You are on page 1of 66

RETRICA, HERMENUTICA E FILOSOFIA

MIGUEL BAPTISTA PEREIRA

Dois fenmenos interligados assinalam o pensamento contemporneo: o regresso da Retrica e o que j se chamou a idade hermenutica da razo. As teorias da argumentao e da verdade como consenso so tipos de exposio modelar influncia da Retrica , como, alis, a noo de texto to fecunda para as concepes literrias e filosficas do Ocidente traz a marca de uma ascendncia retrica , complementada pelo conceito de narrao e de intriga da Potica de Aristteles. Apesar de j terem desaparecido quatro mil lnguas e das trs mil faladas actualmente apenas cerca de cem terem descoberto e utilizado a escrita 1 e de figuras histricas relevantes como Scrates e Cristo no nos terem legado textos do seu prprio punho, a inveno da escrita com a produo e o desenvolvimento do texto desempenhou um papel mpar na fixao , universalizao e transmisso de uma pluralidade de sentidos recolhidos da experincia humana , originria e multvoca , de caminho , donde pululou a Babel das lnguas . Numa civilizao da escrita, a exposio influncia do texto torna - se progressivamente um novo existencial do honro loquens. No regresso da Retrica, vai este artigo privilegiar a veiculao da ideia de texto, a que a Lingustica foi sensvel ( 1). O texto, porm , acompanha a experincia de caminho e de casa, que, sob a proteco tutelar de Hermes e de Hestia , da distncia e da pertena , pode ser elaborada numa filosofia do sentido, a cuja dimenso polimrfica de referncia a Fenomenologia e o Estruturalismo no puderam corresponder (II). A relao entre texto retrico e filosofia da argumentao particularmente documentada com escritos da Escola de Bruxelas, sem no entanto se olvidarem figuras de proa como K.-O. Apel e J. Habermas (III). Pelo que de facto concerne o

1 Ph. BRETON/S. PROULX, L'Explosion de la Communication , La Naissance d'une nouvelle Idologie (Paris/Montral 1991) 17 ss.

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

Miguel Baptista Pereira

papel do texto como ncleo duro de uma filosofia da interpretao, Hermenutica more gallico demonstrata de P. Ricoeur, que se dedica um estudo preferencial (IV). A designao de idade hermenutica da razo deve alargar-se legibilidade de outro texto, o da natureza e da vida, interlocutoras do homem na poca ecolgica da razo (V).

I
A Retrica como disciplina curricular eclipsou-se nas instituies europeias de ensino, ao contrrio do que aconteceu dos Estados Unidos da Amrica 2. Embora tenham surgido na Europa algumas revistas, sociedades de Retrica, reimpresses de textos clssicos e se tenham publicado sries de estudos sobre Retrica em editoriais de renome, impossvel hoje qualquer consenso quanto assero de M. Capella sobre a Retrica como potens rerum omnium regina 3 ou quanto promoo da Retrica a rainha antiga e nova das cincias assinada pelo professor de Retrica de Tuebingen W. Jens 4, que antecipou a viso utpica da Retrica como uma cincia do futuro, proposta por J. Dubois 5. Porm, o fim da Retrica como disciplina ou Rhetorica docens no coincide com o desaparecimento da praxis retrica (Rhetorica utens, Oratoria, Eloquentia) nem to-pouco com a extino da sua existncia residual em teorias de composio literria, em regras de comportamento, em expresses do discurso pragmtico nem com a cessao da sua eficcia histrica na tipologia variada da histria das ideias e da cultura. sobretudo a teoria retrica do texto e a sua influncia histrica, a que o Ocidente se exps, que merecem uma particular ateno, dada as suas estreitas relaes com a Hermenutica e a Filosofia. A anlise hodierna do texto retrico franqueia as portas no s investigao dos seus modos de sobrevivncia histrica nas construes lingusticas e em textos extra-lingusticos, como, v.g., a arte oratria de J. S. Bach, a pintura de quattrocento ou o sonho como elocutio em Freud mas tambm ao estudo do poder do texto, da sua aptido para docere, delectare et movere, da sua capacidade de

2 J. KOPPERSCHMIDT , Rhetorik nach dem Ende der Rhetorik . Einleitende Anmerkungen zum heutigen Interesse an Rhetorik in: ID., Hrsg ., Rhetorik , Band 1, Rhetork als Texttheorie (Darmstadt 1990) 2-3. 3 M. CAPELLA , De Nuptiis Mercurii et Philologiae , Hrsg . A. Dick (Leipzig 1925) 427. ^ W. JENS , Von deutscher Rede (Muenchen 1969) 16. 5 J. DUBOIS , Allgemeine Rhetorik, Uebers. (Muenchen 1974) 16.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

socializao e de construo de consensos polticos. A histrica da Retrica foi de facto a de uma restrio generalizada, na expresso de G. Genette 6, ou de uma extino progressiva segundo R. Barthes 7 at se confundir com uma teoria dos tropos, se recordarmos que a queda da cidade democrtica arrastou consigo a morte da interveno poltica da Retrica e forou o seu exlio esttico, de cuja impotncia brotou a figura de uma eloquentia tacens, embora no tribunal e na festa prosseguisse a Retrica judiciria e epidctica, respectivamente. Expresses como renascimento ou reabilitao da Retrica, Rhetorica rediviva, Rhetoric revalued, return of Rhetoric, Rhetoric resituated, etc., no s repem a Retrica na raiz histrica de muitas disciplinas modernas mas fazem dela um potencial sugestivo para a reformulao da problemtica do homem contemporneo, embora se reconhea com P. Ricoeur que a sua existncia como disciplina se finou, quando deixou de figurar no cursus studiorum dos colgios em meados do sc. XIX 8. A Retrica de Aristteles foi uma teoria da argumentao, que se articulava com a sua vizinha lgica da demonstrao e com a filosofia, uma teoria da elocuo e uma teoria da composio do discurso. Com a sua reduo tradicional a uma simples teoria da elocuo e depois a uma teoria dos tropos, a Retrica perdeu o lao que a prendia Filosofia e tornou-se uma disciplina errtica e ftil. O esquema da Retrica de Aristteles representou a racionalizao de uma disciplina, que se propusera reger todos os usos da palavra pblica, sobretudo o seu poder de deciso e o seu domnio no tribunal, na assembleia poltica, no elogio e no panegrio 9. O poder de dispor dos homens mediante o domnio das palavras divorciadas das coisas acompanhou de seduo e mentira a histria do discurso humano. A lgica da verosimilhana aparecia como uma soluo de recurso para uma Retrica ferida de substancial ambiguidade. As suas provas no se regem pela lgica da necessidade mas do verosmil e do contingente, porque os problemas humanos decididos nos tribunais e nas assembleias no obedecem aos quadros rgidos de uma axiomtica dogmtica. O grande mrito de Aristteles foi ter elaborado o lao entre o conceito retrico de persuaso e o conceito lgico de verosmil e ter construdo sobre esta relao o edifcio inteiro de uma Retrica filosfica 10. Apesar

6 G. GENETTE , La Rhetorique restreinte in: Communicalions 16 (1970) 158. 7 R. BARTHES , L'ancienne Rhtorique . Aide-mmoire in: Communications 16 (1970) 192 ss. 8 P. RICOEUR, La Mtaphore Vive (Paris 1975) 13. 9 ID., o. c. 14. 10 ID., o. c. 17.

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

Miguel Baptista Pereira

de o declnio da Retrica coincidir com a ditadura do nome na teoria da significao , de que derivou a reduo da metfora a um simples ornamento , no se pode olvidar a estruturao do discurso retrico antigo e a ordenao interna das suas partes ( inventio , dispositio, elocutio, actio, memoria ), a que R. Barthes chamou mquina retrica, que, aps a absoro da matria, produzia um discurso completo, estruturado e pronto a persuadir , como a mquina de Diderot a fazer meias 11. A Retrica partilha com a Potica e a Hermenutica o terreno do discurso articulado em configuraes mais extensas do que a frase ou unidade mnima em que algum diz algo a algum sobre alguma coisa, realizando a trplice mediao entre homem e mundo , homem e outro homem e homem e si-mesmo . O discurso retrico o mais antigo discurso racional hiperfrstico do Ocidente , nascido ao mesmo tempo que a Filosofia no sc . VI A.C. mas dominado pela ambio de cobrir o campo inteiro do uso discursivo da linguagem . Por isso , o modelo retrico de argumentao pretendeu apoderar - se de toda a esfera da razo prtica ( moral , direito , poltica) e do campo inteiro da Filosofia . Orientada para o ouvinte , a argumentao retrica uma tcnica de persuaso em que dizer fazer, conquistar o assentimento do auditrio e, por isso , o discurso retrico ilocutrio e perlocutrio . Neste caso , a argumentao no inova , porque o orador se adapta temtica das ideias admitidas , limitando - se a transferir para as concluses a adeso concedida s premissas e desenvolvendo tcnicas intermedirias sempre em funo da adeso efectiva ou presumida do auditrio . A vulnerabilidade do discurso retrico est patente: pode deslizar da arte de persuadir para a arte de enganar , do acordo prvio sobre ideias admitidas para a trivialidade dos preconceitos, da arte de agradar para a arte de seduzir , do discurso da constituio imaginria da sociedade e da sua identidade para a perverso do discurso ideolgico 12. No incio da dcada de 80, falava- se da marcha imparvel da Retrica, que invadia a Estilstica Estrutural , a Teoria do Texto e da Literatura e a Semntica Lingustica 13, enquanto as Cincias Sociais e Humanas vinham registando intra muros influncias marcantes da Retrica , regressada para os mais entusiastas do exlio aps a calnia , de que teria sido vtima 14.
11 R. BARTHES , o.c. 195-222. Cf. J.-J. ROBRIEUX , lments de Rhtorique et d'Argumentation ( Paris 1993 ) 31-205; O. Reboul , Introduction la Rhtorique, Thorie et Pratique ( Paris 1991) 55-80.

lz P. RICOEUR , Lectures II, La Contre des Philosophes ( Paris 1992) 479-484.


13 R. LACHMANN, Rhetorik - alte und neue Disziplin in: Berichte zur Wissenschafatsgeschichte 4 (1981) 28.

14 J. KOPPERSCHMIDT , Das Ende der Verleumdung . Einleitende Anmerkungen zur Wirkungsgeschichte der Rhetorik in: ID., Rhetorik, Band II, Wirkungsgeschichte der Rhetorik (Darmstadt 1991) 1-33.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol. 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

De facto, desde meados do sc. XX, haviam-se avolumado os estudos sobre a influncia da Retrica no magno campo das ideias estticas, religiosas, literrias, exegticas, jurdicas, antropolgicas, sociais e polticas: assim, investigou-se o papel da Retrica nas razes do irracionalismo pr-romntico, na concepo augustiniana do discurso cristo, na Esttica de A. G. Baumgarten, no papel desempenhado por G. B. Vico no dealbar do pensamento moderno, na eloquncia do pietismo, na Hermenutica, na Retrica infinita ou absoluta de Schlegel, na teoria dos tropos de Nietzsche, na educao, na teoria da comunicao, no domnio da Antropologia, na teoria da argumentao jurdica e poltica, na teoria da razo prtica e nas relaes com o pensamento selvagem 15. Foi familiar Retrica clssica a comparao entre a unidade das partes do texto, traduzida pelo termo tcnico dispositio, e a relao da cabea com os membros e partes do corpo. Longe de ser uma srie de palavras e de frases, o discurso , na harmonia das suas partes, como um ser vivo, segundo o testemunho de Plato no Fedro 264 c e o de Aristteles na Potica 23, 1, 1459 a 20, quando toma por modelo da estrutura da tragdia a unidade de um corpo vivo 16, justificando se construa um dia uma anatomia do texto, iniciada j por M. Flacius Illyricus no sc. XVII. Esta ideia de unidade do discurso segundo o modelo do ser vivo reforada pela metfora de livro, pois expresses como Livra da Vida 17, Livro com Sete Selos 18, Livro da Natureza (Alano de Lille) ultrapassaram a esfera da prdica e penetraram no pensamento filosfico e teolgico da Idade Mdia com traos bem visveis na Filosofia 19. Moderna e com claras incidncias em pensadores do Romantismo W. Dilthey props se reservasse o termo interpretao para a compreenso de obras escritas ou depositadas em monumentos de cultura, que ofereciam ao sentido o suporte de uma espcie de inscrio. 20. Na nossa cultura ocidental judaico-crist, o cnon do texto bblico tornou-se um lugar de origem e de desenvolvimento da Hermenutica com

15 ID., o.c. 37-441.


16 H.-G. GADAMER, Rhetorik und Hermeneutik als oeffentlichsr Vortrag der Jungius-Gesellschaft der Wissenschaften, gehalten am 22.6.1976 in Hamburg (Goettingen 1976) 14.

17 xodo, 32, 32. ls Apocalipse, livros 5 e 6.


19 Cf. E. R. CURTIUS, Europaeische Literatur und lateinsches Mittelalterx (Bera/ Muenchen 1973) 324; Th. J. WILSON, Sein ais Text. Vom Textmodell als Martin Heideggers Denkmodell. Einefunktionalistische Interpretation (Freiburg/Muenchen 1981) 87-88.

20 W. DILTHEY, Die Entstehung der Hermeneutik in: ID., Gesammelte Schriften, Band V4 (Stuttgart/Goettingen 1964) 319.

Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

10

Miguel Baptista Pereira

a riqueza polissmica de quatro nveis de leitura: literal ou histrico, tropolgico ou moral, alegrico ou simblico e anaggico ou mstico 21. Na Modernidade , nasceu uma nova Hermenutica da Bblia em virtude da incorporao das cincias filolgicas clssicas na exegese antiga, o que permitiu transferir para uma situao cultural moderna o essencial do sentido , que os textos assumiram numa situao cultural , que deixou de ser a nossa. Perfila-se aqui uma problemtica, que no caracterstica dos textos bblicos ou religiosos, isto , a luta contra a m compreenso oriunda da distncia cultural, pois interpretar , doravante, traduzir a significao ou sentido de um escrito de um contexto cultural para outro segundo uma regra de equivalncia de sentido. Outro lugar de origem da Hermenutica foi a Filologia dos textos clssicos, que, desde a Renascena e sobretudo desde o sc. XVIII, constituiu um campo autnomo de interpretao relativamente ao da f, em que se tratava outrossim da restituio de sentido de textos antigos ou da sua transferncia e traduo apesar da distncia cultural e temporal. a diferena e, simultaneamente, a referncia do texto ao contexto, que fundam a capacidade de o texto se descontextualizar, isto , de se libertar do seu contexto inicial para se recontextualizar numa situao cultural nova, preservando a sua identidade semntica, como acontece paradigmaticamente na traduo. A terceira fonte ocidental de actividade hermenutica a literatura jurdica, cuja recontextualizao exige da jurisprudncia que inove nas lacunas do direito escrito e sobretudo nas situaes no previstas pelo legislador. Ao inovar na tradio, a jurisprudncia atravessa a distncia cultural e temporal, continuando a comunidade de interpretao de uma tradio viva. O mundo destas trs categorias de texto no mera funo lingustica mas a redescrio do que convencionalmente se chama realidade, atravs da sua metamorfose, transfigurao, negao e at destruio, que na sua radicalidade no deixam de ser relaes a mundo 22. Comparado com o texto da Retrica, o da Hermenutica pode conter frases argumentativas, mas estas no pretendem, como na Retrica, criar a situao de univocidade a favor de uma interpretao privilegiada mas manter aberto um espao de variaes de sentido sem a ambio da vitria. O exemplo dos quatro sentidos da Escritura paradigmtico como, alis, a coexistncia de quatro Evangelhos sobre a figura nica de

21 Cf. H. DE LUBAC, Exgse mdievale . Les quatre sens de 1'criture, 4 vol. (Paris 1959/1964) passim; J. GREISCH, Hermeneutik und Metaphysik ( Muenchen 1993) 87-109; P. CESARE BORI, L ' Interprtation infinie, L'Hermneutique chrtienne ancienne et ses Transformationes , Trad. ( Paris 1991 ) passim.

22 P. RICOEUR, Lectures 11. La Contre des Philosophes 487-492.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

11

Cristo com pticas e perspectivas diferentes. A interpretao no visa fazer prevalecer uma significao sobre outra mas permitir ao texto que signifique tanto quanto puder, que signifique mais e faa pensar mais na sua busca de plenitude, que impele a traduzir, a recontextualizar um sentido, que transita de um espao cultural para outro. Neste horizonte, agiganta-se o contedo da frmula vrias vezes usada por Gregrio Magno, o ltimo dos Padres da Igreja do Ocidente: A Escritura progride com aqueles que a lem, que apareceu na secularizao romntica sob o nome de livro infinito 23. O frequente uso contemporneo da palavra texto, aps o de corpo vivo e o de livro, evoca o modelo do fiador e do tecelo de cujas mos sai o produto final de um tecido. imagem do fiar e do tecer, escrever entrelaar letras, slabas e palavras desfiadas, produzindo um tecido consistente, que resiste temporariamente voracidade inclemente do tempo. O texto, se permanece como se fora um objecto, no para ficar inerte mas para ser decifrado, lido, entendido, escrito de novo. Uma srie de importantes referncias so de abordagem obrigatria: relao ao autor, que nele se prolonga, como se ao mesmo tempo j no existisse; relao do texto a si mesmo, ao equilbrio da sua expresso, s leis da sua construo, sua vida prpria, hostil a toda a manipulao, e aos seus leitores e intrpretes; relao s suas condies externas de possibilidade, ao mundo, que transcende a imanncia das produes humanas e aos efeitos da sua capacidade de fazer histria, demarcando o campo do forade-texto sob as diferenas do pr-texto, do con-texto e do ps-texto 24. A ideologia do texto absoluto nega toda a referncia, desconstri o sujeito e reduz a linguagem materialidade dos signos e correspondncia formal entre os nveis fonolgico, morfolgico e sintctico at terminar na confisso de que a existncia de traos ou de inscries implica uma impossibilidade radical de atingir o primum signatum de que, porventura, seriam traos. O que se apaga neste caso, a prpria presena do sentido. O leitor sente-se em breve pertencer ao texto, que o solicita e que cedo o vota errncia sem fim no labirinto do significante sem encontrar jamais o fora-do-texto. Ei-lo algures no espaoso da escrita, num espao imaginrio, onde se desfazem os postos do emissor, do 25. destinatrio e onde se perde o contexto de situao das mensagens

23 P. CESARE BORI , o.c. 5-8, 11-62, 115-129. 24 G. JARCZYK, Texte et Hors-Texte in: Vrios, Le Texte comme Objet philosophique (Paris 1987) 173-182
25 F. JACQUES, Le Moment du Texte in: VRIOS, Le Texte comme Objet philosophique 23.

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

12

Miguel Baptista Pereira

Poder ainda o texto manter uma relao com o exterior mas, neste caso, o exterior formado por outros textos, a que ele se vincula num jogo mais ou menos complexo de `enxertos textuais'. O `texto a perder de vista', sem qualquer fora-de-texto, o jogo da ausncia de ser, da diferena sem referente, sem exterioridade que se mostrasse de algum modo a uma interioridade, a disseminao ou o excesso irredutvel do sintctico sobre o semntico, que directamente se ope a uma hermenutica da polissemia, indiciadora de um excesso de sentido. O delrio da disseminao apresenta-se como alternativa pretensa identificao entre logos e palavra, quando o sentido originrio de logos, que est na raiz do legere latino e do lesen alemo, -nos dado na experincia de colheita, colecta e recolha, como reconheceu M. Heidegger j em 1943 26; e no em qualquer identificao com a palavra, o que aponta para um acolhimento original na raiz dos vrios caminhos da linguagem e da escrita 27. Neste caso, legere entrar no texto como espao de encontro e de recolha das coisas e no de oposio irredutvel, como pretende a ideologia do texto absoluto 28. Se s pudssemos falar de um texto escrito atravs de outro texto sem qualquer acesso a um fora-de-texto, estaramos condenados, como novas figuras de Ssifo, ao transporte perptuo da rocha da linguagem at s fronteiras intransponveis do mundo real, prtica de aces apenas pelo trao da escrita, a viver nos textos sem nunca sair da linguagem. Ficaramos hoje prisioneiros do grafismo da escrita ou moradores de um arquiplago de textos auto-referenciais, como muitos filsofos se encarceraram num universo hermtico de ideias 29. O texto mediador de experincia e s sobrevive quando se investe em experincias vivas de novos contextos, fora de todo o processo, que o encerrasse em si mesmo margem da vida numa cadeia lingustica, em que o significado de uma palavra fosse apenas outra palavra. Desde os fins dos anos sessenta divulgou-se a Lingustica do Texto e com ela o interesse pelas unidades transfrsticas e suas funes comunicativas, que reactualizam o logos ou a oratio da Retrica na sua

21 M. HEIDEGGER, Heraklit 1. Der Anfang des abendlaendischen Denkens. 2. Logik, Heraklits Lehre vom Logos. Freiburger Vorlesungen vom SS 1943 und vom SS 1944, GA 55 (Frankfurt/M. 1979).

27 ID., Unterwegs zur Sprache (Pfullingen 1959 ) passim ; H.-G. GADAMER, Unterwegs zur Schrift in: A. ASSMANN/J. ASSMANN, Hrsg., Muendlichkeit und Schriftlichkeit ( Muenchen 1983) 10-19.
28 J. GREISCH, Mise en Ab?me et Objeu, Ontologie und Textualit in: VRIOS, Le Texte comme Objet philosophique 251-277.

