You are on page 1of 8

Amilenismo

Introduo

O termo Amilenismo formado por trs partes diferentes: prefixo grego "a" que quer dizer "no"; a palavra latina "mille", que significa "mil" (em grego "chilias") e "annus", outra palavra latina que significa "ano" (em grego "etos"). Portanto o Amilenismo, literalmente, significa "no mil anos". O Amilenismo ensina que o captulo 20 de Apocalipse deve ser interpretado alegoricamente, ou seja, no haver um milnio literal e o reinado de Cristo no seria fsico, mas celestial, uma vez que o reino de Cristo no deste mundo, mas Ele reina especialmente nos coraes daqueles que o aceitam com Rei e Senhor. Trata-se de uma figura de linguagem que faz referncia a um longo perodo de tempo onde Deus realizar todos os seus propsitos. Para o Amilenismo, Satans est preso atualmente, no sentido de no poder 'enganar as naes' e impedir o avano da pregao do Evangelho. Todos os eventos dos tempos do fim ocorrero de uma s vez logo aps a volta de Cristo. Os Amilenistas, em sua grande parte, crem que Cristo pode voltar a qualquer momento.

Histrico

Segundo os defensores desta posio escatolgica, o termo Amilenismo de origem recente e tem sido usado desde a dcada de 1930, porm no se sabe quando surgiu pela primeira vez. O termo pode ser novo, mas as idias defendidas por essa viso remontam aos primeiros sculos do Cristianismo. Os primeiros cristos acreditavam estar vivendo os ltimos dias e aguardavam a volta de Cristo para estabelecer um reino literal. Orgenes de Alexandria (185 254) trouxe uma nova interpretao, usando o mtodo alegrico, espiritualizou o reino futuro e entendeu que ele seria a era da Igreja. O telogo exegeta Ticnio (370 390) tambm era adepto da interpretao espiritualizada das Escrituras, sobretudo o Apocalipse. Ticnio era antiquilistico, sua interpretao sobre o milnio, exclua qualquer esperana de um reino terrestre futuro. Para ele, o milnio prometido no Apocalipse comeou com a Igreja, e no haver nenhum outro evento concreto desencadeado por uma catstrofe csmica qualquer. A escatologia proposta por Orgenes e Ticnio influenciou e foi popularizada por Agostinho (354 430). Para Agostinho o milnio seria o perodo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo e era literal, ou seja, ele cria que Jesus retornaria mil anos aps sua ascenso.

Nota: Mais tarde, quando o ano 1000 chegou, e Jesus no retornou, esse ensinamento passou tambm a ser espiritualizado e passou a significar um perodo de tempo indefinido.

Com Agostinho, o Amilenismo ganhou grande destaque, pois apesar de Orgenes ter estabelecido as base ao propor o mtodo no-literal de interpretao, foi Agostinho quem disseminou o conceito alegrico do milnio no que agora conhecemos como Amilenismo. Em sua famosa obra, 'A cidade de Deus', Agostinho props que a Igreja visvel era o reino de Deus na terra e com base nesse ensinamento, ele desenvolveu sua doutrina do milnio. Ele ensinou que o milnio deve ser interpretado espiritualmente como cumprido pela Igreja. Foi ele quem defendeu a idia do aprisionamento de Satans como tendo ocorrido durante o ministrio terreno do Senhor Jesus (Lc 10.18) e a primeira ressurreio seria o novo nascimento do cristo (Jo 5.25). E disse-lhes: Eu via Satans, como raio, cair do cu (Lc 10.18) Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora , em que os mortos ouviro a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem vivero. (Jo 5.25) Jernimo (347 420) tambm foi um defensor do Amilenismo. Em seu comentrio sobre o livro de Daniel, escrito um pouco antes do ano 400, Jernimo ensinou que os santos de modo nenhum tero um reino terrestre, mas somente um celestial; portanto, esta fbula dos mil anos tem que ser eliminada. [1] Grandes lderes da Reforma criam na escatologia Amilenista, ensinamento herdado da Igreja Catlica que por sua vez se baseava nos ensinamentos de Agostinho. Calvino (1509 1564) ensinava que Israel e a Igreja eram a mesma coisa e aguardava a Segunda Vinda para que ocorressem a ressurreio, o juzo e o estado eterno. Foi um grande crtico ao quiliasmo (crena no milnio) e o descrevia como 'fico', 'sonho', 'blasfmia intolervel', etc. No sculo XIX surgiu uma nova interpretao para o Amilenismo. Em 1874, B. B. Warfield (prof. de teologia no Seminrio Teolgico de Princeton) passou a ensinar que o milnio o estado presente dos santos no cu (conhecido hoje como Amilenismo Clssico).

