You are on page 1of 124

MANUAL DO CURSO

- Microsoft Excel Avanado


EMPRESA: Euroscut Lda

FORMADOR: Joo Marciano Sousa

OUTUBRO DE 2012
Governo da Repblica Portuguesa

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

N D I C E Pg. A. ENQUADRAMENTO DO CURSO E SEUS OBJECTIVOS 4 B. MANUAL DA FORMAO 5 1. GUIA DE REVISO: UTILIZAR UMA FUNO NUMA FRMULA 5 2. OBTER MAIS INFORMAES SOBRE COMO UTILIZAR NOMES 6 2.1. Tipos de nomes 7 2.2. Obter informaes sobre regras de sintaxe para nomes 7 2.3. Definir um nome para uma clula ou intervalo de clulas numa folha de clculo 8 2.4. Definir um nome utilizando uma seleco de clulas na folha de clculo 8 3. APLICAR VALIDAO DE DADOS 9 3.1. Aplicar validao de dados a clulas 10 3.2. Descrio geral da validao de dados 10 3.2.1. O que a validao de dados? 10 3.2.2. Quando que a validao de dados til? 12 3.2.3. Mensagens de validao de dados 13 4. FUNES 15 4.1. PROCV (Funo PROCV) 15 4.2. CONTAR.SE (Funo CONTAR.SE) 22 4.3. SOMA.SE (Funo SOMA.SE) 25 4.4. BDCONTAR (Funo BDCONTAR) 28 4.5. BDCONTAR.VAL (Funo BDCONTAR.VAL) 36 4.6. BDMX (Funo BDMX) 45 4.7. BDMDIA (Funo BDMDIA) 53 4.8. BDMN (Funo BDMN) 61 4.9. BDOBTER (Funo BDOBTER) 70 4.10.BDSOMA (Funo BDSOMA) 78 5. ORDENANDO LISTAS 86 5.1. ORDENAR LISTAS POR UMA NICA COLUNA (CAMPO) 87 5.2. ORDENAR LISTAS POR VRIAS COLUNAS (CAMPOS) 88 6. FILTRANDO DADOS NUMA LISTA INTRODUO E CONCEITOS 89 6.1. Aplicao de um filtro automtico 90 6.2. Aplicao de vrios filtros automticos 91 6.3. Aplicao de Filtros Avanados 92 7. TRABALHANDO COM MACROS 94 7.1. Guia de Introduo: Criar uma macro 94 7.2. Vrias formas de executar uma macro 95 7.2.1. Executar uma macro 96 7.2.2. Executar uma macro premindo uma tecla de atalho de combinao com a tecla ctrl 97 C. EXERCCIOS PRTICOS 98 D. BIBLIOGRAFIA 124

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 3 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO A. ENQUADRAMENTO DO CURSO E SEUS OBJECTIVOS


Este Curso destina-se a activos qualificados e/ou empregados que caream de reciclagem e que possuam conhecimentos informticos satisfatrios a nvel da folha de clculo, numa perspectiva de inovao organizacional ou adaptao a novos equipamentos, mtodos ou contextos de trabalho inerentes ao desenvolvimento empresarial. No final deste Curso os participantes devero ser capazes de: Formatar, de um modo personalizado, folhas de clculo recorrendo ao nmero, alinhamento, tipo de letra, padres, limite e proteco; Programar entre folhas de clculo com frmulas aritmticas, funes matemticas, estatsticas, de base de dados, consulta/referncia e lgicas; Aplicar e gerir nomes em diferentes seleces de clulas; Aplicar diferentes tipos de validao de dados; Aplicar ferramentas de controlo de formulrios; Ordenar listas de dados; Aplicar filtros avanados com definio de critrios em conjuno e disjuno; Construir tabelas e grficos dinmicos com mltiplos campos de linha e coluna; Proceder construo de macros automticas associadas a botes de comandos; Aplicar macros personalizadas pr-definidas associando-as a botes de comando.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 4 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO B. MANUAL DA FORMAO


1. Guia de Reviso: Utilizar uma funo numa frmula
Alm de introduzir frmulas que efectuam operaes matemticas bsicas (tais como adicionar, subtrair, multiplicar e dividir), pode utilizar uma vasta biblioteca de funes de folha de clculo incorporadas no Microsoft Excel para fazer muito mais.

Pode utilizar estas funes para devolver informaes, tais como: Obter a data actual. Localizar o nmero de caracteres numa clula. Manipular texto; por exemplo, converter "ol" em "Ol" ou at mesmo em "OL". Calcular um pagamento de emprstimo. Testar o contedo de duas clulas para ver qual a maior ou se so idnticas. Como? Comear a escrever numa clula Numa clula, escreva o sinal de igual (=) e, em seguida, escreva uma letra, tal como um "a" para ver uma lista de funes disponveis. Utilize a tecla de seta para baixo para se deslocar para baixo na lista. medida que se deslocar na lista, ver uma breve descrio para cada funo. Por exemplo, a Descrio para a funo ABS "Devolve o valor absoluto de um nmero, um nmero sem o respectivo sinal". Escolher uma funo e preencher os respectivos argumentos Na lista, faa duplo clique na funo que pretende utilizar. O Excel introduz o nome da funo na clula, seguido de um parntese de abertura; por exemplo, =SOMA(. Introduza um ou mais argumentos a seguir ao parntese de abertura, se necessrio. Um argumento uma poro de informao utilizada pela funo. O Excel mostralhe o tipo de informaes que dever introduzir como argumento. Por vezes, um nmero; por vezes, texto; por outras vezes, uma referncia a outra clula.
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 5 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

Por exemplo, a funo ABS requer um nmero como respectivo argumento. A funo SUPERIOR (que converte qualquer texto em minsculas em texto em maisculas) requer uma cadeia de texto como respectivo argumento. A funo PI no requer argumentos, por devolver simplesmente o valor de pi (3,14159...).

Concluir a frmula e ver os resultados Prima ENTER. O Excel adiciona automaticamente o parntese de fecho e a clula mostra o resultado da funo utilizada na frmula. Seleccione a clula e olhe para a barra de frmulas para ver a frmula.

Passos seguintes Experimente criar frmulas que utilizem funes aninhadas; ou seja, uma frmula que utilize uma funo e que, em seguida, utilize o resultado da mesma noutra funo. Experimente utilizar algumas funes que nunca utilizou anteriormente e veja se devolvem os valores esperados.

2. Obter mais informaes sobre como utilizar nomes


O nome uma abreviatura com significado que facilita a compreenso do objectivo de uma referncia de clula, constante, frmula ou tabela, j que primeira vista todos estes elementos podem ser de difcil compreenso. As informaes que se seguem mostram exemplos comuns de nomes e a forma como podem melhorar a clareza e compreenso.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 6 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Tipo de Exemplo Referncia Constante Frmula Exemplo sem nome =SOMA(C20:C30) =PRODUTO(A5;8.3) =SOMA(PROCV(A1;B1:F20;FALSO); G5) Tabela C4:G36 Exemplo com um nome =SOMA(VendasPrimeiroTrimestre) =PRODUTO(Preo;ImpostoVendasWA) =SOMA(Nvel_Inventrio;Montante_Encomenda) =VendasPrincipais06

2.1. Tipos de nomes


Existem vrios tipos de nomes que pode criar e utilizar. Nome definido Um nome que representa uma clula, intervalo de clulas, frmula ou valor constante. Pode criar o seu prprio nome definido e, por vezes, o Microsoft Excel cria automaticamente um nome definido, como, por exemplo, quando define uma rea de impresso. Nome da tabela Um nome para uma tabela do Excel, que consiste numa coleco de dados sobre um assunto especfico armazenado em registos (linhas) e campos (colunas). O Excel cria um nome predefinido de tabela do Excel com a designao Tabela1, Tabela2, e assim sucessivamente, sempre que inserir uma tabela do Excel, mas poder alterar o nome de uma tabela para lhe dar um significado mais concreto.

2.2. Obter informaes sobre regras de sintaxe para nomes


Segue-se uma lista das regras de sintaxe que necessita de ter em considerao quando cria e edita nomes. Caracteres vlidos O primeiro carcter de um nome tem de ser uma letra, um carcter de sublinhado (_), ou uma barra invertida (\). Os restantes caracteres do nome podem ser letras, nmeros, pontos e caracteres de sublinhado. Nota No possvel utilizar os caracteres em maisculas e minsculas "C", "c", "R" o u"r" como nome definido, uma vez que so utilizados como uma abreviatura para seleccionar uma linha ou coluna para a clula seleccionada actualmente quando forem introduzidas numa caixa de texto Nome ou Ir Para. As referncias de clula no so permitidas Os nomes no podem ser iguais a uma referncia de clula, tal como Z$100 ou R1C1. Os espaos no so vlidos Os espaos no so permitidos como parte de um nome. Utilize o carcter de sublinhado (_) e o ponto (.) como separadores de palavras; por exemplo, Imposto_Sobre_Vendas ou Primeiro.Trimestre. Comprimento do nome Um nome pode conter at 255 caracteres.
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 7 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Sensibilidade a maisculas e minsculas Os nomes podem conter letras em maisculas e minsculas. O Excel no distingue entre caracteres em maisculas e minsculas nos nomes. Por exemplo, se criar o nome Vendas e, em seguida, criar outro nome designado como VENDAS no mesmo livro, o Excel ir pedir-lhe que escolha um nome exclusivo.

2.3. Definir um nome para uma clula ou intervalo de clulas numa folha de clculo
1. Seleccione a clula, intervalo de clulas ou seleces no adjacentes aos quais pretende atribuir um nome. 2. Clique na caixa Nome na extremidade esquerda da barra de frmulas. Caixa Nome 3. Escreva o nome que pretende utilizar para referir-se seleco. Os nomes podem ter um comprimento mximo de 255 caracteres. 4. Prima ENTER. Nota No pode atribuir um nome a uma clula quando se encontra em modo de edio para alterar o contedo da clula.

2.4. Definir um nome utilizando uma seleco de clulas na folha de clculo


possvel converter etiquetas de colunas e linhas existentes em nomes. 1. Seleccione o intervalo ao qual pretende atribuir um nome, incluindo as etiquetas de colunas ou linhas. 2. No separador Frmulas, no grupo Nomes Definidos, clique em Criar a partir da Seleco.

3. Na caixa de dilogo Criar Nomes a partir da Seleco, indique a localizao que contm as etiquetas seleccionando a caixa de verificao Linha de cima, Coluna da esquerda, Linha de baixo ou Coluna da direita. Nota Um nome criado atravs deste procedimento refere-se apenas s clulas que contm valores e no incluam as etiquetas de colunas e linhas existentes.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 8 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


3. Aplicar validao de dados
Pode utilizar a validao de dados para controlar o tipo de dados ou os valores que os utilizadores introduzem numa clula. Por exemplo, pode utilizar a validao de dados para restringir a introduo de dados num determinado intervalo de dados, limitar as escolhas utilizando uma lista ou certificar-se de que s so introduzidos nmeros inteiros. Como? Seleccione uma ou mais clulas a validar e, no separador Dados, no grupo Ferramentas de Dados, clique em Validao de Dados.

Problema: O comando Validao de Dados est indisponvel. possvel que uma tabela do Microsoft Excel esteja ligada a um site SharePoint No possvel adicionar a validao de dados a uma tabela do Excel associada a um site SharePoint. Para adicionar a validao de dados, necessrio desassociar a tabela do Excel ou converter a tabela do Excel num intervalo. Pode estar actualmente a introduzir dados O comando Validao de Dados no est disponvel no separador Dados enquanto estiver a introduzir dados numa clula. Para concluir a introduo de dados, prima ENTER ou ESC. A folha de clculo pode estar protegida ou partilhada No possvel alterar as definies de validao de dados se o livro estiver partilhado ou protegido. Para obter informaes sobre como parar a partilha ou proteco de um livro, consulte as hiperligaes na seco Consulte Tambm. Na caixa de dilogo Validao de Dados, clique no separador Definies e, em seguida, seleccione o tipo de validao de dados pretendido. Por exemplo, se pretender que os utilizadores introduzam um nmero de conta com 5 dgitos, na caixa Permitir, seleccione Comprimento do Texto, na caixa Dados seleccione igual a e na caixa Comprimento escreva 5.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 9 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

Efectue um ou ambos os seguintes procedimentos: Para apresentar uma mensagem de entrada ao clicar na clula, clique no separador Mensagem de Entrada, clique na caixa de verificao Mostrar mensagem de entrada ao seleccionar clula e introduza as opes da mensagem de entrada pretendidas. Para especificar uma resposta quando os utilizadores introduzem dados invlidos na clula, clique no separador Aviso de Erro, clique na caixa de verificao Mostrar aviso de erro aps introduo de dados invlidos e, em seguida, introduza as definies de aviso pretendidas.

3.1. Aplicar validao de dados a clulas


Utilize a validao de dados para controlar o tipo de dados ou os valores que os utilizadores introduzem numa clula. Por exemplo, poder pretender restringir a introduo de dados a um determinado intervalo de dados, limitar as escolhas utilizando uma lista ou certificar-se de que s possvel introduzir nmeros inteiros. Este artigo descreve o funcionamento da validao de dados no Excel e reala as diferentes tcnicas de validao de dados disponveis. No abrange a proteco de clulas, uma funcionalidade que permite "bloquear" ou ocultar determinadas clulas numa folha de dados para no poderem ser editadas ou substitudas.

3.2. Descrio geral da validao de dados


3.2.1. O que a validao de dados? A validao de dados uma funcionalidade do Excel que pode ser utilizada para definir restries aos dados que podem ou devem ser introduzidos numa clula. A validao de dados pode ser configurada para impedir que os utilizadores introduzam dados invlidos. Se preferir, poder permitir que os utilizadores introduzam dados invlidos, mas avise-os quando tentarem escrevEmpresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 10 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


los na clula. Tambm poder fornecer mensagens para definir o que espera que seja introduzido numa clula, bem como instrues para ajudar os utilizadores a corrigir quaisquer erros. Por exemplo, num livro de marketing, poder configurar uma clula para permitir apenas nmeros de contas exactamente com trs caracteres de comprimento. Quando os utilizadores seleccionam a clula, pode mostrar-lhes uma mensagem semelhante seguinte:

Se os utilizadores ignorarem esta mensagem e escreverem dados invlidos na clula, tal como um nmero de dois ou cinco dgitos, poder mostrar uma mensagem de erro. Num cenrio algo mais avanado, poder utilizar a validao de dados para calcular o valor mximo permitido numa clula baseado num valor existente noutra parte do livro. No exemplo seguinte, o utilizador escreveu 3.000 na clula E7, o que excede o limite mximo especificado para comisses e bnus.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 11 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Se o oramento para vencimentos aumentasse ou diminusse, o mximo permitido em E7 aumentaria ou diminuiria automaticamente em paralelo. As opes de validao de dados encontram-se no separador Dados, no grupo Ferramentas de Dados.

Configure a validao de dados na caixa de dilogo Validao de Dados.

3.2.2. Quando que a validao de dados til? A validao de dados inestimvel quando pretende partilhar um livro com outras pessoas na sua organizao e pretende que os dados introduzidos no livro sejam exactos e consistentes. Entre outras coisas, a validao de dados pode ser utilizada para o seguinte: Restringir dados a itens predefinidos numa lista Por exemplo, poder limitar tipos de departamento a Vendas, Financeiro, Investigao e Desenvolvimento e TI. Do mesmo modo, poder criar uma lista de valores a partir de um intervalo de clulas noutro local na folha de clculo.

Restringir nmeros fora de um intervalo especificado Por exemplo, poder especificar um limite mnimo de dedues a duas vezes o nmero de filhos numa clula especfica.
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 12 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Restringir dados fora de determinado perodo de tempo Por exemplo, poder especificar um perodo de tempo entre a data actual e 3 dias a contar a partir da data actual. Restringir horas fora de determinado perodo de tempo Por exemplo, poder especificar um perodo de tempo para servir o pequeno-almoo entre a hora em que o restaurante abre e 5 horas depois de o restaurante abrir. Limitar o nmero de caracteres de texto Por exemplo, poder limitar o texto permitido numa clula a 10 ou menos caracteres. Do mesmo modo, poder definir o comprimento especfico de um campo de nome completo (C1) como o comprimento actual de um campo de nome prprio (A1) e o campo de apelido (B1), mais 10 caracteres. Validar dados com base em frmulas ou valores noutras clulas Por exemplo, poder utilizar a validao de dados para definir um limite mximo para as comisses e bnus de 2.500, baseado no valor global previsto para vencimentos. Se os utilizadores introduzirem mais de 2.500 na clula, ser apresentada uma mensagem de validao. 3.2.3. Mensagens de validao de dados Aquilo que visvel aos utilizadores quando introduzem dados invlidos numa clula depende de como foi configurada a validao de dados. Pode optar por mostrar uma mensagem de entrada quando o utilizador selecciona a clula. Este tipo de mensagem apresentado junto da clula. Pode mover esta mensagem, se pretender, e esta permanece visvel at ir para outra clula ou premir ESC.

Tambm poder optar por mostrar um alerta de erro apenas depois de os utilizadores introduzirem dados invlidos.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 13 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

Pode optar por trs tipos de alerta de erro: cone Tipo Parar Utilizar para Impedir os utilizadores de introduzirem dados invlidos numa clula. Uma mensagem de alerta Parar tem duas opes: Tentar Novamente ou Cancelar. Aviso Avisar os utilizadores que os dados introduzidos so invlidos, sem impedir a respectiva introduo. Quando apresentada uma mensagem de alerta de Aviso, os utilizadores podem clicar em Sim para aceitarem a entrada invlida, No para editarem a entrada invlida ou Cancelar para remover a entrada invlida. Informaes Informar os utilizadores que os dados que introduziram so invlidos, sem impedir a respectiva introduo. Este tipo de alerta de erro o mais flexvel. Quando apresentada uma mensagem de alerta de Informaes, os utilizadores podem clicar em OK para aceitar o valor invlido ou em Cancelar para o rejeitar. possvel personalizar o texto apresentado aos utilizadores numa mensagem de alerta de erro. Se optar por no o fazer, apresentada aos utilizadores uma mensagem predefinida. As mensagens de entrada e os alertas de erro s so apresentados quando os dados so escritos directamente nas clulas. No so apresentados nas seguintes condies: Um utilizador introduz dados na clula atravs da cpia ou preenchimento. Uma frmula na clula calcula um resultado que no vlido.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 14 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

4. FUNES
4.1. PROCV (Funo PROCV)
Seguidamente descreve a sintaxe da frmula e a utilizao da funo PROCV no Microsoft Excel. Descrio Pode utilizar a funo PROCV para pesquisar a primeira coluna de um intervalo de clulas e, em seguida, devolver um valor de qualquer clula na mesma linha do intervalo. Por exemplo, suponha que tem uma lista de empregados contida no intervalo A2:C10. Os nmeros de ID dos empregados so armazenados na primeira coluna do intervalo, como mostrado na seguinte ilustrao.

