You are on page 1of 9

Plano de estudo de Matemtica 7 ano Ensino Fundamental II Obs.

. possvel alteraes do contedo durante a unidade, uma vez que se leva em considerao a demanda dos alunos. Professora: Alessandra da Silveira Listas de exerccios Disponvel no site http://www.colegiopaulovi.com.br
Downloads 7 Ano do Ensino Fundamental

Nmeros Racionais Leia o texto a seguir para relembrar como surgiram as fraes:

No antigo Egito, por volta do ano 3000 a.C., o fara Sesstris distribuiu algumas terras s margens do rio Nilo para alguns agricultores privilegiados. O privilgio em possuir essas terras era porque todo ano, no ms de julho, as guas do rio inundavam essa regio ao longo de suas margens e fertilizavam os campos. Essas terras, portanto, eram bastante valorizadas. Porm, era necessrio remarcar os terrenos de cada agricultor em setembro, quando as guas baixavam. Os responsveis por essa marcao eram os agrimensores, que tambm eram chamados de esticadores de corda, pois mediam os terrenos com cordas nas quais uma unidade de medida estava marcada. Essas cordas eram esticadas e se verificava quantas vezes a tal unidade de medida cabia no terreno, mas s parar para pensar um pouquinho para descobrir que nem sempre essa medida cabia inteira nos lados do terreno. Esse problema s foi resolvido quando os egpcios criaram um novo nmero: o nmero fracionrio. Ele era representado com o uso de fraes.
(Fonte: www.feg.unesp.br/extensao/teia/index-teia.php)

Aps ler o texto podemos concluir que os nmeros racionais surgiram para suprir algumas necessidades do ser humano. Hoje esses nmeros so utilizados no nosso cotidiano para expressar medidas, porcentagens, saldos positivos e negativos etc. Nmero racional so todo nmero que pode ser representado por uma frao com numerador e denominador inteiros e denominador diferente de zero. O conjunto dos nmeros racionais indicado pela letra Q. Exemplos:

Observe o diagrama abaixo:

Prof. Alessandra

Pgina 1

Plano de estudo de Matemtica 7 ano Ensino Fundamental II O conjunto dos nmeros racionais uma ampliao do conjunto dos nmeros inteiros. Analisando o diagrama podemos concluir que: Todo nmero natural inteiro; Todo nmero natural racional; Todo nmero inteiro racional. Nmero racional Mdulo ou valor absoluto e oposto ou simtrico; O que voc aprendeu para os nmeros inteiros vale tambm para os demais nmeros racionais. Para revisar os conceitos voc poder consultar o livro. Inverso de um nmero racional. Como j estudamos, se um nmero racional diferente de zero, invertendo a frao que o representa, obtemos seu inverso. Exemplos:

Comparao de nmeros racionais Comparar dois nmeros significa dizer se o primeiro maior do que (>), menor do que (<) ou igual (=) ao segundo nmero. Como j estudamos, para facilitar a comparao de dois nmeros racionais necessrio escrev-los numa forma para facilitar a comparao direta. Para isso podemos transformar um nmero decimal em frao. Veja os exemplos:

Tambm podemos transformar qualquer frao em nmero decimal, devendo para isso dividir o numerador pelo seu denominador. Exemplos:

Prof. Alessandra

Pgina 2

Plano de estudo de Matemtica 7 ano Ensino Fundamental II

Aps realizar as transformaes necessrias, basta comparar os nmeros. No se esquea de que a reta numerada facilita este procedimento. Voc poder revisar este contedo refazendo os exerccios: A representao dos nmeros racionais na reta Para revisar este contedo voc poder ler o livro e elaborar resumo com o passo a passo, descrevendo como se localiza um nmero racional na reta numrica. Aps fazer este resumo, coloque-o em prtica aplicando o que voc escreveu, nos exerccios: . Operaes com nmeros racionais. Adio e Subtrao Para simplificar a escrita, transformamos a adio e subtrao em somas algbricas. Eliminamos os parnteses e escrevemos os nmeros um ao lado do outro, da mesma forma como fazemos com os nmeros inteiros. Quando temos fraes com os denominadores diferentes, precisamos determinar fraes equivalentes com denominadores iguais, para isso podemos determinar o mmc dos denominadores. Veja os exemplos a seguir:

Prof. Alessandra

Pgina 3

Plano de estudo de Matemtica 7 ano Ensino Fundamental II

Multiplicao e Diviso de Nmeros Racionais Fracionrios Na multiplicao de nmeros racionais, devemos multiplicar numerador por numerador, e denominador por denominador, assim como mostrado nos exemplos abaixo:

Na diviso de nmeros racionais, devemos multiplicar a primeira frao pelo inverso da segunda, como mostrado no exemplo abaixo:

Potenciao e Radiciao de Nmeros Racionais Fracionrios Na potenciao, quando elevamos um nmero racional a um determinado expoente, estamos elevando o numerador e o denominador a esse expoente, conforme os exemplos abaixo:

Na radiciao, quando aplicamos a raiz quadrada a um nmero racional, estamos aplicando essa raiz ao numerador e ao denominador, conforme o exemplo abaixo:

Operaes com nmeros racionais decimais Adio Igualamos o nmero de casas decimais, com o acrscimo de zeros; Colocamos vrgula embaixo de vrgula, para somar milsimos com milsimos, centsimos com centsimos, dcimos com dcimos e assim por diante; Efetuamos a adio, colocando a vrgula na soma alinhada com as demais. Exemplos:

Prof. Alessandra

Pgina 4

Plano de estudo de Matemtica 7 ano Ensino Fundamental II Subtrao Igualamos o nmero de casas decimais, com o acrscimo de zeros; Colocamos vrgula embaixo de vrgula, para subtrair os milsimos, os centsimos, os dcimos e assim por diante. Exemplos:

Multiplicao Multiplicamos os dois nmeros decimais como se fossem nmeros naturais. Colocamos vrgula no resultado de modo que o nmero de casas decimais do produto seja igual soma dos nmeros de casas decimais dos fatores. Exemplos: a) 3,49 2,5

b) 1,842 0,013

Neste exemplo foi necessrio acrescentar dois zeros esquerda do nmero, pois a multiplicao gerou um produto com 6 casas decimais.

