You are on page 1of 11

Funo do servidor de arquivos: Configurando um servidor de arquivos

31 de 38 pessoas classificaram isso como til - Avalie este tpico

Funo do servidor de arquivos: Configurando um servidor de arquivos


O servidor de arquivos fornece um ponto centralizado na rede para armazenamento e compartilhamento de arquivos entre os usurios. Quando desejarem usar um arquivo importante, como um planejamento de projeto, os usurios podem acess-lo diretamente no servidor de arquivos, em vez de precisarem repassar o arquivo entre cada computador. Se os usurios da rede precisarem acessar os mesmos arquivos e aplicativos acessveis pela rede, configure o computador como servidor de arquivos. Este tpico explica como usar Gerenciar o servidor e o Assistente para configurar o servidor para instalar e configurar um servidor de arquivos. Ao terminar de configurar um servidor de arquivos bsico, voc pode executar outras tarefas usando Gerenciar o servidor. Ao concluir o Assistente para configurar o servidor, voc ter um servidor de arquivos inteiramente funcional. Este tpico aborda o seguinte: Antes de comear Configurando o servidor de arquivos Prximas etapas: Concluindo tarefas adicionais Antes de comear Antes de configurar o computador como um servidor de arquivos, verifique se:

O sistema operacional est configurado corretamente. Na famlia Windows Server 2003, os servios de arquivos dependem da configurao adequada do sistema operacional e de seus servios. Se houver uma nova instalao de um sistema operacional Windows Server 2003, voc poder usar as configuraes padro do servio. Nenhuma outra ao necessria. Se voc fez uma atualizao para um sistema operacional Windows Server 2003 ou se deseja confirmar se os

servios esto configurados corretamente para obter melhor desempenho e segurana, verifique as configuraes dos servios comparando-os tabela em Configuraes padro de servios. O computador associado a um domnio do Active Directory como servidor membro. Se voc quiser autenticar clientes ou publicar uma pasta compartilhada no Active Directory, deve associar o servidor de arquivos a um domnio. Se voc no precisa realizar essas tarefas, no necessrio associar o servidor de arquivos a um domnio. Todo o espao em disco disponvel alocado. Voc pode usar o Gerenciamento de disco ou DiskPart.exe para criar uma nova partio de um espao no alocado. Para obter mais informaes, consulte Criar uma partio ou unidade lgica. Todos os volumes de disco existentes usam o sistema de arquivos NTFS. Volumes FAT32 no so protegidos e no oferecem suporte compactao de arquivos e pastas, a cotas de disco, criptografia de arquivos ou a permisses de arquivo individuais. O Firewall do Windows est habilitado. Para obter mais informaes, consulte Ajuda: Ativar Firewall do Windows sem excees. Se o Firewall do Windows estiver habilitado, voc dever selecionar Compartilhamento de Arquivo e Impressora na guia Excees nesse Firewall, para que Funo de Servidor de Arquivos atue corretamente. O Assistente de Configurao de Segurana est instalado e habilitado. Para obter informaes sobre o Assistente de Configurao de Segurana, consulte Viso geral sobre o Assistente de Configurao de Segurana.

A tabela a seguir lista as informaes que voc precisa saber antes de adicionar a funo do servidor de arquivos.

