You are on page 1of 8

1

FUNDAO EDUCACIONAL JAYME DE ALTAVILA CENTRO UNVERSITRIO CESMAC CURSO DE PSICOLOGIA

MANUAL DE ELABORAO DO TRABALHO DE CURSO

CAPTULO I - DAS DISPOSIES PRELIMINARES

Os Trabalhos de Curso (TCs) substituem os antigos Trabalhos de Concluso de Curso (TCCs), seguindo a tendncia pedaggica de se valorizar, sobretudo, a construo crtica, processual e dialtica da aprendizagem do estudante universit rio! "e acordo com tal paradigma, no mais convm se conceber o trabal#o $inal da graduao como uma espcie de pice absoluta da $ormao discente! %essa direo, os TCs passam a privilegiar em sua nova con$igurao uma produo por parte do aluno &ue o impli&ue dentro de seu prprio processo $ormativo, em termos de uma maior articulao entre a teoria da pro$isso e a pr tica da cincia, sua #istria e percurso na #istoricidade do curso e, por $im, com suas perspectivas $uturas de atuao pro$issional!

CAPTULO II - DA RESPONSABILIDADE DO CORPO DOCENTE "entro da perspectiva ora delineada, o TC assume a $uno de ser um dispositivo integrador das disciplinas da matriz curricular, tal um ei'o norteador &ue aponte a din(mica processual da $ormao em )sicologia! *sse dinamismo, por si s $ormador, se concretizar na medida em &ue se realize, por parte dos docentes e nos diversos perodos do curso, a construo de pr ticas pedaggicas atravs das &uais se+a criada, +unto aos alunos, uma atmos$era tico,re$le'iva da pr 'is e da produo do con#ecimento psicolgico! "esse modo, cada pro$essor, desde o primeiro dia de aula, + estar , ainda &ue indiretamente , propiciando ao seu aluno o instrumental terico, metodolgico e vivencial necess rio - construo de seu Trabalho de Curso! "esse modo, sugere,se &ue os pro$essores estimulem a $eitura de micro,memoriais (por disciplina, por semestre, por ei'o etc!) em &ue constem discuss.es crticas da relao entre o saber e o $azer da )sicologia en&uanto cincia e pro$isso no vivido do conte'to da&uela disciplina, tanto em sala de aula, &uanto em atividades e'tracurriculares! Com tais estratgias, pretende,se $omentar e potencializar uma cultura de protagonismo compartil#ado entre $ormadores e $ormandos no &ue se re$ere ao recon#ecimento do papel inalien vel da pes&uisa com relev(ncia cient$ica e social na vida acadmica! "entro da

lgica de um verdadeiro pacto pela e'celncia, a sala de aula dever ense+ar a ateno para tem ticas relevantes de estudo, a #abilidade de elaborar relatos e'perienciais e a curiosidade pela produo da cincia psicolgica! *speci$icamente, orienta,se ainda &ue/
a) Os pro$essores de Estgio Supervisionado Bsico devero evidenciar para os alunos a

necessidade de &ue seus relatrios de interveno contemplem uma disposio crtica de teoriza.es consistentes e condizentes com as pr ticas realizadas!
b)

Os pro$essores supervisores do Estgio Supervisionado Especfico devero re$orar a construo dos relatrios de est gio na implicao e correlao entre a teoria e a pr tica, con$orme + disposto no modelo geral de avaliao dessa etapa!

c) 0 disciplina Prtica de Pesquisa em Psicologia, no 12 perodo, ser um espao voltado

para a apresentao e preparao das 3 (trs) modalidades possveis de TCs , %arrativa de e'perincia, )es&uisa monogr $ica ou )es&uisa de 4niciao Cient$ica, descritas detal#adamente na parte 45 desse manual , de modo &ue se+a estimulada a construo de memoriais descritivos e suas articula.es terico,conceituais, bem como, a elaborao de pro+etos de pes&uisa de trabal#os monogr $icos! "ever tambm ser estimulada ao alunado a participao em pes&uisas do Programa Semente de Inicia o Cientfica , )64C, de modo a re$orar &ue tais trabal#os tambm constituem uma possibilidade de TC! 7 importante e'plicitar ao alunado a sistem tica de orientao da 4niciao Cient$ica, a &ual , nessa instituio , est reservada aos pro$essores com titulao stricto sensu, ou se+a, doutores e mestres!

