You are on page 1of 4

Curso Avanado

Questes de Redes, Internet, Intranet e protocolos 01 (AFC ANALISTA DE TI 2008 Q16) Os equipamentos de interconexo que delimitam domnios de difuso so os: a) roteadores. b) comutadores. c) concentradores. d) pontes. e) repetidores. 02 (AFC ANALISTA DE TI 2008 Q18) A tecnolo ia de redes baseada em um protocolo de acesso m!ltiplo, no qual, em caso de coliso, um adaptador a uarda um perodo de tempo aleat"rio antes de tentar retransmisso de quadros, # denominada a) A$%. b) &''I. c) $o(en Rin . d) )t*ernet. e) +onto,a,ponto. 03 (AFC ANALISTA DE TI 2008 Q23) -onsiderando a seq./ncia de se mentos trocados entre duas m0quinas para o *ands*a(e 1ne ocia2o) em tr/s 3ias do protocolo de transmisso de controle 1$-+), o comando que o destino en3ia 4 ori em, ao receber um se mento 567 1seq 8 x) inicial, # a) A-9 1x : ;). b) 567 1seq 8 <), A-9 1x : ;). c) 567 1seq 8 <), A-9 1< : ;). d) 567 1seq 8 x), A-9 1x : ;). e) 567 1seq 8 x : ;). 04(GESTOR FAZENDRIO MG 2005) , A Internet, al#m de concentrar uma rande quantidade de informa2es em ser3idores destinados a esse fim, possui a fun2o de meio de comunica2o. -om rela2o 4s di3ersas maneiras de se comunicar atra3#s da Internet, # correto afirmar que: a) o e,mail # a !nica forma de comunica2o que permite a duas ou mais pessoas se comunicarem simultaneamente. b) para duas ou mais pessoas se comunicarem simultaneamente com o uso do -*at, # obri at"rio que nos computadores de todas elas ten*a um pro rama &$+ cliente instalado. c) ao transferir um arqui3o de qualquer ser3idor &$+ na Internet para o computador do usu0rio utili=ando um pro rama &$+ cliente, # obri at"rio o uso de um erenciador de correio eletr>nico para autenticar e autori=ar o acesso. d) ao inscre3er,se em uma lista de discusso, o usu0rio passa a receber mensa ens de di3ersas pessoas da lista, sobre o tema central. Ao en3iar uma mensa em destinada 4s pessoas da referida lista, esse mesmo usu0rio s" necessita en3iar um !nico e,mail para a lista, que essa se encarre ar0 de fa=er a distribui2o aos seus participantes.

Redes

e) ao contr0rio da lista de discusso, os usu0rios cadastrados em um f"rum de3em en3iar e,mail com suas mensa ens a todos os participantes do referido f"rum e, da mesma forma, ao responder, de3em encamin*0,las a todos os participantes en3ol3idos. 'essa forma, os f"runs no necessitam de um ser3idor para concentrar suas mensa ens. 05(GESTOR FAZENDRIO MG 2005) , Analise as se uintes afirma2es relati3as a conceitos de protocolos e acesso 4 Internet. I. +ara permitir um acesso mais r0pido e eficiente 4 Internet, os ser3idores '75 foram substitudos por ser3idores &$+, que passaram a utili=ar o protocolo I+ para a solu2o de nomes. II. -ada computador na Internet 1c*amado de *ost) tem pelo menos um endere2o I+ que o identifica exclusi3amente na Rede. III. O protocolo $-+?I+, implementado apenas pelo sistema operacional @indoAs, # o respons03el pela incompatibilidade na comunica2o entre computadores com esse sistema operacional e os demais computadores conectados 4 Internet. IB. Os protocolos 5%$+, +O+ e I%A+ so exemplos de protocolos utili=ados por ser3idores de correio eletr>nico. Indique a op2o que conten*a todas as afirma2es 3erdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IB d) I e III e) II e IB 06(AUDITOR FISCAL MG 2005) , Analise as se uintes afirma2es relacionadas a conceitos b0sicos sobre Internet?Intranet. I. A maioria dos erenciadores de correio eletr>nico instalados nas m0quinas dos usu0rios podem ser confi urados de tal forma que as mensa ens so transferidas do ser3idor de correio eletr>nico para o disco r ido na m0quina do usu0rio e, em se uida, so remo3idas do ser3idor, mesmo que o usu0rio no as remo3a de sua pr"pria m0quina. II. Os +lu ,ins so pro ramas auxiliares usados pelos computadores pessoais para permitirem conexes de alta 3elocidade com a Internet. 7ormalmente esses pro ramas esto associados 4 transfer/ncia de arqui3os muito randes, tais como Co os, sons, 3deos e ima ens. III. Dma Intranet # uma rede pri3ada interna baseada na tecnolo ia da Internet. IB. DRE so recursos da Internet para procurar diret"rios &$+ em busca de arqui3os sobre um determinado assunto utili=ando,se pala3ras,c*a3e. Indique a op2o que conten*a todas as afirma2es 3erdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IB d) I e III