Antes de adicionar a funo do servidor de arquivos

Comentrios

Use cotas de disco para rastrear e controlar a utilizao do espao em disco em cada volume NTFS. Criando um log de Decida se voc deseja evento quando o limite de espao em disco desrespeitado, configurar cotas de discos. as cotas evitam que os usurios ultrapassem o espao em disco a eles designado. O Servio de indexao cria ndices do contedo e das propriedades dos documentos situados na sua unidade de disco rgido local e em unidades de rede compartilhadas. Decida se voc deseja usar Esses ndices facilitam e agilizam a realizao de pesquisas. o Servio de Indexao. Como o Servio de indexao pode impactar a velocidade do servidor, use-o somente se os usurios precisarem fazer pesquisas freqentes no contedo de arquivos deste servidor. Os usurios visualizam os recursos compartilhados no servidor de arquivos com base no nome do arquivo. Identifique as pastas que Recomendamos criar nomes de compartilhamento de fcil voc deseja compartilhar memorizao e que indiquem o contedo da pasta. Por no computador e exemplo, suponhamos que cada usurio receba 2 gigabytes especifique um nome e (GB) para armazenar suas informaes particulares no uma descrio para a servidor de arquivos. Uma boa idia dar pasta no nvel pasta. mais alto do seu servidor de arquivos o nome Pastas pessoais. Em seguida, voc pode nomear cada subpasta de acordo com o nome de domnio do usurio. Atribua as permisses mais restritivas que ainda permitam Determine os tipos de que os usurios realizem as tarefas necessrias. O controle permisses que voc de acesso do sistema de arquivos NTFS fornece mais deseja definir nas pastas. segurana que as permisses de compartilhamento. Configurando o servidor de arquivos Para configurar o servidor de arquivos, inicie o Assistente para configurar o servidor seguindo um destes procedimentos:

Em Gerenciar o Servidor, clique em Adicionar ou remover uma funo. Por padro, Gerenciar o Servidor iniciado automaticamente quando voc faz logon. Para abrir Gerenciar o Servidor, clique em Iniciar e em Painel de Controle, clique duas vezes em Ferramentas

Administrativas e, em seguida, clique duas vezes em Gerenciar o Servidor. Para abrir o Assistente para Configurar o Servidor, clique em Iniciar, em Painel de Controle, clique duas vezes em Ferramentas Administrativas e, em seguida, em Assistente para Configurar o Servidor.

Na pgina Funo do Servidor, clique em Servidor de arquivos e, em seguida, clique em Avanar. Esta seo aborda os seguintes tpicos: Cotas de disco do servidor de arquivos Servio de indexao do servidor de arquivos Resumo das selees Usando o Assistente para Compartilhamento de Pasta Concluindo o Assistente para Configurar o Servidor Removendo a funo do servidor de arquivos Cotas de disco do servidor de arquivos Na pgina Cotas de Disco de Servidor de Arquivos possvel configurar cotas de disco que rastreiam e controlam a utilizao do espao em disco de usurios individuais em cada volume NTFS. O Assistente para configurar o servidor aplica automaticamente as cotas de disco para os novos usurios de qualquer sistema de arquivos NTFS, levando em considerao a cota de espao em disco j aplicada. Somente ser necessrio alterar as informaes da pgina Cotas de Disco de Servidor de Arquivos se voc quiser evitar que o servidor consuma uma determinada quantidade de espao no disco ou se o espao do disco for limitado. Na maioria dos casos, voc pode aceitar as configuraes padro do sistema. Se voc quiser criar um log de evento quando o usurio ultrapassar o limite de espao em disco especificado, ou quando o usurio ultrapassar o nvel de notificao de espao em disco especificado (isto , um ponto prximo ao limite da cota do usurio), pode especificar esse log nesta pgina. A tabela a seguir descreve as opes de configurao manual.

Configuraes

Comentrios

Marque essa caixa se voc quiser habilitar cotas de disco, para poder limitar e rastrear a utilizao do espao em disco deste servidor de arquivos. Se voc decidir habilitar as cotas de disco, precisar definir o limite do espao em disco. Recomendamos que voc defina os limites padro de forma moderadamente restritiva para todas as contas de usurio e modifique os limites para Instalar cotas de disco conceder mais espao em disco aos usurios que trabalham padro para novos com arquivos maiores. Por exemplo, usurios que usam usurios do servidor fotografias digitalizadas ou imagens grficas precisam de grandes quantidades de espao em disco. Voc tambm pode definir o nvel de notificao de forma que os usurios recebam um aviso quando ultrapassarem o limite de espao em disco especificado. Se voc no quiser usar um nvel de notificao, defina este nmero com um valor superior ao limite de espao em disco. Negar espao em disco Se voc quiser limitar a utilizao do espao em disco no servidor de arquivos, define esta configurao. Se quiser para usurios que excederem o limite de somente rastrear a utilizao do espao em disco em relao a cada usurio, deixe esta configurao em branco. espao em disco Defina esta configurao se quiser criar um log de evento do sistema quando o usurio ultrapassar o limite de espao em Registrar um evento disco ou o nvel de notificao. Voc pode exibir os eventos em logo quando o do sistema usando Visualizar Eventos. Para abrir Visualizar usurio exceder um dos Eventos, clique em Iniciar, clique em Painel de Controle, seguintes itens clique duas vezes em Ferramentas Administrativas e, em seguida, clique duas vezes em Visualizar Eventos. Quando terminar, clique em Avanar. Servio de indexao de servidor de arquivos Na pgina Servio de Indexao de Servidor de Arquivos, siga um destes procedimentos:

