You are on page 1of 9

Design de Interao

Objetivos
O que cognio e por que ela importante para o design de interao? Principais formas de aplicao da cognio no design de interao. O que so modelos mentais? Exemplos de frameworks conceituais.

O que cognio?

Cognio
o que acontece em nossas mentes quando realizamos nossas atividades dirias. Exemplos de processos cognitivos: pensar, lembrar, aprender, fantasiar, ver, decidir, ler, escrever, falar, etc.

Cognio Experiencial
Estado mental no qual percebemos, agimos e reagimos aos eventos ao nosso redor de maneira ecaz e sem esforo. Ex: dirigir, ler livros, conversar, jogar videogame.

Cognio Reexiva
Envolve pensar, comparar e tomar decises. a cognio que promove ideias e criatividade. Ex: projetar, aprender algo, escrever um livro.

Cognio
Envolve processos. raro que algum deles acontea isoladamente.

Tipos especcos de processos


Ateno Percepo e reconhecimento Memria Aprendizado Leitura, fala e audio Resoluo de problemas, planejamento, raciocnio, tomada de decises.
8

Ateno
Selecionar coisas em que se concentrar, num certo momento, dentre a variedade de possibilidades disponvel. Envolve nossos sentidos auditivos e visuais.

Facilidade de ateno
1) Nossos objetivos: se sabemos o que queremos, tentamos combinar isso com a informao que est disponvel. 2) Apresentao da informao: a menira como a informao apresentada pode inuenciar muito a facilidade ou a diculdade de se chegar s informaes desejadas.

10

Diagrama de Charles Joseph Minard, 1861 - Um dos primeiros exemplos de uma informao grca.

Frameworks conceituais para a cognio

15

1. Modelos mentais
Um sistema bem-sucedido aquele baseado em um modelo conceitual que possibilita aos usurios rapidamente aprender a utilizar o sistema e o utilizar ecientemente. Modelo mental do usurio: conhecimento de como usar um sistema

16

2. Processamento da informao

19

3. Cognio externa
Preocupa-se em explicar os processos cognitivos envolvidos na interao com diferentes representaes externas. 1. exteriorizao para a reduo da carga da memria 2. liberao de carga computacional 3. anotao e rastreamento congnitivo

20

Exteriorizao para a reduo da carga de memria


Vrias estratgias foram criadas para transformar conhecimento em representaes externas com o objetivo de reduzir a carga da memria.

21

Liberao da carga computacional


Ocorre quando usamos uma ferramenta ou um dispositivo junto com uma representao externa para nos ajudar a realizar um clculo.

23

Anotao e rastreamento cognitivo


Modicao das representaes para reetir as mudanas que esto ocorrendo e que queremos apontar.

25

Por que saber isso?

26

Estas teorias, modelos e frameworks conceituais permitem abstraes e reexes sobre fenmenos. Permitem que se faam generalizaes sobre a cognio em diferentes situaes. Modelos mentais: Por que as pessoas interagem com produtos interativos? Processamento da informao: usabilidade
27

You might also like