You are on page 1of 14

Larissa Velame, Anatomia do p, Aparelho Locomotor, Paulo Mafra, aula do dia 6 de novembro de 2013

J estudamos a anatomia do p e j sabemos que o navicular medial e o cuboide medial e que entre o navicular e o calcneo ns temos o tlus sobre o calcneo. Esse disposio fundamental pois veremos quando eduardo falar sobre a marcha, veremos que existem angulaes diferentes no momento da aposio o p sobre o solo.

Falaremos dos ligamentos mais fundamentais. Existem outros que no so o nosso interesse. Os que esto unindo a pina maleolar, ao tlus, ao calcneo e ao navicular so fundamentais, inclusive no que diz respeito s alteraes que a podem ocorrer.

Primeiro, o que Eduardo vai chamar ateno e discutir a determinao dos arcos plantares. Os arcos plantares so determinados por uma aponeurose plantar que se extende do calcneo at a regio dos metatarsos, onde vai estabelecer juntamente com a musculatura do sleo (observe que o gastrocnmio no faz parte disso, ele est mais ligado com o movimento de flexo da perna, porm o sleo est relacionado mais com o calcneo, como dito, para fazer a flexo plantar) e juntamente com o arco plantar do p, esse arco logitudinal. Esse arco logitudinal reforado por estrias transversais. Ento, temos um arco longitudinal (lateral e medial) e um arco transversal (no sentido transversal). Isso permite que o indivduo durante o toque do p no cho tenha deflexo da fora no sentido do calcneo e no sentido dos ossos demais. Isso fundamental no estabelecimento do equilbrio do indivduo durante a marcha. Percebe-se que quando o indivduo anda, ele faz uma srie de movimentos com os dedos, comeando com o dedo mnimo e assim vai.. No momento da impulso dele, ele j est com o hlux! Ento, o hlux fundamental no estabelecimento do impulso do indivduo, juntamente com o peso que est se lanando para frente.

Ento, qualquer alterao das sobrecargas m distribudas sobre o corpo vai gerar alteraes musculares, essas alteraes musculares vo alterar o arco plantar, e consequentemente vai comprometer, vamos dizer assim, a distribuio da planta do p, das foras axiais na regio do cho. Ento, esse a um processo que causa alteraes. Eduardo chamar mais ateno para isso, pois isso mais na rea de patologias dele.

Aqui na imagem podemos perceber algumas impresses. A da esquerda uma impresso da regio plantar no cho, vamos dizer assim, uma impresso no momento em que o indivduo tocou e a aparece a regio do calcneo (inferiormente na imagem), a regio metatarsal (parte gordinha superior na imagem) e entre uma regio e outra, h um arco fazendo a unio dos dois, que significa que a h uma boa distribuio da regio plantar; todas as regies das digitais (dedos) esto impressas tambm na imagem. Observe a imagem do meio, isso tudo j no acontece. Houve a um alargamento desse arco plantar citado, e na regio do hlux h uma continuidade com a regio plantar. Isso tudo caracteriza o que chamamos de p plano, p chato. E na imagem da direita h o cavum. Observe que no h uma continuidade entre as duas estruturas (calcneo e regio metatarsal), porm continua havendo um excesso de carga sobre a regio do hlux, como na imagem do meio. Desapareceu a regio do cavum; significa que o indivduo est com o p bem cavado. Isso gera distrbios durante a marcha. Por exemplo, nas foras armadas, um indivduo que possui um p ou igual ao da imagem do meio, ou igual ao da imagem da direita j est excludo e no pode participar pois numa situao de marcha longa e carregamento de peso, por exemplo, o indivduo no suportaria.

Resposta para a pergunta do aluno, que pediu para explicar de novo: o arco plantar, digamos que a aponeurose plantar, est frouxa, no permitindo a manuteno do arco normal do p. Ento ele aplana. O outro o contrrio, vai encurtando, atrofiando e fazendo com que a regio anterior do p se aproxime do calcneo. Isso se v em meninas que andam durante muitos anos na vida de salto alto, nas japonesas que atrofiavam o p pois o p era smbolo que beleza etc, e ficavam com o p e completamente atrofiado e com o arco plantar desfocando tambm.

Aqui ns vemos os ligamentos. Eduardo chamar ateno para o ligamento deltide que faz juno da tbia, com a regio do calcneo, com a regio talar. Ento esses ligamentos so chamados coletivamente de deltide. Ento h a na regio da tbia e do tlus o ligamento talotibial posterior, talotibial anterior e o talocalcneo lateralmente etc.. e isso tudo coletivamente o que chamamos de ligamento deltideo*. Lgico que do outro lado h ligamentos que esto se relacionando com a fbula, mas os mais importantes so os que foram e os que sero citados j j.

*Como d para ver na imagem de paulo, h outros ligamentos que compem o ligamento deltide que ele no citou. Fui pesquisar na internet e achei isso: Ligamento deltide: um feixe triangular, robusto e achatado. Consta de dois feixes de fibras: superficial (fibras tibionaviculares, calcaneotibiais e talotibiais posteriores) e profundo (fibras talotibiais anteriores). Sua funo principal estabilizar a regio medial do tornozelo e impedir o movimento de everso. Ps: o professor incluiu o ligamento taluscalcaneo, mas no achei dizendo que ele faz parte do deltide no, nem no netter. O netter confirma o que os sites falaram, que fazem parte do ligamentos deltide o tibiotalar (talotibial) posterior, o tibiocalcneo, o tibionavicular e o tibiotalar (talotibial) anterior. No netter diz tambm que ligamento deltideo= ligamento colateral medial.