CAPTULO III - DA RESPONSABILIDADE DO CORPO DISCENTE

Corroborando o per$il do egresso colocado pelo )ro+eto )edaggico do Curso, a perspectiva da construo de um modelo de TC &ue atenda - &ualidade preconizada nessa proposta tem por princpio o compromisso do aluno com o seu prprio processo de aprendizagem! *ssa adeso volunt ria, mais do &ue a obedincia a uma obrigatoriedade, torna,se imprescindvel para a obteno, via $ormao acadmica, dos resultados esperados em nvel de &ualidade pro$issional dos psiclogos $ormados pelos C*680C! "a mesma maneira &ue os docentes so convidados a um ensino $undamentado pela realidade concreta em &ue a )sicologia c#amada a se desenvolver e atuar, espera,se do aluno uma indispens vel simetria no &ue se re$ere ao seu papel de discente

participativo e implicado nesse processo! 0tento de modo crtico ao desenvolvimento $ormativo do &ual ob+eto e su+eito, esse estudante deve investir na sua prpria compreenso da articulao do curso, sendo ele mesmo um dispositivo de interlocuo entre as disciplinas, ei'os, est gios etc! *m termos mais concretos, de suma responsabilidade do corpo discente o slido con#ecimento da estrutura do seu curso e suas especi$ica.es $ormais, o &ue engloba desde os documentos &ue regem o cotidiano institucional, a e'emplo do ))C, at as inst(ncias &ue respondem por suas normatiza.es, ou se+a, a Coordenao, o Colegiado do Curso e o %9cleo "ocente *struturante e a Coordenao de 0tividades Complementares, 8onitorias e Trabal#os de Curso : C08T! 0o $inal do 1; perodo, o aluno dever indicar sua opo entre os 3 (trs) modelos &ue se seguem, ciente de &ue a escol#a irrevog vel! *ssa indicao ser $eita atravs de uma $erramenta online a ser disponibilizada pela C08T, inst(ncia respons vel pelo $uncionamento dos Trabal#os de Curso!

CAPTULO IV - DAS MODALIDADES DE TCs

6ero3 (trs) as modalidades possveis de Trabal#os de Curso/


1) %0<<0T450 "* *=)*<4>%C40 2) )*6?@460 8O%OA<BC4C0 3) )*6?@460 "* 4%4C40DEO C4*%TFC4C0 1. TC co o !"##"$%&" '( ()*(#%+!c%"

0penas poder ser $eito de $orma individual, por ter como cerne uma vivncia do aluno e'trada do *st gio 6upervisionado *spec$ico! Corresponde a uma narrativa, em primeira pessoa, pautada em uma pertinente discusso re$le'iva e terica de uma e'perincia pontual vivenciada pelo aluno em uma das duas n$ases (G2 ou HI2 perodo) no decorrer do est gio espec$ico! O autor dever eleger um problemaJsituaoJ$enKmeno por ele trabal#ado no conte'to de sua pr tica, indicar uma perspectiva conceitual &ue $undamentar sua narrao , com base nos re$erenciais tericos estudados ao longo do curso , e assim $azer uma re$le'o crtica de sua e'perincia e aprendizagem! 0ssim, buscar se remeter - sua #istria $ormativa, privilegiando suas pr ticas discentes como arsenal de an lise, valorizando a dimenso descritiva e memorial da sua #istria acadmica , inclusive considerando as passagens vivenciadas em est gios e'tracurriculares,

atividades complementares, eventos acadmicos e outros : o &ue implica no recon#ecimento, por parte do aluno, da din(mica construtiva da $ormao superior! )ara este $ormato, ser pedido um te'to mais conciso, com a seguinte estrutura pr,de$inida/ , Introdu o/ servir como uma breve apresentao do recorte &ue o aluno escol#eu como ob+eto de sua re$le'o, da $undamentao terica, da discusso narrativa e das considera.es $inais, tal como um resumo do trabal#o! , !undamenta o te"rica/ dever ser delineado e desenvolvido um re$erencial terico (de autor, conceito, abordagem etc!) atravs do &ual ser $eita a necess ria problematizao da atuao do aluno $rente -&uele desa$io de sua pr tica! , #arrativa e discusso/ o aluno $ar a narrao e crtica de sua e'perincia dialogando tanto com o marco terico escol#ido, como tambm e, sobretudo, a partir deste, com as $erramentas epistemolgicas, metodolgicas e tericas, ad&uiridas e desenvolvidas durante todo o curso! , Considera $es finais/ o aluno encerrar o trabal#o $azendo uma correlao entre o &ue a&uela passagem representou para a sua $ormao e os desa$ios #o+e postos no campo pro$issional da )sicologia, en$atizando os aspectos da in&uietao causada e a correspondente busca de resoluo por ele engendrada! "ever ainda indicar as perspectivas $uturas a curto, mdio ou longo prazo de atuao pro$issional do concluinte, &ue assim demonstrar estar implicado em uma perspectiva de $uturo &ue se articula com sua $ormao acadmica! ,- TC co o *(s./%s" o!o0#12%c"