29 M.-D. POPELARD, Texte, Langage, Communication , Essai de Cartographie in: VRIOS, Le Texte comme Objet philosophique 90-94, 98.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n.^ 5 - vol. 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

13

vertente comunicacional 30. O uso intersubjectivo e prtico da linguagem havia j sido realado na Semitica behaviorista. Ainda na dcada de trinta, Ch. Morris completou o modelo sintctico-semntico do Neopositivismo Lgico, apontando na sua obra Fundamentos de uma Teoria de Signos (1938) uma terceira dimenso, a dimenso prtica da Semitica, isto , s relaes dos signos entre si e com os factos anteps uma relao primordial , a sua relao aos homens , que os usam no seu comportamento prtico e na sua vida de interaco. Deste modo, a pragmtica pressuposta pela semntica como esta pela sintctica , constituindo - se assim hierarquicamente os nveis da Semitica. Numa obra posterior 31, Morris acentuou a funo secundria da designao relativamente ao problema primrio da constituio de sentido, que ele procurou descrever atravs dos diversos modos do comportamento humano e comparou os trs nveis da Semitica (Sintctica, Semntica e Pragmtica) ao trivium das septem artes liberales, Gramtica, Dialctica e Retrica 32, classificando esta ltima como uma forma primitiva e restrita de Pragmtica 33. A ausncia da Retrica numa linguagem constrangida dupla dimenso sintctica e semntica no sentido do modelo sado do proposicionalismo aristotlico de Peri Hermeneias foi verberado em crticas do Humanismo dialctica, pois a linguagem autntica do homem seria prioritariamente retrica e s depois semntica e sintctica 34. E. Coseriu usou a expresso lingustica do texto ante litteram para assinalar a existncia de uma lingustica do texto na Retrica antiga. Os gregos criaram quatro disciplinas para o estudo da linguagem mas apenas trs, a Gramtica, a Retrica e a Dialctica houveram nome, pois a teoria geral da linguagem e at a teoria da gramtica existentes no receberam uma denominao adequada 35. Das trs disciplinas do trivium fixadas por Marciano Capela (segunda metade do sc. IV) a Gramtica descrevia usos da linguagem sem referncia a qualquer situao, enquanto a Retrica, pelo contrrio, estudava a linguagem na situao concreta de interpelantes e interpelados, que assuntos determinados enlaavam. A deslocao da inteno da Retrica para textos literrios obnubilou as circunstncias e

J. KOPPERSCHMIDT, o.c. 20-21. Ch. MORRIS, Signs, Language and Behavior (New York 1946). ID., o.c. 56. ID., o.c. 30. Cf M. B. PEREIRA, Experincia e Sentido in: Biblos 55 (Coimbra 1979) 329-330.
34 K.-O. APEL, Die Idee der Sprache in der Tradition des Humanismus von Dante bis Vico2 (Bonn 1975) 31. 35 E. COSERIU, Textlinguistik , Eine Einfuehrung, hrsg. und bearbeitet von J. Albrecht2 (Tuebingen 1981) 9-10.

30 31 32 33

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

14

Miguel Baptista Pereira

a situao do discurso intersubjectivo concreto em proveito dos diferentes objectos sobre que se poderia falar. Esta reduo do campo da Retrica favoreceu quase exclusivamente o estudo dos objectos do discurso de modo ideal e abstracto e desenvolveu as respectivas categorias, donde resultou uma Retrica do texto abstracto e dos seus gneros ideais. Porm, no h nenhum processo mecnico que possa enumerar exaustivamente e predizer todas as possibilidades de leitura de um texto . Na ignorncia destes limites est uma das debilidades da Retrica antiga, que idealizou textos como produtos de uma multiplicidade rigorosamente numerada de processos de criao e, por isso, exigiu implicitamente ser um mtodo universalmente vlido de produo e de interpretao de textos 36. A lingustica do texto ou , noutra terminologia, a anlise do discurso pretende responder no s s lacunas da interpretao retrica tradicional mas tambm leitura behaviorista da Semitica de Ch. Morris ou estruturalista europeia e americana 37 com a distino de um trplice estrato do discurso: a esfera da linguagem ou do falar em geral, caracterizada pela referncia ao extra-lingustico , de que simultaneamente difere, o estrato das linguagens histricas singularizadas e, finalmente , o texto concreto propriamente dito, que, alm de se situar num contexto extra- verbal especfico, pode ser pluri - lingustico , no seguir necessariamente e em todas as partes as regras de uma lngua, reportar-se a temas do universo do discurso, que transcendam os idiomas histricos e singulares e aparecer incorporado numa tradio lingustica 38. Todas as linguagens se referem a algo de extra-lingustico comum atravs das configuraes , que as diferenciam e, por isso, no s a traduo inter- lingustica uma possibilidade universal, fundada na referncia de todas as lnguas ao extra-lingustico comum mas tambm a competncia lingustica do homem um poder aberto em princpio a todas as lnguas. A trplice dimenso universal , histrica e individual da linguagem pode traduzir-se, segundo a terminologia aristotlica usada por W. von Humboldt , por vpyeta ou actividade criadora do falar , por 8va tt ou saber tcnico de determinada lngua e porpyov enquanto produto falado ou escrito . Na esfera individual, em que o agente concretamente um ser- no-mundo em determinada situao, a actividade lingustica (vpyeta) discurso ou saber expressivo (Svan), que produz um texto determinado ( pyov). Uma linguagem histrica concreta uma actividade (v^pycta), que se exterioriza nos actos concretos dos indivduos, e um saber tcnico e tradicional (Svat)
36 ID., o.c. 112.
37 ID., Einfuehrung in die allgemeine Sprachwissenschaft2 ( Tuebingen 1992) 116-169.

38 ID., Textlinguistik 35-40.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

Retrica , Hermenutica e Filosofia

15

de uma comunidade lingustica , que permanece objectivado na Gramtica e no dicionrio respectivos construdos a partir do falar e das obras concretas dos indivduos da mesma comunidade lingustica . Uma vez dissociados os pontos de vista de energia, potncia e obra, pde a linguagem definir- se unilateralmente como simples actividade de falar ou determinado saber tcnico ou produto constitudo pelo conjunto ordenado do texto. Por esta dissociao se pode compreender que os antigos tenham entendido a linguagem no sentido de uma determinao histrica da actividade originria ( latine loqui , graece loqui), os modernos a tenham concebido como um poder concretizado em actos de fala e muitos cientistas da linguagem a pensem frequentemente como lngua abstracta, que para F. de Saussure se poderia construir com uma gramtica e um dicionrio 39. As trs dimenses de uma lngua so indissociveis como na Ontologia o ser , a essncia e o indivduo e, por isso , para o texto converge a energia do dizer atravs das configuraes das lnguas histricas , sempre dentro de contextos objectivos e de situaes concretas, recortados no mundo envolvente . Este depoimento do lingusta E. Coseriu sobre a actividade lingustica a caminho do texto introduz-nos numa meditao sobre o sentido. II A relao entre energeia, dynamis e ergon da linguagem obriga a repensar neste dinamismo o conceito de sentido, que mergulha razes numa experincia universal de caminho. De facto, a palavra alem Sinn (sentido), atravs da raiz sinpa, remete para o gtico sinps e sinpan, que significam caminho e ir, respectivamente. A este verbo corresponde no antigo alemo sinnan (viajar, ir, tender para) e em estreita relao lingustica com a raiz germnica sinpa, est o verbo latino sentire (ir atrs de um objecto, sentir) 40 e o substantivo sensus (sens em francs, senso em italiano, sense em ingls, sentido em portugus e em espanhol). Sentido designa originariamente o processo de ir at junto de algo, donde provm a caracterstica fundamental de sentido: a dualidade dos relata - sujeito e termo da relao

39 ID., o .c. 254-255.


411 Cf. F. KLUGGE, Sinn in : Etymologisches Woerterbuch der deutschen Sprache, hrsg . v.W. Mitska ( Berlin 1963 ) 710 a; G. E. HEYDE , Vom Sinn des Wortes Sinn, Prolegomena zu einer Philosophie des Sinnes in: R. WISSER , Hrsg ., Sinn und Sein, ein philosophisches Symposion ( Tuebingen 1960) 713; A. WALDE, Lateinisches etymologisches Woerterbuch 11 (Heidelberg 1954) 516; W. WEIER, Sinn und Teilhabe, das Grundthema der abendlaendischen Geistesentwicklung (Salzburg/Muenchen 1970) 25-36.

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

16

Miguel Baptista Pereira

- e o caminho entre eles. Da , a trplice dimenso de sentido : o sujeito, que vai ou se dirige , o processo ou ida e o outro , termo do movimento e sua primeira e mais importante condio. Este fenmeno complexo de sentido rasga - se no solo originrio de crena , na Lebenswelt, na experincia antepredicativa , na doxa passiva primria como pressuposto de toda a actividade de juzo e base ltima para que remete a desconstruo das diferentes idealizaes da razo hegemnica . Lebenswelt evoca a metfora da casa como complemento da de caminho. Todo o caminho necessita de sinais e , por isso , novos trilhos do pensamento s por novos sinais se tornaro caminhos. A diferena das lnguas nos caminhos dos homens tornou - se sintoma da permanente dificuldade de encontro com o outro, pois essa diferena veicula uma perturbante multiplicidade de usos e costumes , que semeava no encontro vrio dos homens inquietao , estranheza e equvocos . Estas dificuldades de encontro e de compreenso com que o prprio e o estranho se confrontavam, colocaram - nas os Gregos sob a tutela do deus Hermes, cujo nome estava ligado s pedras, que sinalizavam os caminhos 41 ou espaos do imprevisvel e de boas ou ms surpresas . Ligada a caminho est a mobilidade, que nas diversas concepes do mito de Hermes caracteriza permanentemente a sua figura , ambgua pela capacidade de assegurar a verdade ou de induzir em erro, pela habilidade de tcnico e de mago e pelo poder da palavra convincente , sedutora e pluri - significante . Feito mensageiro dos deuses , Hermes comentaria nestes termos as suas funes: Nunca enganarei ningum , mas no posso prometer dizer toda a verdade 42. A ubiquidade de Hermes na Antiguidade est ainda documentada nos Actos dos Apstolos ( 14, 12), quando Paulo , o anunciador da mensagem crist a todas as naes , e Barnab foram confundidos com Hermes e Zeus . Quando os caminhos colidem , os espaos heterogneos se entrechocam , o prprio e o estranho se defrontam , invocada a proteco de Hermes , que rasga caminhos novos sem depor a sua equivocidade, que no qualquer defeito moral mas a estranheza de quem se movimenta nas fronteiras de espaos distintos , relacionando - se sem confundir as suas diferenas . Esta funo mediadora de Hermes no s abarcou as relaes entre deuses e homens mas tambm entre esposos , comerciantes , ladres e fez dele o companheiro ideal das almas na viagem para o reino dos mortos, que era a estranheza por excelncia 43. mobilidade de Hermes como deus viajante opunha - se a figura de Hestia , a guardi do fogo no

41 J. GRE I SCH, Hermeneutik und Metaphysik 30. 42 ID., o.c. 31. 43 ID., o.c. 32.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol. 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

17

centro do lar, cuja forma umbilical dizia o enrazamento da casa na terra. A esta organizao do espao correspondiam os valores simblicos de permanncia , imutabilidade e fixidez , que complementavam a mobilidade, a novidade e a inquietude da metfora de caminho . Enquanto Hermes representava o movimento do mundo humano, a transgresso de fronteiras, as mudanas de estado , os contactos entre elementos estranhos, a hospitalidade , o encontro dialgico na praa, Hestia continuava a deusa da casa alicerada na terra , da durabilidade da relao conjugal e dos tesouros domsticos . O interior , o fechado , o permanente , o regresso a si mesmo contrapunham - se, como plo, ao exterior , abertura, mobilidade, ao contacto com outros e, por isso, a identidade genealgica e ecolgica , a mesmidade interior , que no poderiam ser perturbadas nem ameaadas pelo estranho , eram da competncia de Hestia , quando para Hermes outras formas de encontro havia para alm da hospitalidade permitida por Hestia, nas quais a relao a si mesmo no desempenhava um papel central. Da, Hermes e Hestia complementam - se na situao originria da Hermenutica , pois a pertena , a confiana familiar e a apropriao simbolizadas por Hestia no passam de um plo, que remete para a estranheza , a distncia e a mobilidade de Hermes . Por isso, a desconstruo anti-hermenutica apenas elimina a significao como o plo de Hestia, a pertena e a apropriao quando privilegiadas fogem, numa unilateralidade hermenutica , estranheza e distncia de Hermes, o fascnio por um Hermes puro, sem a presena domstica de Hestia, projecta- nos num hermetismo obscuro, cuja verdade oculta , impensvel, extica e enigmtica s acessvel a eleitos, como pretendeu o Corpus Hermeticum do sc . II da nossa era aa Sem olvido da metfora da casa 45 , o motivo do caminho uma das metforas centrais do pensamento heideggeriano e aparece estreitamente vinculado noo de experincia tomada numa acepo , que precede todo o uso metodolgico - cientfico e evoca o que originariamente acontece ao homem enquanto ser-a-caminho 46 . O que Heidegger pensou destruir , foi a pretenso do sujeito cognoscente a erigir- se em medida da objectividade a fim de recuperar para o homem a condio de habitante do mundo, onde ele se situa , compreende e interpreta e, com ela, o solo pr-lingustico requerido por todo o sistema lingustico . Porque somos no mundo, lhe pertencemos e nele participamos apesar da estranheza e da

44 ID., o .c. 33-49.


45 M. HEIDEGGER , Hoelderlins Hymne Der Ister . Freiburger Vorlesung vom SS 19 42 , GA 53, (Frankfurt/M.1984 ) 131, 143, 150. 46 Cf. ID., Unterwegs zur Sprache 159, 169.

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

pp. 5-70

18

Miguel Baptista Pereira

conatural mobilidade, tentamos num movimento segundo opor-nos a ns mesmos objectos, constitu-los e domin-los intelectualmente. A compreenso heideggeriana o modo fundamental de ser do homem, que se orienta no mundo, projectando os seus possveis mais prprios e, por isso, a interpretao de signos, smbolos e textos no passa de desenvolvimento e explicao desta compreenso ontolgica de si mesmo, sempre mediada pela linguagem, contra o ideal cartesiano, fichteano e husserliano da transparncia do sujeito a si mesmo. O processo de ir at junto de inerente a uma primeira descrio de sentido subjaz no s itinerncia de Hermes, sada e ao regresso de Ulisses a taca e ao xodo sem regresso de Abrao mas tambm a todas as reflexes ocidentais sobre mtodo, inteno, intencionalidade e existncia, mormente clebre ida at s coisas de Husserl, originada em boa parte pela reaco contra distores psicologistas e naturalistas da acepo originria de sentido. A investigao da intentio medieval 47 e da intencionalidade da inteligncia teortica, do sentimento, da vontade e da corporeidade desde Brentano, E. Husserl a Max Scheler, Merleau-Ponty e P. Ricoeur confirma a fecundidade desta dimenso de sentido. Tambm aqui se inscreve no s o esforo filosfico do gnio de J. Marchal, quando procurou por um aprofundamento e uma recuperao do dinamismo do mtodo transcendental de Kant avanar at ao limiar e ao referente da Metafsica 48 como a meditao itinerante de G. Marcel sobre o Homo Viator 49. A tomada de conscincia de ns mesmos dentro da linguagem sempre no caminho e na casa do mundo, que a palavra abre, oferecendo veladamente um conjunto de princpios recebidos sem crtica da experincia irreflectida. No mais rigoroso clima de conscincia hipercrtica entra subrepticiamente pela linguagem em que se pensa, um mundo de sentidos oferecido na prcompreenso da experincia espontnea acessvel a todos. Antes de qualquer filosofia, os homens j se compreendem quando falam entre si ou, pelo menos, vivem da crena profunda na possibilidade de compreenso atravs da palavra; antes de toda a reflexo, j a linguagem teceu uma forma real de comunidade entre os homens, para que reenvia toda e qualquer expresso ou experincia posterior. Como seres falantes, temos uma experincia inicial do fenmeno da linguagem e nesta uma

47 H. HAYEN, L'Intentionnel selon Saint Thomas2 (Bruges 1954). 48 J. MARCHAL, Le Point de Dpart de Ia Mtaphysique, Cahier V, Le Thomisme devant Ia Philosophie Critique2 (Paris/Bruxelles 1949).

49 G. MARCEL, Homo Viator. Prologomnes une Mtaphysique de I'Esprance2 (Paris 1963).

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

19

compreenso natural, implcita e pr-filosfica de termos, de que ir usar a reflexo na sua tarefa de explicitao e de crtica. No homem, compreenso e linguagem, por um lado, e experincia, por outro, remetemse reciprocamente e, por isso, s compreendemos e dizemos aquilo de que temos de algum modo experincia e s podemos ter experincia a partir de certa compreenso ou capacidade de nomear e dizer. O que a filosofia entende por progresso da conscincia de si e do mundo, reduz-se a este incessante vaivm, a que seria mais justo chamar um constante aprofundamento 50. Antes de todas as representaes e construes da nossa subjectividade, vivemos as coisas em contacto directo, experienciando-as na nossa viva insero no real, enrazados como a planta no humus e na terra, que a suportam e alimentam. Longe de ser uma ilha, a existncia humana , no dealbar da sua experincia, participao abramica de mundo e s depois regresso a si mesmo de Ulisses ou interiorizao da conscincia e, neste momento originrio, participar no mundo vis-lo constantemente sem com ele se identificar, constituir e exprimir um sentido de mundo nos gestos, na mmica e nos actos de comportamento humano. Em vez da aparncia mais ou menos dissimuladora e ilusria, que, maneira de vu, cobre o ser incognoscvel como na Fenomenologia inibida de Kant, o fenmeno aparecimento e manifestao do real, como escreveu M. Heidegger, ao procurar no conceito grego de cpatvsvov um antdoto contra as tendncias desrealizadoras, que o reduziram a simples aparncia ideolgica. Assim, a isto , deixar Fenomenologia significa drrocpa{ve68at Ta cpatv leva, ver a partir dele mesmo o que se mostra e como se mostra 51, o que traduz uma melhor concretizao do imperativo de Husserl ir at s coisas. Desde os Elencos de Aristteles, os idola de Bacon, a dinmica das represses de Freud, o carcter dissimulador da Metafsica em Nietzsche, a distoro da filosofia como ideologia em Marx, o carcter ingnuo e enganador da atitude natural em Husserl, se imps conscincia filosfica quo difcil salvar os fenmenos, ser-lhes fiel ou, se quisermos, deixlos exibir e mostrar-se a si mesmos sem intervenes e sobreposies do sujeito, que inevitavelmente os disvirtuam e desfocam. Da, a necessidade de submeter o logos da Fenomenologia a uma destruio ou depurao crtica, que transforme e liberte o sujeito, adequando-o verdadeira tarefa da Fenomenologia, cujo tema expresso e necessrio exibir e manifestar o que precisamente se no mostra prxima e comummente, o que est oculto em relao ao que proximamente e as

5 A. de Waelhens , La Philosophie et les Expriences naturelles (La Haye 1961) 47. 51 M. Heidegger , Sein und Zeit, Erste Haelfle6 ( Tuebingen 1949) 34.

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994 )

pp. 5-70

20

Miguel Baptista Pereira

mais das vezes se mostra mas, ao mesmo tempo, algo, que, por essncia, pertence quilo, que se revela prxima e comummente, a ponto de constituir o seu sentido e fundamento 52. Na perspectiva heideggeriana, o que em sentido maior permanece oculto ou de novo recai no obscurecimento ou apenas se mostra dissimuladamente , no este ou aquele sendo mas o ser do sendo, que, pelo seu valor real mais intrnseco, exige ser fenmeno. O que, na maior simplicidade, se traduz por deixar ser, implica, da parte do sujeito, uma verdadeira transformao ou mudana de atitude, que o torne conatural e lhe d abertura participante para o que, na normalidade das posies assumidas, permanece esquecido e velado, no-fenmeno para ns por culpa do sujeito mas originariamente fenmeno em si mesmo. Por isso, o conceito fenomenolgico de fenmeno, enquanto o que se mostra a si mesmo, significa o ser do sendo, o seu sentido, as suas modificaes e derivados 53. S por uma transformao do sujeito se preparam os caminhos e se endireitam as veredas para que aparea o fenmeno do ser do sendo. A metfora do caminho como lugar de recepo, de encontro, de surpresas, de acontecimentos, de transformaes e de sofrimentos, invade o conceito heideggeriano de experincia: Fazer uma experincia de algo, seja de uma coisa, de um homem, de um Deus, significa que algo nos acontece, nos encontra, nos sobrevem, nos derruba e transforma. Falar em `fazer' no significa nesta acepo em rigor que ns efectuamos, por ns mesmos, a experincia; aqui, fazer significa: suportar, sofrer, receber o que vem ao nosso encontro, submetendo-nos 54. Por isso, a experincia histrica de mundo traduzida por Heidegger com a expresso eundo assequi, isto , indo, pondo-nos a caminho, conseguimos entrar na novidade das coisas, sempre a caminho e andando atingimos a alteridade originria, que vem at ns e nos solicita 55. Na questo do sentido do ser, somos guiados por aquilo mesmo, que procurado e, por isso, a teoria do conhecimento precedida por uma interrogao, que a precede e que versa sobre o modo como o sendo encontra o ser antes que ele o oponha a si mesmo como um objecto em face de um sujeito. na viagem, co-significada na palavra alem experincia (Er-fahr-ung), que o homem compreende o processo original do ser como sentido. Nesta ordem de ideias, o discurso jamais se reduz fora centrpeta da sua auto-glorificao mas pretende, em todos os seus usos, trazer linguagem uma experincia, um modo de habitar e

52 53 54 55

ID., ID., ID., ID.,

o .c. 3514. o.c. 35. Unterwegs zur Sprache 159. O.C. 169.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

21

de ser-no-mundo , que precedem o discurso e solicitam ser ditos . Confessa P. Ricoeur que foi de Ser e Tempo de Heidegger e de Verdade e Mtodo de H.-G. Gadamer que herdou uma veemncia ontolgica para fracturar a clausura da linguagem sobre si mesma, que, por sua vez, enriqueceu com a anlise da referncia dos enunciados metafricos e narrativos 56 Contudo no do honro habilis da tcnica mas do honro sapiens da culpa que parte a Fenomenologia da Vontade de P. Ricoeur. Semearam- se de quedas os caminhos histricos do homem e , por isso, no a existncia autntica a caminho do fenmeno originrio do ser mas as narraes do homem lapso , que P . Ricoeur pressupe na sua Filosofia da Vontade . No percurso temporal do homo viator, a falta um acontecimento da liberdade pelo qual esta se torna escrava sem necessidade de regresso natureza animal ou mineral . A falta no destri as estruturas fundamentais oferecidas ao homem inocente e lapso como o teclado comum de uma natureza humana sobre o qual tocam de maneira diferente a inocncia mtica e a culpabilidade emprica 57 . Para P. Ricoeur, s transcendendo a falta numa ontologia da liberdade se possibilita a sua descrio como queda , perda , absurdo, numa palavra, se torna patente o contraste , que faz sobressair a plena negao da fala e reduz a conscincia culpvel mais a uma mscara , que obtura o ser da condio humana do que a um fenmeno , que o manifesta . Isto no obsta a que a queda nos caminhos da existncia seja a ocasio privilegiada da reflexo sobre a iniciativa do eu , feita no antes ou durante a aco mas depois na recordao , especialmente na retrospeco do remorso , que nos revela um eu, que poderia e deveria ter sido outro . Pensar a inocncia como aquilo a partir do qual aconteceu o desvio do mal ou como o paraso donde o homem foi expulso, afirmar que o pecado no a nossa realidade originria e pressupor o estatuto ontolgico bom do ser criado, que a inocncia anterior queda e a possibilidade primeira , que a falta como nada da vaidade ou o mal radicalmente contingente interrompeu 58. O mito torna- se guia heurstico para a fenomenologia da vontade, contanto que se elabore uma teoria filosfica do mito, que no seja redutora mas lhe restitua a sua inteno significante . As quedas do homem narram - se, no se deduzem e, por isso , P. Ricoeur prope uma Emprica da Vontade para descrever o carcter opaco e absurdo da falta, que

56 P Ricoeur , Du Texte I'Action, Essais d 'Hermneutique II (Paris 1986) 34. 57 ID., Philosophie de Ia Volont I. Le Volontaire et l'Involontaire (Paris 1949) 28-29. Cf. M. B. PEREIRA, Narrao e Transcendncia in: Humanitas XLV (1993) 393-476.

