You are on page 1of 6

3. BIBLIOTECA ESCOLAR/CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS 3.1. DEFINIO 3.1.1.

A BE/CRE um servio constitudo por um conjunto de recursos fsicos (instalaes, equipamento e mobilirio), humanos (professores, alunos, funcionrios) e documentais (suportes impressos, audiovisuais e informticos), devidamente organizados. 3.1.2 A BE/CRE, parte integrante do processo educativo, um plo dinamizador da vida pedaggica da escola, uma vez que, para alm de promover a igualdade de oportunidades e o consequente esbatimento de diferenas sociais, tambm uma estrutura que coordena os diferentes saberes e as diferentes reas curriculares. 3.1.3. A BE/CRE desenvolve a sua aco em articulao no s com toda a escola, com os departamentos curriculares, directores de turma, docentes das reas curriculares no disciplinares e professores em geral, como tambm com as vrias escolas e/ou bibliotecas do Agrupamento e ainda com a biblioteca municipal. 3.1.4. A BE/CRE coordena a gesto e utilizao dos recursos informativos e de conhecimento, essenciais ao desenvolvimento curricular e no curricular, bem como formao integral do indivduo. 3.1.5. A BE/CRE promove competncias essenciais Sociedade de Informao e ao paradigma educacional humanista, baseado em metodologias construtivistas da aprendizagem. 3.1.6. A BE/CRE faz parte do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares e a equipa educativa implementa os seus princpios.

3.2. OBJECTIVOS 3.2.1. Desenvolver competncias e hbitos de trabalho baseados na consulta, no tratamento e na produo de informao, nomeadamente pesquisa, seleco, anlise, crtica, produo e utilizao de documentos em diferentes suportes. 3.2.2. Dotar a escola de uma coleco adequada s necessidades curriculares e interesses dos utilizadores. 3.2.3. Apoiar as actividades de mbito curricular disciplinar e no disciplinar. 3.2.4. Promover o gosto pela leitura como instrumento de trabalho, de ocupao de tempos livres e de prazer. 3.2.5. Criar condies para a fruio da criao literria, cientfica e artstica, proporcionando o desenvolvimento da capacidade crtica do indivduo. 3.2.6. Conservar, valorizar, promover e difundir a cultura. 3.2.7. Preparar as crianas e jovens para a frequncia das bibliotecas.

3.3. POLTICA DOCUMENTAL DO AGRUPAMENTO 3.3.1. A poltica documental do Agrupamento ser definida aps auscultados o director, o Conselho Pedaggico, os professores, os alunos e a restante comunidade educativa, devendo estar de acordo com: O Currculo Nacional; As Orientaes Curriculares para a Educao Pr-escolar; As brochuras de Matemtica e Lngua Portuguesa para a Educao Pr-Escolar; O Projecto Curricular do Agrupamento; O Projecto Educativo do Agrupamento; O equilbrio entre os nveis de ensino existentes no Agrupamento; As necessidades educativas especiais e as origens multiculturais dos alunos; As reas curricular, extracurricular e ldica; O equilbrio entre todos os suportes, que, de uma maneira geral, deve respeitar a proporcionalidade de trs (material livro) para um (material no livro); Obteno de um fundo documental global equivalente a dez vezes o nmero de alunos; As reas do saber, respeitando as reas disciplinares. 3.3.2. O coordenador, com o apoio da equipa da BE/CRE, ser o principal responsvel pela execuo da poltica documental definida. 3.3.4. Todos os documentos adquiridos pela escola sero registados na BE/CRE e recebero o respectivo tratamento documental. 3.3.5. Os documentos obtidos pela escola (oferta, permuta ou compra) devem situar-se no espao da BE/CRE, sem prejuzo de haver requisies a mdio e a longo prazo, devidamente justificadas. 3.3.6. A BE/CRE reserva-se o direito de proceder ao desbaste da coleco sempre e quando esto em causa o cumprimento do PDC (Plano de Desenvolvimento da Coleco), aprovado pelos rgos da escola.

3.4. ORGANIZAO/GESTO DA BE/CRE 3.4.1. A BE/CRE requer condies que garantam o seu funcionamento, nomeadamente em termos de rea e de distribuio de zonas funcionais. 3.4.2. A BE/CRE elabora um regimento de funcionamento renovvel a cada quatro anos, o qual deve contemplar as condies gerais e especficas de utilizao do espao, as condies de emprstimo escolar e domicilirio, as penalizaes, bem como os regulamentos dos utilizadores, explicitando os seus direitos e deveres, de acordo com os normativos previstos no Regulamento Interno do Agrupamento.

