You are on page 1of 10

O que Oramento Pblico? Oramento pblico o objeto de estudo da cincia da contabilidade e das finanas.

s. o plano financeiro de uma administrao para determinado exerccio. Em sua definio mais clssica, oramento a previso dos valores que devem entrar e sair do patrimnio de determinada entidade. Na linguagem popular, uma relao ou um rol de despesas e receitas que determinada pessoa tem a pagar ou a receber durante determinado perodo, que pode ser um ms, um ano, por exemplo. O oramento, portanto, pode ter um vis mais contbil, enfocando exclusivamente os recursos financeiros em uma planilha (uma pea meramente contbil), mas tambm pode ser um instrumento de planejamento da aquisio de algum bem, como um imvel ou um veculo, quando as pessoas resolvem reter ou guardar parte de suas rendas por um determinado perodo com vistas a uma aquisio futura. Do ponto de vista empresarial, o oramento uma pea essencial para o planejamento de suas atividades. Apenas tendo conhecimento prvio uma estimativa de receitas que o empresrio consegue planejar suas despesas e novos investimentos. Nesse ponto, o oramento passa a ser visto como um instrumento poderoso de planejamento e no s um documento contbil. Essa discusso tambm teve lugar no setor pblico que evoluiu de um oramento que se caracterizava por ser uma mera pea contbil para ser um importante instrumento de planejamento dos governos. Oramento e contabilidade pblica so, portanto, disciplinas que aplicam os conhecimentos de contabilidade e finanas ao setor pblico. So duas disciplinas altamente interligadas. O oramento pea legislativa que permite ao Estado planejar a sua vida financeira, administrando as receitas e efetuando as despesas. um documento legal (est contido na LOA) que autoriza o Poder Pblico a arrecadar recursos financeiros (receita pblica) e a aplicar tais recursos no financiamento das demandas sociais. Nesse contexto, depreende-se que o oramento pblico, nos dias de hoje, no apenas uma pea contbil, mas um instrumento de planejamento, ao passo que a contabilidade pblica registra as variaes do patrimnio pblico e a execuo do oramento. A definio de Oramento Pblico que mais cai em concursos pblicos a do professor Aliomar Baleeiro que costuma cair de forma literal O oramento um ato pelo qual o Poder Legislativo autoriza o Poder Executivo, por um certo perodo e em pormenor, a realiza o das despesas destinadas ao funcionamento dos servios pblicos e outros fins adotados pela poltica econmica e geral do pas, assim como a arrecadao das receitas criadas em lei.

Princpios Oramentrios LRF Lei complementar n 101/2000 #CONCEITO Os princpios so premissas e linhas norteadoras de ao a serem observadas na concepo da proposta de oramento. Sua principal finalidade disciplinar e orientar a ao dos governantes. #ATENO S existem 3 princpios expressos na Lei 4.320/64, art. 2: Art. 2 A Lei do Oramento conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmica financeira e o programa de trabalho do Govrno, obedecidos os princpios de unidade, universalidade e anualidade. #MACETE: UAU U nidade A nualidade (ou periodicidade) U niversalidade OBS: No h uma lista exaustiva de princpios oramentrios, pois o prprio conceito de oramento pblico est em constante evoluo. Sero abordados a seguir os princpios mais aludidos pela doutrina e pelo ordenamento jurdico pertinente rea oramentria.

Artifcio Mnemnico (acrstico) Publicidade Anualidade Unidade Legalidade Oramento bruto E Q U I L B R I O Outros princpios: 1. 2. 3. 4. 5. PRINCPIOS Princpio da Unidade (totalidade): art. 165, 5, CF. Estorno de verbas Quantificao de crditos oramentrios Precedncia Uniformidade Anterioridade oramentria Programao Exclusividade No vinculao Especificidade Clareza Universalidade Unidade de caixa /unidade de tesouraria

