You are on page 1of 6

A VIAGEM Este conto retrata uma das mais puras e cruis verdades No se pode voltar atrs no tempo.

. Um casal que viaja perde-se no caminho. Pede ajuda a um homem que trabalhava na terra, mas ao irem a uma fonte e ao regressar o homem tinha desaparecido. A estrada e o carro tinham desaparecido. E assim vai decorrendo a aco, onde se encontra algo mas logo se perde. O casal que ao incio viajava para um destino fantstico, mas agora ia caminhando por um sonho onde tudo ia desaparecendo constantemente medida que o pobre casal necessitava. O conto acaba com o homem e a mulher num carreiro beira do precipcio. Aqui, o homem acaba por cair. A mulher chama-o mas em vo. Decide ir procura-lo. Vai procurando caminho por entre o carreiro at que opta descer a parede nua. Quando quer voltar para o carreiro v que este est estreito de mais e apercebe-se que vai cair. Ai diz: -Do outro lado do abismo est com certeza algum. E comeou a chamar No conto tambm podemos salientar uma curiosidade. O homem v o desaparecimento das coisas como algo normal acabando por lhe dar explicaes bvias. Por outro lado vemos que este tambm uma fora para continuar. H aqui sem dvida sempre uma pitada de esperana que leva o casal a seguir em frente. Retrato de Mnica Se h perfeio ela descrita neste conto. Mnica apresentada como uma mulher perfeita que pertence a inmeros grupos, ajuda o marido, organiza jantares, ai a jantares, todos falam bem dela, ela fala bem de todos etc. No entanto se pesquisarmos o significado do nome de Mnica encontramos No grego significa s, sozinha, solitria. Mnica preocupa-se bastante em agradar aos outros (). Trabalha bastante e com pacincia para ter sucesso, sem desistir. Na verdade, uma perfeccionista que confia nos seus talentos. Esta mulher perfeita , contudo, caracterizada como uma mulher ftil pois teve que renunciar a trs coisas: poesia, ao amor e santidade. Renunciou para ser bem aceite pelos outros. Manipuladora com uma inteligncia mrbida pois a sua inteligncia feita da estupidez dos outros, podemos dizer at que esta oportunista quanto sua seleco de amigos.

Resumidamente a vida de Mnica pode ser vista como um negcio. A autora patentemente d uma viso bela de Mnica, mas latentemente vimos que este conto baseia-se na ironia e numa metfora perfeita que transforma a mulher ideal no smbolo de futilidade. Quando referido que Tenho conhecido na vida muitas pessoas parecidas com a Mnica vimos que afinal este retrato um retrato-tipo, ou seja, uma caricatura de um determinado grupo de pessoas com tais caractersticas.

"Praia" Este conto traz alguma confuso primeira leitura. De certa forma, um conto que nos faz pensar e meditar pois requer uma traduo. Essa traduo poder ser a Esperana. Isto porque o conto fala num clube, junto praia, onde est narrador. Ele vai descrevendo o bar ( Uma varanda dava para a avenida onde os pltanos maravilhosos povoavam a noite () O hall era enorme e tinha no meio uma palmeira nostlgica. A decorao era de 1920, num estilo especial que s existia naquela terra. Nos bancos verdes, encostados s paredes brancas, cobertas at ao meio por grades de madeira verde () mesas verdes.) e tudo o que o envolve. Fala dos msicos falhados que tocavam no clube e na ignorncia que lhes era prestada. A certa altura o narrador diz: Havia um leve rumor de amores adolescentes. Era como o rumor da brisa. Pois era o princpio da vida e nada ainda nos tinha acontecido. Ainda nada era grave, trgico nu e sangrento. Esta passagem pode no ser relevante na altura, mas no continuar da leitura, com o aparecer do homem do relgio algum, numa conversa diz: cidades e cidades bombardeadas, navios, avies, canhes, mquinas de guerra, e o ridculo Fhrer, capito da estupidez, da bestialidade e da desgraa, conduzindo o seu povo. nesta altura que percebemos a importncia da frase anterior com uma simples passagem A guerra estava longe. Sabemos pois que este conto cronologicamente est situado na Segunda Guerra Mundial, no entanto, as fotos desta desgraa no comoviam os adolescentes pois estes estavam longe. Era uma realidade que no lhes pertencia. No decorrer da aco o homem do relgio vai escutar as notcias e o narrador segue-o. O Rommel no deserto recuava, diziam as notcias. aqui com esta notcia com este nome que o narrador toma o acontecimento com uma realidade mundial. Tudo se deve aquele nome (Rommel), que fez com que o nosso narrador pudesse imaginar o que se

