You are on page 1of 2

Aluno (a): _______________________________________ Srie: 8 ano Turno: Manh Data: ___/___/___ Disciplina: Histria

Professor (a): Cassia Diniz

FICHA DE ESTUDO I A ndia Mongol e Marata


Antecedentes Antes de ser invadida pelos islmicos a ndia era um territrio de vrios reinos sem unidade politica. Unidade Cultural A maioria da populao compartilhava as mesmas crenas e normas sociais baseadas no hindusmo. Domnio mulumano Com a presena muulmana o comrcio exterior se intensifica, sendo organizadas muitas caravanas que exportavam e importavam produtos do ocidente e Oriente. Monumentos e mesquitas imponentes foram construdos e cresceu o nmero de cidades. Tratamento dado aos hindus aos mulumanos era contraditrio, s vezes sofriam perseguio religiosa, mas podiam ser aceitos, em troca de pagamento de altos impostos. O Sultanato (reino) de Dlhi (1206-1526)- Com bases nos impostos e no comrcio com o Oriente Mdio, os sultes estabeleceram um estilo de vida luxuoso e conservaram o poder at inicio do sculo XVI, enfraquecido por divises internas e pela criao de reinos independentes. Teve fim quando foi conquistado pelo povo tambm islmico, que deu origem ao Imprio Mongol. Os Mongis Em 1526, a ndia foi conquistada por Babu, que promoveu a pacificao do territrio. Durante seu governo destruiu santurios hindus, construindo em seu lugar mesquitas e palcios. Ao mesmo tempo procurou manter relaes amistosas com a aristocracia hindu. Akbar Neto de Babu levou ao auge o Imprio Mongol, expandindo as conquistas anteriores. Modernizou a administrao pblica ao introduzir nas provncias uma burocracia militar. Procurou unificar a ndia poltica e culturalmente ao estimular a tolerncia islmica em relao a maioria hindu, incentivou os casamentos mistos, aboliu os impostos excessivos e integrou indivduos hindus ao governo. Tentou criar uma religio oficial que combinasse elementos hindus e islmicos, mas fracassou. Aurangzebe Intensificao da intolerncia contra os hindus, onde os templos foram destrudos e os hindus alvo de diversas formas de violncia, provocando a revolta dos maratas. Reino independente dos Maratas Criado por Shivaji em 1674. Seus sucessores ampliaram os domnios estabelecendo um imprio sobre grande parte do territrio indiano. Mais tarde foi dividido em reinos diversos.

Hindusmo Segundo essa tradio , as pessoas passam pelo samsara, o ciclo da reencarnao. O conjunto de aes boas ou ms e suas consequncias (karma) determinam a vida na prxima encarnao. O objetivo mais alto de um hindusta o moksha, a superao do samsara. Moksha Representa o desaparecimento do ego no ser, quando ele se liberta das preocupaes terrenas, como o prazer e o poder, para atingir o moksha, escapando do ciclo de reencarnaes, utilizam-se tcnicas de meditao, visando atingir um nvel superior de conscincia e com ele, a libertao. Sikhismo nova religio, mistura de hindusmo com sufismo (ramo do islamismo), criado pelo guru Nanak. Presena de um Deus nico. Seus trs deveres principais so: manter Deus presente na mente em todos os momentos, sustentar-se por meio das prticas de trabalho honesto, partilhar os frutos do trabalho com os necessitados.

ATIVIDADES 1. 2. 3. 4. Como era a ndia antes da invaso muulmana? Que motivos levaram os Maratas rebelio contra os Mongis? Qual a finalidade do ser, de acordo com o hindusmo? Que motivos levaram as pessoas das castas superiores e inferiores, principalmente os prias, a se converterem ao islamismo?

You might also like