You are on page 1of 8

LISTA DE EXERCÍCIOS – EQULÍBRIO QUÍMICO

1. (Unesp) Para a reação em equilíbrio: PC؃(g) + CØ‚(g) Ï PCØ…(g) dizer qual é o efeito de cada um dos seguintes fatores sobre o equilíbrio inicial: a) adição de PC؃; b) remoção de CØ‚; c) adição de catalisador; d) diminuição do volume do recipiente. Justificar respostas. 2. (Unesp) Há dois sistemas gasosos em equilíbrio, cujas constantes de equilíbrio são dadas pelas expressões (I) e (II) a seguir:

Nessas condições: a) Escreva a equação química para cada um dos sistemas em equilíbrio. b) Qual será o efeito do aumento de pressão sobre cada um dos sistemas? Justifique. 3. (Unesp) Considerar o equilíbrio FeƒO„(s) + 4H‚(g) Ï 3Fe(s) + 4H‚O(g) a 150°C em recipiente fechado. Escrever a expressão da constante de equilíbrio da reação. Prever, justificando, qual será o efeito da adição ao sistema em equilíbrio de: a) mais H‚(g); b) mais Fe(s); c) um catalisador.

b) A adição de H‚(g) em t‚ aumentou a concentração de I‚(g). c) é exotérmica. ao qual se aplica o princípio de Le Chatelier. e) tem seu rendimento do equilíbrio é estabelecido em presença de um catalisador. e que o processo de fabricação do ácido sulfúrico ocorre em recipiente fechado. b) é desfavorecida pelo aumento da pressão total exercida sobre o sistema.LISTA DE EXERCÍCIOS – EQULÍBRIO QUÍMICO 4. d) não é afetada pelo aumento parcial de SOƒ. (Cesgranrio) O gráfico a seguir refere-se ao sistema químico H‚ (g) + I‚ (g) Ï 2HI (g). (Unesp) Em uma das etapas da fabricação do ácido sulfúrico ocorre a reação SO‚(g) + 1/2 O‚(g) Ï SOƒ(g) Sabendo-se que as constantes de equilíbrio da reação diminuem com o aumento da temperatura. Analise o gráfico e assinale a opção CORRETA: a) A adição de I‚(g) em t aumentou a concentração de HI(g). e) A adição de HI(g) em t‚ alterou o equilíbrio do sistema. Conclui-se que a reação anterior a) é favorecida pelo aumento do volume do recipiente. . d) A adição de H‚(g) em t aumentou a concentração de HI(g). 5. c) A adição de H‚(g) em t‚ levou o sistema ao equilíbrio.

encontram-se em equilíbrio. III e IV. c) I.8 x 10-¤ c) 5. III. a concentração de NO‚ foi de 0.É uma reação endotérmica.2 x 10-¤ e) 8. fazem-se as afirmações: I. N‚ reage com O‚ produzindo NO. Qual o valor da constante KÝ.6 x 10-¥ mol/L. e) I e IV. e) 1. um poluente atmosférico: N‚(g) + O‚(g) Ï 2NO(g) À temperatura de 2000 kelvins. respectivamente. o equilíbrio descola-se para a esquerda. o equilíbrio desloca-se para a direita.0 x 10-¦ mol/L. Nesta temperatura. desse equilíbrio? a) 2. b) II e III.Se for adicionado CO. II e III. Estabelecido o equilíbrio. 7. II. .0 x 10-¤ d) 5.0 litros.Se a temperatura aumentar. qual será a de NO? a) 1.0x10­¤ e 1. como indicado: N‚O„ Ï 2NO‚ Em uma experiência. nas condições ambientes. IV. d) II. c) 1.9kcal Ï H‚O(g) + CO(g) Da reação em equilíbrio representada pela equação anterior. b) 4. (Fuvest) N‚O„ e NO‚. o equilíbrio desloca-se para a esquerda.0 x 10-¦ mol/L. introduziu-se 1. 4. se as concentrações de equilíbrio de N‚ e O‚ forem.0x10-¥.4 x 10-¤ b) 4.0 x 10-ª mol/L. em termos de concentração. são corretas somente: a) I e II.Se um catalisador for adicionado. d) 4.LISTA DE EXERCÍCIOS – EQULÍBRIO QUÍMICO 6. (Fuvest) A altas temperaturas.6 x 10-ª mol/L.0x10­¤mol/L.3 x 10-£ 8. Então. (Mackenzie) H‚(g) + CO‚(g) + 9.50mol de N‚O„ em um reator de 2. a constante do equilíbrio acima é igual a 4. gases poluentes do ar.060mol/L.

