You are on page 1of 17

Servios Jurdicos do Ministrio da Agricultura e do Mar

Contestao Petio Inicial MINISTRIO DA AGRICULTURA E DO MAR

Tribunal Administrativo de Crculo de Lisboa Proc. N. 59/2013 Contestao do Ministrio da Agricultura e do Mar no processo movido por Ministrio Pblico, Procuradoria-Geral de Lisboa Em representao do Ministrio da Agricultura e do Mar: Maria Rebelo de Sousa, Secretria de Estado da Agricultura e do Mar

Meritssimo Juiz de Direito

Dos Factos: Art. 1. A 1 de Novembro de 2013, entrou em vigor o Regulamento do Animal Domstico, aprovado pelo Ministrio da Agricultura e do Mar, tendo em vista diminuir o elevado nmero de abandono de animais, bem como, zelar pelo seu bem-estar e evitar consequncias nefastas para a sade e segurana das pessoas.

Art. 2. A 13 de Novembro de 2013, o Ministrio Pblico vem intentar aco, constituindo-se como assistente da ASSOCIAO AMOR ANIMAL, ONGA, solicitando a declarao de ilegalidade com fora obrigatria geral do Regulamento do Animal Domstico, de 1 de Novembro de 2013, proveniente do Ministrio da Agricultura e do Mar.

Art. 3. Ministrio da Defesa no se conforma que assista razo Autora, pelo que se realiza a presente contestao.

Servios Jurdicos do Ministrio da Agricultura e do Mar Do Direito: Art. 4. As pessoas e entidades previstas no art. 9., n. 2 CPTA tm legitimidade para intentar aces pblicas, contrariamente ao que o Ministrio Pblico (MP) refere na sua Petio Inicial (PI). Em relao aco especial de declarao de ilegalidade com fora obrigatria geral que se constata que tais pessoas e entidades no tm legitimidade para intentar aco pblica, sem ser por requerimento ao MP (73/3).

Art. 5. O art. 12. da PI no tem alcance prtico, uma vez que nem a Associao nem o MP so particulares.

Art. 6. Um Regulamento uma norma jurdica, hierarquicamente subordinada lei, editada pelo poder executivo no exerccio de uma competncia administrativa com o objectivo de assegurar a boa execuo da lei. Lei regulamentar ou regulamento , pois, a disposio legal que visa a concretizao de regras legais de valor formal superior (leis ou decretos-leis), tornando estas exequveis (199., al. c) CRP). Dentro desta categoria, assim caracterizada em termos gerais, incluem-se os decretos, as portarias e os despachos normativos (Prata, Ana, Dicionrio Jurdico, Volume I, 5. Edio, Edies Almedina, SA, Janeiro de 2010, com a colaborao de Jorge Carvalho, pp. 1267 e ss.).

Art. 7. O art. 15. da PI refere a inexistncia de prazo para intentar a respectiva aco, no invocando qualquer base legal.

Art. 8. O MP vem defender a violao do direito da reserva da vida privada tendo em conta o art. 26., n. 1 CRP e o art. 80. CC. No nos parece correcto. Nem a CRP nem o CC do os elementos necessrios ao intrprete para ficar esclarecido sobre o contedo do direito de reserva da vida privada. Cabe por isso doutrina densificar o conceito.

Art. 9. O direito reserva sobre a intimidade da vida privada, direito de resguardo, como designado pela doutrina italiana, ou direito a uma esfera de segredo, para a teoria germnica, 2

Servios Jurdicos do Ministrio da Agricultura e do Mar corresponde ao reconhecimento de uma merecida tutela quanto natural aspirao da pessoa a uma esfera ntima de vida, ao direito de estar s, na terminologia inglesa (Mota Pinto, Teoria Geral do Direito Civil, 3 edio actualizada, 209; Janurio Gomes, O Problema da Salvaguarda da Privacidade antes e depois do Computador, BMJ n 319, 31.), consistindo no direito de qualquer pessoa a que os acontecimentos ntimos da sua vida privada, que s a ela se referem, no sejam divulgados sem o seu consentimento, independentemente do carcter ofensivo da reputao (Adriano De Cupis, Os Direitos da Personalidade, 1961, 129.).

