You are on page 1of 12

10.4025/6cih.pphuem.

219

Ritual de preparao do acaraj para Ians: dimenso sagrada e profana

Tereza de Fatima Mascarin (UEM)

O acaraj oferecido para Ians necessita de um ritual prprio para se tornar sagrado e destarte ser oferecido para este orix. A narrao introdutria infratranscrita tem por escopo identificar no presente trabalho a lembrana da origem do acaraj para Ians. Os mitos de maneira geral no candombl so os guardies da imortalidade dos orixs, de suas caractersticas e preferncias. Cada orix possui diversos mitos, cujas narrativas confirmam a fora e as caractersticas de cada uma destas divindades.

Originrio da frica Ocidental, esse bolinho que compe o cardpio de Ians, era inicialmente conhecido como acar para ajeum, servido puro ou, no mximo, com pimenta. Um mito africano narra que depois de se separar de Ogum e se casar com Xang, Ians foi enviada pelo novo esposo terra dos baribas para buscar um preparado que, uma vez ingerido, lhe daria o poder de cuspir fogo. Ousada, Ians desobedeceu Xang e experimentou o preparado antes dele, tambm se tornando capaz de lanar chamas de fogo pela boca. graas a isso que nos rituais dos deuses do fogo, Xang e Ians disputam para engolir os acars - mechas de algodo embebidas em dend e acesas com fogo, numa cerimnia que lembra a origem do acaraj. (SANTOS, 2012, p.3).

Nos terreiros de candombl os pejis so os locais onde so realizados os rituais para os orixs, onde geralmente se assenta as comidas para os orixs. Segundo Lody:
Peji o termo mais usual para designar o santurio ou conjunto de santurios. um espao tabu reservado para a manipulao dos objetos nele existentes. Aqueles que zelam e cuidam dos implementos sagrados so pessoas iniciadas e conhecedoras das aes que empreendem, lidando com as matrizes que do ao candombl e sua prpria vida religiosa. (LODY, 1987, p. 18).

Assim sendo, alm do mito necessrio um local apropriado para os rituais, estes requisitos corroboram para a dimenso sagrada do alimento oferecido ao orix. Aps estas breves e imprescindveis consideraes iniciais ser narrado o ritual do acaraj para Ians entremeado por algumas anlises e esclarecimentos.

10.4025/6cih.pphuem.219

Aos quinze dias do ms de agosto de dois mil e doze, numa quarta-feira, por volta das dezesseis horas, na residncia da ialorix Fabiane de Oy, cujo termo Ialorix na lngua yorub Iylorsa - significa sacerdotisa, me de santo. (FONSECA JUNIOR, 1988, p. 215), no terreiro Il AstOya Onir, na cidade de Sarandi Estado do Paran, fora dado incio a preparao do acaraj, o qual ser oferecido para Ians, orix feminino que representa o raio e a tempestade. Observao a ser feita que este terreiro de candombl possui um misto com a umbanda. Inicialmente fora colocado o feijo fradinho de molho numa bacia com gua por aproximadamente uma hora, aps fora retirada uma pelcula fina que o envolve, trabalho este totalmente manual, conforme foto abaixo.

Figura 1: tirando a pelcula do feijo fradinho. Terreiro Il AstOy Onir. Sarandi-Pr. Autoria: Tereza de F. Mascarin (15/08/2012). Arquivo pessoal. Na sequencia, fora batido no liquidificar o feijo fradinho para tritur-lo. Neste momento do preparo, observa-se que a utilizao do liquidificador substitui o trabalho de triturao do feijo fradinho, cujo processo poderia ter sido realizado utilizando-se o pilo, mquina de moer manual, ou pedras prprias para tal tarefa. Raul Lody narra uma passagem onde explicita alguns destes instrumentos: Acaraj - bolo frito no azeite-de-dend, em pores determinadas por colheres de pau. A massa feita de feijo fradinho, pisado no pilo, ralado em pedra especial, [...].