Se os usurios pretendem pesquisar o contedo de arquivos no servidor regularmente, clique em Sim, manter ativado o Servio de Indexao. Se voc quiser preservar os recursos da CPU e da memria, clique em No, desativar o Servio de Indexao. O Servio de indexao pode prejudicar o desempenho do servidor.

O Servio de Indexao fornece uma maneira rpida, fcil e segura para pesquisar informaes localmente ou na rede. Os usurios podem pesquisar em arquivos de diferentes formatos e idiomas, seja atravs do comando Pesquisar do menu Iniciar ou atravs de pginas HTML exibidas em um navegador. Quando terminar, clique em Avanar. Resumo das selees Na pgina Resumo das Selees, examine e confirme as opes que voc selecionou. Se voc selecionou Servidor de Arquivos na pgina Funo do Servidor, aparecer o seguinte:

Instalar gerenciamento de servidor de arquivos Execute o 'Assistente para compartilhar pasta' para adicionar novas pastas compartilhadas ou compartilhas pastas existentes

Para aplicar as selees mostradas na pgina Resumo das Selees, clique em Avanar. Usando o Assistente para Compartilhamento de Pasta Depois que voc clica em Avanar, o Assistente para Configurar o Servidor automaticamente inicia o Assistente para Compartilhamento de Pasta, que voc usa para configurar pastas compartilhadas. Compartilhando recursos, voc os disponibiliza a outros usurios da rede. Importante

Seja cauteloso ao compartilhar pastas que contenham arquivos e recursos do sistema. Assegure-se de que a pasta ou o recurso que voc especificou esteja livre de informaes que no devam ser acessadas pelos usurios.

Esta seo descreve as seguintes etapas do Assistente para compartilhamento de pasta: Caminho da pasta Nome, descrio e configuraes Permisses Compartilhamento bem-sucedido

Caminho da pasta Na pgina Caminho da Pasta, especifique o caminho da pasta que voc deseja compartilhar. Para procurar por uma pasta, clique em Procurar. Quando terminar, clique em Avanar. Nome, descrio e configuraes Na pgina Nome, Descrio e Configuraes, especifique as seguintes informaes sobre a pasta compartilhada:

Em Nome do compartilhamento, digite o nome que voc deseja usar no recurso compartilhado. obrigatrio fornecer o nome do compartilhamento. Escolha um nome curto e significativo, para facilitar a identificao pelos usurios. Em Descrio, digite uma descrio do recurso compartilhado. A descrio opcional. Se voc estiver compartilhando vrios recursos, as descries podero lhe ajudar a organiz-los e identific-los. A descrio digitada aparece na coluna Descrio do Gerenciamento do Servidor de Arquivos e Pastas Compartilhadas. Em Configurao offline, especifique como voc deseja disponibilizar o contedo da pasta compartilhada aos usurios quando estes no estiverem conectados rede. Se voc quiser que os usurios possam controlar os arquivos disponveis offline, aceite o padro exibido. Para alterar as configuraes offline, clique em Alterar. Use as informaes da tabela abaixo para determinar as configuraes que voc deseja usar nos arquivos offline.

