You are on page 1of 3

Revista Cientfic@ Universitas

Vol 2- Edio 2

DETERMINAO POTENCIOMTRICA DE CAPTOPRIL MATRIA - PRIMA


Isabela Gergia Gonalves Ferreira1 I.C., Liliane Aparecida Pereira2 I.C., Poliane Vilas Bas Ribeiro3 I.C., Vernica Aparecida Ferreira4 I.C., Sandra Aparecida Martins e Silva5 PQ 1, 2, 3,4, 5 Centro Universitrio de Itajub FEPI lilistap@yahoo.com.br RESUMO
Neste trabalho foi avaliado se a determinao visual do ponto de equivalncia pode substituir a determinao potenciomtrica na quantificao do captopril matria-prima, como um mtodo alternativo de anlise em empresas de pequeno porte. Inicialmente foi determinado o ponto de fuso do captopril matriaprima a fim de caracteriz-lo quanto presena de impurezas. Foi feito um estudo em funo da fora inica em meio de NaCl, KCl e NaNO3 0,5 mol L-1 para avaliar a resposta do eletrodo de vidro durante a titulao potenciomtrica. Em fora inica de NaCl 0,5 mol L-1 obteve-se uma melhor resposta do eletrodo indicador de pH. O volume de NaOH no ponto de equivalncia da curva de titulao coincidiu com o das curvas da primeira e segunda derivada. O teor de captopril resultante da titulao visual foi maior que o da potenciomtrica, apesar do mtodo visual fornecer um coeficiente de variao menor. O mtodo potenciomtrico forneceu um valor mais prximo do real, embora com um coeficiente de variao maior. Palavras-chave: Captopril, titulao potenciomtrica e matria-prima.

1. Introduo
O captopril, que corresponde ao D-2-metil-3mercaptopropanol-L-prolina, possui frmula qumica C9H15NO3, e um peso molecular de 217,3 g mol-1, um agente anti-hipertensivo ativo oralmente e atua atravs da inibio competitiva da enzima conversora de angiotensina (ECA). Este frmaco demonstra excelente efetividade no tratamento da hipertenso arterial, sendo considerado o medicamento de primeira escolha. Porm, o seu tempo de ao limitado, apenas de 6 a 8 horas, e necessita ser administrado trs vezes ao dia. Na literatura so relatados diversos mtodos para quantificao do captopril matria-prima e em formulaes farmacuticas convencionais, como cromatografia lquida de alta eficincia (CLAE), volumetria, mtodos fluoromtricos e colorimtricos, espectroscopia Raman, eletroforese e espectroscopia no ultravioleta. Segundo a United States Pharmacopeia 26, o captopril matria prima pode ser quantificado por titulao e CLAE, j para os comprimidos de liberao imediata, alm destas tcnicas, a espectroscopia no ultravioleta tambm indicada para quantificao do captopril durante o ensaio de dissoluo [7]. Mtodos potenciomtricos baseados na reatividade do grupo tiol tm sido relatados para determinao de captopril em formulaes farmacuticas [2]. A determinao potenciomtrica de captopril matriaprima, baseada na reatividade do grupo carboxila usando eletrodo indicador de pH, pode ser realizada desde que, a fora inica necessria para medida da diferena de potencial na presena de pequenas variaes do potencial da clula seja ajustada [3]. O presente trabalho prope avaliar se na execuo do mtodo de anlise volumtrica, a determinao visual do ponto de equivalncia, pode substituir a determinao potenciomtrica na quantificao do captopril matria-prima. Inicialmente ser realizada a determinao do ponto de fuso do captopril matria-prima para verificar a presena de possveis impurezas interferentes na anlise volumtrica.