Diviso
Exemplos: * Dividindo 26 unidades por 4, obtemos 6 unidades e sobram 2 unidades, que equivalem a 20 dcimos. Dividindo 20 dcimos por 4, obtemos 5 dcimos e o resto 0.

Prof. Alessandra

Pgina 5

Plano de estudo de Matemtica 7 ano Ensino Fundamental II * Dividindo 9 unidades por 3, obtemos 3 unidades e no sobra nenhuma unidade. Dividindo 8 dcimos por 3, obtemos 2 dcimos e sobram 2 dcimos, que valem 20 centsimos. Fazendo 20 + 4 = 24 centsimos, dividimos 24 por 3, obtemos 8 centsimos e o resto 0. c) 9,28 : 7,25 = 12,8 Devemos igualar as casas decimais, ou seja,

Observe que 92,8 : 7,25 o mesmo que 9.280 :

725. Potenciao As potncias nas quais a base um nmero decimal e o expoente um nmero natural seguem as mesmas regras desta operao, j definidas. Assim: (3,5)2 = 3,5 3,5 = 12,25 (0,64)1 = 0,64 (0,4)3 = 0,4 0,4 0,4 = 0,064 (0,18)0 = 1

Radiciao A raiz quadrada de um nmero decimal pode ser determinada com facilidade, transformando-o numa frao decimal. Assim:

Expresses numicas com Nmeros Racionais Como j estudamos, para resolver uma expresso numrica necessrio prestar ateno em todas as etapas, alm disso, devemos seguir a ordem das operaes, efetuando: 1) As operaes dentro dos parnteses ( ) 2) As operaes dentro dos colchetes [ ] 3) As operaes dentro das chaves { }
Prof. Alessandra Pgina 6

Plano de estudo de Matemtica 7 ano Ensino Fundamental II

As operaes devem ser feitas na seguinte ordem: 1) potenciao e raiz quadrada; 2) multiplicao e diviso, na ordem em que aparecerem; 3) adio e subtrao, na ordem em que aparecerem. Propriedades da Potenciao Revisando as propriedades da potenciao temos:

Para realizar um estudo adequado das propriedades da potenciao, revise os exemplos e os exerccios feitos em aula e procure registrar o que se deve fazer com a base e com o expoente em cada caso. Voc poder revisar este contedo refazendo os exerccios: Potncias com expoentes negativos

Ao estudar e aprender a calcular potncias com expoentes negativos, aprendemos a perceber algumas regularidades que ocorrem.
Prof. Alessandra Pgina 7

Plano de estudo de Matemtica 7 ano Ensino Fundamental II Usando Potncias de base 10 O Sol formado por massas de gases quentes, 1.000.000 de vezes maior do que a Terra e 300.000 vezes mais pesado que ela. Sua massa de aproximadamente 1.989.000.000.000.000.000.000.000.000.000kg. A distncia mdia entre o Sol e a Terra de 149.600.000km. difcil ler e escrever esses nmeros, no mesmo? Para facilitar a escrita de nmeros que contm muitos algarismos, dos quais grande parte so zeros, podemos usar as potncias de 10. Por exemplo:

Dzimas Peridicas
A frao indica uma diviso H fraes que no possuem representao decimal exata. Por exemplo: Exemplos: a) b) b) Essa diviso pode ser exata: 3: 5 = 0,6 Ou no- exata: 1: 3 = 0, 333...

Se a diviso no for exata e o quociente apresenta uma repetio de algarismos, chama perodo, esse resultado denomina-se dizima peridica. Exemplos: b) As fraes que do origem a dizima peridica chamam-se fraes geratrizes. A dzima peridica pode ser: Simples quando o perodo aparece logo aps a vrgula. Exemplo: 0,(5) ; 0,(13) Composta quando antes do perodo aparece uma parte no- peridica. Exemplo: 0,4 (7); 0,3 (22)

Prof. Alessandra

Pgina 8

Plano de estudo de Matemtica 7 ano Ensino Fundamental II

Transformao de uma dizima peridica simples em frao geratriz


A frao geratriz ter como numerador o perodo e como denominador tantos noves quantos forem os algarismos do perodo. Exemplos:

Transformao de uma dizima peridica composta em frao geratriz


A frao geratriz ter como numerador a parte no- peridica seguida do perodo, menos a parte noperidica, e o denominador ter tantos noves quantos so os algarismos do perodo e tantos zeros quantos so os algarismos da parte no-peridica.

Ex.: Aos numerais decimais em que h repetio peridica e infinita de um ou mais algarismos, d,se o nome de numerais decimais peridicos ou dzimas peridicas

Revise este contedo fazendo os exerccios: Pg.

Prof. Alessandra

Pgina 9

You might also like