Bruno Guilhen

www.brunoguilhen.com.br

Curso Avanado
e) II e IB 07(AUDITOR FISCAL MG 2005) , O conCunto de protocolos utili=ados pela Internet permite a interconexo de diferentes redes para a transmisso de pacotes de dados. -om rela2o a esses protocolos e ser3i2os a eles relacionados # correto afirmar que a) 'ial,up # um termo utili=ado na Internet para desi nar o ato de copiar arqui3os de um computador remoto para a m0quina do usu0rio, 3ia &$+. b) um ser3idor FateAa< na Internet oferece um ser3i2o de busca que, a partir de uma pala3ra c*a3e, locali=a a informa2o deseCada em uma rande base de dados, normalmente *ospedada em outro ser3idor na Internet. c) os dados transferidos pelo protocolo G$%E podem conter apenas texto. d) os dados transferidos pelo protocolo G$$+ podem conter texto, 0udio ou ima ens. e) os -oo(ies so 3rus muito utili=ados para rastrear e manter as prefer/ncias de um usu0rio ao na3e ar pela Internet. 08(AUDITOR FISCAL MG 2005) , Analise as se uintes afirma2es relati3as a conceitos de protocolos e acesso 4 Internet. I. Dm computador que no ten*a o protocolo $-+?I+ instalado s" poder0 acessar a Internet atra3#s de um modem com uma lin*a discada. II. 7a Internet, o protocolo de aplica2o &$+ # o mais popular para a transfer/ncia de arqui3os, sendo implementado por um processo ser3idor e por um processo cliente, sendo este !ltimo executado na m0quina na qual a transfer/ncia foi solicitada. III. O I%A+ # o protocolo atra3#s do qual as m0quinas dos usu0rios podem en3iar mensa ens para os ser3idores de correio eletr>nico que, por sua 3e=, utili=am o mesmo protocolo para transferir a mensa em para o ser3idor de destino. IB. Dma B+7 ou Rede +ri3ada Birtual # uma rede se ura que utili=a a Internet como sua principal rede bac(bone para conectar as redes internas ou Intranets de uma ou 30rias empresas. Indique a op2o que conten*a todas as afirma2es 3erdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IB d) I e III e) II e IB 09(M OG ANALISTA TI) , O roteamento em uma rede de computadores corresponde ao processo de escol*er o mel*or camin*o para o en3io de um pacote. -om rela2o a roteamento, rede de computadores e protocolo $-+?I+, # correto afirmar que a) no roteamento do tipo entre a direta, o data rama # encamin*ado entre duas m0quinas locali=adas em qualquer rede, desde que interli adas por roteadores.

