You are on page 1of 8

TELEVISOR EM CORES

CL-29Z30/29Z40/29Z50/ 29Z57/29Z58/29AE0

Painel de conexo (dependendo do modelo) A cor e o formato do produto podem variar, dependendo
do modelo. Tomada traseira

Sempre desligue qualquer aparelho de udio ou vdeo


antes de conect-lo TV. Verifique se os terminais de entrada com codificao de cores correspondem s tomadas dos cabos. Tomadas de sada de udio/vdeo Conecte s tomadas de entrada de vdeo/udio de um VCR de gravao. Tomadas de entrada de udio/vdeo Conecte s tomadas de sada de udio/vdeo de VCRs, DVD players e dispositivos similares.

Manual do Usurio
Leia atentamente este manual antes de operar e guarde-o para referncia futura. Registe o seu produto e participe das nossas promoes no site: www.samsung.com/global/register Modelo __________ No de srie __________ 23 1 3 4

Painel de controle (dependendo do modelo) A cor e o formato do produto podem variar, dependendo
do modelo. Painel frontal 4 5 1 2 3 7 1 3 2 1 2 3 4 5 6 7 Indicador (Standby ou Timer) Sensor do controle remoto Power on/off Seleo da fonte de entrada Exibio do menu na tela Ajuste de volume Seleo de canal 6 3 1 3 2 3 4

Tomadas de entrada de Component Video (Y, PB, PR) Conecte s sadas de Component Video de um DVD ou decodificador Digital de DTV. A entrada de sinal de vdeo 480i ou 1080i est disponvel. Ao usar a entrada do Component Video, conecte as tomadas de udio com AV IN 2 (AUDIO-L/R). A disponibilidade de entrada para sinais de vdeo de 480i e 1080i depender do modelo que voc adquiriu

ANT IN Conecte a uma antena ou ao sistema de TV a cabo. Tomada lateral

2 4 3

2 3

Verifique se os terminais de entrada com codificao de

cores correspondem s tomadas dos cabos. Quando as tomadas lateral e traseira (AV IN 2) esto conectadas a um equipamento externo, a lateral recebe a prioridade.

1 3 2

Tomada de entrada S-Video Conecte o sinal de S-Video de uma filmadora ou videogame. Tomada de entrada de vdeo Conecte o sinal de vdeo de uma filmadora ou videogame. Tomadas de entrada de udio Conecte o sinal de udio de uma filmadora ou videogame.

Os botes 6 e 7 tm a mesma funo que os botes /// no controle remoto. Se o controle remoto no funciona ou se voc o perdeu, pode usar os controles no painel da TV.

Portugus - 1

continua...

AA68-03806E-01

Controle remoto (dependendo do modelo) A operao do controle remoto pode ser afetada por luzes fortes artificiais prximas da TV. Este um controle remoto especial para deficientes
visuais e possui pontos em braile nos botes Power, Channel e Volume.

Instalao das pilhas 1 POWER Liga e desliga a TV. 2 Botes numricos Pressione para selecionar os canais diretamente na TV. 3 Pressione para selecionar um canal superior a 100. Por exemplo, para um canal 122, pressione -, e, em seguida, 2 e 2. 4 VOL +, VOL Pressione para aumentar ou diminuir o volume. 5 MENU Exibe o menu principal de tela. 6 /// Controls the cursor in the menu. 7 S.MODE Pressione para selecionar o modo de som. 8 P.MODE Pressione para selecionar o modo de imagem. 9 CAPTION Controla o decodificador de legenda. 0 MTS (Multi-channel Television Sound) Pressione para selecionar Estreo, Mono ou SAP (Programa de udio Secundrio). ! R.SURF Pressione para retornar automaticamente ao canal preferido aps o perodo de tempo pr-ajustado pelo usurio. @ TURBO Pressione para selecionar som turbo. # SOURCE Pressione para exibir todas as origens de vdeo disponveis. $ INFO Pressione para exibir informaes na tela da TV. % PRE-CH Sintoniza os canais anteriores. ^ CH , CH Pressione para mudar os canais. & EXIT Pressione para sair do menu. * MUTE Pressione para interromper temporariamente o som. ( ENTER Ao utilizar os menus na tela, pressione ENTER para ativar (ou alterar) um item especfico. ) P.SIZE Pressione para alterar o tamanho da tela. a SLEEP Pressione para selecionar um intervalo de tempo pr-ajustado para desligamento automtico. b Controles de PIP (dependendo do modelo) PIP Pressione para ativar ou desativar a funo PIP. SWAP Pressione para alternar a imagem principal e a subimagem. CH , CH Pressione para selecionar um canal da subimagem, apenas quando Fonte estiver Remova a tampa. Instale duas pilhas de tamanho AAA e ento recoloque a tampa. Quando o controle remoto no funciona normalmente, verifique se as extremidades + e - das pilhas esto inseridas corretamente e se as pilhas no esto esgotadas. No misture os tipos de pilha, isto , alcalina e de mangans.

