You are on page 1of 8

Anis estrelado

Nome cientfico: Illicium verum Partes usadas: Frutos com suas sementes. Princpio ativo: leos essenciais. Propriedade teraputica: Digestivo, carminativo, antiespasmdico. Indica !o teraputica: "limina !o de gases estomacais e intestinais, clicas intestinais em rec#m-nascidos.

$rigem
%ua origem # tida como c&inesa. 'ord (avendis& foi o primeiro a con&ec-la na (&ina, no s#culo )I), e *uem o introdu+iu na "uropa.

Descri !o
$ anis-estrelado # uma ,rvore *ue pode c&egar a at# -. metros de altura produ+indo pe*uenas flores amarelas. %uas fol&as s!o largas e de verde muito intenso. $ *ue mais caracteri+a esta planta s!o seus frutos na forma de estrela, sendo *ue no interior de cada /ponta0 e1iste uma semente. "sta ,rvore parece com o p# de eucalipto e pode produ+ir at# 2.... frutos por col&eita. Possui colora !o marrom e forte aroma caracterstico, sendo muito mais forte *ue a erva-doce ou o func&o. 3 parte utili+ada do vegetal s!o os frutos com suas sementes. 4uito rico em leos essenciais, s!o utili+ados principalmente como aromati+antes.

(onfus!o de nomes
"1iste uma grande confus!o com o nome 5anis5. No 6rasil refere-se ao anis estrelado, s *ue no resto do mundo o termo 5anis5 ou 5anis-verde5 # empregado *uando se refere 7 planta Pimpinella anisum, *ue a*ui no 6rasil # c&amada de 5erva-doce5.

$ anis-estrelado n!o # muito empregado no 6rasil, provavelmente devido ao pre o um tanto *uanto salgado. N!o # cultivado em nosso territrio, sendo importado principalmente da "uropa.

8so medicinal
9 muito parecida com as a :es da /erva-doce0, sendo muito empregado como digestivo e principalmente como carminativo, ou se;a, facilita a elimina !o de gases estomacais e intestinais, al#m de ser um e1celente antiespasmdico. 9 muito comum o c&, para clicas intestinais em rec#mnascidos, mas deve-se tomar cuidado com os e1cessos, pois pode into1icar as crian as.

8so culin,rio
N!o temos muitas aplica :es do anis-estrelado em nossa cultura, mas pode-se preparar um delicioso c&, para ser tomado tanto *uente *uanto gelado. Pode-se ferver leite com alguns frutos do anis e empregar este leite na produ !o de <olac&as, p!es ou outros produtos.

$utros usos
8sa-se tam<#m para a produ !o de licores ou outras <e<idas alcolicas. $s c&ineses utili+am apenas um fruto para temperar peda os grande de carne, e acreditam *ue se co+idos ;untamente com os frutos do mar evitariam possveis envenenamentos. 9 muito empregado pela ind=stria farmacutica, de <e<idas e perfumaria.

(uriosidade

$ nome Illicium vem do radical latino Illicere, *ue significa /atrair e sedu+ir $ nome foi dado devido ao aroma forte e agrad,vel *ue e1ala, realmente s

(ola<ora !o
Isanete Geraldini Costa Bieski, Farmacutica, (uia<, >4?@. Aul&o de B..C.

You might also like