Tipos de Amilenismo

Os adeptos do Amilenismo diferem acerca do cumprimento do milnio, uns acreditam que o Milnio est sendo cumprido na Terra (Amilenismo Agostiniano) outros acreditam que est sendo cumprido com os santos nos cus (Amilenismo Warfield ou Clssico).

Agostiniano - Entende que todas as promessas do Antigo Testamento, em relao ao Reino, foram cumpridas com Cristo reinando do trono do Pai sobre a Igreja na Terra. Esse ponto de vista defendido tambm pela Igreja Catlica. O Amilenismo Agostiniano prev o completo domnio do bem sobre o mal, atravs da pregao do evangelho. medida que o Reino de Deus est sendo expandido na terra, atravs da Igreja, a situao do mundo vai melhorando. Clssico/Warfield - Cr que, desde a asceno de Cristo no primeiro sculo, o Milnio foi estabelecido na Terra e durar por um perodo indefinido, chamado de 'o tempo da Graa'. Considera que o Reino de Deus o domnio de Deus sobre os santos que esto nos cus o Reino dos Cus. Ao contrrio do Amilenismo Agostiniano, o Amilenismo Clssico no v o futuro de maneira otimista para a humanidade. Para ele a presente ir piorar cada vez mais at a Segunda Vinda de Cristo, o qual vir para dar fim a apostasia. Esses dois pontos de vistas podem ser considerados ortodoxos, pois crem na interpretao literal das doutrinas da ressurreio, juzo, castigo eterno e outros temas relacionados. Existe ainda outro tipo de Amilenismo chamado de Modernista (adepto da Teologia Liberal), que nega as doutrinas da ressurreio, do juzo, da segunda vinda, etc.

Doutrinas Amilenistas

Reino de Deus Para os Amilenistas o Reino de Deus foi estabelecido por Cristo em sua primeira vinda Terra e est operante atualmente at que seja revelado em sua Segunda Vinda. Discordam do ensinamento de que Jesus governar a partir do trono de Davi com sede em Jerusalm em algum tempo no futuro. Para os Amilenistas, Jesus j est reinando, no sobre um Israel natural, mas sobre um Israel de f, ou seja, a Igreja. Cristo no reina s sobre o povo, mas dentro do seu povo. A sede de seu governo a Jerusalm celestial. " O reino de Deus no vem com aparncia exterior. Nem diro: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus est entre vs." (Lucas 17:20-21)

Priso de Satans O Amilenismo ensina que o diabo foi amarrado "espiritualmente" por Jesus. Por isso ele no pode impedir que a Igreja realize a obra de evangelizar e expandir o reino de Cristo no mundo. Texto usado como sustentao: "Mas se pelo Esprito de Deus que eu expulso demnios, ento chegou a vocs o Reino de Deus. Ou como algum pode entrar na casa do homem forte e levar dali seus bens, sem antes amarr-lo? S ento poder roubar a casa dele." (Mateus 12:28-29)

O Amilenismo ensina que, em Lucas 10:17-18, Jesus viu o reino de Satans sofrer um grande golpe e foi neste instante que ocorreu o aprisionamento:

"Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: "Senhor, at os demnios se submetem a ns, em teu nome". Ele respondeu: "Eu vi Satans caindo do cu como relmpago." (Lucas 10:17-18) Outro texto base: "Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora ser expulso o prncipe deste mundo. Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim". (Joo 12:31-32) Satans s ser liberto quando se cumprir a 'plenitude' do reinado de Cristo na Igreja. Quando for solto, o diabo ter permisso para operar contra os cristos e venc-los. Depois, Jesus voltar e os santos sero arrebatados e sero recebidos pelo Senhor nas nuvens. Ento se seguir o juzo e o estado eterno, com os novos cus e nova terra e o reino eterno de Deus.