Art. 10. O direito reserva sobre a intimidade da vida privada de cada um compreende aqueles actos que, no sendo secretos em si mesmos, devem subtrair-se curiosidade pblica, por naturais razes de resguardo e melindre, tais como os sentimentos e afectos familiares, os costumes da vida e as vulgares prticas quotidianas, a vergonha da pobreza e as renncias que ela impe e, at, por vezes, o amor da simplicidade (Rodrigues Bastos, Das Relaes Jurdicas segundo o Cdigo Civil de 1966, I, 12).

Art. 11. A este propsito, impe-se trazer colao a denominada teoria das trs esferas, segundo a qual possvel diferenciar na personalidade humana e de relao trs dimenses, isto , a vida ntima, que compreende os gestos e factos que, em absoluto, devem ser subtrados ao conhecimento de outrem, concernentes no apenas ao estado do sujeito enquanto separado do grupo, mas, tambm, a certas relaes sociais, a vida privada, que engloba os acontecimentos que cada indivduo partilha com um nmero restrito de pessoas, e a vida pblica que, correspondendo a eventos susceptveis de ser conhecidos por todos, respeitam participao de cada um na vida da colectividade (Rita Amaral Cabral, O Direito Intimidade da Vida Privada, Separa dos Estudos em Memria do Prof. Paulo Cunha, 1988, 30 e 31.).

Art. 12. Conclui-se assim que, o direito reserva da vida privada diz respeito ao conhecimento e divulgao de factos que integram a esfera ntima pessoal, de acordo com a teoria das trs esferas. Deste modo, o Regulamento do Animal Domstico no restringe em nada o direito de reserva da vida privada. H sim, uma restrio ao direito de propriedade, com efeitos para o futuro, mas esta feita no mbito de um interesse pblico superior que o da sade, higiene, segurana e bem-estar pblicos. Para alm disso, os animais devem de ter um mnimo de condies para viver e no s para sobreviver. 3

Servios Jurdicos do Ministrio da Agricultura e do Mar

Art. 13. O Regulamento do Animal Domstico tem como finalidade diminuir o elevado nmero de abandono de animais, bem como, zelar pelo seu bem-estar e evitar consequncias nefastas para a sade e segurana das pessoas. O regulamento no tem efeitos retroactivos. Deste modo, os animais que j possuam um lar no sero retirados aos seus detentores e, por conseguinte, no sero objecto de abandono.

Art. 14. O Regulamento do Animal Domstico previne o abandono ao estabelecer um limite de animais a deter. Tenha-se em conta, por exemplo, as pessoas que ao adquirir um animal, muitas das vezes, no tm em conta a sua situao econmica, e ao deparar-se com uma situao de crise, mais facilmente podero vir a abandon-lo.

Art. 15. O MP refere outras alternativas para prosseguir o fim visado no regulamento do animal domstico. No entanto, no especifica quais so essas alternativas.

Art. 16. De acordo com o princpio da proporcionalidade o meio empregado pelo legislador deve ser adequado e necessrio e razovel para alcanar o objetivo pretendido. O meio adequado, quando com o seu auxlio se pode alcanar o resultado desejado; necessrio, quando o legislador no poderia ter escolhido outro meio, igualmente eficaz. O Regulamento do Animal Domestico adequado a prosseguir o fim que visa. Para alm disso, no se v outras formas to eficazes e capazes de alcanar tal fim e menos restritivas de direitos, sendo deste modo tambm necessrio. A proporcionalidade em sentido estrito ou razoabilidade, corresponde ao equilbrio que estabelece o reporte entre a ao e o resultado.

