You are on page 1of 3

Resumo:Esteartigosugereumareflexotericaacercadaimportnciadoafetomaternoinseridonalinguagem do maternals, para o desenvolvimento infantil conforme os tericos Elliot (1982), Bee (1996) e Ribeiro e Garcez (1988), a linguagem

o ncleo do sentido da ao recproca que d o significado da comunicao. Conforme Sim Sim(1998),Hoff(2006)eHudson(2006),atravsdamanutenodaatenodoespaodeinteraocomacriana, agindo diretamente relacionado com o fenmeno observado no corpo da criana pequena, h uma progressiva interao da comunicao infantil que envolve pela situao materna de motivar a criana, cuja modificao do padro da fala interage, numa construo do espao de valorizao dessa troca afetiva. Conforme Perroni (1992), Peterson (1994) e Mccabe (2004) e Bates (1976) se estabelece na relao entre fala e afeto, que vai crescendo e formando uma teia externa de relacionamentos, iniciandose por gestos e sinais. Conforme Ornstein, Haden & Hedrick (2001/2003) e Rigolet (2000), a comunicao baseada na linguagem mecriana (maternals) prov mecanismosparaquecrianaspequenasadquiramhabilidadesdememriageneralizadas. Palavraschave:voz,desenvolvimento,infantil

1.Introduo
Nonascemoscomumrepertriodepalavras,massendocapacidadedetlas. Afunobsicadalinguagemcomunicaredarsuporteaestruturasdepensamento.Noaspectorelacionalou emocional, o ncleo do sentido do maternals se estabelece quando h enunciados e formas verbais, como contedos funcionais. Elliot (1982) chama de traos sintticos os traos paralingusticos de entonao exagerada queestointerligadoscomostraosdodiscurso,comfrasesinterrogativaseimperativas,maisfluentes,repetitivas einteligveis.Aaquisiodalinguagemocorreemumaaorecproca,aondeexisteumaparceriadeconversao voltadaemdireocriana.

2.AInterao
Conforme destaca Bee (1996) um beb acabado de nascer j est a comunicar. A comunicao verbal lhe dado pelo adulto, ele que d criana o significado da comunicao. Por isso os pais tm uma funo muito importante, mas tambm os irmos, porque conseguem adaptar o seu discurso de modo a fazeremse entender pelosmaisnovos.Oenvolvimentodacrianaenvolveumamodificaodafalamaterna,numatrocainterverbalpara conduzireestruturarafaladacriana. Essa quantidade da linguagem dos pais, que importante para as crianas, chamada demothereseoumaternals .Mothereseoumaternals (..) falada numa voz mais aguda, num ritmo mais lento, do que (...) entre adultos. As frases so curtas, com um vocabulrio simples e concreto, e gramaticalmente simples. Os pais quando falam com os filhos, repetem muito, com pequenas variaes, ou pode repetir a frase (...) numa formaumpoucomaislongaegramaticalmentecorretaumpadroconhecidocomoumaexpansoouremodelao. Nesse processo de linguagem a conduo e estruturao da fala materna, que possui geralmente uma intensidadedevozmaisaltaconhecidocomomamanhs , paternals , e at mesmo tatibitati, conforme destacam RibeiroeGarcez(1988)eafirmamqueotermooriginalmothereseoumaternals (...)tratasedeumafalaem tomdebrincadeira,caracterizadapormudanasexageradasnaalturadavoz,(...)compausaslongasesons voclicos alongados, acompanhados de sorrisos. Abordando sobre a interao, afirma Ins SimSim (1998) que essas frases pequenas e simplificadas da me atuam no desenvolvimento da criana porque a musicalidade significativa provoca e se entende como uma troca afetiva atravs da manuteno da ateno do espao de interao entre a me e criana, atravs da semntica. No maternals, a articulao, entoao expressiva e vocabulrio simplificado caracterizado por um grande nmero de enunciados curtos e pela prevalncia de palavras carregadasdecontedosemnticoeporumreduzidonmerodepalavrascujafunomeramentegramatical,pela presenapreferencialdeformasverbaissimples,referentesaopresente,passadoefuturoimediato.

