articulaes (por exemplo, as articulaes temporomandibular, esternoclavicular, e nos joelhos) e sobre as superfcies articulares da mandbula e da clavcula. Quando lesada, sofre reparao lenta de modo semelhante ao do tecido fibroso de qualquer outro local. Os discos articulares so mal supridos de sangue e, portanto, no sofrem reparao quando lesados.

A cartilagem elstica possui grande nmero de fibras elsticas imersas na matriz. Como seria de se esperar, muito flexvel, e encontrada na orelha, meato auditivo externo, tuba auditiva, e epiglote. Se lesada, sofre reparao com tecido fibroso. A cartilagem hialina e a fibrocartilagem tendem a se calcificar, ou mesmo a se ossificar na vida mais tardia. Efeitos do Sexo, Raa e Idade Sobre a Estrutura A anatomia descritiva tende a se concentrar em uma forma descritiva fixa. O mdico deve sempre lembrar que existem diferenas sexuais e raciais, e que a estrutura do organismo e suas funes modificam-se medida que a pessoa cresce e se torna mais idosa. O homem adulto tende a ser mais alto do que a mulher adulta e possui pernas mais longas; seus ossos so maiores e mais pesados, e seus msculos tambm so maiores. Tem menos gordura subcutnea, o que torna seu aspecto mais angular. Sua laringe maior, e as cordas vocais mais longas, de modo que a voz mais profunda. Apresenta barba e plos corporais vulgares. Possui plos nas regies axilar e pubiana que se estendem at a regio do umbigo. A mulher adulta tende a ter menor estatura do que o homem adulto e possui ossos menores e msculos menos volumosos. Apresenta mais gordura subcutnea, acmulo de gordura nas mamas, ndegas e coxas o que lhe confere um aspecto mais arredondado. O cabelo da cabea mais fino, e sua pele de aspecto mais liso. Apresenta plos nas regies axilar e pubiana, mas estes no se estendem at o umbigo. A mulher adulta possui mamas maiores, e uma pelves mais larga do que o homem. Apresenta um ngulo maior de movimentao no cotovelo, o que resulta em um maior desvio lateral do antebrao sobre o brao. At a idade de aproximadamente 10 anos, meninos e meninas crescem mais ou menos na mesma proporo. Por volta dos 12 anos, os meninos muitas vezes comeam a crescer mais depressa do que as meninas, de modo que os homens alcanam a idade adulta mais altos do que as mulheres. A puberdade comea entre os 10 e os 14 anos nas meninas, e entre os 12 e os 15 nos meninos. Na menina, durante a puberdade, as mamas aumentam de tamanho e a pelve se alarga. Por este mesmo tempo, crescem no menino o pnis, testculo e escroto e em ambos os sexos aparecem plos axilares e pubianos. Diferenas raciais podem ser observadas na cor da pele, dos cabelos e olhos, e na forma e tamanho dos olhos, nariz e lbios. Africanos e escandinavos tendem a ser mais altos devido s pernas mais longas, enquanto os orientais tendem a ser baixos, com pernas curtas. As cabeas dos centro-europeus e orientais tambm tendem a ser arredondadas e alargadas. Aps o nascimento e durante a infncia, as funes orgnicas tornam-se progressivamente mais eficazes, alcanando o seu grau mximo de eficcia no