Art. 17. da competncia relativa da AR legislar sobre direitos liberdades e garantias (art. 165., n. 1, al. b) CRP). O regulamento do animal domstico vem densificar a lei 67/2012, de 31 de Dezembro, publicada na 1. Srie do Dirio da Repblica, e que pode ser consultada em anexo presente contestao. Como tal, esta lei que restringe direitos, liberdades e garantias e no o regulamento em questo.

Servios Jurdicos do Ministrio da Agricultura e do Mar Art. 18 Ao estabelecer um limite ao nmero de animais a deter, o art. 4 do regulamento tomou como critrio o tamanho da habitao. Face s tcnicas legislativas existentes no possvel aferir um elenco taxativo que nos permita determinar quantas espcies podem coabitar por metro quadrado tendo em conta as suas caractersticas. Tal determinao matematicamente impossvel.

Art. 19. O art. 22. da PI refere que o condmino pode usar e usufruir a frao e as partes comuns do edifcio. O Regulamento do Animal domstico no pe em causa os direitos enquanto condmino. Consideramos, no entanto, existir limites utilizao das partes comuns, no podendo os animais circular pelas mesmas sem o devido acompanhamento e vigilncia.

Art. 20. O Regulamento do Animal Domstico no pe em causa a possibilidade de os condminos estabelecerem outras regras desde que estas respeitem os limites da legislao existente.

Art. 21. O art. 23. da PI menciona que as deliberaes da assembleia de condminos e as decises do administrador sobre a utilizao das partes comuns no podem conter proibies ou restries que violem o direito de compropriedade de cada condmino sobre as partes comuns do edifcio. De acordo com o art. 1422., n. 1 do Cdigo Civil os condminos, no que diz respeito s partes comuns, esto sujeitos s limitaes impostas aos comproprietrios de imveis. Desta forma, um condmino no pode privar os restantes do uso a que igualmente tm direito das partes comuns.

Art. 22. No deve haver uma discriminao de tratamento dos animais, consoante o seu tamanho ou o espao a que estejam confinados. Tanto os pequenos como os grandes animais podem causar distrbios. Vrios pequenos podem causar mais prejuzo do que um s grande e, por isso, que deve haver um limite de nmero de animais a deter.

Invocar que as pequenas aves no causam distrbios mas que as grandes j causam, no um raciocnio coerente, na medida em que, pequenas aves podem causar um prejuzo igual ou superior ao das grandes aves. Veja-se, por exemplo, o caso dos canrios.

Servios Jurdicos do Ministrio da Agricultura e do Mar

Art. 23. Quanto aos peixes deve igualmente existir um limite quantidade a deter (art. 6./6 do Regulamento do Animal Domstico), pois estes nem sequer conseguem sobreviver em espaos pequenos, ficando aglomerados e sem oxignio.

Art. 24. Em relao aos ratos e hamsters, eles podem igualmente ser causadores de prejuzos para a sade pblica, nomeadamente atravs da contraco de doenas e respectiva propagao. Deve por isso tambm a sua deteno estar sujeita a um limite.

Art. 25. O Regulamento do Animal Domstico tendo a mesma hierarquia da Portaria 1427/2001 de 16 de Dezembro e sendo posterior, prevalece sobre ela quanto s disposies que nela sejam contrrias ao estabelecido no regulamento.

Art. 26. O Regulamento do Animal Domstico no contraria o Decreto-Lei n. 314/2003. O regulamento em questo estipula um limite quanto aos animais domsticos e no apenas quanto aos ces. Para alm disso, uma vez que o regulamento no probe o condomnio de estabelecer um nmero inferior de animais a deter, no h restrio autonomia privada dos condminos. O Regulamento do Animal Domstico estabelece um limite mximo e se o condomnio quiser, estabelece um limite ainda mais reduzido.

