You are on page 1of 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
5 Srie Administrao de Recursos Humanos
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Gislaine Milena Casula Magrini


Faculdade Annhanguera de Bauru

Administrao - 5 Srie - Administrao de Recursos Humanos

Pg. 2 de 6

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Ter iniciativa, criatividade, determinao, vontade poltica e administrativa, vontade de aprender, abertura s mudanas e conscincia da qualidade e das implicaes ticas do seu exerccio profissional. Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experincia cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuao profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptvel.

Produo Acadmica

Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2 e 3. Elaborao de um Plano de Ao para rea de Gesto de Pessoas. Elaborao de Apresentao em Power Point, e forma de seminrio para classe, na Etapa 4.

Participao
Esta atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: organizar-se, previamente, em equipes de 5 a 7 participantes; entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Aluno e Equipe.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>

Gislaine Milena Casula Magrini

Administrao - 5 Srie - Administrao de Recursos Humanos

Pg. 3 de 6

DESAFIO
A equipe dever elaborar um Plano de Ao, a fim de apresentar estratgias para uma boa relao com os empregados, para que o Gestor de Pessoas consiga ser assertivo no Gerir Pessoas dentro das organizaes. Vivemos em um mundo de constantes mudanas e, sem dvida, a tecnologia a maior delas, o que pode ser avaliado pelos computadores que cabem na palma da mo, celulares multifuncionais, robs e mais uma lista sem fim que d tecnologia lugar de destaque. (VERGARA, 2005). Mediante todas essas mudanas, como fica o papel do Gestor de Pessoas dentro da organizao? Frente a tantas mudanas, a tarefa mais difcil para um Gestor a de lidar com seus colaboradores. Este desafio importante para voc construa novas dimenses para sua formao profissional e amplie seu conhecimento desenvolvendo habilidades necessrias para promoo de estratgias de qualidade e produtividade dentro das mudanas constantes.

Objetivo do desafio
Elaborar um Plano de Ao com estratgias para uma boa relao com os empregados.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Os novos desafios da Gesto de Pessoas. Essa atividade importante para desenvolver a habilidade do trabalho em equipe e o entendimento terico-prtico sobre as mudanas ocorridas dentro das organizaes e os modelos de Gesto de Pessoas. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Reunir-se com sua equipe e definir Gesto de Pessoas e as mudanas organizacionais, para isso, pesquisar em livros na biblioteca da Faculdade e ler: 1. Gesto de Pessoas. Disponvel em: <https://docs.google.com/file/d/0B9lr9AyNKXpDYUN1WVlORDgzU28/edit?usp= sharing>. Acesso em: 28 abr. 2013. 2. O Resumo da Introduo Moderna Gesto de Pessoas. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OTgyODc5MjItZjA3NC00ZTd jLTkxMjItMDc1NjdlMGU0Mzc0&hl=en>. Acesso em: 28 abr. 2013.

Passo 2 (Aluno) Assistir atentamente ao trecho do filme Tempos Modernos (Modern Times, EUA 1936 Direo: Charles Chaplin, que trata do ltimo filme mudo de Chaplin, focalizando a vida urbana nos

Gislaine Milena Casula Magrini

Administrao - 5 Srie - Administrao de Recursos Humanos

Pg. 4 de 6

Estados Unidos nos anos 30, imediatamente aps a crise de 1929, quando a depresso atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da populao ao desemprego. Ler tambm o contexto histrico do filme Tempos Modernos disponvel em: <https://docs.google.com/document/edit?id=1s1wSupW964fwG3QxX4IH0bolcoOAqH5__ b3jd2gaezE&hl=en#>. Acesso em: 28 abr. 2013. Passo 3 (Equipe) Elaborar um relatrio, retratando um paralelo entre o filme Tempos Modernos e A Moderna Gesto de Pessoas, com no mximo, 2 pginas. Entregar ao professor da disciplina.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Agregando Pessoas. Aplicando Pessoas. Essa atividade importante para ter um contato com uma organizao e conseguir alinhar teoria prtica dentro do mercado de trabalho. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler junto com sua equipe o artigo Recrutamento e Seleo de Pessoal : o que a Anlise do Comportamento tem a dizer? Disponvel em <https://docs.google.com/leaf?id=0Bx_5PbrqB6B8ODIyOGY0MjUtN2U4MC00MDA0LTllM DgtMDUzMmI0NWY5ZTYy&hl=en>. Acesso em: 28 abr. 2013. Passo 2 (Equipe) Identificar uma organizao na qual a equipe de trabalho possa desenvolver a atividade proposta. Como sugesto, a organizao escolhida pode ser o local de trabalho de um dos integrantes da equipe. Fazer o primeiro contato para buscar a autorizao da empresa. Passo 3 (Equipe) Elaborar um questionrio diretivo e aplicar ao Gestor a fim de identificar qual o modelo de Gesto que utilizada na organizao, desde a forma de recrutamento e seleo at a avaliao de desempenho dos colaboradores. Para entender melhor sobre o modelo de Avaliao de Desempenho ler o artigo O que Avaliao de Desempenho. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MjQyZTNiYWYtNzBiMS00ZDgyLW E4MmYtM2M3OGVjNGQ4OGY4&hl=en>. Acesso em: 28 abr. 2013. Passo 4 (Equipe) Elaborar um relatrio, a partir de todas as informaes, com um breve levantamento do histrico da empresa (nome, localizao, segmento em que atua, porte/tamanho, misso e valores, o pblico-alvo, quantidade de funcionrios e nome e cargo do contato que