10.4025/6cih.pphuem.219

(LODY, 1992, p. 62). Observa-se, portanto, que durante o ritual de preparao do acaraj, os apetrechos de cozinha sofreram modificaes na longa durao, o que no tira a dimenso sagrada do alimento. Manter o ritual modificando apenas alguns utenslios, os quais, no so interditos para o orix mantm a sacralidade do alimento. A dimenso profana pelo uso de objetos desenvolvidos pela tecnologia, como por exemplo, o liquidificador, o fogo a gs, no ultrapassam a dimenso sagrada do ritual. Neste sentido, segundo informao da ialorix, o liquidificador e o processador de alimentos, no so os meios mais apropriados, contudo, no chegam a profanar o alimento. Outro requisito importante para manter a dimenso sagrada do ritual de preparao do acaraj a presena do pano da costa, tambm denominado alak.

no Candombl que o uso do Pano da Costa est presente, limitado ao contexto scio-religioso dos terreiros, tendo sido re-elaborado e adaptado. A funo sagrada do Pano da Costa faz dele um elemento de importncia fundamental nas representaes dos Orixs que so identificadas atravs das cores, insgnia de cada divindade. Traduz, tambm, o respeito diante das divindades ali celebradas, sendo um elemento simblico repleto de significado. (SANTOS, 2009, p. 20).

Assim sendo, o pano da costa conforme figura abaixo um dos requisitos bsicos utilizado durante o ritual em comento. A ialorix Fabiane est mexendo a massa do acaraj antes da fritura vestida com o alak.

Figura 2: mexendo a massa do acaraj. Terreiro Il AstOy Onir. Sarandi-Pr. Autoria: Tereza de F. Mascarin (15/08/2012). Arquivo pessoal.

10.4025/6cih.pphuem.219

Segundo Nvea Alves dos Santos: Simbolicamente, o Pano da Costa expressa referenciais tnicos, religiosos e profanos. Alm do seu papel esttico e funcional, traduz a sobrevivncia de valores africanos que foram adaptados a outro contexto social e cultural. (SANTOS, 2009, p.20). Neste sentido, o pano da costa tambm possui dimenso profana ao ser usado para deleitar o gosto das mulheres que o usam como adorno, por exemplo, sobre os ombros, complementando sua vestimenta, mulheres inclusive que podem no ter conhecido um terreiro de candombl.

No Brasil e, mais especificamente na Bahia, a tecelagem do Pano da Costa entra na vida produtiva de seus novos artesos que, alm de possibilitar aos religiosos do Candombl a sua aquisio, tambm, vm respondendo a outras demandas por parte daqueles que se encantam com a perfeio e a esttica deste tipo de tecelagem. (NASCIMENTO, 2009, p. 84).

Outra observao a ser feita a presena da colher de pau. Este utenslio geralmente utilizado nos rituais de preparo de comidas para os orixs, e de maneira geral est presente na cozinha de qualquer boa cozinheira, ou bom cozinheiro. um dos objetos que no pode faltar nos rituais de feitio das comidas para orixs. O fogo a lenha hodiernamente est sendo substitudo pelo fogo a gs. Contudo, Lody faz meno a ele para o preparo do acaraj:

O rigor artesanal das cozinhas enseja o uso de um aparato instrumental que vai dos piles, peneiras, fogareiros, foges a lenha e gamelas at as pedras apropriadas para ralar o feijo-fradinho utilizado na massa que, adicionada de cebola ralada e sal e frita em azeite-de-dend, ser o acaraj, ou se cozida envolta em folha de bananeira, ser o delicioso abar, temperado com cebola, sal, camaro seco ou defumado e dend. (LODY, 1992, p. 55).

A ligao espiritual da ialorix, da iabass, termo este que na lngua yorub Iylas significa cozinheira-chefe, (FONSECA JUNIOR 1988, p. 215), ou do babalorix, na lngua yorub babalris, babals significa sacerdote dos deuses yorubanos, pai-de-santo. (FONSECA JUNIOR, 1988, p. 75). para a preparao do alimento que ser servido ao orix est presente, pois, direcionado espiritualmente para o orix todos os pormenores da preparao, mesmo diante de algumas mudanas nos instrumentos utilizados, conforme explicitado anteriormente. Assim sendo, os detalhes e as etapas do ritual uma maneira de tornar o divino mais humano e o humano mais divino. A vela acesa para eled, durante o ritual, os

10.4025/6cih.pphuem.219

condimentos e alimentos aprovados pelo orix, as rezas e cnticos, colaboram para a sacralizao do alimento. Eled um ente espiritual que pode ser comparado com o anjo da guarda cristo, segundo a ialorix entrevistada em agosto de 2012. Observe-se que o babalorix pode preparar apenas o alimento que de seu orix de cabea, tendo em vista ser esta uma funo feminina no candombl. Outro aspecto importante o da oralidade. Os mitos e os seus gostos culinrios, suas histrias, so passadas de gerao a gerao por meio de conhecimentos orais.