Se souber qual o nmero de ID do empregado, pode utilizar a funo PROCV para devolver o departamento ou o nome desse empregado. Para obter o nome do empregado nmero 38, pode utilizar a frmula =PROCV(38; A2:C10; 3; FALSO). Esta frmula procura o valor 38 na primeira coluna do intervalo A2:C10 e devolve o valor contido na terceira coluna na mesma linha que o valor de pesquisa ("Diogo Andrade"). O V em PROCV corresponde a vertical. Utilize PROCV em vez de PROCH quando os valores de comparao estiverem localizados numa coluna esquerda dos dados que pretende localizar. Sintaxe

PROCV(valor_proc; matriz_tabela; nm_ndice_coluna; [procurar_intervalo])


A sintaxe da funo PROCV tem os seguintes argumentos: valor_proc Obrigatrio. o valor a procurar na primeira coluna da tabela ou intervalo. O argumento valor_proc pode ser um valor ou uma referncia. Se o valor fornecido para o argumento valor_proc for inferior ao valor mais baixo na primeira coluna do argumento matriz_tabela, PROCV devolve o valor de erro #N/D. matriz_tabela Obrigatrio. O Intervalo de clulas que contm os dados. Pode utilizar uma referncia a um intervalo (por exemplo, A2:D8) ou um nome de intervalo. Os valores na
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa Pgina 15 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


primeira coluna da matriz_tabela so os valores pesquisados pelo valor_proc. Estes valores podem ser texto, nmeros ou valores lgicos. O texto em maisculas e minsculas equivalente. nm_ndice_coluna Obrigatrio. O nmero da coluna no argumento matriz_tabela a partir do qual o valor correspondente tem de ser devolvido. Um argumento nm_ndice_coluna de 1 devolve o valor da primeira coluna na matriz_tabela; um nm_ndice_coluna de 2 devolve o valor da segunda coluna na matriz_tabela e assim sucessivamente. Se o argumento nm_ndice_coluna for: Menor que 1, PROCV devolve o valor de erro #VALOR!. Maior que o nmero de colunas na matriz_tabela, PROCV devolve o valor de erro #REF!. procurar_intervalo Opcional. Um valor lgico que especifica se deseja que que PROCV localize uma correspondncia exacta ou uma correspondncia aproximada: Se procurar_intervalo for VERDADEIRO ou omisso, devolvida uma correspondncia exacta ou aproximada. Se no for encontrada uma correspondncia exacta, devolvido o valor maior seguinte que seja inferior ao valor_proc. IMPORTANTE Se procurar_intervalo for VERDADEIRO ou omisso, os valores da primeira coluna da matriz_tabela tm de ser colocados por ordem ascendente; caso contrrio, PROCV poder no devolver o valor correcto. Se procurar_intervalo for FALSO, os valores na primeira coluna da matriz tabela no precisam de estar ordenados. Se o argumento procurar_intervalo for FALSO, a funo PROCV s encontrar uma correspondncia exacta. Se houver dois ou mais valores na primeira coluna da matriz_tabela que correspondem ao valor_proc, utilizado o primeiro valor encontrado. Se no for utilizada uma correspondncia exacta, devolvido o valor de erro #N/D. Observaes Ao procurar valores de texto na primeira coluna da matriz_tabela, certifique-se de que os dados na primeira coluna da matriz_tabela no tm espaos esquerda, espaos direita, utilizao inconsistente de plicas ( ' ou " ) e aspas ( ou ) ou caracteres no imprimveis. Nestes casos, PROCV pode apresentar um valor incorrecto ou inesperado. Para obter mais informaes, consulte a Funo LIMPAR e a Funo COMPACTAR.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 16 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Ao procurar valores de dados ou de nmero, certifique-se de que os dados na primeira coluna da matriz_tabela no esto armazenados como valores de texto. Neste caso, PROCV poder devolver um valor incorrecto ou inesperado. Se procurar_intervalo for FALSO e valor_proc for texto, pode utilizar os caracteres universais ponto de interrogao (?) e asterisco (*) no valor_proc. Um ponto de interrogao corresponde a qualquer carcter individual; um asterisco corresponde a qualquer sequncia de caracteres. Se pretender localizar mesmo um ponto de interrogao ou asterisco, escreva um til (~) antes do carcter. Exemplo EXEMPLO 1 Este exemplo procura a coluna Densidade de uma tabela de propriedades atmosfricas de modo a localizar os valores correspondentes nas colunas Viscosidade e Temperatura. (Os valores so 0 graus Celsius ao nvel do mar ou 1 de atmosfera.) mais fcil compreender o exemplo se o copiar para uma folha de clculo em branco. Como copiar um exemplo? 1. Seleccione o exemplo neste artigo. IMPORTANTE No seleccione os cabealhos de linha ou coluna.

Seleccionar um exemplo da Ajuda 2. Prima CTRL+C. 3. No Excel, crie um livro ou uma folha de clculo em branco. 4. Na folha de clculo, seleccione a clula A1 e prima CTRL+V. IMPORTANTE Para que o exemplo funcione correctamente, ter de col-lo na clula A1 da folha de clculo. 5. Para alternar entre ver os resultados e ver as frmulas que devolvem os resultados, prima CTRL+` (acento grave) ou no separador Frmulas, no grupo Auditoria de Frmulas, clique no boto Mostrar Frmulas.
1 2 3 4 Empresa: Euroscut Lda. A Densidade 0,457 0,525 B Viscosidade 3,55 3,25 C Temperatura 500 400

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 17 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


5 6 7 8 9 10 11 0,606 0,675 0,746 0,835 0,946 1,09 1,29 Frmula =PROCV(1;A2:C10;2) 2,93 2,75 2,57 2,38 2,17 1,95 1,71 Descrio Utilizar uma correspondncia aproximada, procura pelo 300 250 200 150 100 50 0 Resultado 2,17

valor 1 na coluna A, localiza o maior valor menor ou igual a 1 na coluna A que 0,946 e, 12 em seguida, devolve o valor da coluna B na mesma

coluna. =PROCV(1;A2:C10;3;VERDADEIRO) Utilizar uma correspondncia aproximada, procura pelo 100

valor 1 na coluna A, localiza o maior valor menor ou igual a 13 1 na coluna A que 0,946 e, em seguida, devolve o valor da coluna C na mesma

coluna. 14 =PROCV(0,7;A2:C10;3;FALSO) Utilizando correspondncia uma exacta, #N/D

procura o valor 0,7 na coluna A. Visto que no existe uma correspondncia exacta na 15 coluna A, devolvido um erro. =PROCV(0,1;A2:C10;2;VERDADEIRO) Utilizar uma correspondncia #N/D

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 18 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


aproximada, procura o valor 0,1 na Coluna A. Visto que 0,1 inferior ao valor mais baixo na coluna A, devolvido um 16 =PROCV(2;A2:C10;2;VERDADEIRO) erro. Utilizar uma correspondncia aproximada, procura o valor 2 na coluna A, localiza o maior valor menor ou igual a 2 na coluna A, que 1,29 e, em seguida, devolve o valor da coluna B na mesma linha. 1,71

EXEMPLO 2 Este exemplo procura na coluna ID do Item de uma tabela de produtos de beb e encontra valores de correspondncia nas colunas Custo e Margem percentual para calcular os preos e condies de teste. mais fcil compreender o exemplo se o copiar para uma folha de clculo em branco.

1 2 3 4

A ID do Item CH-340

B Item Carrinho de passeio

C Custo 145,67

D Margem 30%

BT-567 5 FR-328 6 TO-989 7 AS-469 Frmula = PROCV("FR-328"; A2:D6; 3; 8 FALSO) * (1 + PROCV("FR328"; A2:D6; 4; FALSO)) = (PROCV("TO-989"; A2:D6; 3; FALSO) * (1 + PROCV("WI989"; A2:D6; 4; FALSO))) * (1 Empresa: Euroscut Lda.

Babete Fraldas Toalhetes Aspirador Descrio

3,56 21,45 5,12 2,56

40% 35% 40% 45% Resultado 28,96

Calcula o preo de venda ao pblico de fraldas adicionando a margem percentual ao custo. Calcula o preo de vendas dos toalhetes subtraindo um desconto especfico do preo de venda ao Formador: Joo Marciano Sousa

5,73

Pgina 19 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


9 - 20%) = SE(PROCV(A2; A2:D6; 3; FALSO) >= 20; "Margem " & 100 * PROCV(A2; A2:D6; 4; FALSO) &"%"; "Custo inferior a 20,00") 10 = SE(PROCV(A3; A2:D6; 3; FALSO) >= 20; "Margem : " & 100 * PROCV(A3; A2:D6; 4; FALSO) &"%"; "Custo " & PROCV(A3; A2:D6; 3; FALSO)) pblico. Se o custo de um item for maior ou igual a 20,00, apresenta a cadeia "Margem nn%"; caso contrrio, apresenta a cadeia "Custo inferior a 20,00". Se o custo de um item for maior ou igual a 20,00, apresenta a cadeia "Margem nn%"; caso contrrio, apresenta a cadeia "Custo inferior a n.nn". (Custo de 3,56) (Margem de 30%)

11

EXEMPLO 3 Este exemplo procura a coluna ID de uma tabela de funcionrios e faz a correspondncia de valores em outras colunas para calcular as idades e testar condies de erro. mais fcil compreender o exemplo se o copiar para uma folha de clculo em branco.
A 1 ID B Apelido C Nome prprio 2 1 Oliveira Susana Representante de Vendas 3 2 3 4 4 5 5 6 6 7 Sousa Lus Bento Rui Lacerda Carlos Freitas Bento Victor Paula V.P. de Vendas Representante de Vendas Representante de Vendas Gerente Comercial Representante de Vendas 7/2/1963 3/4/1955 19/9/1958 19/2/1952 30/8/1963 8/12/1968 D Cargo E Data de nascimento

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 20 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


8 Frmula =INT(FRACOANO(DA TA(2004,6,30), PROCV(5,A2:E7,5, FALSO), 1)) Descrio Para o ano fiscal 2004 localiza a idade do funcionrio com o ID igual a 5. Utiliza a funo FRACOANOpara subtrair a data de nascimento da data de fim do ano fiscal e apresenta o resultado como um nmero inteiro utilizando a funo INT. 9 =SE(.NO.DISP(PROCV (5,A2:E7,2,FALSO)) = VERDADEIRO, "Funcionrio no foi encontrado", PROCV(5,A2:E7,2,FALS O)) =SE(.NO.DISP(PROCV (15,A3:E8,2,FALSO)) = 10 VERDADEIRO, "Funcionrio no encontrado", PROCV(15,A3:E8,2,FALS O)) =PROCV(4;A2:E7;3;FALS O) & " " & PROCV(4;A2:E7;2;FALS O) & " um " & PROCV(4;A2:E7;4;FALS 11 O) Se houver um funcionrio com um ID de 5, apresenta o apelido do funcionrio; caso contrrio, apresenta a mensagem "Funcionrio no foi encontrado". A funo .NO.DISP devolve um valor VERDADEIRO quando a funo PROCV devolve o valor de erro #N/D. Se houver um funcionrio com um ID de 15, apresenta o apelido do funcionrio; caso contrrio, apresenta a mensagem "Funcionrio no foi encontrado". A funo .NO.DISP devolve um valor VERDADEIRO quando a funo PROCV devolve o valor de erro #ND. Para o funcionrio com um ID de 4, concatena os valores de trs clulas numa frase completa. Carlos Lacerda um Representante de Vendas. O funcionrio no foi encontrado. Bento Resultado 49

12

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 21 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

4.2. CONTAR.SE (Funo CONTAR.SE)


Seguidamente descreve-se a sintaxe da frmula e a utilizao da funo CONTAR.SE no Microsoft Excel. Descrio A funo CONTAR.SE conta o nmero de clulas de um intervalo que correspondem a um critrio especificado. Por exemplo, pode contar todas as clulas iniciadas por uma determinada letra ou todas as clulas que contm um nmero maior ou menor que um nmero especificado. Por exemplo, suponha que tem uma folha de clculo que contm uma lista de tarefas na coluna A e o nome prprio da pessoa atribuda a cada tarefa na coluna B. Poder utilizar a funo CONTAR.SE para contar o nmero de vezes que o nome de uma pessoa aparece na coluna B e, deste modo, determinar quantas tarefas esto atribudas a essa pessoa. Por exemplo: =CONTAR.SE(B2:B25,"Leonor") NOTA Para contar clulas com base em vrios critrios, consulte Funo CONTAR.SE.S. Sintaxe

CONTAR.SE(intervalo; critrios)
A sintaxe da funo CONTAR.SE.S tem os seguintes argumentos: intervalo Obrigatrio. Uma ou mais clulas que pretende contar, incluindo nmeros ou nomes, matrizes ou referncias que contenham nmeros. Os valores de texto e em branco so ignorados. critrios Obrigatrio. Um critrio na forma de um nmero, expresso, referncia da clula ou texto) que define quais as clulas que sero contadas. Por exemplo, critrios podem ser expressos como 32, "32", ">;32", "mas" ou B4. NOTAS Pode utilizar os caracteres universais o ponto de interrogao (?) e o asterisco (*) nos critrios. Um ponto de interrogao corresponde a qualquer carcter individual e um asterisco corresponde a qualquer sequncia de caracteres. Se pretender localizar mesmo um ponto de interrogao ou asterisco, escreva um til (~) antes do carcter. Os critrios no so sensveis a maisculas e minsculas; por exemplo, a cadeia "mas" e a cadeia "MAS" correspondero s mesmas clulas.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 22 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Exemplo
EXEMPLO 1: FRMULAS CONTAR.SE COMUNS mais fcil compreender o exemplo se o copiar para uma folha de clculo em branco.
1 2 3 4 5 6 A Dados mas laranjas pssegos mas Frmula 7 =CONTAR.SE(A2:A5;"mas") B Dados 32 54 75 86 Descrio Nmero de clulas com 8 =CONTAR.SE(A2:A5;A4) 9 mas nas Resultado 2 C

clulas A2 a A5. Nmero de clulas com pssegos nas clulas A2 a A5. 1

10

=CONTAR.SE(A2:A5;A3)+CONTAR.SE(A2:A5;A2)

Nmero de clulas com laranjas e mas nas clulas A2 a A5.

11 =CONTAR.SE(B2:B5;">55") Nmero de clulas com 12 =CONTAR.SE(B2:B5;"<>"&B4) um valor 2

superior a 55 nas clulas B2 a B5. Nmero de clulas com um valor 3

diferente de 75 nas clulas B2 a B5. =CONTAR.SE(B2:B5;">=32")CONTAR.SE(B2:B5;">85") Nmero de clulas com um valor maior ou igual a 32 e menor ou igual a 85 nas clulas B2 a B5. Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa 3

Pgina 23 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


EXEMPLO 2: FRMULAS CONTAR.SE UTILIZANDO CARACTERES UNIVERSAIS E TRATAMENTO DE VALORES EM BRANCO mais fcil compreender o exemplo se o copiar para uma folha de clculo em branco. 1 2 3 4 5 6 7 8 A Dados mas laranjas pssegos mas Frmula =CONTAR.SE(A2:A7;"*es") B Dados Sim No No sim Descrio Nmero de clulas que terminam com as letras "s" nas clulas A2 a A7. 9 =CONTAR.SE(A2:A7;"???s") Nmero de clulas que terminam com as letras "s" e com 5 letras exactamente clulas A2 a A7. 10 =CONTAR.SE(A2:A7;"*") Nmero de clulas que contm qualquer texto nas clulas A2 a A7. 11 =CONTAR.SE(A2:A7;"<>"&"*") Nmero de clulas que no contm texto nas clulas A2 a A7. 12 =CONTAR.SE(B2:B7;"No") LINS(B2:B7) / O nmero mdio de votos "No" (incluindo clulas em branco) nas clulas B2 a B7. 13 =CONTAR.SE(B2:B7;"Sim") (LINS(B2:B7) / O nmero mdio de votos "Sim" (excluindo 0,5 0,333333333 2 4 nas 2 Resultado 2 C

-CONTAR.SE(B2:B7;

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 24 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


"<>"&"*")) 14 NOTA Para visualizar o nmero como uma percentagem, seleccione a clula e, em seguida, no separador Base, no grupo Nmero, clique em Estilo de Percentagem . clulas em branco) nas clulas B2 a B7.

4.3. SOMA.SE (Funo SOMA.SE)


Este artigo descreve a sintaxe da frmula e a utilizao da funo SOMA.SE no Microsoft Excel.

Descrio
A funo SOMA.SE utilizada para somar os valores de um intervalo que correspondam aos critrios especificados. Por exemplo, suponha que, numa coluna que contm nmeros, s pretende somar os valores maiores que 5. Poder utilizar a seguinte frmula: =SOMA.SE(B2:B25,">5") Neste exemplo, os critrios so aplicados aos mesmos valores que esto a ser somados. Se pretender, pode aplicar os critrios a um intervalo e somar os valores correspondentes noutro intervalo. Por exemplo, a frmula =SOMA.SE(B2:B5, "Joo", C2:C5) s soma os valores no C2:C5, nos quais as clulas correspondentes no intervalo B2:B5 sejam iguais a "Joo". NOTA Para somar clulas com base em vrios critrios, consulte Funo SOMA.SE.S.

Sintaxe

SOMA.SE(intervalo; critrios; [intervalo_soma])


A sintaxe da funo SOMA.SE tem os seguintes argumentos: intervalo Obrigatrio. O intervalo de clulas que pretende avaliar por critrio. As clulas em cada intervalo tm de ser nmeros ou nomes, matrizes ou referncias que contenham nmeros. Os valores de texto e em branco so ignorados. critrios Obrigatrio. O critrio na forma de um nmero, expresso, referncia de clula, texto ou uma funo que define as clulas que sero adicionadas. Por exemplo, os critrios podem ser expressos como 32, ">32", B5, 32, "32", "mas" ou HOJE(). IMPORTANTE Qualquer critrio de texto ou que inclua smbolos lgicos ou matemticos tem de ser escrito entre aspas ("). Se os critrios forem numricos, no necessrio utilizar aspas. intervalo_soma Opcional. As clulas a adicionar, se pretender adicionar clulas para alm das especificadas no argumento de intervalo. Se o argumento intervalo_soma for omitido, o Excel adiciona as clulas especificadas no argumento intervalo (as mesmas clulas s quais os critrios so aplicados).
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 25 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


NOTAS O argumento intervalo_soma no tem de ter o mesmo tamanho e forma que o argumento intervalo. As clulas reais adicionadas so determinadas utilizando a clula superior esquerda do argumento intervalo_soma como clula inicial e, em seguida, incluem as clulas que correspondem em tamanho e forma ao argumento intervalo. Por exemplo: Se o intervalo for A1:A5 A1:A5 A1:B4 A1:B4 E, intervalo_soma for B1:B5 B1:B3 C1:D4 C1:C2 Ento, as clulas reais so B1:B5 B1:B5 C1:D4 C1:D4

Pode utilizar os caracteres universais o ponto de interrogao (?) e o asterisco (*) no argumento critrios. Um ponto de interrogao corresponde a qualquer carcter individual e um asterisco corresponde a qualquer sequncia de caracteres. Se pretender localizar mesmo um ponto de interrogao ou asterisco, escreva um til (~) antes do carcter. Exemplo EXEMPLO 1 mais fcil compreender o exemplo se o copiar para uma folha de clculo em branco. Como copiar um exemplo? 1. Seleccione o exemplo neste artigo. IMPORTANTE No seleccione os cabealhos de linha ou coluna.

Seleccionar um exemplo da Ajuda 2. 3. 4. Prima CTRL+C. No Excel, crie um livro ou uma folha de clculo em branco. Na folha de clculo, seleccione a clula A1 e prima CTRL+V. IMPORTANTE Para que o exemplo funcione correctamente, ter de col-lo na clula A1 da folha de clculo. 5. Para alternar entre ver os resultados e ver as frmulas que devolvem os resultados, prima CTRL+` (acento grave) ou no separador Frmulas, no grupo Auditoria de Frmulas, clique no boto Mostrar Frmulas. A
Empresa: Euroscut Lda.