adulto jovem. Durante a idade adulta mais tardia e na velhice, muitas funes orgnicas se tornam menos eficientes. Observaes Clnicas Temos Anatmicos Descritivos importante que o estudante de medicina possua uma slida compreenso destes termos. Sem eles, impossvel discutir ou registrar exatamente as funes anormais das articulaes, aes dos msculos, alterao da posio dos rgos, a exata localizao de tumefaes ou tumores, e assim por diante. PELE O conhecimento geral da orientao das linhas de clivagem ajuda bastante o cirurgio na realizao de incises que resultam em cicatrizes esteticamente aceitveis. Isto particularmente importante no caso de mulheres e nas reas do corpo normalmente no cobertas pelas roupas. Por exemplo, um vendedor pode perder o emprego se uma operao deixar-lhe uma medonha cicatriz no rosto. As dobras ungueais, folculos pilosos e glndulas sebceas so pontos comuns de entrada nos tecidos subjacentes de organismos patognicos, como o Staphylococcus aureus. A infeco que ocorre entre a unha e a dobra ungueal denominada paronquia. A infeco do folculo piloso e da glndula sebcea responsvel pelo furnculo comum. Um carbnculo uma infeco estafiloccica da fscia superficial que ocorre com frequncia na nuca e geralmente comea como uma infeco de um folculo piloso ou um grupo de folculos pilosos. Um cisto sebceo devido obstruo da abertura de um ducto sebceo, podendo ser causado por leso causada por pente ou por infeco. Ocorre com maior freqncia no couro cabeludo. Um paciente em estado de choque est plido e apresenta uma pele arrepiada devido a hiperatividade do sistema simptico que determina vasoconstrico das arterolas drmicas e contrao dos msculos eretores do plo. A profundidade de uma queimadura determina o mtodo e o grau de cicatrizao. Uma queimadura da pele de espessura parcial cicatriza a partir das clulas dos folculos pilosos, glndulas sebceas e sudorparas, bem como das clulas situadas nas extremidades da queimadura Outra que se estende mais profundamente do que as glndulas sudorparas cicatriza-se muito lentamente, apenas a partir das extremidades, havendo uma considervel contratura causada pelo tecido fibroso. Para acelerar a cicatrizao e reduzir a incidncia de contratura, deve-se realizar um enxerto em uma queimadura profunda. Os enxertos de pele so de dois tipos principais: enxerto de meia espessura e de espessura completa. No enxerto de meia espessura, a maior parte da epiderme, inclusive as pontas das papilas drmicas, removida da parte doadora e colocada

sobre a receptora. Isto deixa na parte doadora, com objetivo de reconstruo, as clulas epidrmicas situadas ao lado das papilas drmicas, e as clulas dos folculos e glndulas sudorparas. Um enxerto cutneo de espessura completa inclui a epiderme e a derme, e para sobreviver exige um rpido estabelecimento de uma nova circulao no seu interior, na parte receptora. A parte doadora usualmente coberta por enxerto de meia espessura, realizado sob a forma de um enxerto pediculado, no qual um retalho cutneo de espessura completa retirado e suturado em posio, na parte receptora, deixando a base do retalho com seu suprimento sangneo intacto na parte doadora. FSCIAS Um conhecimento da disposio das fscias profundas muitas vezes explica o caminho tomado por uma infeco quando esta se dissemina a partir de seu ponto primrio. Por exemplo, no pescoo, os diversos planos fasciais explicam como a infeco pode se estender a partir da regio do assoalho da boca para a laringe. MSCULO A determinao do tnus do msculo um exame clnico importante. Quando um msculo est flcido os neurnios aferentes ou eferentes, ou ambos, envolvidos no arco reflexo necessrio para a produo do tnus muscular so interrompidos. Por exemplo, se um tronco nervoso de um msculo seccionado, ambos os neurnios sero interrompidos. Se a poliomielite comprometer as clulas cinzentas da coluna cinzenta anterior ao nvel da medula espinhal que inerva o msculo, os neurnios motores eferentes no funcionaro. Por outro lado, quando um msculo se encontra hipertnico, existe a possibilidade de uma leso comprometendo neurnios motores superiores na medula espinhal ou no crebro. desnecessrio destacar a importncia de se conhecer as ligaes de todos os principais msculos do corpo. Apenas com este conhecimento possvel compreender-se as aes normais ou anormais de msculos individuais ou grupos musculares. Como se pode at tentar analisar, por exemplo, a marcha anormal de um paciente sem essa informao? O aspecto geral e a forma dos msculos tambm devem ser observados, pois um msculo paralisado ou um que no utilizado (como ocorre quando se imobiliza um membro num molde de gesso) atrofia-se rapidamente e muda de forma. No caso dos membros, vale sempre lembrar que para fim de comparao existe outro msculo do lado oposto do corpo. ARTICULAES Devemos nos certificar da variao normal do movimento de todas as articulaes. Quando os ossos de uma articulao no estiverem mais em sua relao anatmica normal entre si, diz-se ento que a articulao est deslocada (luxada).