A transmisso dos conhecimentos oral e acompanhada da prtica, vivenciando-se todas as etapas de cada atividade. Cozinhar, por exemplo, tarefa feminina, e o candombl, sem seus alimentos, no pode funcionar. Os deuses necessitam das comidas nos pejis, os assentamentos tm fome dos seus cardpios especiais. Estar na cozinha no saber manipular apenas os ingredientes, mas as quantidades, os momentos indicados, criando uma linguagem pictrica, olfativa e gustativa, que faz com que cada prato oferecido no peji seja uma mensagem que o deus tutelar ir decodificar [...]. Assim o ax revigorado, e todos os homens e mulheres que o compartilham tambm esto nutridos, mas em outra dimenso. (LODY, 1987. p. 24).

A preparao do acaraj para Ians feito pela ialorix Fabiane, aps o processo de retirada da pelcula passa pelo processo de triturao do feijo fradinho que fora batido no liquidificador com cebola e camaro, o prximo passo o da fritura dos bolinhos em azeite de dend, o qual deve estar bem quente. A colheradas o bolinho ganha forma para ser oferecido a Ians. O azeite de dend ganha destaque, pois um alimento muito utilizado pelo candombl na preparao dos pratos dos orixs. O azeite de dend segundo Cmara Cascudo, em suas narrativas sobre a alimentao no Brasil durante a poca da escravido, um dos nutrientes que fazia parte dos alimentos gordurosos utilizados nas frituras: As frituras exigiam leos obtidos das banhas, gorduras animais, do dend pelo litoral, da manteiga pelo serto, pelo interior, vendida em garrafas. (CASCUDO, 2004, p.212). A palmeira, matria prima do azeite-de-dend fora trazida da frica para o Brasil no sculo XVI.

A palmeira, de onde se extrai o azeite-de-dend, o leo de palma ou o azeitede-cheiro, plantada pela orla ocidental e oriental africana, foi trazida para o Brasil nas primeiras dcadas do sculo XVI, possibilitando o acesso a um dos elementos primordiais da culinria afro-brasileira. (LIMA, S/D, p.5).

10.4025/6cih.pphuem.219

Destarte, o acaraj frito no dend um alimento que segundo os rituais do candombl pode ser oferecido para alguns orixs, inclusive Xang. O dend se torna alimento sagrado a partir do momento que preparado em ritual para ser oferecido a entes divinos. Assim sendo, o acaraj aos poucos ganha dimenso sagrada nos detalhes dos rituais, em cada alimento, cujo orix aceita comer dend. Alguns orixs no comem dend, por exemplo Oxal, o azeite utilizado nas comidas para oxal o azeite doce, ou mais especificamente azeite de oliva. Assim sendo, deve-se respeitar o interdito, ou seja, aquilo que o orix no come, no se oferece. No caso em tela o ritual de preparao do acaraj legitima o mito de Ians, dando vida ao orix no terreiro. Assim, contribui para a crena no candombl e seus rituais. Em sntese, o interdito torna-se alimento profano e causador de quizilas, que em linguagem do candombl, so coisas contrrias ao pedido feito, conforme narrado durante a entrevista. Segundo a ialorix Fabiane o alimento interdito no se torna aceito pelo orix, em momento algum de sua histria. Tecendo mais alguns detalhes e consideraes sobre os alimentos utilizados no feitio do acaraj, o feijo fradinho um dos principais alimentos. A jornalista Graziela Azevedo em matria ao Globo Reprter Notcia, em data de 03 de julho de 2009, cita a nutricionista da USP - Universidade de So Paulo - Karoline Frota aduzindo que o feijo fradinho, cujo nome cientfico vigna unguiculata conhecido tambm como feijo-de-corda, feijo-caupi. A jornalista assevera que o gro do feijo fradinho de origem africana e fora trazido para o Brasil nos pores das caravelas pelos colonizadores portugueses e espanhis. Esta informao denota que o acaraj, tal como descrito no ritual em apreo, no sofreu alteraes em relao ao seu principal ingrediente, pois o feijo fradinho desde a poca da escravido fora trazido da frica e utilizado para fazer os acarajs.

