You are on page 1of 3

Vendo gente quase morta

Alceu A. Sperana

Gente robusta e forte com depresso, incapaz de bolar um motivo de alegria para si, amigos e parentes. A Poliana de Eleanor Porter teria um chilique por no saber o que dizer a essa turma. Mame Nilce, filha de mineiros workaholics, ignorando que a alterao da qumica cerebral no algo fcil de lidar, mandaria pegar num cabo de enxada. De outro lado, gente debilitada fisicamente, vtima de cncer, mas em plena vitalidade mental, perde tempo com a tal da autoajuda egosta, quando poderia estar dando uma alta ajuda humanidade. Investigar as causas verdadeiras de sua enfermidade e trabalhar para que outras pessoas driblem as origens da depresso e do cncer daria numa autoterapia boa e sem efeitos colaterais o completo oposto da automedicao, o tipo mais comum de suicdio. Para sacudir a depresso e se distrair enquanto a medicao anticncer age, que tal um passeio de automvel pela cidade? Samos e logo chegamos ao centro, com sua catedral ferica e vistosas vitrinas. A arquitetura urbana deslumbrante. Fortunas dos cofres pblicos so gastas para refazer ruas, construir calades e viadutos. E as pessoas que transitam por ali? Endividadas, tristes, ranzinzas e briguentas, barbeirando e se xingando.

Ento a cidade que d depresso e cncer? C dentro de um automvel, supomos que pode no ser a cidade que se v mas o ar que no se v uma das causas reais dessa angstia toda do sofrimento psquico agonia do cncer. O ar at se enxerga. Quando o vendaval o turva com um poeiro entre o vermelho e o encardido, ficamos pensando quanto de podrido e agrotxicos esto naquela nuvem de p. Eu vejo gente morta, assusta-nos o triste pi Cole, do filme de M. Night Shyamalan. Ignora, o bestinha, que o p da sua casa tambm parte morta dele mesmo e dos que andam l dentro, mais restinhos dos vizinhos que o vento traz pelas portas e janelas abertas. Que manual de autoajuda resolve esse problema do ar poludo, afinal? A poluio atmosfrica no s um grande risco sade em geral, mas tambm a principal causa ambiental das mortes por cncer, afirma Kurt Straif, do Centro Internacional de Pesquisas sobre o Cncer, ligado Organizao Mundial de Sade (OMS). Straif sugere que a poluio do ar e o material particulado passem a ser classificados pela OMS como agentes carcinognicos do Grupo 1. Embora o Ministrio da Sade ainda no advirta, o ar que respiramos faz mal sade. Todos estamos vendo gente quase morta, Cole.

O tal Grupo 1 inclui inimigos da humanidade to perigosos quanto o amianto, o plutnio, a slica, a radiao ultravioleta e o cigarro preferem fumar antes e depois que esticar o prazer do durante. J sabamos que a fumaa visvel dos motores a diesel, solventes e metais pesados causavam cncer, mas como agora at o ar nosso de cada instante entra no rol das causas hora de agir. Se a classificao da poluio do ar como agente carcinognico no obrigar os enroles que mandam no mundo a tomar providncias urgentes contra as causas que empesteiam o ar, estamos ferrados. Tomara que entre uma cassao e uma posse de engabeladores eleitorais algum tenha tempo para pensar na qualidade do ar que respiramos! Autoajuda, no caso do ar, no funciona. Ficar extremamente fcil, Mr. Jota Quest, ficar doente de cncer. Sorte de quem tem apenas uma depresso capaz de ser resolvida com o cabo da enxada recomendado por mame. Antes de pegar na enxada, claro, desligar o carro e guard-lo na garagem.
.... O autor escritor

You might also like