B
Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 26 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


1 2 3 4 5 6 Valor de Propriedade 100.000 200.000 300.000 400.000 Frmula =SOMA.SE(A2:A5,">160000",B2:B5) 7 =SOMA.SE(A2:A5,">160000") 8 =SOMA.SE(A2:A5,300000,B2:B5) 9 =SOMA.SE(A2:A5,">" & C2,B2:B5) 10 EXEMPLO 2 mais fcil compreender o exemplo se o copiar para uma folha de clculo em branco. 1 2 3 4 5 6 7 8 Vegetais Fruta Frmula 9 =SOMA.SE(A2:A7,"Fruta",C2:C7) A Categoria Vegetais Vegetais Fruta B Alimentos Tomates Aipo Laranjas Manteiga Cenouras Mas Descrio Soma das vendas de todos os alimentos na categoria "Fruta". 10
Empresa: Euroscut Lda.

Comisso 7.000 14.000 21.000 28.000 Descrio Soma das comisses dos valores de propriedade superiores a 160.000. Soma dos valores de propriedade superiores a 160.000 Soma das comisses de valores de propriedade iguais a 300.000 Soma das comisses dos valores de propriedade maiores que o valor em C2.

Dados 250.000

Resultado 63.000

900.000

21.000

49.000

C Vendas 2300 5500 800 400 4200 1200 Resultado 2000

=SOMA.SE(A2:A7,"Vegetais",C2:C7)

Soma das vendas de todos os

12000

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 27 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


alimentos na categoria "Vegetais". =SOMA.SE(B2:B7,"*as",C2:C7) 11 Soma das vendas de todos os alimentos terminados em "as" (Laranjas, Cenouras). 12 =SOMA.SE(A2:A7,"",C2:C7) Soma das vendas de todos os alimentos sem uma categoria especificada. 400 5000

4.4. BDCONTAR (Funo BDCONTAR)


Eis a sintaxe da frmula e a utilizao da funo BDCONTAR no Microsoft Excel.

Descrio
Conta as clulas que contm nmeros num campo (coluna) de registos numa lista ou base de dados que correspondam s condies especificadas. O argumento de campo opcional. Se o campo for omitido, BDCONTAR conta todos os registos da base de dados que correspondam aos critrios.

Sintaxe

BDCONTAR(base de dados; campo; critrios)


A sintaxe da funo BDCONTAR tem o seguinte argumento: Base de dados Obrigatrio. O intervalo de clulas que formam a lista ou base de dados. Uma base de dados uma lista de dados relacionados cujas linhas de informao relacionada so registos e as colunas de dados so campos. A primeira linha da lista contm rtulos para cada coluna. Campo Obrigatrio. Indica a coluna utilizada na funo. Introduza o rtulo de coluna entre aspas (como "Idade" ou "Proveito") ou um nmero (sem aspas) que represente a posio da coluna na lista: 1 para a primeira coluna, 2 para a segunda coluna e assim sucessivamente. Critrios Obrigatrio. O intervalo de clulas que contm as condies especificadas. Pode utilizar qualquer intervalo para o argumento critrios desde que inclua, pelo menos, um rtulo da coluna e, pelo menos, uma clula abaixo do rtulo da coluna em que especifica uma condio para a coluna.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 28 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

Observaes
possvel utilizar qualquer intervalo para o argumento de critrios, desde que inclua pelo menos um rtulo de coluna e pelo menos uma clula abaixo do rtulo da coluna, para especificar a condio. Por exemplo, se o intervalo G1:G2 contiver o rtulo da coluna Receita em G1 e a quantia de 10.000 em G2, possvel definir o intervalo como CorresponderReceita e utilizar esse nome como o argumento de critrios nas funes da base de dados. Apesar de o intervalo de critrios poder estar localizado em qualquer parte da folha de clculo, no deve coloc-lo por baixo da lista. Se adicionar mais informaes, as novas informaes so adicionadas primeira linha abaixo da lista. Se a linha abaixo da lista no estiver em branco, o Microsoft Excel no consegue adicionar a nova informao. Certifique-se de que o intervalo de critrios no se sobrepe lista. Para executar uma operao numa coluna inteira numa base de dados, introduza uma linha em branco por baixo dos rtulos da coluna no intervalo de critrios. Exemplos mais fcil compreender o exemplo se o copiar para uma folha de clculo em branco.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 A rvore ="=Macieira" ="=Pereira" rvore Macieira Pereira Cerejeira Macieira Pereira Macieira Frmula Altura 18 12 13 14 9 8 Descrio (Resultado) =BDCONTAR(A4:E10; Empresa: Euroscut Lda. Esta funo Formador: Joo Marciano Sousa Idade 20 12 14 15 8 9 Proveito 14 10 9 10 8 6 Lucro 105,00 96,00 105,00 75,00 76,80 45,00 B Altura >10 C Idade D Proveito E Lucro F Altura <16

Pgina 29 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


"Idade"; A1:F2) observa registos macieiras 12 com uma os de

altura entre 10 e 16 e conta quantos campos Idade nesses registos contm nmeros. (1)

EXEMPLOS DE CRITRIOS IMPORTANTE Uma vez que o sinal de igual utilizado para indicar uma frmula quando escreve texto ou um valor numa clula, o Microsoft Excel avalia o que escreve; no entanto, poder causar resultados de filtro inesperados. Para indicar um operador de comparao de igualdade para texto ou para um valor, escreva o critrio como uma cadeia de expresso na clula apropriada no intervalo de critrios: =''=entrada'' Onde entrada o texto ou valor que pretende localizar. Por exemplo: O que escreve na clula ="=Marques" ="=3.000" O que o Excel avalia e apresenta =Marques =3.000

Ao filtrar dados, o Excel no distingue maisculas de minsculas. No entanto, pode utilizar uma frmula que efectue uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas. As seguintes seces fornecem exemplos de critrios complexos.

Vrios critrios numa coluna


Lgica booleana: (Vendedor = "Marques" OU Vendedor = "Ferreira") Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios para uma coluna, escreva os critrios directamente abaixo de cada uma em linhas separadas do intervalo de critrios.
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 30 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


No intervalo seguinte de dados (A6:C10), o intervalo de critrios (B1:B3) apresenta as linhas que contm "Marques" ou "Ferreira" na coluna Vendedor (A8:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo B Vendedor =Marques =Ferreira C Vendas

Vrios critrios em vrias colunas onde todos os critrios tm de ser verdadeiros


Lgica booleana: (Tipo = "Produtos agrcolas" E Vendas > 1000) Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios em vrias colunas, escreva todos os critrios na mesma linha do intervalo de critrios. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:C2) apresenta todas as linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo e um valor maior que 1.000 na coluna Vendas (A9:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Empresa: Euroscut Lda.

B Vendedor

C Vendas >1000

Tipo =Produtos agrcolas

Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas

Vendedor Santos Marques Ferreira

Vendas 5122 450 6328

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 31 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


10 Produtos agrcolas Marques 6544

Vrios critrios em vrias colunas onde qualquer um dos critrios pode ser verdadeiro
Lgica booleana: (Tipo = "Produtos agrcolas" OU Vendedor = "Marques") Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios em vrias colunas, onde qualquer critrio pode ser verdadeiro, escreva o critrio em linhas diferentes do intervalo de critrios. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:B3) apresenta todas as linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo ou "Marques" na coluna Vendedor (A9:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo =Produtos agrcolas =Marques B Vendedor C Vendas

Vrios conjuntos de critrios onde cada conjunto inclui critrios para vrias colunas
Lgica booleana: ( (Vendedor = "Marques" E Vendas >3000) OU (Vendedor = "Ferreira" E Vendas > 1500) ) Para localizar linhas que correspondam a vrios conjuntos de critrios, em que cada conjunto inclui critrios para vrias colunas, escreva cada conjunto de critrios em linhas separadas. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (B1:C3) apresenta as linhas que contm "Marques" na coluna Vendedor e um valor maior que 3.000 na coluna Vendas ou apresenta as linhas que contm "Ferreira" na coluna Vendedor e um valor maior que 1.500 na coluna Vendas (A9:C10).

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 32 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo B Vendedor =Marques =Ferreira C Vendas >3000 >1500

Vrios conjuntos de critrios onde cada conjunto inclui critrios para uma coluna
Lgica booleana: ( (Vendas > 6000 E Vendas < 6500 ) OU (Vendas < 500) ) Para localizar linhas que correspondam a vrios conjuntos de critrios, onde cada conjunto inclui critrios para uma coluna, inclua vrias colunas com o mesmo cabealho de coluna. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (C1:D3) apresenta linhas que contm valores entre 6.000 e 6.500, bem como valores inferiores a 500 na coluna Vendas (A8:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Empresa: Euroscut Lda.

B Vendedor

C Vendas >6000 <500

D Vendas <6500

Tipo

Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas

Vendedor Santos Marques Ferreira Marques

Vendas 5122 450 6328 6544

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 33 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

Critrios para localizar valores de texto que partilham alguns caracteres mas no outros
Para localizar valores de texto que partilham alguns caracteres mas no outros, efectue um dos seguintes procedimentos: Escreva um ou mais caracteres sem um sinal de igual (=) para localizar linhas com um valor de texto numa coluna que comea com esses caracteres. Por exemplo, se escrever o texto Mar como um critrio, o Excel localiza "Marques," "Martins" e "Marinho". Utilize um carcter universal. possvel utilizar os seguintes caracteres universais como critrios de comparao. Utilizar ? (ponto de interrogao) Para localizar Qualquer carcter isolado

Por exemplo, ?ousa localiza "sousa" e "lousa" * (asterisco) Qualquer nmero de caracteres

Por exemplo, *este localiza "Nordeste" e "Sudeste" ~ (til) seguido de ?, * ou ~ Um ponto de interrogao, asterisco ou til Por exemplo, fy91~? localiza "fy91?" No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:B3) apresenta linhas com "Ca" como os primeiros caracteres na coluna Tipo ou linhas com o segundo carcter igual a "u" na coluna Vendedor (A7:C9). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo Ca =?u* B Vendedor C Vendas

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 34 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

Critrios criados como resultado de uma frmula


Pode utilizar um valor calculado como resultado de uma frmula como o critrio. Tenha em ateno os seguintes pontos importantes: A frmula tem de avaliar como VERDADEIRO ou FALSO. Como est a utilizar uma frmula, introduza-a normalmente e no escreva a expresso do seguinte modo: =''=entrada'' No utilize um rtulo de coluna para rtulos de critrios; mantenha os rtulos de critrios em branco ou utilize um rtulo que no seja um rtulo de coluna no intervalo (nos exemplos apresentados abaixo, Mdia Calculada e Correspondncia Exacta). Se utilizar um rtulo de coluna na frmula em vez de um referncia relativa da clula ou de um nome de intervalo, o Excel apresenta um valor de erro, tal como #NOME? ou #VALOR! na clula que contm o critrio. Pode ignorar este erro porque no afecta a forma como o intervalo filtrado. A frmula que utilizar no critrio tem de utilizar uma referncia relativa correspondente na primeira linha (nos exemplos abaixo, C7 e A7). Todas as outras referncias na frmula tm de ser referncias absolutas. As seguintes subseces fornecem exemplos especficos de critrios criados como resultado de uma frmula. clula

Filtrar valores maiores que a mdia de todos os valores do intervalo de dados


No seguinte intervalo de dados (A6:D10), o intervalo de critrios (D1:D2) apresenta linhas que tm um valor na coluna Vendas maior que a mdia de todos os valores da coluna Vendas (C7:C10). Na frmula, "C7" refere-se coluna filtrada (C) da primeira linha do intervalo de dados (7). A 1 2 3 4 5 6 7 Tipo Bebidas Vendedor Santos Vendas 5122 Tipo B Vendedor C Vendas D Mdia Calculada =C7>MDIA($C$7:$C$10)

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 35 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


8 9 10 Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Marques Ferreira Marques 450 6328 6544

Filtragem de texto utilizando uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas


No intervalo de dados (A6:D10), o intervalo de critrios (D1:D2) apresenta linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo ao utilizar a funo EXACTO para executar uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas (A10:C10). Na frmula, "A7" refere-se coluna filtrada (A) da primeira linha do intervalo de dados (7). A 1 Tipo B Vendedor C Vendas D Correspondncia Exacta =EXACTO(A7; 2 3 4 5 6 7 8 Tipo Bebidas Carne Produtos 9 agrcolas Produtos 10 agrcolas Marques 6544 Vendedor Santos Marques Ferreira Vendas 5122 450 6328 agrcolas") "Produtos

4.5. BDCONTAR.VAL (Funo BDCONTAR.VAL)


Este artigo descreve a sintaxe da frmula e a utilizao da funo BDCONTAR.VAL no Microsoft Excel. Descrio

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 36 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Conta todas as clulas ocupadas num campo (coluna) de registos numa lista ou base de dados que correspondam s condies especificadas. O argumento de campo opcional. Se campo for omitido, BDCONTAR.VAL conta todos registos da base de dados que correspondam aos critrios.

Sintaxe

BDCONTAR.VAL(base de dados; campo; critrios)


A sintaxe da funo BDCONTAR.VAL tem o seguinte argumento: Base de dados Obrigatrio. O intervalo de clulas que formam a lista ou base de dados. Uma base de dados uma lista de dados relacionados cujas linhas de informao relacionada so registos e as colunas de dados so campos. A primeira linha da lista contm rtulos para cada coluna. Campo Obrigatrio. Indica a coluna utilizada na funo. Introduza o rtulo de coluna entre aspas (como "Idade" ou "Proveito") ou um nmero (sem aspas) que represente a posio da coluna na lista: 1 para a primeira coluna, 2 para a segunda coluna e assim sucessivamente. Critrios Obrigatrio. O intervalo de clulas que contm as condies especificadas. Pode utilizar qualquer intervalo para o argumento critrios desde que inclua, pelo menos, um rtulo da coluna e, pelo menos, uma clula abaixo do rtulo da coluna em que especifica uma condio para a coluna.

Observaes
possvel utilizar qualquer intervalo para o argumento de critrios, desde que inclua pelo menos um rtulo de coluna e pelo menos uma clula abaixo do rtulo da coluna, para especificar a condio. Por exemplo, se o intervalo G1:G2 contiver o rtulo da coluna Receita em G1 e a quantia de 10.000 em G2, possvel definir o intervalo como CorresponderReceita e utilizar esse nome como argumento critrios nas funes da base de dados. Apesar de o intervalo de critrios poder estar localizado em qualquer parte da folha de clculo, no deve coloc-lo por baixo da lista. Se adicionar mais informaes, as novas informaes so adicionadas primeira linha abaixo da lista. Se a linha abaixo da lista no estiver em branco, o Microsoft Excel no consegue adicionar a nova informao. Certifique-se de que o intervalo de critrios no se sobrepe lista. Para executar uma operao numa coluna inteira numa base de dados, introduza uma linha em branco por baixo dos rtulos da coluna no intervalo de critrios. Exemplos

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 37 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


mais fcil compreender o exemplo se o copiar para uma folha de clculo em branco.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

A rvore ="=Macieira" ="=Pereira" rvore Macieira Pereira Cerejeira Macieira Pereira Macieira Frmula

B Altura >10

C Idade

D Proveito

E Lucro

F Altura <16

Altura 18 12 13 14 9 8 Descrio (Resultado)

Idade 20 12 14 15 8 9

Proveito 14 10 9 10 8 6

Lucro 105,00 96,00 105,00 75,00 76,80 45,00

=BDCONTAR.VAL(A4:E10; "Lucro"; A1:F2)

Esta funo observa os registos de macieiras com

12

uma altura entre 10 e 16 e conta quantos campos Lucro nesses registos no esto em branco. (1)

EXEMPLOS DE CRITRIOS
IMPORTANTE Uma vez que o sinal de igual utilizado para indicar uma frmula quando escreve texto ou um valor numa clula, o Microsoft Excel avalia o que escreve. No entanto, isto pode originar resultados do filtro inesperados. Para indicar um operador de comparao de

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 38 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


igualdade para texto ou um valor, escreva os critrios como uma expresso da cadeia na clula adequada no intervalo de critrios: =''=entrada'' Onde entrada o texto ou valor que pretende localizar. Por exemplo: O que escreve na clula ="=Marques" ="=3.000" O que o Excel avalia e apresenta =Marques =3.000

Ao filtrar dados, o Excel no distingue maisculas de minsculas. No entanto, pode utilizar uma frmula que efectue uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas. As seguintes seces fornecem exemplos de critrios complexos.

Vrios critrios numa coluna


Lgica booleana: (Vendedor = "Marques" OU Vendedor = "Ferreira") Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios para uma coluna, escreva os critrios directamente abaixo de cada uma em linhas separadas do intervalo de critrios. No intervalo seguinte de dados (A6:C10), o intervalo de critrios (B1:B3) apresenta as linhas que contm "Marques" ou "Ferreira" na coluna Vendedor (A8:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo B Vendedor =Marques =Ferreira C Vendas

Vrios critrios em vrias colunas onde todos os critrios tm de ser verdadeiros


Lgica booleana: (Tipo = "Produtos agrcolas" E Vendas > 1000)

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 39 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios em vrias colunas, escreva todos os critrios na mesma linha do intervalo de critrios. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:C2) apresenta todas as linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo e um valor maior que 1.000 na coluna Vendas (A9:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo =Produtos agrcolas B Vendedor C Vendas >1000

Vrios critrios em vrias colunas onde qualquer um dos critrios pode ser verdadeiro
Lgica booleana: (Tipo = "Produtos agrcolas" OU Vendedor = "Marques") Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios em vrias colunas, onde qualquer critrio pode ser verdadeiro, escreva o critrio em linhas diferentes do intervalo de critrios. No seguinte intervalo de dados (A6:C10), o intervalo critrio (A1:B3) mostra todas as linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo ou "Marques" na coluna Vendedor (A9:C10). A 1 2 3 4 5 6 7
Empresa: Euroscut Lda.

B Vendedor

C Vendas

Tipo =Produtos agrcolas

=Marques

Tipo Bebidas

Vendedor Santos

Vendas 5122

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 40 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


8 9 10 Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Marques Ferreira Marques 450 6328 6544

Vrios conjuntos de critrios onde cada conjunto inclui critrios para vrias colunas
Lgica booleana: ( (Vendedor = "Marques" E Vendas >3000) OU (Vendedor = "Ferreira" E Vendas > 1500) ) Para localizar linhas que correspondam a vrios conjuntos de critrios, em que cada conjunto inclui critrios para vrias colunas, escreva cada conjunto de critrios em linhas separadas. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (B1:C3) apresenta as linhas que contm "Marques" na coluna Vendedor e um valor maior que 3.000 na coluna Vendas ou apresenta as linhas que contm "Ferreira" na coluna Vendedor e um valor maior que 1.500 na coluna Vendas (A9:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo B Vendedor =Marques =Ferreira C Vendas >3000 >1500

Vrios conjuntos de critrios onde cada conjunto inclui critrios para uma coluna
Lgica booleana: ( (Vendas > 6000 E Vendas < 6500 ) OU (Vendas < 500) ) Para localizar linhas que correspondam a vrios conjuntos de critrios, onde cada conjunto inclui critrios para uma coluna, inclua vrias colunas com o mesmo cabealho de coluna. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (C1:D3) apresenta linhas que contm valores entre 6.000 e 6.500, bem como valores inferiores a 500 na coluna Vendas (A8:C10).

