You are on page 1of 40

Anhanguera Educacional. Faculdade Anhanguera de Anpolis. Farmcia.

BIOLOGIA CELULAR
Professor: Marcelo Garcez Rodrigues. Anpolis, 2013.

CICLO CELULAR E MITOSE

Diviso Celular:

- Diviso celular o processo pelo qual uma clula origina duas clulas-filhas. Nesse caso, dividir significa duplicar, pois as novas clulas so capazes de crescer de e se transformar em clulas idnticas original; - A diviso celular a maneira pela qual organismos unicelulares se reproduzem e as clulas dos organismos multicelulares se multiplicam, possibilitando o crescimento, desenvolvimento, reposio de clulas mortas e renovao de tecidos e rgos; - Atravs da mitose, o corpo humano inicia sua existncia a partir de uma nica clula, o zigoto, a qual passa por duplicaes celulares sucessivas, tanto ao longo do perodo embrionrio como ao longo do desenvolvimento do organismo. Essas duplicaes levam formao de cerca de cem quintilhes (1020) de clulas, chamadas clulas somticas, que constituem o indivduo adulto.

Diviso Celular:

Ciclo Celular:
- Ciclo celular compreende os processos que ocorrem desde a formao de uma clula at sua prpria diviso em duas clulas-filhas, todas iguais entre si. Dividido em 2 grandes etapas: - Intrfase etapa compreendia entre 2 divises sucessivas, em que a clula cresce e se prepara para nova diviso fase em que a clula no est em diviso. - Fase de intenso metabolismo com DNA cromossmico em plena atividade, produzindo molculas de RNA com instrues para a sntese de protenas. tambm durante a intrfase que a clula cresce e que as molculas de DNA dos cromossomos se duplicam, preparando a clula para a prxima diviso. - Diviso celular etapa da diviso propriamente dita pela qual se originam duas clulas-filhas. Esta etapa se caracteriza pela diviso do ncleo, chamada cariocinese ou mitose, seguida pela diviso do citoplasma (citocinese).

Ciclo Celular:

INTRFASE G1, S e G2.

DIVISO CELULAR M.

Ciclo Celular:

INTRFASE:
-

G1 (g gap intervalo) perodo que antecede a duplicao do DNA cromossmico; Reincio da sntese de RNA e protenas; No incio da fase G1, em resposta a sinais externos (fatores de crescimento), a clula decide se continua em ciclo ou se assume um estado quiescente chamado G0 ( durao extremamente varivel); No final de G1, existe um importante ponto de controle do ciclo, chamado ponto de restrio (R), que impede a progresso do ciclo em condies desfavorveis ou insatisfatrias*; * Check point mecanismo de reparo que verifica a presena de danos no DNA antes da fase de replicao (protena p 53 nveis intracelulares em resposta a eventuais danos no DNA, impedindo que a clula prossiga e replique o DNA danificado).

INTRFASE:

- S ( synthesis sntese) perodo em que a clula duplica seu contedo de DNA, elaborando rplicas perfeitas das molculas de DNA que possui. Esse processo denomina-se replicao; - G2 (g gap intervalo) intervalo entre o trmino da sntese de DNA e a prxima diviso (mitose)*; - * Check point mecanismo de reparo que verifica todo o DNA replicado na fase S.

INTRFASE Duplicao do DNA (S):

Ciclo Celular:

Ciclo Celular:

Ciclo Celular:

Ciclo Celular:

Ciclo Celular:

MITOSE:
- A diviso celular o perodo em que a clula reparte igualmente o seu contedo, j duplicado na intrfase, em duas clulas, denominadas clulas-filhas; - Envolve a diviso do ncleo (cariocinese / mitose) e a diviso do citoplasma (citocinese) costuma-se identificar a mitose como a prpria diviso celular. - A mitose um processo contnuo, com durao entre 30 e 60 minutos, em que a clula origina duas clulas-filhas. Ao longo da mitose ocorrem eventos marcantes divididos em 4 etapas: prfase, metfase, anfase e telfase.

