You are on page 1of 36

VESTIBULAR 2014

001. PrOva De CONHeciMeNtOs Gerais


17.11.2013

Questes de 01 a 90
 Confira seus dados impressos neste caderno.  Esta prova contm 90 questes objetivas e ter durao total de 4h30.  Para cada questo, o candidato dever assinalar apenas uma alternativa.  Com caneta de tinta azul ou preta, assine a folha de respostas e marque a alternativa que julgar correta.  Encontra-se neste caderno a Classificao Peridica, a qual, a critrio do candidato, poder ser til para a resoluo de questes.  O candidato somente poder entregar a folha de respostas e sair do prdio depois de transcorridas 3h30, contadas a partir do incio da prova.

VNSP1308/001-CG-ProvaObjetiva

As questes de nmeros 01 a 05 focalizam uma passagem do romance gua-Me, de Jos Lins do Rego (1901-1957). gua-Me Jogava com toda a alma, no podia compreender como um jogador se encostava, no se entusiasmava com a bola nos ps. Atirava-se, no temia a violncia e com a sua agilidade espantosa, fugia das entradas, dos pontaps. Quando aquele back1, num jogo de subrbio, atirou-se contra ele, recuou para derrub-lo, e com tamanha sorte que o bruto se estendeu no cho, como um fardo. E foi assim crescendo a sua fama. Aos poucos se foi adaptando ao novo Joca que se formara nos campos do Rio. Dormia no clube, mas a sua vida era cada vez mais agitada. Onde quer que estivesse, era reconhecido e aplaudido. Os garons no queriam cobrar as despesas que ele fazia e at mesmo nos nibus, quando ia descer, o motorista lhe dizia sempre: Joca, voc aqui no paga. Quando entrava no cinema era reconhecido. Vinham logo meninos para perto dele. Sabia que agradava muito. No clube tinha amigos. Havia porm o antigo center-forward2 que se sentiu roubado com a sua chegada. No tinha razo. Ele fora chamado. No se oferecera. E o homem se enfureceu com Joca. Era um jogador de fama, que fora grande nos campos da Europa e por isso pouco ligava aos que no tinham o seu cartaz. A entrada de Joca, o sucesso rpido, a maravilha de agilidade e de oportunismo, que caracterizava o jogo do novato, irritava-o at ao dio. No dia em que tivera que ceder a posio, a um menino do Cabo Frio, fora para ele como se tivesse perdido as duas pernas. Viram-no chorando, e por isso concentrou em Joca toda a sua raiva. No entanto, Joca sempre o procurava. Tinha sido a sua admirao, o seu heri.
1 2

Questo 02
No primeiro pargrafo, predominam verbos empregados no (A) pretrito perfeito do modo indicativo. (B) presente do modo subjuntivo. (C) pretrito imperfeito do modo indicativo. (D) pretrito mais-que-perfeito do modo indicativo. (E) presente do modo indicativo.

Questo 03
Quando entrava no cinema era reconhecido. A lngua portuguesa aceita muitas variaes na ordem dos termos na orao e no perodo, desde que no causem a desestruturao sinttica e a perturbao ou quebra do sentido. Assinale a alternativa em que a reordenao dos elementos no altera a estrutura do perodo em destaque e mantm o mesmo sentido. (A) Entrava quando no cinema era reconhecido. (B) Quando era reconhecido entrava no cinema. (C) Entrava reconhecido quando era no cinema. (D) Quando era no reconhecido cinema entrava. (E) Era reconhecido quando entrava no cinema.

Questo 04
Atitude que, no ltimo pargrafo, melhor sintetiza a reao do antigo center-forward ao sucesso de Joca: (A) indiferena. (B) rancor. (C) admirao. (D) cavalheirismo. (E) colaborao.

Beque, ou seja, o zagueiro de hoje. Centroavante.


(gua-Me, 1974.)

Questo 01
Com a expresso fugia das entradas, no primeiro pargrafo, o narrador sugere que o jogador Joca manifestava em campo: (A) esperteza. (B) ingenuidade. (C) covardia. (D) despreparo. (E) preguia.

Questo 05
No dia em que tivera que ceder a posio, a um menino do Cabo Frio, fora para ele como se tivesse perdido as duas pernas. Segundo o contexto, a imagem como se tivesse perdido as duas pernas revela, com grande expressividade e fora emocional, (A) vontade de trocar o futebol por outra profisso. (B) certeza de que ainda era melhor jogador que o novato. (C) receio de sofrer novas contuses e ficar incapacitado. (D) sentimento de impotncia ante a situao. (E) sensao de estar sendo injustiado pela torcida.
3
VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

As questes de nmeros 06 a 10 tomam por base uma passagem do artigo Os operrios da msica livre, de Ronaldo Evangelista. Desde o final do sculo 20, toda a engrenagem industrial do mercado musical passa por intensas transformaes, como o surgimento e disseminao de novas tecnologias, em grande parte gratuitas, como os arquivos MP3s, as redes de compartilhamento destes arquivos, mecanismos torrents, sites de armazenamento de contedo, ferramentas de publicao on-line tudo disposio de quem quisesse dividir com os outros suas canes e discos favoritos. A era psindustrial atingiu toda a indstria do entretenimento, mas o brao da msica foi quem mais sofreu, especialmente as grandes gravadoras multinacionais, as chamadas majors, que sofreram um declnio em todas as etapas de seu antigo negcio, ao mesmo tempo em que rapidamente se aperfeioavam ferramentas baratas e caseiras de produo que diminuam a distncia entre amadores e profissionais. A era digital tambm chamada de ps-industrial porque confronta o modelo de produo que dominava at o final do sculo 20. Esse modelo industrial baseado na repetio, em formatar e embalar. Por trs disso, a ideia obter a mxima produo o que, para produtos em geral, funciona muito bem. Quando esses parmetros so aplicados arte, a venda do produto (por exemplo, o disco) depende do contedo (a cano). A cano que vai resultar nessa produo mxima buscada por meio de um equilbrio entre criatividade e uma frmula de sucesso que desperte o interesse do pblico. Como estudos ainda no conseguiram decifrar como direcionar a criatividade de uma maneira que certamente despertar esse interesse (e maximizar a produo), a opo normalmente costuma ser pela soluo mais simples. Cada um tem descoberto suas frmulas e possibilidades, pois tudo tende a ser cada vez menos homogneo, opina o baiano Lucas Santtana, que realizou seus discos recentes s prprias custas.Claro que ainda existe uma distncia em relao aos artistas chamados mainstream, continua. Mas voc muda o tamanho da escala e j est tudo igual em termos de business. A pergunta se essa gerao faz uma msica para esse grande mercado ou se ela est formando um novo pblico. Outra pergunta se o grande mercado na verdade no passa de uma imposio de uma mfia que dita o que vai ser popular.
(Galileu, maro de 2013. Adaptado.)

Questo 06
Segundo o autor, desde o final do sculo 20, as novas tecnologias e softwares voltados para a msica beneficiaram (A) os usurios interessados em compartilhar msicas. (B) as lojas especializadas na venda de discos de vinil e digitais. (C) as grandes redes de supermercados e shoppings. (D) as grandes gravadoras e produtoras nacionais de discos. (E) os distribuidores de discos de vinil no mercado internacional.

Questo 07
Numerosas palavras da lngua inglesa so adotadas no mundo todo em jornais, revistas e livros especializados, por terem sido incorporadas aos vocabulrios da indstria, do comrcio, da tecnologia e de muitas outras atividades. Levando em considerao o contexto do artigo, assinale a alternativa em que a palavra da lngua inglesa empregada para designar algo ou algum que caiu no gosto do pblico, com vasta disseminao pela mdia: (A) majors. (B) torrents. (C) mainstream. (D) business. (E) sites.

Questo 08
No primeiro pargrafo, o termo tudo, por sua relao sinttica e semntica com a sequncia que o precede, representa (A) uma forte redundncia devida a um lapso do escritor. (B) toda a engrenagem tradicional do mercado musical. (C) o elemento que encerra uma enumerao, resumindo-a. (D) a negao do que foi dito pelos termos antes enumerados. (E) uma circunstncia de tempo acrescentada enumerao.

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

Questo 09
Em seu depoimento no artigo, o msico Lucas Santtana sugere que o grande mercado talvez no passe da imposio de uma mfia. O termo mfia, nesse caso, foi empregado no sentido de (A) organizao que emprega mtodos imorais e ilegais para impor seus interesses em determinada atividade. (B) grupos anarquistas constitudos para tumultuar e desmoralizar os msicos mais jovens e a msica popular brasileira. (C) domnio dos partidos polticos sobre o mercado musical, privilegiando tudo o que interesse apenas ao poder pblico. (D) organizao criminosa com origem na Itlia, com poderosas ramificaes pelo mundo inteiro. (E) sindicato de grandes msicos brasileiros que visa impedir a ascenso e o sucesso de msicos mais jovens.

Para responder s questes de nmeros 11 a 15, leia o fragmento de um texto publicado em 1867 no semanrio Cabrio. So Paulo, 10 de maro de 1867. Estamos em plena quaresma. A populao paulista azafama-se a preparar-se para a lavagem geral das conscincias nas guas lustrais do confessionrio e do jejum. A cambuquira* e o bacalhau afidalgam-se no mercado. A carne, msera condenada pelos santos conclios, fica reduzida aos pouqussimos dentes acatlicos da populao, e desce quase a zero na pauta dos preos. O que no sobe nem desce na escala dos fatos normais a vilania, a usura, o egosmo, a estatstica dos crimes e o monto de fatos vergonhosos, perversos, ruins e feios que precedem todas as contries oficiais do confessionrio, e que depois delas continuam com imperturbvel regularidade. o caso de desejar-se mais obras e menos palavras. E se no, de que que serve o jejum, as maceraes, o arrependimento, a contrio e quejandas religiosidades? O que a religio sem o aperfeioamento moral da conscincia? O que vale a perturbao das funes gastronmicas do estmago sem conscincia livre, ilustrada, honesta e virtuosa? Seja como for, o fato que a quaresma toma as rdeas do governo social, e tudo entristece, e tudo esfria com o exerccio de seus msticos preceitos de silncio e meditao. De que que vale a meditao por ofcio, a meditao hipcrita e obrigada, que consiste unicamente na aparncia? Pois o que que constitui a virtude? a forma ou o fundo? a inteno do ato, ou sua feio ostensiva? Neste sentido, aconselhamos aos bons leitores que comutem sem o menor escrpulo os jejuns, as confisses e rezas em boas e santas aes, em esmolas aos pobres.
(ngelo Agostini, Amrico de Campos e Antnio Manoel dos Reis. Cabrio, 10.03.1867. Adaptado.)