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 41 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo B Vendedor C Vendas >6000 <500 D Vendas <6500

Critrios para localizar valores de texto que partilham alguns caracteres mas no outros
Para localizar valores de texto que partilham alguns caracteres mas no outros, efectue um dos seguintes procedimentos: Escreva um ou mais caracteres sem um sinal de igual (=) para localizar linhas com um valor de texto numa coluna que comea com esses caracteres. Por exemplo, se escrever o texto Mar como um critrio, o Excel localiza "Marques," "Martins" e "Marinho". Utilize um carcter universal. possvel utilizar os seguintes caracteres universais como critrios de comparao. Utilizar ? (ponto de interrogao) Para localizar Qualquer carcter isolado

Por exemplo, ?ousa localiza "sousa" e "lousa" * (asterisco) Qualquer nmero de caracteres

Por exemplo, *este localiza "Nordeste" e "Sudeste" ~ (til) seguido de ?, * ou ~ Um ponto de interrogao, asterisco ou til Por exemplo, fy91~? localiza "fy91?" No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:B3) apresenta linhas com "Ca" como os primeiros caracteres na coluna Tipo ou linhas com o segundo carcter igual a "u" na coluna Vendedor (A7:C9).

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 42 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo Ca =?u* B Vendedor C Vendas

Critrios criados como resultado de uma frmula


Pode utilizar um valor calculado como resultado de uma frmula como o critrio. Tenha em ateno os seguintes pontos importantes: A frmula tem de avaliar como VERDADEIRO ou FALSO. Como est a utilizar uma frmula, introduza-a normalmente e no escreva a expresso do seguinte modo: =''=entrada'' No utilize um rtulo de coluna para rtulos de critrios; mantenha os rtulos de critrios em branco ou utilize um rtulo que no seja um rtulo de coluna no intervalo (nos exemplos apresentados abaixo, Mdia Calculada e Correspondncia Exacta). Se utilizar um rtulo de coluna na frmula em vez de uma referncia relativa da clula ou de um nome de intervalo, o Excel apresenta um valor de erro, tal como #NOME? ou #VALOR! na clula que contm o critrio. Pode ignorar este erro porque no afecta a forma como o intervalo filtrado. A frmula que utilizar no critrio tem de utilizar uma referncia relativa correspondente na primeira linha (nos exemplos abaixo, C7 e A7). Todas as outras referncias na frmula tm de ser referncias absolutas. As seguintes subseces fornecem exemplos especficos de critrios criados como resultado de uma frmula. clula

Filtrar valores maiores que a mdia de todos os valores do intervalo de dados

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 43 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


No seguinte intervalo de dados (A6:D10), o intervalo de critrios (D1:D2) apresenta linhas que tm um valor na coluna Vendas maior que a mdia de todos os valores da coluna Vendas (C7:C10). Na frmula, "C7" refere-se coluna filtrada (C) da primeira linha do intervalo de dados (7).

A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Tipo

B Vendedor

C Vendas

D Mdia Calculada =C7>MDIA($C$7:$C$10)

Vendedor Santos Marques Ferreira Marques

Vendas 5122 450 6328 6544

Filtragem de texto utilizando uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas


No intervalo de dados (A6:D10), o intervalo de critrios (D1:D2) apresenta linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo ao utilizar a funo EXACTO para executar uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas (A10:C10). Na frmula, "A7" refere-se coluna filtrada (A) da primeira linha do intervalo de dados (7).

A 1 Tipo

B Vendedor

C Vendas

D Correspondncia Exacta =EXACTO(A7; "Produtos

2 3 4 5 6 Tipo Vendedor Vendas

agrcolas")

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 44 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


7 8 Bebidas Carne Produtos 9 agrcolas Produtos 10 agrcolas Marques 6544 Santos Marques Ferreira 5122 450 6328

4.6. BDMX (Funo BDMX)


Este artigo descreve a sintaxe da frmula e a utilizao da funo BDMX no Microsoft Excel.

Descrio
Devolve o maior nmero num campo (coluna) de registos numa lista ou base de dados que corresponda s condies especificadas.

Sintaxe
BDMX(base de dados; campo; critrios) A sintaxe da funo BDMX tem os seguintes argumentos: Base de dados Obrigatrio. O intervalo de clulas que formam a lista ou base de dados. Uma base de dados uma lista de dados relacionados cujas linhas de informao relacionada so registos e as colunas de dados so campos. A primeira linha da lista contm rtulos para cada coluna. Campo Obrigatrio. Indica a coluna utilizada na funo. Introduza o rtulo de coluna entre aspas (como "Idade" ou "Proveito") ou um nmero (sem aspas) que represente a posio da coluna na lista: 1 para a primeira coluna, 2 para a segunda coluna e assim sucessivamente. Critrios Obrigatrio. O intervalo de clulas que contm as condies especificadas. Pode utilizar qualquer intervalo para o argumento critrios desde que inclua, pelo menos, um rtulo da coluna e, pelo menos, uma clula abaixo do rtulo da coluna em que especifica uma condio para a coluna.

Observaes
possvel utilizar qualquer intervalo para o argumento de critrios, desde que inclua pelo menos um rtulo de coluna e pelo menos uma clula abaixo do rtulo da coluna, para especificar a condio.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 45 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Por exemplo, se o intervalo G1:G2 contiver o rtulo da coluna Receita em G1 e a quantia de 10.000 em G2, possvel definir o intervalo como CorresponderReceita e utilizar esse nome como argumento critrios nas funes da base de dados. Apesar de o intervalo de critrios poder estar localizado em qualquer parte da folha de clculo, no deve coloc-lo por baixo da lista. Se adicionar mais informaes, as novas informaes so adicionadas primeira linha abaixo da lista. Se a linha abaixo da lista no estiver em branco, o Microsoft Excel no consegue adicionar a nova informao. Certifique-se de que o intervalo de critrios no se sobrepe lista. Para executar uma operao numa coluna inteira numa base de dados, introduza uma linha em branco por baixo dos rtulos da coluna no intervalo de critrios. Exemplos
A rvore ="=Macieira" ="=Pereira" rvore Macieira Pereira Cerejeira Macieira Pereira Macieira Frmula Altura 18 12 13 14 9 8 Descrio (Resultado) 12 =BDMX(A4:E10; "Lucro"; A1:A3) O mximo macieiras pereiras (105) lucro de e Idade 20 12 14 15 8 9 Proveito 14 10 9 10 8 6 Lucro 105,00 96,00 105,00 75,00 76,80 45,00 B Altura >10 C Idade D Proveito E Lucro F Altura <16

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

EXEMPLOS DE CRITRIOS IMPORTANTE Uma vez que o sinal de igual utilizado para indicar uma frmula quando escreve texto ou um valor numa clula, o Microsoft Excel avalia o que escreve. No entanto, isto pode
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa Pgina 46 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


originar resultados do filtro inesperados. Para indicar um operador de comparao de igualdade para texto ou um valor, escreva os critrios como uma expresso da cadeia na clula adequada no intervalo de critrios: =''=entrada'' Onde entrada o texto ou valor que pretende localizar. Por exemplo: O que escreve na clula ="=Marques" ="=3.000" O que o Excel avalia e apresenta =Marques =3.000

Ao filtrar dados, o Excel no distingue maisculas de minsculas. No entanto, pode utilizar uma frmula que efectue uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas. As seguintes seces fornecem exemplos de critrios complexos.

Vrios critrios numa coluna


Lgica booleana: (Vendedor = "Marques" OU Vendedor = "Ferreira") Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios para uma coluna, escreva os critrios directamente abaixo de cada uma em linhas separadas do intervalo de critrios. No intervalo seguinte de dados (A6:C10), o intervalo de critrios (B1:B3) apresenta as linhas que contm "Marques" ou "Ferreira" na coluna Vendedor (A8:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo B Vendedor =Marques =Ferreira C Vendas

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 47 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Vrios critrios em vrias colunas onde todos os critrios tm de ser verdadeiros
Lgica booleana: (Tipo = "Produtos agrcolas" E Vendas > 1000) Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios em vrias colunas, escreva todos os critrios na mesma linha do intervalo de critrios. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:C2) apresenta todas as linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo e um valor maior que 1.000 na coluna Vendas (A9:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo =Produtos agrcolas B Vendedor C Vendas >1000

Vrios critrios em vrias colunas onde qualquer um dos critrios pode ser verdadeiro
Lgica booleana: (Tipo = "Produtos agrcolas" OU Vendedor = "Marques") Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios em vrias colunas, onde qualquer critrio pode ser verdadeiro, escreva o critrio em linhas diferentes do intervalo de critrios. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:B3) apresenta todas as linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo ou "Marques" na coluna Vendedor (A9:C10). A 1 2 3 4 5
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

B Vendedor

C Vendas

Tipo =Produtos agrcolas

=Marques

Pgina 48 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544

Vrios conjuntos de critrios onde cada conjunto inclui critrios para vrias colunas
Lgica booleana: ( (Vendedor = "Marques" E Vendas >3000) OU (Vendedor = "Ferreira" E Vendas > 1500) ) Para localizar linhas que correspondam a vrios conjuntos de critrios, em que cada conjunto inclui critrios para vrias colunas, escreva cada conjunto de critrios em linhas separadas. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (B1:C3) apresenta as linhas que contm "Marques" na coluna Vendedor e um valor maior que 3.000 na coluna Vendas ou apresenta as linhas que contm "Ferreira" na coluna Vendedor e um valor maior que 1.500 na coluna Vendas (A9:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo B Vendedor =Marques =Ferreira C Vendas >3000 >1500

Vrios conjuntos de critrios onde cada conjunto inclui critrios para uma coluna
Lgica booleana: ( (Vendas > 6000 E Vendas < 6500 ) OU (Vendas < 500) )
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 49 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Para localizar linhas que correspondam a vrios conjuntos de critrios, onde cada conjunto inclui critrios para uma coluna, inclua vrias colunas com o mesmo cabealho de coluna. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (C1:D3) apresenta linhas que contm valores entre 6.000 e 6.500, bem como valores inferiores a 500 na coluna Vendas (A8:C10).

A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Tipo

B Vendedor

C Vendas >6000 <500

D Vendas <6500

Vendedor Santos Marques Ferreira Marques

Vendas 5122 450 6328 6544

Critrios para localizar valores de texto que partilham alguns caracteres mas no outros
Para localizar valores de texto que partilham alguns caracteres mas no outros, efectue um dos seguintes procedimentos: Escreva um ou mais caracteres sem um sinal de igual (=) para localizar linhas com um valor de texto numa coluna que comea com esses caracteres. Por exemplo, se escrever o texto Mar como um critrio, o Excel localiza "Marques," "Martins" e "Marinho". Utilize um carcter universal. possvel utilizar os seguintes caracteres universais como critrios de comparao. Utilizar ? (ponto de interrogao) Para localizar Qualquer carcter isolado

Por exemplo, ?ousa localiza "sousa" e "lousa" * (asterisco) Qualquer nmero de caracteres

Por exemplo, *este localiza "Nordeste" e "Sudeste"


Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 50 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


~ (til) seguido de ?, * ou ~ Um ponto de interrogao, asterisco ou til Por exemplo, fy91~? localiza "fy91?" No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:B3) apresenta linhas com "Ca" como os primeiros caracteres na coluna Tipo ou linhas com o segundo carcter igual a "u" na coluna Vendedor (A7:C9).

A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Tipo Ca

B Vendedor

C Vendas

=?u*

Vendedor Santos Marques Ferreira Marques

Vendas 5122 450 6328 6544

Critrios criados como resultado de uma frmula


Pode utilizar um valor calculado como resultado de uma frmula como o critrio. Tenha em ateno os seguintes pontos importantes: A frmula tem de avaliar como VERDADEIRO ou FALSO. Como est a utilizar uma frmula, introduza-a normalmente e no escreva a expresso do seguinte modo: =''=entrada'' No utilize um rtulo de coluna para rtulos de critrios; mantenha os rtulos de critrios em branco ou utilize um rtulo que no seja um rtulo de coluna no intervalo (nos exemplos apresentados abaixo, Mdia Calculada e Correspondncia Exacta). Se utilizar um rtulo de coluna na frmula em vez de uma referncia relativa da clula ou de um nome de intervalo, o Excel apresenta um valor de erro, tal como #NOME? ou

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 51 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


#VALOR! na clula que contm o critrio. Pode ignorar este erro porque no afecta a forma como o intervalo filtrado. A frmula que utilizar no critrio tem de utilizar uma referncia relativa correspondente na primeira linha (nos exemplos abaixo, C7 e A7). Todas as outras referncias na frmula tm de ser referncias absolutas. As seguintes subseces fornecem exemplos especficos de critrios criados como resultado de uma frmula. clula

Filtrar valores maiores que a mdia de todos os valores do intervalo de dados


No seguinte intervalo de dados (A6:D10), o intervalo de critrios (D1:D2) apresenta linhas que tm um valor na coluna Vendas maior que a mdia de todos os valores da coluna Vendas (C7:C10). Na frmula, "C7" refere-se coluna filtrada (C) da primeira linha do intervalo de dados (7).

A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Tipo

B Vendedor

C Vendas

D Mdia Calculada =C7>MDIA($C$7:$C$10)

Vendedor Santos Marques Ferreira Marques

Vendas 5122 450 6328 6544

Filtragem de texto utilizando uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas


No intervalo de dados (A6:D10), o intervalo de critrios (D1:D2) apresenta linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo ao utilizar a funo EXACTO para executar uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas (A10:C10). Na frmula, "A7" refere-se coluna filtrada (A) da primeira linha do intervalo de dados (7). A B C D

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 52 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo Vendedor Vendas Correspondncia Exacta =EXACTO(A7; "Produtos agrcolas")

4.7. BDMDIA (Funo BDMDIA)


Este artigo descreve a sintaxe da frmula e a utilizao da funo BDMDIA no Microsoft Excel. Descrio Efectua a mdia dos valores num campo (coluna) de registos numa lista ou base de dados que correspondam s condies especificadas.

Sintaxe
BDMDIA(base de dados; campo; critrios) A sintaxe da funo BDMDIA tem os seguintes argumentos: Base de dados o intervalo de clulas que formam a lista ou base de dados. Uma base de dados uma lista de dados relacionados cujas linhas de informao relacionada so registos e as colunas de dados so campos. A primeira linha da lista contm rtulos para cada coluna. Campo indica a coluna utilizada na funo. Introduza o rtulo da coluna entre aspas duplas, tal como em "Idade" ou "Proveito", ou um nmero (sem aspas) que represente a posio da coluna na lista: 1 para a primeira coluna, 2 para a segunda coluna e assim sucessivamente.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 53 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Critrios o intervalo de clulas que contm as condies especificadas. Pode utilizar qualquer intervalo para o argumento critrios desde que inclua, pelo menos, um rtulo da coluna e, pelo menos, uma clula abaixo do rtulo da coluna onde especifica uma condio para a coluna.

Observaes
possvel utilizar qualquer intervalo para o argumento de critrios, desde que inclua pelo menos um rtulo de coluna e pelo menos uma clula abaixo do rtulo da coluna, para especificar a condio. Por exemplo, se o intervalo G1:G2 contiver o rtulo da coluna Receita em G1 e a quantia de 10.000 em G2, possvel definir o intervalo como GarantirReceita e utilizar esse nome como o argumento de critrios nas funes da base de dados. Apesar de o intervalo de critrios poder estar localizado em qualquer parte da folha de clculo, no deve coloc-lo por baixo da lista. Se adicionar mais informaes, as novas informaes so adicionadas primeira linha abaixo da lista. Se a linha abaixo da lista no estiver em branco, o Microsoft Excel no consegue adicionar a nova informao. Certifique-se de que o intervalo de critrios no se sobrepe lista. Para executar uma operao numa coluna inteira numa base de dados, introduza uma linha em branco por baixo dos rtulos da coluna no intervalo de critrios.

Exemplos
mais fcil compreender o exemplo se o copiar para uma folha de clculo em branco.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 A rvore ="=Macieira" ="=Pereira" rvore Macieira Pereira Cerejeira Macieira Pereira Macieira Altura 18 12 13 14 9 8 Idade 20 12 14 15 8 9 Proveito 14 10 9 10 8 6 Lucro 105,00 96,00 105,00 75,00 76,80 45,00 B Altura >10 C Idade D Proveito E Lucro F Altura <16

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 54 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Frmula Descrio (Resultado) 12 =BDMDIA(A4:E10; "Proveito"; A1:B2) O mdio macieiras 13 proveito de com

altura superior a 10. (12) =BDMDIA(A4:E10; 3; A4:E10) A idade mdia de todas as

rvores existentes na

base de dados. (13)

EXEMPLOS DE CRITRIOS IMPORTANTE Uma vez que o sinal de igual utilizado para indicar uma frmula quando escreve texto ou um valor numa clula, o Microsoft Excel avalia o que escreve, no entanto, isto pode originar resultados do filtro inesperados. Para indicar um operador de comparao de igualdade para texto ou um valor, escreva os critrios como uma expresso da cadeia na clula adequada no intervalo de critrios: =''=entrada'' Onde entrada o texto ou valor que pretende localizar. Por exemplo: O que escreve na clula ="=Marques" ="=3.000" O que o Excel avalia e apresenta =Marques =3000

Ao filtrar dados, o Excel no distingue maisculas de minsculas. No entanto, pode utilizar uma frmula que efectue uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas. As seguintes seces fornecem exemplos de critrios complexos.

Vrios critrios numa coluna


Lgica booleana: (Vendedor = "Marques" OU Vendedor = "Ferreira") Para localizar linhas que correspondem a vrios critrios para uma coluna, escreva os critrios directamente abaixo de cada uma em linhas separadas do intervalo de critrios.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 55 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


No intervalo seguinte de dados (A6:C10), o intervalo de critrios (B1:B3) apresenta as linhas que contm "Marques" ou "Ferreira" na coluna Vendedor (A8:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo B Vendedor =Marques =Ferreira C Vendas

Vrios critrios em vrias colunas onde todos os critrios tm de ser verdadeiros


Lgica booleana: (Tipo = "Produtos agrcolas" E Vendas > 1000) Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios em vrias colunas, escreva todos os critrios na mesma linha do intervalo de critrios. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:C2) apresenta todas as linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo e um valor maior que 1.000 na coluna Vendas (A9:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 Tipo Bebidas Carne Vendedor Santos Marques Vendas 5122 450 Tipo =Produtos agrcolas B Vendedor C Vendas >1000

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 56 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


9 10 Produtos agrcolas Produtos agrcolas Ferreira Marques 6328 6544

Vrios critrios em vrias colunas onde qualquer um dos critrios pode ser verdadeiro
Lgica booleana: (Tipo = "Produtos agrcolas" OU Vendedor = "Marques") Para localizar linhas que correspondem a vrios critrios em vrias colunas, onde qualquer critrio pode ser verdadeiro, escreva o critrio em linhas diferentes do intervalo de critrios. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:B3) apresenta todas as linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo ou "Marques" na coluna Vendedor (A9:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo =Produtos agrcolas =Marques B Vendedor C Vendas

Vrios conjuntos de critrios onde cada conjunto inclui critrios para vrias colunas
Lgica booleana: ( (Vendedor = "Marques" E Vendas >3000) OU (Vendedor = "Ferreira" E Vendas > 1500) ) Para localizar linhas que correspondem a vrios conjuntos de critrios, onde cada conjunto inclui critrios para vrias colunas, escreva cada conjunto de critrios em linhas separadas. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (B1:C3) apresenta as linhas que contm "Marques" na coluna Vendedor e um valor maior que 3.000 na coluna Vendas ou apresenta as linhas que contm "Ferreira" na coluna Vendedor e um valor maior que 1.500 na coluna Vendas (A9:C10).