Algumas das articulaes so particularmente suscetveis ao deslocamento devido falta de suporte pelos ligamentos, m forma das superfcies articulares, ou ausncia de suporte muscular adequado. Constituem exemplos as articulaes do ombro, temporomandibular e acromioclavicular. O deslocamento do quadril geralmente congnito, causado pelo desenvolvimento inadequado da cavidade que normalmente mantm a cabea do fmur firmemente em posio. A presena de discos cartilaginosos; no interior das articulaes, sobretudo aquelas que suportam peso, como no caso do joelho, as torna particularmente suscetveis a leses nos esportes. Durante um movimento rpido, o disco perde a sua relao normal com os ossos e fica esmagado entre superfcies que suportam o peso. Em certas doenas do sistema nervoso (por exemplo, na siringomielia), a sensao de dor articular perdida. Isto significa que sensaes da dor sentida quando uma articulao se movimenta alm de sua faixa normal de movimento no so experimentadas. Este fenmeno resulta na destruio da articulao. de grande valor o conhecimento da classificao das articulaes, pois sabe-se que certas doenas acometem somente certos tipos de articulaes. Por exemplo, a artrite gonoccica compromete as grandes articulaes sinoviais, como tornozelo, cotovelo ou punho. A artrite tuberculosa tambm afeta as articulaes sinoviais, podendo comear na membrana sinovial ou no osso. Tambm importante lembrar que mais de uma articulao pode receber a mesma inervao. Por exemplo, as articulaes da bacia e do joelho so supridas pelo nervo obturador. Assim, o paciente com uma doena limitada a uma destas articulaes pode sentir dor em ambas. BOLSAS E BAINHAS SINOVIAIS olsas e bainhas sinoviais so, geralmente, local de doenas traumticas ou infecciosas. Por exemplo, as bainhas tendinosas do extensor da mo podem ficar inflamadas aps uso excessivo ou inabitual; pode ocorrer uma inflamao da bolsa pr-patelar em conseqncia de trauma pelo ato repetido de se ajoelhar sobre uma superfcie dura. VASOS SANGNEOS As doenas dos vasos sangneos so muito comuns. A anatomia superficial das artrias principais, sobretudo a dos membros, deve ser aprendida nas sees apropriadas deste livro. A circulao colateral da maior parte das grandes artrias deve ser compreendida, devendo-se fazer a distino entre artrias terminais anatmicas e artrias terminais funcionais. Todas as grandes artrias que cruzam uma articulao apresentam tendncia a serem torcidas durante movimentos da articulao. Entretanto, o fluxo distal de sangue no interrompido, pois geralmente existe uma anastomose adequada entre ramos da artria que se originam dos lados proximal e distal em relao

articulao. Os canais sangneos alternativos, que se dilatam sob estas circunstncias, formam a circulao colateral. O conhecimento da existncia e posio desta circulao pode ser de importncia vital caso seja necessrio ligar uma grande artria lesada por trauma ou doena. As artrias coronrias so artrias terminais funcionais, e caso sejam bloqueadas por doena (a ocluso arterial coronria comum), o msculo cardaco, normalmente suprido por esta artria, receber sangue insuficiente e sofrer necrose. O bloqueio de uma grande artria coronria resulta na morte do paciente. SISTEMA LINFTICO O sistema linftico no , muitas vezes, destacado pelos anatomistas por ser de difcil observao num cadver. Entretanto, de vital importncia para um mdico praticante, e a drenagem linftica de todos os rgos principais do corpo, inclusive a pele, deve ser conhecida O paciente pode se queixar de uma tumefao produzida pelo aumento de um linfonodo. O mdico deve conhecer as reas do corpo que drenam a linfa para um linfonodo particular, se for capaz de encontrar o local primrio da doena. Com muita freqncia, o paciente ignora a doena primria, que pode ser um pequeno e indolor cncer da pele. Inversamente, o paciente pode se queixar de uma lcera dolorosa da lngua, por exemplo, e o mdico deve conhecer a drenagem linftica da lngua para ser capaz de determinar se a doena disseminou-se alm dos limites da lngua. SISTEMA NERVOSO A rea da pele suprida por um nico nervo espinhal, e portanto um nico segmento da medula espinhal, denominada dermtomo. No tronco, dermtomos adjacentes interpem-se em extenso considervel, de modo que para se produzir uma regio de anestesia completa pelo menos trs nervos espinhais contguos devem ser seccionados. As tabelas dos dermtomos das superfcies anterior e posterior- do

