You are on page 1of 16

Admirvel mundo novo: um enredo de possveis1

Nelson Samuel Porto VERATTI


Resumo: Este artigo apresenta alguns aspectos da nossa dissertao de mestrado. Nela, buscamos a revitalizao da obra Admirvel Mundo Novo, de Aldous Huxley, por meio de uma leitura que no apenas reconhece o seu mrito literrio como tambm resgata o seu teor crtico, cujo valor vem sendo desconsiderado por aqueles que recusam alguns de seus aspectos. Procuramos examinar e reconsiderar os provveis motivos que levaram a obra margem da crtica literria para, em seguida, apontar a importncia desse romance que permite reflexes relevantes sobre o mundo contemporneo. Abstract: This article presents some aspects of our thesis. On it, argues for a renewed reading of Aldous Huxleys Brave New World. The interpretation carried out therein not only aknowledges the novels literary merit, but also recuperates its critical tenor, whose import has been ignored by those who refuse to accept some of its most relevant aspects. The thesis examines and reconsiders the most probable motives which led to this marginal position in critical discourse; following this, it highlights the importance of the novel, which allows one to develop revelant reflections on the contemporary world.

I. Introduo Nosso objeto de estudo foi o livro Admirvel Mundo Novo, de Aldous Huxley, escrito em 1931 e publicado em 1932. Diante dessa obra que suscita inmeras reflexes sobre o mundo contemporneo, buscamos entender os motivos que a conduziram ao desapreo por parte da crtica literria e de outros especialistas em diversas reas de conhecimento (Gentica, Filosofia, etc.). Repensados os motivos, propusemo-nos a resgatar o seu valor crtico como fator de resistncia a certas possibilidades sombrias. O seu duplo enquadramento fico cientfica e utopia acentua a ndole crtica e obriga a uma tomada de posio, superando assim a instncia precisamente esttica e tendendo s discusses ideolgicas. A fico cientfica merece ateno porque
Este artigo apresenta alguns aspectos tratados na dissertao de mestrado sob esse mesmo ttulo, defendida em fevereiro de 2007, no Departamento de Teoria e Histria Literria, tendo como orientadora a Prof Dr Adlia Bezerra Toledo de Meneses.
1

Snteses

busca, entre outras coisas, dar conta dos dilemas de um mundo onde a cincia tanto pode solucionar problemas, quanto criar outros mais complexos. Nos ltimos anos, muito se tem falado a respeito da engenharia gentica. Inmeros debates foram organizados com a participao de especialistas e, embora alguns deles tenham se lembrado de citar obras desse gnero, nenhum mencionou o Admirvel Mundo Novo como um exemplar literrio representativo das respectivas discusses. Acreditamos que essa postura displicente se d, talvez, pelo fato do livro ser tratado como mais uma obra de fico cientfica cuja imaginao extrapola o factvel. No se trata de criticar essa postura, ela aceitvel se pensarmos que o livro s no recebeu a devida ateno. Alm do resgate especificamente literrio da obra, nosso principal propsito foi chamar a ateno sobre ela atravs de uma anlise mais especfica, abordando as ideologias que moldam o comportamento individual e coletivo, a fim de refletirmos sobre o nosso comportamento contemporneo. No que tange ao aspecto esttico-literrio, uma consulta significativa da fortuna crtica nos levou a concluir que Huxley considerado um autor interessante, apenas. Entretanto, com a anlise detida que fizemos do Admirvel Mundo Novo, constatamos que o autor enfeixa muito bem os elementos da narrativa e atinge o resultado desejado, considerando-se os parmetros do gnero literrio em que se enquadra. De qualquer forma, como o julgamento especializado que acaba determinando o valor artstico de uma obra, partimos em busca dos possveis motivos que o levaram a no se deter sobre ela. Uma resposta simples poderia partir justamente do fato do livro se aproximar do gnero fico cientfica, que sempre foi desprezado pela crtica convencional como sendo subliteratura; no entanto, ao que parece, tem havido uma nova atitude nos ltimos tempos. Mas, at ento, a postura ante esse gnero costumava ser tpica: julgava-se o gnero, o todo, e nunca o detalhe, que a obra, ou o autor.2
2

Cf. Fausto CUNHA. Ascenso e queda da Fico Cientfica. Revista Civilizao Brasileira, n. 13.