Redes

b) para saber se o computador de destino est0 na mesma rede fsica, o computador emissor compara o netid 1endere2o de rede) do seu I+ com o netid do I+ do destinat0rio. 5e forem i uais, si nifica que esto na mesma rede. c) na entre a direta, o emissor en3ia o data rama diretamente para o roteador mais pr"ximo, com o I+ do destinat0rio inserido no data rama. Ao receb/,lo, o roteador extrai o data rama do frame e o encamin*a para o destinat0rio, no necessitando mais encapsular o data rama em um outro frame. d) ao encamin*ar um pacote para um *ost que est0 em uma outra rede, o softAare do $-+?I+ retira a identifica2o da rede de ori em do pacote e, em se uida, libera o pacote na rede e a uarda uma resposta de exist/ncia de um roteador. )m caso positi3o, o referido roteador assume a responsabilidade pelo pacote. e) quando um data rama c*e a a um roteador, ele # encamin*ado para o softAare do $-+?I+. 5e o roteador no for o destinat0rio da mensa em, o softAare do $-+?I+ passa o pacote para a pr"xima camada do protocolo. 7este caso o $$E no ser0 decrementado. 10(M OG ANALISTA TI) , Analise as se uintes afirma2es relati3as a Redes de -omputadores, Internet e Intranet: I. O I-%+ # o protocolo utili=ado pelos roteadores e *osts para reportar erros e pro3er informa2es sobre e3entos inesperados. II. 7a Internet, quando um roteador no puder rotear uma mensa em, ele retornar0 a mensa em D'+ na porta HI para o emissor e, sempre que esti3er con estionado, retornar0 uma mensa em do tipo $-+, tamb#m na porta HI. III. 7o teste de alcance de um equipamento, utili=ando o comando +in , as mensa ens dos tipos ec*o request e ec*o repla< so utili=adas para testar se # poss3el c*e ar a um equipamento de rede e se esse equipamento est0 comunic03el. IB.O subnetin # um recurso para usar al uns bits do netid 1endere2o de rede) para compor um endere2o de subrede, que ir0 complementar o *ostid 1endere2o do *ost) para identificar o pr"prio *ost. Indique a op2o que conten*a todas as afirma2es 3erdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IB d) I e III e) II e IB 11 1AFC ! ANALISTA TI 2006)JK, Analise as se uintes afirma2es relati3as a redes de computadores: I. 7o roteamento dinLmico, as tabelas de roteamento so atuali=adas a partir de informa2es trocadas entre os roteadores. II. Os ateAa<s so dispositi3os usados na tradu2o entre protocolos de aplica2o.

Bruno Guilhen

www.brunoguilhen.com.br

Curso Avanado
III. )m redes $-+?I+, o protocolo de aplica2o &$+ # o mais utili=ado para a transfer/ncia de arqui3os. M um ser3i2o no orientado a conexo, usa o protocolo D'+ e # normalmente pro3ido na porta J;. IB. O protocolo 57%+ usa o $-+ para o transporte de mensa ens entre esta2es de er/ncia e a entes, bem como descre3e a estrutura das mensa ens trocadas entre eles. 5o usadas as portas ;N; e ;NJ para identificar a entes e erentes. A transfer/ncia de informa2es # feita por pares de mensa ens sincroni=adas c*amadas traps, que nascem ao serem en3iadas dos a entes para as esta2es de er/ncia. 'e3ido ao processo de confirma2o de entre a, as mensa ens do tipo traps so altamente confi03eis. Indique a op2o que conten*a todas as afirma2es 3erdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IB d) I e III e) II e IB 12 1AFC ANALISTA TI 2006) )m um ambiente de rede de computadores, de acordo com o modelo O5I, # correto afirmar que: a) a -amada de Rede # a respons03el pela transmisso de um fluxo no estruturado de bits, representa o *ardAare de uma rede, como por exemplo, conectores, cabos, repetidores e roteadores. b) a -amada de Apresenta2o # a camada do usu0rio final. M a interface do usu0rio com a rede, locali=ando, se entre o usu0rio e a -amada de Aplica2es. c) a -amada de )nlace de 'ados # di3idida em duas subcamadas: a subcamada inferior de controle de acesso ao meio 1%A-) e a subcamada superior de controle de enlace l" ico 1EE-). A subcamada %Alida com problemas relacionados a conflitos de acesso ao meio, isto #, as colises. d) a -amada de 5esso # a fronteira entre o usu0rio e a rede de comunica2o. Eocali=a,se entre as camadas de )nlace de 'ados e a de Rede. e) a -amada de $ransporte proporciona a estrutura de controle para que as aplica2es possam estabelecer, erenciar e terminar sesses de comunica2o, como por exemplo, as utili=adas para a transfer/ncia de arqui3os entre duas esta2es. 13 (M U ANALISTA DE SU ORTE 2007) 7o que di= respeito exclusi3amente 4 se uran2a das conexes em rede local Aireless, pode,se associar o termo 1A) -entrino. 1O) @EA7. 1-) Gotspot. 1') @+A. 1)) I))) HIJ.;;. 14(CAMARA FEDERAL 2007). Dma rede de classe - # representada, no I+3P, pela m0scara de sub,rede 1A) I"JQQ"JQQ"JQQ 1O) I"I"I"JQQ 1-) JQQ"I"I"I 1') JQQ"JQQ"I"I 1)) JQQ"JQQ"JQQ"I