Art. 165, 5, CF No mbito de cada ente poltico (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios), em cada exerccio financeiro, deve existir somente uma nica LOA. Este princpio estabelece que o oramento deve ser uno, ou seja, cada esfera do governo deve possuir apenas um a LOA. No pode haver mais de um oramento em cada unidade governamental. No entanto, o 5 do art. 167 da CF/88 estabelece uma tripartio do oramento: o Oramento Fiscal, o Oramento da Seguridade Social e o Oramento de Investimento das Empresas Estatais. #ATENO Vale ressaltar que o Princpio da Unidade refere-se LOA, uma vez que, oramento, cada Lei contm 3, conforme mencionado acima: Oramento Fiscal, Oramento da Seguridade Social, Oramento de Investimento das empresas estatais. Ou seja, cada LOA segregada em 3 oramentos separados. Essa sistemtica tem como objetivo garantir maior transparncia e independncia a cada um deles. (CESPE/ACE/TCU 2007 adaptada) O princpio da unidade oramentria, mais recentemente, foi relativamente esvaziado, passandose a admitir a existncia de oramentos setoriais, que, afinal, devem ser consolidados emum nico documento que permita a viso geral do conjunto das finanas pblicas. Diante de tal mudana, hoje j possvel falar-se em um princpio da totalidade. Comentrios: Apesar do princpio da Unidade preconizar a existncia de um nico oramento, por exigncia constitucional o oramento se tornou multidocumental, podendo-se falar em um princpio da totalidade.

Gabarito: Certo Princpio da Anualidade (ou periodicidade): uma LOA vigora dentro de um exerccio financeiro. Art. 34. O exerccio financeiro coincidir com o ano civil. (Lei 4.320/64) - > ou seja, de 1 de janeiro a 31 de dezembro. Exceo: Autorizao e abertura de crditos oramentrios especiais e extraordinrios com vigncia Plurianual. Art. 167, 2, CF - () os crditos especiais e extraordinrios tero vigncia no exerccio financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, caso, em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio subseqente. Princpio da Universalidade: um princpio infraconstitucional previsto na Lei 4.320/64.

Art. 3. A Lei de Oramento compreender todas as receitas, inclusive as de operaes de crdito autorizadas em lei. Art. 4 A Lei de Oramento compreender todas as despesas prprias dos rgos do Governo e da administrao centralizada, ou que, por intermdio deles se devam realizar, observado o disposto no artigo 2. #CONCLUSO Todas as receitas e todas as despesas devem estar no oramento. #IMPORTANTE Art. 6 Todas as receitas e despesas constaro da Lei de Oramento/ pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues. - antes da barra Princpio da Universalidade [Todas as receitas e despesas constaro da Lei de Oramento]. - depois da barra, ele se refere ao Princpio do Oramento Bruto. Princpio do Oramento Bruto o princpio do Oramento Bruto mais abrangente que o princpio da Universalidade. Art. 6 Todas as receitas e despesas constaro da Lei de Oramento pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues. Princpio da Especificidade (princpio da especializao ou discriminao) um princpio constitucional, Lei 4.320/64, art. 5 c/c art. 12, caput. Art. 5 A Lei de Oramento no consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, servios de terceiros, transferncias ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 2 e seu pargrafo nico. - dotaes globais = uma autorizao genrica, ampla, no especificada. Art. 12. A despesa ser classificada nas seguintes categorias econmicas: Excees ao princpio: Art. 2, PU e art. 5, III, LRF (reserva de contingncias). Ou seja, a LOA vai poder conter dotaes globais. Art. 2. Os investimentos sero discriminados na Lei de Oramento segundo os projetos de obras e de outras aplicaes. Pargrafo nico. Os programas especiais de trabalho que, por sua natureza, no possam cumprir-se subordinadamente s normas gerais de execuo da despesa podero ser custeadas por dotaes globais, classificadas entre as Despesas de Capital. Art. 5 O projeto de lei oramentria anual, elaborado de forma compatvel com o plano plurianual, com a lei de diretrizes oramentrias e com as normas desta Lei Complementar: III conter reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, sero estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, destinada ao: Princpio da Exclusividade:

Art. 165, CF Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: 8 A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa , no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei.