Ressurreio Na viso Amilenista haver uma nica ressurreio dos crentes e dos incrdulos por ocasio da volta de Cristo: ""No fiquem admirados com isto, pois est chegando a hora em que todos os que estiverem nos tmulos ouviro a sua voz e sairo; os que fizeram o bem ressuscitaro para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitaro para serem condenados." (Joo 5:28-29) A expresso primeira ressurreio, descrita em Apocalipse 20:4-5, refere-se a ir para o cu, no uma ressurreio fsica, mas uma ida presena do Senhor e reinar com Ele no cu: "Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles no tinham adorado a besta nem a sua imagem, e no tinham recebido a sua marca na testa nem nas mos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos. (O restante dos mortos no voltou a viver at se completarem os mil anos.) Esta a primeira ressurreio." (Apocalipse 20:5). Nota: Existe outra interpretao Amilenista que diz que a primeira ressurreio o novo nascimento (converso), ou seja, se refere ressurreio de Cristo e participao dos crentes na ressurreio de Cristo por meio da unio com Ele. A "segunda ressurreio" ocorrer na volta de Cristo e ser geral, tanto para os crentes quanto para os mpios. Os crentes vivos e os ressuscitados sero transformados e glorificados: "Eis aqui vos digo um mistrio: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a ltima trombeta; porque a trombeta soar, e os mortos ressuscitaro incorruptveis, e ns seremos transformados. (1 Corntios 15:51-52)

Nota: A "primeira morte" a morte fsica e a "segunda morte" ser o castigo eterno.

Cristo, Israel e a Igreja O Amilenismo ensina que as profecias feitas a Israel tem seu cumprimento na Igreja, que, segundo eles, o Israel espiritual. Os Reformadores do sculo XVI aceitavam esse tipo de interpretao teolgica. O Amilenismo argumenta que as profecias relacionadas a Israel, Terra, ao Templo, devem ser entendidos como cumpridos na pessoa de Jesus: "Todos os cristos esto acostumados a ver os sacrifcios, as festas e as cerimnias do Antigo Testamento como tipos, isto , ferramentas pedaggicas que apontam para a obra de Cristo. Por que, ento, os elementos que consideramos agora a terra de Cana, a cidade de Jerusalm, o templo, o trono de Davi, a prpria nao de Israel no poderiam ser compreendidos luz da mesma percepo interpretativa utilizada para os sacrifcios e as cerimnias?" [2} Os Amilenistas defendem que h diversas profecias no Antigo Testamento acerca da primeira vinda de Jesus, que se cumpriram espiritualmente. Um exemplo a profecia de Osias onde se l: "Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho." (Os.11:1). Esta afirmao histrica de que Deus chamou Israel do Egito no xodo foi aplicada espiritualmente, no Novo Testamento, Jesus Cristo, em Mateus 2:15: "E esteve l, at morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho." Esse o argumento essencial do Amilenismo, dessa forma que acreditam que o Novo Testamento deve ser interpretado. Os textos profticos no sero cumpridos no futuro, pois eles j tiveram seu cumprimento em Jesus Cristo. Na viso Amilenista o verdadeiro Israel Cristo e interpretam todas as profecias relacionadas com Israel como tendo uma aplicao direta em Cristo. Logo os Amilenistas concluem que os cristos que esto em Cristo, tornam-se o verdadeiro povo de Israel, o Israel da f. Isto quer dizer que no existem quaisquer promessas bblicas para o Israel natural , pois as promessas so cumpridas em Cristo, o Israel de Deus, ou o seu povo, a Igreja, o Israel da f. "E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericrdia sobre eles e sobre o Israel de Deus." (Glatas 6:16) Com relao ao Templo futuro a interpretao Amilenista que o prprio Jesus o Templo prometido, por isso no se deve esperar por outro. Texto base: "Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em trs dias o levantarei." (Joo 2:19) Essa forma de interpretao teolgica tambm pode ser chamada de Teologia de Substituio, ou seja, a crena de que a Igreja tomou o lugar de Israel

Paralelismo Progressivo

A interpretao do livro de Apocalipse a mesma adotada pelo Ps-Milenismo, conhecido como "paralelismo progressivo", defendido por William Hendriksen, em seu livro: "More Than Conquerors" ("Mais que vencedores"). Este mtodo de interpretao divide o livro do Apocalipse em sees, geralmente sete, "cada uma das quais recapitula os eventos do mesmo perodo ao invs de descrever os eventos de perodos sucessivos. Cada uma delas trata da mesma era - o perodo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo - retomando temas anteriores, elaborando-os e desenvolvendo-os ainda mais. Apocalipse 20, portanto, no fala de eventos muitos removidos para o futuro, e o significado dos mil anos deve ser achado nalgum fato passado e/ou presente." [3] Essas sete sees esto divididas em dois grandes perodos Ap. 1-11 e Ap. 12-22. A primeira seo descreve a perseguio do mundo e mpios e a segunda descreve a perseguio do drago e seus agentes.