316

Nelson Samuel Porto Veratti

A natureza evasiva que se atribua a esse tipo de literatura, a suposta falta de seriedade de seus autores e leitores, a imensa popularidade, foram alguns dos aspectos que provocaram o seu banimento da esfera acadmica. No entanto, como as recentes experincias e descobertas cientficas no campo da biogentica tm provocado discusses ticas no mundo todo, devemos considerar a relevncia dessa obra, inscrita num gnero que, para Ftima Rgis de Oliveira, parece tornar-se a fico da atualidade, ganhando respeitabilidade no mundo acadmico 3. Embora a maioria dos pesquisadores concorde que a fico cientfica seja uma metfora do tempo em que vive o seu criador, o Admirvel Mundo Novo prova que tem envelhecido satisfatoriamente por parecer cada vez mais prximo de ns: com o avanar do tempo, essa obra se tornou mais viva, mais atual, em muitos aspectos como se o parmetro do autor fosse o nosso tempo e no o dele prprio. Alm disso, a obra se distingue da literatura chamada fantstica, devido ao alto grau de racionalidade que justifica seus aspectos excessivos, transformando o no-factual em factvel. Assim, o que talvez fosse absurdo para o leitor dos anos 30, para o leitor hodierno se apresenta como natural. Mesmo diante do grande nmero de leitores e do patente manancial reflexivo desse livro, no Brasil as atenes dadas a ele por debatedores especializados so superficiais, limitando-se, no mais das vezes, a breves referncias em artigos de jornais e revistas e a pouqussimos trabalhos acadmicos, que, embora possuam seus valores, no fazem uma anlise atualizada da obra. Portanto, nossa inteno foi apresentar uma leitura que contribusse de alguma forma para estimular reflexes pertinentes aos dilemas apontados. Entendemos que esse resgate requer que se aproximem os temas da obra do nosso presente e que se destaque, ao final, um dos aspectos mais notveis da modernidade: o carter biopoltico das estratgias que pretendem aperfeioar a vida em sociedade. Seguindo a convico de que o livro merece ser revisitado, no podemos perder de vista os motivos que acreditamos terem OLIVEIRA. A fico cientfica e a questo da subjetividade homem-mquina. COMCINCIA, n. 59.
3

317

Snteses

no levado ao abandono por parte da crtica literria. Alm de o gnero ser considerado subliteratura por alguns, outros motivos para o desabono dos crticos parecem ser a caracterizao das personagens e o teor conformista atribudo ao profundo pessimismo huxleyano. Quanto caracterizao, alguns crticos so diretos ao censurar suas limitaes. John Carey, por exemplo, considerou Huxley um tipo especial de escritor, mas no acha que ele possa ser listado entre os grandes, porque retrata o ser humano de forma to limitada 4. No Brasil, Anatol Rosenfeld tratou-o como gnio de infinita versatilidade, mas tambm lamentou o predomnio de um intelecto vigoroso em detrimento da vida das personagens5. O que ele chamou de incapacidade ntima de simpatia tem estreita relao com o que Alfredo Bosi acusou em rico Verssimo como sendo um mau-intimismo 6. Portanto, os limites da caracterizao das personagens huxleyanas parecem ter sido, para alguns crticos, o limite do seu mrito como ficcionista. Nossa inteno foi mostrar que Huxley trabalhava conscientemente nesse limite e constatamos ainda que, no caso do Admirvel Mundo Novo, essa insuficincia foi providencial e atendeu perfeitamente s exigncias de verossimilhana. O outro aspecto - o teor conformista da obra tambm costuma desabon-lo, desagradando consideravelmente a vertente dos crticos marxistas. O carter conservador e antiutpico do texto huxleyano causou e causa indignao a muitos. Quando vemos, por exemplo, o renomado crtico Otto Maria Carpeaux julgando a obra 1984, de George Orwell, como um livro desagradvel e pessimista, por no oferecer sadas aos personagens, deduzimos que Huxley tambm no estaria livre desse seu ressentimento. Dentre os que rebateram o conformismo huxleyano, ressaltamos Theodor Adorno, com seu ensaio Aldous Huxley e a Utopia, cuja tese indica a concepo linear do desenvolvimento histrico e a desconsiderao da fora motriz do movimento dialtico como
4 5 6