Resumidamente, o acaraj consiste em um bolinho de feijo-fradinho, cebola e sal, que frito em azeite de dend. O seu nome, em ioruba significa comer fogo (acar + ajeum), cuja origem atribuda a Benin. O seu comrcio teve incio ainda no perodo colonial, mas o seu universo fortemente demarcado foi o do candombl, comida sagrada, utilizada em rituais, nos quais ofertada aos Orixs, principalmente a Xang e sua mulher, Ians (Lody, 2002). Podemos dizer que ele transita entre comida de santo e comida tpica, mobilizado por seu comrcio. Neste sentido, este elemento oferecido tanto aos humanos quanto aos Orixs, representando um mediador fundamental entre estas esferas atravs do princpio da ddiva. (BITAR, p. 07).

10.4025/6cih.pphuem.219

A cebola que tambm utilizada no preparo do acaraj tem origem no centro da sia, caminhando para o ocidente, atingiu a Prsia irradiou-se para a frica. Muito apreciada pelos gregos, romanos e egpcios na antiguidade. Fora trazida para o continente europeu portalsofrancisco, ver referncias -, pelos primeiros colonizadores. Em relao ao sal, este alimento j era utilizado na culinria portuguesa na poca da colonizao do Brasil, portanto, no trazia problemas quanto a sua utilizao no feitio do acaraj. Percebe-se, portanto, que os ingredientes utilizados no preparo do acaraj, da frica para o Brasil no sofreram alteraes. Esta informao se torna interessante a partir do momento que se evidencia o preparo de acarajs em que se acrescentam outros tipos de ingredientes, como por exemplo, a utilizao de farinha de trigo para engrossar a massa do feijo fradinho e a utilizao de fermento. Segundo entrevista, a ialorix Fabiane ficou estarrecida quando viu acarajs feitos com farinha de trigo sendo oferecidos em terreiro. Disse ela ser isto uma total falta de conhecimento. Portanto, constata-se que a culinria dos terreiros necessitam conhecimento, que oral, durante os ensinamentos do iniciado, e arte no feitio das comidas. Contudo, o ritual do acaraj no terreiro em tela, na sequencia, necessita ser oferecido para Ians. Assim sendo, no peji ele foi assentado depois de frito e colocado numa vasilha esmaltada, com algumas folhas de louro, que segundo a ialorix Fabiane, as folhas de louro juntamente com o acaraj, significam vitria, fazem parte do hibridismo ocorrido no Brasil, de Ians com Santa Brbara.

Figura 3: Oferenda de acarajs no assentamento para Ians. Terreiro Il AstOy Onir. Sarandi-Pr. Autoria: Tereza

10.4025/6cih.pphuem.219

de F. Mascarin (15/08/2012). Arquivo pessoal. Durante o ritual de oferecimento dos acarajs, cantos e rezas em yorub foram dirigidos para Ians pela ialorix acompanhada de um filho de santo.

Figura 4: Encerramento do ritual da oferenda para Ians. Terreiro Il AstOy Onir. Sarandi-Pr. Autoria: Tereza de F. Mascarin (15/08/2012). Arquivo pessoal. Tendo em vista que feita esta oferenda todas as quartas-feiras para este orix que seu de cabea, a prpria ialorix faz o ritual cumprindo esta obrigao com a presena de poucos filhos de santo. Aos sbados o ritual do terreiro contempla vrias pessoas. Ao final do oferecimento fora feito um ltimo e breve ritual, porm importantssimo, o qual consiste em levar at o peji uma cebola de cabea num prato e cort-la com uma faca de cozinha, por meio deste ritual se obtm a resposta se Ians aceitou ou no o acaraj a ela oferecido. Esta resposta lembra o jogo de bzios, principalmente pela posio dos mesmos. Segundo a ialorix o ritual utilizando o corte da cebola vem do hibridismo do catimb, quando no se tem o ob para confirmao do ritual se utiliza a cebola e a resposta dada por um caboclo. No ritual observado segundo a ialorix, a resposta foi afirmativa, ou seja, Ians aceitou a oferenda dos acarajs. Pela maneira como os pedaos da cebola esto posicionados ao cair, sabe-se a resposta. Assim sendo, o ritual e os alimentos