Gislaine Milena Casula Magrini

Administrao - 5 Srie - Administrao de Recursos Humanos

Pg. 5 de 6

respondeu s perguntas). Mximo 5 pginas (Fonte Arial ou Times, corpo 12, espaamento simples). Entregar para seu professor.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Mantendo Pessoas Essa atividade ser importante para que a equipe consiga desenvolver a habilidade de anlise de dados de uma empresa, pois iro identificar quais fatores esto sendo positivos ou negativos nas aes de Gesto de Pessoas dentro de uma organizao. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Ler o texto Programa de Incentivo. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OWNhY2E3YzAtOWM5NC00YTA3 LTgyNjgtZGY0Y2JhZTcwM2Mw&hl=en>. Acesso em: 29 set. 2012. Focalizar sua leitura nos pontos principais que contribuam com a tarefa. Passo 2 (Equipe) Reunir-se com sua equipe, para iniciar o planejamento do plano de ao que a equipe ir apresentar empresa, para isso importante a leitura do texto Modelo de Plano de Projeto orientado pelo Escopo. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OWMyNmYzZDAtMTBlNC00Nzk0 LWExYzctOWM1ZTI2MmViYWZi&hl=en>. Acesso em: 29 set. 2012 Passo 3 (Aluno) Ler o artigo Modelo de gesto integrando planejamento estratgico, sistemas de avaliao de desempenho e gerenciamento de processos (MEIO - Modelo de Estratgia, Indicadores e Operaes), para entender melhor o que Planejamento Estratgico. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8NDRmZmNlZDAtZDc4NS00OGQ2 LThlNmUtMTc3OTczMzg2OWQz&hl=en>. Acesso em: 29 set. 2012. Passo 4 (Equipe) Elaborar o incio do Plano de Ao, contendo informaes dos textos lidos e a anlise da situao da empresa, do dia-a-dia com os colaboradores. Esse material dever ter no mximo 2 pginas (Fonte Arial ou Times, corpo 12, espaamento simples). Entregar para o professor(a).

Gislaine Milena Casula Magrini

Administrao - 5 Srie - Administrao de Recursos Humanos

Pg. 6 de 6

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: O futuro da gesto de pessoas Essa atividade importante para conseguir entender como funcionam as relaes com empregados e conseguir inserir em seu dia-a-dia. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Fazer um breve estudo, junto com sua equipe, para complementar o que foi visto em sala sobre o assunto Relaes com Empregados, lendo o artigo Relao entre empregado e empregador. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MmIxZGRhNzEtMDBiNi00NzliLWJ kZGYtMzlkZGY1MTVmMDY2&hl=en>. Acesso em: 28 abr. 2013. Passo 2 (Aluno) Ler o artigo Higiene e Segurana do Trabalho. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MTYzMmJmYmQtNmI3MC00YzIxL Tk0YTktNDhkNmNhMWY4NjE3&hl=en> Acesso em: 28 abr. 2013. Focalizar a leitura pensando nas estratgias de melhorias que a equipe recomendar para a empresa no Plano de Ao. Passo 3 (Equipe) Juntar todo o material que o grupo levantou a respeito da empresa e concluir a elaborao do plano de ao, que deve conter no mnimo quatro estratgias que o Gestor pode utilizar para auxiliar em seu dia-a-dia com seus colaboradores, com referencial terico que justifique as sugestes. Esse plano de ao dever ser entregue ao seu professor com no mnimo 8 pginas e no mximo 15 pginas (incluindo capa), seguindo a padronizao que consta neste Desafio. Passo 4 (Equipe) Realizar uma apresentao, utilizando Power Point, de no mximo 15 minutos, dos resultados obtidos e do plano de ao que elaboraram. Essa apresentao deve conter os dados da empresa estudada, os pontos positivos e negativos encontrados no questionrio aplicado e as estratgias que definiram para a empresa. Apresentar em sala de aula a seus colegas como se estivesse apresentando diretoria da empresa.

Livro Texto da disciplina:


CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizaes. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. PLT 160.

Gislaine Milena Casula Magrini

You might also like