Questo 10
Como estudos ainda no conseguiram decifrar como direcionar a criatividade de uma maneira que certamente despertar esse interesse (e maximizar a produo), a opo normalmente costuma ser pela soluo mais simples. O perodo em destaque apresenta muitos ecos (coincidncias de sons de finais de palavras). Uma das formas de evit-los e tornar a sequncia mais fluente seria colocar conduzir, tal, quantidade produzida em lugar de, respectivamente, (A) direcionar, esse, produo. (B) decifrar, interesse, maximizar. (C) conseguiram, que, opo. (D) direcionar, interesse, produo. (E) decifrar, esse, soluo.

* Iguaria constituda de brotos de abbora guisados, geralmente servida como acompanhamento de assados.

Questo 11
Pelo seu tema e desenvolvimento argumentativo, o texto pode ser classificado como (A) histrico. (B) narrativo. (C) lrico. (D) crtico. (E) pico.

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

Questo 12
A cambuquira e o bacalhau afidalgam-se no mercado. Ao empregar o verbo afidalgar-se (tornar-se fidalgo, enobrecer; assumir ares de fidalgo, tornar-se distinto), os autores do texto sugerem, com bom humor, que a cambuquira e o bacalhau (A) no podem ser consumidos pela populao plebeia. (B) so alimentos venerados e honrados por sua reconhecida fidalguia. (C) so muito pouco encontrados no comrcio para compra. (D) so considerados iguarias que agradam ao imperador e nobreza. (E) tornam-se no perodo produtos de grande procura e preos elevados.

Questo 15
Pois o que que constitui a virtude? a forma ou o fundo? a inteno do ato, ou sua feio ostensiva? Marque a alternativa cuja passagem responde questo levantada pelos autores no trecho em destaque. (A) [...] a quaresma toma as rdeas do governo social [...]. (B) A carne [...] desce quase a zero na pauta dos preos. (C) o caso de desejar-se mais obras e menos palavras. (D) [...] tudo esfria com o exerccio de seus msticos preceitos de silncio e meditao. (E) A populao paulista azafama-se a preparar-se para a lavagem geral das conscincias [...].

As questes de nmeros 16 a 20 abordam um poema de Raul de Leoni (1895-1926). A alma das cousas somos ns... Dentro do eterno giro universal Das cousas, tudo vai e volta alma da gente, Mas, se nesse vaivm tudo parece igual Nada mais, na verdade, 05 Nunca mais se repete exatamente... Sim, as cousas so sempre as mesmas na corrente Que no-las leva e traz, num crculo fatal; O que varia o esprito que as sente Que imperceptivelmente desigual, 10 Que sempre as vive diferentemente, E, assim, a vida sempre indita, afinal... Estado de alma em fuga pelas horas, Tons esquivos e trmulos, nuanas Suscetveis, sutis, que fogem no ris 15 Da sensibilidade furta-cor... E a nossa alma a expresso fugitiva das cousas E a vida somos ns, que sempre somos outros!... Homem inquieto e vo que no repousas! Para e escuta: 20 Se as cousas tm esprito, ns somos Esse esprito efmero das cousas, Volvel e diverso, Variando, instante a instante, intimamente, E eternamente, 25 Dentro da indiferena do Universo!...
(Luz mediterrnea, 1965.)

Questo 13
[...] fica reduzida aos pouqussimos dentes acatlicos da populao. Na expresso dentes acatlicos, a palavra dentes empregada em lugar de pessoas, segundo uma relao semntica de (A) causa pelo efeito. (B) parte pelo todo. (C) smbolo pela coisa significada. (D) todo pela parte. (E) continente pelo contedo.

Questo 14
Segundo os autores, os pecados declarados no confessionrio (A) no so to graves que meream confisso. (B) deixam de ser pecados nas prximas vezes. (C) no tornam a ser cometidos pelos crentes. (D) representam uma autorizao para voltar a pecar. (E) voltam a ser cometidos como sempre.

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

Questo 16
Uma leitura atenta do poema permite concluir que seu ttulo representa (A) a sntese das ideias desenvolvidas pelo eu lrico. (B) o reconhecimento da supremacia do homem no mundo. (C) uma afirmao prvia da incapacidade do homem. (D) a negao dos argumentos defendidos pelo eu lrico. (E) a confirmao do estado de alma disfrico do eu lrico.

Questo 20
No ltimo verso do poema, o eu lrico conclui que (A) a variao das coisas indiferente ao esprito que as sente. (B) o Universo indiferente relao entre o esprito e as coisas. (C) os espritos mostram-se insensveis ao volvel Universo. (D) as coisas tm esprito, mas o Universo no tem. (E) o Universo acompanha de perto a alma ou esprito.

Questo 17
Considerando o eixo temtico do poema e o modo como desenvolvido, verifica-se que nele se faz uma reflexo de fundo (A) cientfico. (B) religioso. (C) poltico. (D) filosfico. (E) esttico.

Questo 21
Examine o quadrinho.
How do I know your companys environmentally friendly? The wording, the typeface, the pictures of nature in the brochure.

Questo 18
Embora parea constitudo de versos livres modernistas, o poema em questo ainda segue a versificao medida, combinando versos de diferentes extenses, com predomnio dos de doze e dez slabas mtricas. Assinale a alternativa que indica, na primeira estrofe, pela ordem em que surgem, os versos de dez slabas mtricas, denominados decasslabos. (A) 3 e 4. (B) 1, 2 e 3. (C) 1, 3 e 5. (D) 2 e 3. (E) 1 e 5.
(http://s1.hubimg.com)

O homem responde que a empresa (A) utiliza prticas de conservao ambiental e de reciclagem de papel. (B) tem uma publicao que pretende parecer ambientalmente correta. (C) esclarece todas as dvidas sobre o meio ambiente em seu livreto. (D) trabalha somente com matrias-primas naturais de fontes renovveis. (E) utiliza imagens de seus produtos que comprovam sua responsabilidade ambiental.

Questo 19
Indique o verso em que ocorre um adjetivo antes e outro depois de um substantivo: (A) Homem inquieto e vo que no repousas! (B) Tons esquivos e trmulos, nuanas (C) Dentro do eterno giro universal (D) Mas, se nesse vaivm tudo parece igual (E) O que varia o esprito que as sente
7

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

Leia o texto para responder s questes de nmeros 22 a 29. How can consumers find out if a corporation is greenwashing environmentally unsavory practices?
June 29, 2013

employees about the real information on their companys environmental commitment. Also, look for labels that show if a given offering has been inspected by a reliable third-party. For example, the U.S. Department of Agricultures Certified Organic label can only go on products that meet the federal governments organic standard. Just because a label says made with organic ingredients or all-natural does not mean the product qualifies as Certified Organic, so be sure to look beyond the hype.
(www.scientificamerican.com. Adaptado.)

Questo 22
No texto, o termo greenwashing tem o sentido de (A) contribuio para as ONGs que defendem a responsabilidade ambiental e social. In essence, greenwashing involves falsely conveying to consumers that a given product, service, company or institution factors environmental responsibility into its offerings and/or operations. CorpWatch, a non-profit organization dedicated to keeping tabs on the social responsibility (or lack thereof) of U.S.-based companies, characterizes greenwashing as the phenomena of socially and environmentally destructive corporations, attempting to preserve and expand their markets or power by posing as friends of the environment. One of the groups leading the charge against greenwashing is Greenpeace. Corporations are falling all over themselves, reports the group, to demonstrate that they are environmentally conscious. The average citizen is finding it more and more difficult to tell the difference between those companies genuinely dedicated to making a difference and those that are using a green curtain to conceal dark motives. Greenpeace launched its Stop Greenwash campaign in 2009 to call out bad actors and help consumers make better choices. The most common greenwashing strategy, the group says, is when a company touts an environmental program or product while its core business is inherently polluting or unsustainable. Another involves what Greenpeace calls ad bluster: using targeted advertising or public relations to exaggerate a green achievement so as to divert attention from actual environmental problems or spending more money bragging about green behavior than on actual deeds. In some cases, companies may boast about corporate green commitments while lobbying behind the scenes against environmental laws. Greenpeace also urges vigilance about green claims that brag about something the law already requires: For example, if an industry or company has been forced to change a product, clean up its pollution or protect an endangered species, then uses Public Relations campaigns to make such action look proactive or voluntary. For consumers, the best way to avoid getting greenwashed is to be educated about who is truly green and who is just trying to look that way to make more money. Look beyond advertising claims, read ingredient lists or ask
VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

(B) adaptao dos produtos de uma empresa legislao ambiental em vigor. (C) convencimento de consumidores a darem preferncia a produtos que no agridam a natureza. (D) incentivo reutilizao e reciclagem de produtos, embalagens e servios. (E) prticas de empresas que se colocam ficticiamente como protetoras do meio ambiente.

Questo 23
O objetivo do texto (A) esclarecer os leitores sobre o que e como ocorre o greenwashing. (B) denunciar as empresas que no utilizam matrias-primas naturais. (C) promover campanhas de educao ambiental e de consumo sustentvel. (D) criar o hbito de consumo de alimentos orgnicos e verdadeiramente naturais. (E) defender as organizaes Greenpeace e CorpWatch de ataques sua idoneidade.

Questo 24
According to the text, Greenpeace (A) defends that greenwashing should be real instead of a lie. (B) criticizes environmental programs that fail to reach their targets. (C) blames the average citizen for their environmental difficulties. (D) states that most companies are environmentally unsustainable. (E) fights against greenwashing practices.
8

Questo 25
Segundo o texto, uma das estratgias usadas pelas empresas para praticar greenwashing (A) a alegao de que seus produtos so saudveis e fazem a diferena. (B) a reduo das atividades poluidoras com investimentos em energia de fontes renovveis. (C) a utilizao da cor verde nas embalagens de seus produtos para simbolizar a natureza. (D) a divulgao de que esto contribuindo para o meio ambiente ao apenas cumprir a lei. (E) o uso de atores de televiso e de pessoas famosas para promover seus produtos.

Questo 28
O trecho do ltimo pargrafo Look beyond advertising claims, read ingredient lists or ask employees about the real information on their companys environmental commitment. Also, look for labels that show if a given offering has been inspected by a reliable third-party. apresenta (A) exigncias que devem ser feitas s empresas pelos consumidores conscientes da necessidade de preservar o ambiente. (B) recomendaes para o consumidor no ser enganado em relao a produtos e empresas supostamente verdes. (C) encaminhamentos a serem feitos ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. (D) assuntos que devem ser discutidos tanto por empresas como por consumidores em geral. (E) comportamentos a serem adotados por uma pessoa adepta do greenwashing.

Questo 26
No trecho do quarto pargrafo Another involves what Greenpeace calls ad bluster , a palavra another refere-se a (A) environmental laws. (B) Stop Greenwash. (C) greenwashing strategy. (D) core business. (E) environmental program.

Questo 29
No trecho final do ltimo pargrafo all-natural does not mean the product qualifies as Certified Organic, so be sure to look beyond the hype. , a conjuno so pode ser substituda, sem alterao de sentido, por (A) furthermore. (B) because. (C) although.

Questo 27
No trecho do quarto pargrafo to exaggerate a green achievement so as to divert attention , a expresso so as equivale, em portugus, a (A) de modo a. (B) por causa de. (C) mesmo que. (D) tanto quanto. (E) assim como.

