You are on page 1of 2

18/11/13

Praa da Indepedncia

Busca "Palavra-chave" pesquisar...


Pesquisa

Hom e

Idioma

Praa da Indepedncia
Tweet Incio Semira Adler Vainsencher Pesquisadora da Fundao Joaquim Nabuco Pesquisaescolar@fundaj.gov.br Pesquisa escolar Site Fundaj Bibliotecas da Fundaj Situada no bairro de Santo Antnio, em pleno centro do Recife, a praa da

Busca "A a Z" Letras de A a Z

Atividades Atividades Pedaggicas

Independncia j figurava na planta da Cidade Maurcia como o Terreiro dos Coqueiros, local onde funcionava um grande mercado durante o domnio holands. Neste perodo, o logradouro foi chamado ainda de praa Grande, praa do Comrcio e praa da Ribeira. Em 1788, continha 62 casinhas que vendiam gneros de primeira necessidade, tendo o nome mudado para praa da Pol.

Inventrios Documentais Notcias do Pesquisa

Servios Fundaj Fale conosco

Ajuda Escolar Google Wikipedia Dicionrio de Portugus

A denominao de Pol, cabe registrar, advm do fato de naquela praa ter funcionado um brbaro instrumento de tortura (com o mesmo nome). Ele constava de um mastro levantado, uma roldana e uma corda, com a finalidade de supliciar indivduos que tivessem cometido determinados crimes. Tal instrumento colocado na praa da Independncia somente no sculo XVIII, vindo de Fora de Portas, perto do Pilar. Em 1816, o logradouro passa por uma grande reforma: as pequenas casas so substitudas por lojas de maiores dimenses, e o local fica sendo chamado de praa da Unio. Finalmente, em 1833, a praa adquire o nome da Independncia. No comeo do sculo XX, mais precisamente em 1905, com a finalidade de ampli-la, quarteires inteiros so demolidos, bem como uma srie de lojinhas que funcionavam em pleno largo. Certas vias pblicas, tais como a rua Sigismundo Gonalves e a rua do Cabug, deixam de existir. Quarenta anos depois, a praa duplica de tamanho, adquirindo mais ou menos as dimenses que possue na atualidade e fica popularmente conhecida como praa do Diario ou Pracinha. Ao seu redor, destacam-se: a Matriz de Santo Antnio, o edifcio do Diario de Pernambuco - o jornal mais antigo da Amrica Latina -, e vrios outros prdios modernos. Em 1945, alguns comcios agitados ocorrem na Praa da Independncia. Em um deles, no dia 3 de maro, morto o acadmico Demcrito de Sousa Filho, com um tiro na testa, no momento em que discursava em uma das sacadas do jornal. Vrias outras reformas so ainda empreendidas na segunda metade do sculo XX. Em 1954, por exemplo, a praa da Independncia constitui-se no centro das comemoraes do tricentenrio da Restaurao pernambucana. Um conjunto de esculturas em gesso - simbolizando "as trs raas unidas contra o invasor" -, bem como um arco de triunfo, ambos criados pelo notvel escultor Abelardo da Hora, so erguidos ali. Em uma outra reforma, realizada em 1975, colocado o busto de Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo (1891-1968), com uma caneta em punho a escrever, esculpido tambm por Abelardo da Hora. Em seu pedestal, esto escritas as seguintes palavras: Ao eminente jornalista Assis Chateaubriand, homenagem da cidade do Recife. E l-se uma outra homenagem, em um bloco de cimento: A Prefeitura do Recife entrega ao Povo a nova Praa da Independncia, marco de nossa tradio libertria, homenageando o Dirio de Pernambuco nos 150 anos de sua ao civilizadora. Recife, 31-1-75. Prefeito. A praa da Independncia considerada, hoje, como aquela de maior movimento na cidade do Recife. Por ela, cruzam e iniciam avenidas e ruas de grande relevncia, tais como a rua Duque de Caxias, a rua 1 de Maro, a avenida Dantas Barreto, a rua Nova, a avenida Guararapes, o Largo do Rosrio, a rua Matias de Albuquerque e a rua

Contador Pesquisa Escolar

basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar../index.php?option=com_content&view=article&id=594&Itemid=195

1/2

18/11/13

Praa da Indepedncia
Engenheiro Ubaldo Gomes de Matos. Como o corao do bairro de Santo Antnio, alm disso, nela que onde so realizados os grandes comcios e de onde partem passeatas, procisses, cortejos cvicos, os blocos de carnavais. Esse logradouro pblico, portanto, continua centralizando os mais recentes acontecimentos, manifestaes e/ou reivindicaes ocorridos no Estado de Pernambuco, tanto por parte da poltica, das religies, quanto dos movimentos populares e da cultura. Recife, 15 de julho de 2003. (Texto atualizado em 28 de julho de 2009).

FONTES CONSULTA DA S: FR ANC A, R ube m . Monumentos do Recife: e sttuas e bustos, igre jas e pr dios, lpide s, placas e inscrie s histricas do R e cife . R e cife : Se cre taria de Educao e C ultura, 1977. R O C HA, Tade u. Praas do Recife. Bole tim da C idade e do Porto do R e cife , R e cife , n. 63-70, jan./de z., 1957-1958. COMO CITA R ESTE TEXTO : Fonte : VAINSENC HER , Se m ira Adle r. Praa da Independncia. Pesquisa Escolar Online , Fundao Joaquim Nabuco, R e cife . Disponve l e m : <http://basilio.fundaj.gov.br/pe squisae scolar/>. Ace sso e m : dia m s ano. Ex : 6 ago. 2009.

Copyright 2013 Fundao Joaquim Nabuco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Fundao Joaquim Nabuco

basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar../index.php?option=com_content&view=article&id=594&Itemid=195

2/2

You might also like