3.4.3. A BE/CRE orienta-se por um Plano de Aco, definido a mdio ou longo prazo, que contempla a poltica documental, a dinmica intra-agrupamento e a gesto de recursos humanos e materiais e polticas concelhias. 3.4.4. A BE/CRE apresenta, anualmente, um Plano de Actividades, decorrente do Plano de Aco, sujeito aprovao do Conselho Pedaggico, devendo respeitar o Projecto Educativo do Agrupamento, o Projecto Curricular do Agrupamento, os objectivos definidos para o ano escolar, os objectivos gerais da BE/CRE, os recursos humanos, materiais e financeiros indispensveis sua concretizao.

3.5. EQUIPA EDUCATIVA 3.5.1. Os servios da BE/CRE so assegurados por docentes e no docentes, sob a coordenao de um docente do quadro do Agrupamento com formao especfica e experincia em gesto de BE, designado pelo director para um perodo de dois anos. 3.5.2. Para alm do professor coordenador e do(s) funcionrio(s), podero integrar ainda a equipa educativa mais professores de diferentes reas disciplinares, devendo promover-se a continuidade. 3.5.3. O professor coordenador deve apresentar um dos seguintes requisitos, preferencialmente pela ordem indicada: Formao acadmica na rea da Gesto da Informao/BE; Formao especializada em Cincias Documentais; Formao contnua na rea das BE; Formao tcnico-profissional BAD; Comprovada experincia na organizao e gesto das BE. 3.5.4. Os professores colaboradores, com funes na BE/CRE para complemento do horrio, cooperam com a equipa em diferentes domnios e tarefas. 3.5.6. O crdito horrio a atribuir ao coordenador da BE/CRE ser estabelecido de acordo com a legislao em vigor e utilizado para: Promover a integrao da biblioteca na escola; Assegurar a gesto da biblioteca e dos recursos humanos e materiais a ela afectos; Definir e operacionalizar, em articulao com a direco executiva, as estratgias e actividades de poltica documental da escola; Coordenar uma equipa, previamente definida com o director; Favorecer o desenvolvimento das literacias, designadamente da leitura e da informao, e apoiar o desenvolvimento curricular; Promover o uso da biblioteca e dos seus recursos dentro e fora da escola; Representar a BE/CRE no Conselho Pedaggico.

3.5.7. equipa da BE/CRE compete: Elaborar ou rever o seu regimento; Gerir, organizar e dinamizar as respectivas actividades; Elaborar e executar o Plano Anual de Actividades, em articulao com os rgos de gesto, as estruturas de orientao educativa e os servios especializados de apoio educativo; Proceder avaliao do trabalho desenvolvido. 3.5.8. A BE/CRE deve estar representada nas comisses de elaborao/reviso do Regulamento Interno, do Projecto Educativo e Projecto Curricular do Agrupamento.

3.6. DINMICAS CONCELHIAS 3.6.1. A BE/CRE est integrada no Grupo de Trabalho Concelhio, uma estrutura criada para promover uma boa coordenao das Bibliotecas Escolares e Municipal do concelho de Vagos, colaborando nas suas actividades. Para alm da promoo da leitura e das aces no mbito da formao / informao e autoformao nos domnios da biblioteconomia e tecnologias da informao e comunicao, as bibliotecas, escolares e municipal, devem ainda participar na elaborao da base de dados concelhia, atravs da utilizao do mesmo software de gesto bibliogrfica, promovendo, deste modo, a estreita ligao da comunidade educativa local com a Autarquia, Biblioteca Municipal e/ou outros parceiros tidos por convenientes na prossecuo dos objectivos do Grupo de Trabalho. As redes concelhias de bibliotecas escolares, a unidade-base da rede nacional de bibliotecas escolares em construo, articulam-se com a Rede de Leitura Pblica. A BE/CRE do Agrupamento articula-se em rede no s com as bibliotecas concelhias, como tambm regionais e nacionais, de modo a potenciar os seus recursos prprios e complementar as suas actividades.

3.7. AVALIAO A avaliao da BE/CRE encontra-se incorporada no processo de auto-avaliao do Agrupamento e articula-se com os objectivos do seu Projecto Educativo. Sendo a avaliao um processo pedaggico e regulador, inerente gesto e procura de uma melhoria contnua da BE/CRE, torna-se fundamental que esta mobilize toda a escola, optimizando, atravs da aco colectiva, as possibilidades que oferece, ao mesmo tempo que procura melhorar os seus pontos fracos. A avaliao da BE/CRE deve apoiar-se em evidncias recolhidas de forma sistemtica, no decurso do ano lectivo, e envolver diferentes actores. Para alm dos registos diversos, dos trabalhos realizados pelos alunos, das estatsticas produzidas pelo sistema da BE/CRE, dos materiais produzidos por esta ou em colaborao

e dos instrumentos especificamente construdos para recolher informao no mbito da sua avaliao, o professor coordenador dever ainda elaborar, no final do ano lectivo, um relatrio crtico, que, depois de ser apresentado e analisado em Conselho Pedaggico, ser enviado, de acordo com o Despacho Conjunto n 3/2002, Direco Regional de Educao.

You might also like