Ligando e desligando a TV
Pressione o boto POWER no controle remoto. Voc tambm pode utilizar o boto POWER na TV.

Visualizando os menus
1 Pressione o boto MENU. O menu principal exibido na tela. Sua lateral esquerda possui cinco cones: Entrada, Imagem, Som, Canal e Configurao. Pressione o boto ou para selecionar um dos cones. Pressione o boto ENTER para acessar o submenu do cone. Pressione o boto ou para mover-se entre os itens do menu. Pressione o boto ENTER para inserir itens no menu. Pressione o boto /// para alterar os itens selecionados. Pressione o boto MENU para voltar ao menu anterior. Pressione o boto EXIT para sair do menu.

Portugus - 2

Configurar - Plug & Play


Quando a TV ligada inicialmente, diversos ajustes bsicos so automaticamente realizados em seqncia para o cliente: As seguintes definies esto disponveis: 1 Pressione o boto POWER no controle remoto. A mensagem Plug & Play exibida. A mensagem oscila um pouco e, emseguida, o menu Idioma exibido automaticamente. Pressione o boto ou para selecionar o idioma desejado e ento pressione o boto MENU. A mensagem Verif Antena exibida. 6 Aps a memorizao dos canais disponveis, o menu Tempo exibido. Pressione o boto ENTER. Pressione o boto ou para ir para hora ou minuto. Ajuste o relgio, pressionando o boto ou . Ao terminar, pressione o boto MENU. Bom filme. exibido. O recurso Plug & Play s pode ser acessado no modo TV.
Tempo Relgio Timer On Timer Off Sleep Timer Mover Enter -- : -- am -- : -- am Off -- : -- am Off : Off Retornar

Entrada -Lista de Fonte / Editar Nome


Lista de Fonte Lista de Fonte TV Voc pode alternar entre AV1 ---o sinal de visualizao do AV2 ---equipamento conectado, S-Video ---tal como VCR, DVD, Componente ---decodificador digital e a Mover Enter Retornar fonte de TV (transmisso ou cabo). Pressione repetidamente o boto SOURCE do controle remoto para selecionar uma fonte de sinal desejada.

Vol. Timer Lig : 10

Plug & Play

Tempo Plug & Play Caption

Configurao

Bom filme.

Editar Nome Voc pode nomear a fonte externa.

AV1 AV2 S-Video Componente Mover

: DVD ---Cable STB : Sat. - - STB -Recv. : DVD --AV Recv.

Editar Nome --: ---VCR

Idioma : Portugus Mais Ajustar Ignorar

Certifique-se de que a antena esteja conectada TV. Pressione o boto ENTER e ento Canal exibido.

Verif Antena

Reajuste do Plug & Play Mtodo: MENU / (Configurao) ENTER / (Plug & Play) ENTER

Enter

Game Camcorder DVD Combo

Retornar

Tempo Plug & Play Caption Idioma Mais Mover Enter

Configurao : Portugus Retornar

Auto Prog.

Ignorar

Pressione o boto ou para selecionar a fonte de sinal (Ar, Cabo, HRC, IRC) e, depois, pressione o boto MENU. Auto Prog. exibida.

Auto Prog. Adic./Apagar Ar/Cabo Nome LNA : Ar : ---: Off Ajustar

Canal : Apagado

Ignorar

Pressione o boto ENTER para Iniciar. A TV comear a memorizar todos os canais disponveis. Pressione o boto ENTER para parar.