58 Cf. P. RICOEUR, Philosophie de Ia Volont 11-Finitude et Culpabilit (Paris 1960).

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

22

Miguel Baptista Pereira

permanece um corpo estranho na Eidtica do homem e narrada numa Mtica concreta, diferente do discurso filosfico, porque os mitos da queda, do caos, do exlio, da cegueira de origem divina pertencem a um universo do discurso, acessvel directamente a uma Histria Comparada das Religies mas no a uma leitura filosfica imediata 59. Estes mitos, porm, so elaboraes secundrias de uma linguagem mais fundamental a que P. Ricouer chama linguagem da confisso, eminentemente simblica, que fala em termos indirectos e figurados da falta e do mal e que s uma Hermenutica Filosfica pode interpretar, preparando a insero dos mitos no conhecimento, que o homem constri de si mesmo. Dada a situao de facto, somente atravs da condio actualmente m do corao do homem que se pode entrever uma condio mais originria do que toda a maldade: pelo dio e pela luta que nos podemos aperceber da estrutura intersubjectiva do respeito, que constitui a diferena das conscincias; atravs do mal-entendido e da mentira que a estrutura originria da palavra revela a identidade e a alteridade das conscincias... sempre atravs do lapso que o originrio transparece 60 A conscincia de si parece constituir-se nos seus estratos mais fundos por meio do simbolismo ou de uma linguagem primria, indirecta e imagtica, cuja compreenso j um exerccio preparatrio de Hermenutica prolongado depois na interpretao dos smbolos secundrios e tercirios dos mitos e da gnose 61. A linguagem elementar da confisso da falta, a linguagem desenvolvida do mito e a linguagem elaborada da gnose e da contragnose so inseparveis entre si, pois o seu referente comum uma experincia de falta jamais imediata, dita em smbolos primrios e ainda carecida de elaborao mtica e especulativa. Os smbolos do que pensar como pressupostos da actividade filosfica, que veiculam a contingncia radical e os limites das culturas de origem. A reflexo pura no reclama qualquer mito nem smbolo, pois um exerccio directo da racionalidade, que deixa fora de si a realidade quotidiana e, de modo especial, o enigma concreto da liberdade serva. A iluso da reflexo pura no a procura de um ponto de partida mas a busca de um comeo sem pressupostos. A articulao do pensamento com o reino dos smbolos sem abandonar a exigncia racional e um tipo de interpretao, que respeite o enigma original dos smbolos sem sacrificar a autonomia racional so variaes da resposta experincia geral de que os smbolos do que pensar. Todos os smbolos da culpabilidade (desvio, errncia, cativeiro) e todas as

s9 ID., Philosophie de la Volont 11, 9-10. fio ID., o. c. 160. 61 ID., o.c. 172-173.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

23

narraes mticas (caos, cegueira, mistura, queda) dizem a situao do homem na realidade do mundo. A tarefa agora elaborar a partir dos smbolos conceitos existenciais, que so estruturas no j da reflexo mas do ser da existncia humana 62. Das narraes mticas chegaram-nos as metforas da morada e do caminho, da rectido da vida e da errncia e foi ainda em termos de xodo, que I. Kant definiu a Aufklaerung como ruptura inauguradora de uma nova poca da razo: Aufklaerung a sada do homem da sua menoridade culpvel 63. Esta libertao da casa-priso da razo menor teve uma provocante traduo na secularizao dos quatro sentidos da Escritura: em vez do sentido literal ou histrico da realidade, a posio transcendental constituinte de objectos para ns com a suspenso da inatingvel coisa-em-si; em vez do sentido tropolgico ou moral inseparvel da teologia, a pergunta tica racional pelo que eu devo fazer; em vez do sentido alegrico ou simblico a pergunta da razo pelo que se pode humanamente conhecer; em vez do sentido anaggico ou mstico, a pergunta racional pelo que se pode esperar. A maioridade da razo est na reduo de todas as perguntas pergunta pelo homem e consequentemente, de todas as respostas a proposies racionais dentro dos limites humanos do conhecer, do agir e do esperar 64. Aps a eliminao kantiana do referente sob o nome de coisa-em-si e a explorao, dentro da filosofia da vida, da linguagem enquanto notificadora de vivncias do sujeito, G. Frege distinguiu em 1892 na concepo global de sentido dois momentos, o do sentido propriamente dito e o da relao s coisas, que a verso francesa traduziu por denotao e a inglesa por referncia 65. distino entre a realidade material e as dimenses psicolgica, lgica e referencial do signo G. Frege acrescentou que no o acto do intelecto mas o signo, que, pelo sentido e pela referncia, realiza a verdade como adequao ou trnsito do sentido para a referncia modelarmente realizado pelas cincias 66. Em 1900, B. Russell criticou toda a filosofia idealista

62 ID., o.c. 181.


63 I. KANT, Beantwortung der Frage: Was ist Aufklaerung in: N. HINSKE, Hrsg., Was ist Aufklaerung? Beitraege aus der Berlinischen Monatsschrift' (Dar,nstadt 1981) 452. 64 Cf. ID., Kritik der reinen Vernunft, hrsg. v. Th. Valentiner (Leipzig 1906) 666; ID., Logik. Ein Handbuch zu Vorlesungen, hrsg. v. W. Kinkel< (Leipzig 1904) 27. 65 G. FREGE, Funktion, Begriff, Bedeutung, Fuenf logische Studien2 (Goettingen 1966) 40-65; ID., Sens et Dnotation in: ID., crits logiques et philosophiques (Paris 1971); ID., On Sense and Reference in: ID., Philosophical Writings of Gottlob Frege (Oxford 1952).

66 ID., Funktion, Begriff, Bedeutung 48. Cf. M. B. PEREIRA, o.c. 324-327.


Revista Filosfica de Coimbra - n. , > 5 - vol. 3 (1994) pp. 5-70

24

Miguel Baptista Pereira

do sc . XIX e props a anlise da proposio como o ponto de partida da filosofia 67, convencido de que as questes filosficas se esclareceriam, mediante a anlise da linguagem e o estudo da gramtica - programa que o seu aluno , L. Wittgenstein , seguiu com rigor no Tractatus Logico-philosophicus , desenvolvendo a posio de Frege dentro do primado da proposio , pois os termos , que entram na proposio , s tm sentido no contexto formado pelo todo da proposio e no por -si mesmos, como exige o referente da situao de facto, indecomponvel em entidades isoladas ou indivduos , que os termos pudessem traduzir. A prtica do sentido e da referncia , imanente a uma teoria do discurso , reassumida pela linguistic analysis anglo - saxnica , que estuda a linguagem no seu lugar natural , que a proposio ou acontecimento de sentido , diacrnico, locutrio pelo que diz e ilocutrio pelo que faz ao dizer 68. Preocupada pela lgica do discurso e no por uma lingustica estrutural, a filosofia anglo- saxnica situou a metfora no quadro da proposio . No so agora as palavras que so metafricas mas os enunciados sados da tenso ou inter- animao das palavras . Nesta matria foi precursor I. A. Richards com a obra The Philosophy of Rhetoric (1936), a que se seguiu o artigo Metaphor assinado por Max Black em 1962 e, dentro da crtica literria, a obra de M. Beardsley , Aesthetics ( 1958) e The Metaphorical Twist (1962) do mesmo autor. Com La Mtaphore Vive de P . Ricoeur, o discurso o lugar prprio da metfora , historicamente presa da palavra desde Aristteles a Fontanier , quando necessrio analisar a metfora do texto e do inter - texto desde a rede de metforas de um poema, as metforas tpicas de uma comunidade de lngua ou cultura ou de uma esfera cultural como a da Cristandade at certas metforas to radicais que parecem percorrer o discurso da humanidade inteira com arqutipos ou paradigmas simblicos 69 Alm da elevao da linguagem natural ao nvel da meta- linguagem ou torro originrio de sentido a que apelamos quando explicitamos frmulas ou as explicamos a outrem ou esclarecemos conceitos cientficos, a anlise lingustica anglo-saxnica abriu uma nova regio da referncia - o campo semntico da aco . De facto , o Wittgenstein tardio escrevera nas suas Investigaes Filosficas ( 1953) que as palavras no designam primeiramente algo e s depois so usadas pelos homens mas,
67 B. RUSSELL , A critica i Exposition of the Philosophy of Leibniz, with an Appendix of leading Passages ( Cambridge 1900) 8; ID., The Principies of Mathematics (London 1903) 42. 68 M. B . PEREIRA , o.c. 328.
69 P. RICOEUR, La Mtaphore Vive 63-321; ID ., Parole et Symbole in: Rvue des Sciences Rligieusse 48 (1975) 158.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

25

pelo contrrio , no uso prtico da lngua , nas diversas formas da praxis quotidiana , nos inmeros jogos lingusticos do homem em situao que se constituem originariamente as significaes das palavras. Foram precisamente os nmeros 611 e 660 das Investigaes Filosficas de Wittgenstein 70 que inspiraram a literatura consagrada linguagem da aco, distinta da linguagem dos movimentos e acontecimentos da natureza , porque linguagem de um conhecimento sem observao, de um conhecimento prtico, segundo expresso de E. M . Anscombe 71. O universo de movimentos e de causas naturais e o seu respectivo discurso aparecem claramente distintos do universo das aces e interaces humanas realizadas na esfera da intersubjectividade e do seu respectivo discurso . Da, as anlises da aco livre realizadas por A . I. Melden, o estudo do pensamento e aco de Hamphshire, da inteno de E. M. Anscombe , das aces de base de A. Danto , da motivao de R. I. Peters, da causalidade teleolgica de Ch. Taylor e da compatibilidade entre explicao causal e explicao teleolgica de G. H. von Wright 72. Porm , toda a aco, inteno e motivao convergem para um ncleo bsico nelas implicado, que o agente . Foi P. F. Strawson que viu no sujeito da proposio um indivduo identificado atravs do nome prprio, dos pronomes pessoais , demonstrativos ou do artigo definido seguido de um determinante , do qual se predicam qualidades , relaes, aces, etc. universais . Por isso, toda a proposio repousa sobre o duplo plo da identificao singular e da predicao universal e a funo singularizante identifica os particulares de base , que so as pessoas como sujeitos individuais , idnticos e reidentificveis de aces 73. Com J. L. Austin a funo predicativa atribui ao sujeito falante singular uma fora diferente , conforme for uma constatao , uma ordem , uma promessa, um pedido, um contrato , etc., isto , conforme o que o agente fizer , ao dizer. Neste contexto , o constativo e performativo so apenas formas diversas de uma fora significativa presente em todas as proposies ( illocutionary force ) e que uma dimenso dinmica da significao , diferente do sentido e da referncia estticos e tambm do efeito psicolgico (aspecto perlocutrio ) produzido pela frase no ouvinte . Foi J. Searle , aluno de

70 L. WITTGENSTEIN, Philosophische Untersuchungen in: ID., Schriften 14 (Frankfurt/M. 1980) 470, 479. 71 P. BASAKOS, G.E.M.Anscombe: La Description de l'Action intentionelle in: VRIOS, La Smantique de l'Action (Paris 1977) 141-160. 72 Cf. P. RICOEUR, Le Discours de I'Action In: VRIOS, La Smantique de l'Action 21-112.
73 P. F. STRAWSON, Individuais, An Essay in descriptive Metaphysics (London 1959).

Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

26

Miguel Baptista Pereira

Strawson, que deu maior sistematizao teoria dos actos ilocutrios 74 com a construo de modelos ideais, no colhidos numa introspeco ou num recolhimento na interioridade de uma conscincia transcendental mas no uso concreto do discurso ou nos seus jogos lingusticos, cujas condies essenciais possvel explicitar , distinguindo na predicao o esboo de idealidade de sentido ou inteno de aco da sua carga psquica e do seu reconhecimento pelos outros. A crtica de P. Ricoeur a esta anlise anglo-saxnica da linguagem da aco baseia - se na cegueira ontolgica deste hermetismo lingustico, sem passagem para uma instncia ou referente, que se diga nos variados usos do discurso e simultaneamente os transcenda . Todo o homem, que fala de si mesmo , age por si mesmo , se narra a si mesmo e se responsabiliza por si mesmo , no goza de certeza absoluta e da auto-afirmao do Cogito mas d testemunho de si mesmo , um testemunho , que apesar de frgil , uma espcie de crena , de confiana ou de segurana na verdade do discurso sobre si mesmo . Sendo o testemunho basicamente, neste caso, testemunho de si , a confiana nele implicada confiana no poder de dizer, no poder de fazer, no poder de se reconhecer como personagem de narrao, no poder de responder interpelao, numa palavra, testemunho da competncia da conscincia moral , certa de si enquanto agente e padecente 75. Este testemunho da conscincia credvel e confiante traduzido de modo inovador pela expresso aristotlica serverdadeiro de Met. E 2, isto , segundo o testemunho da conscincia moral , auto-reflexo da pessoa, que fala de si, age por si, se narra a si e por si se responsabiliza , corresponde um ser real , que funda a linguagem da aco e permite distinguir o thesaurus das expresses lingusticas pertinentes dos preconceitos de uma gramtica enganadora. Este argumento atinge criticamente o linguistic turn interpretado como recusa de sair da linguagem e desconfiana perante toda a ordem extra-lingustica. O axioma tudo linguagem conduziu frequentemente a um semantismo fechado, incapaz de traduzir o agir humano como acontecimento efectivo no mundo, como se a anlise lingustica estivesse condenada a saltar de um jogo de linguagem para outro, sem que o pensamento pudesse alguma vez atingir um fazer efectivo 76. Esta veemncia ontolgica, que transcende o acontecimento lingustico do discurso, acentuada por P . Ricoeur at nos usos lingusticos da metfora e da fico

74 J. L. AUSTIN, How to do things with Words, the William James Lectures delivered in Harvard University in 1955 (Oxford 1962); J. Searle, Speech Acts, an Essay in the Philosophy of Languages (Cambridge 1969).

75 P. RICOEUR, Soi-mme comme un Autre (Paris 1990) 35. 76 ID., o.c. 349-350.

pp. 5-70

Revista Filosfi ca de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

27

narrativa, em que a referncia menos evidente. O actua exercitus do ser falante a caminho do que se furta na prpria dizibilidade, o referente ontolgico do actus signatus discursivo, proposicional, limitado, perspectivista e mltiplo. A relao do sentido s coisas existentes em Frege e aos usos concretos e temporais da linguagem proposicional nos Analistas apagara-se j no conceito de significao traado no comeo do sc. XX por E. Husserl nas Investigaes Lgicas com decisiva influncia posterior em determinados ramos do Estruturalismo 77. Ao analisar a expresso verbal em sentido rigoroso, Husserl distingue o aspecto fsico do signo sensvel, a corrente das vivncias psquicas, o sentido ou contedo e o objecto da representao 78. Pela funo comunicativa do signo, o sujeito transmite o sentido, que ele vive, a outrem, que percepciona essa exteriorizao sem a vivncia correspondente 79. Contudo, esta funo notificadora e comunicativa no representa a essncia da expresso, que se realiza plenamente na solido da vida individual. O que essencial expresso como sua condio mnima, que ela seja um som verbal animado de sentido, cuja relao ao objecto intencional pode ser preenchida pela intuio ou pela representao R0. Por isso, jamais o objecto coincide com a significao 81 e, contudo, s atravs da significao que a expresso verbal mantm a sua referncia ao objecto ou, se quisermos, o acto de significar o modo determinado de visar o objecto, que pode mudar, permanecendo na sua identidade a direco objectiva 82. Enquanto para Husserl ao conceito de expresso pertence possuir uma significao, que jamais coincide com o objecto, a referncia de Frege acrescenta ao sentido uma relao ao objecto enquanto existente 83. Na ptica husserliana, o investigador sabe que intui e descobre o ser ideal das significaes e tem conscincia da irredutibilidade destas a um ser psquico no nosso esprito 84. A distino entre a identidade rigorosa das significaes e as vivncias psquicas da conscincia, entre as unidades ideais lgicas e os sujeitos reais e os seus actos no uma simples hiptese mas uma verdade imediatamente captvel pela sua evidncia, que

77 M. B. PEREIRA, o.c. 337ss.


78 E. HUSSERL, Logische Untersuchungen, 11 Band, 1. Tei15 (Tuebingen 1968) 32. 79 ID., o.c. 34. 80 ID., o. e. 38. 81 ID., o. c. 46. 82 ID., o.c. 49. 83 ID., o.c. 54. 94 ID., o.c. 95.

Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

28

Miguel Baptista Pereira

a autoridade ltima em questes gnosiolgicas 85. Por outro lado, h uma articulao arbitrria entre significao e signo, pois no h um nexo necessrio entre as unidades ideais e os signos a que se encontram vinculadas e por cujo intermdio se realizam na vida dos homens. Por isso, nem todas as unidades ideais so significaes de expresses, muitas realizam- se na criao de novos conceitos , outras permanecem apenas significaes possveis, que jamais atingem a expresso, dados os limites do conhecimento humano 86. S uma anlise fenomenolgica , intencional, holstica , transcendental e a priori permite aceder essncia da significao e nunca uma explicao causal, fisiolgica , atomista , sensista, individualista, naturalista e indutiva. Da, o princpio fundamental husserliano de que todo o dado condicionado por um campo ou horizonte e s pode ser entendido, tendo em conta a sua integrao nesse todo de relaes remissivas e a afirmao bsica de que, para alm dos processos fisiolgicos e psicolgicos, so as estruturas imanentes ao que se pensa e fala que fornecem as regras da sua articulao, servindo a Matemtica de modelo da investigao destas estruturas invariantes 87. Em vez da percepo visual, terreno favorito da Fenomenologia de Husserl, a anlise estruturalista toma'por objecto a percepo auditiva, explicitando, por reduo, as estruturas imanentes aos aspectos perceptivo-auditivo, articulador e acstico dos sons lingusticos, longe da explicao causal de tipo naturalista. Colocado em primeiro lugar o papel da relao em cujo traado variado se recortam as unidades estruturais, segue-se-lhe como elemento determinante e caracterizador, o da fundao, recproca ou no, cujas leis se traduzem por relaes de implicao: se a, ento b; se a, ento no-b; se no-a, ento no-b, etc. 88. No admira que, pelo que respeita a estratificao hierrquica dos sistemas lingusticos resultante das leis de implicao, R. Jakobson 89 se tenha apoiado na III investigao lgica em que Husserl analisa as leis da fundao segundo o princpio orientador de que tudo o que verdadeiramente une, so as relaes de fundao 90. A recepo da influncia husserliana por parte de R. Jakobson realizou-se no sentido de uma acentuao do sistema de relaes entre as unidades homogneas, que so os fonemas, a par da correlativa eliminao de formas qualitativas intuitivas e heterogneas,

85 ID., o .c. E6 ID., o.c. 17 ID., o.c. 88 ID., o.c.

100. 104-105. 328-333. 265.

X9 E. HOLENSTEIN, Linguistik Semiotik, Hermeneutik , . Playdoyer fuer eine strukturale Phaenomenologie (Frankfurt/M. 1976) 31.