(D) however. (E) therefore.

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

Questo 30
Examine a tira.
We replaced our styrofoam cups with paper cups, but it's not so clear that it helps the planet

Leia o texto para responder s questes de nmeros 31 e 32. Apesar de no ter sido to complexo quanto os governos modernos, o Imprio [Romano] tambm precisava pagar custos muito altos. Alm de seus funcionrios, da manuteno das estradas e da realizao de obras, precisava manter um grande exrcito distribudo por toda a sua extenso. A cobrana de impostos que permitia ao governo continuar funcionando e pagando seus gastos.
(Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu imprio, 2004.)

Questo 31
We didn't do it to help the planet. We did it to look like the sort of company that cares about that sort of thing. Oh. In that case it's working great. As soon as you stop whining.

Sobre o recolhimento de impostos e os gastos pblicos no Imprio Romano, correto afirmar que (A) os tributos eram cobrados por coletores enviados diretamente de Roma, no havendo qualquer intermediao ou interveno de autoridades locais. (B) o desenvolvimento da engenharia civil foi essencial para integrar o Imprio e facilitar o deslocamento dos exrcitos. (C) os patrcios e os proprietrios de terras no pagavam tributos, uma vez que estes eram de responsabilidade exclusiva de arrendatrios e escravos. (D) a desvalorizao da moeda foi uma das formas utilizadas pelos governantes para aliviar o peso dos impostos sobre a populao despossuda. (E) as obras financiadas com recursos pblicos foram apenas as de funo religiosa, como altares ou templos.

(http://generationgreen.org)

No segundo quadrinho da tira, a expresso that sort of thing refere-se a (A) the sort of company. (B) styrofoam cups. (C) working great. (D) help the planet. (E) paper cups.

Questo 32
Os gastos militares intensificaram-se a partir dos sculos III e IV d.C., devido (A) s perseguies contra os cristos, que, bem sucedidas, permitiram o pleno retorno ao politesmo. (B) ao esforo romano de expandir suas fronteiras para o centro da frica. (C) necessidade de defesa diante de ataques simultneos de brbaros em vrias partes da fronteira. (D) guerra contra Cartago pelo controle de terras no norte da frica e na Pennsula Ibrica. (E) aos anseios expansionistas, que levaram os romanos a buscar o controle armado e comercial do mar Mediterrneo.

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

10

Questo 33
Mais ou menos a partir do sculo XI, os cristos organizaram expedies em comum contra os muulmanos, na Palestina, para reconquistar os lugares santos onde Cristo tinha morrido e ressuscitado. So as cruzadas [...]. Os homens e as mulheres da Idade Mdia tiveram ento o sentimento de pertencer a um mesmo grupo de instituies, de crenas e de hbitos: a cristandade.
(Jacques Le Goff. A Idade Mdia explicada aos meus filhos, 2007.)

Questo 34
mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mes choraram, Quantos filhos em vo rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma no pequena. Quem quer passar alm do Bojador Tem que passar alm da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele que espelhou o cu.
(Fernando Pessoa. Mar Portugus. Obra potica, 1960. Adaptado.)

Segundo o texto, as cruzadas (A) determinaram o aumento do poder dos reis e dos imperadores, uma vez que a derrota dos cristos debilitou o poder poltico do Papa. (B) estabeleceram o carter monotesta do cristianismo medieval, o que ajudou a reduzir a influncia judaica e muulmana na Palestina. (C) definiram a separao oficial entre Igreja e Estado, estipulando funes e papis diferentes para os lderes polticos e religiosos. (D) contriburam para a construo da unidade interna do cristianismo, o que reforou o poder da Igreja Catlica Romana e do Papa. (E) resultaram na conquista definitiva da Palestina pelos cristos e na decorrente derrota e submisso dos muulmanos.

Entre outros aspectos da expanso martima portuguesa a partir do sculo XV, o poema menciona (A) a crena religiosa como principal motor das navegaes, o que justifica o reconhecimento da grandeza da alma dos portugueses. (B) o sucesso da empreitada, que transformou Portugal na principal potncia europeia por quatro sculos. (C) a dificuldade dos navegadores de reconhecer as diferenas entre os oceanos, que os levou a confundir a Amrica com as ndias. (D) a percepo das perdas e dos ganhos individuais e coletivos provocados pelas navegaes e pelos riscos que elas comportavam. (E) o reconhecimento do papel determinante da Coroa no estmulo s navegaes e no apoio financeiro aos familiares dos navegadores.

11

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

Questo 35
O comrcio foi de fato o nervo da colonizao do Antigo Regime, isto , para incrementar as atividades mercantis processava-se a ocupao, povoamento e valorizao das novas reas. E aqui ressalta de novo o sentido da colonizao da poca Moderna; indo em curso na Europa a expanso da economia de mercado, com a mercantilizao crescente dos vrios setores produtivos antes margem da circulao de mercadorias a produo colonial era uma produo mercantil, ligada s grandes linhas do trfico internacional.
(Fernando A. Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808), 1981. Adaptado.)

Questo 37
A proclamao da Repblica no um ato fortuito, nem obra do acaso, como chegaram a insinuar os monarquistas; no tampouco o fruto inesperado de uma parada militar. Os militares no foram meros instrumentos dos civis, nem foi um ato de indisciplina que os levou a liderar o movimento da manh de 15 de novembro, como tem sido dito s vezes. Alguns deles tinham slidas convices republicanas e j vinham conspirando h algum tempo [...]. Imbudos de ideias republicanas, estavam convencidos de que resolveriam os problemas brasileiros liquidando a Monarquia e instalando a Repblica.
(Emlia Viotti da Costa. Da monarquia repblica, 1987.)

O mecanismo principal da colonizao foi o comrcio entre colnia e metrpole, fato que se manifesta (A) no desinteresse metropolitano de ocupar as novas terras conquistadas, limitando-se explorao imediatista das riquezas encontradas. (B) na ampliao do movimento de integrao econmica europeia por meio do amplo acesso de outras potncias aos mercados coloniais. (C) na ausncia de preocupaes capitalistas por parte dos colonos, que preferiam manter o modelo feudal e a hegemonia dos senhores de terras. (D) no condicionamento poltico, demogrfico e econmico dos espaos coloniais, que deveriam gerar lucros para as economias metropolitanas. (E) nas crticas das autoridades metropolitanas persistncia do escravismo, que impedia a ampliao do mercado consumidor na colnia.

O texto identifica a proclamao da Repblica como resultado (A) da fragilidade do comando exercido pelo Imperador frente s rebelies republicanas que agitaram o pas nas ltimas dcadas do Imprio. (B) de um projeto militar de assumir o comando do Estado brasileiro e implantar uma ditadura armada, afastando os civis da vida poltica. (C) da disseminao de ideais republicanos e salvacionistas nos meios militares, que articularam a ao de derrubada da Monarquia. (D) de uma conspirao de civis, que recorreram aos militares para derrubar a Monarquia e assumir o controle do Estado brasileiro. (E) da unidade dos militares, que agiram de forma coerente e constante na luta contra o poder civil que prevalecia durante o Imprio.

Questo 36
Entre as diferenas polticas que levaram o Norte e o Sul dos Estados Unidos Guerra Civil, em 1861, podemos citar (A) a disputa em relao s terras do Oeste, que vinham sendo conquistadas e gradualmente incorporadas Unio. (B) o esforo de expanso para o Sul e o consequente estabelecimento de hegemonia norte-americana sobre a Amrica Latina. (C) o apoio nortista s lutas pela independncia de Cuba e a rejeio sulista s emancipaes polticas no Caribe. (D) a disputa pelo mercado consumidor europeu de matriasprimas e pelo mercado consumidor latino-americano de manufaturados. (E) a anexao de terras do Mxico por estados do Norte e a defesa sulista da autonomia e da soberania territorial mexicana.

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

12

Questo 38
No final da primavera de 1921, um grande artigo de Lenin define o que ser a NEP [Nova poltica econmica]: supresso das requisies, impostos em gneros (para os camponeses); liberdade de comrcio; liberdade de produo artesanal; concesses aos capitalistas estrangeiros; liberdade de empresa verdade que restrita para os cidados soviticos. [...] Ao mesmo tempo, recusa qualquer liberdade poltica ao pas: Os mencheviques continuaro presos, e anuncia uma depurao do partido, dirigida contra os revolucionrios oriundos de outros partidos, isto , no imbudos da mentalidade bolchevique.
(Victor Serge. Memrias de um revolucionrio, 1987.)

Analise o cartaz da campanha presidencial do Marechal Henrique Teixeira Lott para responder s questes de nmeros 39 e 40.

O texto identifica duas caractersticas do processo de constituio da Unio Sovitica: (A) o fim da participao russa na Guerra Mundial, defendida pelas principais lideranas do Exrcito Vermelho, e a legalizao de todos os partidos socialistas. (B) a aguda centralizao do poder nas mos do partido governante e o restabelecimento temporrio de algumas prticas capitalistas, que visavam acelerao do crescimento econmico do pas. (C) a reconciliao entre as principais faces social-democratas e a implantao de um sistema poltico que atribua todo poder aos sovietes de soldados, operrios e camponeses. (D) o reconhecimento do fracasso poltico e social dos ideais comunistas e o restabelecimento do capitalismo liberal como modo de produo hegemnico no pas. (E) a estatizao das empresas e dos capitais estrangeiros investidos no pas e a nacionalizao de todos os meios de produo, com a implantao do chamado comunismo de guerra.

Questo 39
O cartaz, que foi empregado na campanha para a Presidncia da Repblica em 1960, (A) celebra o desenvolvimentismo dos governos anteriores e alerta para o risco iminente de golpe militar. (B) confirma a presena de Vargas como principal articulador da candidatura de Lott e relembra as dificuldades na construo da nova Capital. (C) demonstra a aliana do conjunto das classes sociais brasileiras com Lott e defende a necessidade de unidade poltica na busca pelo progresso do pas. (D) apresenta a candidatura de Lott presidncia como expresso do populismo e do esforo de incorporar os setores trabalhadores poltica. (E) ressalta a aliana partidria construda em torno do nome de Lott e destaca a continuidade poltica que sua candidatura representa.

Questo 40
A forma como Juscelino Kubitschek representado no cartaz (A) expressa o esforo para que ele seja aceito pelo eleitorado, que sempre o rejeitou por ser descendente de imigrantes. (B) questiona o autoritarismo de seu governo e a impopularidade do projeto de transferncia da Capital para Braslia. (C) uma crtica ao arcasmo de suas aes polticas e uma defesa da modernizao econmica e poltica do pas. (D) caracteriza a inaugurao da nova Capital como estratgia de afastar o poder federal dos principais centros econmicos do pas. (E) associa a construo de Braslia ao desbravamento do interior do pas e sugere um projeto de integrao nacional.
13
VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

Questo 41
A Revoluo dos Cravos aconteceu em Portugal, no dia 25 de abril de 1974. Esse movimento (A) contestou o ingresso de Portugal na Comunidade Europeia e defendeu a aproximao do pas com os pases socialistas do Leste Europeu. (B) permitiu o restabelecimento do controle poltico portugus sobre as colnias africanas, que haviam acabado de conquistar sua independncia. (C) impediu a continuidade do processo de modernizao da economia portuguesa, implantado ao final da Segunda Guerra Mundial. (D) iniciou o processo de democratizao do pas, encerrando o longo regime autoritrio que marcou parte do sculo XX portugus. (E) instalou uma ditadura militar em Portugal, encerrando cinco dcadas de Estado democrtico e popular.