Cf. CAREY. Darkness and Light, documentrio sobre Huxley, 1993. Ver ROSENFELD. Letras e Leituras, p.196. Ver BOSI. Histria Concisa da Literatura Brasileira, p.461.

318

Nelson Samuel Porto Veratti

causa do seno huxleyano, embora reconhea certas qualidades do romance. interessante notar tambm que os crticos literrios brasileiros mais influentes possuem uma visada de esquerda, o que os insere entre aqueles avessos ao teor conformista da obra. Acreditamos que os dois fatores citados alm do gnero a que pertence - colaboraram para que a obra fosse pouco considerada pela crtica. Nosso trabalho no deixou de abordar algumas de suas falhas, mas procurou ressaltar seu valor crtico e literrio atravs de uma leitura atualizada. Dada a brevidade deste artigo, nos limitaremos a expor ligeiramente nossos argumentos acerca dos dois aspectos depreciativos mencionados acima e, ao fim, apresentaremos um panorama do contedo de cada um dos cinco captulos que compem nossa dissertao. II. Um mau-intimismo oportuno No h como falar das personagens novo-mundistas, sem mencionar o ambiente que determina seus comportamentos. No Admirvel Mundo Novo7, a natureza do espao social, pois enfatiza os costumes e o modo de ser dos habitantes. A maneira como somos apresentados quele universo revela uma inteno perscrutadora, que parte da aparncia em busca da essncia. Assim, o que se coloca em primeiro plano o frontispcio de um edifcio descrito como um quadro esttico, sem recorrncia explcita a verbos, j que a nica forma nominal (acachapado, squat no original) e a funo, adjetiva:
Um edifcio cinzento e acachapado, de trinta e quatro andares apenas. Acima da entrada principal, as palavras Centro de Incubao e Condicionamento de Londres Central e, num escudo, o lema do Estado Mundial: Comunidade, Identidade, Estabilidade.8

Esse pargrafo inicial sintetiza a essncia do mundo novo, atravs de algumas palavras fundamentais que a imagem sem vida nos apresenta: cinzento (grey), incubao (hatchery), condicionamento (conditioning), mundial (world) e o lema Comu7 8

A partir de agora, AMN. HUXLEY. AMN, p. 33.

319

Snteses

nidade, Identidade, Estabilidade (Community, Identity, Stability). Com o desenvolvimento da narrativa, o leitor compreender o tom pessimista (cinzento) que antecipa a falta de vida naquele mundo, pois verificar que o que produzido no Centro de Incubao e Condicionamento uma existncia mecnica e artificial. Assim, avisados, entramos no edifcio que representa o sistema regente do Estado Mundial. No segundo pargrafo, o contedo daquela face externa uma extenso do j anunciado: ausncia de vida e desencanto, representados pelas imagens sinestsicas da luz fria, crua, morta e espectral, o brilho glacial da porcelana e a algidez hibernal do ambiente. O universo novo-mundista norteado pelo finalismo. Este o lado mais forte da doutrina utilitarista, da qual o AMN est repleto. A qualidade e o valor de uma ao esto vinculados sua utilidade ou tendncia em conduzir os homens felicidade. Um dos mentores da ideologia novo-mundista, Jeremy Benthan, acreditava que o princpio da utilidade reconhece a sujeio do homem a dois senhores soberanos: a dor e o prazer. A sujeio o fundamento desse sistema, cujo objetivo consiste em construir o edifcio da felicidade atravs da razo e da lei 9. Mustaf Mond, o mentor da civilizao novo-mundista, afirma que a felicidade o soberano bem. Esta afirmao convicta vincula-se ao ideal pragmtico do Sistema que entende que somente pessoas felizes so estveis e vice-versa, quer dizer, a insatisfao gera a instabilidade. Portanto, todos os meios devem ser usados para se atingir o fim: manter a estabilidade. A partir disso, a estabilidade funda-se no controle total, do embrio ao indivduo adulto. A Felicidade, portanto, depende do controle sobre tudo que desestabiliza: as emoes e os instintos. Assim, o sistema buscou eliminar esses fatores de desestabilizao: no pode haver amor, emoo, sentimento, logo, no pode haver vida, pois estar vivo reagir. Esse aniquilamento da vida d-se por meio de recursos sistematizados e direcionados: a manipulao gentica, a propaganda ideolgica, a hipnopedia, o soma, o
BENTHAN. Uma introduo aos princpios da moral e da legislao. Os Pensadores. v. XXXIV, p.09.
9