Art. 27. O art. 6., n. 2, al. b) do Regulamento do Animal Domstico deve ser devidamente interpretado. No se pretende fomentar ou defender que normal e usual para os animais restringi-los em gaiolas. A ratio do preceito proteger os animais que de facto necessitam de estar em gaiolas por razes de segurana e sade prprias. Veja-se por exemplo o caso das cirurgias. O perodo ps-operatrio o mais perigoso e sensvel para os animais. Eles necessitam de descanso e proteco no s dos outros animais que possam coabitar no mesmo local, mas de si prprios, por no ser aconselhvel movimentarem-se em demasia. Ainda assim, o animal tem necessidades fisiolgicas e biolgicas que requerem que seja levado a passear na rua pelo menos duas vezes por dia, tal como enunciado no Regulamento do Animal Domstico. 6

Servios Jurdicos do Ministrio da Agricultura e do Mar

Art. 28. Cabe ao mdico veterinrio do animal recomendar qual o melhor alimento e pores a dar a este. Para alm disso, cabe ao detentor escolher, de acordo com, as indicaes do veterinrio, as suas prprias preferncias e as suas condies monetrias, qual o alimento a dar ao seu animal. Estabelecer o que que o detentor deve ou no dar ao seu animal seria violar o direito de propriedade e de escolha sem razo justificada.

Art. 29. Quanto ao controlo dos locais de fabricao e da qualidade do produto fabricado, cabe Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica proceder a tal fiscalizao e proibir a colocao venda de alimentos prejudiciais para os animais.

Art. 30. No nos parece que seja apenas nas moradias que deve constar uma placa de aviso da presena e perigosidade de um animal potencialmente perigoso. Qualquer animal enquadrado nesta categoria poder vir, de facto, a causar danos. Imagine-se, por exemplo, que uma pessoa detm uma cobra e que recebe convidados, tanto a nvel pessoal como profissional. Tal aviso essencial para evitar danos graves s pessoas. Aqui, o interesse pela segurana pblica prevalece sobre o direito de uso da propriedade. Assim, no h lugar a qualquer interpretao restritiva.

Art. 31. Em parte alguma o regulamento refere a sua aplicao retroactiva. Assim sendo, o regulamento s produz efeitos para o futuro. Aos casos anteriores ao presente regulamento aplica-se a legislao poca vigente.

Art. 32. O art. 31. da PI para alm de confuso, no tem cabimento. O prprio Regulamento do Animal Domstico est a ser objecto de uma aco de impugnao de normas, tendo em vista a declarao da sua ilegalidade, pelo que pode de facto ser objecto de fiscalizao.

Art. 33. Quanto s proibies que o regulamento contm, de facto no foram previstas quaisquer sanes ou mtodos de fiscalizao quanto sua violao, uma vez que j existe legislao 7

Servios Jurdicos do Ministrio da Agricultura e do Mar neste sentido. So competentes para fiscalizar, nomeadamente a DGAV, as cmaras municipais, os MVM, a Polcia Municipal, a GNR, a PSP, a Polcia Martima, o ICNF, I. P. e a Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica. Para alm disso, cabe cada cidado o dever cvico de informar as respectivas entidades competentes da violao de tais disposies, uma vez que, o fim do Regulamento do Animal Domstico a segurana, higiene, sade e bemestar pblicos e dos prprios animais. Quanto s sanes elas so diferentes consoante a violao em causa mas constituem na sua grande maioria, contra-ordenaes.

