You are on page 1of 6

A impressora

A impressora um perifrico que permitem fazer uma sada impressa (em papel) dos dados do computador. Existem vrias tecnologias de impressoras e as mais correntes so : a impressora margarida; a impressora matricial (igualmente chamada impressora de agulhas); a impressora a jacto de tinta e impressora a bolhas de tinta; a impressora laser.

Hoje em dia, as impressoras margarida e as impressoras matriciais j quase no so utilizadas.

Caractersticas
A impressora caracteriza-se geralmente pelos elementos seguintes : Velocidade de impresso : expressa em pginas por minuto (ppm), a velocidade de impresso representa a capacidade da impressora de imprimir um grande nmero de pginas por minuto. Para as impressoras a cores, distingue-se habitualmente a velocidade de impresso monocromtica e a cores. Resoluo : expressa em pontos por polegadas (notados ppp ou dpi, paradot per inch), a resoluo define a fineza da impresso. A resoluo s vezes diferente para uma impresso monocromtica, a cores ou tipo fotografia. Tempo de aquecimento : representa o tempo de espera necessrio antes da primeira impresso. Com efeito, uma impressora no pode imprimir "a frio", necessrio atingir uma certa temperatura para funcionar de maneira ptima. Memria embarcada : trata-se da quantidade de memria que permite impressora armazenar os trabalhos de impresso. Quanto mais a quantidade de memria elevada, mais a fila de espera dos trabalhos pode ser considervel. O formato de papel : de acordo com a sua dimenso, as impressoras so capazes de acolher diferentes dimenso de documentos, geralmente no formato A4 (21 x 29,7 cm), mais raramente no formato A3 (29,7 x 42 cm). Certas impressoras permitem igualmente imprimir sobre outros tipos de suportes, como os CD ou os DVD. Alimentao papel : trata-se do modo de carregamento da impressora, caracterizando a maneira pela qual o papel virgem armazenado. Tem a sua importncia de acordo com o lugar previsto para a impressora (um carregamento pela parte traseira deve proscrever-se se a impressora estiver encostada a uma parede). * Os principais modos de alimentao papel so os seguintes: <gras>A alimentao por gaveta, utiliza uma fonte de alimentao de papel interna. A sua capacidade representa o nmero mximo de folhas de papel que pode acolher. A alimentao por bandeja um modo de alimentao manual, permitindo inserir as folhas por pequena quantidade (cerca de uma centena). A bandeja s vezes horizontal, s vezes vertical, parte traseira da impressora.

Cartuchos : os cartuchos so raramente standard e dependem muito da marca e do modelo de impressora. Assim, certos construtores privilegiam cartuchos policromos, enquanto outros propem cartuchos de tinta separados. Os cartuchos de tinta separados so globalmente mais econmicos porque no raro que uma cor seja utilizada mais do que as outros.

interessante ver o custo de impresso folha. A dimenso da gota de tinta tem nomeadamente a sua importncia. Quanto mais a gota de tinta pequena, menos o custo de impresso ser elevado e melhor ser a qualidade de imagem. Certas impressoras permitem obter gotas de 1 ou 2 picolitre. Interface : trata-se das conexes da impressora. Os principais interfaces so os seguintes: USB ; Paralelo ; Rede : este tipo de interface permite partilhar muito facilmente uma impressora entre vrios computadores. Existem igualmente impressoras Wireless, acessveis atravs uma rede sem fios.

A impressora margarida
As impressoras margarida baseiam-se no princpio das mquinas dactilogrficas. Todos os caracteres so impressos em relevo numa matriz com a forma de uma margarida. Para imprimir, uma fita embebida de tinta colocada entre a margarida e a folha. Quando a matriz golpeia a fita, esta deposita tinta unicamente a nvel do relevo do carcter. Estas impressoras tornaram-se obsoletas porque so demasiado ruidosas e muito pouco rpidas.

A impressora matricial
A impressora matricial (s vezes chamada impressor de agulhas, impressora de impacto ou em ingls Dot-Matrix printer) permite imprimir documentos no papel graas ao "vai-vem" de uma pea que comporta uma cabea de impresso. A cabea constituda por pequenas agulhas, empurradas por electroms, que vo chocar contra uma fita de carbono, chamada "fita tinteira", situada entre a cabea e o papel.

A fita de carbono desfila para que haja continuamente tinta. A cada fim de linha um rolo faz girar a folha.

As impressoras matriciais mais recentes esto equipadas com cabeas de impresso que comportam 24 agulhas, que lhes permitem imprimir com uma resoluo de 216 ppp (pontos por polegada ou em ingls dots per inch, notados dpi).