Questo 43
Analise o mapa. Correntes martimas e temperatura na superfcie dos oceanos

Legenda correntes quentes correntes frias calotas de gelo (abaixo de 0 C)

Questo 42

gua do mar congelada (em mdia) abaixo de 2 C guas ocenicas 2 a 0 C 0 a 10 C 10 a 20 C 20 a 30 C

(Antonio Guerra et al. Atlas geogrfico mundial, 2007. Adaptado.)

Considerando as relaes existentes entre zonas climticas, sistema de circulao atmosfrica e correntes martimas de superfcie, correto afirmar que
Com que roupa?

(Chico Caruso. Jornal do Brasil, 20.07.1979.)

(A) as correntes quentes predominam nas zonas subtropicais e o sentido de seu deslocamento est associado aos ventos de leste predominantes na regio. (B) as correntes frias predominam nas zonas intertropicais e o sentido de seu deslocamento est associado aos ventos de oeste predominantes na regio. (C) as correntes quentes predominam nas zonas intertropicais e o sentido de seu deslocamento est associado aos ventos de oeste predominantes na regio. (D) as correntes quentes predominam na zona equatorial e o sentido de seu deslocamento est associado aos ventos de leste predominantes na regio. (E) as correntes frias predominam na zona equatorial e o sentido de seu deslocamento est associado aos ventos de leste predominantes na regio.

A charge de 1979, ano em que Joo Figueiredo assumiu a Presidncia da Repblica. Sua dvida em relao roupa uma aluso (A) s dificuldades da abertura poltica, cuja forma e ritmo provocavam tenses e divergncias entre civis e militares. (B) ao estilo de vida de um homem, formado em quartis militares e habituado formalidade das cerimnias oficiais. (C) oscilao, caracterstica de seu governo, entre a defesa de posies ideolgicas de direita e de esquerda. (D) deciso de renunciar ao cargo, em meio ao conflito pelo poder entre distintos setores das Foras Armadas. (E) s denncias de risco de golpe de esquerda, que atravessavam o pas aps o fim do regime militar.

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

14

Questo 44
Leia as notcias. As fortes chuvas na regio litornea do Nordeste causam problemas a moradores de pelo menos quatro capitais. Macei, Recife e Joo Pessoa sofrem com transtornos e ruas alagadas nesta quarta-feira [03.07.2013]. Natal ainda se recupera da maior chuva do ano, registrada nessa tera-feira.
(http://noticias.uol.com.br)

Questo 46
A populao de Londres, com 12% da populao total do Reino Unido, exige uma pegada ecolgica de 21 milhes de hectares ou, simplesmente, toda a terra produtiva do Reino Unido. Em Vancouver, no Canad, constatou-se que a rea exigida para manter o nvel de vida da populao corresponde a 174 vezes a rea de sua prpria jurisdio. Um habitante de uma cidade tpica da Amrica do Norte tem uma pegada ecolgica de 461 hectares, enquanto na ndia a pegada ecolgica per capita de 45 hectares. Assim, o planeta sofre um impacto dez vezes maior quando nasce um beb no primeiro mundo do que quando nasce um beb na ndia, na China ou no Paquisto. Um malthusianismo cego, ainda hegemnico nas lides ambientalistas, est infelizmente muito mais preocupado com o controle da populao na ndia do que com a injustia ambiental que sustenta a injusta ordem de poder mundial.
(Rogrio Haesbaert da Costa e Carlos Walter Porto-Gonalves. A nova des-ordem mundial, 2005. Adaptado.)

As fortes chuvas que atingem Salvador desde a madrugada provocaram alagamentos em diversas ruas da capital baiana nesta quarta-feira [03.07.2013]. Segundo a Defesa Civil do municpio, da meia-noite at o meio-dia foram registradas 31 solicitaes de emergncia, incluindo 14 deslizamentos de terra. [...] De acordo com a Climatempo, entre 1h e 8h, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou quase 37 milmetros de chuva acumulados em Salvador, com rajadas de vento atingindo 40 km/h.
(http://noticias.terra.com.br)

A maior incidncia de chuvas entre os meses de maio e julho no Nordeste brasileiro pode ser explicada pela ocorrncia de alguns fenmenos atmosfricos, como (A) a atuao da zona de convergncia do Atlntico Norte e a formao de tornados. (B) a atuao dos ventos alsios e a ao de frentes frias. (C) a atuao dos ventos alsios e a formao de reas de alta presso atmosfrica. (D) a atuao da zona de convergncia do Atlntico Norte e a formao de reas de alta presso atmosfrica. (E) a atuao de frentes frias e a formao de tornados.

No texto, os autores fazem uma crtica abordagem malthusiana, que tende a considerar o tamanho da populao como o fator principal do impacto sobre os recursos naturais existentes no planeta. Dessa forma, para se entender a atual crise ambiental, outros fatores, tambm importantes, devem ser levados em considerao, a saber, (A) o tamanho das populaes dos pases subdesenvolvidos e seu baixo nvel de escolaridade. (B) o baixo nvel de renda das populaes dos pases desenvolvidos e seu reduzido grau de desenvolvimento tecnolgico. (C) o baixo desenvolvimento tcnico-cientfico dos pases e a ausncia de conhecimentos sobre a finitude dos recursos naturais existentes no planeta. (D) o tamanho dos territrios de cada pas e a falta de conhecimento sobre a quantidade de recursos naturais que cada populao dispe. (E) o modelo de desenvolvimento econmico adotado pelos pases e os padres de consumo difundidos em escala mundial.

Questo 45
A extrao de madeira, especialmente do pau-brasil, os ciclos do acar e caf e o desmatamento para instalao de indstrias so eventos de nossa histria que contriburam para a degradao desse bioma.
(www.eco.ib.usp.br)

O texto refere-se ao bioma (A) Pantanal. (B) Floresta Amaznica. (C) Mata Atlntica. (D) Cerrado. (E) Caatinga.

15

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

Questo 47
O processo de mundializao do sistema capitalista sempre esteve apoiado na difuso de polticas econmicas e na constituio de determinadas lgicas geopolticas e geoeconmicas de organizao do espao mundial. Constituem-se em poltica econmica e em lgica capitalista de ordenamento do espao mundial no perodo atual: (A) o mercantilismo e a descolonizao. (B) o neoliberalismo e a globalizao. (C) o keynesianismo e o colonialismo. (D) o desenvolvimentismo e o neocolonialismo. (E) o liberalismo e o imperialismo.

Questo 49
Aps os atentados de 11 de setembro de 2001, o governo dos Estados Unidos da Amrica aprovou uma srie de medidas com o objetivo de proteger os cidados americanos da ameaa representada pelo terrorismo internacional. Entre as medidas adotadas pelo governo norte-americano esto (A) a realizao de acordos de cooperao militar e tecnolgica com pases suspeitos de sediarem grupos terroristas; e a preservao dos princpios de liberdade individual e autonomia dos povos. (B) a concesso de apoio logstico e financeiro a pases que, autonomamente, pudessem combater grupos terroristas em seus territrios; e a preservao dos direitos civis de suspeitos de associao com o terrorismo, que residissem dentro ou fora dos Estados Unidos. (C) a realizao de ataques preventivos a pases suspeitos de sediarem grupos terroristas; e a restrio da liberdade e dos direitos civis de suspeitos de associao com o terrorismo. (D) a realizao de acordos de cooperao militar e tecnolgica com pases aliados no combate ao terrorismo internacional; e a priso imediata de rabes e muulmanos que residissem nos Estados Unidos. (E) a realizao de ataques preventivos a pases suspeitos de sediarem grupos terroristas; e a flexibilizao do ingresso nos Estados Unidos de pessoas oriundas de qualquer regio do mundo.

Questo 48
Coreia do Norte anuncia estado de guerra com a Coreia do Sul A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira [29.03.2013] o "estado de guerra" com a Coreia do Sul e que negociar qualquer questo entre os dois pases sob esta base. "A partir de agora, as relaes intercoreanas esto em estado de guerra e todas as questes entre as duas Coreias sero tratadas sob o protocolo de guerra", declara um comunicado atribudo a todos os rgos do governo nortecoreano.
(http://noticias.uol.com.br. Adaptado.)

A tenso observada entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul est associada a (A) divergncias polticas e ideolgicas, sendo que sua origem remete ao perodo da Guerra Fria. (B) um incidente diplomtico ocasional, que no corresponde grande tradio pacifista existente entre as Coreias. (C) divergncias comerciais e econmicas, sendo que sua origem remete ao perodo da Guerra Fria. (D) divergncias polticas e comerciais, sendo que sua origem se deu aps a emergncia Nova Ordem Mundial. (E) divergncias polticas e ideolgicas, sendo que sua origem se deu aps a emergncia da Nova Ordem Mundial.

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

16

Leia a notcia para responder s questes de nmeros 50 e 51. Em dia de maior mobilizao, protestos levam mais de 1 milho de pessoas s ruas no Brasil Mais de 1 milho de pessoas participaram de protestos em vrias cidades do Brasil nesta quinta-feira [20.06.2013]. Os protestos ocorreram em vrias capitais e centenas de cidades nas cinco regies do pas. Ao todo, 388 cidades tiveram manifestaes, incluindo 22 capitais.
(http://noticias.uol.com.br. Adaptado.)

Questo 52
Considere o mapa das bacias hidrogrficas brasileiras e analise o grfico das condies hdricas de uma dessas bacias. Bacias hidrogrficas brasileiras

Questo 50
Os protestos que tomaram as ruas do Brasil durante o ms de junho de 2013 foram originalmente motivados por problema que aflige grande parte da populao que vive nas grandes cidades do pas, a saber, (A) a falta de vagas na educao bsica e a precarizao do sistema pblico de ensino. (B) o alto custo e a m qualidade do sistema pblico de transporte. (C) o aumento da violncia urbana e o alto custo da segurana pblica. (D) o alto custo e a m qualidade do sistema pblico de sade. (E) o aumento do desemprego e a precarizao do trabalho. Bacia hidrogrfica X *

Questo 51
Ao se espalharem pelo territrio brasileiro, esses protestos evidenciaram caractersticas do espao geogrfico prprias do atual perodo histrico da globalizao. Entre essas caractersticas pode-se mencionar (A) uma frgil articulao entre os lugares, resultante do uso corporativo das redes tcnicas de comunicao por grandes empresas, o que inviabilizou a ocorrncia de manifestaes simultneas pelo pas. (B) uma frgil articulao entre os lugares, devido a redes tcnicas de comunicao e de transporte ainda problemticas, o que inviabilizou a ocorrncia de manifestaes simultneas por todo o pas. (C) uma estreita articulao entre os lugares, possibilitada pela presena de redes tcnicas de transporte que, por sua vez, viabilizaram o deslocamento do mesmo grupo de manifestantes por todo o pas em um intervalo curto de tempo. (D) uma estreita articulao entre os lugares, possibilitada pela presena de redes tcnicas de comunicao que, por sua vez, viabilizaram a ocorrncia de manifestaes simultneas por todo o pas, em razo da circulao organizada de informaes. (E) um relativo isolamento entre os lugares, devido ausncia de redes tcnicas de comunicao, o que inviabilizou a ocorrncia de manifestaes simultneas pelo pas.
17
VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

* Situao atual da bacia hidrogrfica X, avaliada a partir das condies hdricas (demanda/disponibilidade) apresentadas por cada trecho da malha fluvial.
(http://conjuntura.ana.gov.br. Adaptado.)