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 57 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo B Vendedor =Marques =Ferreira C Vendas >3000 >1500

Vrios conjuntos de critrios onde cada conjunto inclui critrios para uma coluna
Lgica booleana: ( (Vendas > 6000 E Vendas < 6500 ) OU (Vendas < 500) ) Para localizar linhas que correspondem a vrios conjuntos de critrios, onde cada conjunto inclui critrios para uma coluna, inclua vrias colunas com o mesmo cabealho de coluna. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (C1:D3) apresenta linhas que contm valores entre 6.000 e 6.500, bem como valores inferiores a 500 na coluna Vendas (A8:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Empresa: Euroscut Lda.

B Vendedor

C Vendas >6000 <500

D Vendas <6500

Tipo

Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas

Vendedor Santos Marques Ferreira Marques

Vendas 5122 450 6328 6544

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 58 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

Critrios para localizar valores de texto que partilham alguns caracteres mas no outros
Para localizar valores de texto que partilham alguns caracteres mas no outros, efectue um dos seguintes procedimentos: Escreva um ou mais caracteres sem um sinal de igual (=) para localizar linhas com um valor de texto numa coluna que comea com esses caracteres. Por exemplo, se escrever o texto Mar como um critrio, o Excel localiza "Marques," "Martins" e "Marinho". Utilize um carcter universal. possvel utilizar os seguintes caracteres universais como critrios de comparao. Utilizar ? (ponto de interrogao) Para localizar Qualquer carcter isolado

Por exemplo, ?ousa localiza "sousa" e "lousa" * (asterisco) Qualquer nmero de caracteres

Por exemplo, *este localiza "Nordeste" e "Sudeste" ~ (til) seguido de ?, * ou ~ Um ponto de interrogao, asterisco ou til Por exemplo, fy91~? localiza "fy91?" No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:B3) apresenta linhas com "Ca" como os primeiros caracteres na coluna Tipo ou linhas com o segundo carcter igual a "u" na coluna Vendedor (A7:C9). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Empresa: Euroscut Lda.

B Vendedor

C Vendas

Tipo Ca

=?u*

Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas

Vendedor Santos Marques Ferreira Marques

Vendas 5122 450 6328 6544

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 59 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

Critrios criados como resultado de uma frmula


Pode utilizar um valor calculado como resultado de uma frmula como o critrio. Tenha em ateno os seguintes pontos importantes: A frmula tem de avaliar como VERDADEIRO ou FALSO. Como est a utilizar uma frmula, introduza-a normalmente e no escreva a expresso do seguinte modo: =''=entrada'' No utilize um rtulo de coluna para rtulos de critrios; mantenha os rtulos de critrios em branco ou utilize um rtulo que no seja um rtulo de coluna no intervalo (nos exemplos apresentados abaixo, Mdia Calculada e Correspondncia Exacta). Se utilizar um rtulo de coluna na frmula em vez de uma referncia relativa da clula ou de um nome de intervalo, o Excel apresenta um valor de erro, tal como #NOME? ou #VALOR! na clula que contm o critrio. Pode ignorar este erro porque no afecta a forma como o intervalo filtrado. A frmula que utilizar no critrio tem de utilizar uma referncia relativa correspondente na primeira linha (nos exemplos abaixo, C7 e A7). Todas as outras referncias na frmula tm de ser referncias absolutas. As seguintes subseces fornecem exemplos especficos de critrios criados como resultado de uma frmula. clula

Filtrar valores maiores que a mdia de todos os valores do intervalo de dados


No seguinte intervalo de dados (A6:D10), o intervalo de critrios (D1:D2) apresenta linhas que tm um valor na coluna Vendas maior que a mdia de todos os valores da coluna Vendas (C7:C10). Na frmula, "C7" refere-se coluna filtrada (C) da primeira linha do intervalo de dados (7). A 1 2 3 4 5 6 7
Empresa: Euroscut Lda.

B Vendedor

C Vendas

D Mdia Calculada =C7>MDIA($C$7:$C$10)

Tipo

Tipo Bebidas

Vendedor Santos

Vendas 5122

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 60 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


8 9 10 Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Marques Ferreira Marques 450 6328 6544

Filtragem de texto utilizando uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas


No intervalo de dados (A6:D10), o intervalo de critrios (D1:D2) apresenta linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo ao utilizar a funo EXACTO para executar uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas (A10:C10). Na frmula, "A7" refere-se coluna filtrada (A) da primeira linha do intervalo de dados (7). A 1 Tipo B Vendedor C Vendas D Correspondncia Exacta =EXACTO(A7; 2 3 4 5 6 7 8 Tipo Bebidas Carne Produtos 9 agrcolas Produtos 10 agrcolas Marques 6544 Vendedor Santos Marques Ferreira Vendas 5122 450 6328 agrcolas") "Produtos

4.8. BDMN (Funo BDMN)


Este artigo descreve a sintaxe da frmula e a utilizao da funo BDMN no Microsoft Excel.

Descrio
Devolve o menor nmero num campo (coluna) de registos numa lista ou base de dados que corresponda s condies especificadas.
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 61 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Sintaxe

BDMN(base de dados; campo; critrios)


A sintaxe da funo BDMN tem os seguintes argumentos: Base de dados Obrigatrio. O intervalo de clulas que formam a lista ou base de dados. Uma base de dados uma lista de dados relacionados cujas linhas de informao relacionada so registos e as colunas de dados so campos. A primeira linha da lista contm rtulos para cada coluna. Campo Obrigatrio. Indica a coluna utilizada na funo. Introduza o rtulo de coluna entre aspas (como "Idade" ou "Proveito") ou um nmero (sem aspas) que represente a posio da coluna na lista: 1 para a primeira coluna, 2 para a segunda coluna e assim sucessivamente. Critrios Obrigatrio. O intervalo de clulas que contm as condies especificadas. Pode utilizar qualquer intervalo para o argumento critrios desde que inclua, pelo menos, um rtulo da coluna e, pelo menos, uma clula abaixo do rtulo da coluna em que especifica uma condio para a coluna.

Observaes
possvel utilizar qualquer intervalo para o argumento de critrios, desde que inclua pelo menos um rtulo de coluna e pelo menos uma clula abaixo do rtulo da coluna, para especificar a condio. Por exemplo, se o intervalo G1:G2 contiver o rtulo da coluna Receita em G1 e a quantia de 10.000 em G2, possvel definir o intervalo como CorresponderReceita e utilizar esse nome como argumento critrios nas funes da base de dados. Apesar de o intervalo de critrios poder estar localizado em qualquer parte da folha de clculo, no deve coloc-lo por baixo da lista. Se adicionar mais informaes, as novas informaes so adicionadas primeira linha abaixo da lista. Se a linha abaixo da lista no estiver em branco, o Microsoft Excel no consegue adicionar a nova informao. Certifique-se de que o intervalo de critrios no se sobrepe lista. Para executar uma operao numa coluna inteira numa base de dados, introduza uma linha em branco por baixo dos rtulos da coluna no intervalo de critrios. Exemplos mais fcil compreender o exemplo se o copiar para uma folha de clculo em branco.
1 2 3 Empresa: Euroscut Lda. A rvore ="=Macieira" B Altura >10 Formador: Joo Marciano Sousa C Idade D Proveito E Lucro F Altura <16

Pgina 62 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


4 5 6 7 8 9 10 11 ="=Pereira" rvore Macieira Pereira Cerejeira Macieira Pereira Macieira Frmula Altura 18 12 13 14 9 8 Descrio (Resultado) 12 =BDMN(A4:E10; "Lucro"; A1:B2) O mnimo macieiras com altura a lucro de Idade 20 12 14 15 8 9 Proveito 14 10 9 10 8 6 Lucro 105,00 96,00 105,00 75,00 76,80 45,00

superior 10. (75)

EXEMPLOS DE CRITRIOS IMPORTANTE Uma vez que o sinal de igual utilizado para indicar uma frmula quando escreve texto ou um valor numa clula, o Microsoft Excel avalia o que escreve. No entanto, isto pode originar resultados do filtro inesperados. Para indicar um operador de comparao de igualdade para texto ou um valor, escreva os critrios como uma expresso da cadeia na clula adequada no intervalo de critrios: =''=entrada'' Onde entrada o texto ou valor que pretende localizar. Por exemplo: O que escreve na clula ="=Marques" ="=3.000" O que o Excel avalia e apresenta =Marques =3.000

Ao filtrar dados, o Excel no distingue maisculas de minsculas. No entanto, pode utilizar uma frmula que efectue uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas. As seguintes seces fornecem exemplos de critrios complexos.
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 63 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

Vrios critrios numa coluna


Lgica booleana: (Vendedor = "Marques" OU Vendedor = "Ferreira") Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios para uma coluna, escreva os critrios directamente abaixo de cada uma em linhas separadas do intervalo de critrios. No intervalo seguinte de dados (A6:C10), o intervalo de critrios (B1:B3) apresenta as linhas que contm "Marques" ou "Ferreira" na coluna Vendedor (A8:C10).
A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo B Vendedor =Marques =Ferreira C Vendas

Vrios critrios em vrias colunas onde todos os critrios tm de ser verdadeiros


Lgica booleana: (Tipo = "Produtos agrcolas" E Vendas > 1000) Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios em vrias colunas, escreva todos os critrios na mesma linha do intervalo de critrios. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:C2) apresenta todas as linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo e um valor maior que 1.000 na coluna Vendas (A9:C10). A 1 2 3 4
Empresa: Euroscut Lda.

B Vendedor

C Vendas >1000

Tipo =Produtos agrcolas

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 64 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544

Vrios critrios em vrias colunas onde qualquer um dos critrios pode ser verdadeiro
Lgica booleana: (Tipo = "Produtos agrcolas" OU Vendedor = "Marques") Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios em vrias colunas, onde qualquer critrio pode ser verdadeiro, escreva o critrio em linhas diferentes do intervalo de critrios. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:B3) apresenta todas as linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo ou "Marques" na coluna Vendedor (A9:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo =Produtos agrcolas =Marques B Vendedor C Vendas

Vrios conjuntos de critrios onde cada conjunto inclui critrios para vrias colunas
Lgica booleana: ( (Vendedor = "Marques" E Vendas >3000) OU (Vendedor = "Ferreira" E Vendas > 1500) ) Para localizar linhas que correspondam a vrios conjuntos de critrios, em que cada conjunto inclui critrios para vrias colunas, escreva cada conjunto de critrios em linhas separadas.
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 65 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (B1:C3) apresenta as linhas que contm "Marques" na coluna Vendedor e um valor maior que 3.000 na coluna Vendas ou apresenta as linhas que contm "Ferreira" na coluna Vendedor e um valor maior que 1.500 na coluna Vendas (A9:C10).

A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Tipo

B Vendedor =Marques =Ferreira

C Vendas >3000 >1500

Vendedor Santos Marques Ferreira Marques

Vendas 5122 450 6328 6544

Vrios conjuntos de critrios onde cada conjunto inclui critrios para uma coluna
Lgica booleana: ( (Vendas > 6000 E Vendas < 6500 ) OU (Vendas < 500) ) Para localizar linhas que correspondam a vrios conjuntos de critrios, onde cada conjunto inclui critrios para uma coluna, inclua vrias colunas com o mesmo cabealho de coluna. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (C1:D3) apresenta linhas que contm valores entre 6.000 e 6.500, bem como valores inferiores a 500 na coluna Vendas (A8:C10). A 1 2 3 4 5 6
Empresa: Euroscut Lda.

B Vendedor

C Vendas >6000 <500

D Vendas <6500

Tipo

Tipo

Vendedor

Vendas

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 66 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


7 8 9 10 Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Santos Marques Ferreira Marques 5122 450 6328 6544

Critrios para localizar valores de texto que partilham alguns caracteres mas no outros
Para localizar valores de texto que partilham alguns caracteres mas no outros, efectue um dos seguintes procedimentos: Escreva um ou mais caracteres sem um sinal de igual (=) para localizar linhas com um valor de texto numa coluna que comea com esses caracteres. Por exemplo, se escrever o texto Mar como um critrio, o Excel localiza "Marques", "Martins" e "Marinho". Utilize um carcter universal. possvel utilizar os seguintes caracteres universais como critrios de comparao.
Utilizar ? (ponto de interrogao) Para localizar Qualquer carcter isolado

Por exemplo, ?ousa localiza "sousa" e "lousa" * (asterisco) Qualquer nmero de caracteres

Por exemplo, *este localiza "Nordeste" e "Sudeste" ~ (til) seguido de ?, * ou ~ Um ponto de interrogao, asterisco ou til Por exemplo, fy91~? localiza "fy91?"

No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:B3) apresenta linhas com "Ca" como os primeiros caracteres na coluna Tipo ou linhas com o segundo carcter igual a "u" na coluna Vendedor (A7:C9).
A 1 2 3 4 5 6 7 8 Empresa: Euroscut Lda. Tipo Bebidas Carne Vendedor Santos Marques Vendas 5122 450 Tipo Ca =?u* B Vendedor C Vendas

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 67 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


9 10 Produtos agrcolas Produtos agrcolas Ferreira Marques 6328 6544

Critrios criados como resultado de uma frmula


Pode utilizar um valor calculado como resultado de uma frmula como o critrio. Tenha em ateno os seguintes pontos importantes: A frmula tem de avaliar como VERDADEIRO ou FALSO. Como est a utilizar uma frmula, introduza-a normalmente e no escreva a expresso do seguinte modo: =''=entrada'' No utilize um rtulo de coluna para rtulos de critrios; mantenha os rtulos de critrios em branco ou utilize um rtulo que no seja um rtulo de coluna no intervalo (nos exemplos apresentados abaixo, Mdia Calculada e Correspondncia Exacta). Se utilizar um rtulo de coluna na frmula em vez de uma referncia relativa da clula ou de um nome de intervalo, o Excel apresenta um valor de erro, tal como #NOME? ou #VALOR! na clula que contm o critrio. Pode ignorar este erro porque no afecta a forma como o intervalo filtrado. A frmula que utilizar no critrio tem de utilizar uma referncia relativa correspondente na primeira linha (nos exemplos abaixo, C7 e A7). Todas as outras referncias na frmula tm de ser referncias absolutas. As seguintes subseces fornecem exemplos especficos de critrios criados como resultado de uma frmula. clula

Filtrar valores maiores que a mdia de todos os valores do intervalo de dados


No seguinte intervalo de dados (A6:D10), o intervalo de critrios (D1:D2) apresenta linhas que tm um valor na coluna Vendas maior que a mdia de todos os valores da coluna Vendas (C7:C10). Na frmula, "C7" refere-se coluna filtrada (C) da primeira linha do intervalo de dados (7). A 1 2 3 Tipo B Vendedor C Vendas D Mdia Calculada =C7>MDIA($C$7:$C$10)

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 68 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544

Filtragem de texto utilizando uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas


No intervalo de dados (A6:D10), o intervalo de critrios (D1:D2) apresenta linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo ao utilizar a funo EXACTO para executar uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas (A10:C10). Na frmula, "A7" refere-se coluna filtrada (A) da primeira linha do intervalo de dados (7). A 1 Tipo B Vendedor C Vendas D Correspondncia Exacta =EXACTO(A7; 2 3 4 5 6 7 8 Tipo Bebidas Carne Produtos 9 agrcolas Produtos 10 agrcolas Marques 6544 Vendedor Santos Marques Ferreira Vendas 5122 450 6328 agrcolas") "Produtos

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 69 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

4.9. BDOBTER (Funo BDOBTER)


Este artigo descreve a sintaxe da frmula e a utilizao da funo BDOBTER no Microsoft Excel.

Descrio
Extrai um valor nico de uma coluna numa lista ou base de dados que corresponde s condies especificadas.

Sintaxe

BDOBTER(base de dados; campo; critrios)


A sintaxe da funo BDOBTER tem os seguintes argumentos: Base de dados Obrigatrio. O intervalo de clulas que formam a lista ou base de dados. Uma base de dados uma lista de dados relacionados cujas linhas de informao relacionada so registos e as colunas de dados so campos. A primeira linha da lista contm rtulos para cada coluna. Campo Obrigatrio. Indica a coluna utilizada na funo. Introduza o rtulo de coluna entre aspas (como "Idade" ou "Proveito") ou um nmero (sem aspas) que represente a posio da coluna na lista: 1 para a primeira coluna, 2 para a segunda coluna e assim sucessivamente. Critrios Obrigatrio. O intervalo de clulas que contm as condies especificadas. Pode utilizar qualquer intervalo para o argumento critrios desde que inclua, pelo menos, um rtulo da coluna e, pelo menos, uma clula abaixo do rtulo da coluna em que especifica uma condio para a coluna.

Observaes
Se nenhum registo corresponder aos critrios, BDOBTER devolve o valor de erro #VALOR!. Se houver mais do que um registo que corresponda aos critrios, BDOBTER devolve o valor de erro #NM!. possvel utilizar qualquer intervalo para o argumento de critrios, desde que inclua pelo menos um rtulo de coluna e pelo menos uma clula abaixo do rtulo da coluna, para especificar a condio. Por exemplo, se o intervalo G1:G2 contiver o rtulo da coluna Receita em G1 e a quantia de 10.000 em G2, possvel definir o intervalo como CorresponderReceita e utilizar esse nome como argumento critrios nas funes da base de dados. Apesar de o intervalo de critrios poder estar localizado em qualquer parte da folha de clculo, no deve coloc-lo por baixo da lista. Se adicionar mais informaes, as novas
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 70 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


informaes so adicionadas primeira linha abaixo da lista. Se a linha abaixo da lista no estiver em branco, o Microsoft Excel no consegue adicionar a nova informao. Certifique-se de que o intervalo de critrios no se sobrepe lista. Para executar uma operao numa coluna inteira numa base de dados, introduza uma linha em branco por baixo dos rtulos da coluna no intervalo de critrios. Exemplos mais fcil compreender o exemplo se o copiar para uma folha de clculo em branco.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 A rvore ="=Macieira" ="=Pereira" rvore Macieira Pereira Cerejeira Macieira Pereira Macieira Frmula Altura 18 12 13 14 9 8 Descrio (Resultado) =BDOBTER(A4:E10; 12 "Proveito"; A1:A3) Devolve um de #NM! porque mais de um registo cumpre os critrios. valor erro Idade 20 12 14 15 8 9 Proveito 14 10 9 10 8 6 Lucro 105,00 96,00 105,00 75,00 76,80 45,00 B Altura >10 C Idade D Proveito E Lucro F Altura <16

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 71 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


EXEMPLOS DE CRITRIOS IMPORTANTE Uma vez que o sinal de igual utilizado para indicar uma frmula quando escreve texto ou um valor numa clula, o Microsoft Excel avalia o que escreve. No entanto, isto pode originar resultados do filtro inesperados. Para indicar um operador de comparao de igualdade para texto ou um valor, escreva os critrios como uma expresso da cadeia na clula adequada no intervalo de critrios: =''=entrada'' Onde entrada o texto ou valor que pretende localizar. Por exemplo: O que escreve na clula ="=Marques" ="=3.000" O que o Excel avalia e apresenta =Marques =3.000

Ao filtrar dados, o Excel no distingue maisculas de minsculas. No entanto, pode utilizar uma frmula que efectue uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas. As seguintes seces fornecem exemplos de critrios complexos.

