You are on page 1of 4

Marketing | Negcio Pilates

Page 1 of 4

Voc est logado como PRISCILA DE ALMEIDA SANTOS Sair do sistema

Home

Aspectos Legais

Seu Estdio

Tipos de Estdio

Dicas de Administrao

Marketing

Contato

MARKETING
Muitos pensam que marketing s a propaganda, o folder, o brinde, a promoo. Mas marketing vai muito alm disso e est nos pequenos detalhes de seu relacionamento com o cliente. Uma boa gesto de marketing preocupa-se desde o atendimento que o cliente recebe ao telefonar para seu estdio at a limpeza dos toaletes.

DIVULGAO
Uma vez definida a data de abertura do estdio e o conseqente incio das atividades, j se deve comear a divulgao que pode ser feita atravs de folders, e-mails, tele marketing, etc. Folders podem ser expostos nos estabelecimentos comerciais vizinhos (aproveite para estreitar relacionamento com os mesmos e oferea uma aula experimental de cortesia). Mail marketing e tele marketing so boas opes quando se tem um cadastro de possveis clientes ou clientes antigos provenientes de atendimentos anteriores, por exemplo. Seja qual for a ferramenta utilizada, atente-se para a imagem da comunicao. Cores, formatos, texto, tudo deve ser harmonioso e transmitir a qualidade de seu estdio. Contudo, a melhor divulgao a boca-a-boca. E a que vai continuar divulgando seu negcio muito tempo depois da inaugurao. Empenhe-se em oferecer o melhor servio, demonstrar atravs das aulas seu conhecimento tcnico e profissionalismo. Seu trabalho deve estar focado em resultados. Um bom resultado para seu cliente, deve ser um resultado melhor ainda para voc. Um cliente satisfeito sua melhor vitrine! As mesmas ferramentas de marketing podem ser utilizadas para comunicar eventuais promoes no estdio. Com a vantagem de que nessa etapa do negcio voc j vai ter seu prprio mailing de clientes. Exemplos de promoes: 10% de desconto na primeira mensalidade para quem indicar um amigo. Se o amigo indicado se inscrever nas aulas, o cliente ganha mais 10% de desconto na segunda mensalidade. 10% de desconto para quem fechar um pacote trimestral de aulas. O cliente paga o primeiro ms vista e deixa dois cheques pr-datados para os meses subseqentes.

COMUNICAO VISUAL
A comunicao visual do seu estdio o que vai dar a cara do seu negcio. E que imagem voc quer passar? Os cuidados devem estar em todas as partes: logo, letreiro da fachada

http://www.negociopilates.com.br/marketing.php

04/04/2012

Marketing | Negcio Pilates

Page 2 of 4

tapete de entrada placas internas de sinalizao cartes de visita cartes de controle de presena (quando houver) folders e demais materiais de divulgao.

Tudo deve ter a mesma linguagem, a mesma identidade visual. No esquea: o ambiente do estdio deve refletir o servio que ser prestado. O mesmo cuidado deve estar na escolha da cor utilizada. A cor escolhida deve ser pensada para ter harmonia com a imagem que se quer transmitir. Por exemplo: cores pastis em tons de violeta e rosa, traduzem feminilidade e espiritualidade. Tons de verde e azul denotam frescor e jovialidade. Cores terrosas, como o marrom, bege, chocolate, areia, ferrugem denotam seriedade e sofisticao. Cores quentes como o vermelho e o laranja so mais ousadas e transmitem energia, vitalidade. Porm, deve-se cuidar na aplicao dessas cores mais quentes, sobretudo nos ambientes, para no ficarem carregados.

Uma vez escolhida a cor que ser predominante em sua comunicao, ela dever ser respeitada e predominar em todo material de comunicao de seu estdio.

ATENDIMENTO
Recepo: O relacionamento que voc vai construir com seu cliente comea no atendimento que ele receber ao comunicar-se desde a primeira vez com voc. Como ele ser recepcionado: por secretria eletrnica? Por uma recepcionista de planto? Em ambos os casos o retorno imprescindvel. Sempre retorne as ligaes no prazo mximo de 24 horas! Caso voc receba os recados atravs de uma secretria eletrnica, o cuidado j comea na gravao que o cliente ouvir. Mesmo que seja gravado com sua voz, procure: manter uma boa dico usar palavras gentis transparecer que o recado realmente ser ouvido e retornado.

Um bom exemplo de saudao : Pilates Estdio "XYZ". Por gentileza, deixe sua mensagem com nome e telefone que retornaremos o quanto antes. Seu contato importante para ns. Obrigado(a).

Reposio de aula: Seu cliente faltar uma ou outra aula eventualmente. Informe-o que ser de grande valia se ele puder avisar a falta com antecedncia, mas tambm coloque a disposio de seus alunos um quadro de horrios reservados para reposio de aulas. Seu cliente/aluno saber que ter um dia da semana para repor as aulas perdidas. Em relao ao no comparecimento do aluno no horrio acordado, deve-se deixar as regras bem claras: Com que antecedncia pode-se avisar a falta sem perder o direito de reposio? Qual a validade das reposies? Valem apenas para o mesmo ms da falta ou podem ser agendadas para o ms seguinte?