Considerando conhecimentos sobre a situao atual de uso, ocupao demogrfica, disponibilidade hdrica e degradao das bacias hidrogrficas brasileiras, correto afirmar que a bacia X se refere (A) bacia Atlntico Nordeste Oriental. (B) bacia Tocantins-Araguaia. (C) bacia do Paraguai. (D) bacia do Uruguai. (E) bacia Amaznica.

Questo 53
Observe as imagens. Copacabana, incio do sculo XX

Questo 54
Leia a notcia. Um grupo de indgenas que protestava contra a mudana no processo de demarcao de terras cercou nesta quinta-feira [18.04.2013] o Palcio do Planalto. De acordo com um dos representantes do movimento, Neguinho Tuk, a populao indgena no foi ouvida durante o processo de elaborao da PEC 215 e teme perder suas terras com as mudanas. ndio sem terra no tem vida, declarou o coordenador das Organizaes Indgenas da Amaznia Brasileira, Marcos Apurin. No aceitamos e no vamos aceitar mais esse genocdio. O grupo o mesmo que, na ltima tera-feira, 16, invadiu o plenrio da Cmara dos Deputados em protesto contra a PEC 215, que transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a deciso final sobre a demarcao de terras indgenas no Brasil.
(http://ultimosegundo.ig.com.br. Adaptado.)

(oglobo.globo.com/rio)

Copacabana, incio do sculo XXI

So processos que vm contribuindo para o acirramento da tenso social envolvendo a populao indgena no campo brasileiro: (A) a expanso da agricultura familiar no pas; o aumento do desemprego no campo; e a ausncia de polticas de assistncia social destinada populao indgena. (B) a expanso da reforma agrria e da agricultura familiar; a instalao de usinas hidreltricas em terras indgenas; e a permanncia da concentrao de terras no pas. (C) o avano das atividades agrcolas, mineradoras e pecurias de grande porte; a instalao de usinas hidreltricas em terras indgenas; e a permanncia da concentrao de terras no pas. (D) a expanso da reforma agrria; o aumento do desemprego no campo; e a ausncia de polticas de assistncia social destinada populao indgena. (E) o avano das atividades agrcolas, mineradoras e pecurias de grande porte; a expanso da reforma agrria; e a reivindicao da populao indgena de direitos no previstos na Constituio Federal.

(www.rio-dejaneiro.org)

As imagens apresentam, em momentos histricos distintos, uma das paisagens mais conhecidas do Brasil: a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A partir da anlise das paisagens, pode-se notar o intenso processo de adensamento e verticalizao das edificaes ocorrido na regio ao longo do ltimo sculo. Considerando a dinmica da formao do espao urbano no Brasil contemporneo, correto afirmar que o processo de verticalizao observado no bairro de Copacabana se deve, especialmente, (A) poltica de planejamento urbano, que privilegiou a ocupao de plancies e encostas com o objetivo de preservar a paisagem natural e estimular o turismo na cidade. (B) poltica de planejamento urbano, que teve como objetivo concentrar a oferta de habitaes e servios bsicos em apenas alguns lugares da cidade. (C) ao interesse do poder pblico e do mercado imobilirio em instalar condomnios populares nessa regio da cidade, ao longo do ltimo sculo. (D) s condies oferecidas pelo meio fsico que, por apresentar um relevo bastante acidentado, limitou o nmero de reas aptas ocupao humana na cidade. (E) constante valorizao do solo urbano em uma regio da cidade bastante cobiada pela elite econmica, intensamente explorada pelo mercado imobilirio.

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

18

Questo 55
A China a segunda maior economia do mundo. Quer garantir a hegemonia no seu quintal, como fizeram os Estados Unidos no Caribe depois da guerra civil. As Filipinas temem por um atol de rochas desabitado que disputam com a China. O Japo est de planto por umas ilhotas de pedra e vento, que a China diz que lhe pertencem. Mesmo o Vietn desconfia mais da China do que dos Estados Unidos. As autoridades de Hani gostam de lembrar que o gigante americano invadiu o Mxico uma vez. O gigante chins invadiu o Vietn dezessete.
(Andr Petry. O Sculo do Pacfico. Veja, 24.04.2013. Adaptado.)

Questo 56
"Religio sempre foi um negcio lucrativo." Assim comea uma reportagem da revista americana Forbes sobre os milionrios bispos fundadores das maiores igrejas evanglicas do Brasil. A revista fez um ranking com os lderes mais ricos. No topo da lista, est o bispo Edir Macedo, que tem uma fortuna estimada em R$ 2 bilhes, segundo a revista. Em seguida, vem Valdemiro Santiago, com R$ 400 milhes; Silas Malafaia, com R$ 300 milhes; R. R. Soares, com R$ 250 milhes, e Estevan Hernandes Filho e a bispa Snia, com R$ 120 milhes juntos. A Forbes tambm destaca o crescimento dos evanglicos no Brasil de 15,4% para 22,2% da populao na ltima dcada , em detrimento dos catlicos. Hoje, os catlicos romanos somam 64,6% da populao, ou 123 milhes de brasileiros. Os evanglicos, por sua vez, j somam 42 milhes, em uma populao total de 191 milhes de pessoas.
(Forbes lista os seis lderes milionrios evanglicos no Brasil. uol.com.br, 19.01.2013. Adaptado.)

A persistncia histrica dos conflitos geopolticos descritos na reportagem pode ser filosoficamente compreendida pela teoria (A) iluminista, que preconiza a possibilidade de um estado de emancipao racional da humanidade. (B) poltica de Hobbes, que conceitua a competio e a desconfiana como condies bsicas da natureza humana. (C) maquiavlica, que postula o encontro da virtude com a fortuna como princpios bsicos da geopoltica. (D) poltica de Rousseau, para quem a submisso vontade geral condio para experincias de liberdade. (E) teolgica de Santo Agostinho, que considera que o processo de iluminao divina afasta os homens do pecado.

Os fatos descritos na reportagem so compatveis filosoficamente com uma concepo (A) kantiana, que preconiza a possibilidade de se atingir a maioridade intelectual. (B) teolgico-catlica, defensora da caridade e idealizadora de virtudes associadas pobreza. (C) dialtico-materialista, baseada na necessidade de superao do trabalho alienado. (D) teolgico-protestante, baseada na valorizao do sacrifcio pessoal e da prosperidade material. (E) cartesiana, que pressupe a existncia de Deus como condio essencial para o conhecimento racional.

19

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

Questo 57
Segundo Franz Boas, as pessoas diferem porque suas culturas diferem. De fato, assim que deveramos nos referir a elas: a cultura esquim ou a cultura judaica, e no a raa esquim ou a raa judaica. Apesar de toda a nfase que deu cultura, Boas no era um relativista que acreditava que todas as culturas eram equivalentes, nem um empirista que acreditava na tbula rasa. Ele considerava a civilizao europeia superior s culturas tribais, insistindo apenas em que todos os povos eram capazes de atingi-la. No negava que devia existir uma natureza humana universal ou que poderia haver diferenas entre as pessoas de um mesmo grupo tnico. O que importava para ele era a ideia de que todos os grupos tnicos so dotados das mesmas capacidades mentais bsicas.
(Steven Pinker. Tbula rasa: a negao contempornea da natureza humana, 2004. Adaptado.)

Questo 58
Governos que se metem na vida dos outros so governos autoritrios. Na histria temos dois grandes exemplos: o fascismo e o comunismo. Em nossa poca existe uma outra tentao totalitria, aparentemente mais invisvel e, por isso mesmo, talvez, mais perigosa: o "totalitarismo do bem". A sade sempre foi um dos substantivos preferidos das almas e dos governos autoritrios. Quem estudar os governos autoritrios ver que a "vida cientificamente saudvel" sempre foi uma das suas maiores paixes. E, aqui, o advrbio "cientificamente" quase vago porque o que vem primeiro mesmo o desejo de higienizao de toda forma de vcio, sujeira, enfim, de humanidade no correta. Nosso maior pecado contemporneo no reconhecer que a humanidade do humano est alm do modo "correto" de viver. E vamos pagar caro por isso porque um mundo s de gente "saudvel" um mundo sem Eros.
(Luiz Felipe Pond. Gosto que cada um sente na boca no da conta do governo. Folha de S.Paulo, 14.03.2012. Adaptado.)

Considerando o texto, correto afirmar que, de acordo com o antroplogo Franz Boas, (A) as diferenas entre as culturas so biologicamente condicionadas. (B) a vida em estado de natureza superior vida civilizada. (C) as diferenas culturais podem ser avaliadas por critrios universalistas. (D) o progresso cultural uma iluso etnocntrica europeia. (E) os critrios para comparao entre as culturas so inteiramente relativos.

Na concepo do autor, o totalitarismo (A) mobiliza a cincia para estabelecer critrios de natureza biopoltica sobre a vida. (B) estabelece regras de comportamento subordinadas autonomia dos indivduos. (C) um sistema poltico exclusivamente relacionado com o fascismo e o comunismo. (D) depende necessariamente de controles de natureza policial e repressiva dos comportamentos. (E) inexiste sob a gide de regimes polticos institucionalmente democrticos e liberais.

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

20

Questo 59
No somente os tipos das canes de sucesso, os astros, as novelas ressurgem ciclicamente como invariantes fixos, mas o contedo especfico do espetculo s varia na aparncia. O fracasso temporrio do heri, que ele sabe suportar como bom esportista que ; a boa palmada que a namorada recebe da mo forte do astro, so, como todos os detalhes, clichs prontos para serem empregados arbitrariamente aqui e ali e completamente definidos pela finalidade que lhes cabe no esquema. Desde o comeo do filme j se sabe como ele termina, quem recompensado, e, ao escutar a msica ligeira, o ouvido treinado perfeitamente capaz, desde os primeiros compassos, de adivinhar o desenvolvimento do tema e sente-se feliz quando ele tem lugar como previsto. O nmero mdio de palavras algo em que no se pode mexer. Sua produo administrada por especialistas, e sua pequena diversidade permite reparti-las facilmente no escritrio.
(Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. A indstria cultural como mistificao das massas. In: Dialtica do esclarecimento, 1947. Adaptado.)