Vrios critrios numa coluna


Lgica booleana: (Vendedor = "Marques" OU Vendedor = "Ferreira") Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios para uma coluna, escreva os critrios directamente abaixo de cada uma em linhas separadas do intervalo de critrios. No intervalo seguinte de dados (A6:C10), o intervalo de critrios (B1:B3) apresenta as linhas que contm "Marques" ou "Ferreira" na coluna Vendedor (A8:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Empresa: Euroscut Lda.

B Vendedor =Marques =Ferreira

C Vendas

Tipo

Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas

Vendedor Santos Marques Ferreira Marques

Vendas 5122 450 6328 6544

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 72 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

Vrios critrios em vrias colunas onde todos os critrios tm de ser verdadeiros


Lgica booleana: (Tipo = "Produtos agrcolas" E Vendas > 1000) Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios em vrias colunas, escreva todos os critrios na mesma linha do intervalo de critrios. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:C2) apresenta todas as linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo e um valor maior que 1.000 na coluna Vendas (A9:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo =Produtos agrcolas B Vendedor C Vendas >1000

Vrios critrios em vrias colunas onde qualquer um dos critrios pode ser verdadeiro
Lgica booleana: (Tipo = "Produtos agrcolas" OU Vendedor = "Marques") Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios em vrias colunas, onde qualquer critrio pode ser verdadeiro, escreva o critrio em linhas diferentes do intervalo de critrios. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:B3) apresenta todas as linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo ou "Marques" na coluna Vendedor (A9:C10).

A 1 2 3
Empresa: Euroscut Lda.

B Vendedor

C Vendas

Tipo =Produtos agrcolas

=Marques
Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 73 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544

Vrios conjuntos de critrios onde cada conjunto inclui critrios para vrias colunas
Lgica booleana: ( (Vendedor = "Marques" E Vendas >3000) OU (Vendedor = "Ferreira" E Vendas > 1500) ) Para localizar linhas que correspondam a vrios conjuntos de critrios, em que cada conjunto inclui critrios para vrias colunas, escreva cada conjunto de critrios em linhas separadas. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (B1:C3) apresenta as linhas que contm "Marques" na coluna Vendedor e um valor maior que 3.000 na coluna Vendas ou apresenta as linhas que contm "Ferreira" na coluna Vendedor e um valor maior que 1.500 na coluna Vendas (A9:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo B Vendedor =Marques =Ferreira C Vendas >3000 >1500

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 74 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Vrios conjuntos de critrios onde cada conjunto inclui critrios para uma coluna
Lgica booleana: ( (Vendas > 6000 E Vendas < 6500 ) OU (Vendas < 500) ) Para localizar linhas que correspondam a vrios conjuntos de critrios, onde cada conjunto inclui critrios para uma coluna, inclua vrias colunas com o mesmo cabealho de coluna. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (C1:D3) apresenta linhas que contm valores entre 6.000 e 6.500, bem como valores inferiores a 500 na coluna Vendas (A8:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo B Vendedor C Vendas >6000 <500 D Vendas <6500

Critrios para localizar valores de texto que partilham alguns caracteres mas no outros
Para localizar valores de texto que partilham alguns caracteres mas no outros, efectue um dos seguintes procedimentos: Escreva um ou mais caracteres sem um sinal de igual (=) para localizar linhas com um valor de texto numa coluna que comea com esses caracteres. Por exemplo, se escrever o texto Mar como um critrio, o Excel localiza "Marques," "Martins" e "Marinho". Utilize um carcter universal. possvel utilizar os seguintes caracteres universais como critrios de comparao.
Utilizar ? (ponto de interrogao) Para localizar Qualquer carcter isolado Por exemplo, ?ousa localiza "sousa" e "lousa" * (asterisco) Qualquer nmero de caracteres Por exemplo, *este localiza "Nordeste" e "Sudeste" Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 75 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


~ (til) seguido de ?, * ou ~ Um ponto de interrogao, asterisco ou til Por exemplo, fy91~? localiza "fy91?"

No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:B3) apresenta linhas com "Ca" como os primeiros caracteres na coluna Tipo ou linhas com o segundo carcter igual a "u" na coluna Vendedor (A7:C9). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo Ca =?u* B Vendedor C Vendas

Critrios criados como resultado de uma frmula


Pode utilizar um valor calculado como resultado de uma frmula como o critrio. Tenha em ateno os seguintes pontos importantes: A frmula tem de avaliar como VERDADEIRO ou FALSO. Como est a utilizar uma frmula, introduza-a normalmente e no escreva a expresso do seguinte modo: =''=entrada'' No utilize um rtulo de coluna para rtulos de critrios; mantenha os rtulos de critrios em branco ou utilize um rtulo que no seja um rtulo de coluna no intervalo (nos exemplos apresentados abaixo, Mdia Calculada e Correspondncia Exacta). Se utilizar um rtulo de coluna na frmula em vez de uma referncia relativa da clula ou de um nome de intervalo, o Excel apresenta um valor de erro, tal como #NOME? ou #VALOR! na clula que contm o critrio. Pode ignorar este erro porque no afecta a forma como o intervalo filtrado.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 76 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


A frmula que utilizar no critrio tem de utilizar uma referncia relativa correspondente na primeira linha (nos exemplos abaixo, C7 e A7). Todas as outras referncias na frmula tm de ser referncias absolutas. As seguintes subseces fornecem exemplos especficos de critrios criados como resultado de uma frmula. clula

Filtrar valores maiores que a mdia de todos os valores do intervalo de dados


No seguinte intervalo de dados (A6:D10), o intervalo de critrios (D1:D2) apresenta linhas que tm um valor na coluna Vendas maior que a mdia de todos os valores da coluna Vendas (C7:C10). Na frmula, "C7" refere-se coluna filtrada (C) da primeira linha do intervalo de dados (7). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo B Vendedor C Vendas D Mdia Calculada =C7>MDIA($C$7:$C$10)

Filtragem de texto utilizando uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas


No intervalo de dados (A6:D10), o intervalo de critrios (D1:D2) apresenta linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo ao utilizar a funo EXACTO para executar uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas (A10:C10). Na frmula, "A7" refere-se coluna filtrada (A) da primeira linha do intervalo de dados (7).

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 77 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo B Vendedor C Vendas D Correspondncia Exacta =EXACTO(A7; "Produtos agrcolas")

4.10. BDSOMA (Funo BDSOMA)


Este artigo descreve a sintaxe da frmula e a utilizao da funo BDSOMA no Microsoft Excel. Descrio Adiciona os nmeros num campo (coluna) de registos numa lista ou base de dados que correspondam s condies especificadas. Sintaxe BDSOMA(base de dados; campo; critrios) A sintaxe da funo BDSOMA tem os seguintes argumentos: Base de dados Obrigatrio. O intervalo de clulas que formam a lista ou base de dados. Uma base de dados uma lista de dados relacionados cujas linhas de informao relacionada so registos e as colunas de dados so campos. A primeira linha da lista contm rtulos para cada coluna. Campo Obrigatrio. Indica a coluna utilizada na funo. Introduza o rtulo de coluna entre aspas (como "Idade" ou "Proveito") ou um nmero (sem aspas) que represente a posio da coluna na lista: 1 para a primeira coluna, 2 para a segunda coluna e assim sucessivamente. Critrios Obrigatrio. o intervalo de clulas que contm as condies especificadas. Pode utilizar qualquer intervalo para o argumento critrios desde que inclua, pelo menos, um
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 78 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


rtulo da coluna e, pelo menos, uma clula abaixo do rtulo da coluna em que especifica uma condio para a coluna. Observaes possvel utilizar qualquer intervalo para o argumento de critrios, desde que inclua pelo menos um rtulo de coluna e pelo menos uma clula abaixo do rtulo da coluna, para especificar a condio. Por exemplo, se o intervalo G1:G2 contiver o rtulo da coluna Receita em G1 e a quantia de 10.000 em G2, possvel definir o intervalo como CorresponderReceita e utilizar esse nome como argumento critrios nas funes da base de dados. Apesar de o intervalo de critrios poder estar localizado em qualquer parte da folha de clculo, no deve coloc-lo por baixo da lista. Se adicionar mais informaes, as novas informaes so adicionadas primeira linha abaixo da lista. Se a linha abaixo da lista no estiver em branco, o Microsoft Excel no consegue adicionar a nova informao. Certifique-se de que o intervalo de critrios no se sobrepe lista. Para executar uma operao numa coluna inteira numa base de dados, introduza uma linha em branco por baixo dos rtulos da coluna no intervalo de critrios. Exemplos mais fcil compreender o exemplo se o copiar para uma folha de clculo em branco.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 A rvore ="=Macieira" ="=Pereira" rvore Macieira Pereira Cerejeira Macieira Pereira Macieira Frmula Altura 18 12 13 14 9 8 Descrio Idade 20 12 14 15 8 9 Proveito 14 10 9 10 8 6 Lucro 105,00 96,00 105,00 75,00 76,80 45,00 B Altura >10 C Idade D Proveito E Lucro F Altura <16

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 79 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


(Resultado) 12 =BDSOMA(A4:E10; "Lucro"; A1:A2) O lucro total das macieiras. 13 =BDSOMA(A4:E10; "Lucro"; A1:F2) (225) O lucro total de macieiras com altura entre 10 e 16. (75)

EXEMPLOS DE CRITRIOS IMPORTANTE Uma vez que o sinal de igual utilizado para indicar uma frmula quando escreve texto ou um valor numa clula, o Microsoft Excel avalia o que escreve. No entanto, isto pode originar resultados do filtro inesperados. Para indicar um operador de comparao de igualdade para texto ou um valor, escreva os critrios como uma expresso da cadeia na clula adequada no intervalo de critrios: =''=entrada'' Onde entrada o texto ou valor que pretende localizar. Por exemplo: O que escreve na clula ="=Marques" ="=3.000" O que o Excel avalia e apresenta =Marques =3.000

Ao filtrar dados, o Excel no distingue maisculas de minsculas. No entanto, pode utilizar uma frmula que efectue uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas. As seguintes seces fornecem exemplos de critrios complexos.

Vrios critrios numa coluna


Lgica booleana: (Vendedor = "Marques" OU Vendedor = "Ferreira") Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios para uma coluna, escreva os critrios directamente abaixo de cada uma em linhas separadas do intervalo de critrios. No intervalo seguinte de dados (A6:C10), o intervalo de critrios (B1:B3) apresenta as linhas que contm "Marques" ou "Ferreira" na coluna Vendedor (A8:C10).
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 80 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo B Vendedor =Marques =Ferreira C Vendas

Vrios critrios em vrias colunas onde todos os critrios tm de ser verdadeiros


Lgica booleana: (Tipo = "Produtos agrcolas" E Vendas > 1000) Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios em vrias colunas, escreva todos os critrios na mesma linha do intervalo de critrios. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:C2) apresenta todas as linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo e um valor maior que 1.000 na coluna Vendas (A9:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Empresa: Euroscut Lda.

B Vendedor

C Vendas >1000

Tipo =Produtos agrcolas

Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas

Vendedor Santos Marques Ferreira Marques

Vendas 5122 450 6328 6544

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 81 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Vrios critrios em vrias colunas onde qualquer um dos critrios pode ser verdadeiro
Lgica booleana: (Tipo = "Produtos agrcolas" OU Vendedor = "Marques") Para localizar linhas que correspondam a vrios critrios em vrias colunas, onde qualquer critrio pode ser verdadeiro, escreva o critrio em linhas diferentes do intervalo de critrios. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:B3) apresenta todas as linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo ou "Marques" na coluna Vendedor (A9:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo =Produtos agrcolas =Marques B Vendedor C Vendas

Vrios conjuntos de critrios onde cada conjunto inclui critrios para vrias colunas
Lgica booleana: ( (Vendedor = "Marques" E Vendas >3000) OU (Vendedor = "Ferreira" E Vendas > 1500) ) Para localizar linhas que correspondam a vrios conjuntos de critrios, em que cada conjunto inclui critrios para vrias colunas, escreva cada conjunto de critrios em linhas separadas. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (B1:C3) apresenta as linhas que contm "Marques" na coluna Vendedor e um valor maior que 3.000 na coluna Vendas ou apresenta as linhas que contm "Ferreira" na coluna Vendedor e um valor maior que 1.500 na coluna Vendas (A9:C10). A 1 2 3
Empresa: Euroscut Lda.

B Vendedor =Marques =Ferreira

C Vendas >3000 >1500

Tipo

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 82 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544

Vrios conjuntos de critrios onde cada conjunto inclui critrios para uma coluna
Lgica booleana: ( (Vendas > 6000 E Vendas < 6500 ) OU (Vendas < 500) ) Para localizar linhas que correspondam a vrios conjuntos de critrios, onde cada conjunto inclui critrios para uma coluna, inclua vrias colunas com o mesmo cabealho de coluna. No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (C1:D3) apresenta linhas que contm valores entre 6.000 e 6.500, bem como valores inferiores a 500 na coluna Vendas (A8:C10). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo B Vendedor C Vendas >6000 <500 D Vendas <6500

Critrios para localizar valores de texto que partilham alguns caracteres mas no outros
Para localizar valores de texto que partilham alguns caracteres mas no outros, efectue um dos seguintes procedimentos:

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 83 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Escreva um ou mais caracteres sem um sinal de igual (=) para localizar linhas com um valor de texto numa coluna que comea com esses caracteres. Por exemplo, se escrever o texto Mar como um critrio, o Excel localiza "Marques", "Martins" e "Marinho". Utilize um carcter universal. possvel utilizar os seguintes caracteres universais como critrios de comparao. Utilizar ? (ponto de interrogao) Para localizar Qualquer carcter isolado

Por exemplo, ?ousa localiza "sousa" e "lousa" * (asterisco) Qualquer nmero de caracteres

Por exemplo, *este localiza "Nordeste" e "Sudeste" ~ (til) seguido de ?, * ou ~ Um ponto de interrogao, asterisco ou til Por exemplo, fy91~? localiza "fy91?" No intervalo de dados seguinte (A6:C10), o intervalo de critrios (A1:B3) apresenta linhas com "Ca" como os primeiros caracteres na coluna Tipo ou linhas com o segundo carcter igual a "u" na coluna Vendedor (A7:C9). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo Ca =?u* B Vendedor C Vendas

Critrios criados como resultado de uma frmula


Pode utilizar um valor calculado como resultado de uma frmula como o critrio. Tenha em ateno os seguintes pontos importantes: A frmula tem de avaliar como VERDADEIRO ou FALSO.
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 84 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Como est a utilizar uma frmula, introduza-a normalmente e no escreva a expresso do seguinte modo: =''=entrada'' No utilize um rtulo de coluna para rtulos de critrios; mantenha os rtulos de critrios em branco ou utilize um rtulo que no seja um rtulo de coluna no intervalo (nos exemplos apresentados abaixo, Mdia Calculada e Correspondncia Exacta). Se utilizar um rtulo de coluna na frmula em vez de uma referncia relativa da clula ou de um nome de intervalo, o Excel apresenta um valor de erro, tal como #NOME? ou #VALOR! na clula que contm o critrio. Pode ignorar este erro porque no afecta a forma como o intervalo filtrado. A frmula que utilizar no critrio tem de utilizar uma referncia relativa correspondente na primeira linha (nos exemplos abaixo, C7 e A7). Todas as outras referncias na frmula tm de ser referncias absolutas. As seguintes subseces fornecem exemplos especficos de critrios criados como resultado de uma frmula. clula

Filtrar valores maiores que a mdia de todos os valores do intervalo de dados


No seguinte intervalo de dados (A6:D10), o intervalo de critrios (D1:D2) apresenta linhas que tm um valor na coluna Vendas maior que a mdia de todos os valores da coluna Vendas (C7:C10). Na frmula, "C7" refere-se coluna filtrada (C) da primeira linha do intervalo de dados (7). A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tipo Bebidas Carne Produtos agrcolas Produtos agrcolas Vendedor Santos Marques Ferreira Marques Vendas 5122 450 6328 6544 Tipo B Vendedor C Vendas D Mdia Calculada =C7>MDIA($C$7:$C$10)

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 85 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Filtragem de texto utilizando uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas
No intervalo de dados (A6:D10), o intervalo de critrios (D1:D2) apresenta linhas que contm "Produtos agrcolas" na coluna Tipo ao utilizar a funo EXACTO para executar uma pesquisa sensvel a maisculas e minsculas (A10:C10). Na frmula, "A7" refere-se coluna filtrada (A) da primeira linha do intervalo de dados (7). A 1 Tipo B Vendedor C Vendas D Correspondncia Exacta =EXACTO(A7; 2 3 4 5 6 7 8 Tipo Bebidas Carne Produtos 9 agrcolas Produtos 10 agrcolas Marques 6544 Vendedor Santos Marques Ferreira Vendas 5122 450 6328 agrcolas") "Produtos

5. ORDENANDO LISTAS
Uma vez que temos uma Lista no Excel, quer esta lista tenha sido importada ou digitada directamente no Excel, podemos realizar uma srie de operaes sobre os dados da lista. Podemos classificar a lista de acordo com uma ou mais colunas, podemos aplicar filtros na lista, podemos criar listas ordenadas personalizadas e assim por diante. Quando classificamos uma lista, o Microsoft Excel reordena as linhas da lista de acordo com o contedo da coluna (ou das colunas) seleccionadas para ordenao. Por exemplo, se definirmos que a lista seja ordenada em ordem crescente, pelo campo local, as linhas sero reordenadas para ficar em ordem alfabtica crescente do campo local. Neste e no prximo tpico aprenderemos a fazer a classificao (ordenao) de uma lista de acordo com uma ou mais colunas de dados.
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 86 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

5.1. ORDENAR LISTAS POR UMA NICA COLUNA (CAMPO)


Considere o exemplo das duas folhas de clculo a seguir, onde a primeira no est classificada e a segunda est ordenada pelo campo local:

Figura 1 Lista ordenada por um nico campo (coluna) local

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 87 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Para ordenar a lista de dados apresentada acima pela coluna (campo) local procedeu-se do seguinte modo: 1. Selecionar uma clula dentro da lista de dados a ordenar (ex: pode ser a do canto superior esquerdo) 2. No separador Dados clicar no boto de opo Ordenar do grupo Ordenar e Filtrar 3. Na janela de dilogo Ordenar em coluna seleccionar ordenar por local

4. Clicar em OK

5.2. ORDENAR LISTAS POR VRIAS COLUNAS (CAMPOS)


Vamos agora ordenar a lista pelos seguintes campos: local, sector e nome. Neste caso verificar-se- que em 1 lugar a lista ordenada pelo local. Quando dois registos (duas linhas) de dados apresentam o mesmo valor no campo local ir ser utilizada o chave do 2 campo que o sector. Se os dois registos apresentarem nestes dois campos os mesmos valores ir ser utilizada a chave do 3 campo, apresentado na janela de ordenao de A a Z, que o nome, para efectuar a ordenao. E assim sucessivamente. Para ordenar a lista de dados apresentada na figura 2 pela coluna (campo) local procedeu-se do seguinte modo: 1. Selecionar uma clula dentro da lista de dados a ordenar (ex: pode ser a do canto superior esquerdo) 2. No separador Dados clicar no boto de opo Ordenar do grupo Ordenar e Filtrar 3. Na janela de dilogo Ordenar em coluna seleccionar ordenar por local. Seguidamente clicar no boto Adicionar Nvel e em Depois por seleccionar o campo sector. E finalmente clicar novamente no boto Adicionar Nvel e em Depois por seleccionar o campo nome