Primeira Seo (Ap. 1-3) Os sete candeeiros Segunda Seo (Ap. 4-7) Os sete selos Terceira Seo (Ap. 8-11) As sete trombetas Quarta Seo (Ap. 12-14) A trade do mal Quinta Seo (Ap. 15-16) As sete taas Sexta Seo (Ap. 17-19) A derrota dos agentes do Drago Stima Seo (Ap. 20-22) O Reinado de Cristo

As sete sees paralelas referem-se ao mesmo perodo, ou seja, o tempo que vai da Primeira Segunda vinda de Cristo. medida que se aproxima o fim, as eventos vo se tornando mais fortes e o juzo de Deus mais evidente

Algumas interpretaes do Apocalipse O Cavalo Branco, que aparece na abertura dos Setes Selos, tem vrias interpretaes: o Anticristo, conquistas militares, pregao do Evangelho e a mais defendida entre os Amilenistas, representa o Cristo vencedor. Os Sete Selos, as Trombetas e as Taas no sero eventos csmicos futuros, mas so vises de paz e de guerra, de fome e de morte, de perseguio igreja e do juzo de Deus, desde a ascenso at o regresso glorioso de Cristo. Enquanto os Selos falam do sofrimento da Igreja perseguida, as Trombetas falam do mundo incrdulo em virtude das oraes da Igreja. Os Selos mostram o que vai acontecer na histria at o retorno de Cristo, dando particular ateno ao que a igreja ter de sofrer. J as Trombetas, descrevem o que vai acontecer na Histria at o retorno de Cristo, dando nfase no sofrimento que o mundo ir sofrer, como expresso da advertncia de Deus. As Sete Taas compreendem todo o perodo da Igreja, assim como os Selos e a Trombeta. Enquanto as Trombetas so juzos parciais e alertas de Deus para o mundo, as Taas falam da Ira sem mistura, da consumao da clera de Deus. Tanto as Trombetas como as Taas referem-se ao mesmo perodo.

A Grande Meretriz, Babilnia, identificada como a Igreja apstata.

Eventos Escatolgicos Para o Amilenismo, o fim do mundo chegar quando o Milnio, ao qual estamos vivendo atualmente, terminar. Antes disso, Satans ser solto por pouco tempo e ento ocorrer a Grande Tribulao, a apostasia e o reinado do Anticristo. O Amilenismo interpreta que a Grande Tribulao, o Armagedom (Ap. 16:16) e a batalha de Gogue e Magogue (Ap.20:8) so a mesma coisa. Trata-se de uma descrio da ltima batalha contra o Cordeiro e sua noiva (a Igreja), durante o perodo que Satans ser solto. A queda da Babilnia, do Anticristo, do falso profeta, de Satans, dos mpios e da morte acontecero ao mesmo tempo, ou seja na segunda vinda de Cristo. Os Amilenisas no crem em um arrebatamento secreto como os Pr-Milenistas, mas crem que ele ocorrer na segunda vinda de Cristo. Esse arrebatamento ser visvel para todo o mundo. Todos os mortos, tanto os crentes como os infiis, sero ressuscitados ao mesmo tempo, no haver duas ressurreies fsicas. Em seguida, ocorrer o julgamento do Trono Branco (Ap. 20:11), onde todos, inclusive os crentes, iro comparecer para serem julgados. Os que tiverem seu nome no Livro da Vida herdaro a vida eterna e quem no os tiver sero lanados no Lago de Fogo, no simblico, mas literal. Aps todos esses eventos iniciar o Estado Eterno, onde todos aqueles, cujos nomes estavam escritos no Livro da Vida, reinaro com Cristo por toda a eternidade. Nota: A Nova Jerusalm no uma cidade celestial, mas a prpria Igreja.

Quadros Resumos Arrebatamento Ocorre depois da tribulao Tribulao A igreja passa pela tribulao Segunda Vinda Uma s fase

Profecias do Reino Messinico Centralizadas em Cristo

Profecias do Novo Profecias do Antigo Testamento Testamento Esto se cumprindo no J se cumpriram no passado, em Cristo. presente

Cumprimento O milnio o reino celestial de Cristo nos cus sobre as Milnio: almas dos salvos. O Estado Eterno ser introduzido na volta de Cristo, com os novos cus e nova terra. O Reino de Cristo e o Reino de Deus Mt.25:34 O Israel de Deus (Gl.6:16) O novo Israel de Deus a Igreja. Mtodo espiritual e Preterista, as profecias j se Interpretao das profecias do Antigo Testamento cumpriram em Cristo. Paralelismo Progressivo. A maior parte est se Interpretao do livro do Apocalipse cumprindo. A primeira espiritual, a segunda corporal. (Jo.5:25As duas Ressurreies (Ap.20:1-6) 29; Ef.2:1-6)

Principais fatos Escatolgicos

You might also like