corpo

esto

apresentadas

nas

Figs.

1-30

1-31.

Fig. 1-30. Dermtomos na fscia anterior do corpo.

Fig. 1-31. Dermtomos na fscia posterior do corpo. Nos membros, a disposio dos dermtomos mais complicada, o que se deve s alteraes embriolgicas que tm lugar quando os membros crescem para fora da parede torcica. Para detalhes, consultar as Figs. 1-30 e 1-31. Um mdico deve ter um conhecimento funcionante da inervao segmentar (por dermtomos) da pele, pois, com a ajuda de um alfinete ou de um pedao de algodo, ele pode determinar se a funo sensorial de um nervo espinhal particular, ou de um segmento da medula espinhal, est ou no funcionando normalmente.

Os msculos esquelticos tambm recebem uma inervao segmentar. A maior parte destes msculos inervada por dois, trs ou quatro nervos espinhais, e por conseguinte pelo mesmo nmero de segmentos da medula espinhal. Para paralisar um msculo completamente seria ento necessrio seccionar vrios nervos espinhais, ou destruir vrios segmentos da medula espinhal. Aprender a inervao segmentar de todos os msculos do organismo tarefa impossvel. No obstante, a inervao segmentar dos seguintes msculos deve ser conhecida, pois possvel test-los provocando reflexos musculares no paciente (Fig. 1-32).

Fig. 1-32. Reflexo do tendo do bceps braquial. Observar que o arco reflexo Passa atravs do quinto e sexto segmentos cervicais da medula espinhal. Reflexo do tendo do bceps braquial C5-6 (flexo da articulao do cotovelo, batendo-se de leve no tendo do bceps). Reflexo do tendo do trceps C6-8 (extenso da articulao do cotovelo, batendo-se de leve no tendo do trceps). Reflexo do tendo braquiorradial C7-8 (supinao das articulaes radioulnares, batendo-se de leve na insero do tendo braquiorradial). Reflexos abdominais superficiais (contrao dos msculos abdominais subjacentes, riscando-se a pele). Pele do abdome superior T6-7; pele do abdome mdio T8-9; pele do abdome inferior T10-12. Reflexo do tendo patelar (impulso dos joelhos) L2-4 (extenso da articulao do joelho, batendo-se de leve no tendo patelar).