Redes

15(CGU2008 AFC) R -onsiderando a necessidade de endere2ar K sub,redes na rede cuCo I+ 1Internet +rotocol) # ;SS.;I.I.I, a m0scara aplic03el # a) ;SS.;I.I.I?JP b) ;SS.;I.I.I?JQ c) ;SS.;I.I.I?JN d) ;SS.;I.I.I?JK e) ;SS.;I.I.I?TJ 16(CGU2008 AFC) R O mapeamento correto entre protocolo e respecti3a camada no modelo de refer/ncia O5I # o a) 5%$+ R camada fsica. b) $-+ R camada de aplica2o. c) 55E R camada de rede. d) D'+ R camada de enlace. e) AAE Q R camada de transporte. 17(CGU2008 AFC), O ser3i2o Internet $-+?I+ que usa o ser3i2o no,orientado a conexo na camada de transporte # o: a) 5%$+ b) G$$+ c) 57%+ d) &$+ e) G$$+s 18(CGU2008 AFC) R O equipamento de interconexo caracteri=ado por formar redes restritas a uma 0r3ore de cobertura 1spannin tree) e por necessitar da era2o e processamento consider03el de tr0fe o do protocolo de resolu2o de endere2os ou AR+ 1Address Resolution +rotocol) # o: a) repetidor. b) concentrador. c) comutador. d) roteador. e) a ente de er/ncia 57%+. 19(CGU2008 AFC), 7o padro I))) HIJ.;;b, os pontos de acesso ou A+s 1Access +oints) en3iam quadros de sinali=a2o para: a) informar seu identificador de conCunto de ser3i2os ou 55I' 15er3ice 5et Identifier) e o seu endere2o %A-. b) efetuar a 3arredura dos ;; canais de freq./ncia. c) ne ociar com as esta2es sem fio o protocolo de associa2o a ser usado na comunica2o. d) en3iar uma mensa em de descoberta 'G-+ 1'<namic Gost -onfi uration +rotocol) 4s esta2es sem fio. e) efetuar a autentica2o das esta2es sem fio. 20(CGU2008 # TFC) R Dm dos ser3i2os pro3idos pela camada de enlace em redes de computadores # a

Bruno Guilhen

www.brunoguilhen.com.br

Curso Avanado
a) 3aria2o de atraso m0ximo arantido. b) entre a de pacotes na ordem. c) lar ura de banda mnima arantida. d) corre2o de erros. e) entre a arantida com atraso limitado. 21(CGU2008 # TFC) 'urante a na3e a2o na @)O, o c"di o de estado TI; indica: a) requisi2o bem,sucedida. b) 3erso do protocolo G$$+ requisitado no # suportada pelo ser3idor. c) requisi2o no foi compreendida pelo ser3idor. d) obCeto requisitado no existe no ser3idor. e) obCeto requisitado foi remo3ido permanentemente do ser3idor. 22(ANAL" LAN" OR$" M OG) -onsidere as asserti3as abaixo. I , Dtili=a,se de tecnolo ias da Internet no ambiente interno das empresas e corpora2es. II , Dnifica o acesso aos aplicati3os corporati3os por meio de uma interface consistente. III , Adere a padres abertos. IB , +ro3/ um padro para o desen3ol3imento de sistemas de informa2o corporati3a. A op2o que lista as asserti3as referentes a Intranets #: a) I, II e III b) I, II e IB c) II, III e IB d) I, III e IB e) I, II, III e IB

Redes

GABARITO 1!A 2!# 3!B '!# )!$ "!# %!# &!$ (!B 1*!# 11!A 12!C 13!# 1'!$ 1)!# 1"!$ 1%!C 1&!C 1(!A 2*!# 21!$ 22!B

Bruno Guilhen

'

www.brunoguilhen.com.br

You might also like