Continuando, h tambm o ligamento tibiofibular interno, dentro, um interrsseo.. no a parte externa superficial que vemos na imagem no, que apenas um ligamento de reforo. Estamos falando do intersseo dentro. Esse ligamento intersseo normalmente rompe durante as luxaes que ocorrem na regio do p. Aqui percebemos tambm na imagem os reforos da fbula, com a regio do tlus, com a regio do calcneo. Os demais no so no levados em considerao.. eles so sim. Mas os problemas que ocorrem nos impactos vo ocorrer mais nessa regio de ligamentos que foi citada.

Para o estudo da musculatura do p, h o classificao de extrnsecos e intrnsecos. Os msculos extrnsecos so aqueles que esto acima do tornozelo. Msculos intrnsecos so aqueles que esto abaixo do tornozelo. Ns veremos agora.

Aqui esto os movimentos que vimos no primeiro semestre: dorsiflexo, flexo planar, everso, inverso, abduo, aduo.

Aqui est a musculatura principal.

Tais msculos da imagem so os extensores dos dedos. Eles se originam l no calcneo. Para efeito didtico, ns fazemos uma subdiviso, mas na realidade isso um msculo nico. Ento ns temos os extensores curtos dos dedos (no segundo, terceiro e quarto dedo na imagem), que se prendem nas falanges proximais dos dedos, e o extensor curto do hlux, que se prende na falange proximal do hlux. Todos eles se originam no calcneo. A inervao dada pelo fibular profundo. A artria mostrada na imagem a artria dorsal do p.

Nessa imagem temos a aponeurose plantar, com as fibras transversas. Ento temos o principal para a manuteno do arco plantar, e por dentro temos as fibras transversas dessa aponeurose (os fascculos transversos). Lateralmente, para fazer a conteno das musculaturas abdutoras, ns temos as fscias. Ento, temos a fscia lateral e a fscia medial. H tambm um reforo dessa aponeurose que uma banda lateral dela. Ento, a aponeurose plantar subdividida em uma parte medial e uma parte lateral, que apenas um reforo, tudo isso a para fazer a manuteno do p. Vai se originando l no calcneo at a regio das interdigitaes dos tendes dos flexores profundos e dos flexores superficiais. E a temos os longos e os curtos que vo se inserindo a. Observe tambm, que h o coxim adiposo (inferiormente na imagem) que necessrio na absoro do choque, no momento em que colocamos o calcneo na regio em que estamos andando, serve para amortecer. Nessa imagem h os flexores curtos dos dedos (os quatro do meio). Todos eles se originando na regio do calcneo e se dirigem para as falanges mdias dos dedos (segundo, terceiro, quarto e quinto dedo). Lateralmente e medialmente na imagem, vemos os abdutores, se originando tambm no calcneo. O medial se dirige at o hlux na falange proximal. Ento na base da falange proximal se insere o abdutor do hlux. O lateral se dirige at a falange proximal do quinto dedo. Os dois so abdutores pela disposio em que se encontram mais nas laterais (medial e lateral).

Nesta imagem, ns estamos vendo um msculo na camada mais profunda, que o quadrado plantar. Esse quadrado plantar vai se originar no calcneo e vai se inserindo nos tendes dos msculos, por exemplo, do fibular longo. Observe: o fibular longo atravessa e o quadrado plantar vai se inserir nessa regio, fazendo interdigitaes com esses tendes do fibular. Quem inerva a regio plantar so derivaes do nervo fibular. o nervo plantar lateral e medial.

Pergunta: professor, essa imagem (imagem do p acima) de uma vista de cima ou de uma vista de baixo? Resposta: da regio plantar. Na regio dorsal s h aqueles msculos extensores dos dedos. Os demais esto mais presentes na regio plantar. Aqui nesta imagem ns vemos os flexores dos dedos: do hlux (dois que esto em cima dele na imagem) e o do quinto dedo (em cima do quinto dedo na imagem). A insero a base da falange proximal e (na imagem temos a impresso de que ele vai para a base do quinto metatarso, mas est errado) ele vai para o cuboide. Ento, a insero do flexor do quinto dedo no cuboide e na base da falange proximal. Observe que j o flexor do hlux, ele tem duas inseres, tambm na base da falange proximal. E ele vai se inserir no cuboide no cuneiforme e no navicular. O adutor do hlux tem duas cabeas (observar na imagem os nomes), uma transversa e outra oblqua. A oblqua se insere na segunda, terceira e quarta base dos metatarsos e a transversa vai se inserir nas cpsulas articulares do segundo, terceiro e quarto dedo (no vai para o quinto como parece que vai na imagem). IMAGEM

Sobre a inervao, temos o nervo plantar medial e o nervo planar lateral (ver na imagem). Ele responsvel por toda a regio plantar quanto a sua inervao.

Nessa imagem, temos a musculatura interssea. Na imagem da esquerda, temos os intersseos na regio dorsal. Servem como abdutores. Na imagem do meio temos os intersseos na regio plantar. Servem como adutores. Existem tambm as musculaturas lumbricais (imagem da direita). Os msculos lumbricais servem mais como propriceptivos e flexores.

Nessas trs imagens finais, h os nomes de todos os msculos para irmos identificando.

You might also like