320

Nelson Samuel Porto Veratti

monitoramento constante dos comportamentos, a proibio da Literatura, da solido e da exclusividade, entre outras coisas. O carter asfixiante dessa civilizao se intensifica ainda pela inexistncia do espao para o desejo, condio sine qua non para o impulso utpico, transformador e libertrio. O indivduo constante e imediatamente realizado no nutre nenhum sentimento de falta, logo no sente necessidade de romper com nada. Assim, aos poucos o sistema vai produzindo a felicidade e, obviamente, toda essa manipulao no se d assim por estgios distintos, mas sim de forma dialtica, operando tudo ao mesmo tempo: esvaziamento, alienao e aceitao. Eliminar o espao entre o desejante e o desejado, anular a capacidade de escolha, abominar o contato com o mundo da literatura foram algumas das medidas tomadas pelo sistema novomundista para impedir a formao daquilo que consideramos propriamente humano. Por isso, essa obra huxleyana, em especfico, no pode ser avaliada sob o mesmo prisma daquelas em que as personagens so representaes humanas prximas de ns. Richard Gerber deixou isso mais ou menos claro quando escreveu:
Brave New World is not a novel of characters, but this does not really matter in this case since it is the very point the book wants to make that in a future world there will not be any individuals who can be called characters. They are only variations of a pattern.10

Huxley imaginou um futuro em que a desumanizao seria fruto de um processo deliberado de padronizao do vazio, em que as pessoas seriam produzidas por um sistemtico ajuste dos comportamentos, fosse atravs da manipulao gentica e/ou do condicionamento psicolgico. No AMN, todos - exceto John - so moldados pelo condicionamento, igualados nos valores e nos padres comportamentais. Essa igualdade sufocante permite que o leitor preveja a reao de cada personagem, pois so efetivamente planas e previsveis como todo tipo deve ser. A completa submisso desses seres agride a l GERBER. Utopian Fantasy: a study of English Utopian Fiction since the End of the Nineteenth Century, p.123.
10

321

Snteses

gica de quem vislumbra outras dimenses no ser humano. Perguntamo-nos, em princpio, onde fica a vontade e o desejo que sempre foram catalisadores da insurreio. Acreditamos, durante muito tempo, que no possvel limitar o ser humano a uma condio de extrema coisificao. Afinal, ele muito complexo e misterioso para que se deixe forjar to completamente. No entanto, assustamo-nos quando percebemos um forte paralelo entre as previses das teorias presentes no livro e muitos aspectos da nossa civilizao. Os seres novo-mundistas podem muito bem ser designados como Hannah Arendt o fez ao falar dos sobreviventes dos campos de extermnio: homens inanimados, que j no podem ser compreendidos psicologicamente, por isso a sua existncia, quando confrontada com o mundo psicologicamente humano (ou inteligivelmente humano), mostra-se to fantasiosa e inacreditvel quanto a ressurreio de Lzaro. Para Arendt ainda, o que o bom senso e as pessoas normais se recusam a crer que tudo seja possvel11. Portanto, o que acontece nessa obra em especial algo muito significativo: a falta de simpatia huxleyana, de que falara Rosenfeld, no interfere em nada, pois o vazio das personagens se mostra perfeitamente verossmil e aceitvel. A tcnica huxleyana de composio - que Bosi denunciou em Verssimo como sendo uma espcie de fuga da psicologia dos personagens - limita a viso do leitor exterioridade das aes e dos gestos. Para Huxley, porm, isso era suficiente sugesto de sua complexidade, mesmo porque o grau de comprometimento do gnero satrico menor que o do praticado por nosso escritor gacho. Aprendemos com o professor Antonio Candido que o romancista tem necessidade de selecionar aspectos do real para criar um mundo prprio, que contenha leis prprias, s quais as personagens obedecero. Com efeito, mesmo no se tratando de transplantar um ser da realidade para as pginas de um livro, a personagem deve dar a impresso de que vive, de que como um ser vivo 12. Por isso, no cabe ao leitor julg-la a partir das suas
11 12

