You are on page 1of 3

Nome: Curso:

Lista de Exerccio 2 Movimento Uniforme 1. Na Astronomia, o Ano-luz definido como a distncia percorrida pela luz no vcuo em um ano. J o nanmetro, igual 9 a 1,0 10 m, utilizado para medir distncias entre objetos na Nanotecnologia. 8 7 Considerando que a velocidade da luz no vcuo igual a 3,0 10 m/s e que um ano possui 365 dias ou 3,2 10 s, podemos dizer que um Ano-luz em nanmetros igual a: 24 15 12 6 9 a) 9,6 10 b) 9,6 10 c) 9,6 10 d) 9,6 10 e) 9,6 10

Disciplina: FSICA I / MECNICA CLSSICA

2. Um automvel vai de P at Q, com velocidade escalar mdia de 20 m/s e, em seguida, de Q at R, com velocidade escalar mdia de 10 m/s. A distncia entre P e Q vale 1 km, e a distncia entre Q e R, 2 km. Qual a velocidade escalar mdia em todo o percurso em m/s? a) 15 b) 12 c) 9 d) 10 e) 20

3. Embarcaes martimas, como os navios, navegam com velocidade que pode ser medida em unidade chamada n. Um n equivale a uma milha horria, ou seja, um n a velocidade de um navio que percorre uma milha no intervalo de tempo de uma hora. Ento, se um navio consegue adquirir, no mximo, 20 ns de velocidade constante, ele percorrer durante uma viagem de 10 horas, uma distncia aproximada, em km, de Adote: 1 milha = 1852 m. a) 200 b) 320 c) 370 d) 480 e) 925.

4. Um dos grandes problemas encontrados por quem trabalha como motorista numa grande cidade o trnsito intenso em determinados perodos do dia. Considere um motorista de uma empresa de transporte, que deve percorrer um trecho reto de uma grande avenida. No primeiro quarto do percurso, com quase nenhum trnsito, consegue desenvolver velocidade mdia de 72 km/h. Em seguida, percorre um comprimento igual metade do trecho todo, com velocidade mdia de 36 km/h. J no restante do trecho, devido ao trnsito catico, sua velocidade mdia foi de apenas 18 km/h. Pode-se afirmar que a velocidade mdia do motorista no trecho todo, em m/s, foi de, aproximadamente, a) 6,5 b) 8,9 c) 10,3 d) 12,7 e) 15,2.

5. Uma pessoa caminha sobre uma estrada horizontal e retilnea at chegar ao seu destino. A distncia percorrida pela pessoa de 2,5 km, e o tempo total foi de 25 min. Qual o mdulo da velocidade da pessoa? a) 10 m/s b) 6,0 km/h c) 10 km/h d) 6,0 m/s e) 10 km/min

6. Se um corpo se desloca em movimento uniforme, correto afirmar-se que ele, com certeza, a) tem vetor acelerao nulo. b) encontra-se em MRU. c) percorre distncias iguais em intervalos de tempos iguais. d) possui velocidade vetorial constante.

7. Dois automveis A e B encontram-se estacionados paralelamente ao marco zero de uma estrada. Em um dado instante, o automvel A parte, movimentando-se com velocidade escalar constante VA = 80 km/h. Depois de certo intervalo de tempo, t , o automvel B parte no encalo de A com velocidade escalar constante VB = 100 km/h. Aps 2 h de viagem, o motorista de A verifica que B se encontra 10 km atrs e conclui que o intervalo t , em que o motorista B ainda permaneceu estacionado, em horas, igual a a) 0,25 b) 0,50 c) 1,00 d) 4,00

8. Uma partcula se afasta de um ponto de referncia O, a partir de uma posio inicial A, no instante t = 0 s, deslocando-se em movimento retilneo e uniforme, sempre no mesmo sentido. A distncia da partcula em relao ao ponto O, no instante t = 3,0 s, igual a 28,0 m e, no instante t = 8,0 s, igual a 58,0 m. Determine a distncia, em metros, da posio inicial A em relao ao ponto de referncia O.

9. O grfico abaixo indica a posio (S) em funo do tempo (t) para um automvel em movimento num trecho horizontal e retilneo de uma rodovia. Da anlise do grfico, pode-se afirmar que o automvel: a) est em repouso, no instante 1 min. b) possui velocidade escalar nula, entre os instantes 3 min e 8 min. c) sofreu deslocamento de 4 km, entre os instantes 0 min e 3 min. d) descreve movimento progressivo, entre os instantes 1 min e 10 min. e) tem a sua posio inicial coincidente com a origem da trajetria.

10. A distncia mdia da Terra ao Sol de 150 milhes de km ou 1 UA (unidade astronmica). Supondo que fosse possvel se desligar a luz proveniente do Sol, ligando-se em seguida e considerando-se a velocidade da luz como 300 mil km por segundo, o tempo que esta luz atingiria a Terra seria aproximadamente de: a) 12,7 min. b) 6,5 min. c) 10,8 min. d) 20 min. e) 8,4 min.

11. Marta e Pedro combinaram encontrar-se em certo ponto de uma autoestrada plana, para seguirem viagem juntos. Marta, ao passar pelo marco zero da estrada, constatou que, mantendo uma velocidade mdia de 80 km/h, chegaria na hora certa ao ponto de encontro combinado. No entanto, quando ela j estava no marco do quilmetro 10, ficou sabendo que Pedro tinha se atrasado e, s ento, estava passando pelo marco zero, pretendendo continuar sua viagem a uma velocidade mdia de 100 km/h. Mantendo essas velocidades, seria previsvel que os dois amigos se encontrassem prximos a um marco da estrada com indicao de a) km 20 b) km 30 c) km 40 d) km 50 e) km 60

12. Os grficos 1 e 2 representam a posio S de dois corpos em funo do tempo t.

No grfico 1, a funo horria definida pela equao S = 2

1 t. 2

Assim, a equao que define o movimento representado pelo grfico 2 corresponde a: a) S = 2 + t b) S = 2 + 2t c) S = 2

4 t 3

d) S = 2

6 t 5

13. O grfico a seguir representa a posio em funo do tempo de uma partcula em movimento retilneo uniforme sobre o eixo x. CORRETO afirmar que: a) em t = 1,0 s, x = 5,0 m b) em t = 2,0 s, x = 6,0 m c) em t = 3,0 s, x = 5,0 m d) em t = 4,0 s, x = 6,0 m e) em t = 5,0 s, x = 7,0 m

14. Um trem de passageiros executa viagens entre algumas estaes. Durante uma dessas viagens, um passageiro anotou a posio do trem e o instante de tempo correspondente e colocou os dados obtidos no grfico a seguir:

Com base no grfico, considere as seguintes afirmativas: I. Nessa viagem, o trem para em quatro estaes diferentes. II. O trem retorna primeira estao aps oito horas de viagem. III. O trem executa movimento uniforme entre as estaes. IV. O mdulo da velocidade do trem, durante a primeira hora de viagem, menor do que em qualquer outro trecho. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. b) Somente as afirmativas I e II so verdadeiras. c) Somente as afirmativas I e III so verdadeiras. d) Somente as afirmativas II e IV so verdadeiras. e) Somente as afirmativas III e IV so verdadeiras.

15. O grfico mostra a variao da posio de uma partcula em funo do tempo. Analisando o grfico, correto afirmar: a) nulo o deslocamento da partcula de 0 a 15 s. b) A velocidade da partcula negativa entre 0 e 10 segundos. 2 c) A acelerao da partcula vale 20 m/s . d) A velocidade da partcula nula no instante 10 s. e) A velocidade da partcula constante e vale 20 m/s.

You might also like