Auto Prog. Ar 7 Iniciar Enter Ignorar

continua...
Portugus - 3

Canal - Memorizando os canais


Sua TV pode memorizar e armazenar todos os canais disponveis para os canais off-air (antena externa) e a cabo. Aps a memorizao dos canais, utilize os botes CH e CH para verificar os canais. Estes botes eliminam a necessidade de mudar os canais, inserindo os dgitos dos canais. H trs etapas para a memorizao de canais: Ar/Cabo, Prog. Auto e Adic./Apagar.
Canal Ar/Cabo Auto Prog. Antes de a sua TV iniciar Adic./Apagar : Apagado a memorizao dos canais Ar/Cabo : Ar disponveis, voc deve Nome : ---especificar o tipo da fonte do LNA : Off sinal conectado TV (isto Mover Enter Retornar , uma antena ou sistema a cabo). Selecione Ar (antena), Cabo, HRC ou IRC (toda a TV a cabo) pressionando o boto ou .

Canal - Nome
Utilize este recurso para atribuir Canal uma identificao fcil de Auto Prog. Adic./Apagar : Apagado lembrar para qualquer canal Ar/Cabo : Ar (por exemplo, CBS, ESPN, A Nome PBS2, CNN1, etc.). Uma LNA : Off identificao composta por quatro campos, e cada campo Mover Enter Retornar formado por uma letra (A~Z), um nmero (0~9) ou um espao em branco. Quando o boto INFO for pressionado, a identificao do canal aparece prximo ao nmero do canal.

Canal - LNA (dependendo do modelo)


Quando um sinal de transmisso fraco gera imagens sem nitidez e com rudos, o recurso LNA melhora a qualidade da imagem quando ajustado para On. Se houver rudos em um determinado canal, defina LNA para On ou Off para obter a melhor imagem.
Auto Prog. Adic./Apagar Ar/Cabo Name LNA Mover Enter : Ar : ---: Off Off On Retornar Canal : Apagado

Auto. Prog. Todos os canais disponveis Auto Prog. so armazenados Ar 7 Iniciar automaticamente na memria quando os canais so Enter Retornar selecionados pela funo de ssintonizao direta. Pressione o boto ENTER quando desejar, para interromper o processo de memorizao. Adic./Apagar Canal possvel adicionar ou Auto Prog. Apagado excluir um canal, para exibir Adic./Apagar : Apagado Adicionado apenas os canais que voc Ar/Cabo : Ar Nome : ---deseja. Para usar a funo LNA : Off Adicionar/Apagar, execute primeiro a Programao Mover Enter Retornar automtica. Selecione Apagado ou Adicionado pressionando o boto ou .

Portugus - 4

Configurar - Tempo
Relgio A definio do relgio necessria para usar os diversos recursos de timer da TV. Tambm possvel ver a hora ao assistir a TV. (Basta pressionar o boto INFO.)
Tempo Relgio Timer On Timer Off Sleep Timer Vol. Timer Lig Mover Enter 12 : 00 am -- : --- : -: 10 Retornar am Off am Off

Configurar - Caption
Sua TV decodifica e exibe Caption Caption : On o recurso closed captions Mode : Caption transmitido em determinadas Canais :1 apresentaes de TV. Essas Campo :1 closed captions normalmente so legendas para deficientes auditivos ou tradues em Mover Enter Retornar idiomas estrangeiros. Todos os VCRs gravam o sinal closed caption de programas de TV, assim, as fitas de vdeo gravadas tambm fornece closed captions. A maioria das fitas de vdeo comerciais tambm fornece closed captions. Verifique o smbolo closed caption na lista de sua TV e na embalagem da fita: . C C Caption: On/Off Voc pode ativar ou desativar a funo Caption. Pressione o boto CAPTION no controle remoto para selecionar On ou Off.

ConfigurarIdioma / Tela Azul / Melodia / Demonstrao


Idioma Ao utilizar a TV pela primeira vez, voc deve selecionar o idioma no qual os menus e indicaes sero apresentados.
Tempo Plug & Play Caption Idioma Mais Mover Enter Retornar : Portugus Configurao

: Off

Timer On / Timer Off Voc pode ajustar o Ativar/desativar timers para que a TV ligue ou desligue automaticamente no horrio selecionado. preciso ajustar o relgio primeiro.