10.4025/6cih.pphuem.219

propriamente ditos oferecidos a Ians, alcanaram a dimenso sagrada. Neste momento percebe-se que detalhes como o do utenslio utilizado para triturar o feijo fradinho, no implicou na profanao do ritual. Portanto, os cuidados devem ser com os objetos e alimentos que o orix no aceita. Assim sendo, aproximadamente s vinte horas fora dado por encerrado o oferecimento e cumprimento da obrigao daquele dia para Ians no terreiro. Os acarajs para Ians tambm poderiam ter sido oferecidos num bambuzal, conforme relato em entrevista durante a pesquisa de campo. Este tipo de pesquisa, ou seja, trabalhar em campo observando um ritual para orix exige respeito com o objeto e ateno, pois, a cada ritual as/os lderes espirituais dos terreiros conseguem externar por meio dos rituais suas vontades, as quais so recebidas pelas divindades, que as atendem ou no. Neste sentido, o presente trabalho no poderia ser finalizado sem explicitar o acaraj feito para o consumo humano, tendo em vista a crescente explorao econmica deste alimento, que aos poucos ganha espao alm povo do candombl. A ttulo de exemplo tem-se o acaraj feito por pessoas evanglicas, vendido na Igreja da F em Salvador no Estado da Bahia como acaraj de Jesus. A polmica insere-se no confronto com a re-significao do acaraj. O acaraj de Ians, de Xang, que denominado pelos evanglicos como sendo de Jesus, causa indignao aos religiosos do candombl. O acaraj das baianas tornou-se patrimnio imaterial em 2004 em reconhecimento ao Ofcio das Baianas de Acaraj, na tentativa de preservar a histria e a herana cultural afro.

O ofcio das baianas um saber tradicional enraizado no cotidiano dos soteropolitanos, profundamente vinculado aos grupos afro-brasileiros. Deve ser reconhecido no s por seu significado para a manuteno da diversidade cultural brasileira, mas pela iminncia de descaracterizao que hoje ameaa os ofcios tradicionais das baianas de Acaraj. O registro engloba os rituais envolvidos na produo do acaraj, na arrumao do tabuleiro e na preparao do lugar onde as baianas se instalam, alm dos modos de fazer as comidas de baiana, com distines referentes oferta religiosa ou venda nas ruas. (SANTOS, 2012, p. 5-6).

Em sntese, entre o sagrado e o profano na preparao do acaraj, existe uma diferena bsica que o ritual dos terreiros de candombl. Pode-se concluir que uma das dimenses profanas est inserida no preparo deste alimento visando seu comrcio, como por exemplo, os acarajs de Jesus. Contudo, existe uma

10.4025/6cih.pphuem.219

diferena bsica que o ritual, o qual sacraliza o alimento que por intermdio das ialorixs, iabasss e babalorixs mantm as divindades prximas dos humanos. Neste sentido alimenta o esprito do homem religioso, pois, como explicita Mircea Eliade o homem religioso independentemente de seu contexto histrico, acredita que existe uma realidade sagrada, a qual transcende o mundo e se manifesta, e que reatualizando a histria sagrada o homem se mantm junto dos deuses.

[...] o homem religioso assume um modo de existncia especfica no mundo, e, apesar do grande nmero de formas histrico religiosas, este modo especfico sempre reconhecvel. Seja qual for o contexto histrico em que se encontra, o homo religiosus acredita sempre que existe uma realidade absoluta, o sagrado, que transcende este mundo, que aqui se manifesta, santificando e tornando-o real. Cr, alm disso, que a vida tem uma origem sagrada e que a existncia humana atualiza todas as suas potencialidades na medida em que religiosa, ou seja, participa da realidade. Os deuses criaram o homem e o mundo, os Heris civilizadores acabaram a Criao, e a histria de todas as obras divinas e semi-divinas est conservada nos mitos. Reatualizando a histria sagrada, imitando o comportamento divino, o homem instala-se e mantm-se junto dos deuses, quer dizer, no real e no significativo. (ELIADE, 1992, p. 97).