)oder ser $eita opcionalmente de $orma individual ou em dupla por alunos &ue por ocasio da inscrio dos TCs este+am matriculados no mesmo perodo! Trata,se de um estudo sobre um assunto espec$ico, socialmente relevante, produzido de maneira sistematizada segundo os padr.es tradicionais da pes&uisa cient$ica! "ever ser capaz de $ornecer uma base terica slida, e responder a uma &uesto pertinente &ue traga uma contribuio social, cient$ica ou tecnolgica, por meio de uma entre as diversas modalidades de pes&uisa em )sicologia! O aluno &ue optar por $azer seu TC como pes&uisa monogr $ica dever , ao $inal do 12 perodo, encamin#ar - C08T um antepro+eto de pes&uisa, trabal#ado no decorrer da disciplina Prtica de pesquisa em Psicologia% 7 $uno da C08T avaliar e distribuir os pro+etos entre as lin#as de pes&uisa, nas &uais ser de$inida, internamente, a &uem caber a orientao de cada trabal#o! 0s lin#as de pes&uisa e a poltica de orientao das pes&uisas esto detal#adas nos itens 5 e 54 desse manual! 3- TC co o *(s./%s" '( I!%c%"45o C%(!$62%c"

)oder ser apresentado individualmente por um aluno &ue ten#a atuado como bolsista do )rograma 6emente de 4niciao Cient$ica : )64C! Trata,se da utilizao de uma pes&uisa produzida e concluda no (mbito do programa de iniciao cient$ica (4C) desenvolvido pelo Centro @niversit rio Cesmac! %essa modalidade, o aluno bolsista poder optar por apresentar sua pes&uisa )64C como Trabal#o de Curso, sendo &ue para isso dever apresentar re&uerimento solicitando tal utilizao! Tal $orma de TC dispensa a e'istncia de banca avaliativa, #a+a vista o recon#ecimento da avaliao + realizada pelo )64C! 6ero #abilitados os trabal#os cu+o trmino coincida no m 'imo com a $inalizao do G2 perodo da graduao do aluno proponente! Tambm ser $acultada esta possibilidade aos alunos volunt rios, desde &ue observadas as seguintes condi.es/
1. O aluno bolsista dever abdicar do direito de utilizar sua pes&uisa de 4C como TC e

assinar um termo de consentimento em &ue e'presse sua deciso!


2. O aluno volunt rio dever ter a anuncia por escrito do pro$essor orientador da pes&uisaL 3. %o caso de mais de um aluno volunt rio pleitear a utilizao da pes&uisa, caber ao

pro$essor orientador , o &ual possui a prerrogativa de avaliao de mrito, com base no acompan#amento de todo o estudo , selecionar e ceder o re$erido direito a, no m 'imo, dois discentes, desde &ue este+am cursando o mesmo perodo! <essalte,se &ue um mesmo trabal#o no poder , em #iptese alguma, ser utilizado mais de uma vez para como TC! Os casos omissos sero resolvidos e de$inidos pela C08T e, se necess rio, pelo Colegiado e Coordenao do Curso!

CAPTULO V 7 DA ORIENTAO E DAS LINHAS PES8UISA

Os TCs inscritos como narrativas de e'perincia ou pes&uisa monogr $icas sero desenvolvidos dentro de 3 (trs) abrangentes lin#as de pes&uisa sistematizadas pelo Curso com o ob+etivo de organizar e &uali$icar a produo acadmica dessa etapa da $ormao! Caber - C08T o encamin#amento e distribuio das propostas de TC - lin#a de pes&uisa em &ue estas mel#or se ade&ue tem tica e teoricamente! 0 escol#a do orientador ser terica dos mesmos com os trabal#os pro+etados dos alunos! 0crescente,se &ue, con$orme determinado por essa 4nstituio, somente podem ser orientadores de TC os pro$essores contratados em regime de tempo integral ou tempo parcial, &ue esto reunidos nas lin#as de pes&uisa, sendo cada uma delas composta por pes&uisadores cu+a de$inida internamente pelos pro$essores componentes de cada lin#a, de acordo com a relao de identidade e pro'imidade