Questo 60
A poderosa American Psychiatric Association (Associao Americana de Psiquiatria APA) lanou neste final de semana a nova edio do que conhecido como a Bblia da Psiquiatria: o DSM-5. E, de imediato, virei doente mental. No estou sozinha. Est cada vez mais difcil no se encaixar em uma ou vrias doenas do manual. Se uma pesquisa j mostrou que quase metade dos adultos americanos teve pelo menos um transtorno psiquitrico durante a vida, alguns crticos renomados desta quinta edio do manual tm afirmado que agora o nmero de pessoas com doenas mentais vai se multiplicar. E assim poderemos chegar a um impasse muito, mas muito fascinante, mas tambm muito perigoso: a psiquiatria conseguiria a faanha de transformar a normalidade em anormalidade. O normal seria ser anormal. D-se assim a um grupo de psiquiatras o poder incomensurvel de definir o que ser normal. E assim interferir direta e indiretamente na vida de todos, assim como nas polticas governamentais de sade pblica, com consequncias e implicaes que ainda precisam ser muito melhor analisadas e compreendidas. Sem esquecer, em nenhum momento sequer, que a definio das doenas mentais est intrinsecamente ligada a uma das indstrias mais lucrativas do mundo atual.
(Eliane Brum. Acordei doente mental. poca, 20.05.2013. Adaptado.)

O tema abordado pelo texto refere-se (A) hegemonia da cultura americana nos meios de comunicao de massa. (B) ao aspecto positivo da democratizao da cultura na sociedade de consumo. (C) ao monoplio da informao e da cultura por ministrios estatais. (D) aos procedimentos de transformao da cultura em meio de entretenimento. (E) ao contedo intelectualmente complexo das produes culturais de massa.

No entender da autora do artigo, no mbito psiquitrico, a distino entre comportamentos normais e anormais (A) estabelece normas essenciais para o progresso e aperfeioamento da espcie humana. (B) deriva sua autoridade e legitimidade cientfica de critrios empricos e universais. (C) busca valorizar a necessidade de autonomia individual no que se refere sade mental. (D) pressupe o poder absoluto da cincia, em detrimento da relativizao dos critrios de normalidade. (E) apresenta independncia frente a condicionamentos de natureza material, histrica ou social.

21

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

Questo 61
A figura apresenta os esquemas de duas clulas.

Questo 62
A figura mostra o encontro de duas clulas, um espermatozoide e um ovcito humano, momentos antes da fecundao.

(http://epoca.com)

Considerando as divises celulares que deram origem a essas clulas, correto afirmar que o sexo da criana que ser gerada foi definido na
(http://macanicacelular.webnode.com.br. Adaptado.)

(A) anfase I da gametognese masculina. (B) anfase II da gametognese feminina. (C) diacinese da gametognese masculina. (D) telfase II da gametognese masculina. (E) metfase I da gametognese feminina.

Porm, o ilustrador cometeu um engano ao identificar as estruturas celulares. correto afirmar que (A) II uma clula animal e o engano est na identificao dos centrolos nesta clula, uma vez que estes so caractersticos de clulas vegetais, mas no de clulas animais. (B) I uma clula vegetal e o engano est na identificao da membrana plasmtica nesta clula, uma vez que esta ocorre em clulas animais, mas no em clulas vegetais. (C) I uma clula animal e o engano est na identificao das mitocndrias em ambas as clulas, alm de estas ocorrerem em clulas animais, mas no em clulas vegetais. (D) II uma clula vegetal e o engano est na identificao do complexo golgiense nesta clula, uma vez que este ocorre em clulas animais, mas no em clulas vegetais. (E) II uma clula animal e o engano est na identificao do vacolo em ambas as clulas, alm de este ser caracterstico de clulas vegetais, mas no de clulas animais.

Questo 63
Trs consumidores, A, B e C, compraram, cada um deles, uma bebida em embalagem longa vida, adequada s suas respectivas dietas. As tabelas abaixo trazem informaes nutricionais sobre cada uma dessas trs bebidas.
TABELA 1 poro: 100 mL
Valor energtico Carboidratos Protenas Gorduras totais Gorduras saturadas Gorduras trans Fibra alimentar Sdio 86,3 kcal 21,3 g 0,0 g 0,0 g 0,0 g 0,0 g 0,0 g 12,1 mg

% VD 4% 7% 0% 0% 0% 0% 1%

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

22

Questo 64
No dia 16 de fevereiro de 2013 terminou o horrio brasileiro de vero. meia-noite, os relgios foram atrasados em uma hora.

(http://portalegrenoticias.blogspot.com)

Considerando a intensidade da luz solar e os perodos de claro e escuro no intervalo de 24 horas, correto afirmar que, para as plantas do jardim de uma casa na cidade de So Paulo, (A) j no dia 17 de fevereiro, a noite foi mais longa que o dia e, portanto, essas plantas teriam respirado por um maior nmero de horas e realizado fotossntese por um menor nmero de horas que no dia anterior. (B) ao longo dos 3 meses seguintes, os perodos com luz se tornaram progressivamente mais longos, o que implicou em maior eficincia fotossinttica e crescimento dessas plantas. (C) ao longo dos 4 meses seguintes, os perodos com luz se tornaram progressivamente mais curtos, o que contribuiu para perda de eficincia fotossinttica e menor produo de matria orgnica. (D) j no dia 17 de fevereiro, a noite foi mais curta que o dia e, portanto, essas plantas teriam respirado por um menor nmero de horas e realizado fotossntese por um maior nmero de horas que no dia anterior. (E) ao longo dos 12 meses seguintes, os perodos claros, durante os quais as plantas fazem fotossntese, se equivalero aos perodos escuros, durante os quais as plantas respiram, e ao final de um ano essas plantas tero atingido seu ponto de compensao ftica.

(www.tabelanutricional.com.br)

Sabendo-se que o consumidor A tinha intolerncia lactose, o consumidor B era diabtico e o consumidor C tinha altos nveis de colesterol, e que as bebidas compradas foram suco nctar de pssego, bebida pura de soja e iogurte integral natural, assinale a alternativa que associa corretamente a bebida comprada com a respectiva tabela e o consumidor que a adquiriu. (A) Suco nctar de pssego, tabela 3, consumidor B. (B) Suco nctar de pssego, tabela 1, consumidor A. (C) Bebida pura de soja, tabela 2, consumidor A. (D) Iogurte integral natural, tabela 1, consumidor B. (E) Iogurte integral natural, tabela 2, consumidor C.

23

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

Questo 65
A complexa organizao social das formigas pode ser explicada pelas relaes de parentesco gentico entre os indivduos da colnia. geneticamente mais vantajoso para as operrias cuidarem das suas irms que terem seus prprios filhos e filhas. No formigueiro, uma nica fmea, a rainha, que diploide, pe ovos que, quando fertilizados, se desenvolvem em operrias tambm diploides. Os ovos no fertilizados do origem aos machos da colnia. Esses machos, chamados de bitus, iro fertilizar novas rainhas para a formao de novos formigueiros. Como esses machos so haploides, transmitem integralmente para suas filhas seu material gentico. As rainhas transmitem para suas filhas e filhos apenas metade de seu material gentico. Suponha um formigueiro onde todos os indivduos so filhos de uma mesma rainha e de um mesmo bitu. Sobre as relaes de parentesco gentico entre os indivduos da colnia, correto afirmar que (A) os bitus so geneticamente idnticos entre si, mas no so geneticamente idnticos aos seus filhos e filhas. (B) as operrias compartilham com os seus irmos, os bitus, em mdia, 50% de alelos em comum, o mesmo que compartilhariam com seus filhos machos ou fmeas, caso tivessem filhos. (C) a rainha tem maior parentesco gentico com as operrias que com os seus filhos bitus. (D) as operrias compartilham entre si, em mdia, 75% de alelos em comum; caso tivessem filhos, transmitiriam a eles apenas 50% de seus alelos. (E) as operrias so geneticamente idnticas entre si, mas no seriam geneticamente idnticas aos filhos e filhas que poderiam ter.

Questo 66
Alguns chefs de cozinha sugerem que o peru no deve ser preparado inteiro, pois a carne do peito e a da coxa tm caractersticas diferentes, que exigem preparos diferentes. A carne do peito branca e macia, e pode ressecar dependendo do modo como preparada. A carne da coxa, mais escura, mais densa e suculenta e deve ser preparada separadamente. Embora os perus comercializados em supermercados venham de criaes em confinamento, o que pode alterar o desenvolvimento da musculatura, eles ainda mantm as caractersticas das populaes selvagens, nas quais a textura e a colorao da carne do peito e da coxa decorrem da composio de suas fibras musculares e da adequao dessas musculaturas s funes que exercem. Considerando as funes desses msculos nessas aves, correto afirmar que a carne (A) da coxa formada por fibras musculares de contrao lenta, ricas em mitocndrias e em mioglobina, e eficientes na realizao de esforo moderado e prolongado. (B) da coxa formada por fibras musculares de contrao rpida, pobres em mitocndrias e em mioglobina, e eficientes na realizao de esforo intenso de curta durao. (C) do peito rica em fibras musculares de contrao lenta, ricas em mitocndrias e em mioglobina, e eficientes na realizao de esforo moderado e prolongado. (D) do peito rica em fibras musculares de contrao rpida, ricas em mitocndrias e em mioglobina, e eficientes na realizao de esforo intenso de curta durao. (E) do peito formada por fibras musculares de contrao lenta, pobres em mitocndrias e em mioglobina, e eficientes na realizao de esforo moderado e prolongado.