Neste sentido, o homem religioso do candombl mantm viva a memria dos mitos dos orixs por meio dos rituais, desde os terreiros mais simples aos mais sofisticados. Mesmo que, segundo Reginaldo Prandi No candombl sempre se tem a idia de que parte do conhecimento mtico e ritual foi perdida na transposio da frica para o Brasil, e de que em algum lugar existe uma verdade perdida, um conhecimento esquecido, uma revelao escondida. (PRANDI,1996, p. 79). Assim sendo, o terreiro em tela mais um entre os vrios que em meio s suas peculiaridades mantm orixs como Ians prxima dos humanos, tornando o mundo mais divino e o divino mais humano por meio dos alimentos a eles oferecidos em ritual, cujo rito transita entre o sagrado e o profano.

Referncias Bibliogrficas

Acaraj de Jesus. Disponvel em: < http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao1/esquina/relato-de-uma-guerra>. acesso em 22 de maio 2013.

10.4025/6cih.pphuem.219

BITAR, Nina Pinheiro. Artigo: Comida de santo e comida tpica: um estudo do Ofcio das Baianas de Acaraj. Trabalho apresentado na 26. Reunio Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 01 e 04 de junho, Porto Seguro, Bahia, Brasil.< http://www.abant.org.br/conteudo/ANAIS/CD_Virtual_26_RBA/grupos_de_trabalho/tr abalhos/GT%2027/Nina%20Pinheiro%20Bitar.pdf >. Acesso em 28 maio 2013. CASCUDO, Lus da Cmara. Histria da Alimentao no Brasil. So Paulo: Global, 2004. ELIADE, Mircea, O sagrado e o profano.So Paulo: Martins Fontes, 1992. Entrevista ialorix Fabiane de Oy no terreiro de candombl Il Astoy Onir na cidade de Sarandi Pr. Data: 18/05/2011. Tempo de durao: 7 horas. Entrevista e observao do ritual de preparao do acaraj para Ians com yalorix Fabiane de Oy no terreiro de candombl Il Astoy Onir na cidade de Sarandi Pr. Data: 15/08/2012. Tempo de durao: 4 horas. Entrevista e observao do ritual de oferenda para exu - ialorix Fabiane de Oy no terreiro de candombl Il Astoy Onir na cidade de Sarandi Pr. Data: 13/03/2013. Tempo de durao: 8 horas. FONSECA JUNIOR, Eduardo. Dicionrio Yorub (nag) Portugus. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira S.A., 1988. LIMA, Claudia. Para uma Antropologia da Alimentao Brasileira. Disponvel em: <http://www.claudialima.com.br/pdf/ANTROPOLOGIA_DA_ALIMENTAO_BRASIL EIRA.pdf>. Acesso em: 01 junho 2013. LODY, Raul. Tem Dend, tem Ax: Etnografia do dendezeiro. Rio de Janeiro: PALLAS, 1992. ___________. Candombl: Religio e resistncia cultural. Srie princpios. So Paulo: tica, 1987.

NASCIMENTO, Jussara Rocha. Tecendo o Pano da Costa hoje. . Cadernos do IPAC, 1. Disponvel em: <http://www.cultura.ba.gov.br/wpcontent/uploads/2010/publicacoes/1.pano_da_costa.pdf>. Acesso em 31 de maio de 2013. Origem da cebola. Disponvel em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cebola/cebola-9.php>. Acesso em 02 junho 2013.

10.4025/6cih.pphuem.219

SANTOS, Nvea Alves dos. Pano da Costa ou Alak. Cadernos do IPAC, 1. Disponvel em: <http://www.cultura.ba.gov.br/wpcontent/uploads/2010/publicacoes/1.pano_da_costa.pdf>. Acesso em 31 de maio de 2013. SANTOS, Vagner Jos Rocha. O ACARAJ NAS POLTICAS PBLICAS: RECONHECIMENTO DO OFCIO DAS BAIANAS DE ACARAJ COMO PATRIMNIO CULTURAL DO BRASIL. I SEMINRIO SOBRE ALIMENTOS E MANIFESTAES CULTURAIS TRADICIONAIS Universidade Federal de Sergipe, So Cristvo, SE 21 a 23 de maio de 2012. Disponvel em: <https://www.google.com.br/search?q=SANTOS%2C+Vagner+Jos+Rocha.+O+AC ARAJ+NAS+POLTICAS+PBLICAS%3A&rlz=1C1AFAB_enBR489BR509&oq=SA NTO>. Acesso em 28 de maio 2013. VERGER, Pierre Fatumbi. Lendas dos Orixs. Salvador: Corrupio, 1981.

You might also like