passava no campo de batalha. Ao sarem do bar o narrador j no sentiu toda a beleza do mar, sentiu a realidade fria e crua, como o nevoeiro que os cobria.

" Homero" (Poeta grego que escreveu a Odisseia e a Ilada. Este proclamava os seus poemas oralmente) Bzio o protagonista deste conto. Este homem tinha barba branca e ondulada era igual a uma onda de espuma. As grossas veias azuis das suas pernas eram iguais a cabos de navio. O seu corpo parecia um mastro e o seu andar era baloiado como o andar dum marinheiro ou dum barco. Os seus olhos, como o prprio mar, ora eram azuis, ora cinzentos, ora verdes (). Bzio era um pedinte. Este com as suas conchas a imitar castanholas ia pedindo de porta em porta, dando os seus poemas acompanhados da msica do seu improvisado instrumento, no se limitando a pedir como faziam todos os outros pobres. Bzio dava algo em troca pelo seu pedao de po. Todos lhe davam um pouco de po, mas logo de seguido, como por desprezo diziam: Vai-te embora, Bzio No fim do conto, Bzio, seguido pela narradora (que se pressupe ser uma criana) at a umas dunas, vai falar com o mar. A barreira que se estabelece entre o Homem e a Natureza quebra-se neste conto na presena da personagem principal, o Bzio. Podemos estabelecer comparao entre o nome do conto e o protagonista na medida que ambos cantavam os seus poemas.

"O Homem" O Homem que este conto se refere a juno de todos os pobres. A aco passa-se num passeio onde a nossa narradora vai andando ao ritmo da multido e repara num homem que leva consigo uma criana ao colo. Ambos so belos, ambos so esculpidos pela pobreza. So os nicos que caminham devagar entre as pessoas.

Ningum repara naquelas pobres almas. Mas, a nossa narradora no deixa de olhar e repara no andar e no desespero paciente do homem. Este vai olhando para o cu como se pedisse uma resposta a Deus para o seu actual estado. A narradora levada pelo ritmo e deixa de ver o homem. O homem enquanto olha para o cu, cai com um rio de sangue a escorrer-lhe dos lbios. Todos param, todos olham. A narradora tenta ver mas o crculo formado pela multido impedem-na de ver. A ambulncia chega e tudo desaparece, como se nada tivesse acontecido. Podemos ver esse homem como uma imagem moderna de Jesus Cristo, pois este se assemelha a tal e quando olha para o cu pergunta: Pai, Pai, porque me abandonaste?. Podemos fazer tal comparao porque na crucificao este olha para o cu e profere tais palavras. Podemos afirmar que o homem se dirige a Deus, pois a palavras Pai nas duas vezes comea por maiscula. Perante isto vemos um paralelismo perfeito: a indiferena da terra e do cu para com o homem. Este conto faz-nos reflectir sobre a parca importncia da pobreza para aqueles que no a sentem. Ela passa por ns todos os dias, mas sem nos apercebermos, talvez por estar camuflada, no reparamos, no vemos. Somos como aquela multido que atravessava rapidamente o passeio, pois tal como essa multido s pensamos em ns e no nos apercebemos que nos fechamos num crculo.

" Os Trs Reis do Oriente"

Gaspar, Melchior e Baltazar so os trs reis do oriente que o conto fala. Este divide-se em trs partes distintas. Cada uma delas diz respeito a cada um dos Reis e forma que eles encontraram para seguir a estrela do oriente e encontrarem-se com o seu Deus. Gaspar era um rei rico, no entanto renegava louvar ao bezerro de oiro que era adorado por todos. Ao ser interrogado por tal, Gaspar diz: No posso adorar o poder dos dolos. O meu Deus outro e creio no seu advento, que a Terra e o Cu me anunciam. Ao proclamar tais palavras, Gaspar deixado pelos outros, que o acusavam de traidor, pois este no adorava o mesmo Deus que eles.