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 88 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

4. Clicar no boto OK

Figura 2 Lista ordenada por local, sector e nome

6. FILTRANDO DADOS NUMA LISTA INTRODUO E CONCEITOS


Quando trabalhamos com listas muito extensas, com milhares de linhas, pode haver a necessidade de filtrar a lista, para que sejam exibidas somente as linhas onde um ou mais campos atendam determinados critrios. Por exemplo, podemos filtrar uma lista de funcionrios para que sejam exibidos apenas os funcionrios pertencentes ao local de Faro; ou apenas os funcionrios pertencentes ao local de Faro e o sector da empresa o financeiro. Podemos avanar mais ainda na definio de critrios de pesquisa.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 89 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Por exemplo, podemos fazer com que sejam exibidos apenas os funcionrios pertencentes ao local de Faro ou Tavira, apresentando o estado civil casado para o ano de admisso na empresa de 1990. Observe que estamos definindo trs critrios de filtragem: Local = Faro ou Tavira Estado Civil = Casado Ano de admisso na empresa = 1990

Figura 3 Aplicao de 3 filtros automticos, em conjuno, nos campos local, estadocivil e admisso Filtrar um procedimento rpido e prtico para que possamos trabalhar apenas com um conjunto reduzido de linhas ou registos. Quando aplicamos um filtro a uma lista, somente sero exibidas as linhas (registos) que obedecem aos critrios especificados. Uma vez removidos os filtros, todas as linhas (registos) voltaro a ser exibidas. Com o Excel, dispomos das seguintes ferramentas de filtragem: Filtro Automtico e Filtro Avanado. Fitro Automtico -> S pode ser aplicado um filtro por folha de clculo. No pode ser aplicado a operao de disjuno (OU) entre colunas (campos) diferentes. Filtro Avanado -> Utilizado para a definio de critrios mais complexos. Quando utilizamos um Filtro Automtico, o ttulo de cada coluna transformado numa lista, com todos os valores possveis para esta coluna, conforme indicado na Figura 4: Como podemos observar no exemplo da figura 4, aplicmos um filtro automtico para mostrar todos os registos de funcionrios pertencentes somente a Faro ou Tavira. Procedeu-se do seguinte modo:

6.1. Aplicao de um filtro automtico


1. Selecionar um clula qualquer da lista (ex: selecciona-se a clula do canto superior esquedo) 2. No separador Dados, no grupo Ordenar e Filtrar clica-se no boto de opo Filtrar
Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 90 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


3. Na seta do lado direito do nome da coluna (campo) Local selecciona-se somente os locais Faro e Tavira 4. Clica-se no boto OK Nota: Como se pode observar depois de aplicado o filtro automtico a seta do lado direito do nome da coluna transforma-se no cone em forma de funil que nos indica que h um filtro aplicado naquela coluna (campo)

Figura 4 Listas criadas, no cabealho das colunas, com o uso do Filtro Automtico.

Vamos agora aplicar 3 filtros automticos para apresentar somente os funcionrios pertencentes a Faro ou Tavira, com estado civil casado e admitidos na empresa no ano civil de 1990.

6.2. Aplicao de vrios filtros automticos


1. Selecionar um clula qualquer da lista (ex: selecciona-se a clula do canto superior esquedo) 2. No separador Dados, no grupo Ordenar e Filtrar clica-se no boto de opo Filtrar 3. Na seta do lado direito do nome da coluna (campo) local selecciona-se somente os locais Faro e Tavira 4. Na seta do lado direito do nome da coluna (campo) estadocivil selecciona-se somente o estado civil casado 5. Na seta do lado direito do nome da coluna (campo) admisso selecciona-se somente o ano de admisso 1990. 6. Clica-se no boto OK

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 91 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Nota: Como se pode observar depois de aplicado o filtro automtico a seta do lado direito do nome da coluna transforma-se no cone em forma de funil que nos indica que h um filtro aplicado naquela coluna (campo)

Figura 3 Aplicao de 3 filtros automticos, em conjuno, nos campos local, estadocivil e admisso

6.3. Aplicao de Filtros Avanados


Normalmente estes filtros aplicam-se para extrair vrias sublistagens condicionadas a determinados critrios (condies lgicas) de listagens gerais. Vamos agora efectuar as seguintes extraces da lista de dados: Todos os empregados do sector financeiro ou de faro;

1. Para trabalhar com o comando Filtro Avanado temos que definir uma faixa de clulas onde so definidos os critrios de filtragem. Ao usar o comando Filtro Avanado devemos informar a faixa onde esto os critrios a serem utilizados.

OU

Nota: A 1 linha do critrio igual ao nome de cada coluna (campo) da lista de dados) Na 2 linha do critrio introduzida a condio a aplicar no campo respectivo. Neste caso as condies encontram-se em linhas diferentes pelo que o operador lgico o OU. Assim para um registo ser seleccionado neste critrio necessrio ser do sector financeiro ou do local faro. necessrio somente satisfazer uma das condies do critrio para o registo ser seleccionado para a sublistagem. 2. Seguidamente clica-se no separador Dados e no boto de opo Avanadas do grupo Ordenar e Filtrar 3. Na janela de dilogo Filtro Avanado procede-se do seguinte modo Em Aco seleccionar Copiar para outro local
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 92 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Em Intervalo da lista selecciona-se a lista de dados por completo (todas as linhas e colunas) Em Intervalo de critrios selecciona-se a faixa de critrios que foram construdos no passo1 Em Copiar para selecciona-se a clula destino onde vai ser apresentada a sublistagem (extraco) que obedeceu faixa de critrios. Finalmente clica-se no boto OK.

O resultado da sublistagem, apresentada o que se apresenta na figura abaixo:

Vejamos agora a diferena se pretendesse-mos obter a seguinte sublistagem: Todos os empregados do sector financeiro e de faro;

Neste caso o procedimento aplicado anteriormente era igual com excepo da elaborao e definio da faixa de critrios. Assim sendo teramos o seguinte critrio:

E
Para se definir a faixa de critrios bastava seleccionar somente as 4 clulas da faixa de critrios. Como se pode verificar agora as condies aplicadas a cada campo esto na mesma linha, operandose portanto com o operador lgico E que faz a conjuno das 2
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 93 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


condies. obrigatrio, portanto, satisfazer as duas condies em simultneo para os registos serem seleccionados para a sublistagem. Assim depois de aplicado o filtro avanado com o novo critrio temos a seguinte sublistagem:

7. TRABALHANDO COM MACROS


7.1. Guia de Introduo: Criar uma macro
Se tiver tarefas no Microsoft Excel que efectue repetidamente, pode gravar uma macro para automatizar essas tarefas. Uma macro uma aco ou um conjunto de aces que pode executar as vezes que quiser. Quando cria uma macro, est a gravar cliques do rato e batimentos de teclas. Depois de criar uma macro, pode edit-la para efectuar pequenas alteraes ao seu modo de funcionamento. Suponha que todos os meses tem de criar um relatrio para o seu gestor de contabilidade. Pretende formatar os nomes dos clientes com contas vencidas a vermelho e aplicar tambm formatao a negrito. Pode criar e, em seguida, executar uma macro que aplique rapidamente estas alteraes de formatao s clulas que seleccionar. Como?

Antes de gravar uma macro Certifique-se de que o separador Programador est visvel no friso. Por predefinio, o separador Programador no est visvel, pelo que dever efectuar o seguinte procedimento: 1. 2. Clique no separador Ficheiro, clique em Opes e clique na categoria Personalizar Friso. Em Personalizar o Friso, na lista Separadores Principais, clique em Programador e clique em OK. Gravar macros 1. No grupo Cdigo, no separador Programador, clique em Gravar Macro e, em seguida, clique em OK para iniciar a gravao.
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 94 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

2. 3.

Execute algumas aces na sua folha de clculo, tais como escrever algum texto, seleccionar algumas colunas ou linhas, ou preencher alguns dados. No grupo Cdigo, no separador Programador, clique em Terminar Gravao.

Analisar de forma mais detalhada a macro e efectuar experincias Pode obter algumas informaes sobre a linguagem de programao do Visual Basic ao editar uma macro que tenha gravado. Para editar uma macro, no grupo Cdigo, no separador Programador, clique em Macros, seleccione o nome da macro que gravou e clique em Editar. Este procedimento inicia o Visual Basic Editor. Analise o cdigo e veja como as aces que gravou aparecem como cdigo. Algumas partes do cdigo provavelmente ser-lhe-o familiares e algumas podero parecerlhe um pouco estranhas. Efectue experincias com o cdigo, feche o Visual Basic Editor e execute novamente a macro. Desta vez, veja se acontece alguma coisa de diferente!

7.2. Vrias formas de executar uma macro


Existem vrias formas de executar uma macro no Microsoft Excel. Uma macro consiste numa aco ou num conjunto de aces que pode utilizar para automatizar tarefas. As macros so gravadas na linguagem de programao Visual Basic for Applications. Pode sempre executar uma macro clicando no comando Macros no friso (separador Programador, grupo Cdigo). Dependendo da forma de execuo atribuda macro, tambm poder conseguir execut-la premindo uma tecla de atalho em combinao com CTRL, clicando num boto na Barra de Ferramentas de Acesso Rpido ou num grupo personalizado no friso, ou ainda clicando numa rea num objecto, grfico ou controlo. Alm disso, pode executar automaticamente uma macro ao abrir um livro. Nota Quando o nvel de segurana de macro no Excel definido como Desactivar todas as macros sem notificao, o Excel executa apenas as macros com assinatura digital ou que esto armazenadas
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 95 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


numa localizao fidedigna, tal como a pasta de arranque do Excel no computador. Se a macro que pretende executar no tiver assinatura digital ou no estiver numa localizao fidedigna, pode alterar temporariamente o nvel de segurana para permitir todas as macros. 7.2.1. Executar uma macro 1. Se o separador Programador no estiver disponvel, proceda do seguinte modo para o visualizar: 2. Clique no separador Ficheiro, clique em Opes e clique na categoria Personalizar Friso. 3. Na lista Separadores Principais, seleccione a caixa de verificao Programador e clique em OK. 4. Para definir temporariamente o nvel de segurana para activar todas as macros, efectue o seguinte procedimento: No separador Programador, no grupo Cdigo, clique em Segurana de Macros.

Na categoria Definies das Macros, em Definies das Macros, clique em Activar todas as macros (no recomendado; poder ser executado um cdigo potencialmente perigoso) e, em seguida, clique em OK. Nota Para impedir a execuo de cdigo potencialmente perigoso, recomendamos que reponha quaisquer definies que desactivem todas as macros depois de concluir o trabalho com as mesmas. 5. Abra o livro que contm a macro. 6. No separador Programador, no grupo Cdigo, clique em Macros.

7. Na caixa Nome da macro, clique na macro que pretende executar. 8. Execute um dos seguintes procedimentos:
Para executar uma macro num livro do Excel, clique em Executar.

Sugesto Tambm pode premir CTRL+F8 para executar a macro. Pode interromper a execuo da macro premindo ESC.
Para executar uma macro a partir de um mdulo do Microsoft Visual Basic for

Applications (VBA), clique em Editar e, no menu Executar, clique em Run Sub/UserForm


Empresa: Euroscut Lda.

ou prima F5.
Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 96 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

7.2.2. Executar uma macro premindo uma tecla de atalho de combinao com a tecla ctrl 1. Se o separador Programador no estiver disponvel, proceda do seguinte modo para o visualizar: Clique no separador Ficheiro, clique em Opes e clique na categoria Personalizar Friso. Na lista Separadores Principais, seleccione a caixa de verificao Programador e clique em OK. 2. No separador Programador, no grupo Cdigo, clique em Macros.

3. Na caixa Nome da macro, clique na macro que pretende atribuir a uma tecla de atalho de combinao com a tecla CTRL. 4. Clique em Opes. apresentada a caixa de dilogo Opes de Macro. 5. Na caixa Tecla de atalho, escreva uma letra minscula ou maiscula que pretenda utilizar com a tecla CTRL. Nota A tecla de atalho ir substituir qualquer tecla de atalho equivalente, predefinida do Excel, enquanto o livro que contm as macros estiver aberto. 6. Na caixa Descrio, escreva a descrio da macro. 7. Clique em OK para guardar as alteraes e clique em Cancelar para fechar a caixa de dilogo Macro.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 97 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO C. EXERCCIOS PRTICOS Curso: Microsoft Excel 2007 Aperfeioamento EXERCCIO N1 MICROSOFT EXCEL Nvel de Aperfeioamento
1. 2. 3. Crie no aplicativo do Microsoft Excel 2007, um ficheiro novo denominado Gesto Bancria.xlsx Atribua folha1 a denominao de Gesto (Banco_1). Formate a largura das colunas e altura das linhas de acordo com a figura 1:
5 9,71 32,29 15 15 15

8,43

27 9,75

16,5

17,25 13,5

24

4.

Introduza os itens relativos gesto de uma conta bancria de modo a distribuir os dados de acordo com os endereos das clulas apresentados no esquema apresentado na figura 1.

Figura 1

5. 6. 7.

Aplique as operaes de unio de clulas, na vertical e na horizontal conforme apresentado na figura 1. Aplique o tipo de letra Arial, em toda a folha de clculo. Aplique os tamanhos e cor do tipo de letra apresentados:

Empresa: Euroscut Lda.

20 cpi; cor verde Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 98 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

Estilo negrito

13 cpi
Estilo negrito Preenchimento verde plido Cor do tipo de letra verde Tamanho da fonte 12 cpi

12 cpi

8.

Aplique os limites e sombreados de forma semelhante apresentada na figura, acima representada.

9. Insira, agora, mais 20 linhas, a partir do ltimo movimento, englobando-as na formatao aplicada no ponto anterior. 10. Formate a coluna DATA de modo a obedecer ao formato de nmero na categoria DATA e na forma dd-mmaa. 11. Formate as colunas DBITO, CRDITO e SALDO de forma a aplicar um formato de nmero na categoria de moeda com 2 casas decimais. 12. Programe a coluna do saldo, a partir da clula G16, inclusiv, de acordo com a frmula seguinte:

SALDO SALDO _ ANTERIOR DBITO CRDITO


13. Aplique a funo condicional SE(), na coluna do SALDO, a partir da clula G16, inclusiv, para controlar a abertura do movimento, em que o saldo somente calculado quando obedecer s seguintes condies:

SE DATA for diferente de vazio E (DBITO OU CRDITO) diferente de vazio ENTO


SALDO SALDO _ ANTERIOR DBITO CRDITO SENO igual a vazio.
14. Aplique a formatao condicional de forma que, quando o saldo for negativo, se proceda aos seguintes formatos: Cor do tipo de letra = vermelho Estilo = negrito 15. Elabore o grfico, seguidamente apresentado, contemplando para a srie de yy os valores da coluna do saldo e para a srie de xx, as datas em que foram registadas as variaes do saldo.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 99 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

15.1

Caractersticas obrigatrias de formatao referentes ao grfico do ponto 15. Tipo de grfico Colunas agrupadas 3D; Esquema do grfico 10; Estilo do grfico 10; Ttulo Tipo de fonte Calibri; Tamanho do tipo de letra 18 cpi; Cor da fonte: Azul escuro, mais claro, 40%; Mostrar tabela de dados com marcas e legenda; Mostrar legenda da srie de yy direita; Preenchimento do eixo dos xx com a cor: branco, fundo1, mais claro 15%; Formate o eixo dos xx de forma a fixar o mnimo e o mximo nos valores 12-01 e 10-02, respectivamente, com incremento na unidade principal de 1 dia.

16. Efectue duas cpias da folha Gesto (BANCO_1) para Gesto (BANCO_2) e Gesto (BANCO_3) gerando, ao seu critrio, situaes diferentes em cada folha.

17. Construa numa nova folha denominada GESTBANCO, a gesto das 3 contas bancrias considerando a seguinte tabela:

BANCOS BANCO 1 BANCO 2 BANCO 3 SALDO TOTAL

Saldo Actual

Saldo Mnimo

Saldo Mximo

N Mov

N Saldos <0

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 100 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


17.1 Introduza os dados de acordo com o esquema representado e aplique os limites e sombreados de forma semelhante; 17.2 Tipo de letra e tamanho: Calibri, 12 cpi; 17.3 Aplique as frmulas com as funes apropriadas para as respectivas clulas tomando em considerao os nomes dos cabealhos das colunas. NOTA: Funes de aplicao obrigatria SOMA(); MNIMO(); MXIMO(); CONTAR(); CONTAR.SE().

EXERCCIO N2 MICROSOFT EXCEL Nvel de Aperfeioamento


1. Crie um novo ficheiro denominado Mapa de Vendas.xlsx guardando-o na pasta FClculo 2. Atribua s folhas 1, 2 e 3 os seguintes nomes, respectivamente: Mapa_Vendas, Lista_Produtos e Controlo_Vendas. FOLHA Mapa_Vendas 3. Atribua as seguintes larguras s colunas: Coluna B Coluna C Coluna D Coluna E Coluna F Coluna G 12 18 10 18 16 16 Linha 2 60 Linha 3 32 Linhas 4-15 18 Linha 16 13,5 Linhas 17-19 18

4. Execute o procedimento de unir e centrar o bloco de clulas B2:G2. 5. Introduza os textos nas clulas respectivas, conforme esquema seguidamente apresentado na Figura 1. 6. Proceda formatao das clulas de acordo com as especificaes que se apresentam para as seguintes linhas apresentadas na figura 1: Linha 2 Tipo de letra Arial; Tamanho do tipo de letra 18; Cor do tipo de letra Azul Escuro, texto2; Efeito de preenchimento com a seguinte gradao de cor: cor 1 branco; cor 2 azul, cor1 Estilo de sombreado: diagonal para cima Variante 1

Linha 3 Tipo de letra Arial; Tamanho do tipo de letra 10; Estilo do tipo de letra negrito; Cor do tipo de letra Azul Escuro, texto2 mais claro 25%; Preenchimento de cor: Azul, cor 1, mais claro 80% Linhas 4 - 15 Tipo de letra Arial; Tamanho do tipo de letra 10; Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 101 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Definir os alinhamentos nas colunas conforme apresentado na figura abaixo 7. Aplique nas clulas F17 e G17 as somas referentes aos totais das colunas Preo de Custo e P.V.P. 8. Aplique na clula G19 a frmula que determina o lucro.