A LOA no poder tratar de outros assuntos como, por exemplo, fixao de subsdios, remunerao etc. Entende-se que o oramento conter apenas matria financeira. Excees: No se inclui na proibio: 1) Autorizao para o Poder Executivo de abertura de crditos adicionais suplementares. - > o nico crdito adicional que admite autorizao expressa nas Lei de Oramento o crdito adicional suplementar. 2) Autorizao para contratao de operaes de crdito (emprstimos ou financiamentos obtido pelo setor pblico para financiar desequilbrio oramentrio). 3) Autorizao para contratao de operaes de crdito por antecipao da receita oramentria. O que so operaes de crdito? R: todo emprstimo e financiamento obtido pelo setor pblico. As operaes de crdito esto divididas em: - operaes de crdito oramentrias financiar o desequilbrio na execuo do oramento. Para fins da Lei 4.320 sempre de longo prazo. So fontes de financiamento dos programas governamentais. So receitas de capital. Regra de ouro (167, III, CF; art. 12, LRF): Art. 167. So vedados: III a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta; Art. 12, LRF As previses de receita observaro as normas tcnicas e legais, consideraro os efeitos das alteraes na legislao, da variao do ndice de preos, do crescimento econmico ou de qualquer outro fator relevante e sero acompanhadas de demonstrativo de sua evoluo nos ltimos trs anos, da projeo para os dois seguintes quele a que se referirem, e da metodologia de clculo e premissas utilizadas. - > Toda operao de crdito quando contratada gera uma dvida chamada de Dvida Fundada ou consolidada. Art. 38, LRF- A operao de crdito por antecipao de receita destina-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro e cumprir as exigncias mencionadas no art. 32 e mais as seguintes: Princpio da Legalidade oramentria: O princpio da Legalidade est previsto no art. 5, II, CF:

Art. 5, II Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. Por este princpio, todo o oramento pblico deve ser elaborado por lei e todas as leis que tratam de matria oramentria (as leis do Plano Plurianual PPA, de Diretrizes Oramentrias LDO, a Lei Oramentria Anual LOA, as leis que autorizam os crditos suplementares e especiais etc.) devem ser aprovadas pelo Poder Legislativo. O art. 167, I, da CF uma aplicao do princpio da legalidade: () vedado o incio de programas ou projetos no includos na lei oramentria.. Exceo: abertura de crdito adicional extraordinrio para atender despesas imprevisveis e urgentes (art. 167, 3, CF c/c 62, CF) > Este tipo de crdito aberto por medida provisria ou decreto, instrumentos disposio do chefe do Poder Executivo, conforme o caso. Princpio da clareza: o princpio da clareza diz que o oramento deve ser elaborado de forma clara e compreensvel para todos os cidados, para dar uma maior publicidade. Princpio da publicidade: tem a ver com dever prestao de contas, princpio da transparncia. (art. 165, 3) Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: 3 O Poder Executivo publicar, at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria.

O objetivo o de levar os atos praticados pela Administrao ao conhecimento de todos. (art. 167, IV, CF) Art. 167. So vedados: IV a vinculao de receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, ressalvadas a repartio do produto da arrecadao dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinao de recursos para as aes e servios pblicos de sade, para manuteno e desenvolvimento do ensino e para realizao de atividades da administrao tributria, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, 2, 212 e 37, XXII, e a prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita, previstas no art. 165, 8, bem como o disposto no 4 deste artigo; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) #ATENO Observe que o artigo veda a vinculao de impostos, significando que pode haver vinculao para as outras espcies tributrias (taxas, contribuies de melhoria, emprstimos compulsrios). por isso que a falecida CPMF pode ser vinculada sade!!!! Excees: - Todos os fundos constitucionais: FPE, FPM, Centro Oeste, Norte, Nordeste, Compensao pela exportao de produtos industrializados etc.; - Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Bsico e da Valorizao do Magistrio (FUNDEB); - Aes e servios pblicos de sade; - Garantias s operaes de crdito por antecipao da receita (ARO); - Atividades da Administrao Tributria; - Vinculao de impostos estaduais e municipais para prestao de garantia ou contragarantia Unio (contragarantia a garantia que o Estado ou Municpio so obrigados a oferecer Unio, quando esta concede uma garantia para uma entidade internacional, por exemplo, o Banco Mundial, referente a um emprstimo tomado por Estado ou Municpio). Princpio da discriminao (ou princpio da especificao ou especializao): (art. 15 c/c art. 5 Lei 4320/64) Princpio da no-vinculao (ou no afetao) da receita de impostos a rgo, fundo ou despesa:

Art. 15. Na Lei de Oramento a discriminao da despesa far-se- no mnimo por elementos. (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964) 1 Entende-se por elementos o desdobramento da despesa com pessoal, material, servios, obras e outros meios de que se serve a administrao publica para consecuo dos seus fins. (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964) 2 Para efeito de classificao da despesa, considera-se material permanente o de durao superior a dois anos. Art. 5 A Lei de Oramento no consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, servios de terceiros, transferncias ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 2 e seu pargrafo nico. #CONCLUSO O oramento precisa ser detalhado, especificado, para facilitar seu entendimento e acompanhamento. Exceo: Dessa forma, no so admitidas dotaes globais: - A primeira exceo est prevista no art. 2 da Lei 4.320/64: Art. 2 Os programas especiais de trabalho que, por sua natureza, no possam cumprir -se subordinadamente normas gerais de execuo da despesa podero ser custeadas por dotaes globais, classificadas entre as Despesas de Capital (so os chamados INVESTIMENTOS EM REGIME DE EXECUO ESPECIAL); - A outra exceo a Reserva de Contingncias, que uma dotao global para atender passivos contingentes. Princpio da clareza: princpio doutrinrio. Deve ser clara e compreensvel para todos os cidados. uma clareza sem ferir as regras tcnicas de elaborao (sem deixar de ser tcnico). Princpio uniformidade (padronizao): A LOA tem que obedecer a uma padronizao quando ela for elaborada, para facilitar a comparao de um exerccio financeiro com outro.

Princpio da unidade de caixa ou tesouraria: (art. 164, 3, CF; art. 56 Lei 4320/65) Art. 164, 3 As disponibilidades de caixa da Unio sero depositadas no banco central; as dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e dos rgos ou entidades do Poder Pblico e das empresas por ele controladas, em instituies financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei. Art. 56. O recolhimento de tdas as receitas far-se- em estrita observncia ao princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para criao de caixas especiais. Este princpio reza que os recursos do governo devem ser recolhidos em conta nica, facilitando a administrao e o controle. No deve ser confundido com o princpio da unidade oramentria. No mbito da Unio, este princpio obedecido pela criao da Conta nica do Tesouro Nacional. Esta conta mantida no Banco Central do Brasil e operacionalizada pelo Banco do Brasil S.A. Depreende-se, portanto, que os valores arrecadados pelo governo devem ser contabilizados em uma nica conta caixa, evitando-se, dessa forma, a existncia de caixas paralelos, fracionados. No se quer afirmar com isso que exista apenas uma conta-corrente (bancria). O que se deseja uma nica conta contbil. Excees: - Fundos especiais: possuem, dada a sua prpria natureza, gesto descentralizada, tais como o FUNDEF, FMDA, FUNDET e outros. Excees: - lei de crdito suplementar - lei de crdito adicional especial Princpio do estorno de verbas: proibido de forma discricionria remanejar, transferir ou alocar recursos de uma categoria de programao para outra sem prvia autorizao do Poder Legislativo. Exceo: se for na mesma categoria de programao, o Poder Executivo pode remanejar os recursos de forma discricionria. Princpio da quantificao dos crditos oramentrios: Princpio da precedncia: O PPA, a LDO e a LOA so elaborados em um exerccio financeiro e executados no exerccio financeiro imediatamente subsequente, ou seja, a elaborao precede a execuo.

Crdito oramentrio = autorizao do gasto. Dotao oramentria = o limite dos gastos. Princpio da anterioridade oramentria: Algumas bancas tm afirmado que no pode haver despesa sem lei anterior que a preveja. Princpio da programao ou do planejamento: um dos mais modernos princpios oramentrios que surgiu com a evoluo dos conceitos e tcnicas oramentrias. De acordo com esse princpio, o oramento deve evidenciar os programas de trabalho, servindo como instrumento de administrao do governo, facilitando a fiscalizao, gerenciamento e planejamento. De acordo com esse princpio, os programas regionais devem estar em consonncia com o Plano Plurianual (PPA). No existe despesa fora da categoria de programao. Princpio do equilbrio oramentrio: O princpio do equilbrio pressupe que a receita prevista na LOA deve ser igual despesa nela fixada. A finalidade deste princpio a de impedir o dficit oramentrio, principalmente no mbito da LOA. Tal princpio absoluto, pois, as receitas previstas devem, rigorosamente, ser iguais s despesas fixadas. Trata-se do equilbrio formal. A priori, s recomendvel que se gaste aquilo que se tem . Assim o oramento deve funcionar como uma ferramenta de planejamento real, contemplando gastos que sero realizados em funo das receitas que sero arrecadadas. Por isso no se deve prever mais receitas que despesas.