Reflexo do tendo de Aquiles (impulso do tornozelo) L5-S2 (flexo plantar da articulao do tornozelo, batendo-se de leve no tendo de Aquiles). Reflexo Plantar superficial L5-S2 (flexo dos artelhos, riscando-se firmemente a sola do p). Sistema Nervoso Autnomo Existem muitas drogas e procedimentos cirrgicos que podem modificar a atividade do sistema nervoso autnomo. Por exemplo, podem ser administradas drogas para diminuir a presso sangnea, afetando a funo normal dos gnglios simpticos e provocando vasodilatao dos vasos sangneos perifricos. Em paciente com doena arterial grave, comprometendo as artrias principais do membro inferior, este pode, algumas vezes, ser salvo, seccionando-se a inervao simptica para os vasos sangneos. Isto produz vasodilatao e permite a passagem de uma quantidade adequada de sangue atravs da circulao colateral, fazendo assim um bypass atravs da obstruo. EFEITOS DA IDADE SOBRE A ESTRUTURA O fato de a estrutura e a funo das modificaes orgnicas no homem poderem parecer evidentes com a idade quase sempre negligenciado. A seguir, sero dados alguns exemplos destas alteraes: 1. No lactente, os ossos do crnio so mais elsticos do que no adulto, e por esta razo, fraturas do crnio so muito mais comuns no adulto do que nas crianas pequenas. 2. O fgado relativamente muito maior nas crianas do que no adulto. No lactente, a margem inferior do fgado estende-se, inferiormente, at um nvel mais baixo do que no adulto. Esta uma considerao importante quando se faz um diagnstico de aumento do fgado. 3. A bexiga urinria na criana no pode ser inteiramente acomodada na pelve devido ao pequeno tamanho da cavidade plvica, sendo encontrada na parte inferior da cavidade abdominal. medida que a criana cresce, a pelve se alarga e a bexiga se aprofunda, tornando-se um verdadeiro rgo plvico. 4. Ao nascimento, toda a medula ssea da variedade vermelha. Com o avanar da idade, a medula vermelha diminui nas extremidades dos ossos, de modo que no adulto est em grande parte confinada aos ossos da cabea, trax e abdome. 5. Os tecidos linfticos alcanam o seu grau mximo de desenvolvimento na puberdade, e da em diante atrofiam-se, de modo que no velho est consideravelmente reduzido.

Problemas Clnicos 1. Na anamnese de uma paciente constata-se que ela apresenta uma inciso infraumbilical paramediana direita, atravs da pele da parede abdominal anterior. Onde exatamente foi feita esta inciso? ( Resposta) 2. A declarao de um mdico afirma que um paciente apresenta um tumor pequeno e mvel sobre o dorso do p, exatamente proximal base dos dedos do p e situado superficialmente em relao aos ossos e tendes extensores, porm em situao profunda em relao fscia superficial. Examine seu prprio p e tente visualizar onde este tumor est localizado.( Resposta) 3. Aps um ataque de pericapsulite da articulao do ombro, um paciente acha que os movimentos da articulao esto restritos. Ao exame, a abduo est limitada a 30, no existe rotao lateral, e a extenso est limitada a 10. A flexo livre. Demonstre esta incapacidade em sua prpria articulao do ombro.( Resposta) 4. Em conseqncia de uma osteoartrite, um paciente de 60 anos apresenta movimentos muito restritos na articulao do quadril direito. Ao exame, o paciente mantm sua articulao em flexo parcial, abduo e rotao lateral. A faixa de amplitude dos movimentos est limitada em todas as direes, sobretudo na abulao e rotao interna. Demonstre esta incapacidade em sua prpria articulao do quadril. ( Resposta) 5. Um paciente com histria de poliomielite comprometendo as clulas da coluna anterior dos segmentos torcico inferior e lombar da medula espinhal apresenta grave deformidade da flexo lateral esquerda da coluna vertebral. Explicar esta condio em termos anatmicos e fisiolgicos.( Resposta) 6. Aps uma leso da articulao do Cotovelo direito, descobre-se que um paciente incapaz de executar a pronao do antebrao. Demonstre isso em seu prprio antebrao. ( Resposta) 7. Aps sofrer severo estiramento da articulao do tornozelo esquerdo enquanto jogava tnis, uma paciente apresenta dor considervel quando tenta mover o p, de modo que a planta fique voltada para a regio medial. Qual o termo anatmico correto para o movimento do p que produz a dor? ( Resposta) 8. Aps uma leso grave do nervo da parte anterior do antebrao, exatamente proximal ao punho, um paciente incapaz de realizar a abduo dos dedos. Demonstre, em sua prpria mo, o que o paciente incapaz de fazer com seus dedos. ( Resposta)