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

24

Questo 67
A ema (Rhea americana), o avestruz (Struthio camelus) e o emu (Dromaius novaehollandiae) so aves que no voam e que compartilham entre si um ancestral comum mais recente que aquele que compartilham com outros grupos de aves. Essas trs espcies ocupam hbitats semelhantes, contudo apresentam rea de distribuio bastante distinta. A ema ocorre no sul da Amrica do Sul, o avestruz africano e o emu ocorre na Austrlia. ema

Questo 68
A figura mostra uma antiga rea de cultivo em processo de recuperao ambiental.

avestruzemu

(www.google.com.br)

J os grficos representam alteraes que ocorrem nessa rea durante o processo de recuperao.
(www.google.com.br)

Segundo a explicao mais plausvel da biologia moderna, a distribuio geogrfica dessas aves consequncia da (A) ao do homem em razo da captura, transporte e soltura de aves em locais onde anteriormente no ocorriam. Uma vez estabelecidas nesses novos locais, a seleo natural teria favorecido caractersticas especficas para cada um desses hbitats, resultando nas espcies atuais. (B) migrao de ancestrais dessas aves, os quais, embora no aparentados entre si, tinham capacidade de voo e, portanto, puderam se distribuir pela Amrica do Sul, pela frica e pela Austrlia. Em cada um desses lugares, teriam ocorrido mutaes diferentes que teriam adaptado as populaes aos seus respectivos hbitats, resultando nas espcies atuais. (C) origem independente de trs espcies no aparentadas, na Amrica do Sul, na frica e na Austrlia, que, mesmo vivendo em locais diferentes, desenvolveram caractersticas adaptativas semelhantes, resultando nas espcies atuais. (D) fragmentao de uma populao ancestral que se distribua por uma nica massa de terra, um supercontinente. Em razo da deriva continental, as populaes resultantes, ainda que em hbitats semelhantes, teriam sofrido divergncia gentica, resultando na formao das espcies atuais. (E) migrao de indivduos de uma populao ancestral, provavelmente da frica, para a Amrica do Sul e a Austrlia, utilizando faixas de terra existentes em pocas de mares rasos. Nos novos hbitats, as populaes migrantes divergiram e formaram as espcies atuais.
25

Durante o processo de sucesso secundria da rea, em direo ao estabelecimento de uma comunidade clmax florestal, os grficos que representam o nmero de espcies de gramneas, a biomassa, o nmero de espcies de arbustos e a diversidade de espcies so, respectivamente, (A) II, I, III e II. (B) III, I, III e II. (C) I, III, II e I. (D) II, III, III e II. (E) I, III, I e III.
VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

Questo 69
Em 2013 comemora-se o centenrio do modelo atmico proposto pelo fsico dinamarqus Niels Bohr para o tomo de hidrognio, o qual incorporou o conceito de quantizao da energia, possibilitando a explicao de algumas propriedades observadas experimentalmente. Embora o modelo atmico atual seja diferente, em muitos aspectos, daquele proposto por Bohr, a incorporao do conceito de quantizao foi fundamental para o seu desenvolvimento. Com respeito ao modelo atmico para o tomo de hidrognio proposto por Bohr em 1913, correto afirmar que (A) o movimento do eltron ao redor do ncleo do tomo descrito por meio de nveis e subnveis eletrnicos. (B) o eltron se move com velocidade constante em cada uma das rbitas circulares permitidas ao redor do ncleo do tomo. (C) a velocidade do eltron varivel em seu movimento em uma rbita elptica ao redor do ncleo do tomo. (D) o espectro de emisso do tomo de H explicado por meio da emisso de energia pelo eltron em seu movimento dentro de cada rbita estvel ao redor do ncleo do tomo. (E) a regra do octeto um dos conceitos fundamentais para ocupao, pelo eltron, das rbitas ao redor do ncleo do tomo.

Questo 71
Trs substncias puras, X, Y e Z, tiveram suas condutividades eltricas testadas, tanto no estado slido como no estado lquido, e os dados obtidos encontram-se resumidos na tabela.
Substncia X Y Z Conduz corrente eltrica no estado slido? Sim No No lquido? Sim Sim No

Com base nessas informaes, correto classificar como substncia(s) inica(s) (A) X, Y e Z. (B) X e Y, apenas. (C) X, apenas. (D) Y, apenas. (E) Y e Z, apenas.

Questo 72
Para a produo de energia, os mamferos oxidam compostos de carbono nos tecidos, produzindo dixido de carbono gasoso, CO2 (g), como principal subproduto. O principal meio de remoo do CO2 (g) gerado nos tecidos envolve sua dissoluo em gua, seguida da reao do gs dissolvido com a gua, sob a ao de um catalisador biolgico, a enzima anidrase carbnica, como representado a seguir.

Questo 70
O soro fisiolgico uma das solues mais utilizadas na rea de sade. Consiste em uma soluo aquosa de cloreto de sdio NaC 0,9% em massa por volume, que equivale concentrao 0,15 mol L1. Dispondo de uma soluo estoque de NaC 0,50 mol L1, o volume necessrio dessa soluo, em mL, para preparar 250 mL de soro fisiolgico ser igual a (A) 100. (B) 50. (C) 15. (D) 75. (E) 25.

A respeito desse processo, correto afirmar que (A) a concentrao de CO2 (aq) no influi na acidez do meio. (B) a concentrao de H+ (aq) aumenta com a elevao da temperatura. (C) o aumento da concentrao de CO2 (aq) aumenta a acidez do meio. (D) a concentrao de H+ (aq) no varia com a elevao da temperatura. (E) a reao de formao de HCO3 (aq) na etapa 2 s ocorre na presena do catalisador biolgico.

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

26

Leia o texto para responder s questes de nmeros 73 e 74. Insumo essencial na indstria de tintas, o dixido de titnio slido puro (TiO2) pode ser obtido a partir de minrios com teor aproximado de 70% em TiO2 que, aps moagem, submetido seguinte sequncia de etapas: I. aquecimento com carvo slido
TiO2 (s) + C (s) Ti (s) + CO2 (g) Hreao = +550 kJ mol1

Questo 75
Em poca de aumento de incidncia de dengue, comum o uso de extratos vegetais para repelir o mosquito responsvel pela propagao da doena. Um dos extratos mais usados o leo de citronela. A substncia responsvel pela ao repelente do leo de citronela conhecida como citronelal, cuja frmula estrutural fornecida a seguir.
CH3 C=O H H3C CH3

II. reao do titnio metlico com cloro molecular gasoso


Ti (s) + 2 Cl2 (s) TiCl4 (l) Hreao = 804 kJ mol1

III. reao do cloreto de titnio lquido com oxignio molecular gasoso


TiCl4 (l) + O2 (g) TiO2 (s) + 2 Cl2 (g) Hreao = 140 kJ mol1

citronelal

Com relao ao citronelal, correto afirmar que

Questo 73
No processo global de purificao de TiO2, com relao aos compostos de titnio envolvidos no processo, correto afirmar que ocorre (A) reduo do titnio apenas na etapa I. (B) oxidao do titnio apenas nas etapas I e II. (C) reduo do titnio em todas as etapas. (D) reduo do titnio apenas nas etapas II e III. (E) oxidao do titnio em todas as etapas.

(A) apresenta a funo cetona. (B) apresenta isomeria tica. (C) tem frmula molecular C10H20O. (D) apresenta duplas ligaes conjugadas. (E) no sofre reao de hidrogenao.

Questo 76
Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), atualmente cerca de 5% da populao mundial sofre de depresso. Uma das substncias envolvidas nesses distrbios o neurotransmissor serotonina, produzido no metabolismo humano a partir do triptofano. O processo metablico responsvel pela formao de serotonina envolve a reao qumica global representada pela equao no balanceada fornecida a seguir.

Questo 74
Considerando as etapas I e II do processo, correto afirmar que a reao para produo de 1 mol de TiCl4 () a partir de TiO2 (s) (A) exotrmica, ocorrendo liberao de 1354 kJ. (B) endotrmica, ocorrendo absoro de 1354 kJ. (C) exotrmica, ocorrendo liberao de 254 kJ. (D) exotrmica, ocorrendo liberao de 804 kJ. (E) endotrmica, ocorrendo absoro de 254 kJ.

A reao de converso de triptofano em serotonina ocorre em duas etapas metablicas distintas. Com relao a essas duas substncias e ao processo metablico em que elas esto envolvidas, correto afirmar que (A) apenas a serotonina apresenta anel aromtico. (B) por apresentarem ligaes C = C em suas estruturas, as duas substncias formam ismeros geomtricos. (C) uma das etapas da converso do triptofano em serotonina envolve a eliminao de um grupo amina. (D) a serotonina apresenta funo lcool. (E) uma das etapas da converso do triptofano em serotonina envolve a eliminao de um grupo carboxlico.
27

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

Questo 77
O fluxo () representa o volume de sangue que atravessa uma sesso transversal de um vaso sanguneo em um determinado intervalo de tempo. Esse fluxo pode ser calculado pela razo entre a diferena de presso do sangue nas duas extremidades do vaso (P1 e P2), tambm chamada de gradiente de presso, e a resistncia vascular (R), que a medida da dificuldade de escoamento do fluxo sanguneo, decorrente, principalmente, da viscosidade do sangue ao longo do vaso. A figura ilustra o fenmeno descrito.
P1
gradiente de presso

Questo 78
Um motorista dirigia por uma estrada plana e retilnea quando, por causa de obras, foi obrigado a desacelerar seu veculo, reduzindo sua velocidade de 90 km/h (25 m/s) para 54 km/h (15 m/s). Depois de passado o trecho em obras, retornou velocidade inicial de 90 km/h. O grfico representa como variou a velocidade escalar do veculo em funo do tempo, enquanto ele passou por esse trecho da rodovia.
v (m/s)
25 15

P2

fluxo sanguneo

resistncia
(John E. Hall e Arthur C. Guyton. Tratado de fisiologia mdica, 2011. Adaptado.)
0 10 20 30 40 50 60 70 80

t (s)

Assim, o fluxo sanguneo pode ser calculado pela seguinte frmula, chamada de lei de Ohm:
F= (P1 P2 ) R

Caso no tivesse reduzido a velocidade devido s obras, mas mantido sua velocidade constante de 90 km/h durante os 80 s representados no grfico, a distncia adicional que teria percorrido nessa estrada seria, em metros, de (A) 1650. (B) 950. (C) 350. (D) 800. (E) 1250.

Considerando a expresso dada, a unidade de medida da resistncia vascular (R), no Sistema Internacional de Unidades, est corretamente indicada na alternativa (A)
kg m s
4

(B)

kg m 4 s
kg 2 m 5 s2

(C)

(D) kg s 2 m (E) kg s
m5

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

28

Questo 79
O bungee jump um esporte radical no qual uma pessoa salta no ar amarrada pelos tornozelos ou pela cintura a uma corda elstica.

Questo 80
Em um show de patinao no gelo, duas garotas de massas iguais giram em movimento circular uniforme em torno de uma haste vertical fixa, perpendicular ao plano horizontal. Duas fitas, F1 e F2, inextensveis, de massas desprezveis e mantidas na horizontal, ligam uma garota outra, e uma delas haste. Enquanto as garotas patinam, as fitas, a haste e os centros de massa das garotas mantm-se num mesmo plano perpendicular ao piso plano e horizontal.
F1 F2
haste vertical

Considere que a corda elstica tenha comprimento natural (no deformada) de 10 m. Depois de saltar, no instante em que a pessoa passa pela posio A, a corda est totalmente na vertical e com seu comprimento natural. A partir da, a corda alongada, isto , tem seu comprimento crescente at que a pessoa atinja a posio B, onde para instantaneamente, com a corda deformada ao mximo.

2R

Considerando as informaes indicadas na figura, que o mdulo da fora de trao na fita F1 igual a 120 N e desprezando o atrito e a resistncia do ar, correto afirmar que o mdulo da fora de trao, em newtons, na fita F2 igual a (A) 60. (B) 240. (C) 210. (D) 180. (E) 120.