Tela Azul Se o sinal no for bem recebido ou estiver muito fraco, uma tela azul substitui automaticamente o fundo da imagem com rudo. Se voc deseja continuar visualizando uma imagem de qualidade inferior, deve ajustar o Tela Azul para Off. Melodia Voc pode ouvir um som de melodia quando a TV ligada ou desligada. Demonstrao Para se familiarizar com os diversos menus fornecidos na sua TV, voc pode visualizar a demonstrao includa. Cada uma das opes do menu exibida. Quando voc quiser parar a demonstrao, pressione qualquer boto no controle remoto.

Sleep Timer Voc pode selecionar um perodo de tempo entre 30 e 180 minutos aps o qual a TV alterna automaticamente para o modo standby. Pressione o boto SLEEP repetidamente at que o intervalo de tempo selecionado aparea (um dos valores pr-ajustados de 30 min a 180 min).

Vol. Timer Lig O volume preferido pode ser ajustado quando o timer ligar a TV automaticamente.

Mode - No modo Caption, as closed captions aparecem na parte inferior da tela e normalmente encobrem apenas uma pequena parte da imagem. - No modo Texto, so exibidas informaes no relacionadas ao programa, tais como notcias ou previso do tempo. O modo Texto freqentemente cobre uma grande parte da tela. Canais / Campo Dependendo do tipo de transmisso especfica, talvez seja necessrio fazer alteraes em Canais e Campo: Canais e campos diferentes exibem informaes diferentes. O campo 2 fornece informaes adicionais, que suplementam as informaes no campo 1. (Por exemplo, o canal 1 pode ter ttulos em ingls, ao passo que o canal 2 tem ttulos em espanhol).

Auto Power Off

Ao ajustar o timer para On, sua TV ser desligada se voc no operar o controle durante as prximas 3 horas aps o timer t-la ligado. Esta funo est disponvel somente no modo timer On e previne acidentes como vazamentos, que podem ocorrer se a TV for deixada com o timer ligado por muito tempo.

Erros ortogrficos e caracteres no usuais podem ocorrer

durante as transmisses closed caption, especialmente as transmisses ao vivo. Ao mudar os canais, pode haver um pequeno atraso antes dos ttulos aparecerem. Esta demora no significa mau funcionamento/defeito da TV.

Portugus - 5

Recurso R.Surf
Este recurso permite que voc programe a TV para retornar a um canal especfico depois de um certo tempo. Por exemplo, voc pode assistir outro Surfar 00: 29 canal na hora do comercial. possvel ajustar R.Surf para 5 minutos e, a seguir, alternar os canais. Aps alguns minutos, a TV retorna ao canal original. Pressione o boto R.SURF repetidamente para ajustar o timer em intervalos de trinta segundos at cinco minutos..

Imagem Mode / Pessoal / Tom de cor / Tamanho / Digital NR / DNIe Jr / Inclinao


Mode: Imagem Mode : Dinmico Dinmico/Padro Filme/ Pessoal Pessoal Tom de cor : Normal Selecione o tipo de imagem Tamanho : Normal mais adequado s suas Mais necessidades. Mover Enter Retornar Pressione o boto P.MODE no controle remoto para selecionar uma das definies de imagem padro.

Imagem - PIP (dependendo do modelo)


Voc pode exibir uma subimagem dentro da imagem principal do programa de TV ou dispositivos externos de A/V, como VCR ou DVD. Isso permite assistir ao programa de TV ou monitorar a entrada de vdeo de qualquer dispositivo conectado, enquanto assiste a TV ou outra entrada de vdeo.
PIP PIP: On/Off (1) PIP : On Voc pode ativar ou Fonte : TV desativar a funo PIP. Cambio Se PIP estiver ativado Posio : (On) quando o tamanho Canal :3 de imagem estiver Mover Enter Retornar definido em modo Zoom, o tamanho da imagem ser automaticamente convertido para o modo Normal. Entretanto, possvel selecionar Zoom aps ativar PIP. Voc ouvir apenas o som da imagem principal quando PIP estiver ativado. A funo PIP no est disponvel no modo Component (Componente).

Pessoal : Contraste/ Brilho/ Nitidez/ Cor/ Inclinao A TV possui diversos ajustes que permitem controlar a qualidade da imagem.