Figura 1 FOLHA Lista_Produtos 9. Proceda formatao das clulas de acordo com as especificaes que se apresentam para as seguintes linhas apresentadas na figura 2: Linha 2 Tipo de letra Arial; Tamanho do tipo de letra 18; Cor do tipo de letra Azul Escuro, texto2; Efeito de preenchimento com a seguinte gradao de cor: cor 1 branco; cor 2 azul, cor1 Estilo de sombreado: diagonal para cima Variante 1 Aplique os limites com cor azul escuro, texto2 e estilos de linha semelhantes aos apresentados na Figura 2 Linha 3 Tipo de letra Arial; Tamanho do tipo de letra 10; Estilo do tipo de letra negrito; Cor do tipo de letra Azul Escuro, texto2 mais claro 25%; Preenchimento de cor: Azul, cor 1, mais claro 80% Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 102 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Aplique os limites com cor azul escuro, texto2 e estilos de linha semelhantes aos apresentados na Figura 2 Linhas 4 - 7 Tipo de letra Arial; Tamanho do tipo de letra 10; Definir os alinhamentos nas colunas conforme apresentado na figura abaixo Aplique os limites com cor azul escuro, texto2 e estilos de linha semelhantes aos apresentados na Figura 2

10. Introduza os dados nas respectivas clulas, conforme apresentado na Figura 2.

Fig ura 2 11. Aplique o formato moeda no bloco de clulas D4:E7. 12. Atribua ao bloco de clulas B3:E7 o nome Produtos. 13. Aplique, na folha Mapa_Vendas, a funo PROCV() nas clulas com endereos E4, F4 e G4, de forma a obter os respectivos valores, da folha Lista_Produtos consoante o cdigo do produto, Cod_Prod, introduzido. Exemplo: =PROCV(Cod_Prod; Produtos; ndice de Coluna a obter informao)

14. Aplique a cpia do bloco de clulas E4:G4, para o bloco de clulas E5:G15, numa colagem especial com frmulas. 15. Atribua ao bloco de clulas B4:B7 da folha Lista_Produtos, o nome de lprod 16. Proceda a uma validao de dados em lista para o bloco de clulas D4:D15, limitada ao bloco de clulas lprod, personalizando o seguinte aviso de erro:

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 103 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

FOLHA Controlo_Vendas 17. Introduza os dados nas respectivas clulas conforme apresentado na Figura 3. 18. Aplique o formato moeda no bloco de clulas D4:E7 19. Formate as clulas com os limites, padres, alinhamentos e tipos de letra e padres a seu gosto.

Figura 3.

20. Aplique na folha Controlo_Vendas, em todas as colunas, as funes e frmulas aritmticas mais apropriadas:

N de unidades vendidas aplique a funo CONTAR.SE() coluna Cod_Prod da folha Mapa de Vendas
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 104 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

Lucro Parcial, igual ao montante efectuado menos o n de unidades vendidas vezes o preo de custo do
respectivo produto, da folha Lista_Produtos.

Montante Efectuado, igual ao n de unidades vendidas vezes o P.V.P. do produto respectivo, da


folha Lista_Produtos

21. Elabore o grfico seguidamente apresentado, de modo a obedecer s seguintes caractersticas de formatao: Tipo de Grfico: Circular destacado em 3D e Estilo 7. As restantes formataes ficaro ao seu gosto, ao nvel dos preenchimentos, gradaes de cor, tipos de letra e tamanhos respectivos. NOTA: Disponha os rtulos apresentados de forma semelhante ao apresentado na figura 4.

Figura 4.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 105 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO EXERCCIO N3 MICROSOFT EXCEL Nvel de Aperfeioamento


1. 2. Crie um ficheiro denominado GESTORCAM.XLS com 4 folhas de clculo denominadas Oramento, Artigos, Oram-BD e Clientes. Recorrendo s operaes de edio, formatao de clulas e s ferramentas de formulrios elabore a folha Oramento de forma a contemplar a figura seguidamente apresentada:

3.

Aplique as frmulas aritmticas necessrias, as funes mais apropriadas (como por exemplo SOMA.SE()) e programe os controlos provenientes da barra de ferramentas formulrios (caixa de combinao). Aplique uma validao em lista na coluna DESIGNAO de forma a validar somente os artigos existentes na base de dados que se encontra na folha artigos. Elabore um conjunto de 13 critrios dinmicos referentes ao campo designao em que a condio a aplicar ser dependente do artigo introduzido na designao do oramento. Formador: Joo Marciano Sousa

4.

5.

Empresa: Euroscut Lda.

Pgina 106 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


6. Construa as folhas Artigos e Clientes de forma a apresentarem os seguintes contedos:

<ARTIGOS>

<CLIENTES>

7.

Aplique a funo BDOBTER() nas colunas cdigo, valor unitrio e Iva de modo que o seu clculo s se efectue quando for introduzido um artigo na coluna designao do oramento.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 107 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO EXERCCIO N4 MICROSOFT EXCEL Nvel de Aperfeioamento


1. Exporte o ficheiro empresa.mdb para o ficheiro funcionarios.xls. 2. Obtenha o seguinte contedo na folha <funcionrios>, depois de proceder s seguintes formataes: - Converter para nmero as colunas denominadas <codfunc>, <cpost>, <telef> e <contribuinte>; - Ajustar a largura das colunas de modo a se visualizar todo o texto introduzido nas colunas respectivas; 3. Copie a Base de Dados, pela ntegra, para a folha Anlise-Funcionrios e ordene-a por localidade, sector e nome

4. Efectue as seguintes extraces, considerando todos os campos apresentados, legendando as mesmas bem como definindo os critrios a partir da coluna <O> 4.1 Todos os empregados de Faro ou do sector financeiro; 4.2 Todos os empregados do sector de pessoal com um salrio superior a 800,00 ; 4.3 Todos os empregados de Faro - ou - de Tavira e casados; 4.4 Todos os empregados com um salrio superior a 1000,00 ; 4.5 Todos os empregados com 2 ou 3 filhos; 4.6 Todos os empregados admitidos na empresa a partir do ano de 1990 inclusiv; 4.7 Todos os empregados que tem mais de 1 filho e com salrio superior a 1000,00 ; 4.8 Todos os empregados casados ou de Tavira; 4.9 Todos os empregados que no so de Tavira; 4.10 Todos os empregados de Faro e do sector financeiro. 5. 6. 7. 8. Calcular a mdia dos salrios dos empregados dos sectores Administrativo e Financeiro (em conjunto); Calcular a soma dos salrios dos empregados de Tavira; Calcular o nmero de empregados solteiros; Calcular a mdia dos salrios por sector (Elabore uma tabela com 2 colunas denominadas <Sector> e <Mdia dos Salrios>) 9. Calcular a mdia e o nmero de salrios superiores a 750,00

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 108 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


10. Elabore um esquema de uma ficha individual que permita obter informao referente a todos os campos da tabela de dados atravs da ferramenta de formulrio <caixa de combinao> de forma que ao seleccionar o empregado se obtenha toda a informao da empresa alusiva a esse empregado.

11. Aplique a funo .ERROS() em simultneo com a funo condicional SE(), de forma a controlar possveis erros que resultem do no preenchimento do Nome Completo. 12. Crie um grfico personalizado incorporando-o como objecto na folha <Anlise-funcionrios> que evidencie a variao dos salrios de todos os empregados por sector.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 109 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

EXERCCIO N5 MICROSOFT EXCEL Nvel de Aperfeioamento


1. Construa um novo ficheiro denominado Anlise de funcionrios 2. Tome em considerao a distribuio dos campos de pgina, linha, coluna e itens de dados que seguidamente se apresentam e elabore o relatrio de tabela dinmico apresentado (origem de dados: empresa.mdb):

<TD-Sector-Cod-Nome-Nfilhos>

3. Empresa:

Tome em considerao a distribuio dos campos de pgina, linha, coluna e itens de dados que seguidamente se apresentam e elabore o relatrio de tabela dinmico apresentado (origem de dados: empresa.mdb): Formador: Joo Marciano Sousa

Euroscut Lda.

Pgina 110 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

<TD-Sector-Nome-Admisso>

4.

Tome em considerao a distribuio dos campos de pgina, linha, coluna e itens de dados que seguidamente se apresentam e elabore o relatrio de tabela dinmico apresentado (origem de dados: empresa.mdb):

<TD-Sector_Local_Nome_Cont_Civil>

5.

Elabore o seguinte Grfico Dinmico interligado mesma origem de dados empresa.mdb de forma a contemplar os campos de pgina, coluna, linha e itens de dados que seguidamente se apresentam: Formador: Joo Marciano Sousa

Empresa: Euroscut Lda.

Pgina 111 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

6.

Efectue uma importao de dados externos proveniente da origem de dados empresa.mdb para a folha denominada <BDFUNC>

Ajuste as larguras das colunas medida e formate os valores do campo salrio para euros.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 112 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


7. Considere que os salrios evidenciados na tabela apresentada anteriormente so ilquidos pelo que se pretende efectuar um conjunto de descontos segundo determinadas regras fictcias. Deste modo, insira mais 4 campos de forma a obter a seguinte apresentao de dados:

REGRAS FICTCIAS PARA APLICAO DOS DESCONTOS Valide o campo salrio Iliq de forma a contemplar somente salrios brutos compreendidos entre 400,00 e 6 000,00 ; Aplique um IS (imposto de selo) de 5 cntimos por cada 5,00 de vencimento brut o; Aplique um desconto para a Seg. Social 20% do salrio bruto; Aplique os descontos de I.R.S. considerando as diferentes taxas:

NOTA: Calcule a taxa de IRS a aplicar utilizando a funo PROCV() e aplique-a ao salrio ilquido. 8. 9. Empresa: Euroscut Lda. Calcule agora os totais de descontos para cada salrio na coluna Total Desc aplicando a funo SOMA(); Calcule no final todos os valores monetrios referentes aos salrios lquidos. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 113 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


10. Elabore um relatrio de tabela dinmico considerando a lista ou base de dados do Microsoft Excel da folha <BDFUNC> preparada para registar at 40 funcionrios (seleccionar a base de dados at linha 41). Tome em considerao a distribuio dos campos de pgina, linha, coluna e itens de dados que seguidamente se apresentam: <TD-Local-Sector-Nome-Salarios>

11. Elabore um relatrio de tabela dinmico considerando a lista ou base de dados do Microsoft Excel da folha <BDFUNC> preparada para registar at 40 funcionrios (seleccionar a base de dados at linha 41). Tome em considerao a distribuio dos campos de pgina, linha, coluna e itens de dados que seguidamente se apresentam: <TD-Sector-Nome-Local-Sal-Desc>

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 114 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


12. Considerando a distribuio de campos apresentada elabore o seguinte grfico de colunas na folha denominada <GF- Sector-Nome-Local-Sal-Desc>

EXERCCIO N6 MICROSOFT EXCEL Nvel de Aperfeioamento


Elabore num livro novo denominado entrada de dados macro.xls o seguinte design com os 2 botes de comando seguidamente apresentados:

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 115 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


I O boto de comando ENTRADA-ACTUALIZAO DE DADOS tem o seguinte procedimento de entrada e actualizao: Sub Boto2_Clique() '........Seleccionar a clula B3.................. Range("B3").Select '......Seleco do bloco de clulas da coluna B a partir da linha 3 at linha em 'que se encontra um VALOR introduzido............................................. Selection.End(xlDown).Select '.................................................................................. 'Armazena na varivel linhaf o valor do n de linha onde foi introduzido o ltimo valor linhaf = Selection.Row If linhaf = 65536 Then linhaf = 2 End If c2 = 0 Do While c2 <> "" linhaf = linhaf + 1 c2 = InputBox("Introduza o nome", "Introduo do Nome") Range("B" & linhaf).Value = c2 c2 = InputBox("Introduza o telefone", "Introduo do telefone") Range("C" & linhaf).Value = c2 Loop End Sub II Para o boto de comando PROCURAR pretende-se uma pesquisa pelo nome, atravs de uma InputBox, obtendose o resultado numa MessageBox de informao com o nome e telefone respectivo tal como ilustra a figura:

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 116 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

Caso o nome no exista dever aparecer uma mensagem numa MessageBox Critical com o seguinte texto: Barra de ttulo: Ateno?!... PROMPT: O nome Joaquim Freitas no existe!... RESOLUO (GRUPO II) Sub procurar() proc = InputBox("nome a procurar", "pesquisa pelo nome") Range("F4").Value = proc telef = Range("F10").Value If telef = "" Then resp = MsgBox("O nome " & proc & " no existe na minha base de dados", vbCritical, "Ateno?!...") Else resp = MsgBox("Nome ---> " & proc & Chr(13) & "------------------------" & Chr(13) & "Telef: " & telef, 64, "Identificar") End If End Sub

EXERCCIO N7 MICROSOFT EXCEL Nvel de Aperfeioamento


1. Crie um ficheiro denominado Entrada de Dados Macro1.xls e atribua o nome de bdados folha1. 2. Escreva nas clulas A1 e A2 os textos Nome e Telefone respectivamente. 3. Crie um formulrio recorrendo ao mtodo de procedimento Insert UserForm utilizando os seguintes controlos da barra de ferramentas: Label, TextBox, MultiPage e Frame e CommandButtom de forma a contemplar os seguintes designs em modo de estrutura:

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 117 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


4. Atribuio de nomes aos objectos:
TextBox do nome nome TextBox do telefone telef CommandButtom do NOVO REGISTO reg_novo CommandButtom do ORDENAR ordenar CommandButtom do LIMPAR BD limpar_tudo CommandButtom do INSERIR inserir CommandButtom do ALTERAR alterar CommandButtom do ELIMINAR REG eliminar_reg CommandButtom do 1 REGISTO reg_pr CommandButtom do LTIMO REGISTO reg_ult CommandButtom do REGISTO SEGUINTE reg_seg CommandButtom do REGISTO ANTERIOR reg_ant

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 118 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

5. Atribuio de nomes aos objectos:


CommandButtom do PESQUISAR pesquisar_telef CommandButtom do LIMPAR limpar_pesq A TextBox do nome a procurar o telefone nome_proc TextBox do Telefone respectivo telef_proc

6. SEPARADOR PESQUISA DE INFORMAO 6.1 MTODO DE PROCEDIMENTO:

6.1.1 Crie na folha denominada bdados um critrio dinmino com 2 clulas (G2 e G3): 1 clula igual ao nome do campo 2 clula igual ao valor introduzido na textbox denominada nome_proc

6.1.2 Aplique a funo BDOBTER(bdados;campo a determinar; critrio (seleco das clulas G2:G3) na clula G5 6.1.3 3. Passagem do resultado do valor correspondente ao telefone obtido para a textbox do formulrio denominada telef_proc

7. SEPARADOR ENTRADA/ACTUALIZAO DE DADOS


Proceda ao desenvolvimento de cdigo atravs de gravao automtica de macros e personalizando de forma que as suas inseres se enquadrem em todos os eventos Click dos diversos CommandButtom apresentados. Para tal, considere agora os seguintes procedimentos que compem o mdulo de programao do Userform denominado menu_p

------------------------------------------------------------------------------------Dim linhaf -------------------------------------------------------------------------------------

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 119 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

Private Sub alterar_Click() Sheets("bdados").Range("A" & linhaf) = nome.Text Sheets("bdados").Range("B" & linhaf) = telef.Text MsgBox "Registo alterado com sucesso", 64, "Alterao de registo" End Sub Private Sub eliminar_reg_Click() Sheets("bdados").Select Rows(linhaf).Select Selection.Delete Shift:=xlUp MsgBox "Registo removido com sucesso", 64, "Remoo de registos" nome.Text = "" telef.Text = "" End Sub Private Sub inserir_Click() ' ................Determinar o calor da ltima linha onde foi introduzida informo............ '............................................................................................. Sheets("bdados").Range("A1").Select Selection.End(xlDown).Select linhaf = Selection.Row 'MsgBox linhaf If linhaf = 65536 Then linhaf = 1 Range("A2").Select End If '................................................................................................ 'Calc_linha ' Introduo da informao atravs de um ciclo Do .... While ....Loop ........................... linhaf = linhaf + 1 Sheets("bdados").Range("A" & linhaf) = nome.Text Sheets("bdados").Range("B" & linhaf) = telef.Text nome.Text = "" telef.Text = "" 'Range("A" & linhaf) = nome.Text 'Range("B" & linhaf) = telef.Text End Sub
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 120 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


Private Sub limpar_tudo_Click() rp = MsgBox("Tem a certeza que pretende limpar toda a base de dados?", vbYesNo, "Limpar Tudo") If rp = 6 Then Range("A2:B2").Select Range(Selection, ActiveCell.SpecialCells(xlLastCell)).Select Selection.ClearContents End If If rp = 7 Then

End If End Sub

Private Sub ordenar_reg_Click() Range("A1:B1").Select Range(Selection, Selection.End(xlDown)).Select Selection.Sort Key1:=Range("A2"), Order1:=xlAscending, Header:=xlGuess, _ OrderCustom:=1, MatchCase:=False, Orientation:=xlTopToBottom, _ DataOption1:=xlSortNormal MsgBox "Ordenao Efectuada com sucesso!...", 64, "Ordenao" End Sub -------------------------------------------------------------------------------------------------------Private Sub pesquisar_telef_Click() Sheets("bdados").Range("G3").Value = nome_proc.Text If Sheets("bdados").Range("G5").Value <> "" Then telef_proc.Text = Sheets("bdados").Range("G5").Value End If If nome_proc.Text = "" Then MsgBox "Preenha o campo do nome a procurar?...", vbCritical, "Campo no preenchido" End If If Sheets("bdados").Range("G5").Value = "" And Sheets("bdados").Range("G3").Value <> "" Then MsgBox "O nome " & nome_proc.Text & " no existe na Base de Dados", vbCritical, "Campo no preenchido" End If End Sub
Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 121 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Private Sub reg_ant_Click() Do While True linhaf = linhaf - 1 If linhaf = 0 Then MsgBox "Encontra-se no 1 registo" linhaf = 2 End If If linhaf = 1 Then MsgBox "Encontra-se no 1 registo" linhaf = 2 End If nome.Text = Sheets("bdados").Range("A" & linhaf).Value telef.Text = Sheets("bdados").Range("B" & linhaf).Value Exit Do Loop End Sub Private Sub reg_novo_Click() nome.Text = "" telef.Text = "" End Sub --------------------------------------------------------------------------------------------------------

Private Sub reg_pr_Click() linhaf = 2 nome.Text = Sheets("bdados").Range("A" & linhaf).Value telef.Text = Sheets("bdados").Range("B" & linhaf).Value End Sub -------------------------------------------------------------------------------------------------------Empresa: Euroscut Lda. Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 122 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO

Private Sub reg_seg_Click() Do While True linhaf = linhaf + 1 ID = Sheets("bdados").Range("A" & linhaf) If ID = "" Then MsgBox "Encontra-se no ltimo registo", 64, "Ateno?!..." linhaf = linhaf - 1 End If nome.Text = Sheets("bdados").Range("A" & linhaf).Value telef.Text = Sheets("bdados").Range("B" & linhaf).Value Exit Do Loop End Sub --------------------------------------------------------------------------------------------------------

Private Sub reg_ult_Click() ' ................Determinar o valor da ltima linha onde foi introduzida informao............ '............................................................................................. Sheets("bdados").Range("A1").Select Selection.End(xlDown).Select linhaf = Selection.Row 'MsgBox linhaf If linhaf = 65536 Then linhaf = 1 Range("A2").Select End If nome.Text = Sheets("bdados").Range("A" & linhaf).Value telef.Text = Sheets("bdados").Range("B" & linhaf).Value End Sub --------------------------------------------------------------------------------------------------------

Private Sub UserForm_Initialize() linhaf = 1

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 123 de 124 Doc.072/0

CURSO MICROSOFT EXCEL AVANADO


End Sub -------------------------------------------------------------------------------------------------------Private Sub UserForm_Terminate() Application.Quit End Sub --------------------------------------------------------------------------------------------------------

D. BIBLIOGRAFIA
WALKENBACH J. (2010). EXCEL 2010 BIBLE. WILEY PUBLISHING ED.

Empresa: Euroscut Lda.

Formador: Joo Marciano Sousa

Pgina 124 de 124 Doc.072/0

You might also like