Dos Pedidos: Art. 34. Face a todo o exposto, requer-se que o Douto Tribunal se digne a: i) Julgar por improcedente a aco proposta pelo Ministrio Pblico; ii)Condenar a Autora nas custas do Processo

Junta: 1. Procurao da Secretria de Estado da Agricultura e do Mar, Maria Rebelo de Sousa, para representao em juzo do Ministrio da Agricultura e do Mar (pgina 10); 2. Lei n 67/ 2012, de 21 de Dezembro 3. Declarao de retificao n. 800/2013 4. Regulamento do Animal Domstico

Da prova testemunhal 1. Maria Rebelo de Sousa, Secretria de Estado da Agricultura e do Mar, casada, com o carto de cidado n. 13567899, residente na Avenida da Liberdade, n. 61, 1250-140, Lisboa; 2. Catarina da Silva Santos, Bastonria da Ordem dos Mdicos Veterinrios, casada, com o carto de cidado n. 13255667, residente na Avenida do Uruguai, n. 7B, 1500-610, Lisboa; 3. Cesria Milo, escritora (autora de um best-seller), apresentadora de televiso (com um programa vencedor de audincias, intitulado o Inspirador de Ces, que passa na Sic Mulher, tendo como slogan: Eu reabilito ces e treino pessoas) e adestradora canina (considerada a melhor em Portugal na sua rea), casada, com o carto de cidado n. 13753254, residente na Avenida da Repblica, n. 13, 1050-185, Lisboa; 4. Marta Faria Soares, Mdica de Clnica Geral, casada, com o bilhete de identidade n. 13957631, residente na Rua Antnio dos Reis, n. 58, 2. Dto., 2710-298, Lisboa 8

Servios Jurdicos do Ministrio da Agricultura e do Mar

Lisboa, 20 de Novembro de 2013

Secretria de Estado da Agricultura e do Mar

Maria Rebelo de Sousa


(Maria Rebelo de Sousa)

Pela Ministra da Agricultura e do Mar

(Andreia Sofia da Silva Almeida)

Servios Jurdicos do Ministrio da Agricultura e do Mar

Procurao Forense
O Ministrio da Agricultura e do Mar, com sede na Praa do Comrcio - 1149-010 Lisboa, constitui como seu representante, na ao intentada pelo Ministrio Pblico, Procuradoria Geral de Lisboa, com sede em Alameda da Universidade, Cidade Universitria, 1649-014, Lisboa, contra o Ministrio, no respeitante ao processo n. 60/2013, Maria Rebelo de Sousa, Secretria de Estado da Agricultura e do Mar, casada, com o carto de cidado n. 13567899, residente na Avenida da Liberdade, n. 61, 1250-140, Lisboa , a quem confere os mais amplos poderes forense em Direito permitidos, incluindo os de substabelecer.

Lisboa, 14 de Novembro de 2013

Pela Ministra da Agricultura e do Mar

(Andreia Sofia da Silva Almeida)

10

Servios Jurdicos do Ministrio da Agricultura e do Mar

Dirio da Repblica, 1. srie - N. 210 de 21 de Dezembro de 2012

Assembleia da Repblica
Lei n 67/ 2012 de 21 de Dezembro

A Assembleia da Repblica decreta, nos termos dos artigos 161. al. c) e 165., n1 al. b) da CRP, o seguinte:

Artigo 1 Definio de Animal Domstico Para efeitos da definio de animal domstico, deve atender-se a alguns critrios, nomeadamente: a) Tipo e espcie do ser vivo; b) Possibilidade de deteno por parte do homem; c) Os fins a que se destinam.

Artigo 2 Limitao do nmero de animais por frao autnoma Nas fraes autnomas de prdios urbanos dever haver um limite ao nmero de animais que podem ser objeto de deteno pelo Homem, o qual ser fixado posteriormente por regulamento de execuo, pelo Ministrio da Agricultura e do Mar.

Artigo 3 Manuteno e Higiene dos Animais Devem ser asseguradas as condies de higiene e manuteno necessrias para que o animal possa viver de forma saudvel, contribuindo para a sade, higiene, segurana e bem-estar pblico.

Artigo 4

11

Servios Jurdicos do Ministrio da Agricultura e do Mar

Transporte Salvo motivo atendvel, designadamente, a perigosidade, o estado de sade ou de higiene pblica, os responsveis por transportes pblicos no podem recusar o transporte de animais. Artigo 5 Alimentao A alimentao dos animais deve ser adequada a satisfazer as suas necessidades.