A impressora a jacto de tinta e bolhas de tinta


A tecnologia das impressoras a jacto de tinta (Bubble jet printers), inventada inicialmente pela Canon, assenta no princpio de um lquido aquecido produzir bolhas. O investigador que descobriu este princpio tinha posto em contacto acidentalmente uma seringa cheia de tinta e um ferro de soldar, o que criou uma bolha na seringa que fez saltar tinta da seringa. As cabeas das impressoras actuais so compostas por numerosos orifcios (at 256), equivalentes a vrias seringas, aquecidos entre 300 e 400C vrias vezes por segundo. Cada orifcio produz uma bolha minscula que faz ejectar uma gotinha extremamente fina. O vazio gerado pela baixa de presso aspira uma nova gota.

Distinguem-se geralmente duas tecnologias: As impressoras a jacto de tinta, utilizando orifcios que possuem o seu prprio elemento que aquece integrado. A tecnologia utilizada assim trmica. As impressoras a bolhas de tinta, utilizando orifcios que possuem uma tecnologia piezoelctrica. Cada orifcio associado a um quartzo piezoelctrico que, excitado sobre a sua frequncia de ressonncia, se deforma e ejecta a gota de tinta.

A impressora a laser
A impressora a laser permite obter tiragens papel de qualidade, a baixo custo e com uma velocidade de impresso elevada. Em contrapartida, o custo de aquisio de tal impressora reserva-a para usos semi profissionais ou profissionais. A impressora a laser utiliza uma tecnologia prxima da utilizada nas fotocopiadoras. Uma impressora a laser assim principalmente constituda por um tambor sensvel luz (em ingls "drum") que, carregado electrostaticamente, capaz de atrair a tinta a fim de formar um motivo que ser depositado na folha de papel. O funcionamento global o seguinte: um ionizador de papel carrega as folhas positivamente. O laser carrega o tambor positivamente em certos pontos graas a um espelho giratrio. Assim, a tinta sob a forma de p (toner), carregada negativamente, deposita-se sobre as partes do tones previamente carregadas pelo laser. Girando, o tambor deposita a tinta sobre o papel. Um fio que aquece permite por ltimo fixar a tinta sobre o papel.

Assim, a impressora a laser, que no tem cabea mecnica, rpida e pouco ruidosa. Distinguem-se com efeito duas tecnologias para as impressoras a laser: "carrossel" (quatro passagens) ou "tandem" (monopasse). carrossel : Com a tecnologia carrossel, a impressora efectua quatro passagens para imprimir um documento (um para a cor primria e um para o preto, o que faz com que, teoricamente, a impresso seja quatro vezes menos rpida a cores do que a preto e branco). tandem : Uma impressora a laser que explora a tecnologia "tandem" deposita cada cor s numa passagem, os toners esto dispostos paralelamente. As sadas so rpidas quer a preto e branco quer a cores. Esta tecnologia tem contudo um preo mais elevado, a mecnica mais complexa. Por conseguinte, reservada em princpio s impressoras a laser cor topo de gama ou de qualidade mdia.

A impressora LED
Uma outra tecnologia de impresso faz concorrncia s impressoras a laser: a tecnologia LED (Light Emitting Diode). Com esta tecnologia, um plano de diodos lectroluminescentes polariza o tambor atravs de um raio luminoso muito fino, permitindo obter pontos muito pequenos . Esta tecnologia est particularmente adaptada para a obteno de elevadas resolues (600,1200 ou 2400 ppp). J que cada diodo a causa de um ponto, o ritmo de impresso quase no sofre com as diferenas de resoluo. Alm disso, esta tecnologia est desprovida de partes mveis, o que permite conceber produtos menos dispendiosos, mas tambm mais robustos e mais fiveis.

As linguagens de descrio de pgina


A linguagem de descrio de pgina a linguagem standard que o computador utiliza para comunicar com a impressora. Com efeito, necessrio que a impressora seja capaz de interpretar as informaes que o computador lhe envia. As duas linguagens de descrio de pgina principais so as seguintes: Linguagem PCL : trata-se de uma linguagem constituda por sequncias binrias. Os caracteres so transmitidos de acordo com o seu cdigo ASCII Linguagem PostScript : esta linguagem, utilizada orginalmente pelas impressoras Apple LaserWriter, tornou-se o padro em matria de linguagem de descrio de pgina. Trata-se de uma linguagem integralmente baseada num conjunto de instrues.

Servidores de impresso
necessrio notar a existncia de caixas, chamadas servidores de impresso, permitindo tornar disponvel na rede uma impressora que possui uma conexo USB ou paralela.

Fonte: http://pt.kioskea.net/contents/386-a-impressora#a-impressora-margarida

You might also like