Ver ARENDT. Origens do Totalitarismo, p.491. Ver CANDIDO. A personagem de fico, p.64.

322

Nelson Samuel Porto Veratti

prprias experincias no mundo real externo. O que ele precisa fazer entrar na personagem a ponto de vivenciar aquelas situaes, naquele mundo, com aquelas leis e sob aquelas condies. A partir da, tentar imaginar como ele reagiria em cada situao. Se considerarmos a inteno crtica presente no AMN, veremos que Huxley avaliou aquela sociedade no s pelos seus mtodos peculiares, mas, sobretudo, pelo comportamento dos seus indivduos, forjado por um sistema hbil e controlador. Foi ironizando esse comportamento que satirizou e criticou a sociedade capitalista do seu tempo, desfazendo suas aparncias. Tipificar os indivduos foi uma maneira de enquadr-los num padro de comportamento reinante e desprezvel atravs de suas caricaturas. Da, a simples exposio de seus comportamentos, que devem servir de suporte para a caracterizao psicolgica, feita pelo leitor. III. Conformado ou pessimista? A crtica que Adorno dirige ao que chamou de conformismo repugnante na obra de Huxley merece ser avaliada a fim de se verificar se foi justa e exata. Antes, porm, devemos rebater qualquer leitura que confunda o pessimismo huxleyano com conformismo, equvoco no qual no incorreu o filsofo alemo. A idia de conformismo, relacionado ao profundo pessimismo de Huxley, certamente ocorre a muitos que lem o AMN, pois a obra surgiu num dos momentos mais sombrios da humanidade e no deveria causar surpresa o fato de refletir o sentimento do autor. Acontece que parece um pouco leviano igualar conformismo e pessimismo, embora este seja, muitas vezes, a disposio de esprito que leva quele. O pessimismo no era atributo exclusivamente huxleyano, ao contrrio, seu tom unssono fez-se ouvir em inmeras obras ficcionais e filosficas do perodo, inclusive no clebre livro de Adorno em parceria com Horkheimer, A Dialtica do Esclarecimento. Os maiores motivos para o tom pessimista da Dialtica do Esclarecimento, por exemplo, parecem residir na constatao de um poderoso processo alienatrio, engendrado no seio de uma razo que se propunha emancipadora. Adorno e Horkheimer tentam entender como o antigo ideal de razo emancipadora... deu luz
323