Artigo 6 Caminhadas na via pblica Os detentores de animais domsticos devem proceder a caminhadas dirias com os mesmos, desde que tomem as devidas precaues, zelando pela segurana dos animais e de todos aqueles que circulam na via pblica.

Artigo 7 Entrada em vigor A presente lei entra em vigor no primeiro dia do ms seguinte ao da sua publicao.

Aprovada a 21 de Novembro de 2012 A Presidente da Assembleia da Repblica, Cristina Associada Esteves . Promulgada a 18 de Dezembro de 2012 Publique -se. O Presidente da Repblica, Joo Cavaquinho da Silva. Referendada em 20 de Dezembro de 2012. Pelo Primeiro-Ministro, Paulo Passos Lebre.

12

Servios Jurdicos do Ministrio da Agricultura e do Mar

Dirio da Repblica, 1. srie - N. 215 de 11 de Novembro de 2013

MINISTRIO DA AGRICULTURA E DO MAR


Declarao de retificao n. 800/2013 Por ter sido publicado com inexatido o Regulamento do Animal Domstico de 1 de Novembro de 2013, inserto no Dirio da Repblica, 1. srie, n. 210, de 27de Outubro de 2013, retifica-se que, no prembulo, na 4. linha, onde se l com vista a densificar a legislao existente, dever ler-se com vista a densificar a lei n. 67/2012 de 21 de Dezembro. Retifica-se ainda que a publicao do mesmo regulamento ocorreu no dia 27 de Outubro de 2013 e a sua entrada em vigor no dia 1 de Novembro de 2013.

10 de Novembro de 2013,
Pela Ministra da Agricultura e do Mar

(Andreia Sofia da Silva Almeida)

13

Servios Jurdicos do Ministrio da Agricultura e do Mar Dirio da Repblica 1. Srie N. 210 - 27 de Outubro de 2013-10-27 MINISTRIO DA AGRICULTURA E DO MAR

Regulamento do Animal Domstico


Prembulo O atual panorama nacional, exige do XIX Governo Constitucional, a adoo de medidas de regulao da deteno de animais domsticos. Assim sendo, o Ministrio da Agricultura considerou da maior relevncia a criao do presente regulamento com vista a densificar a legislao j existente. Estas medidas tm como finalidade diminuir o elevado nmero de abandono de animais, bem como, zelar pelo seu bem-estar e evitar consequncias nefastas para a sade e segurana das pessoas. Neste sentido, pretende-se promover o planeamento de deteno de animais de forma responsvel, tendo em conta a situao econmica e social e a disponibilidade dos detentores para manter os seus animais num ambiente em que se possam desenvolver de forma saudvel.

Artigo 1. Animal Domstico 1. So animais domsticos para efeitos do presente diploma, quaisquer espcies vivas no vegetais, que so detidas ou destinadas a ser detidas por um homem, coabitando com ele no seu lar, para seu entretenimento e companhia. 2. Excluem-se do mbito de aplicao, as espcies de fauna selvagem, autctone e exticas e os seus descendentes criados em cativeiro, bem como os touros de lide, que so objeto de regulao especfica. Artigo 2. Identificao e Registo na Base de Dados Todos os ces e gatos devem ser identificados e registados, entre os 3 e os 6 meses de idade. Artigo 3. Princpios Bsicos para o Bem-Estar do Animal 1. As condies de deteno e alojamento dos animais devem assegurar o bem-estar do animal. 2. Devem ser asseguradas boas condies de higiene no seu lar, de forma a assegurar o seu conforto. 3. Os animais devem ter gua e alimento em quantidades suficientes e adaptados sua espcie e idade, por forma a garantir um bom estado de sade e a satisfazer as suas necessidades.

