You are on page 1of 2

Formao Profissional de SEO

A formao do profissional de SEO um investimento que requer muita dedicao, estudo e prtica. Esse um dos motivos para que esse grupo de profissionais seja hoje em dia um dos mais bem pagos do mercado, no s no Brasil como tambm em outros pases. Em nosso curso de SEO sempre chamamos ateno para o fato de que o treinamento em si apenas o primeiro passo. A sedimentao dos conceitos aprendidos durante o treinamento vem da prtica e da pesquisa que nesta rea no termina nunca. No existem formulas mgicas e truques para se tornar um profissional de SEO qualificado em poucos dias. Quem promete no cumpre. A formao do profissional de SEO lenta e gradativa e a experincia fundamental, pois afinal, so dezenas de tcnicas e informaes que precisam ser alinhadas a cada trabalho. No existe um curso universitrio com foco em SEO. O que temos so cursos livres, como os oferecidos pela Academia do Marketing onde profissionais de diversas reas, entre elas a de comunicao social como Relaes Pblicas e Marketing, estabelecem seu primeiro contato com as tcnicas e ferramentas de SEO. O grande problema para as faculdades incorporarem a formao de um profissional de SEO em sua grade regular de cursos est na atualizao do contedo que precisa ser constante, por que no dizer, quase mensal. O segmento muito dinmico os parmetros sofrem mudanas a todo momento e para quem deseja fazer uma carreira de sucesso em marketing digital a atualizao um fator fundamental.

As habilidades necessrias a um profissional de SEO


O trabalho de SEO exige diversas competncias tcnicas j que uma das reas do marketing digital mais integrada com outras especialidades. O profissional de SEO precisa ter uma viso global de todo o processo e entender muito alm das questes tcnicas. Abaixo exemplificamos algumas das competncias necessrias para que voc possa se transformar em um profissional de Search completo: Marketing Digital O SEO no funciona sozinho, muito pelo contrrio, ele altamente integrado a outras reas do marketing online, portanto, a formao do profissional de SEO comea justamente pelo conhecimento de todas as reas do marketing digital para que voc tenha uma viso global do marketing. Google Analytics Todo e qualquer profissional de marketing digital precisa conhecer profundamente os conceitos de web analytics e ferramentas como o Google Analytics. Para monitorar os resultados do trabalho de otimizao de sites e refinar suas estratgias necessrio dominar essa ferramenta. Exatamente por isso que inclumos o treinamento em Google Analytics em nosso programa de Formao em Marketing Digital.

Academia do Marketing Sua escola de marketing digital Site - www.academiadomarketing.com.br Telefone: +55 (21) 3415-0911 E-mail: contato@academiadomarketing.com.br Twitter: @AcademiaDoMkt

Conhecimentos de Ingls A maior parte dos artigos e atualizaes est em ingls, por isso, dominar a lngua muito importante para quem deseja seguir carreira em SEO. Sem isso, voc estar fadado a ficar desatualizado e sem condies de competir com outros profissionais da rea. Existe sempre a opo do Tradutor do Google, mas web seminrios com os principais nomes do segmento como Matt Cutts e outros, alm de podcasts, por exemplo, ficaro de fora do seu arsenal. Conhecimentos de Programao Embora a atividade de um profissional de SEO no envolva diretamente a questo de programao, sempre til possuir pelo menos noes bsicas de HTML j que alguns fatores de posicionamento dos sites nas SERPs envolvem questes estruturais do site que precisam ser avaliadas. As aptides natas de um profissional de SEO Algumas aptides exigidas no processo de formao do profissional de SEO so adquiridas, mas existem outras que podemos considerar aptides natas. A busca pela especializao em marketing digital exige formao tcnica, mas algumas qualidades pessoais consideradas natas ajudam bastante a esse profissional a se destacar em sua rea. O senso crtico e raciocnio lgico so algumas qualidades que podemos destacar nesse caso. O trabalho de SEO no se restringe aplicao de algumas tcnicas. O trabalho analtico na verdade o que diferencia um profissional de outro. Como a formao do profissional de SEO exige o conhecimento de tcnicas de diversas reas e uma compreenso profunda do comportamento do usurio em seus diversos estgios de aquisio, seja ela de informaes ou produtos, necessrio tem a capacidade de organizar todos estes fatores dentro de uma linha de ao, para, por exemplo, elaborar um bom projeto de SEO.

O mercado de trabalho para o profissional de SEO


Para um bom profissional de SEO, empregabilidade no problema, j que o mercado de trabalho est vido por profissionais realmente qualificados. Basta que voc faa uma busca em nossa Central de Vagas para ver a quantidade de timas vagas de trabalho em SEO disponveis. As empresas esto valorizando cada vez mais estes profissionais em funo da competio cada vez mais acirrada por um bom posicionamento na rea de busca orgnica das pginas de respostas dos buscadores. Isso tem feito a procura por esses profissionais aumentar e tambm os salrios pagos a eles. Outra opo profissional para profissionais que possuem uma boa formao em SEO tem sido a carreira como freelancer, j que o trabalho pode ser feito remotamente em um Home Office, sem qualquer perda em termos de qualidade. Como o investimento inicial para esse tipo de negcio relativamente baixo em termos de aquisio de softwares especficos como os que so apresentados em nosso curso, essa tem sido a opo de muita gente. Como voc pode ver, a formao do profissional de SEO um processo lento e gradativo, mas a recompensa em termos de remunerao e carreira faz todo este esforo valer a pena, e a Academia do Marketing est aqui para ajudar voc a vencer este desafio.

A ntegra da publicao dessa matria em - http://academiadomarketing.com.br/formacaoprofissional-seo/

Academia do Marketing Sua escola de marketing digital Site - www.academiadomarketing.com.br Telefone: +55 (21) 3415-0911 E-mail: contato@academiadomarketing.com.br Twitter: @AcademiaDoMkt

You might also like