90 E. HUSSERL, o.c. 279.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

29

de acordo com a tese 22 do Congresso Internacional de Linguistas (Haia 1928 ) assinada por R . Jakobson 91. O primado estruturalista do aspecto fonolgico da lngua promove simultaneamente a percepo auditiva e a imagem acstica em detrimento da percepo visual e da respectiva imagem , segundo o mtodo da Psicologia da Forma e da Fenomenologia. A percepo auditiva de sons lingusticos , purificada do sentido e da referncia , reduzida ao sistema fonolgico da lngua , isto , ao reportrio , prprio da lngua, das diferenas significativas entre as imagens acstico - motoras. Por isso , necessrio se tornou esclarecer e especificar os tipos destas diferenas , sobretudo as correlaes fonolgicas ou sries de oposies binrias definidas por um princpio comum, que pode ser pensado independentemente de cada par de termos opostos (tese 22 do Congresso ) 92. Encontramos dentro do primado da percepo auditiva a doutrina do todo e das partes , estabelecida por Husserl e por este assente no fenmeno bsico da relao, nas seguintes formulaes de F. Saussure: Dans un tat de langue, tout repose sur des rapports 93 e Tout este rapport 94. S dentro de um sistema possvel a percepo auditiva e, por isso, todas as mudanas fonticas so consideradas em funo do sistema fonolgico em causa, considerando- se eliminada a antinomia entre a fonologia sincrnica e a diacrnica , a ponto de a fontica histrica se transformar assim numa histria da evoluo de um sistema fonolgico (tese 22 do Congresso ). Ao relacionismo ou princpio da estrutura ou configurao segundo o qual o mais importante no o facto singular do atomismo mas a relao entre factos, junta - se, por afinidade lgica, o formalismo ou funcionalismo , que define as unidades no pela sua substncia ou matria mas pela forma ou funo , que desempenham e o estaticismo ou essencialismo interessado sobretudo na essncia e no no fieri dos factos ou na evoluo . Este esprito vincadamente oposto ao atomismo , ao substancialismo e ao evolucionismo servia, pelas categorias que apresentava , o mundo das Cincias do Esprito e dos objectos culturais em oposio ao naturalismo e reduo de toda a cincia cincia da natureza , regida pelo princpio de causalidade . Como a Semitica anteps s dimenses gramatical e semntica do discurso a dimenso pragmtica , dando relevncia comunicao , tambm R . Jakobson subordinou percepo auditiva dos fonemas, lida segundo um gestaltismo fenomenolgico mas essencial comunicao , o estudo fisiolgico da

91 M. B. PEREIRA , o.c. 353-354. 92 ID., o .c.l.c. 93 F. DE SAUSSURE , Cours de Linguistique Gnrale, d. T. de Mauro (Paris 1975) 170.

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994 )

pp. 5-70

30

Miguel Baptista Pereira

articulao das palavras e o fsico da acstica. Nestes termos, o todo em cujo seio acontece a percepo auditiva, instituio e no prtica intermitente , cdigo de uma comunidade lingustica e no mensagem, sistema coerente e no processo temporal, esquema e no simples uso. Afastada toda a explicao naturalista e psicologista e neutralizada a referncia existncia , como na Fenomenologia de Husserl , as nicas relaes possveis entre signos so internas ao sistema e caracterizam-se por diferenas e oposies, pelo aspecto formal despido de todo o contedo e matria, pela sincronia, finitude e hermetismo da sua totalidade sistemtica. Repartido por vrias escolas, defendido por cientistas independentes de vrios pases e aplicado a outras zonas de investigao como a Literatura, a Etnologia, a Psicologia, a Economia, o Direito, a Antropologia, etc., o Estruturalismo como explicao assenta na descoberta da configurao sistemtica e na abolio daquela dimenso de sentido conhecida pelo nome de referncia, com mais ou menos pronunciada obnubilao do sujeito como ponto de partida do sentido 95. A ida at s coisas inveno semanticamente rica e plural, pois o fenmeno alfobre incontornvel de significaes e a interpretao dizse de muitos modos. Esta opulncia de sentido, que pelos homens se deixa apropriar na distncia crtica e nunca na presena de fuso definitiva, indicia um referente indomvel, que, alm de esquecido dos Analistas da linguagem, o fora-de-texto das redues fenomenolgicas e do sistema hermtico do Estruturalismo. A anlise das funes da linguagem afigurase um ponto de partida necessrio a uma filosofia do texto, que se no exile numa constituio transcendental de mundo nem no espao fechado de relaes e oposies formais. Segundo K. Buehler, o signo lingustico um facto material ou significante, que por uma trplice relao exprime o falante, que o pronuncia (funo notificativa ou expressiva), apela o ouvinte (funo apelativa) e apresenta os objectos visados (funo apresentativa), como se fosse um rgo ou instrumento com que ns dizemos a outrem algo sobre coisas 96. Neste modelo, o signo lingustico smbolo pela sua relao ao objecto, sintoma porque exprime a interioridade do sujeito falante e sinal apelante para quem o escuta, embora haja signos apenas com a funo notificativa (indumentria) ou apelativa (sinais de trnsito) ou apresentativa (smbolos matemticos). Em

l4 ID., Cours de Linguistique Gnrale, ed. R. Engler ( Wiesbaden 1967) 278. 95 M. B . PEREIRA, o .c. 355-356. 91 K. BUEHLER , Krtische Musterung der neueren Theorie des Satzes in: Indogermanisches Jahrbuch 6 (1918 ) 1-20; Die ID., Axiomatik der Sprachwissenschaften in: Kant-Studien 38 (1933 ) 19-90; ID., Sprachtheorie. Die Darstellungsfunktion der Sprache ( Jena 1934).

pp. 5-70

Revista Filos fica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

31

1960, R. Jakobson a partir da teoria da comunicao e da proposio informativa complicou e desenvolveu o modelo de K. Buehler com a apresentao de seis funes do signo lingustico 97. Para alm da recuperao dos trs elementos bsicos de K. Buehler (emissor, receptor e contexto ou referente) e das respectivas funes (emotiva, conativa e referencial), R. Jakobson multiplica distines na esfera apresentativa ou simblica de Buehler, discriminando no paradigma da comunicao a informao, o meio fsico-tcnico ou psquico de contacto e o cdigo, a que faz corresponder as funes potica, ftica e metalingustica, respectivamente. Apesar de a funo ftica se poder incluir na funo apelativa de Buehler e a metalingustica na funo apresentativa do mesmo autor e de o fenmeno potico se dever interpretar de modo diferente de uma mera modificao da informao, como props criticamente E. Coseriu 98, so insuficientes estes modelos para uma anlise do sentido do texto, porque outras relaes dos signos integrados na actividade discursiva no so contempladas. Assim, h relaes intra e intertextuais: um signo relaciona-se com outros signos singulares, com grupos de signos, com todo o sistema de signos de uma lngua histrica determinada, com signos de outros textos ou de uma obra completa ou de uma tradio cultural e literria complexa; h relaes extra-lingusticas e extra-textuais fundadas na sonoridade icstica dos signos; h relaes entre signos e sistemas semnticos regionais, que mediam o conhecimento das coisas e entre o texto e um sistema universal de significaes ou uma forma de interpretao de mundo, que lhe confere validade e sentido. O signo envolvido pelo contexto no s no sentido da totalidade orgnica imanente ao texto mas tambm no de lngua histrica singular a que o signo pertence e no de mundo exterior que explica o nascimento do sentido do texto, podendo coimplicar o mundo natural na sua riqueza emprica, a histria regional, nacional e universal, o reino da cultura de uma comunidade ou de toda a humanidade, desde a mitologia tradio cientfica, literria, filosfica e teolgica. A polissemia oriunda dos mltiplos usos do signo nos textos constitui a cornucpia evocativa da palavra, que supera a mera funo apresentativa directa. A esta riqueza polissmica de to longas razes no mundo real e nas suas variaes imaginativas acrescenta-se ainda a singularidade nica da obra original. Com efeito, da tematizao das funes do signo no discurso contextualizado segundo o mundo complexo das suas relaes, sem parcelamentos nem excluses, no se deduz mecanicamente a interpretao correcta de qualquer texto, porque

97 R. JAKOBSON ; Linguistics and Poetics in: T. A. SEBEOK, Hrsg ., Style in Language (Cambridge, Mass. 1960) 350-377.

Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

32

Miguel Baptista Pereira

no possvel antecipar que relaes mantm os signos num texto individual determinado. Apenas se podem inventariar possibilidades universais de que o autor do texto dispe para a gestao do sentido mas tal inventrio est permanentemente aberto a possibilidades totalmente novas de constituio de sentido de textos nicos. Da, a novidade e o excesso de sentido, a que a Retrica no teve acesso: No h qualquer processo mecnico de enumerar e de predizer todas as possibilidades pensveis de construo e de interpretao de um texto. Na negao implcita deste facto est... uma das fraquezas da Retrica Antiga, que concebeu os textos precisamente como produtos de uma quantidade completamente numerada de processos de criao e, por isso, apareceu com a exigncia implcita de poder oferecer um mtodo universalmente vlido de produo e de interpretao de textos 99. Por esta Lingustica do Texto regressamos ao mundo, onde nasceram as metforas da morada e do caminho e com elas a linguagem primeira da experincia hermenutica.

III
A teoria da argumentao uma via filosfica directa do regresso contemporneo da Retrica. O abandono crtico de uma apofntica dogmtica significa a permuta das afeces da alma (na071pa'ra r^ ytuxi) e da sua referncia s coisas (,c np'ygatca), em que, segundo o Peri Hermeneias, 16 a, 3-4 de Aristteles, assentava a segurana do signo (crAga) e do smbolo (cnj.i oXov), por uma conveno ou acordo entre os homens (9asi, vw, fOct, oXo-yi, ^uv9rlxrl ) 100 cujo arbtrio decidiria do contedo, da validade e da verdade da linguagem. A teoria consensual da verdade pode ler-se numa trplice perspectiva: o consenso o acordo de opinies, porque a verdade impossvel; o consenso o meio de revelao da verdade e, por isso, o acordo ou verificao intersubjectiva como argumentum ex consensu critrio de uma verdade, que transcende o consenso em que se manifesta; o consenso a nica verdade possvel, que nada fora do consenso 101. Foi a

98 E. COSERIU, Textlinguistik 58 ss. 99 ID., o. c. 112. 1(x1 ID., Die Geschichte der Sprachphilosophie von der Antike bis zur Gegenwart, Eine Uebersicht 1 (Tuebingen 1975) 33, 39, 42 ss., 80.
101 H. SCHEIT, Wahrheit, Diskurs, Demokratie. Studien zur Consensustheorie der Wahrheit (Freiburg/Muenchen 1987) 23-122.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

Retrica , Hermenutica e Filosofia

33

instncia ltima da razo consensual como medida de todas as coisas que o filsofo da Retrica Protgoras de Abdera transmitiu Escola de Bruxelas e a duas relevantes figura do pensamento alemo contemporneo, K .-O. Apel e J. Habermas. O conceito de necessidade de E. Duprel , o de evidncia em Metafsica de Ch . Perelman e o de razo proposicional de M. Meyer 102 situam- se precisamente na apodtica de Peri Hermeneias de Aristteles e inserem - se numa estratgia contrastiva de reabilitao da razo retrica. Para E. Duprel, o pensamento clssico vinculou indissoluvelmente a necessidade e o ser e, por isso , sobre a necessidade apenas que se vai alicerar o valor do conhecimento . Decidir - se- com efeito que uma afirmao a prpria expresso da natureza do nosso pensamento desde que a tenhamos reconhecido como universalmente verdadeira e ela universal quando for necessria . A filosofia torna-se o inventrio das verdades universais e necessrias , a descoberta e a deduo das categorias ou leis do pensamento 103. Fundado na ideia de verdade necessria, o racionalismo afirmou - se, segundo Duprel , com maior fulgurncia nas pocas em que o centralismo e o despotismo se afiguravam remdios nicos contra as pequenas tiranias e os interesses individuais, porque propunham um reino de ordem superior e necessria sem lugar para arbitrariedades . S atravs da prova de fogo da necessidade se descobrem as leis do pensamento , as verdades a priori e universais , em que toda a explicao filosfica se baseia . Fazer um exame crtico das ideias de necessidade , de lei necessria do pensamento , de evidncia ou de conhecimento simples o caminho real para o que de mais especfico h no pensamento clssico, desde os seus mais longnquos fundadores at aos nossos contemporneos , que se julgam defensores legtimos da tradio racionalista 104 As dedues dialcticas das doutrinas idealistas representam o uso mais sistemtico da ideia de necessidade segundo o ritmo crescente e progressivo da verdade e da inteligncia. este modelo de racionalismo que a tese de Duprel pretende destruir , porque a necessidade uma quimera , que, uma vez afastada , permite o comeo da filosofia 105. As verdades imediatas , que parecem necessrias, no

102 E. DUPREL, De ta Necessit in: VRIOS, L'Homme et Ia Rhtorique, L'cole de Bruxelles Sous Ia Direction d'Alain Lempereur (Paris 1990) 17-53; Ch. PERELMAN, Die I'vidence en Mtaphysique in: VARIOS, L'Homme et Ia Rhtorique 55-67; M. Meyer, De Ia Fin da Ia Raison propositionelle in: VRIOS, L'Homme et Ia Rhtorique 69-86. 103 E. DUPREL, o.c. 18. 104 ID., o.c. 29.

105 ID., o.c. 38.


Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol. 3 (1994) pp. 5-70

34

Miguel Baptista Pereira

exprimem o nosso saber mas a nossa ignorncia e com ela a impotncia de as contestar. Isto quer dizer que neste caso o essencial o acordo segundo o qual nos servimos destas verdades do mesmo modo, no a sua perfeita inteligncia mas a incapacidade completa de as analisar. No dispomos, portanto, de um ponto de apoio inconcusso nem de uma lanterna onde brilha a luz pura, que seja fonte de toda a clareza mas vogamos rodeados de todos os lados pelo desconhecido 106. O pensamento clssico pressupe, sem o saber, uma escolha arbitrria das verdades absolutas donde parte para conhecimentos menos evidentes, porque a vocao verdadeira do pensamento clssico o acordo universal e integral, o paralelismo perfeito dos espritos e dos comportamentos, a unidade e a homogeneidade da sociedade 107. Opor-se tirania da verdade nica e das suas instituies, opor-se ao fundamento de uma razo total, defender a liberdade da inspirao moral contra um cdigo demasiado farisaico, salvar a existncia de um grupo social, que recusa fundir-se numa sociedade homognea, so formas diferentes e variadas de conceber de outro modo o progresso do esprito, que mltiplo e incerto, mutvel na mudana de instrumentos ou no seu aperfeioamento e avana em todas as direces, fazendo recuar todas as barreiras do desconhecido. Por isso, o fundamento para Duprel no uma substncia lgica ou dinmica nem o simples desenvolvimento de uma natureza inteira j presente no seu grmen mas sempre algo elaborado e fabricado, cujas qualidades mais importantes provm da feliz combinao das suas partes. Por isso, o pensamento no um desenvolvimento natural mas uma operao tcnica ou um processo, que arranca de uma disperso de materiais previamente disponveis, de formas ou de ordens convenientes, de foras algures em actividade mas susceptveis de aplicaes novas, de regras adaptveis a um resultado, que se pode observar, isto , o pensamento construo, raciocinar construir 108, como defendera E. Goblot no seu Tratado de Lgica 109. Se o pensamento construo e tcnica, a sua actividade no mecnica, porque, em primeiro lugar, enuncia problemas, recolhe princpios e adapta regras, discorre, em segundo lugar, de um termo para outro e, finalmente, l o resultado, que se torna independente dos trabalhos, que o produziram. Todas estas operaes assentam sobre convenes ou acordos entre vrios, porque os princpios no so conhecimentos perfeitos mas devem o seu estatuto incapacidade geral de deles discordarmos. Algo de novo, decisivo e de
106 ID., o.c. 39. 107 ID., o.c. 41 108 ID., o.c. 43.

uri E. GOBLOT, Trait de Logique9 (Paris 1952) 263-267.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

35

superior chega, quando se instituir uma regra e em seguida se respeita essa regra: o esprito. Nesta ptica de Duprel, o esprito no um ser completamente dado nem uma fora, que se auto-dirige nem uma ordem totalmente estabelecida mas cria-se no acto de acordo, na conveno, na comunho de vrios em que a fora subsumida sob uma regra. O ser individual s uma conscincia e uma unidade durvel pelo facto de respeitar regras, que ele no instituiu e que no valem apenas para ele, pois o esprito est nas convenes pelas quais se determina o contedo da conscincia e nas resolues pelas quais uma conscincia aceita as consequncias destas convenes 110. Em 1925, E. Duprel iniciou a reabilitao dos termos conveno e convencionalismo 111, dada a importncia da correspondncia e do acordo na gnese de uma organizao ou de uma actividade unificada. A conveno gera a realidade, por exemplo, do nome de uma criana e sobretudo a fora e a actividade orientada e intensa de grupos e de comunidades, como a aliana de duas naes, capaz de vencer uma terceira. Como actividade proveniente de um acordo de vontades, a conveno fonte de sries de actividades, de articulaes entre realidade e aco e, por isso, explora tipos anteriores de ordem, de encadeamento causal, de sequncia cronolgica, de legislao, de ordem lgica, em cujo estabelecimento ela no interferiu, mas que servem de motivo para nova actividade convencional 112. Da, o princpio das razes diversas de Duprel, a que corresponde uma concepo formal de conveno: Os autores de uma conveno podem ser determinados por causas diferentes e variveis e por motivos diferentes e variveis 113. que o acordo dos espritos, de que resulta algo de unificado, no mero resultado de uma multiplicidade de causas idnticas e concorrentes, porque neste caso no passaria de um fruto necessrio dos seus antecedentes. Pelo contrrio, a diversidade das condies torna urgente uma operao consensual de que resulte uma realidade nova. O acto convencional ou a conveno mais ou menos implcita no seria um momento distinto relevante, se houvesse uma causa nica e constante, que funcionasse do mesmo modo em todos os sujeitos do acordo. Precisamente quando as causas, que determinam individualmente os interessados, so variadas ou variveis, ento o sistema de actos e de resolues, que forma ou exprime o acordo, assume

110 E. DUPREL, o. c. 49. ID., Conventionnalisme : Convention et Raison in : VRIOS, L' Homme et Ia Rhtorique 89-115. 112 ID., o.c. 94. 113 ID., o. c. 95.
pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

36

Miguel Baptista Pereira

importncia e torna-se relevante, como, v.g., um tratado de paz, eminentemente distinto dos seus antecedentes e das razes variadas das partes. Da, a sntese de Duprel: Uma regra formal s rigorosamente instituda por uma conveno expressa, quando aqueles, que ela vai reger, no so conduzidos a adopt-la pelos mesmos motivos , querendo-a uns, porque lhes proveitosa, outros porque a consideram justa, e ainda outros por conciliao, complacncia ou aco comunicativa 114. Quando os homens se curvam sob o peso da mesma fora, a noo de conveno torna - se intil , inoportuna , metafrica mas medida que o poder, a iniciativa, o conhecimento e a liberdade dos homens crescem, provocando a divergncia e a desordem e, simultaneamente, exigindo a criao de uma ordem nova ou a manuteno deliberada de um regime antigo, a ideia de conveno torna-se oportuna, indispensvel e adequada natureza das coisas. Quanto mais expressa, explcita e livremente consentida for uma conveno, tanto maior ser a sntese de conhecimentos e de vontades, de liberdade e de disciplina, de mudana e de regularidade, de variedade e de unidade. A conveno querida por um uso da nossa liberdade e realizada por um sacrifcio consentido atravs de um sistema de inibies, que possibilita a cada participante fazer o que necessrio para que a identidade dos efeitos seja garantida, no obstante a diversidade das causas. A operao de acordo, sntese de conhecimento e de actividade, de lgica e de moral, criadora de coisas e de leis, o acto espiritual por excelncia 115, cujo valor est na sua independncia de causas factuais e pode ser institudo pela liberdade individual ratificada numa conveno. O que se revela cada vez mais insuficiente no kantismo, o seu formalismo nico e necessrio, contrariado pelos adversrios do sistema de moral nica e do espao e tempo absolutos. Porm, esta crtica da Filosofia Moral e da Teoria do Conhecimento do kantismo usa reiteradamente a noo de conveno quer ao reconhecer e propor, num acordo implcito ou expresso, uma nova propriedade amovvel do espao e do tempo quer ao formular uma regra de comportamento fundada num ideal comum aceite e apropriado por quem a ele se submete 116. O progresso em marcha aps Kant no descontri definitivamente o formalismo mas apenas substitui o formalismo unitrio e previamente fixado por um formalismo mltiplo e indeterminado, amovvel e renovvel. O que caduco no kantismo, a universalidade e a necessidade do seu formalismo nico, que exclui totalmente a noo de conveno e, por isso, apoia as formas

''4 ID., o.c. 99. 115 ID., o.c. 101-102. fi I D.. o. c. 104.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

37

universais e necessrias, quer queira ou no, numa natureza anterior ao momento da sua aplicao, como se fosse uma realidade antecedente, donde dependia com todo o rigor o conhecimento e o comportamento do homem. O benefcio profundo do formalismo a libertao de antecedentes, que o determinem mas Kant temeu esta libertao, porque formas livres no conhecimento introduziriam o cepticismo de Hume e regras mltiplas no comportamento inviabilizariam a justificao da moral, fariam da virtude um capricho, uma fantasia, um clculo interessado ou um efeito dos sentidos. A raiz profunda desta atitude de Kant , para Duprel, comum a quase toda a filosofia tradicional: a persistncia em abordar o problema do conhecimento e da moralidade a partir de um s esprito e de uma s conscincia. A reforma necessria da filosofia visa inscrever todos os problemas filosficos e, em particular, os do conhecimento numa pluralidade de espritos em relao recproca 117 ou de seres espirituais, inteligentes e volitivos, livres e disciplinados, que fazem e observam convenes. Para Duprel, esta ideia de filosofia de espritos mltiplos um racionalismo contra a concepo anti-racionalista do convencionalismo perfilhada por todos aqueles que procuram ver na conveno um deficit da razo como os cpticos e os empiristas no passado, os pragmatistas e os intuicionistas no presente 118. O que necessrio reconhecer, que a descoberta de uma conveno nos princpios at ento proclamados universais e necessrios, no significa uma cedncia ao anti-racionalismo mas uma prova de que a razo se no pode identificar com uma ordem racional definitiva e acabada, superior a tudo o que for institudo como rocha slida do edifcio da certeza e da moralidade. O convencionalismo como filosofia da multiplicidade de espritos no ope a realidade conveno, no aceita o primado do real sobre o convencional e v convenes onde o racionalismo clssico apenas lobrigava realidade ou necessidade lgica. A ideia de conveno uma ideia inteligvel, que se pode analisar nos seus termos e nas relaes, que ordenadamente tecem entre si, segundo o esprito do racionalismo, que seria destrudo pelo recurso da conveno realidade 119. Neste caso, a hierarquia das convenes remete para uma condio ltima imanente razo convencional, porque indiferente ver na lgica ou no racional puro aquilo que superior a todas as convenes como sua condio absoluta ou consider-los a primeira ou a mais elevada conveno 120, uma vez que se no oponha radicalmente o convencional
17 ID., o.c. '18 ID., o. c. 119 ID., o.c. 120 ID., o.c. 105. 108. 109. 110.

Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

38

Miguel Baptista Pereira

ao no-convencional e se no elimine a pluralidade de sujeitos. a luz da conveno que nos parece o mais caro e precioso dos bens, pois o bem, o belo, a prpria verdade... no so nem a emanao de uma Natureza, Universo ou Necessidade nem a obra da nossa natureza prpria de ser individual mas algo eminentemente espiritual proveniente no seu todo de ns mesmos e de outrem, um fruto da nossa vontade fecundada pela resoluo dos outros, que ns podemos amar como filho e adorar como Deus 121. Nesta unio de vontades, descobre-se uma relao social positiva baseada num valor comum, que cimenta o acordo e o sentimento dos sujeitos, pois unidade e estrutura slida de um grupo subjazem valores, que unem os membros e permitem que estes influenciem outros por persuaso. que convencer ou persuadir induzir algum a concordar com a existncia de um valor comum 122. Para alm de valores comuns a dois indivduos, a um grupo ou a vrias sociedades, h valores universais, que so reconhecidos como valores independentemente dos interesses particulares e das convenincias dos grupos sociais. Tais valores universais so, na terminologia filosfica, valores absolutos, que se apresentam como um bem comum a todos os indivduos capazes de estabelecer entre si relaes sociais. Libertos das contingncias dos interesses privados ou de grupos, os valores tidos por universais so, para Duprel, meios de persuaso, foras sociais eficazes e instrumentos espirituais puros, que exercem a sua eficcia sem limitao nem acepo de pessoas e de grupos, pois ocupam na inteligncia, na vontade e no sentimento o lugar paralelo ao da verdade, da bondade e da beleza na Ontologia, que reduzida a uma conveno universal e integrada na Retrica: Os valores universais ou absolutos podem repartirse muito classicamente por trs ordens: os valores de conhecimento ou de crena ou ainda valores tericos, os valores de aco ou valores morais ou valores prticos e os valores de sentimento, de contemplao ou valores estticos. Esta classificao corresponde aos trs elementos de toda a actividade consciente - o conhecimento, os sentimentos e a vontade - e resume-se na frmula consagrada: o Verdadeiro, o Belo e o Bem 123. Os valores universais enquanto meios ou tcnicas de persuaso reduzem-se no homem a figuras daquela fora social eficaz, que pode convencer algum da verdade de uma proposio, de uma aco conforme ao dever e da admirao do objecto belo.

121 ID., o.c. 112.

122 ID., Communaut et Pluralisme des Valeurs : Les Groupes base de Persuasion in: VRIOS, L'Homme et Ia Rhtorique 170. 123 ID., o .c. 172.

Pp 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

39

Por seu lado, Ch. Perelman acredita na significao e na importncia filosofia mas no na necessidade e na evidncia das suas teses, porque da as controvrsias e as discusses interminveis dos filsofos no se devem sua falta de lucidez ou aos seus erros mas resultam da prpria tarefa da filosofia, que elaborar princpios humanamente razoveis e no axiomas eternos e imutveis como pensou a Metafsica tradicional, ao recorrer a um tipo de evidncia irredutvel a um dado puramente psicolgico 124. Para purificar a nica evidncia, que nos dada - a subjectiva - de todos os elementos variveis e contingentes de modo a justificar o trnsito para a evidncia objectiva, Perelman apresenta dois tipos histricos de garantia, que, alis, se complementam: a interveno de um Deus iluminador da razo ou raiz da faculdade natural de atingir a verdade e a prpria natureza do objecto da evidncia. Resultando todo o conhecimento derivado da transposio da evidncia das premissas para a concluso, preciso que a verdade das premissas seja garantida pela evidncia de um objecto presente e manifesto, a fim de se evitar um processo in infinitum. Esta evidncia objectiva, porm, pode entenderse ou como uma relao particular do sujeito cognoscente ao seu objecto ou como uma relao necessria entre os elementos do prprio objecto 125. A evidncia subjectiva fundada na intuio ntima dos estados de alma foi j prevista por Aristteles em Met. B 1011 a e aprofundada por S. Agostinho no De Trinitate XV, na convico de que a intuio directa dos nossos estados internos no nos podem induzir em erro e a base de qualquer certeza. Esta tese longamente desenvolvida por J. Duns Escoto est, para Ch. Perelman, na raiz do Cogito cartesiano e na tradio fenomenolgica inaugurada por F. Brentano. A evidncia objectiva ou, na expresso de Duns Escoto, a evidentia rei in se a base ltima das proposies necessrias per se notae, cuja evidncia directa ressalta da anlise dos prprios termos ex suis terminis ut sui sunt, realizada por todo o intelecto, que compreenda o sentido prprio dos termos e veja a incluso necessria do predicado no sujeito segundo o princpio da identidade, como defender Leibniz. A evidncia cartesiana, porm, fundada na intuio imediata das ideias claras e distintas de natureza simples s pela garantia da veracidade divina se toma verdadeira, ao passo que F. Brentano, ao prescindir do recurso a Deus, se v coagido a definir a verdade como um conhecimento imediato e evidente. Porm, a

124 Ch. PERELMAN, De I'vidence en Mtaphysique in: VRIOS, L'Homme et la Rhtorique 56. 125 ID., o.c. 58.
Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol. 3 (1994) pp. 5-70

40

Miguel Baptista Pereira

evidncia dos juzos analticos pressupe a univocidade dos seus termos e da a pergunta de Ch. Perelman: Mas o que que garante esta univocidade? Somente uma conveno quanto ao manuseamento de signos equiformes 116. A pretensa evidncia do princpio de identidade e dos axiomas de sistemas dedutivos mera expresso de convenes lingusticas e de regras operatrias admitidas . Contra o que Descartes e Brentano pensaram, Ch. Pereiman nega que o juzo se possa fundar sobre a evidncia de certas intuies, porque ele necessita da interveno da linguagem , que, enquanto meio de comunicao, no pode coincidir com uma intuio egide incomunicvel. Embora se no corte cerce a relao intuio , s a linguagem assegura o carcter intersubjectivo do saber, que ultrapassa a intuio particular de um sujeito determinado . A comunicabilidade de uma assero carece de certa extrapolao relativamente intuio , que o seu objecto e que, por natureza, nica , inteiramente subjectiva e limitada no tempo e de modo algum se identifica com a assero 117. Os enunciados lingusticos so constitudos por signos, que, pela sua diferena, no podem coincidir com aquilo que eles designam e, por isso, a verdade do juzo no se pode identificar com a evidncia de uma intuio. Descartes afirmou a coincidncia da ideia e da realidade ao intuir as naturezas simples, porque sups a existncia de um mundo de essncias objectivas, isoladas e independentes de todo o contexto. Ora, contrape Ch. Perelman, uma noo clara no por ser independente do seu contexto mas porque nos contextos conhecidos no se entrevem casos em que a sua aplicao pudesse gerar controvrsia. Uma noo clara nos contextos conhecidos continuaria clara, se o homem possusse um conhecimento exaustivo de todos os contextos possveis. Se exceptuarmos a limitao formal de aplicaes num contexto construdo, a clareza de uma noo permanece sempre uma hiptese submetida a provas imprevistas de aplicao e, por isso, a clareza cartesiana no passa de uma falta de imaginao ou de uma penria de experincia. O conhecimento completo das naturezas simples a viso mecanicista do universo, que s admite uma cincia apodtica e rejeita a opinio, o probabilismo e a verosimilhana. No imprio da evidncia cartesiana, a tradio preconceito, o saber absoluto e perfeito sem qualquer necessidade de educao ou formao da razo. Da, o carcter a-social e a-histrico de todo o conhecimento cientfico, pois o esprito deve purgar-se de toda a ganga social e histrica, de toda a prtica a fim de penetrar no reino contemplativo da evidncia pura. O conhecimento evidente na sua identi-

126 ID., o. c. 6/. 127 ID., o.c. 62.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol . 3 ( 1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

41

dade ou paralelism perfeito entre objecto e ideia de objecto elimina todas as deformaes provenientes da linguagem como vu enganador, que o racionalismo procura tornar transparente, quer concebendo uma linguagem perfeita quer reduzindo-a a um instrumento puramente convencional sem influncia no nosso conhecimento. Toda a evidncia racional ou sensvel torna intil a distino entre o sujeito e o objecto, pois as essncias objectivas, situadas ou no no pensamento divino, so o modelo do sensvel e s por meio de uma intuio evidente se reencontram sem qualquer pluralismo metodolgico mas apenas mediante a purificao do individual, do subjectivo, do social e histrico, que condiciona o acesso a uma razo universal comum a todos os homens e reflexo parcial da razo divina 128. A epistemologia ter apenas de eliminar todos os obstculos, que se opem a um conhecimento perfeito, rasgando os vus enganadores das opinies, dos preconceitos e de outras causas de erro. O conhecimento humano est dado, basta v-lo e esta viso est ao alcance de todos, pois no produto do esforo humano nem de qualquer tradio, que reunisse num todo coerente o que o gnio dos criadores produziu atravs dos sculos e se inculca aos jovens mediante uma paciente iniciao. Ch. Perelman considera teolgica esta evidncia absoluta, que gera o desprezo por tudo o que produto histrico-cultural, originalidade ou criao humana. Nesta perspectiva, toda a diversidade sinal de erro e o desacordo ou expresso de m vontade ou falta de clareza e de distino, que prova a interveno de elementos perturbadores 129. Alm do acesso indirecto Retrica atravs da destruio da evidncia e do conhecimento apodtico, Ch. Perelman escreveu em 1950 com L. Olbrechts-Tyteca um artigo sobre a Nova Retrica 130, que, situada nos confins da Lgica e da Psicologia, inauguraria o estudo dos meios de argumentao distintos dos da Lgica Formal e capazes de gerar ou aumentar a adeso de outrem s teses propostas ao seu assentimento. Na peugada de Duprel, o que movia Perelman no era qualquer intento psicolgico mas a preocupao do lgico perante a realidade social ou, por outras palavras, a investigao dos meios de argumentao, que geram noutrem um estado de conscincia particular caracterizado por certa intensidade de adeso. Saindo dos quadros de um racionalismo estreito e examinando os diversos meios de obter a adeso dos espritos, no pode

128 ID., o.c. 66. 129 ID., o.c. 67. 131) Ch. PERELMAN-L. OLBRECHTS-TYTECA, Nouvelle Rhtorique : Logique et Rhtorique in: VRIOS, L' Homme et la Rhtorique 117-151.

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

42

Miguel Baptista Pereira

persistir- se na oposio entre convico e persuaso e h que incluir na argumentao lgica outros processos , que os lgicos de hoje recusam aceitar . A Lgica Moderna deve o seu desenvolvimento ao estudo do raciocnio matemtico e, por isso , a concepo actual de Lgica resulta da anlise do raciocnio formal das Cincias Matemticas de tal modo que no aparece na Lgica Formal a argumentao , que no for utilizada naquelas cincias . No basta reconhecer a fecundidade da anlise das cincias formais e dos seus modelos de argumentao mas necessrio para Parelman empreender um trabalho semelhante nos domnios da Filosofia , do Direito , da Poltica e de todas as Cincias Humanas, pondo a descoberto um tipo de argumentao , que se no pode reduzir a uma mera arte de sugestionar nem ao raciocnio formal de cariz matemtico. Aps ter realizado neste esprito uma pesquisa em textos filosficos e em certos discursos de figuras contemporneas , Ch. Perelman apercebeu-se de que os processos encontrados eram em grande parte os da Retrica de Aristteles , cujas preocupaes se cruzavam com as suas M. Este facto surpreendente constrastava com o desaparecimento da palavra Retrica dos dicionrios de filosofia , com o desprezo e a suspeita , que em geral rodeavam esta palavra , e com a necessidade de pedir desculpa , quando algum autor dos ltimos cem anos ousava escrever sobre um assunto to indigno 132. Tornou- se elucidativa pela sua actualidade a distino aristotlica entre o conhecimento verdadeiro e necessrio dos Analticos e a funo da Retrica , que era tratar dos assuntos sobre que devemos deliberar sem para tal possuirmos as tcnicas , perante ouvintes , que no possuem a faculdade de inferir atravs de degraus numerosos nem de seguir um raciocnio desde um ponto afastado (Retrica , 1, 1357 a). Foi, portanto , para responder ignorncia humana da tcnica de tratar assuntos, que fugiam ao mbito dos Analticos, e incapacidade de os ouvintes seguirem um raciocnio complicado, que Aristteles construiu a sua Retrica , que, privada do verdadeiro e do certo, perseguia como objecto o opinvel e o verosmil e fornecia os tipos de argumentao adequada para defender as opinies do orador e convencer e persuadir os ouvintes da sua viabilidade . Perelman pensa que o opinvel deve ser substitudo pelo prefervel e, por isso, desloca o campo da Retrica para o domnio axiolgico , justificando a sua reposio actual na temtica filosfica . Na lgica do prefervel situam-se as provas retricas, que se distinguem das provas admitidas nas cincias dedutivas ou experimentais, por se dirigirem a um auditrio , cujo interesse por um

131 ID., o.c. 123-124. 132 ID., o.c. 124.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

43

problema comum necessrio suscitar. A argumentao retrica revela j a sua eficcia na persuaso do auditrio de que vale a pena escutar o orador, pois o problema em causa do seu interesse. Para que a adeso se produza, necessrio que o auditrio admita as premissas do raciocnio , as suas fases e aceite a argumentao na sua totalidade, embora o orador , quando estranho ao auditrio , no adira pessoalmente argumentao, que usa. Neste contexto, um captulo importante da Retrica dedicado s provas admitidas explicitamente pelo auditrio ou pelo adversrio antes de iniciar a exposio ou a discusso, pois tais argumentos so as condies da sua adeso. Dois auditrios merecem para Perelman uma ateno especial pelo seu interesse filosfico: o de uma s pessoa e o da humanidade inteira. O assentimento de uma s pessoa assegura-se a cada passo mediante a formulao de questes, a resposta a objeces num discurso, que dilogo. O auditrio universal, porm, no real mas ideal enquanto produto da imaginao do autor e, por isso, no est submetido s condies sociais ou psicolgicas do meio ambiente. A adeso do auditrio universal e ideal obtm-se mediante premissas admitidas por toda a gente ou, pelo menos, por uma suposta assembleia hipercrtica e independente das contingncias de tempo e de lugar, em que se inclui o prprio orador ou autor e que exige uma argumentao objectiva, assente em valores universais. Porque o homem pode ter vrios interlocutores, acontece necessariamente que o auditrio universal coincide de facto com um auditrio particular, que transcende oposies da sua conscincia actual. Esta transcendncia espelha-se na construo de todo o modelo de homem e da sua capacidade exemplar de adeso a argumentos universais, varivel segundo o conhecimento dos outros homens, das outras civilizaes, dos outros sistemas de pensamento, da concepo de facto indiscutvel ou de verdade objectiva. Por isso, todas as pocas, culturas, cincias e mesmo indivduos tm o seu auditrio universal 133 Na argumentao retrica, a eficcia intersubjectiva no s depende do conhecimento que do auditrio tem o orador, mas tambm da opinio, que o auditrio forma do orador e a opinio do auditrio quanto pessoa do orador (competncia, autoridade, prestgio) interfere na sua adeso argumentao, que este ltimo apresenta. Enquanto na Lgica e na cincia, as ideias reproduzem o real ou exprimem o verdadeiro sem que a proposio seja um acto pessoal, na Retrica a pessoa contribui pela sua adeso para o valor de uma proposio: Uma proposio vergonhosa

'33 ID., o.c. 134. Cf. ID., La Nouvelle Rhtorique. Trait de I'Argumentation (Paris 1958) 40 ss.

Revista Filo sfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

pp. 5-70

44

Miguel Baptista Pereira

lana o oprbrio sobre quem a enuncia e a honorabilidade daquele, que a formula, d peso a uma proposio 134. Isto no impede a existncia de tcnicas retricas para dissociar os actos da pessoa e travar a interaco, embora de modo limitado e precrio. Desenrolando - se no interior de um sistema , a argumentao lgica coage o pensamento em virtude das premissas e das regras unvocas de deduo , ao passo que as provas retricas no coagem o pensamento nem pem limites sua acumulao til. Em princpio , no se pode dizer de antemo quantas provas sero suficientes para gerar uma adeso , pois toda a argumentao retrica implica a ambiguidade e a confuso dos termos , que usa e no pode formalizar numa linguagem artificial . A condio da argumentao necessria a univocidade , que Perelman restringe Lgica , porque a argumentao social , jurdica, poltica e filosfica no pode eliminar toda a ambiguidade. Neste contexto , as noes confusas analisadas por E. Duprel formam com os juzos de valor um instrumento indispensvel ao estudo da Retrica e, apesar de purificadas de certos equvocos, jamais sero eliminadas num pensamento totalmente claro 131A argumentao retrica no coincide com uma lgica do provvel , porque as condies de aplicao do clculo de probabilidades so determinadas com uma preciso suficiente , que a Retrica exclui , apesar do parentesco de certos processos de argumentao , como a prova pelo exemplo , e dos argumentos baseados na normalidade e na competncia quando comparados com os processos de uma lgica da probabilidade . Noutro extremo, situam - se os processos destinados sobretudo a aumentar a intensidade da adeso do auditrio atravs da impresso de presena ou de realidade, como a analogia nas suas diferentes formas e de modo especial a metfora e outros processos de figurao . Entre a lgica da probabilidade e a sugesto psicolgica criada por uma processualidade impressiva situa-se o ncleo da Retrica como lgica dos juzos de valor 136 O que a correco para a Gramtica, a validade para a Lgica e a eficcia dos juzos de valor para a Retrica . O nico critrio, que permite distinguir o xito do charlato da eficcia do filsofo eminente, o discernimento dos ouvintes a quem a argumentao retrica se dirige , sobretudo do auditrio universal , que sempre visado nos raciocnios mais elevados da filosofia , embora permanea fico de um autor humano . Dirigir-se a este auditrio universal e ideal constitui para um esprito honesto o esforo mximo de argumentao , que lhe pode ser reclamado e sem o

134 ID., Nouvellhe Rhtorique: Logique et Rhtorique 135. 131 ID., o . c. 141-142.
136 ID., o.c. 144.

pp. 5-70

Revi sta Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

45

qual se no pode construir a Filosofia nem as Cincias Humanas 137. Este ideal de auditrio universal, estranho Lgica do Ocidente e prprio da Retrica, preside argumentao religiosa, moral, artstica, Filosofia e ao Direito. O triunfo do dogmatismo, a princpio platnico, depois estico e mais tarde religioso, vibrou um novo golpe na Retrica, reduzida progressivamente a um simples meio de exposio por no se poder desenvolver onde triunfava o monismo axiolgico. A deliberao, que distingue o homem do autmato, incide sobre a obra do homem, os valores e as normas, que ele criou e que a discusso permite promover. O cuidado pelo homem e por tudo o que escapa jurisdio de uma lgica puramente formal e da experincia positiva, tem de recorrer aos processos de argumentao utilizados em todos os domnios da cultura humana para corresponder s aspiraes humanistas da nossa poca 138. A fora da afirmao metafsica alvo preferencial da argumentao retrica. E precisamente na negao do discurso sobre Deus enquanto cpula da razo proposicional que M. Meyer situa a desconstruo de toda a fundamentao, a incerteza quanto aos valores e ao sentido da existncia e a perda da garantia do conhecimento das coisas. Sabemos que tudo permitido se Deus (ou outro fundamento absoluto) morre e que, cedendo o solo, comea a errncia 139 Da perda de fundamento provm o niilismo, o neopositivismo e a impossibilidade de resoluo de qualquer problema por carncia da primeira razo, que sustente a cadeia de razes 140 Toda a questo reduz-se a saber como que o logos foi concebido para ter de postular um princpio absoluto, que o encerre e que seja primeiro princpio do ser, de tudo o que , do ser como um todo. Para responder a este magno problema, h que regressar a Scrates donde tudo partiu, pois o caminho que leva a Plato e a Aristteles e divinizao do logos, directo. Da, a tese de M. Meyer: A teologia imps-se na histria como a consumao inelutvel da Metafsica ontolgica, como a clausura necessria do logos sobre si mesmo, como a realizao ltima deste logos 141 A imagem oferecida de Scrates a de um interrogador, que se no preocupava com respostas nicas, porque as julgava impossveis. Neste caso, se o logos era aportico, problemtico, se nenhuma resposta podia incluir o seu contrrio, ento a resposta

137 138 139 140 141

ID., o.c. 147. ID., o.c. 150-151. M. MEYER , De Ia Fin de Ia Raison propositionelle 71. ID ., o. c. 73. ID., o.c. 75. Cf. ID., A Problematologia , Trad. (Lisboa 1991) 183-202.