MITOSE:

PRFASE:

PRFASE:

PRFASE PROMETFASE:

PRFASE:

- Durante a intrfase, os cromossomos tm a forma de fios muito longos e finos emaranhados (enrolados) uns aos outros. A compactao (condensao dos cromossomos) ocorre para que seja possvel a separao. A condensao torna os cromossomos progressivamente mais curtos e grossos e podem ser visualizados ao microscpio ptico. Desse processo participam as protenas condensinas; - Cada cromossomo apresenta-se nitidamente constitudo por 2 dois elementos longitudinais idnticos - cromtides unidas pelo centrmero; - Compactao dos cromossomos inativa-os impedindo o DNA de produzir molculas de RNA desaparecimento dos nuclolos.

PRFASE:
- Formao do ster (centrolos com protenas do citoesqueleto dispostas radialmente ao seu redor). Obs.: duplicao dos centrolos ocorre na fase S. - Migrao dos centrolos para plos opostos da clula; - Ruptura da carioteca lmina nuclear se desfaz e as membranas componentes da carioteca fragmentam-se em pequenas vesculas, que se espalham pelo citoplasma [nucleoplasma e citoplasma tornam-se um s] PROMETFASE]; - Incio da formao do fuso acromtico mittico conjunto de microtbulos do citoesqueleto orientados de um plo a outro da clula, cuja funo conduzir os cromossomos para os plos celulares durante a anfase.

METFASE:

METFASE:

METFASE:

METFASE:

- Os cromossomos se ligam s fibras do fuso acromtico pelas protenas do cinetcoro presentes na regio do centrmero. Cada cromtide possui o seu prprio cinetcoro; - Cada cromtide se liga s fibras do fuso pelo cinetcoro, de modo que cada cromtide-irm fica voltada para um plo oposto da clula; - Os cromossomos unidos aos microtbulos do fuso se dispe na regio mediana da clula (plano equatorial da clula); - O conjunto de cromossomos estacionados na regio mediana da clula denominado placa metafsica ou placa equatorial. - Certas drogas [colchicina] paralisam a mitose em metfase ligam-se s molculas de tubulina e impedem que elas permaneam unidas entre si, levando os microtbulos a se desfazer.

ANFASE:

ANFASE:

ANFASE:
- Separao das cromtides-irms para plos opostos da clula; - A migrao das cromtides-irms ocorre pelo encurtamento dos microtbulos pela perda de dmeros de tubulina e pelo deslizamento das fibras ligadas ao cinetcoro sobre as fibras do fuso acromtico.

TELFASE:

TELFASE:
- Descondensao dos cromossomos cromossomos retomam a atividade e capacidade de transcrio voltando a produzir RNA e os nuclolos reaparecem; - Reconstituio da lmina nuclear e reorganizao da carioteca ao redor de cada conjunto cromossmico cariocinese. - Diviso do citoplasma citocinese.

Mitose:

Mitose:

Citocinese:
- CITOCINESE ANIMAL: - Ocorre pelo estrangulamento da clula na regio equatorial, causado por um anel de filamentos contrteis constitudos por molculas de actina e de miosina. As molculas dessas duas protenas so capazes de deslizar uma sobre a outra; - Por iniciar na periferia, avanando para o centro da clula, esse tipo de diviso citoplasmtica chamado de citocinese centrpeta.

Citocinese:
- CITOCINESE ANIMAL:

Citocinese:

- CITOCINESE VEGETAL: - A presena da parede celulsica impossibilita o estrangulamento do citoplasma como ocorre nas clulas animais; - Vesculas procedentes das bolsas do aparelho de Golgi acumulam pectina e se fundem originando o fragmoplasto e a placa celular; - A placa celular cresce pela agregao de vesculas golgienses em suas bordas, at encostar na parede celulsica, separando as duas clulas-filhas; - A diviso do citoplasma das clulas vegetais, pelo fato de ocorrer do centro para a periferia, recebe o nome de citocinese centrfuga.

Citocinese:

- CITOCINESE VEGETAL:

Citocinese:

- CITOCINESE VEGETAL:

Citocinese Vegetal x Citocinese Animal:

MITOSE:
MITOSE ANIMAL
CNTRICA ASTRAL CITOCINESE CENTRPETA

MITOSE VEGETAL
ACNTRICA ANASTRAL CITOCINESE CENTRFUGA

You might also like