3.ODesenvolvimento

No aspecto cognitivo da questo, o ncleo do fundamento psquico do maternals ocorre na questo da vocalizao da criana atividade verbal interpretativa da me, aonde o feedback materno que favorece o desenvolvimentolingusticoestdiretamenterelacionadocomofenmenoobservadonocorpodacrianapequena. HoffeHudson(2006)frisamqueodesenvolvimentocognitivodacrianadependedeinteraescomunicativasque ocorremduranteainfncia.Ainteraosocial,ento,fundamentalnodesenvolvimentododiscursonarrativo. Conforme Perroni (1992), Peterson (1994) e Mccabe (2004), o processo de construo lingustica, a criana estrutura a construo lexical aonde a situao da lngua estruturante e determinante quando a comunicao no nveldacompreensosetransformaemalgomaiscomplexo,(...)atravsdasinteraeslingusticassetransmiteo conhecimento, os comportamentos sociais e os aspectos culturais. Para Bates (1976), o adulto mediador na relaoaondeainflunciarecprocaseinteragenadidticaentreameeacriana,cujafalaespontneadacriana comospaispossuiumaamplavariedadedeinteraocomunicativanessasfunesdetrocaslingusticas,equeas primeirasvocalizaesegestosdacrianasurgemdesprovidasdeintencionalidade,umperododeprlocuoque os adultos atribuem significado comunicativo e referencial. Gritar, chorar, sorrir, so sinais a serem interpretados e respondidosdistintamente,atribuindoselhesintencionalidade. Berger & Thompson (1997) dizem que a interao da comunicao infantil envolve a situao materna de motivaracriana,cujamodificaodopadrodafalainterage,caracterizandofigurase/oulocalizandoenomeando objetos, envolvendo a preferncia e caracterizaes especficas dessa interao entre a me e o beb, pois bebs recmnascidos demonstram preferncia por sons falados, pela linguagem adultoparacriana (babytalk ou motherese)emanifestamclaraprefernciapelavozdasuame.

4.OAprendizado
ConformetrataInsSimSim(1998),acercadasinteraesverbaisedodiscursodirigidoscrianaspelame, existe um ajuste de fala que varia de acordo com a fala infantil, aonde a diretiva materna surge nas primeiras interaes verbais, para que a construo do vnculo afetivo se processe aonde a diretiva materna carrega uma inteno de explicitar um dilogo, formador da lngua falada determinadas caractersticas especficas (frases curtas, articulao clara, entoao marcadamente expressiva e vocabulrio simplificado) parecem promover a apreensodalnguaporpartedacriana. Ornstein, Haden & Hedrick (2001/2003) tratam dessa associao, no aspecto mais intriseco da pesquisa que tratadaconstruodoespaodeinterao,avalorizaodessatrocaafetivaseestabelecenumafalainteracionista entre fala e afeto, que importante para o desenvolvimento da criana, que vai crescendo e formando uma teia externa de relacionamentos, aonde a comunicao baseada na linguagem mecriana (maternals ), em conversao sobre eventos contnuos e passados, prov mecanismos para que crianas pequenas adquiram habilidadesdememriageneralizadas. Para Campos e Guimares (2011) a criana nova, centrada nela, facilitada pela relao de afeto com a me, podeterumacontinuidadededilogoporcausademudanasnasteiasdeconversao.Porvoltadosseismeses devidadacriana,asexperinciaslingusticasalteramapercepodacriananaaquisiodalinguagem. A forma peculiar que adultos se dirigem criana lhe dirigirem a fala no apenas demonstra o carinho que se temporessacriana,masfacilitaoaprendizadodamesma.Omaternalsusadonospelospais,mastambm por outros adultos responsveis por ela, e exerce um papel importante, ajudam na clareza da fala a fala fica mais reconhecvel,dandointeligibilidade. Para Rigolet (2000), a afeio, ternura e intimidade provocam construo de caracterstica lingustica na criana, aonde a alterao da fala criana, alm de espontnea, pode ser instintivo. O sorriso determinante no desenvolvimentodecompetnciasdecomunicaodobeb,poisrepresentatrselementosessenciais:a)osorriso, bem como toda a expresso facial associada, esto impregnadas de significaes socioafetivas positivas de bem estarfsico,psquicob)osorrisoumfatorresponsvelpeloaumentointerativoc)osorrisoserveparaestabelecer emanterumcontactodistnciaeumarelaodereciprocidade.Ousodotominfantilreduzidoqueassumetomde

conversaodeadulto,envolveanteriormenteumcrescimentodecaractersticasparalingusticas,inicialmentecom estados emocionais exagerados, aonde o discurso da me foi modificado medida em que a criana crescia, fazendoa estar envolvida com a fala da me, durante as atividades de rotina diria. A me fala com o beb das aes, dos objetos, comentando igualmente as atitudes ativas observadas, seus sentimentos e fazendo a sua interpretao.Obebvaifornecerpistas,atravsdosseussorrisos,vocalizaeseentoaes,gestoseexpresses faciais conjunto de mmicas chamadas paraverbais, que facilitam a descodificao das suas mensagens ainda rudimentares. Assim se promove o desenvolvimento das bases da aquisio do vocabulrio de compreenso (receptivo)edeproduo.

5.ConsideraesFinais
O afeto materno inserido na linguagem do maternals, age no desenvolvimento infantil, pela musicalidade materna significativa que se entende como uma troca afetiva, na manuteno da ateno do espao de interao comacriana.Agindodiretamenterelacionadocomofenmenoobservadonocorpoinfantil,cujarelaoentrefalae afeto,formaumateiaexternaderelacionamentos,iniciandoseporgestosesinais,cujosmecanismosparacrianas pequenasgeramhabilidadesdememriageneralizadas,aondeasexperinciaslingusticasalteradasgradualmente, favorecempelapercepodacriana,aaquisiodalinguagem.

You might also like