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

46

Miguel Baptista Pereira

verdadeira era uma iluso e apenas a pergunta continuava intocvel 142. Plato concebeu uma teoria do logos em que a resposta se tornou possvel mas esta pretenso implicou, na interpretao de M. Meyer, o abandono da dimenso interrogativa do logos em benefcio de uma concepo, que apenas conhece a ordem do juzo , que tem o ser como referente. O modelo proposicional alia a verdade como adequao justificao imediata ou mediatamente evidente, o que d cincia um estatuto de privilgio e exclui o campo da Retrica semeado de discusses e de confl itual idades. Enquanto a proposio posio de verdade perante o homem, o debate retarda, impede a verdade ou at joga com a no-verdade e com a pluralidade possvel de proposies, o que torna a argumentao necessariamente manipuladora ou, no melhor dos casos, pr-racional e logicamente dbil. Toda a dificuldade provm de o proposicionalismo coincidir com a racionalidade ocidental desde Plato e Aristteles 141 No logos proposicional da dialctica e da cincia platnicas alicerou-se a rejeio do questionamento socrtico, que deu ao logos o sentido de uma invencvel problematicidade, a que os notveis da cidade no poderiam fugir. O clebre paradoxo do Menon - se sei o que procuro, o questionar intil ; se ignoro o que devo saber, o questionar impossvel - no solucionado por Plato mediante um processo aportico indefinido mas pela rememorizao de um saber adquirido numa pr-existncia, que seria traduzido em proposies indubitveis. Com Aristteles, a dialctica cessa de ser cientfica para se confinar ao domnio retrico-argumentativo, o modelo proposicional desenvolvido na silogstica apodtica fica solidamente estabelecido e a argumentao dialctico-retrica no ultrapassa a figura de uma demonstrao dbil. Aristteles sabe que estamos expostos ao ser, que se diz de muitos modos mas recoloca a apoditicidade na esfera do essencial e na lgica da verdade necessria, subalternizando o discurso sobre o contingente e o possvel. A irredutibilidade da lgica da verdade necessria ao discurso do que simplesmente pode ser, obrigou Aristteles a teorizar os dois discursos, nascendo uma silogstica ao lado da Retrica e da Potica, que, segundo M. Meyer, adquiriram autonomia mas no foram valorizadas, porque o modelo continuou o do discurso apodtico. certo que a proposio vai agora permitir enunciar predicados possveis e opostos, pois a Retrica trata do que mas poderia no ser e a Potica do que no mas poderia ser. Este discurso do contingente e do possvel no passa

142 ID., De Ia Fin de Ia Raison propositionelle 76; ID. A Problematologia 67 ss. 1,13 ID., Problmatologie: Pour une Rhtorique de Ia Raison in: VRIOS, L'Homme et la Rhtorique 154-155; ID., A Problematologia 123 ss.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

Retrica , Hermenutica e Filosofia

47

do reverso do logos apodtico e, nesta ordem de ideias, M. Meyer v na argumentao retrica uma filha deficiente do logos apodtico e, portanto, um proposicionalismo inferior ou uma Retrica restringida (G. Genette) 144 Ao contrrio de Ch. Perelman, que se insurge a favor da Retrica contra o logicismo proposicional sem lhe mudar os pressupostos, M. Meyer critica todo o campo proposicional isolado da problematicidade, que lhe subjaz, como se fosse um universo evidente de verdades em si, e nivela a lgica e a argumentao, porque no h proposies sem oposies e pluralidade conflitual, o que mantm viva a relao entre todas as proposies e as questes respectivas 145. Lgica e argumentao no so duas realidades distintas, a argumentao no inferior Lgica mas trata-se apenas de duas modalidades do mesmo processo de questionamento. Responder a uma questo, preservando-a pelo debate contraditrio respeitar a diferena problematolgica, que separa a filosofia daquele discurso quotidiano, que, ao resolver as questes, as elimina imediatamente, quando filosofar manter viva a problematicidade radical e reflectir sobre ela. O que unifica a razo, o problema e no a proposio apodtica e, por isso, a racionalidade humana constituda pela articulao entre a diferena ineliminvel do perguntar e a conflitualidade de respostas plurais 146 Ao contrrio da razo retrica, a razo hermenutica mantm-se na morada da natureza e do mundo, que raiz constante da mobilidade polissmica do conflito de interpretaes, cujo centro de convergncia o logos como recolha primria das coisas. Enquanto M. Heidegger no 2 de Ser e Tempo nos apresenta o ser como o perguntvel radical 147E. Coreth constri a sua Metafsica e H.-G. Gadamer a sua obra Verdade e Mtodo a partir do ncleo da pergunta pelo ser ou pela verdade148 e G. Poeltner reconhece o mistrio ontolgico na raiz da pergunta 149, M. Meyer despe o perguntvel de toda a consistncia ontolgica como se fosse uma incgnita sem ser, que Scrates j teria antecipado, ao for-

144 ID., Anthropologie: Les Figures de I'Humain in: VRIOS, L'Homme et Ia Rhtorique 189-191. 145 ID., Problmatologie : Pour une Rhtorique de Ia Raison 157. 146 ID., o.c. 159-160. 147 M. HEIDEGGER, Sein und Zeit 5-8.
J4x E. CORETH, Metaphysyk2 (lnnsbruck/Wien/Muenchen 1964) 82-176; H.-G. GADAMER, Wahrheit und Methode, Grundzuege einer philosophischen Hermeneutik2 (Tubingen 1965). 149 G. POELTNER, Zu einer Phaenomenologie des Fragens, Ein fragend fraglicher Versuch (Freiburg/Muenchen 1972).

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

pp. 5-70

48

Miguel Baptista Pereira

mular perguntas sem vnculo ontolgico e passveis de afirmaes mltiplas, opostas entre si e sem qualquer ponto de convergncia, que travasse a disseminao . Quando G . Marcel prefere o nome de Neo - socratismo a Existencialismo para designar o seu pensamento , l de outro modo a provocao filosfica de Scrates , que no separa da experincia de espanto e de admirao , para Marcel sempre ligada ao facto de que alguma coisa se revela a ns , pois as ideias de admirao e de revelao so na realidade correlativas e a recusa e a incapacidade de admirar traduzem uma indisponibilidade fundamental para a realidade 150, um encerramento do sujeito em si mesmo, com a correspondente cegueira para o dom e todas as formas de criao, uma inrcia interior e uma atonia espiritual , que tornam o homem indisponvel para se jogar numa resposta 151 ou numa reaco totalmente interior provocada por um apelo 152 . O ncleo donde irradia este modelo de pensamento, o questionamento do homem por si mesmo ou o pensamento interrogativo. Por isso, a todos os que procuraram integrar G. Marcel de modo artificial no Existencialismo , ele declarou que o termo Neo - socratismo traduzia com muito maior rigor o seu percurso desde a poca em que comeou a pensar por si mesmo 151 O pensamento interrogativo ope-se em ltima anlise a tudo o que se apresenta como assero ou ao que os ingleses chamam statement e que proposio definitiva sem rplica, como dois e dois so quatro ou Napoleo morreu em Santa Helena. Ora, o que G. Marcel chama questionamento do homem por si mesmo, apresenta o carcter singular de se no prender de nenhum possible statement ou, por outras palavras, de se estender a todo o statement possvel , que verse sobre as origens , a essncia ou o destino do homem. O ponto crucial do seu pensamento assim enunciado por G. Marcel: Um ser cuja originalidade mais profunda consista talvez no s em questionar a natureza das coisas mas em interrogar-se sobre a sua prpria essncia , situa - se por isso mesmo para alm de todas as respostas inevitavelmente parciais a que esta interrogao pode conduzir 154. Tal questionamento ou interrogao de si mesmo transmuta-se no limite num apelo interminvel dirigido liberdade e que s por fico se pode converter numa afirmao ou statement. Em flagrante constraste com esta vinculao entre ser , apelo e liberdade e na explorao de um conceito coisista de ser, opina M. Meyer que o logos problemtico incompatvel
15 G. MARCEL, Essai de Philosophie Concrte (Paris 1940) 77. 151 ID., o.c. 79-80. 152 ID., o.c. 82.
153 ID., L'Homme Problmatique (Paris 1955) 72. 154 ID., o. c. 73.

PP 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol . 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

49

com o logos proposicional, que o ser garante a necessidade do discurso e das coisas, que no podem no ser o que so, gera respostas, que matam as perguntas com a ontologizao do logos ou a apofntica da realidade. A silogstica aristotlica teoriza as relaes inter-proposicionais assentes na eliminao do problemtico e regidas pelo princpio de no-contradio, que permite a resoluo de alternativas com a figura terminal de uma proposio necessria, verdadeira, no-problemtica e a priori 155 A cincia elimina constantemente as alternativas ou por contradio ou por compatibilidade numa coerncia superior. Porm, a rede proposicional da cincia realiza-se como o autntico discurso ontolgico, ao dizer o que como no podendo ser de outro modo ou considerando ser o que necessariamente. Da, o papel paradigmtico de episteme, que o discurso por excelncia da necessidade, da proposio que impe a sua verdade, tornando necessariamente falsa ou no - proposicional a tese oposta. A velha questo de saber como dizer e pensar o no-ser assoma convico grega de que o discurso plural pode tratar do que no , do que pode no ser e do que no sendo se pode dizer. Este pluralismo proposicional e o jogo de alternativas caros Retrica indiciam com a polissemia do ser a problematicidade originria e infirmam para M. Meyer o postulado ontolgico da unicidade da resposta 156A Teologia Crist veio consumar plenamente o destino originrio da ontologia consubstancial razo proposicional, propondo um Deus Criador como abbada absoluta do discurso do ser. Ora, o logos proposicional, que est na base desta onto-teologia, est totalmente morto, segundo M. Meyer, mas no o logos interrogativo, esquecido sob a apofntica do real e do seu Deus. A aspirao metafsica no pode ser ontolgica mas coincide com a interrogao inaugural, pois pensar formular questes, procurar respostas mltiplas num processo interrogativo interminvel. A verdade reprimida do proposicionalismo a problematologia, a interrogatividade reflexiva, cuja nica necessidade a multiplicidade irredutvel de respostas diferentes. A fundao , em sentido ontolgico, impossvel por ser busca sem xito, expresso de uma resposta, que fracassa por se no poder dizer, clausura de um logos sempre aberto, resposta necessidade de suprimir toda a resposta, identificando facciosamente a necessidade de um originrio com uma fundao das coisas e do pensamento das mesmas 157. Apesar de o logos proposicional nascer da pretenso de ultrapassar a problematicidade sem a pensar, ele continua a pressupor a

155 M. MEYER, Problmatologie : Pour une Rhtorique de Ia Raison 77-78. 156 ID., o.c. 80; ID., A Problematologia 213-270. 157 ID., Problmatologie : Pour une Rhtorique de Ia Raison 83.

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

pp. 5-70

50

Miguel Baptista Pereira

problematicidade fundadora e no a ontologia, que encerra o logos sobre si mesmo de modo definitivo. O cogito cartesiano substituiu o sujeito divino em virtude da incapacidade do modelo aristotlico-cristo para encerrar hermeticamente a ontologia proposicional. Porm, o sujeito do cogito/sum reinstitui o proposicionalismo escolstico com seus juzos evidentes e a sua lgica da excluso e, por isso, a dvida cartesiana desvanece-se e o logos recupera a sua apoditicidade. A razo proposicional grega, medieval e moderna morreu com a sua onto-teologia, deixando como resduo um novo sentido de transcendncia, que precisamente a questo inscrita em cada um de ns e em todos os nossos actos, apesar do universo de respostas avanadas. A interrogao, que ns somos, habita-nos como transgresso de toda a razo proposicional ou de toda a excluso de alternativas. A reflexo sobre a transcendncia como problematicidade distancia-nos dos seres e das coisas, ultrapassa a nossa existncia, angustia-nos pela evocao de que tudo poderia ter sido diferente, abre o espao da fico face realidade do quotidiano, descobre a vaidade da nossa positividade e da nossa lgica proposicional. Com a problematicidade, a transcendncia questionamento humano, que todos somos no fundo de ns mesmos 158. Esta transcendncia a mobilidade errante de um Hermes condenado ao abandono reiterado das significaes construdas prometeicamente sem qualquer enraizamento no mundo. A filosofia de Protgoras uma fundamentao da Retrica, pois o homo-mensura enquanto homo loquens condensa a Antropologia da Retrica em que o acordo realizado no e pelo discurso no interesse de possibilidades prticas de cooperao e de socializao, porque faltam no ponto de vista biolgico regulaes prvias e estruturas de adaptao e esta falha no pode ser compensada com xito por evidncias tericas e normativas nem por mecanismos de coaco poltica 159. A Sofstica como resposta crise provocada pela perda de crena nas grandes narraes colectivas tentou criar uma comunidade de consenso gerado na comunicao lingustica, sem qualquer referente real mas com poder de decidir do sentido da realidade. Com o abandono do absolutismo da verdade e do valor, deixou a Retrica de emprestar roupagens a verdades nuas para se tornar uma forma de racionalidade inultrapassvel e jamais definitiva mas sempre convencional e provisria. Com o linguistic turn proveniente da Filosofia Analtica da Linguagem e sobretudo desde o Tractatus Logico-Philosophicus de L. Wittgestein, a linguagem deixou de ser mera expresso da conscincia mas o acontecimento da prpria

158 ID., o.c. 85. 159 H. BLUMENBERG, Wirklichkeiten , in denen wir leben (Stuttgart 1981) 108-109.
pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

51

conscincia, cuja estruturao lingustica se tornou objecto da reflexo filosfica 160 Enquanto J. Habermas s no comeo dos anos 80 realizou a sua viragem lingustica, tomando por modelo de aco comunicativa a concepo de linguagem de K. Buehler 161, os estudos realizados por K.-O. Apel nos anos 50 prepararam j a transformao lingustico-hermenutica do Kantismo e a sua tese de habilitao intitulada A Ideia de Linguagem na Tradio do Humanismo de Dante at Vico (1960) realizava apenas uma parte de um projecto mais amplo concebido em 1953 sobre a ideia de linguagem no pensamento moderno. A Filosofia da Linguagem tornou-se a nova Prima Philosophia, que substitua a velha Ontologia, por ser a radicalizao da crtica kantiana do conhecimento e a sua transformao em crtica da linguagem, que uma grandeza transcendental 162 cimentadora de uma comunidade ideal de comunicao sem excluses nem represses. A valorizao da Sofstica e da Retrica no reprimiu a conscincia dos perigos dos equvocos histricos do discurso retrico e, por isso, K.-O. Apel distingue da Retrica da persuaso psicolgica a Retrica da convico, cuja lgica de argumentao pragmtica permite reconstruir idealmente as condies de um consenso verdadeiro e universalizvel ou do auditrio universal, segundo a terminologia de Ch. Perelman 163. Na comunicao argumentativa de J. Habermas indissolvel a vinculao de teoria e praxis, pois a cincia no neutra mas orientada por determinados interesses, que so as suas condies transcendentais de possibilidade. J. Habermas apropriou-se de uma diviso do saber, que em 1929 Max E. Scheler propusera na sua obra Viso Filosfica de Mundo: saber de domnio, saber formativo e saber salvador 164. As Cincias Empricas colocam a natureza ao servio do

160 Cf. R RORTY, The Linguistic Turn. Recent Essays in philosophical Method (Chicago/London 1967); H. Schnaedelbach, Reflexion und Diskurs. Fragen einer Logik der Philosophie (Frankfurt/M. 1977); K.-O. Apel, Die Idee der Sprache in der Tradition des Humanismus von Dante bis Vico2 (Bonn 1975); ID., Transformation der Philosophie, I-1I (Frankfurt/M. 1973). 161 W. REESE-SCHAEFER, Juergen Habermas (Frankfurt/M.-New York 1991) 9 ss.; H. GRIPP, Jurgen Habermas (Paderborn/Muenchen/Wien/Zuerich 1986) 82 ss.; J. HABERMAS, Theorie des Kommunikativen Handelus, 1-115 (Frankfurt/M 1988). 162 K.-O. APEL, Die Idee der Sprache in der Tradition des Humanismus 22. Cf. M. B. PEREIRA, Modernidade, Racismo e tica Ps-convencional in: Revista Filosfica de Coimbra 3 (1993) 33 ss.

lei K.-O. APEL, Transformation der Philosophie 1 64. Cf. J. HABERMAS, Wahrheitstheorien in: H. FAHRENBACH, Hrsg ., Wirklichkeit und Reflexion (Pfullingen 1973) 211 ss.; Ch. PERELMAN/L. OLBRECHTS-TYTECA, La nouvelle Rhtorique. Trait de l'Argumentation 40 ss. 164 MAX SCHELER, Philosophische Weltanschauung (Bonn 1929) 84-123.

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

52

Miguel Baptista Pereira

homem , pois nelas o real o que se pode usar tecnicamente e elas so um saber de domnio ; as Cincias do Esprito ou Hermenuticas praticam um saber formativo , cujo interesse a praxis da comunicao atravs da interpretao dos smbolos ou da linguagem dos povos ; as Cincias Sociais, porm, exploram o saber salvador, que na Modernidade secularizada a emancipao e a libertao rumo a uma comunidade ou situao ideal do discurso e do consenso . H uma corrente progressiva e ascensional , que liberta o homem da submisso natureza pela praxis tcnica, das estruturas de coao da sociedade pela praxis comunicativa, ambas fundadas na fora emancipadora e crtica de uma sociedade ideal sem represso nem excluso 165. Ao preconceito e pr-compreenso da Hermenutica contrape Habermas o seu conceito de interesse libertador, s Cincias do Esprito como reinterpretaes da tradio cultural o papel crtico das Cincias Sociais, m compreenso como obstculo interno ao entendimento a ideologia ou distoro sistemtica da comunicao e ao dilogo , que ns somos , de H.-G . Gadamer a ideia reguladora de uma comunidade ideal de comunicao , na melhor tradio kantiana dos ideais reguladores . A esta crtica da comunicao argumentativa a uma comunidade de interpretao construda com os materiais de Verdade e Mtodo de H.-G. Gadamer sensvel a Hermenutica de P. Ricoeur com a explorao do conceito crtico de distanciamento , que reduz a ingenuidade de qualquer apropriao precipitada.

IV
O texto da Retrica herdado pela Hermenutica no o do homomensura idealizado por Protgoras mas inscreve - se noutro sentido de Retrica defendido por Plato no Fedro, como a propsito observa H.-G. Gadamer: para alm do domnio de vrias tcnicas do discurso oral, a Retrica indissociavl da verdade e do conhecimento da alma humana, pressupostos comuns Retrica de Aristteles , que mais uma filosofia da Vida, que acede ao discurso e o determina, do que uma arte formal de bem falar 166. A redescoberta da Antiguidade Clssica coincidiu com a inveno da imprensa e com o impulso dado difuso do livro e da leitura pela Reforma e a entrada em penumbra da oralidade. A com165 J. HABERMAS, Theorie und Praxis3 (Neuwied 1969); ID., Erkenntnis und Interesse (Frankfurt/M. 1968); ID., Technik und Wissenschaft ais Ideologie (Frankfurt/ M. 1968 ); ID., Zur Logik der Sozialwissenschaften (Tuebingen 1967). 166 H .-G. GADAMER, Hermeneutik ais theoretische und praktische Aufgabe in: Rechtstheorie 9 (1978) 261-262; ID., Rhetorik und Hermeneutik 14.
pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

53

preenso teolgica da Bblia e a anlise filolgica do texto clssico desenvolvem uma cincia interpretativa da leitura, que rivaliza com o estilo de cincia forjado na interpretao matemtica do livro da Natureza. Antes mesmo que J. Conrad Danhauer usasse pela primeira vez o nome Hermenutica em 1626 167, a prioridade e o relevo da escrita fizeram insensivelmente deslocar para a Hermenutica a tarefa da Retrica, que a era do discurso oral consagrara. Nesta transferncia, o sentido aleteiolgico, que justificava a Retrica, anima agora a interpretao de textos paradigmticos, cuja verdade o ideal da imitatio. Melanchton estimou a importncia da Retrica, porque por meio dela os jovens exercitavam a ars berre legendi, isto , a capacidade de compreender e de julgar os discursos, as disputas mais longas e sobretudo os livros e os textos 168. Para a compreenso do texto, a tnica dominante, segundo Melanchton, a inteno fundamental, o ponto de vista central ou o scopus do discurso. A partir da inteno global do texto bblico seleccionou Melanchton os passos decisivos, que maneira de partes confirmam o todo do texto: a doutrina dos loci praecipui. Esta relao todo-partes, que distingue a circularidade hermenutica e funda a anatomia do texto, no se extingue no mundo das funes e totalizaes tericas mas dinamizada por um sentido prtico, cujos jogos lgico-lingusticos se encontram exemplarmente documentados na Retrica, na tica e Poltica de Aristteles, no Direito e na Teologia do Ocidente 169. Aps ter sido durante sculos uma ars interpretandi distribuda pela Bblia, pela Filologia Clssica e pela Jurisprudncia, a Hermenutica foi promovida a disciplina filosfica por F. Schleiermacher com a criao do paradigma compreenso/interpretao e mais tarde a Filosofia Hermenutica da Vida por W. Dilthey. Este filsofo, porm apercebeu-se sa insuficincia da descrio das estruturas psquicas para traduzir o fundo da vida histrica dos homens, porque uma obra do esprito humano, como, v.g., uma poesia, se no poderia compreender atravs da reconstruo dos processos psquicos do autor mas a partir dela mesma: A compreenso deste esprito no conhecimento psicolgico. o regresso a uma criao espiritual com uma estrutura e legalidade prprias. O que se compreende numa obra, no so os processos internos do literato mas um conjunto por eles produzido e deles destacvel 170. precisamente o texto

167 ID., Kleine Schriften IV-Variationen (Tuebingen 1977) 164. 168 ID., Rhetorik und Hermeneutik S.

169 ID., Hermeneutik ais theoretische und prakische Aufgabe 257-274.


170 W. DILTHEY, Gesammelte Schriften VII (Stuttgart 1965) 85. Cf. A. LAKS/A. NESCHKE, Eds., La Naissance du Paradigme Hermneutique, Schleiermacher, Humboldt, Boekh, Droysen (Lille 1990).

Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

54

Miguel Baptista Pereira

autnomo o ncleo central da Hermenutica do P. Ricoeur, cuja originalidade j foi distinguida na expresso more gallico demonstrata 171. O conceito de texto tem de submeter- se a uma anlise rigorosa para que seja possvel justificar - se o seu lugar central numa Filosofia Hermenutica . a lingustica da frase que serve de suporte dialctica dos acontecimento e do sentido ou da passagem da lngua ou cdigo para o discurso ou mensagem como ponto de partida de uma teoria do texto. Alm de ser um acontecimento temporal de sentido , o discurso reenvia para um locutor , versa sobre um tema ou assunto e troca mensagens com outrem , segundo as funes expressiva , apresentativa e apelativa da linguagem. Porm , o discurso efectuado como acontecimento evanescente compreendido como significao identificvel e repetvel e este trnsito do acontecimento para a significao que atesta a intencionalidade da linguagem ou a relao noesis-noema e caracteriza o discurso como tal. A significao dita no discurso um acto proposicional ou locutrio, que diz algo , um acto ilocutrio , que faz algo , ao dizer, um acto perlocutrio pelos efeitos, que provoca noutrem - aspectos da exteriorizao da significao , que est na raiz da obra e da escrita. De facto, a obra uma sequncia mais longa do que a frase , uma totalidade finita e acabada , que suscita um problema novo de interpretao , se integra como composio em gneros literrios e exibe uma configurao nica ou estilo , que a assemelha a um indivduo. S por categorias de produo e de trabalho pode a linguagem ser elaborada e configurada maneira de matria disponvel e o discurso na sua evanescncia temporal surgir de uma praxis e de uma techne 172, que individualizam a obra como um todo significante irredutvel mera soma das suas frases. A obra um acontecimento hiperfrstico , uma produo temporal em relao dialctica com uma situao concreta complexa , percorrida por tendncias e conflitos. A estilizao enquanto criao singularizante da obra, ao mergulhar no seio de uma experincia j estruturada nas possuidora de aberturas , de possibilidades de jogo , de indeterminaes , uma reestruturao em processo de uma situao, que transcende por sua heterogeneidade e rebeldia a organizao anterior . Sendo o discurso uma obra, o seu autor no um simples locutor mas um produtor , que abarca a significao da obra como um todo estruturado . Em virtude das caractersticas de organizao e de estrutura , pode estender- se ao discurso como composio o mtodo estrutural proveniente da fonologia e da semntica,

171 J. GREISCH, Hermeneutik und Metaphysik 8. 172 P. RICOEUR, Du Texte l'Action 107 ss.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

55

tornando-se a anlise estrutural um momento necessrio e um caminho obrigatrio da compreenso, pois o objectivao do discurso numa obra estruturada no suprime os traos fundamentais e primeiros da linguagem, isto , as funes expressiva, apresentativa e apelativa, pelas quais o autor diz algo a algum acerca de alguma coisa. A interpretao sabe ler este tringulo na objectivao do homem nas obras e nos textos, vencendo o distanciamento a que todo o autor coagido pelos produtos do seu trabalho e da sua arte 173. Com a escrita, para alm da fixao do texto, cava-se um movimento de distanciao, que torna o texto autnomo relativamente inteno do autor, mediante a suspenso de toda a situao concreta e de todas as condies psico-sociolgicas da produo da obra, isto , a escrita descontextualiza o texto no ponto de vista psicolgico e social para permitir a sua recontextualizao nas novas situaes dos diferentes actos possveis de leitura. O que a escrita traz de novo, a distanciao, que liberta a mensagem do seu emissor, da sua situao inicial e do seu destinatrio primitivo e possibilita que a palavra longnqua chegue at ns com seu sentido e referncia. A fixao pela escrita acontece no lugar onde a palavra poderia ter nascido e pode inscrever directamente na letra o que o discurso pretende dizer. O livro separa o acto de escrever do acto de ler, que no comunicam entre si, dado que o leitor est ausente da escrita e o escritor no est presente leitura, isto , o texto produz uma ocultao dupla, a do escritor e a do leitor 174. Para P. Ricoeur, ler um livro considerar o seu autor como j morto e o livro como pstumo, porque a relao ao livro s se torna completa e de algum modo intacta, quando o autor est morto e, portanto, incapaz de responder s perguntas do leitor, que, neste caso, ter de seguir a via nica da interpretao. por isso que o movimento libertador da escrita, que a coloca no lugar da palavra oral, o acto do nascimento do texto, cuja referncia diferida espera a interveno do leitor. A autonomia do texto conquistada pela escrita faz surgir a coisa, o assunto ou o mundo do texto, aberto ao pblico que o souber ler nas situaes mais dspares e, por isso, liberto da concreo da situao dialgica propriamente dita com interlocutores definidos e referncias mostrativas. A objectivao distanciadora do texto no uma construo da razo mas a acentuao da funo referencial da linguagem como dimenso prioritria do texto contra a hermenutica romntica, cujo culto da funo expressiva da linguagem transformou a compreenso no acesso genialidade alheia atravs da objectivao da escrita. Para Dilthey, que em 1900 escreveu

173 ID., o. c. 110. 174 ID., o.c. 139.

Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

56

Miguel Baptista Pereira

sobre a origem e desenvolvimento da Hermenutica, a regio do esprito a das individualidades psquicas para as quais todo o psiquismo capaz de se transpor por meio da compreenso e interpretao dos sinais exteriores do gnio estranho como as manifestaes fixadas de maneira durvel, os testemunhos humanos conservados pela escrita, os monumentos escritos. Um abismo, porm, separou a genealidade romntica, frequentemente arbitrria e cptica, da sua exteriorizao em sinais estudados pela lgica da interpretao. A compreenso romntica pretendeu coincidir com a interioridade do autor, igual-la e reconstruir o processo interior, que engendrou a obra, servindo-se da forma exterior e interior da obra, da sua conexo e encadeamento textuais. Dilthey sentiu agravada a tenso entre interioridade e objectivao expressiva sob a influncia das Investigaes Lgicas de E. Husserl, sobretudo do conceito de sentido como idealidade, que no exista na realidade externa do mundo nem na interna do psiquismo. Porm, a exigncia cientfica corporizada na pesquisa da objectivao tende para despsicologizar cada vez mais a interpretao e a compreenso de si e de outrem, tornando-as progressivamente indirectas e mediadas 175, isto , em termos husserlianos, caminhando na submisso do notico ao noemtico, mediador do sujeito intencional. Ao preferir a funo referencial, a Hermenutica afasta-se da genialidade romntica e tambm do sistema hermtico de relaes intratextuais, das oposies e das diferenas hierrquicas do Estruturalismo para perseguir no texto o mundo, que nele se diz, sem as possibilidades da funo ostensiva ou mostrativa de que pode usufruir o discurso dialgico na situao concreta vivida pelos interlocutores. Assim, para P. Ricoeur, sem dvida esta abolio do carcter mostrativo ou ostensivo da referncia, que possibilita o fenmeno, a que chamamos `literatura', onde toda a referncia realidade dada pode ser abolida 176. Por isso, a abolio da referncia a mundo do primeiro grau operada pela fico e pela poesia , nesta perspectiva, a condio de possibilidade para que se liberte uma referncia de segundo grau, que visa o mundo para alm dos objectos manipulveis, como aparece na expresso husserliana Lebenswelt e na heideggeriana ser-no-mundo. O problema hermenutico mais profundo para P. Ricoeur posto pela dimenso referencial absolutamente original da obra de fico e da poesia ou pelo mundo nelas proposto e no pelas intenes psicolgicas de outrem escondido atrs do texto ou pela desmontagem das estruturas, que o compem. Por isso, o que se deve interpretar nos textos, so propostas de mundo, que possamos

175 ID., o.c. 143-145. 176 ID., o.c. 113-114, 184-190.

PP. 5-70

Revisa Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

57

habitar para nele realizarmos as nossas possibilidades mais prprias. o que P. Ricoeur chama o mundo do texto, que a distanciao criada pela fico e pela poesia aprofunda, apresentando novas possibilidades de serno-mundo. O texto aberto dirige-se a quem o souber ler e , portanto, uma mediao pela qual o homem-leitor se compreende a si mesmo, apropriando-se do mundo do texto, que a suspenso das condies psicolgicas e sociais de produo tornou distante para poder ser apropriado por quem o ler. Neste caso, compreender compreender-se perante o texto, expor-se ao texto e receber dele uma modificao de existncia, que responda de modo mais apropriado proposta de mundo nele contida. As metamorfoses de mundo oferecidas pelo texto devem corresponder variaes imaginativas do ego, que s perdendo-se se encontra, de tal forma que a metamorfose do mundo pelo jogo de possibilidades, que oferece, a transformao ldica do eu. Pela desapropriao avanamos da funo expressiva e conativa do discurso situado para o mundo aberto pela funo apresentativa e referencial e, por isso, a objectivao deixa de ser uma exteriorizao alienante do sujeito para se tornar uma representao de mundo. No ritmo da compreenso de si formado pelo binmio desapropriao-apropriao situa-se a crtica das iluses do sujeito e, por isso, a Hermenutica no se ope crtica das ideologias enquanto desvio necessrio a uma compreenso de si orientado pelo assunto do texto e no pelos preconceitos do leitor 177. A ocultao do autor e do meio ambiente inicial operada pelo mundo do texto engendra duas possibilidades: ou tratar o texto sem mundo nem autor e explic-lo pelas suas relaes e oposies internas, segundo o modelo estruturalista, ou levantar a suspenso do texto e acab-lo nas palavras, restituindo-o comunicao viva segundo o paradigma hermenutico. A leitura s possvel porque o texto no est fechado sobre si mesmo mas aberto para algo diferente de si e, por isso, ler encadear um discurso ao discurso do texto aberto 178 e nutrir a reflexo. A inteligncia do texto acaba na inteligncia crtica de si mesmo, pois a hermenutica do texto e a filosofia reflexiva so correlativas. A reflexo nada sem a mediao dos signos e das obras, isto , a constituio de si mesmo e a do sentido so contemporneas . Da, a apropriao uma luta mediada pela tradio contra a distncia cultural, contra o afastamento relativamente ao sentido e, por isso, a interpretao aproxima, igualiza , torna contemporneo , semelhante e prprio o que era distante e estranho. A leitura actualiza possibilidades semnticas do texto,

177 ID ., o.c. 117. 178 ID., o .c. 152.

Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

58

Miguel Baptista Pereira

vencendo a distncia cultural, fundindo a interpretao do texto com a compreenso de si mesmo e dando ao texto actualizado um ambiente, uma audincia e o movimento da referncia a um mundo e a sujeitos concretos. A inteno do texto, a que j respondeu a comunidade dos interpretantes com a sua cadeia de interpretaes, pr o leitor de novo a caminho do oriente da sua referncia, interpretao dinmica pela linguagem e no simplesmente sobre a linguagem. Com a apropriao do sentido do texto, que transcende as vivncias da cogenialidade, fecha-se o arco hermenutico, que, pela interpretao apropriante, se reancora no solo da vida 179. H uma homologia profunda entre texto, aco humana e histria, que justifica o topos paradigmtico do texto. Na teoria do texto, apareceram novos modelos de explicao, que so do domnio dos signos lingusticos e extra-lingusticos e se apoiam em correlaes estveis entre unidades discretas, sem necessidade de recorrer ao modelo explicativo das Cincias da Natureza. Para o analista, que pretendesse uma explicao sem compreenso, o texto seria uma mquina em funcionamento puramente interno, onde, para alm do cruzamento de cdigos, no caberia qualquer questo acerca da inteno do autor, da recepo pelo leitor ou da espessura de sentido, pois seria reintroduzir o psicologismo. Assim, em nome da objectividade do texto, a explicao estruturalista elimina toda a relao subjectiva e intersubjectiva da Hermenutica romntica, que, por sua vez, repudiaria a objectivao maquinal da rede sistmica estrutural em defesa da comunicao entre a alma do leitor e a do autor. A esta excluso mtua ope P. Ricoeur uma interpenetrao entre compreenso e explicao, porque a compreenso chama a explicao sempre que no haja uma situao de dilogo com a respectiva sequncia de perguntas e de respostas 180, como acontece com obras escritas, que romperam o seu lao inicial com a inteno do autor, com o auditrio primitivo e com a situao comum aos interlocutores, explorando, por isso, indefinidamente a distncia entre o dizer fugaz e o dito, que permanece. Na verdade, o discurso pe em marcha o processo de exteriorizao de si mesmo, comeando pela distncia entre dizer e dito, continuando pela inscrio do dito na letra e terminando nas codificaes complexas das obras do discurso. Esta progressiva exteriorizao do discurso torna necessria a mediao da compreenso pela explicao estrutural mas, inversamente, no h explicao que no termine na compreenso, porque, aps o discurso ter sido despojado da sua actualidade como acontecimento e ter sido reduzido ao estado de varivel

179 ID., o.c. 158-159. 180 ID., o.c. 165.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

59

de um sistema, a marcha inversa que se refaz, do virtual para o actual, do sistema para o acontecimento, da lngua para o discurso, a que H.-G. Gadamer chama aplicao 181. Neste caso, a explicao estrutural no passa de um segmento do arco interpretativo, que se estende da compreenso ingnua pela anlise estrutural at compreenso sbia e ao compromisso do homem no mundo com outros homens. Fiel regra da imanncia da sua anlise, o Estruturalismo recusa, v.g., na narrao toda a psicologia do narrador e do leitor e toda a sociologia do auditrio, limitando-se a descrever o cdigo pelo qual narrador e leitor so significados no texto narrativo. Porm, tais signos procurados no texto integram-se no movimento da compreenso, que rasga as fronteiras do sistema da anlise estrutural sem cair no psicologismo. Como reconhece P. Ricoeur, nada prejudicou mais a teoria da compreenso do que a identificao, central em Dilthey, entre compreenso e compreenso de outrem, cuja figura psicolgica estaria oculta atrs do texto. O sentido do texto, v.g., narrativo aquilo de que nele se fala ou o assunto, a coisa do texto, que a espcie de mundo, que a obra de algum modo desenvolve perante o texto. Entre a anlise objectiva das estruturas, v.g., de uma narrao e a apropriao do sentido pelos sujeitos estende-se o mundo do texto, o significado da obra e, no caso da narrao, o mundo dos trajectos possveis da aco real. O sujeito chamado a compreender-se perante o texto, porque este no se encerra em si mesmo mas abre-se para o mundo, que reescreve e refaz 182. H uma convergncia extraordinria entre a teoria do texto e a teoria da aco: o texto o paradigma da aco humana e esta o seu referente maior e, em muitos aspectos, um quase-texto. De facto, a aco humana exterioriza-se de um modo comparvel fixao caracterstica da escrita, desvincula - se do seu agente e adquire uma autonomia semelhante independncia semntica do texto, inscreve-se no curso das coisas como o sentido na materialidade do texto, torna-se arquivo e documento pelos traos e marcas, que deixa, tem um peso, que se no reduz sua importncia na situao inicial do seu aparecimento, como o texto prescinde das condies iniciais psico-sociais da sua produo e, por isso, pode reinscrever-se em novos contextos. Finalmente, a aco humana , como o texto, uma obra aberta, dirigida a uma srie indefinida de leitores possveis e julgada no pelos contemporneos mas pela histria ulterior 183. Da, seguindo o paradigma do texto, podemos falar do contedo
181 H.-G. GADAMER, Wahrheit und Methode 290-295, 298 ss., 312 ss., 315 ss., 322 ss., 381, 491.
182 P. RICOEUR, Du Texte l'Action 167-168. 183 1D., o . c. 175.

Revista Filo sfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

pp. 5-70

60

Miguel Baptista Pereira

proposicional de uma aco distinta da sua realizao temporal , do noema locutrio e ilocutrio da aco, das marcas da sua realizao, da autonomizao da aco enquanto inscrio social , sedimentao , instituio e arquivo, da pertinncia da aco na situao inicial distinta da sua importncia , que ultrapassa as condies iniciais da produo e pode ser reefectuada em novos contextos sociais, da aco humana como obra aberta capaz de referncia e de pertinncia novas na realidade da praxis 184

Com o paradigma do texto entram em cena as relaes estruturais com seu tipo de explicao intra-lingustica, que desempenham no movimento da compreenso uma etapa necessria e relevante. De facto, h no texto uma objectividade inegvel , de tipo lingustico e no naturalista, visvel na fixao da significao , na sua autonomizao quanto inteno mental do autor no desenvolvimento de referncias no-ostensivas nem situacionais e na relao comunicativa a todo o que o puder ler. Esta capacidade ilimitada de ser lida marca a espiritualidade da escrita (apesar da materialidade espacial por ela imposta ao discurso), conseguida pela suspenso do carcter evanescente do discurso oral, das coaces vividas pelo autor e da estreiteza da referncia ostensiva. Para alm desta exposio da frase a um leitor desconhecido, invisvel, necessrio construir o sentido do texto enquanto tal, porque este no uma simples sucesso de frases iguais e compreendidas em separado mas um todo, cuja relao com as partes requer um tipo especial de juzo, que Kant teorizou na Crtica da Faculdade de Julgar. A totalidade do texto uma hierarquia de tpicos, de temas primrios e subordinados, cuja reconstruo oferece um carcter circular, porque o todo est implicado no conhecimento das partes e s com a edificao dos elementos se constri o sentido do todo. Como um indivduo, o texto pode ser abordado de diferentes lado e, como um volume no espao, apresenta os relevos dos diferentes temas, que sobressaem de modos diversos. Da, a inevitvel reconstruo perspectivstica do todo do texto, semelhante da percepo, a possibilidade constante de se relacionar a mesma frase de modo diferente com uma ou outra frase considerada a pedra angular do texto, a unilateralidade implicada no acto de leitura e, finalmente, o carcter conjectural da interpretao. Para P. Ricoeur, a conjectura corresponde ao que Schleiermacher chamara o momento de divinao, cuja validao incumbiria ao momento gramatical da interpretao. No , porm, a incomunicabilidade da experincia psquica do autor mas a inteno verbal do texto irredutvel ao somatrio das significaes das

184 ID., o. c. 190-197, 333-377.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

61

frases individuais que funda a plurivocidade do texto, a pluralidade de leituras e de construes e o conflito de interpretaes 185. Pela lgica das probabilidades poder-se-o validar as conjecturas sem proceder a qualquer verificao, pois a validao uma disciplina argumentativa comparvel aos processos jurdicos da interpretao legal, que so uma lgica da incerteza e da probabilidade qualitativa 186. Porm, o texto um campo limitado de construes possveis, onde as interpretaes situadas entre os limites do dogmatismo e do cepticismo no so equivalentes mas afectados de maior ou menor grau de probabilidade. Por isso, sempre possvel argumentar por ou contra uma interpretao, confrontar interpretaes, arbitr-las, visar um acordo, mesmo se este acordo permanecer fora de alcance 187. A dialctica entre conjecturar e validar alicera-se na plurivocidade especfica da aco humana, que um campo limitado de construes possveis como o texto. De facto, a compreenso da aco humana implica o conhecimento da sua motivao e no apenas da sua causa e, deste modo o campo da motivao abre possibilidades de argumentao lgica por ou contra outras interpretaes da motivao da aco. Argumentar acerca dos motivos da aco desenvolver uma espcie de plurivocidade, que confirma o carcter textual da aco, a sua leitura conjecturai e raiz do conflito de interpretaes. O momento do texto enquanto suspenso do mundo circundante origina duas atitudes opostas de leitura: ou prolongar o estado de suspenso de toda a espcie de mundo, como procedem as diferentes escolas estruturalistas da crtica literria ou efectuar as referncias potenciais no-ostensivas do texto na situao nova do leitor. A suspenso ou epoche da referncia ostensiva essencial ao primeiro momento da leitura , que, ao prolongar essa epoche, se transporta para o lugar acsmico, que a clausura do texto. A constituio do texto enquanto texto e da relao entre textos ou gnese da literatura justifica a converso da produo literria num sistema fechado de signos, anlogo ao sistema, que a fonologia descobriu na raiz de todo o discurso e a que F. Saussure chamara lngua. Segundo esta ptica limitativa, a literatura torna-se um anlogo da lngua, como, alis, o mito em A Antropologia Estrutural de Cl. Levi-Strauss 188. A concepo do mito, porm, ultrapassa uma lgebra de unidades constituintes, pois os mitemas enunciam-se como frases portadoras de significao e de referncia, o feixe de relaes da lgica

Is5 ID., o .c. 199-201. 186 ID., o .c. 202.

187 ID., o.c. 202-203. 188 ID., o .c. 206-207, 147 ss.

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

62

Miguel Baptista Pereira

do mito descreve - se tambm em proposies e o sistema inteiro de oposies e das combinaes da explicao estrutural do mito perderia todo o sentido , se ele no visasse em ltima anlise o nascimento e a morte, a cegueira e a lucidez, a sexualidade e a verdade. A funo da anlise estrutural avanar da semntica de superfcie da simples narrao mtica para uma semntica da profundidade , que a das situaes - limite, como referente do mito . ineliminvel a referncia s aporias da existncia em torno das quais gravita o pensamento mtico e se a apagssemos, a teoria do mito no passaria de necrologia dos discursos insensatos da humanidade . A anlise estrutural um estdio necessrio entre uma interpretao ingnua e uma interpretao erudita, entre uma interpretao de superfcie e uma interpretao de profundidade e, por isso, explicao estrutural e compreenso so dois estdios diferentes do nico arco hermenutico. Esta semntica profunda do texto o objecto prprio da Hermenutica e requer uma afinidade especfica entre o leitor e o referente, que possibilite uma real apropriao e um compromisso pessoal 189. A aco transporta a estrutura do texto para o ncleo do mito, da narrativa de fico e da narrao histrica , de que se distingue o texto retrico. Logo no primeiro estudo de A Metfora Viva sobre Aristteles, a poesia, sobretudo trgica, um universo do discurso distinto do da Retrica, em que se no visa a persuaso mas a purificao pelas paixes de temor e de piedade, no se argumenta mas apenas se compe uma representao essencial das aces humanas, que diz a verdade atravs da fico, da fbula e do mito trgico 190. Este ltimo ostenta uma ordem e uma organizao internas, que so o fruto ldimo de uma criao potica ou de uma mimesis animada pela tenso entre a submisso realidade da aco humana, como se fosse uma cpia, e o trabalho criador, que a poesia em si mesma , porque o real da referncia mimtica no algo cristalizado e inerte mas o reino da natureza enquanto fonte dinmica e criadora, de que s h mimesis, quando tambm se cria. Por isso, toda a poiesis mimtica e toda a mimesis potica 191. Nesta perspectiva, a mimesis aristotlica subentende que a imaginao criadora e o fascnio da poesia tm verdade, porque revelam como mimesis physeos o real enquanto acto, isto , dizem o que a simples descrio incapaz de revelar ou as possibilidades latentes de existncia, que s vivem na expresso viva da metfora 192. P. Ricoeur procura investir o ternrio mi189 ID., o.c. 208.