produo cient$ica e pr tica dialogue em torno de re$erenciais contguos! )ro$essores #oristas e e'ternos tambm podero ser orientadores ou co,orientadores de TCs, mediante declarao de voluntariado e assentimento, mediante an lise curricular, do Colegiado do Curso! 0s lin#as de pes&uisa com seus respectivos componentes de conte9do so as seguintes/ LINHA 9 - POLTICAS P:BLICAS; SA:DE E COMUNIDADE 0 lin#a de pes&uisa Polticas Pblicas, Sade e Comunidade tem como proposta abarcar pes&uisas de cun#o social,comunit rio &ue esto direta ou indiretamente articuladas com as polticas p9blicas! *n$atiza a atuao do psiclogo inserido no (mbito das pr ticas comunit rias em sa9de preventiva dentro do 6istema Mnico de 6a9de e outras inst(ncias p9blicas, como no campo +urdico! LINHA , - CLNICA; SOCIEDADE E TRABALHO 0 lin#a de pes&uisa Clnica, sociedade e trabalho prop.e agrupar estudos re$erentes dimenso intersub+etiva do mundo contempor(neo, inclusive no concernente -s rela.es de gesto e trabal#o! 0col#e pes&uisas &ue vo desde a psicologia clnica at a psicologia das organiza.es, passando pela discusso da construo do su+eito #istrico &ue $unda a psicologia social crtica! LINHA 3 - COGNIO E COMPORTAMENTO EM EDUCAO 0 lin#a de pes&uisa Cognio, Comportamento, Educao abre,se como espao de produo terica e emprica acerca dos processos cognitivos e comportamentais com n$ase nos processos educacionais , tanto em termos de aprendizagem e escolaridade como nos aspectos psicoeducativos! Corresponde ainda - inter$ace possvel entre as escolas be#avioristas e as cincias cognitivas, contemplando &uest.es comportamentais em animais in$ra,#umanos!

CAPTULO VI - DA ENTREGA; APRESENTAO E AVALIAO DOS TCs Os alunos entregaro seus TCs (narrativas de e'perincia, monogra$ias ou comprovante de participao em pes&uisa de 4niciao Cient$ica) para a C08T por ocasio da data correspondente - 3N! etapa do processo avaliativo do HI2 perodo! Os alunos &ue $izerem o TC como narrativa ou monogra$ia devero entregar duas cpias impressas - banca com no mnimo &uinze dias de antecedncia! "e $orma obrigatria, as narrativas de e'perincia e as pes&uisas monogr $icas sero apresentadas oralmente, em tempo cronometrado de OI minutos para a apresentao e HI minutos para arguio pela banca e'aminadora, a &ual ser instituda pela C08T, e recebero uma nota de I a HI! 6er considerado aprovado o trabal#o &ue

obter nota P Q,I (seis), em con$ormidade com o regimento geral do C*680C! 0 avaliao desses trabal#os tero critrios ob+etivos e pontuais, de$inidos de acordo com a seguinte classi$icao/ 0presentao oral J "esempen#o argumentativo Correo gramatical, ortogr $ica e sint tica Tratamento epistemolgico Tratamento terico ,;< *o!$os 9;< *o!$o 9;= *o!$os 9;= *o!$os

Tratamento metodolgico Tratamento tico TOTAL

9;= *o!$os 9;= *o!$os 9< *o!$os

6er tare$a dos membros da banca e'aminadora e$etuar suas observa.es por escrito no material entregue, para $ins de um maior aproveitamento &ualitativo dessa avaliao! )ortanto, o aluno dever acol#er as corre.es &ue $orem recomendadas pela banca como condio para aprovao, em prazo a ser estabelecido pela C08T, sob pena de reprovao, caso no o $aa! 0 aprovao ou reprovao so sum rias e a $alta no +usti$icada da entrega ou apresentao e&uivale a nota I (zero)! )or outro lado, trabal#os aceitos para publicao em revistas inde'adas podero ser dispensados da banca, com a condio de &ue o aluno se+a o autor principal e mani$este por escrito essa vontade! Os casos omissos sero de$inidos em primeira inst(ncia pela C08T e em 9ltimo plano pelo Colegiado e Coordenao do Curso de )sicologia! O presente manual, aprovado pelo %9cleo "ocente *struturante, Colegiado e Coordenao do Curso, entra em vigor a partir do segundo semestre letivo , OIHO!O , cabendo a todos da comunidade acadmica do curso seu con#ecimento e divulgao!

)ro$! 8s! *verton Cabrcio Calado Coordenador da Comisso de 0tividades Complementares, 8onitorias e Trabal#os de Curso

8acei, OI de +un#o de OIHO!

You might also like