N‚O„(g) Ï 2NO‚(g) III .H‚(g) + I‚(g) Ï 2 HI(g) V .N‚(g) + 3H‚(g) Ï 2NHƒ(g) II . foram realizados cinco experimentos cujos resultados foram: Sabendo-se que o equilíbrio químico foi atingido em três experimentos. (Uece) Para a reação: 2X + Y Ï 3T + 2Z.2 NO(g) + 2 H‚(g) Ï N‚(g) + 2H‚O(g) aquele com Kp = Kc é a) I b) II c) III d) IV e) VObservações:Kp = constante de equilíbrio em termos de pressões parciais.LISTA DE EXERCÍCIOS – EQULÍBRIO QUÍMICO 9.PC؃(g) + CØ(g) Ï PCØ…(g) IV . indique os dois que não atingiram: a) II e V b) IV e V c) II e IV d) I e III 10.Kc = constante de equilíbrio em termos de concentração . (Uel) Dentre os equilíbrios químicos I .

LISTA DE EXERCÍCIOS – EQULÍBRIO QUÍMICO 11.00 e) 110. (Ufmg) Na fase gasosa ocorre a reação descrita pela equação A + B Ï C + D O gráfico representa a variação das concentrações das espécies em função do tempo.25 12. (Ufes) A constante de equilíbrio KÝ é igual a 10. a 227 °C: CO(g) + 2 H‚(g) Ï CHƒOH(g) O valor de KÝ para a reação abaixo.25 c) 10. todas as alternativas estão corretas. na mesma temperatura. EXCETO a) A velocidade da reação direta em t é menor que em t‚. Kc. é 0. b) As concentrações das espécies em tƒ são as mesmas em t‚. e) O valor da constante de equilíbrio. c) No equilíbrio a reação está deslocada no sentido da formação dos reagentes. Considerando essas informações.25. d) O sistema atinge o equilíbrio em t‚. .50 para a seguinte reação.25 b) 5.50 d) 21. é 2CO(g) + 4 H‚(g) Ï 2 CHƒOH(g) a) 3.

d) uma situação anterior ao equilíbrio. Sobre o ponto t•. 14. e) um instante no qual o produto das concentrações dos reagentes é igual ao produto das concentrações dos produtos. (Ufmg) Considere o sistema em equilíbrio descrito pela equação: N‚(g) + 2 O‚(g) Ï 2 NO‚(g).LISTA DE EXERCÍCIOS – EQULÍBRIO QUÍMICO 13.7 kJ Em relação a esse sistema. EXCETO a) A diminuição da pressão favorece a formação de dióxido de nitrogênio. pois a velocidade da reação direta está diminuindo e a velocidade da reação inversa está aumentando. b) A formação de oxigênio é simultânea à de dióxido de nitrogênio. e) O aumento da velocidade de uma das reações altera as concentrações de equilíbrio. (Ufrs) O gráfico a seguir representa a evolução de um sistema onde uma reação reversível ocorre até atingir o equilíbrio. b) um instante no qual o sistema já alcançou o equilíbrio. neste gráfico. c) A reação é lenta à temperatura ambiente. todas as alternativas estão corretas. ÐH = 179. pode-se afirmar que indica. . pois as velocidades das reações direta e inversa são iguais. c) uma situação na qual as concentrações de reagentes e produtos são necessariamente iguais. d) A retirada do dióxido de nitrogênio formado favorece sua produção. a) uma situação anterior ao equilíbrio.

a 1000°C. [Y‚] = 0. b) 25.20. [XYƒ] = 0. (Unitau) Dada a reação: X‚+3Y‚ Ï 2XYƒ. d) 225.5. e) 325. que as concentrações em moles/ litro são: [X‚] = 0. verificou-se no equilíbrio.20.60 O valor da constante de equilíbrio da reação química é de a) 2.LISTA DE EXERCÍCIOS – EQULÍBRIO QUÍMICO 15. . c) 175.

LISTA DE EXERCÍCIOS – EQULÍBRIO QUÍMICO .