10 m

V=0

Desprezando a resistncia do ar, correto afirmar que, enquanto a pessoa est descendo pela primeira vez depois de saltar, ela (A) movimenta-se entre A e B com acelerao, em mdulo, igual da gravidade local. (B) tem acelerao nula na posio B. (C) atinge sua mxima velocidade escalar numa posio entre A e B. (D) atinge sua mxima velocidade escalar quando passa pela posio A. (E) desenvolve um movimento retardado desde a posio A at a posio B.
29
VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

Questo 81
Uma pessoa est parada numa calada plana e horizontal diante de um espelho plano vertical E pendurado na fachada de uma loja. A figura representa a viso de cima da regio.

Olhando para o espelho, a pessoa pode ver a imagem de um motociclista e de sua motocicleta que passam pela rua com velocidade constante V = 0,8 m/s, em uma trajetria retilnea paralela calada, conforme indica a linha tracejada. Considerando que o ponto O na figura represente a posio dos olhos da pessoa parada na calada, correto afirmar que ela poder ver a imagem por inteiro do motociclista e de sua motocicleta refletida no espelho durante um intervalo de tempo, em segundos, igual a (A) 4. (B) 3. (C) 1. (D) 2. (E) 5.

A figura que melhor representa a configurao da corda nesse mesmo trecho devido formao da onda estacionria, no 3T instante , est representada na alternativa 4 (A)
A B C D E

(B) A
B D

(C)

Questo 82
Duas ondas mecnicas transversais e idnticas, I e II, propagam-se em sentidos opostos por uma corda elstica tracionada. A figura 1 representa as deformaes que a onda I, que se propaga para direita, provocaria em um trecho da corda nos T instantes t = 0 e t = , em que T o perodo de oscilao 4 das duas ondas. A figura 2 representa as deformaes que a onda II, que se propaga para esquerda, provocaria no mesmo trecho da corda, nos mesmos instantes relacionados na figura 1. Ao se cruzarem, essas ondas produzem uma figura de interferncia e, devido a esse fenmeno, estabelece-se uma onda estacionria na corda. A figura 3 representa a configurao da corda resultante da interferncia dessas duas T ondas, nos mesmos instantes t = 0 e t = . 4
VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

(D)
A C B

(E)
A

E C D

30

Questo 83
A figura o esquema simplificado de um disjuntor termomagntico utilizado para a proteo de instalaes eltricas residenciais. O circuito formado por um resistor de baixa resistncia R; uma lmina bimetlica L, composta pelos metais X e Y; um eletrom E; e um par de contatos C. Esse par de contatos tende a abrir pela ao da mola M2 , mas o brao atuador A impede, com ajuda da mola M1 . O eletrom E dimensionado para atrair a extremidade do atuador A somente em caso de corrente muito alta (curto circuito) e, nessa situao, A gira no sentido indicado, liberando a abertura do par de contatos C pela ao de M2 .
E L XY A esquerda R M1 direita

Questo 84
Em ocasies de concentrao popular, frequentemente lemos ou escutamos informaes desencontradas a respeito do nmero de participantes. Exemplo disso foram as informaes divulgadas sobre a quantidade de manifestantes em um dos protestos na capital paulista, em junho passado. Enquanto a Polcia Militar apontava a participao de 30 mil pessoas, o Datafolha afirmava que havia, ao menos, 65 mil.

C corrente eltrica M2

(www.folha.com.br)

Tomando como base a foto, admita que: (1) a extenso da rua plana e linear tomada pela populao seja de 500 metros; (2) o grfico fornea o nmero mdio de pessoas por metro quadrado nas diferentes sesses transversais da rua;
5 4

De forma similar, R e L so dimensionados para que esta ltima no toque a extremidade de A quando o circuito percorrido por uma corrente at o valor nominal do disjuntor. Acima desta, o aquecimento leva o bimetal a tocar o atuador A, interrompendo o circuito de forma idntica do eletrom.
(www.mspc.eng.br. Adaptado.)

pessoas/m2

3 2 1 0 calada esquerda (1,5 m) lado esquerdo da via de trfego (2 m) centro da via de trfego (3 m) lado direito da via de trfego (2 m) calada direita (1,5 m)

Na condio de uma corrente elevada percorrer o disjuntor no sentido indicado na figura, sendo aX e aY os coeficientes de dilatao linear dos metais X e Y, para que o contato C seja desfeito, deve valer a relao e, nesse caso, o vetor que representa o campo magntico criado ao longo do eixo do eletrom apontar para a . Os termos que preenchem as lacunas esto indicados correta e respectivamente na alternativa (A) aX = aY direita. (B) aX < aY esquerda. (C) aX < aY direita. (D) aX > aY esquerda. (E) aX > aY direita.

(3) a distribuio de pessoas por m2 em cada sesso transversal da rua tenha sido uniforme em toda a extenso da manifestao. Nessas condies, o nmero estimado de pessoas na foto seria de (A) 38500. (B) 9250. (C) 19250. (D) 7250. (E) 5500.

31

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

Questo 85
O conjunto soluo (S) para a inequao 2cos2x + cos(2x) > 2, em que 0 < x < , dado por: (A)
p 2p S = x (0, p) | < x < 3 3 p 5p S = x (0, p) | 0 < x < ou < x < p 6 6

Questo 87
Considere a equao matricial A + BX = X + 2C, cuja incgnita a matriz X e todas as matrizes so quadradas de ordem n. A condio necessria e suficiente para que esta equao tenha soluo nica que: (A) BI O, onde I a matriz identidade de ordem n e O a matriz nula de ordem n. (B) B I seja invertvel, onde I a matriz identidade de ordem n. (C) A e C sejam invertveis. (D) B O, onde O a matriz nula de ordem n. (E) B seja invertvel.

(B)

(C)

(D)

p 2p S = x (0, p) | 0 < x < ou < x < p 3 3

Questo 88
Sabe-se que, na equao x3 + 4x2 + x 6 = 0, uma das razes igual soma das outras duas. O conjunto soluo (S) desta equao (A) S = {+ 1, + 2, + 3}

(E) S = {x (0, p)}

Questo 86
Em um condomnio residencial, h 120 casas e 230 terrenos sem edificaes. Em um determinado ms, entre as casas, 20% dos proprietrios associados a cada casa esto com as taxas de condomnio atrasadas, enquanto que, entre os proprietrios associados a cada terreno, esse percentual de 10%. De posse de todos os boletos individuais de cobrana das taxas em atraso do ms, o administrador do empreendimento escolhe um boleto ao acaso. A probabilidade de que o boleto escolhido seja de um proprietrio de terreno sem edificao de (A) 23 47 (B) 24 350 (C) 23 350 (D) 24 47 (E) 47 350

(B) S = { 1, + 2, + 3} (C) S = { 2, + 1, + 3} (D) S = { 3, 2, 1} (E) S = { 3, 2, + 1}

Questo 89
Semanalmente, o apresentador de um programa televisivo reparte uma mesma quantia em dinheiro igualmente entre os vencedores de um concurso. Na semana passada, cada um dos 15 vencedores recebeu R$ 720,00. Nesta semana, houve 24 vencedores; portanto, a quantia recebida por cada um deles, em reais, foi de (A) 400,00. (B) 675,00. (C) 450,00. (D) 540,00. (E) 600,00.

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

32

Questo 90
O que era impresso virou estatstica: a cidade de So Paulo est cada dia mais lenta. Quem mostra a prpria CET (Companhia de Engenharia de Trfego), que concluiu um estudo anual sobre o trnsito paulistano. Os dados de 2012 apontam que a velocidade mdia nos principais corredores virios da cidade foi de 22,1 km/h no pico da manh e de 18,5 km/h no pico da tarde. Uma piora de 5% e 10% em relao a 2008, respectivamente.

(www.folha.com.br)

Caso a velocidade mdia do trnsito nos principais corredores virios paulistanos continue decaindo nos mesmos percentuais pelos prximos anos e sabendo que ln 2 0,69, ln 3 1,10, ln 5 1,61 e ln 19 2,94, os anos aproximados em que as velocidades mdias nos picos da manh e da tarde chegaro metade daquelas observadas em 2012 sero, respectivamente, (A) 2057 e 2029. (B) 2028 e 2019. (C) 2025 e 2018. (D) 2068 e 2040. (E) 2022 e 2017.

33

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

VNSP1308 | 001-CG-ProvaObjetiva

34

CLASSIFICAO PERIDICA
1 1 18 2

H
1,01 3

He
2
4

13
5

14
6

15
7

16
8

17
9

4,00 10

Li
6,94 11

Be
9,01 12

B
10,8 13

C
12,0 14

N
14,0 15

O
16,0 16

F
19,0 17

Ne
20,2 18

Na
23,0 19

Mg
24,3 20

Al
3
21

Si
28,1 32

P
31,0 33

S
32,1 34

Cl
35,5 35

Ar
39,9 36

4
22

5
23

6
24

7
25

8
26

9 27

10 28

11 29

12 30

27,0 31

K
39,1 37

Ca
40,1 38

Sc
45,0 39

Ti
47,9 40

V
50,9 41

Cr
52,0 42

Mn
54,9 43

Fe
55,8 44

Co
58,9 45

Ni
58,7 46

Cu
63,5 47

Zn
65,4 48

Ga
69,7 49

Ge
72,6 50

As
74,9 51

Se
79,0 52

Br
79,9 53

Kr
83,8 54

Rb
85,5 55

Sr
87,6 56

Y
88,9
57-71 Srie dos Lantandios 89 -103 Srie dos Actindios

Zr
91,2 72

Nb
92,9 73

Mo
95,9 74

Tc
(98) 75

Ru
101 76

Rh
103 77

Pd
106 78

Ag
108 79

Cd
112 80

In
115 81

Sn
119 82

Sb
122 83

Te
128 84

I
127 85

Xe
131 86

Cs
133 87

Ba
137 88

Hf
178 104

Ta
181 105

W
184 106

Re
186 107

Os
190 108

Ir
192 109

Pt
195 110

Au
197 111

Hg
201

Tl
204

Pb
207

Bi
209

Po
(209)

At
(210)

Rn
(222)

Fr
(223)

Ra
(226)

Rf
(261)

Db
(262)

Sg
(266)

Bh
(264)

Hs
(277) 61

Mt
(268)

Ds
(271)

Rg
(272)

Nmero Atmico

Srie dos Lantandios 57 58 59

60

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

Smbolo
Massa Atmica ( ) = n. de massa do istopo mais estvel
o

La
139

Ce
140

Pr
141

Nd
144 92

Pm
(145) 93

Sm
150 94

Eu
152 95

Gd
157 96

Tb
159 97

Dy
163 98

Ho
165 99

Er
167 100

Tm
169 101

Yb
173 102

Lu
175 103

Srie dos Actindios 89 91 90

Ac
(227)

Th
232

Pa
231

U
238

Np
(237)

Pu
(244)

Am
(243)

Cm
(247)

Bk
(247)

Cf
(251)

Es
(252)

Fm
(257)

Md
(258)

No
(259)

Lr
(262)

(IUPAC, 22.06.2007.)

35

VNSP1308/001-CG-ProvaObjetiva

You might also like