Oramento Pblico: PPA x LDO x LOA Normas aplicveis ao Oramento Pblico: PPA, LDO, LOA O oramento pblico compreende a elaborao e execuo de trs leis o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) e o Oramento Anual (LOA) que, em conjunto, materializam o planejamento e a execuo das polticas pblicas federais. PPA (Plano Plurianual): Planejamento Estratgico quadrienal (4 anos). um plano de longo prazo (ultrapassou um exerccio financeiro). a soma de todos os programas de governo a serem executados em um perodo de 4 anos. Ex.: No primeiro ano de mandato do Lula ele executa o ltimo ano do PPA do FHC, ou seja, a vigncia do PPA no coincidente com a vigncia do mandato. O mandato do presidente nunca vai coincidir com a vigncia do PPA. A vigncia do PPA sempre se inicia no segundo ano do mandato, prolongando-se at o primeiro ano do mandato subsequente. #RESUMO O Plano Plurianual nada mais que uma estratgia de governo para um perodo de 4 anos. #ATENO O tempo de vigncia do PPA igual ao tempo de vigncia do mandato? Sim, os dois tm 4 anos de vigncia, mas a vigncia do PPA nunca vai coincidir com a vigncia do mandato. Embora a vigncia do PPA no coincida com a vigncia do mandato, existe uma hiptese em que o Chefe do Poder Executivo executa os 4 anos de vigncia do seu PPA: a reeleio (mas lembre-se que a vigncia do PPA nunca est dentro do mandato). Art. 35, 2, I (lei 4.320/64) O projeto do plano plurianual, para vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subsequente, ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do primeiro exerccio financeiros e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa. Contedo do PPA (costuma cair em sua literalidade): Art. 165, 1, CF A lei que institui o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada*. *DOM = diretrizes, objetivos e metas. * programas de durao continuada: PAC, bolsa famlia. LDO (Lei de Diretrizes Oramentrias) o planejamento ttico de vigncia anual. Planeja o rumo que a LOA deve tomar. A LDO orienta a LOA, por isso, fica claro que a LDO deve ser elaborada antes da LOA, obedecendo o que diz o PPA. #NOConfunda PPA LDO Diretrizes, Objetivos e Metas (DOM) Metas e Prioridades

Segundo a Constituio Federal a LDO: - Compreender metas e prioridades da administrao pblica federal. - Incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente. - Orientar a elaborao da LOA. - Dispor sobre as alteraes na legislao tributria. - Estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento . A LRF aumentou o rol de funes da LDO: Art. 4o A lei de diretrizes oramentrias atender o disposto no 2o do art. 165 da Constituio e:

I dispor tambm sobre: a) equilbrio entre receitas e despesas; b) critrios e forma de limitao de empenho , a ser efetivada nas hipteses previstas na alnea b do inciso II deste artigo, no art. 9o e no inciso II do 1o do art. 31; c) (VETADO) d) (VETADO) e) normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; f) demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas; ANEXO DE METAS FISCAIS (AMF) 1o Integrar o projeto de lei de diretrizes oramentrias Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. 2o O Anexo conter, ainda: I avaliao do cumprimento das metas relativas ao ano anterior; II demonstrativo das metas anuais, instrudo com memria e metodologia de clculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparandoas com as fixadas nos trs exerccios anteriores, e evidenciando a consistncia delas com as premissas e os objetivos da poltica econmica nacional; III evoluo do patrimnio lquido, tambm nos ltimos trs exerccios, destacando a origem e a aplicao dos recursos obtidos com a alienao de ativos; IV avaliao da situao financeira e atuarial: a) dos regimes geral de previdncia social e prprio dos servidores pblicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador; b) dos demais fundos pblicos e programas estatais de natureza atuarial; V demonstrativo da estimativa e compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado. LOA (Lei Oramentria Anual): Conhecida como Planejamento Operacional de curto prazo. Lei peridica, s produz efeitos dentro do exerccio financeiro (art. 35, Lei 4.320/64) [1 ano]. A soma dos programas de durao continuada forma o PPA, que no um plano auto-executvel. Quem vai executar ano aps ano os programas do PPA a LOA de cada ano. #ATENO O elo entre o PPA e a LOA o LDO. Art. 165, 2, CF A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. * A LDO elaborada em um exerccio financeiro para comear a vigorar no exerccio financeiro subsequente. -> a LDO norteia a elaborao e a execuo da LOA. - Art. 169, CF A despesa com pessoal ativo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios no poder exceder os limites estabelecidos em lei complementar. 1 A concesso de qualquer vantagem ou aumento de remunerao, a criao de cargos, empregos e funes ou alterao de estruturas de carreiras, bem como a admisso ou contratao de pessoal, a qualquer ttulo, pelos rgos e entidades da administrao direta ou indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, s podero ser feitas:

II se houver autorizao especfica na lei de diretrizes oramentrias, ressalvadas as empresas pblicas e as sociedades de economia mista.[independentes] * uma empresa estatal dependente uma empresa controlada que receba, necessariamente, recursos financeiros que se destinem a pagamento de despesa de pessoal, despesa de custeio, despesa de capital, exceto aqueles recursos financeiros recebidos para aumentar a participao acionria. - Art. 99, CF Ao Poder Judicirio assegurada autonomia administrativa e financeira. 4 Se as propostas oramentrias que trata este artigo forem encaminhadas em desacordo com os limites estipulados na forma do 1, o Poder Executivo proceder os ajustes necessrios para fins de consolidao da proposta oramentria anual. Art. 127, CF O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. 5 Leis complementares da Unio e dos Estados, cuja iniciativa facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecero a organizao, as atribuies e o estatuto de cada Ministrio Pblico, observadas, relativamente a seus membros. - > A LDO vai estabelecer os limites das propostas oramentrias de todos os Poderes e do Ministrio Pblico. LDO FUNES ESTABELECIDAS PELA CF/88 (Art. 165, 2; Art. 169, 1, II; Art. 99, 4; Art. 127, $ 5) 1.Compreender as metas e prioridades da administrao Pblica Federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente (Selecionar as prioridades dentre as metas estabelecidas no PPA); 2.Orientar a elaborao da LOA; 3.Dispor sobre as alteraes na legislao tributria; 4.Estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento; 5.Estabelecer os limites de despesas para as propostasoramentrias dos poderes e do Ministrio Pblico; 6.Estabelecer autorizao especfica para as hipteses do artigo 169, 1, II. (Autorizar a concesso de qualquer vantagem ou aumento de remunerao, a criao de cargos, empregos e funes, alterao de estrutura de carreiras, bem como a admisso ou contratao de pessoal a qualquer ttulo, ressalvadas as empresas pblicas e sociedades de economia mista (Art. 169, 1, II). Observaes: 1 O mdulo integrador entre PPA e LOA o programa de trabalho. 2 O elo entre PPA e LOA a LDO. PRINCPIO DA UNIDADE 7. dispor sobre equilbrio entre receitas e despesas; 8. dispor sobre critrios e formas de limitao de empenho (limitar os gastos, para haver um equilbrio de receitas e despesas); 9. normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; 10. demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas; 11. estabelecer metas fiscais em um Anexo especfico (AMF) e avaliar os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem (ARF); 12. estabelecer o montante e a forma de utilizao da Reserva de Contingncia FUNES ESTABELECIDAS PELA LC 101/00(LRF) Art. 4, caput, 1 e 3; Art. 5, III.

Uma nica LOA para cada ente poltico, dentro de um exerccio financeiro. Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: 5 A lei oramentria anual compreender: I o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. 6 O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. 7 Os oramentos previstos no 5, I e II, deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, tero entre suas funes a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional.

You might also like