Intervalo entre aulas: simptico deixar disposio dos alunos, alm da tradicional bambona de gua, uma garrafa trmica com ch fresco e alguns biscoitinhos ou balinhas. s um detalhe, mas faz a diferena. Apenas no esquea de contabilizar esse mimo no clculo do custo fixo do seu negcio.

POLTICA DE PARCERIAS
Buscar parcerias no comrcio vizinho pode ser mais um benefcio para oferecer aos seus clientes. Como? Que tal propor dona do cabeleireiro divulgar os servios do salo dela dentro de seu estdio e em troca ela oferecer um desconto especial para seus alunos? O mesmo pode ser feito com uma cafeteria, uma loja de artigos femininos ou esportivos, uma clnica esttica... Outro ponto que conta muito: Seu estdio tem estacionamento prprio? Se no, que tal propor uma parceria com o estacionamento local? Voc combina um valor fixo mensal para 5 vagas rotativas, durante 2 horas por dia, por exemplo. Assim, voc tem duas alternativas: oferece o estacionamento como cortesia ao seu cliente ou prope pagar a primeira hora de estacionamento e a segunda fica por conta do cliente. Em ambos os casos, apesar de parecer uma cortesia, voc deve contabilizar esse valor de estacionamento nos seus custos fixos e diluir na mensalidade das aulas.

http://www.negociopilates.com.br/marketing.php

04/04/2012

Marketing | Negcio Pilates

Page 3 of 4

Estabelecimentos comerciais para possveis parcerias: cabeleireiro cafeteria loja de artigos esportivos estacionamento clnica esttica academia de ginstica

PROMOO DE EVENTOS
Aproveite as datas tradicionalmente comemorativas para estreitar o relacionamento com seus clientes. Alm de poder envolver seus alunos, voc vai criando vnculos afetivos entre o aluno, a turma e o ambiente: Promova confraternizaes de fim de ano Organize um lanche comunitrio na Pscoa. Organize eventualmente workshops e palestras sobre assuntos relacionados sade, nutrio, bem estar.

Vale qualquer assunto que seja do interesse comum de seus clientes: por exemplo, workshop sobre culinria integral, tcnicas de relaxamento, etc. Voc pode cobrar um valor para custear esses eventos. Mas lembre-se: o objetivo a integrao tambm fora das aulas e assim proporcionar envolvimento emocional com o estdio. E no o lucro extra!

GERAR RECEITAS EXTRAS


Voc j pensou em revender acessrios que os alunos possam usar em casa, como bolas, flex bands, colchonetes...? Ou ainda roupas para a prtica do Pilates, como camisetas, tops, leggins tudo de uma linha exclusiva para Pilates...? Para isso, voc no precisa montar uma lojinha, mas apenas ter um pequeno espao para colocar um display de produtos vista dos clientes.

MARKETING SENSORIAL
Que cheiro tem seu estdio? Que som o caracteriza? Como visualizado de imediato? Quais as sensaes que o ambiente transmite? Isso tudo marketing sensorial e pode ser trabalhado para envolver o cliente com o estdio e faze-lo sentir-se acolhido. Olfato = aroma: Voc pode usar um aromatizador especial para espaos comerciais. Dentre as diversas opes de aromas, voc pode escolher uma para caracterizar seu negcio ou, melhor ainda, existem empresas especializadas que desenvolvem um cheiro exclusivo, de acordo com o que voc quer transmitir para os clientes do estdio. Mas no esquea: todos os ambientes devem ter o mesmo cheiro. De nada adianta caprichar no estdio e deixar os vestirios com cheiro de pinho sol. Audio = som: Voc pode contratar um profissional para fazer uma seleo de msicas de acordo com o clima do ambiente, como criar uma trilha sonora para seu estdio. Tato = toque: Seus equipamentos tm estofados confortveis e ergonmicos? As alas de mo, p, etc...so confortveis ao tato? O sof da sala de espera acolhedor? O piso de todo ambiente agradvel para andar descalo? Tudo isso so detalhes fceis de providenciar, mas que deixam marcas na pele, literalmente. Viso = aparncia: O ambiente agradvel aos olhos? Quadros, colchonetes, acessrios esto arrumados harmoniosamente? As cores predominantes no estdio causam que sensaes? Acalmam, estimulam...? Existe cuidado com a comunicao visual, desde o logo da entrada aos cartes de visita? Paladar = sabor: Que tal instituir que toda segunda-feira vai ser dia de bolinho? Alm de deixar disposio de seus clientes um cafezinho com balinhas na recepo, por que no oferecer um bolinho especial, tipo muffin, s segundas-feiras para saudar o incio da semana? Sabe aquela receita de famlia que toda av ou me sabe? Faa dela o sabor exclusivo de seu negcio. A preguia de iniciar a semana pode dar lugar vontade de saborear aquele bolinho.

http://www.negociopilates.com.br/marketing.php

04/04/2012

Marketing | Negcio Pilates

Page 4 of 4

Apoio:
Metalife Pilates

Revista Pilates

Home | Aspectos Legais | Seu Estdio | Tipos de Estdio | Dicas de Administrao | Marketing | Contato

Copyright 2011 Negcio Pilates | Todos os direitos reservados |

http://www.negociopilates.com.br/marketing.php

04/04/2012

You might also like