Snteses

um sistema social no qual racionalidade e dominao so inseparveis 13. Percebe-se, com isso, a sintonia entre eles e Freud, Weber, Marcuse e, por que no, Huxley. A primeira hiptese presente no livro de Adorno e Horkheimer sobre a existncia de um mtuo apoio entre as estruturas de organizao racional e as estruturas da organizao social que no est distante tambm do que Huxley retratou no AMN. Entretanto, ainda que o escritor ingls estivesse preocupado com os dilemas engendrados pela razo numa sociedade de consumo, assim como aqueles frankfurtianos estiveram, estes se enveredavam por outros caminhos crticos, investigando as desalentadoras aporias da razo, nas quais Adorno vira o discurso huxleyano se enredar. No embate filosfico entre Adorno / Horkheimer e a Razo, os dois filsofos sondaram cada manifestao que pudesse contribuir para a manuteno de um estado dominante de coisas. Da os resultados que podem ser vistos no ensaio que Adorno escrevera sobre Huxley, enquanto este, por outro lado, no perscrutava os recnditos da razo, apenas buscava representar, atravs da fico, alguns resultados sombrios quando de seu mau uso. Tanto assim que Huxley no percebia que muitos dos seus valores faziam parte do arcabouo que alimentava o que Adorno e Horkheimer criticavam, muito embora, em inmeros momentos, as crticas daquele coincidam plenamente com as crticas destes dois, por exemplo: o mundo ficcional de Huxley representa literariamente o desencantamento do mundo, o aburguesamento do operariado, sua alienao e reificao, a mitificao e a degenerao da razo e da cincia, enfim, vrios aspectos que vinham sendo alvos das crticas frankfurtianas. Destarte, o pessimismo huxleyano tem o mesmo assento que o adorniano: a luta social impossvel se o possvel revolucionrio se encontra totalmente alienado. Entretanto, como nos lembra Merquior, para os crticos da cultura, a vitria sobre a represso se restringe ao campo ideolgico; no vem como ela possa pas-

13

GAGNEBIN. Sete aulas sobre Linguagem, Memria e Histria, p.108.

324

Nelson Samuel Porto Veratti

sar ao da realidade [...] as sadas esto barradas [...] O protesto amargo, porque a esperana no existe 14. Diante dessas colocaes, entende-se a postura crtica de Adorno ante a obra huxleyana, cuja leitura revela a complexidade de um problema que, apresentado como definitivo, sugere uma viso conformada:
O que se deve reprovar no romance no o momento contemplativo enquanto tal, que este compartilha com a filosofia e com qualquer representao, mas o fato de que ele no inclui em sua reflexo o momento de uma prxis que poderia romper com essa infame continuidade. 15

Nota-se que Adorno revela aspectos na obra que apontam para um esprito conformado. Mas acreditamos que a obra de Huxley possui sua fora justamente na configurao de um universo deprimente, jogando na face do leitor um mundo que seu comportamento acrtico pode engendrar. Sabemos, tambm, que o teor desesperanado da distopia contraria a expectativa dos que prescrevem utopias. Entretanto, no se pode esquecer que o prprio Huxley reconheceu a negatividade do beco sem sada que gerara. No prefcio de 1946, lamentou no ter oferecido uma terceira alternativa ao Selvagem, uma possibilidade construtiva. Para ele, isto foi o defeito mais grave do romance 16. Por outro lado, Richard Gerber considera que a introduo dessa terceira possibilidade na obra a teria tornado one of those tendentious utopias advocating a definite political programme e o AMN no precisava disto, pois is a brilliant intellectual tour de force 17. Atravs do AMN, Huxley buscou escapar das sugestes de um mundo que se lhe mostrava corrompido e das conseqncias de um sistema contra o qual tentou resistir, usando a ironia e a stira, mesmo que estas tenham sido substitudas, a partir de determinado ponto do livro, pela inteno diagnstica. Logo, o AMN surge como uma diagnose que desperta a necessidade de transfor14 15 16 17

MERQUIOR. Arte e Sociedade em Marcuse, Adorno e Benjamin, p.153. ADORNO. Prismas: crtica cultural e sociedade, p.115. Ver HUXLEY. AMN, p.22. GERBER. Op. Cit., p.127.