2. Metodologia
Para a determinao da faixa de fuso pelo mtodo do capilar, uma amostra de Captopril da Galena, Lote CL1203 foi introduzida em capilar de vidro e levada ao equipamento Gehaka PF 1000. A soluo padro de NaOH 2,00 x 10-2 mol L-1 (fator = 1,010) foi obtida a partir de uma soluo 1,00 mol L-1 da Lafan, fatorada imediatamente antes de cada anlise. Todas as solues de trabalho foram preparadas com gua deionizada em deionizador Q180M da Quimis. Os experimentos potenciomtricos foram realizadas com um pHmetro de bancada da Quimis modelo Q-400A. O eletrodo indicador de pH foi um eletrodo combinado de vidro QA338. Para as titulaes potenciomtricas, pesou-se cerca de 0,0540 g de captopril matria-prima da Galena, o qual foi dissolvido em 25 mL de NaCl 0,5 mol L-1 e levado ao banho ultrassnico da Quimis Q214M por 2 minutos. A soluo de captopril foi titulada potenciometricamente, sob agitao constante, com soluo padro de NaOH 2,00 x 10-2 mol L-1 usando um pipetador automtico de 200 L. Para efeito de comparao foi feita uma titulao potenciomtrica na ausncia de eletrlito suporte, (amostra de captopril mais solvente) soluo branco. Para as anlises com determinao visual do ponto de equivalncia, foram adicionadas 3 gotas de fenolftalena soluo de captopril, a qual foi titulada com NaOH at aparecimento de tnue colorao rosa. Para avaliao da preciso da anlise volumtrica seis amostras de massas equivalentes de captopril foram analisadas por cada uma das determinaes, potenciomtrica e visual, respectivamente. Com o volume obtido nas titulaes, calculou-se o teor percentual de captopril nas amostras.

Revista Cientfic@ Universitas 3. Resultados


A Figura 1 mostra as curvas obtidas na titulao potenciomtrica do captopril em meio de fora inica 0,5 mol L-1 de NaCl, NaNO3 e KCl .
300 200 100 0 -100 -200 0 5 10 15 20 25 30 35 (a) (b) (c)

Vol 2- Edio 2
Figura 2 - Curvas de Titulao da matria-prima captopril. (a) curva de E versus V, (b) curva de E/V versus V, (c) curva de 2E/V versus V. Os resultados obtidos da anlise das curvas de titulao esto representados na Tabela 1. Tabela 1 Resultados obtidos pela titulao potenciomtrica do captopril. T = 20 C. Massa 0,0540 0,0540 0,0540 0,0540 0,0487 0,0540 VNaOH (mL) 12,10 12,10 12,05 12,49 10,99 13,00 Teor (%) 97,54 97,54 97,94 101,5 101,4 105,6

E (mV)

Volume de NaOH (mL)


Figura 1 Curvas de titulao potenciomtrica do captopril em meio de fora inica (a) NaCl 0,5 mol L-1, -1 (b) NaNO3 0,5 mol L e (c) KCl 0,5 mol L-1. A comparao das medies potenciomtricas feitas em diferentes meios de fora inica, relativamente concentrada mostra que a atividade da gua pode ser alterada e sua constante de ionizao tambm. H eletrlitos que desagregam a organizao da gua, outros facilitam a agregao influindo em sua mobilidade e restando em soluo poucas molculas de gua disponveis. Deste modo, o eletrodo de vidro pode ter comportamento no esperado em meio de KCl e NaNO3 e um comportamento esperado em meio de NaCl em relao ao volume do ponto de equivalncia. A Figura 2 mostra uma das curvas de titulao potenciomtrica para o captopril. Nesta figura esto representadas tambm as curvas, da primeira e segunda derivada. Observa-se somente um ponto de inflexo o qual coincide com a metade da parte reta da curva em S. As curvas obtidas forneceram a deteco precisa e reprodutvel do ponto de equivalncia. A preciso da anlise volumtrica foi avaliada atravs do clculo do desvio padro (DP) e do coeficiente de variao (CV) conforme Tabela 2. Tabela 2 - Resultados obtidos no estudo de repetitividade (preciso) das anlises volumtricas.