Contraste Brilho Nitidez Cor Matiz Mover Enter

Pessoal : 100 : 45 : 65 : 43 : G 50 R 50 Retornar

Tom de cor: Frio2/Frio1/Normal/Quente1/Quente2 possvel alterar a cor da tela inteira de acordo com a sua preferncia. Tamanho: Normal/Zoom Selecione o tamanho de imagem mais adequado s suas necessidades. Pressione o boto P.SIZE no controle remoto para alterar o tamanho da imagem.

Fonte Voc pode selecionar uma fonte da subimagem. Cambio (3) Voc pode alternar a imagem principal e a subimagem. Posio: / / / Voc pode selecionar uma posio da subimagem. Canal (2) Voc pode selecionar um canal da subimagem, apenas quando Fonte estiver ajustado como TV.

Digital NR Se o sinal de transmisso recebido pela TV estiver fraco, possvel ativar este recurso para reduzir qualquer imagem fantasma e esttica na tela. DNIe Jr (Digital Natural Image engine Junior) (dependendo do modelo) Este recurso proporciona uma imagem mais detalhada com melhoria dos detalhes, do contraste e das reas brancas. O novo algoritmo de compensao de imagem fornece imagens mais brilhantes, claras e detalhadas. A tecnologia DNIe Jr adapta cada sinal aos olhos. Inclinao (dependendo do modelo) Se a imagem recebida estiver ligeiramente inclinada para um dos lados, possvel configurar sa inclinao.

Funes fceis de controle remoto

Portugus - 6

Som Mode / Pessoal / MTS / Auto Volume / Som Turbo / Pseudo Stereo
Mode: Padro/Musical/ Som Filme/Dilogo/Pessoal Mode : Pessoal possvel selecionar o tipo Pessoal de efeito sonoro especial MTS : Estreo a ser usado ao assistir a Auto Volume : Off um determinado tipo de Mais transmisso. Mover Enter Retornar Pressione o boto S.MODE no controle remoto para selecionar uma das definies de som padro.

Soluo de problemas
Se a TV aparenta ter um problema, tente primeiro esta lista de possveis problemas e solues. Se nenhuma das dicas da soluo de problemas se aplica, telefone para a assistncia tcnica autorizada mais prxima da Samsung. Imagem com qualidade deficiente. Tente outro canal. Ajuste a antena. Verifique se todos os cabos esto corretamente conectados. Som com qualidade deficiente. Tente outro canal. Ajuste a antena. Sem imagem ou som. Tente outro canal. Pressione o boto SOURCE. Certifique-se de que a TV esteja ligada na tomada. Verifique as conexes da antena. Verifique se o boto MUTE est desativado. A TV no liga. Certifique-se de que a tomada de parede esteja funcionado. Certifique-se de que a TV esteja ligada na tomada. Verifique se o controle remoto est com pilhas. Controle remoto com defeito Substitua as pilhas do controle remoto. Limpe a parte superior do controle remoto (janela de transmisso). Verifique se as extremidades das pilhas + e - esto inseridas corretamente. Verifique se as baterias esto esgotadas.

Pessoal: Grave/Agudo/Balano A TV possui diversos ajustes que permitem controlar a qualidade do som. Se voc fizer qualquer alterao nesses ajustes, o modo de som passar automaticamente para Pessoal.

MTS (Multi-channel Television Sound) Dependendo do programa especfico transmitido, possvel ouvi-lo em Mono, Estreo ou SAP. Pressione repetidamente o boto MTS no controle remoto para selecionar Estreo, Mono ou SAP (Programa de udio Secundrio).

Sem cor, cores incorretas ou posies inclinadas. Certifique-se de que o programa seja transmitido em cores. Faa as definies da imagem. A imagem desce verticalmente. Ajuste a antena. Verifique se todos os cabos esto corretamente conectados. Se estiver usando um VCR, verifique o tracking. A TV est funcionando irregularmente. Desligue a TV por 30 segundos, em seguida, tente lig-la novamente. O seu controle remoto no opera a TV. Verifique se o controle remoto est com pilhas. Verifique se as extremidades das pilhas + e - esto inseridas corretamente. Verifique se as baterias esto esgotadas.