9. Uma atriz de cinema est preocupada com uma nova cicatriz de sua parede abdominal anterior. Ela diz que desde a idade de 16 anos, aps uma apendicectomia, apresentava uma pequena cicatriz oblqua do lado direito inferior de seu abdome. Esta cicatriz pequena e dificilmente perceptvel. Recentemente, sua vescula biliar foi removida atravs de uma inciso supra-umbilical paramediana vertical direita, e a cicatriz ampla e saliente. Voc pode explicar por que as cicatrizes so to diferentes? ( Resposta) 10. Um paciente apresenta um grande abscesso no pescoo que exige drenagem atravs de uma inciso cirrgica. Nesta situao, voc usaria uma inciso horizontal ou vertical para obter os melhores resultados estticos?( Resposta) 11. (a) Um trabalhador apresentou severa queimadura do antebrao, com cerca de 10 cm de dimetro. Em profundidade, estendia-se ate a parte superficial da derme. A partir de que ponto as clulas epidrmicas deveriam se regenerar? (b) Outro paciente apresenta uma queimadura que penetra at a faixa superficial. A partir de onde as clulas epidrmicas se regenerariam neste paciente?( Resposta) 12. Em que locais da superfcie da pele intacta situam-se organismos patognicos com probabilidade de penetrar na derme ou no tecido subcutneo?( Resposta) 13. Foi feito um diagnstico de que um tumor da coluna vertebral est comprimindo os segmentos lombares da medula espinhal de um paciente. Este apresenta perda de sensao da pele sobre a superfcie anterior da coxa e incapaz de estender a articulao do joelho. Ao exame, descobre-se que os msculos da parte ventral da coxa se atrofiaram e no apresentam tnus, e que a oscilao do joelho est ausente. Explicar estes achados em termos anatmicos e fisiolgicos.( Resposta) 14. Um paciente de 65 anos apresentou uma hemorragia cerebral que destruiu os neurnios motores superiores de um lado do crebro. Ao exame de sua perna direita, descobriu-se que os msculos estavam hipertnicos. Explicar isto em termos anatmicos e fisiolgicos.( Resposta) 15. Uma dona-de-casa foi recentemente empregada numa fbrica. Durante seis horas por dia ela opera uma mquina e tem de movimentar repetidamente uma alavanca, que exige que ela estenda e flexione a sua articulao do punho. Ao fim da segunda semana de trabalho ela comeou a apresentar dor na superfcie posterior do punho e observou uma tumefao nesta rea. Qual a explicao anatmica para o seu desconforto? ( Resposta) 16. Um homem de 40 anos decidiu ladrilhar o cho de uma grande cozinha e do quarto de sua casa. Isto envolveu muitas horas de trabalho de joelhos sobre uma superfcie dura. Aps cinco dias, ele observou uma tumefao mole na superfcie

anterior de sua articulao do joelho. Qual a explicao anatmica para o seu desconforto?(Resposta) 17. Um jovem jogador de beisebol, retornando ao seu time aps ser hospitalizado por uma grave leso em seu joelho esquerdo, declarou que o menisco articular mediano fora dilacerado. Acrescentou que a cartilagem se regenerara, a lacerao havia cicatrizado, e seus joelhos estavam to bons como antes do acidente. Comente esta afirmao.( Resposta) 18. Uma jovem mulher apresentou grave infeco sob a extremidade lateral da unha de seu dedo indicador direito. Ao exame observava-se uma srie de linhas vermelhas que se estendiam at o dorso da mo e ao redor da parte dianteira do antebrao e brao, at o oco axilar: A palpao da axila revelou grande nmero de linfonodos aumentados e moles. O que eram as linhas vermelhas, e por que os linfonodos estavam aumentados?( Resposta) 19. Num exame postmortem, encontrou-se um ramo da artria coronria esquerda de um paciente bloqueado. Uma grande rea de msculo cardaco estava necrosada. Qual a explicao anatmica para a necrose do msculo?( Resposta) 20. Um rapaz de 19 anos est sob suspeita de leucemia. Decidiu-se confirmar o diagnstico realizando-se uma bipsia de medula ssea. O residente obteve uma amostra de medula da extremidade inferior da tbia, mas ficou surpreso ao saber que a amostra era intil para finalidades diagnsticas. Quais os comentrios que voc faria sobre isto?( Resposta) O livro completo, com 12 captulos , pode ser adquirido em Katando Ofertas do katalivros, por apenas R$ 38,00, so 1028 pginas com gravuras, destinados a mdicos e estudantes de medicina.

You might also like