Anlise Volumtrica Titulao Potenciomtrica (n = 6) Titulao Visual (n = 6)

Teor (%)

Desvio Padro 3,21

CV (%)

100,25

3,20

105,29

0,52

0,49

4. Discusso
A amostra de captopril matria-prima apresentou um incio de fuso de 103oC. Este resultado est de acordo com o relatado na literatura para o captopril matria-prima, o qual apresenta uma faixa de fuso entre 104C a 110oC [7]. Analisando a estrutura do captopril na Figura 2 pode-se observar a presena de dois hidrognios cidos dos quais, apenas um neutralizado pelo hidrxido de sdio. Tal fato esperado, considerando-se o reduzido valor da constante de ionizao cida do hidrognio do grupo tiol (pK2=9,8). Sendo assim, como tambm relatado no trabalho de Ribeiro e colaboradores [4], a titulao do captopril pelo hidrxido de sdio apresenta curva com apenas uma inflexo, cujo salto de potencial mostra-se adequado para determinao do ponto de equivalncia. Os valores encontrados no estudo de preciso dos mtodos volumtricos podem ser considerados aceitveis, pois ambos apresentaram um coeficiente de variao menor que 15%. O mtodo potenciomtrico apresentou uma mdia mais prxima do valor terico (98,0% a 101,5%), porm com um maior coeficiente de variao.

800 600

(a) (b) (c)

E (mV)

400 200 0 -200 0 5 10 15 20 25

Volume de NaOH (mL)

5. Concluso
Considerando os resultados obtidos neste trabalho, o mtodo volumtrico apesar de ser considerado um mtodo simples,

Revista Cientfic@ Universitas


no pode ser considerado um mtodo sensvel, pois no consegue quantificar o produto de degradao do captopril, que o dissulfeto de captopril, devido a sua pequena quantidade. Mas em alguns casos, apesar de ser um mtodo menos exato, pode fornecer resultados satisfatrios em um intervalo razovel de tempo. Em soluo de NaCl de fora inica 0,5 mol L-1 parece haver uma menor agregao das molculas de gua em camadas sobre o on, deixando em soluo mais molculas disponveis para solvatar o captopril.

Vol 2- Edio 2

6. Agradecimentos
Ao Centro Universitrio de Itajub pelo apoio financeiro, ao Diretor de Pesquisa Prof. Dr. Jorge Henrique Salles, ao Coordenador do Curso de Farmcia Prof. M. Sc. Alysson Leandro Rattes e ao Prof. Victor Daniel de Salles Santos.

7. Referncias
[1] CIENFUEGOS, F; VAITSMAN, D. Anlise Instrumental. Rio de Janeiro: Ed. Intercincia Ltda, 2000. [2] FERREIRA-RIBEIRO, A. Anlise Titulomtrica e Cromatogrfica de Alendronato de Sdio Matria-Prima e Produto Acabado. 2005. 125f. Dissertao (Mestrado em Cincias Farmacuticas) Faculdade de Farmcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005. [3] MORENO, A. de H.; PEZZA, H.R.; PEZZA, L. Potenciometric determination of alendronate in pharmaceutical formulations. Chemia Analityczna, V.49, p.351-357, 2004. [4] RIBEIRO, P.R.S; SANTINI, A.O; PEZZA, H.R; PEZZA, L. Potenciometric determination of captopril in pharmaceutical formulations. Ecltica Qumica. V.28, n.1, p.39-44, 2003. [5]SCHNEIDER, N.S.H. Fundamentos da Potenciometria. Santa Maria: Ed. Imprensa Universitria, UFSM, 2000. [6] STULZER, H.K; TAGLIARI, M.P; SILVA, M.A.S. Desenvolvimento e validao de um mtodo analtico para quantificao por espectroscopia UV de captopril em comprimidos de liberao prolongada. Rev. Col. Cienc. Qum. Farm. V.35, n.2, p.212-223, 2006. [7] VALENTINI, S.R, SOMMER, W.A, MATIOLI, G. Validao de mtodos analticos na quantificao de comprimidos de Captopril - comparao de metodologias para um programa de garantia de qualidade. Acta Scientiarum. Health Sciences. V.26, n.2, p.357-364, 2004.

You might also like