325

Snteses

maes em nosso presente. Por isso, deve-se cuidar para no o ler como se fosse um projeto programtico do autor. Quando Jerzi Szacki nos fala sobre As Viagens de Gulliver, por exemplo, diz que se trata de uma utopia que apresenta as possibilidades imaginveis da cincia, a fim de desacreditar uma das formas na qual pode ser usada, e acrescenta: uma stira e no um projeto programtico [...] No precisa sequer ter opinio a respeito. A utopia negativa exige somente um radicalismo na observao da situao presente 18. Lanar ao rosto dos leitores uma obra desse porte - como fizera Huxley - no o mesmo que alert-los para um mal bastante possvel? A ndole dos leitores conta muito nesse caso. Se eles so avisados o suficiente para perceberem e diagnosticarem, na realidade, os meandros de um processo representado pela fico, ento a obra adquire o valor que buscamos mostrar com nossa leitura. Portanto, no podemos cometer o equvoco, no caso do AMN, de condensar os teores pessimistas e conservadores num nico termo: conformismo. E nem de pensar que Adorno vira o conformismo somente por este vis. O termo pode aparecer tambm como sinnimo do conservadorismo, enquanto atitude de quem se mostra hostil s inovaes, sobretudo, quando essas atingem a classe a que o conservador pertence. Mas, no que concerne leitura do AMN, o efeito outro e a conceituao deve ser mais precisa: conformismo a atitude de quem aceita determinadas situaes sem opor nenhuma resistncia ou sem tecer qualquer questionamento, o que no ocorre com Huxley, pois a prpria obra, ainda que pessimista, uma forma de reao que desmente a acusao de conformismo. Alm destes aspectos, em nosso trabalho trouxemos discusso muitos outros apresentados pela obra. Com nossa proposta de revitalizar o AMN, buscamos nos sintonizar com aqueles que apontaram a necessidade de uma leitura renovada das obras huxleyanas19. Dentro das nossas possibilidades, tentamos fazer essa releitura iluminando-a com algumas teses que acreditamos
18 19

SZACKI. As Utopias ou A Felicidade Imaginada, p.121-122.

Ver BARBOSA. A volta de Aldous Huxley. CULT Revista Brasileira de Literatura, Ano V, n. 48, p. 12, julho, 2001.

326

Nelson Samuel Porto Veratti

terem sido de extremo valor nesse processo. Assim, nos servirmos das teorias de Weber, Marcuse, Freud, Harvey, Jameson, Arendt, Agamben, Sloterdijk e Adorno, entre outros, alm de buscarmos respaldo em jornais, revistas, vdeos e artigos publicados na internet, a fim de trazer elementos atuais para o campo gravitacional do universo novo-mundista. As 281 pginas que compem nossa dissertao so divididas em cinco captulos, cada um apresentando algumas subdivises. No captulo introdutrio, tratamos de alguns aspectos da obra e do autor e expomos nossos objetivos. O segundo captulo apresenta um considervel (mas no exaustivo) levantamento acerca da recepo crtica do autor e da obra. No seguinte, procedemos anlise literria dos elementos da narrativa (espao, personagens, foco narrativo e tempo, sempre em dilogo com o nosso presente), alm de analisarmos as sutilezas do ttulo e procuramos situar o autor entre a modernidade e a ps-modernidade. O quarto captulo traz um breve tpico que aproxima o livro Fazenda Modelo, de Chico Buarque, da obra huxleyana, e ainda analisa os aspectos totalitrios, imperialistas e biopolticos que regem o Estado novomundista, a partir das obras Origens do Totalitarismo, de Hannah Arendt e Homo Sacer, de Giorgio Agamben. Esse captulo aprofunda a questo do pessimismo e do suposto conformismo huxleyano. No quinto e ltimo captulo, tratamos de algumas hipteses acerca do horizonte que se delineia e discutimos a premncia de se adotar regras ticas perante as descobertas feitas no campo da biotecnologia, que podem reconfigurar o futuro da espcie humana. De modo geral, procuramos nos valer do que encontramos de mais significativo no momento, realando o fato de que, no Brasil e em boa parte do mundo, os estudiosos parecem no ter contemplado, a contento, a ntima relao que pode ser verificada entre os aspectos presentes na civilizao novo-mundista e os clamorosos procedimentos biopolticos apontados por Foucault e redimensionados por Agamben. Causou-nos surpresa e decepo as superficiais e at rarssimas menes obra de Huxley nos livros, artigos, documentrios e entrevistas que envolvem as novas perspectivas do biopoder. No temos dvida de que o AMN a
327

