You are on page 1of 3

A oxitocina no agir social e moral

Por Sonia Montao

Na ltima conferncia da edio 2013 do Fronteiras do Pensamento a saudao musical contou com Olinda Allessandrini. Uma reflexo sobre os laos de amor e confiana entre as pessoas serviu como ponto de partida para a conferncia do neuroeconomista norteamericano Paul Zak, que fez uma fala centrada na oxitocina, hormnio produzido pelo crebro. Diretor do Centro de Estudos Neuroeconmicos da Universidade de Claremont e membro do Departamento de Neurologia do Hospital da Universidade de Loma Linda na Califrnia, Paul Zak iniciou explicando que dedicou dez anos de sua vida a entender a natureza humana: at que ponto somos naturalmente bons ou maus, e como se do as oscilaes entre estados em que passamos de ser meigos a pessoas agressivas. A sua fala foi alternando casos estudados nas diversas pesquisas e vdeos onde os resultados delas eram narrados. O objetivo de suas pesquisas medir o grau de oxitocina presente no sangue antes e depois de diversas situaes para identificar o que de fato traz o aumento da substncia no sangue. Uma de suas pesquisas foi realizada em um casamento com os noivos, seus pais e alguns amigos. Essa seria uma das diversas situaes em que ocorre liberao de oxitocina. A oxitocina est, tambm, relacionada ao cuidado maternal pela prole e ao vnculo entre machos e fmeas. Em outra das pesquisas era distribudo dinheiro entre as pessoas, dando a possibilidade de ficar com ele ou d-lo a outras pessoas. Neste segundo caso, a quantia aumentava, mas a outra pessoa podia ficar com tudo ou devolver uma parte. Quanto mais dinheiro a pessoa recebia, liberava mais oxitocina e mais dava dinheiro, explicou.

O agir moral Quando, em outro experimento, a oxitocina foi administrada por meio de um aerosol para inalao, as pessoas demonstravam comportamento de confiana. Outro instrumento para o aumento da oxitocina testado pelo conferencista foi a exibio de um filme narrando a histria de um menino com cncer terminal no crebro. O depoimento do pai dele sobre quanto o tratamento o ajudou, embora a morte iminente do filho estivesse prxima, e as imagens da criana brincando feliz despertavam fortes sentimentos e choro, alm da liberao de oxitocina em um grupo de advogados e investidores de Wall Street. A oxitocina tem uma relao com a empatia entre as pessoas. A empatia leva a nos preocuparmos com as outras pessoas, a sermos morais, isto , a termos um comportamento social positivo. Ele explicou que foi Adam Smith o primeiro a explicar o agir moral sem envolver uma autoridade que exige esse comportamento, como Deus ou o governo. Antes do livro A riqueza das naes, Adam Smith escreveu o livro Os sentimentos morais, onde atribua necessidade de confiana mtua o agir moral.

A inibio da oxitocina A oxitocina interage no circuito de empatia humana, e quando liberada cria uma cascata de atividade no crebro, ativando a dopamina e a serotonina. Seria ela o fundamento biolgico da regra de ouro, que regula a tica da reciprocidade. Ela evoluiu nos mamferos, e, graas oxitocina, tratamos os estranhos como membros de nossas famlias. Somos hipersensveis s pessoas que nos cercam. Entretanto, no todo mundo que aumenta sua confiana e abertura quando recebe oxitocina. Aproximadamente 95% da populao est no grupo que reage positivamente, e haveria uns 5% que ou no reagem ou reagem em excesso. Os fatores que inibem a oxitocina so, por exemplo, nveis elevados de estresse e de testosterona. Quando voc est mais velho, tem filhos, est em um relacionamento srio, a testosterona cai, explicou. A equipe do conferencista examinou como aumentar a oxitocina e como inibi-la. Eles constataram que mulheres que sofreram abuso sexual no liberavam oxitocina e tinham uma vida social muito difcil. Entretanto, so os psicopatas o grupo de pessoas que menos libera oxitocina. O sinal dessas pessoas no funciona direito, h muito rudo, o crebro no consegue entender os sinais. Os psicopatas no tm empatia. Mostramos aquele vdeo do menino com cncer a um grupo de psicopatas e o resultado foi zero na liberao da substncia. Ele tambm disse que as mulheres liberam mais oxitocina que os homens, e que nos pases com mais interaes sociais e estabilidade econmica que maior quantidade de oxitocina liberada.

Oxitocina e religiosidade Paul Zak explicou que seu trnsito por essas questes iniciou para resolver uma dificuldade pessoal de socializao. Eu tinha uma me muito incomum, era uma ex-freira catlica. Ela deixou o convento porque achou que no era suficientemente rigoroso. Ela era a autoridade da casa, e para isso Deus estava na base de tudo. Eu ia limpar meu quarto porque no queria ir para o inferno, lembrou. medida que foi crescendo, buscou seu prprio caminho, afastando-se daquele modo preto ou branco de ver o mundo. Quando comeou as pesquisas, ele voltou ao ambiente religioso com a finalidade de perceber o quanto eles liberavam ou no o hormnio. Foram coletadas amostras de sangue antes e depois dos cultos. A anlise destas amostras constataram que, na maioria desses rituais, as pessoas liberavam oxitocina e assim se sentiam mais prximas da comunidade. Todos os experimentos feitos por Zak tinham sido nos Estados Unidos ou na Europa ocidental. Para dar maior diversidade s pesquisas, ele e sua equipe resolveram ir para a Nova Guin e testar vinte indgenas que nunca tinham consultado um mdico, nem tinham gua potvel ou esgoto nas casas. Eles constataram, a partir da liberao de oxitocina observada nessa pesquisa, que primitivamente o ser humano uma criatura social e que precisa de conexes sociais. A pesquisa demonstrou tambm que a oxitocina ajuda a melhorar o sistema imune.

Em relao ao contato com animais domsticos, eles s levam a uma liberao de oxitocina quando h uma relao prvia entre o animal e a pessoa. Ele tambm defende que estar em um pas estvel e prspero propcio para a liberao de oxitocina. Entre os fatores que ajudam na liberao da substncia estaria o toque. Zak explicou que, quando ele compreendeu a importncia do toque, comeou a abraar as pessoas e foi apelidado de Doctor Love. Quando abrao as pessoas, elas se conectam melhor comigo, se abrem, as conversas so mais ricas. Tento encorajar as pessoas a serem amorosas umas com as outras. A receita oito abraos por dia, brincou. Aps encerrar sua fala, o conferencista respondeu as perguntas da plateia. Foram levantadas diversas questes, como: o fator educacional na sociabilizao das pessoas; a liberao de oxitocina na meditao; as crticas recebidas; a teoria econmica; a relao entre oxitocina e consumo; os efeitos da publicidade, do sexo, da poca do Natal na liberao de oxitocina, e se haveria pases mais calorosos que teriam naturalmente uma quantidade maior do hormnio. Afirmando que a pesquisa cada vez mais empolgante e demonstra que, quanto mais as pessoas se conectam com os outros, mais fcil se torna para elas continuarem a fazer isso, Paul Zak encerrou a edio 2013 do Fronteiras, afirmando que os indivduos que mais liberam oxitocina so mais felizes. Se voc quer ser um mestre de oxitocina, deixe que os sentimentos dos outros o afetem, concluiu.

You might also like