Contra a maioria, o rei torna-se uma minoria. O seu palcio deixa de ser frequentado ele deixa de ser convidado para as assembleias e deixa de ser protegido. Muitos assaltos se deram no palcio de Gaspar, a seguir dos assaltos veio a solido. A solido termina quando no cu aparece uma estrela, muito brilhante, que deslizava para o ocidente. Gaspar deixa o palcio e segue aquela luz.

Belchior detinha em seu poder uma placa de barro, que passara de gerao em gerao que dizia ao mundo seria enviado um redentor e que uma estrela se ergueria no Oriente para guiar aqueles que buscavam o seu reino. Esta placa era deveras antiga, por isso Belchior mandou chamar ao palcio historiadores, letrados e por ultimo os sapientes. Com estas reunies, Belchior conclua que a placa tinha diversas leituras, pois cada grupo fez uma leitura diferente da placa. Algo que hoje podemos reflectir. A credibilidade dos documentos antigos. Poderiam ser factos ou simples poemas, tal como se sucedeu no conto. Na ltima noite que de anlise placa, quando os sapientes se iam retirar do palcio o rei vai a varanda e no cu aparece a estrela. Belchior, tal como Gaspar seguiu a estrela, segura sem perguntas ou fraquezas.

Na ltima parte do conto aparece o rei Baltazar. Depois de um banquete o rei, som da flauta do criado, reflecte sobre a sua fome de banquetes e festas. Ao passear pelo jardim deparasse com um homem que estava encostado a uma parede. Baltazar fica espantado, pois foi a primeira vez que olhou realmente a cara de um vulgar homem, a cara da fome. O rei aproxima-se do homem, este apenas diz-lhe que tem fome, mas ao reconhecer o rei, com medo de ser preso foge. Baltazar manda chamar os guardas e ordena-lhes que estes procurassem na cidade um homem jovem e magro, vestido de farrapos e que tem os olhos cheios de tristeza e de pacincia. Os guardas encontraram vrios homens assim, como se podia esperar. Ento foi o prprio rei com outras vestes ver se encontrava o homem, mas em vo. No lugar disso viu misria extrema que nunca tinha visto. Decidiu doar todo, dar tudo para saciar a fome mas os ministros no consentiram, porque se o rei quisesse de facto dar as suas reservas e as suas riquezas para tal fim ele prprio ficaria na misria pois nem todas as

suas riquezas dariam para saciar a fome a todos aqueles que a sentiam. Baltazar no dia seguinte foi ao templo com o fim de rezar ao Deus que protegesse os pobres e oprimidos, mas esse altar no existia. O conto termina quando o rei v a estrela e tambm ele a segue, mas este diferentemente dos outros, antes de ver a estrela diz: Senhor, eu vi. Vi a carne do sofrimento, o rosto da humilhao, o olhar da pacincia. E como pode aquele que viu estas coisas no te ver? E como poderei suportar o que vi se no te vir?. Este rei negro antes de ver a estrela j acredita em Deus

Este conto faz-nos pensar sobre trs coisas distintas: as minorias, a fome e as possveis incoerncias dos textos antigos. As minorias padecem de fome, e no so olhadas com olhos de ver. So vistas como um grupo excludo, algo parte. Quem esta contra as maiorias esta logo, imediatamente inserido no grupo excludo, tal como aconteceu a Gaspar e tal como acontece nos dias de hoje, no por adorarmos deuses diferentes mas por termos opinies diferentes em outros campos. Os textos antigos sempre levantaram suspeitas pois, tal como a bblia um livro com vrios anos e com tantas tradues, quem garantes que aquele o texto inicial. As variadas leituras de um texto tambm so actuais. Todo isto, prova que apesar de este conto falar de uma histria com mais de 2000 anos, este conto contm problemas bastante actuais. in Contos Exemplares de Sophia de Mello Breyner

You might also like