Snteses

expresso literria paroxstica da biopoltica que se inscreve no horizonte da contemporaneidade. Finalmente, um dos fatores perversos, que pode resultar das medidas biopolticas de administrao da vida, que a felicidade produzida em seres que nunca tiveram e nunca tero acesso a outro parmetro de existncia pode inverter os valores e minar pela raiz o possvel efeito crtico-emancipador da obra AMN, j que se corre o imenso risco de que seja lida pelas geraes atuais e pelas vindouras como uma forma desejvel de existncia. A passividade e a cooptao que caracterizam as personagens huxleyanas tambm esto presentes na massa acrtica do mundo atual, muitas vezes sedada por tranqilizantes (Soma), distrada por superficialidades sensoriais (cinema sensvel e msica sinttica), conduzida pelo aboio ideolgico capitalista (consumismo desenfreado), seduzida pela busca da felicidade a qualquer preo (hedonismo e ecstasy), privada das instncias libertadoras (escasso incentivo leitura e reflexo) e infantilizada pela intolerncia frustrao (liberdade sem responsabilidade), entre outras coisas. Longe do equvoco de acreditar que os valores tradicionais so antdotos para todo esse processo desumanizador, o que deve ser considerado o fato de Huxley ter apreendido mudanas de comportamento e de valores que no trazem apenas benefcios condio humana, e uma postura preventiva para com os possveis resultados nos necessria, muito mais do que uma v discusso sobre otimismo e pessimismo. Referncias bibliogrficas:
ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, M. Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Traduo Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. ADORNO, T. W. Aldous Huxley e a Utopia. Prismas: crtica cultural e sociedade. Traduo Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. 1. ed., So Paulo: tica, 2001. ARENDT, H. Origens do Totalitarismo. Traduo Roberto Raposo. So Pau-

328

Nelson Samuel Porto Veratti lo: Cia. das Letras, 1997. BARBOSA, J. A. A volta de Aldous Huxley. CULT Revista Brasileira de Literatura, ano V, n. 48, p. 12-14, julho, 2001. BENTHAM, J. Uma introduo aos princpios da moral e da legislao. Os pensadores. Traduo Luiz Joo Barana. v. XXXIV, 1ed. So Paulo: Abril Cultural, 1974. BOSI, A. Histria concisa da Literatura Brasileira. So Paulo: Cultrix, 1988. CANDIDO, A. et al. A personagem de Fico. So Paulo: Perspectiva, 1985. CAREY, J. Entrevista concedida no documentrio Aldous Huxley: Darkness and Light, dirigido por Chris Hunt. Califrnia, EUA, 1993. CUNHA, F. Ascenso e Queda da Fico Cientfica. Revista Civilizao Brasileira, ano III, n. 13, p. 133-149, maio, 1967. DERBYSHIRE, J. (2003). What happened to Aldous Huxley. The New Criterion, v. 21, n. 6. Disponvel em: www.newcriterion.com/archive/21/ feb03/huxley.htm. GAGNEBIN, J. M. Sete aulas sobre Linguagem, Memria e Histria. Rio de Janeiro: Imago, 1997. GERBER, R. Utopian Fantasy: a study of English Utopian Fiction since the End of the Nineteenth Century. London: Routledge & Kegan Paul Ltd, Broadway House, Carter Lane, 1955. HUXLEY, A. Admirvel Mundo Novo. Traduo Lino Vallandro e Vidal Serrano. So Paulo: Ed. Globo, 2001. MERQUIOR, J.G. Arte e Sociedade em Marcuse, Adorno e Benjamin. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969. OLIVEIRA, F. R. de (2004). A fico cientfica e a questo da subjetividade homem-mquina. COMCINCIA Revista Eletrnica de Jornalismo Cientfico, n. 59, outubro, 2004. Disponvel em: www.comciencia.br/ reportagens/2004/10/creditos.shtml. Acesso em: 07 set.2006. ROSENFELD, A. Letras e Leituras. So Paulo: Perspectiva, 1994.

329

Snteses SZACKI, J. As Utopias ou A Felicidade Imaginada. Traduo Rubem Csar Fernandes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972. VERATTI, N. S. P. Admirvel Mundo Novo: Um enredo de possveis. Dissertao de mestrado. Campinas, Departamento de Teoria e Histria Literria, Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, 2007.

330

You might also like