Auto Volume Cada estao de transmisso possui suas prprias condies de sinais, e no fcil ajustar o volume sempre que voc muda de canal. Este recurso permite ajustar automaticamente o volume do canal desejado, diminuindo a sada de som quando o sinal de modulao estiver alto, ou aumentando a sada de som quando o sinal de modulao estiver baixo. Som Turbo Esse recurso enfatiza as freqncias do grave e agudo para adicionar volume ao som. Off/Plus/Voz ou On/Off (dependendo do modelo) Forma rpida para acessar o Som Turbo:Basta pressionar o boto TURBO no controle remoto.

Pseudo Stereo Esse recurso converte um sinal de som monofnico em dois canais idnticos esquerdo e direito. Se Pseudo Stereo est ajustado para On ou Off, o ajuste aplicase aos efeitos do som como Padro, Musical, Filme e Dilogo.
Portugus - 7

continua...

Mapa de OSD
Entrada Lista de Fontet Edit Name Mode Pessoal Tom de cor Tamanho Digital NR DNIe Jr Inclinao PIP

: Varia, dependendo do modelo. TV / AV1 / AV2 / S-Video / Componente VCR / DVD / Cable STB / Sat. STB / AV Recv. / Recv. DVD / Jogo / Filmadora / DVD Combo Dinmico / Padro / Filme / Pessoal Contraste / Brilho / Nitidez / Cor / Matiz Frio2 / Frio1 / Normal / Quente1 / Quente2 Normal / Zoom Off / On Off / On PIP Fonte Cambio Posio Canal Off / On

Informaes importantes sobre a garantia com relao visualizao no formato da TV


Os aparelhos de TV no formato de tela padro (4:3, relao entre a largura e a altura da imagem na tela) so projetados primeiramente para visualizar o vdeo full motion de formato padro. As imagens exibidas na tela devem ter principalmente o formato 4:3 padro e devem estar em movimento constante. A exibio de grficos e imagens paradas na tela, como as barras pretas do Letterbox abaixo e acima (imagens no formato widescreen), deve limitar-se a no mais de 15% do total de visualizaes na TV por semana. As TVs no formato de tela padro (16:9, relao entre a largura e a altura da imagem na tela) so projetadas primeiramente para visualizar o vdeo full motion no formato widescreen. As imagens exibidas na tela devem estar principalmente no formato widescreen 16:9, ou expandidas para preencher a tela se o modelo tiver esse recurso, e devem estar em movimento constante. A exibio de grficos e imagens paradas na tela, como as barras pretas laterais nas programaes e vdeos da TV em formato padro no expandido deve limitar-se a no mais de 15% do total de visualizaes na TV por semana. Alm disso, a visualizao de outras imagens e textos parados, como relatrios de bolsa de valores, displays de video game, logotipos de estao, sites ou grficos e padres de computadores, devem ser limitados em todos os aparelhos de TV, conforme descrito acima. A exibio de qualquer imagem parada que ultrapasse as diretrizes mencionadas acima poder causar um desgaste irregular nos tubos de imagem (CRTs) e, conseqentemente, mostrar imagens fantasmas evanescentes permanentes na imagem da tela da TV. Para evitar que isso ocorra, varie a programao e as imagens, exibindo imagens em movimento, em tela cheia, em vez de imagens paradas ou barras escuras. Nos modelos de TV que oferecem recursos de enquadramento de imagem, utilize os controles para visualizar formatos diferentes, como a imagem em tela cheia. Esteja atento seleo e durao dos formatos de TV utilizados para visualizao. O desgaste irregular do CRT como resultado da seleo e do uso do formato, bem como de outras imagens fantasmas evanescentes, no so cobertos pela garantia limitada Samsung.

Imagem

Som

Mode Pessoal MTS Auto Volume Som Turbo Pseudo Stereo Auto Prog. Adic./Apagar Ar/Cabo Nome LNA

Padro / Musical / Filme / Dilogo / Pessoal Grave / Agudo / Balano Mono / Estreo / SAP Off / On Off / Plus / Voz Off / On

Canal

Adicionado / Apagado Ar / Cabo / HRC / IRC Off / On Relgio Timer On Timer Off Sleep Timer Vol. Timer Lig Caption Mode Canais Campo Off / On Caption / Texto 1/2 1/2

Configurao Tempo

Plug & Play Caption

Idioma Tela Azul Melodia Demonstrao

English / Espaol / Portugus Off / On Off / On

Portugus - 8

You might also like