190 ID., La Mtaphore Vive 13-61. 191 ID., o.c. 56. 192 ID., o. c. 60, 323-398.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol . 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

63

mesis, mito e catarse em campos culturais afastados da Grcia Clssica e em gneros literrios cada vez mais distantes da tragdia grega. A estratgia decisiva consiste no alargamento de mimesis, mito e catarse ao campo do texto narrativo em geral, marcando neste caso a mimesis praxeos uma ruptura com a concepo metafsica de Plato, ao situar-se no campo da praxis humana num terreno vizinho da tica. Como a mimesis, tambm o mito referido por Aristteles espera prtica mediante a sua articulao ou intriga e a catarse o trao de unio entre a aco imanente ao drama e o mundo praxstico do espectador, podendo ser investida noutros sentimentos para alm das duas paixes trgicas e usada escala de uma esttica da recepo 193. A ordenao e a configurao da narrativa protagonizadas no mito no exaurem o mundo vrio das possibilidades da praxis e, por isso, no ultrapassam os limites de uma concordncia discordante, de uma ordenao ou encadeamento do heterogneo, que a fico, como mimesis criadora, opera pelo seu poder efabulador, mediante a suspenso do curso da praxis efectiva. A epoche de todo o real necessria para abrir o espao da fico de configuraes novas faz sentir a sua eficcia na esttica da recepo, cujos sujeitos - leitores, ouvintes, espectadores - se podem converter em agentes diferentes e novos. Confrontados com o tempo, os textos narrativos produzidos pela mimesis criadora exploram modos possveis de temporalizao da aco, que escapam linearidade do tempo cronolgico e pretendem tornar inteligvel e dizvel o enigma do tempo e tambm dos sujeitos, que emergem sempre diferentes da metamorfose dos paradigmas da narrao ou do espao ldico da fico, onde se ensaiam as preferncias e as avaliaes ticas, pois a criao da intriga da personagem no menos importante que a da aco 194O enigma da fico como suspenso criadora reside precisamente na novidade de textos, que ostentam agora uma referncia produtiva, isto , no referida apenas a dados anteriores mas a uma realidade possvel, que se diz, compe e estrutura numa criao, como nas cones estticas, nos modelos epistemolgicos e nas utopias polticas 195. Como toda a obra potica, a fico narrativa, que re-descreve o que a linguagem convencional j descreveu, procede de uma epoche do mundo ordinrio da aco humana e das leituras, que dele faz o discurso humano. Neste contexto, a re-descrio acontece sobre a

193 ID., Une Rprise de Ia Potique d'Aristote in: VRIOS, Nos Grecs et leurs Modernes. Les Structures Contemporaines d'Appropriation de I'Antiquit (Paris 1992) 309. 194 ID., o.c. 319. 195 ID., Pour une Thorie du Discours narratif in: VRIOS, La Narrativit, Recueil prpar sous la Direction de Dorian Tiffeneau (Paris 1980) 56.

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

64

Miguel Baptista Pereira

suspenso da descrio da realidade, que frequentemente exagerada pelos crticos literrios empenhados em dar literatura um estatuto autnomo. A funo potica de uma mensagem no se ope sua funo referencial, pois a supresso de uma referncia de primeira ordem, que a descrio do mundo, a condio de possibilidade da referncia de segunda ordem ou re-descrio do mundo. Por isso, uma obra literria... no uma obra sem referncia mas uma obra com referncia dupla, isto , uma obra, cuja ltima referncia tem por condio uma suspenso da referncia da linguagem convencional 196. Por esta dupla referncia podem dizer-se igualmente verdadeiras a histria e a fico e, por isso, a vinculao estreita entre acontecimento e a sua narrao, que justifica o duplo sentido da palavra histria, avana, na sua pertena mtua, para os mundos da fico e dos seus textos e da sua histria e da sua narrao de tal modo que o conceito de verdade tem de englobar, ao mesmo tempo, a pretenso referencial indirecta das narrativas de fico e a pretenso referencial directa das narraes histricas 197. O mundo do texto oferece-se apropriao crtica pelos leitores 198, pois capaz de entrecruzamento com o mundo do leitor e com a experincia quotidiana, isto , a refigurao praticada aps a leitura procede de um mundo para outro, de um mundo fictcio para um mundo real atravs de um mundo potencialmente real 199. Ao meta-gnero da narrao concretizado no tesouro de textos histricos e de narrativas de fico da humanidade fez P. Ricoeur corresponder a experincia familiar e opaca de tempo, descrita paradigmaticamente pela pena de S. Agostinho: Que o tempo? Se ningum me perguntar, sei; se pretender explic-lo a quem me pergunte, no sei 200 Sem acesso lgico directo ao tempo, a historicidade da experincia humana s pode dizer-se em narraes, que requeiram o jogo e a interseco da histria real e da narrativa de fico. A memria do que passou, a ateno ao presente e a expectativa do futuro so os pressupostos fundamentais do acto de contar, de re-contar e de seguir uma histria, pois, ao contar ou ao ouvir um conto, compreende-se o presente de qualquer acontecimento na sua relao imediata com o passado, que retido, e em relao ao desenvolvimento futuro da intriga, que antecipado. Esta estrutura trplice do presente torna possvel a sequncia
196 ID., o.c. 57. 197 ID., o.c. 58.

198 ID., Mimesis , Rfrence et Rfiguration dans Ternps et Rcit in: tudes Phnomnologiques 11 (1990) 33-34.
199 ID., O.C. 35.

20(1 AGOSTINHO, Confisses, XI, 14.

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

65

da intriga, enquanto esta rene recordao, expectativa e ateno 201. A tenso dialctica do passado, do presente e do futuro , na expresso augustiniana, uma distensio animi 202 e nela reside o princpio do acto narrativo, isto , aquele alongamento temporal da mente, que torna possvel a extenso da histria e resiste aos paradigmas intemporais do Estruturalismo e pluralidade catica de um diverso temporal sem qualquer unidade. A tecitura da experincia temporal no se compadece com sries anedticas, singelas e desfiguradas de acontecimentos diversos e descontnuos nem com as matrizes acrnicas de puras relaes lgicolingusticas mas requer a conjuno intacta da dimenso configurativa e da dimenso sequencial, que define a narrao como totalidade temporal, sucesso ordenada ou combinao varivel de duas dimenses, a cronolgica e a no-cronolgica, a episdica e a configurativa. Com a revalorizao da narrao e dos seus recursos de inteligibilidade destronase o modelo nomolgico-dedutivo, evidenciando precisamente na narrao o que transcende o seu carcter episdico, isto , assinalando a sua capacidade de explicao localizada na prpria estrutura configurante imanente a toda a narrao 203. A inteno relevante de Tempo e Narrao 1 a investigao das relaes entre a escrita da Histria e a operao de pr em intriga, que Aristteles elevara categoria dominante da arte de compor obras, que imitam a aco humana. Com a Historiografia expande-se e, ao mesmo tempo, complica-se o modelo da narrao ou da concordncia discordante, agora liberto das contrafaces a que era coagido pelos gneros e tipos da Potica de Aristteles 204. Por outro lado, o homem , por essncia, um narrador nato e, por isso, h uma correlao necessria entre a actividade de contar uma histria e a dimenso temporal da experincia humana de tal modo que o tempo se torna humano, quando articulado narrativamente e a narrao alcana o seu sentido pleno, quando se converte numa condio da existncia temporal 205. Na mimesis distinguem-se trs momentos, que se relacionam como o pr-texto, o texto e o ps-texto: a mimesis I a pr-compreenso ou narrao inicial do viver humano, a mimesis II a criao da intriga ou da estruturao da narrao base de cdigos narrativos internos ao discurso e a mimesis III a referncia concreta da construo da intriga ao mundo da vida no acto

201 P. RICOEUR, Pour une Thorie du Discours Narratif, 60; ID., Temps et Rcit, Tome 1 (Paris 1983) 19-33.

202 203 214 205

AGOSTINHO, Confisses, XI, 26. P. RICOEUR, Temps et Rcit, Tome 1, 203-246. ID., o.c. 319. ID., o.c. 85.

Revista Filo sfica de Coimbra - n. 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

66

Miguel Baptista Pereira

da leitura 206. por isso que na prpria significao do termo mimesis se deve preservar uma referncia a montante da composio potica, isto , ao pr-texto ou pr-figurao da mimesis I, ao mesmo tempo representado e aumentado iconicamente pela configurao da mimesis II. Porm, o termo do dinamismo criador da mimesis II no apenas o texto potico mas tambm a sua recepo pelo espectador ou leitor, localizando-se deste modo a jusante da composio potica a mimesis III. P. Ricoeur reencontra a metfora do caminho na experincia de sentido, cuja elaborao o salto criador da actividade mimtica enquadrado maneira de um rio entre a operao fontal da pr-compreenso a montante e a actividade de recepo e apropriao potica pelo mundo do espectador ou leitor a jusante 207. Em termos de temporalidade, o caminho o espao de viagem, que do tempo pr-figurado do pr-texto ou da pr-compreenso avana atravs do tempo configurado da composio sequencial para o tempo refigurado do mundo do leitor, que o fora do texto da construo estrutural da criao potica. Contra a Semitica do texto, que se confinasse apenas abstraco isolada do momento das mimesis II ou da configurao e abandonasse a mimesis 1 da pr-compreenso ou da pr-figurao e a referncia da imitao criadora da mimesis II ao mundo da vida do leitor, a Hermenutica reconstri o conjunto das operaes pelas quais uma obra histrica ou de fico se eleva sobre o fundo opaco do viver, do agir e do sofrer e confiada pelo seu autor ao leitor, que a recebe e por ela pode mudar o seu agir 208. Na mimesis I domina a experincia de tempo de Agostinho reassumida por Husserl e Heidegger, na mimesis II o primado concedido Potica de Aristteles, liberta agora dos limites impostos pelo paradigma da tragdia grega. Porm, a narrao configurante s alcana o seu sentido pleno quando restituda ao tempo do agir e do sofrer na mimesis III. A progresso da mimesis I para a mimesis III a de uma pr-narrao ou narrao incoativa e potencial atravs de configuraes narrativas para o mundo da vida do leitor ou ouvinte, a de uma pr-histria, formada pela imbricao viva de todas as histrias vividas, para uma histria narrada 209, sem que algum dia se elimine a tenso entre a concrdia e a discrdia do tempo narrado ou se dispense o trabalho da imaginao criadora. H uma afinidade oculta entre o segredo, donde emerge a histria e o segredo a

206 ID., Mimesis , Rfrence et Refiguration 32. 207 ID., Temps et Rcit 1, 76-77. 201 ID ., o.c. 86-87.
209 ID., o.c. 114. Cf. ID., Temps et Rcit, 11-La Configuration dans le Rcil de Fiction (Paris 1984 ) e Temps et Rcit, 111-Le Temps Racont (Paris 1985).

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

Retrica , Hermenutica e Filosofia

67

que regressa, aps a mediao pelos paradigmas da narrao. O tempo inescrutvel o referente comum ltimo da narrativa de fico, da narrao histrica e da fenomenologia do tempo vivido de Agostinho, Husseri e Heidegger, apesar da longa e difcil conversao triangular entre a Historiografia, a Crtica Literria e a Filosofia Fenomenolgica, interlocutoras que ordinariamente se ignoram mutuamente 210 e que P. Ricoeur inter-relaciona de modo original. O fora-do-texto do texto ricoeuriano o referente, que aparece no horizonte inescrutvel do tempo - a concepo polissmica do ser recebida de Plato e de Aristteles dentro de um programa, que pretende despertar, libertar e regenerar ontologias do passado 211. Ao Aristteles do ser-substncia preferido um Aristteles mais radical, o da ontologia do acto e da potncia, que rasgou um espao de variaes de sentido, que a explorao tradicional do ser como substncia no esgota. Apesar do parentesco com o discurso platnico sobre o mesmo e o outro no Teeteto, no Sofista, no Filebo e no Parmnides, nem a ipseidade nem a alteridade de P. Ricoeur se deixam simplesmente reformular na linguagem cristalizada de uma ontologia da repetio mas apenas naquelas filosofias do passado abertas reinterpretao, reapropriao em virtude do potencial de sentido reprimido pelo processo de sistematizao e de escolarizao dos grandes corpos doutrinais. Se no fosse possvel libertar e reencontrar o tesouro escondido e adulterado pelas mscaras dos grandes sistemas, nenhuma inovao seria possvel e o pensamento hoje no teria outra escolha que no fosse entre a repetio e a errncia 212. Ao investigar o ser do homem de aco, P. Ricoeur reapropria-se das quatro acepes primeiras do ser tratadas por Aristteles sob a distino do acto e da potncia em Met. A 12 e H 1-10, para que remeteria a unidade analgica do agir humano. esta a polissemia do ser aristotlico de que P. Ricoeur se apropria na sua filosofia da ipseidade como existncia. No teria, porm, qualquer alcance uma ontologia, que se reduzisse extrapolao do modelo artesanal e do correlativo conceito de praxis mas somente fecundo um conceito polissmico de acto-potncia, que irrigue outros campos de aplicao, que transcendem o agir humano e, por isso, o descentram. Como centro descentrado, o agir da ipseidade ou existncia lugar da legibilidade por excelncia do fundo do ser, potente e efectivo, donde se destaca o agir humano e a existncia se pode dizer agente 213.

210 211 212 213

ID., ID., ID., ID.,

Temps et Rcit 1, 125; ID., Temps et Rcit 111, 10. Soi- mme comine au Autre 345-346, 32. o.c. 347. o.c. 357.

Revista Filo.(fica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

68

Miguel Baptista Pereira

A interpretao ricoeuriana do acto e da potncia requer tambm a mediao de Espinosa . A energeia , que os latinos traduziram por actualizas, designa globalmente aquilo em que ns somos efectivamente e que no deve ser atenuado pela ideia limitativa de facticidade , a fim de se manter intocado o fundo energtico e dinmico , onde se enraiza o agir e o padecer do homem . H uma tenso entre potncia e efectividade que parece a P. Ricoeur essencial na ontologia do agir e que se afigura apagada na equao entre energeia e facticidade . , contudo, desta diferena entre energeia e dynainis, como do primado da primeira sobre a segunda , que depende a possibilidade de se interpretar conjuntamente o agir humano e o ser como acto e potncia 2 14. Abandonada a facticidade heideggeriana , o conatus de Espinosa que enlaa a fenomenologia do sujeito agente e paciente com o fundo efectivo e dinmico de que se destaca a ipseidade . Espinosa foi uma presena constante na investigao e no ensino de P. Ricoeur 215, que releu a obra de Espinosa dentro da noo de vida como potncia de existir . O essencial, neste caso, que um deus-arteso, que se esforasse por realizar uma obra conforme a um modelo , foi substitudo por uma potncia infinita , uma energia agente, uma essentia actuosa. Deste fundo desprende - se a ideia de conatus ou de esforo por perseverar no ser , que faz a unidade do homem e de todo o indivduo . E no homem que o conatus ou a potncia de ser de todas as coisas legvel com a maior clareza e pelo conatus fundado na essentia actuosa que tem de ser mediada a conscincia de Si 216. esta instncia ontolgica em processo , bere em possibilidades inauditas mergulhadas num tempo inescrutvel , o fora-de-texto ltimo da grafia humana.

v H um excesso de sentido , que a cincia no domina no seu discurso apofntico , como h algo que acontece para alm da nossa vontade e da nossa aco e cuja compreenso solicita um tipo de razo, que j no meramente reflexivo nem transcendental nem apenas crtico mas hermenutico . O conflito de interpretaes na idade hermenutica da razo trava-se num terreno , que outrora se chamou Filosofia Primeira, isto , pergunta-se pelo que apela a razo a pensar mesmo que se
214 ID., o .c. 365.

215 ID., o.c. 365. Cf. M. B . Pereira, Narrao e Transcendncia in: Humanizas XLV (1933) 463. 216 P. Ricoeur , o.c. 367.
pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

Retrica, Hermenutica e Filosofia

69

interprete como ser (Heidegger), uma exigncia tica incontornvel (Levinas), uma ideia reguladora da razo prtica (K.-O. Apel), um envio e uma destinao (Derrida) 217. Porque a interpretao se diz de muitos modos, os prprios adversrios entram no debate aberto pela razo hermenutica, como provam os temas Hermenutica e Racionalismo Crtico, Hermenutica e Dialctica, Hermenutica e Crtica das Ideologias, Hermenutica e Desconstruo. A Hermenutica circunscreve o horizonte do pensamento contemporneo, porque no s abarca o universo das interpretaes mas tambm, na sequncia do linguistic turn, elevou a linguagem ao modo privilegiado da actividade interpretativa e do nosso ser-no-mundo 218. O avano da polissemia da interpretao para uma reposio em contexto actual da polissemia aristotlica do ser no s se vislumbra nas metamorfoses do objecto da compreenso, que no pensamento alemo foi sucessivamente a vida, os valores e o ser, mas tambm na vinculao da Hermenutica Metafsica na idade hermenutica da razo 219, o que implicar uma releitura ontolgica do espanto humano perante a natureza e a vida. Por outro lado, no pode a hegemonia da razo persistir nas suas construes gnosiolgicas de domnio, prolongando a sua cegueira perante a natureza e a vida, como se a idade da razo ecolgica pudesse acolher a esquizofrenia do homo divisus, especialista na explorao cientfico-tcnica do mundo e vtima numa terra a caminho do extermnio. O texto ricoeuriano da aco humana e seus pressupostos tem de alargar-se ao lan criador da histria da natureza e da vida como reverso do espelho da conscincia humana segundo a bela expresso de K. Lorenz 220 e sub-solo de Lebenswelt ou do humano ser-no-mundo. o pr-texto da natureza dinmica em processo , com saltos qualitativos imprevisveis, com ordens sempre novas, que do forma ao tumulto das foras, como na viragem do nosso sculo previu Th. de Chardin com a sua teoria das fases ascendentes da cosmognese, biognese , noognese e cristognese 221. Um novo tipo de assombro nos invade perante a
217 J. Greisch, L'ge Hermneutique de Ia Raison (Paris 1985) 7-8. 218 ID., Hermeneutik und Metaphysik 12; J. GRONDIN, L'Horizont Hermneutique de Ia Pense Contemporaine (Paris 1993) 7-13.

219 Cf. H. S. SCHADELBACH, Philosophie in Deutschland 1831-1933 (Frankfurt/ M. 1983/174-262; J. Grisch, o.c., 9-27. 220 K. LORENZ, Die Rueckseite des Spiegels , Versuch einer Naturgeschichte menschlichen Erkennens " ( Muenchen 1985). Cf. M. B. PEREIRA, O Sentido de Fulgarao na Gnosiologia Biolgica de K. Lorenz in : Revista da Universidade de Aveiro/Letras 3 (1986) 21-95.
221 L. EBERSBERGER, Der Mensch und seine Zuklunft. Natur- und Humanwissenschaften naehern sich dem Weltverstaendnis von Teilhard de Chardin (Olten 1990).

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

pp. 5-70

70

Miguel Baptista Pereira

histria da natureza e da vida, que nos envolve e constitui e para a nossa conscincia e liberdade realidade em processo, que transcende a imanncia da conscincia e das construes gnosiolgicas do homem, e no esquema analtico - causal nem combinatria de elementos psquicos nem mundo objectivo organizado por um eu transcendental nem exteriorizao dialctica do esprito nem processo material dialctico sem interioridade nem conscincia nem mathesis precisa de uma linguagem ideal nem comunicao ciberntica em luta contra uma entropia vitoriosa 222. praxis aristotlica e ao cuidado heideggeriano acrescenta-se a veneratio vitae de S. Schweizer nesta converso ao ser real e nico do planeta verde ameaado. O lan vital, que avanou descontinuamente por saltos fulgurantes , concentrando energia e informao , o pr- texto da conscincia humana ou desta original forma de vida, que quer dizer a sua raiz e o seu destino, reflecte sobre a histria natural, que a produziu, articulando num magno texto a narrativa do reverso da evoluo das espcies ao anverso da multimilenria gesta humana , envolvida por possibilidades sempre novas, que a torna irremediavelmente exttica e inconclusa. Sem esta relao do homem ao seu passado biolgico e humano aberto a possibilidades em que ele mesmo se inscreve mas que no exaure , ininteligvel o estatuto do homem como ser no mundo biolgico e humano, pessoa corprea, histrica e concreta, capaz de pensar o patrimnio herdado e de por ele se responsabilizar, cuidando outrossim das possibilidades de futuro da vida, que se encontram potenciadas na expresso bblica novo cu e nova terra. Por isso, a hermenutica do texto de P. Ricoeur postula o complemento da interpretao filosfica dos resultados das Cincias da Natureza e da Vida, que lem um texto j iniciado antes da linguagem dos homens. Continua actual a produo cientfica e filosfica de C. F. von Weizsaecker com obras como A Histria da Natureza, O Homem na sua Histria e a suma recente Tempo e Saber 223 em que a inescrutabilidade do tempo abarca o cu, a terra , as plantas , os animais e os homens e a cincia iniciada na multiplicidade das coisas prossegue na pergunta permanente pela legibilidade e coerncia do texto crptico do universo.

222 M. B. PEREIRA, Do Biocentrismo Biotica ou da Urgncia de um Paradigma Holstico in: Revista Filosfica de Coimbra 1 (1992) 18 ss. 223 C. F. VON WEIZSAECKER, Die Geschichte der Natur, Zwoelf Vorlesungen6 (Zuerich 1964); ID., Der Mensch in seiner Geschichte (Muenchen/Wien 1991); ID., Die Sterne sind gluehende Gaskugeln und Gott ist gegenwaertig (Freiburg- Basel-Wien 1993); ID., Zeit und Wissen (Muenchen 1992).

pp. 5-70

Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol . 3 (1994)

You might also like