Configurao offline Apenas os arquivos e programas que os usurios

Comentrios Se voc quiser que os usurios possam controlar os arquivos disponveis offline, clique nessa opo.

especificarem estaro disponveis offline Se voc quiser permitir que todos os arquivos abertos pelos usurios na pasta compartilhada estejam automaticamente disponveis offline, clique nesta Todos os arquivos e opo. Se voc marcar a caixa Otimizado para programas que os usurios desempenho, todos os programas sero abrirem do compartilhamento automaticamente armazenados em cache para que os estaro automaticamente usurios possam execut-los localmente. Essa opo disponveis offline especialmente til para servidores de arquivos que hospedam aplicativos, porque reduz o trfego na rede e melhora o desempenho do servidor. Os arquivos ou programas do Se voc quiser impedir os usurios de armazenar compartilhamento no estaro arquivos offline, clique nessa opo. disponveis offline Quando terminar, clique em Avanar. Permisses Na pgina Permisses, especifique as permisses de compartilhamento da pasta compartilhada. Para assegurar que somente usurios autorizados tenham acesso s informaes contidas na pasta, defina permisses na pasta criada. As permisses de compartilhamento se aplicam apenas aos usurios que obtiverem acesso aos recursos atravs de rede. Elas no se aplicam a usurios que obtm acesso ao recurso no computador em que ele est armazenado. Use a tabela abaixo para determinar as permisses de compartilhamento adequadas.

Permisso de compartilhamento Todos os usurios possuem acesso somente leitura

Comentrios

Para restringir todo acesso a somente leitura, clique nessa opo. Se voc quiser que os usurios visualizem arquivos e executem programas localizados no recurso Os administradores possuem compartilhado, clique nessa opo. Somente os membros acesso total; outros usurios do grupo Administradores podem alterar, adicionar ou possuem acesso somente excluir arquivos. Alm disso, somente os membros do leitura grupo Administradores podem alterar as permisses de arquivos NTFS do recurso compartilhado. Administradores possuem Se voc quiser restringir o acesso de todos os usurios acesso total; outros usurios para leitura e gravao, exceto para os membros do grupo possuem acesso de leitura e Administradores, clique nessa opo. gravao Usar permisses Se voc quiser conceder ou denegar acesso a usurios ou personalizadas de grupos especficos, clique nessa opo. Voc deve atribuir compartilhamento e pasta permisses mais restritivas que ainda permitam que os

usurios realizem as funes necessrias. Quando terminar, clique em Concluir. Compartilhamento bem-sucedido Na pgina O compartilhamento foi bem-sucedido, o Assistente para Compartilhamento de Pasta exibe um status e um resumo das selees. Se voc quiser compartilhar outra pasta, marque a caixa Quando eu clicar em 'Fechar', executar o assistente novamente para compartilhar outra pasta. Ao terminar de compartilhar pastas, clique em Fechar. Concluindo o Assistente para Configurar o Servidor Depois que voc concluir o Assistente para Compartilhamento de Pasta, o Assistente para Configurar o Servidor exibir a pgina Este Servidor Agora um Servidor de Arquivos. Para rever todas as alteraes feitas no servidor pelo Assistente para configurar o servidor ou certificar-se que uma nova funo foi instalada com sucesso, clique em Log de Configurao do Servidor. O log Assistente para Configurar o Servidor localiza-se em systemroot\Debug\Configure Your Server.log. Para fechar o Assistente para configurar o servidor, clique em Concluir. Depois que voc concluir o Assistente para Configurar o Servidor, visite o Windows Update para baixar as atualizaes adicionais disponveis. Para obter mais informaes, consulte Windows Update. Alm disso, execute o Assistente de Configurao de Segurana para proteger o servidor de arquivos. Para obter mais informaes, consulte Assistente de Configurao de Segurana. Removendo a funo do servidor de arquivos Se for necessrio reconfigurar seu servidor para uma outra funo, voc poder remover funes existentes do servidor. Se voc remover a funo do servidor de arquivos, os arquivos e pastas desse servidor no sero mais compartilhados, e os usurios, programas ou hosts que dependem desses recursos compartilhados no podero se conectar a eles. Para remover a funo de servidor de arquivos, reinicie o Assistente para configurar o servidor seguindo um destes procedimentos:

Em Gerenciar o Servidor, clique em Adicionar ou remover uma funo. Por padro, Gerenciar o servidor iniciado automaticamente quando voc faz logon. Para abrir Gerenciar o servidor, clique em Iniciar e em Painel de Controle, clique duas vezes em Ferramentas Administrativas e, em seguida,

clique duas vezes em Gerenciar o Servidor. Para abrir o Assistente para configurar o servidor, clique em Iniciar, em Painel de Controle, clique duas vezes em Ferramentas Administrativas e, em seguida, em Assistente para Configurar o Servidor.

Na pgina Funo do Servidor, clique em Servidor de arquivos e, em seguida, clique em Avanar. Na pgina Confirmao de Remoo de Funo, reveja os itens listados em Resumo, marque a caixa Remover a funo de servidor de arquivos e clique em Avanar. Na pgina Funo de Servidor de Arquivos Removida, clique em Concluir. Prximas etapas: Concluindo tarefas adicionais Depois que voc concluir o Assistente para configurar o servidor e criar recursos compartilhados, o computador estar pronto para ser usado como um servidor de arquivos bsico, podendo armazenar, gerenciar e compartilhar informaes como arquivos e aplicativos acessveis pela rede. At este ponto, voc concluiu as seguintes tarefas:

Se necessrio, estabeleceu limites de espao em disco habilitando as cotas de disco. Se necessrio, ativou o Servio de Indexao. Criou pastas compartilhadas e definiu permisses de compartilhamento para cada pasta.

O Assistente para configurar o servidor instalar automaticamente o Gerenciamento de servidor de arquivos, que voc usar para gerenciar o servidor de arquivos. Para abrir o Gerenciamento de Servidor de arquivos, clique em Iniciar e em Painel de Controle, clique duas vezes em Ferramentas Administrativas e, em seguida, clique duas vezes em Gerenciamento de Servidor de Arquivos. A tabela a seguir lista algumas tarefas adicionais que voc pode executar no servidor de arquivos.

Tarefa Proteger o servidor de arquivos. Implementar o Sistema de arquivos

Objetivo da tarefa Assegurar que o servidor de arquivos esteja protegido. Reforar a segurana dos arquivos e recursos contidos no servidor de

Referncia Prticas recomendadas de segurana Criptografando e descriptografando

com criptografia (EFS). Configure as portas para permitir a administrao remota.

arquivos.

dados Configuraes do Firewall do Windows

Para gerenciar a Funo de Servidor de Arquivos de outros computadores na rede. Proteger os recursos do servidor de arquivos e impedir o acesso no Definir permisses em autorizado. O controle de acesso do arquivos e pastas sistema de arquivos NTFS fornece mais compartilhadas. segurana que as permisses de compartilhamento. Permitir que os usurios armazenem Disponibilizar cpias locais de recursos recursos compartilhados, para que possam acesscompartilhados los quando no estiverem conectados offline. rede. Permitir a cpia de sombra de pastas Habilitar cpias de compartilhadas, que fornecem cpias sombra de pastas precisas de arquivos de compartilhadas. compartilhamentos de redes. Configurar um Facilitar, para os usurios, o acesso e o Sistema de arquivos gerenciamento de arquivos fisicamente distribudos (DFS). distribudos pela rede. Certificar-se de ter Para proteger os dados contra perda feito um backup acidental se o sistema tiver falha de adequado do servidor hardware ou de mdia de de arquivos. armazenamento. Usar a compactao de arquivos.

Definir permisses em um recurso compartilhado

Definir configuraes offline de um recurso compartilhado Habilitar Cpias de Sombra de Pastas Compartilhadas Checklist: Criando um sistema de arquivos distribudos. Fazer backup de dados

You might also like