14

Servios Jurdicos do Ministrio da Agricultura e do Mar 4. proibida a violncia contra animais, considerando-se como tal todos os atos que, sem necessidade, infligem a morte, o sofrimento, abuso ou leses a um animal. Artigo 4. Nmero Mximo de Animais por Frao Autnoma 1. Nas fraes autnomas de prdios urbanos e moradias sem logradouro, por cada 100 m, podem ser alojados 2 animais. 2. 2 - Nos prdios urbanos em zona urbana, com logradouro de uso exclusivo e nos prdios rsticos e mistos, por cada 100 m, podem ser alojados 4 animais. Artigo 5. Proibio e Deteno de Animais A Portaria N. 1226/2009, de 12 de outubro estabelece a lista de espcies de cujos espcimes vivos, bem como dos hbridos deles resultantes, proibida a deteno. Artigo 6. Deteno, Manuteno e Higiene O presente artigo consagra as condies necessrias para a deteno, manuteno e higiene dos animais domsticos: 1. Os pequenos roedores e coelhos devem ser colocados em caixas cujas medidas devem obedecer aos parmetros mnimos adequados espcie, previstos em portaria do membro do Governo responsvel pela rea da agricultura. 2. O alojamento de ces e gatos deve obedecer s dimenses mnimas, tendo em conta as grandes diferenas de tamanho e a fraca relao entre o tamanho e peso das diferentes raas de ces e gatos. a) A manuteno de ces e gatos em gaiolas no pode ser superior a 15 dias, contados a partir da data de entrada no alojamento. b) Os ces e gatos confinados em gaiolas devem poder fazer exerccio pelo menos duas vezes por dia. No caso dos ces, deve ser feito em recinto exterior, coberto ou descoberto, com superfcies de exerccio suficientemente grandes para permitir que os animais se movimentem livremente e com materiais para seu entretenimento. c) Os ces com pele saudvel devem ser restringidos a dois ou trs banhos anuais seguido de secagem e escovagem da pelagem. Os gatos saudveis no precisam de banho, visto ser uma espcie muito cuidadosa com a sua higiene. d) Os ces e os gatos esto sujeitos ao plano de vacinao elaborado anualmente pela Ordem dos Mdicos Veterinrios. 3. As dimenses para o alojamento de aves devem obedecer aos parmetros mnimos adequados espcie, os quais so previstos em portaria do membro do Governo responsvel pela rea da agricultura. a) As gaiolas devem estar equipadas com poleiros cujo dimetro esteja adaptado s espcies. b) As aves devem ter a possibilidade de tomar banhos de areia ou de gua consoante as suas necessidades. 4. As dimenses dos alojamentos de rpteis devem obedecer aos parmetros mnimos adequados espcie, os quais so fixados por despacho do diretor-geral de Alimentao e Veterinria. 15

Servios Jurdicos do Ministrio da Agricultura e do Mar 5. Os anfbios devem ser colocados em recipientes, sendo que as dimenses mnimas do seu alojamento so estabelecidas em portaria do membro do Governo responsvel pela rea da agricultura. 6. Os aqurios de peixes de gua doce devem dispor de uma capacidade de, pelo menos, 45 litros, correspondente a 2 litros ou a 3 litros de gua por 10 cm de peixe, sendo que no mximo podem existir 90 peixes de 2,5 cm em 45 litros de gua. Se por ventura, estivermos perante peixes de gua salgada desejvel que os aqurios tenham uma capacidade de pelo menos 200 litros, correspondente a 20 litros ou a 30 litros de gua por 10 cm de peixe, sendo que no mximo podem existir 10 peixes de 10 cm em 200 litros de gua. Artigo 7. Transporte 1. O transporte de animais deve ser efetuado em veculos e contentores apropriados espcie e ao nmero de animais a transportar, nomeadamente em termos de espao, oxigenao, temperatura, segurana e fornecimento de gua, de modo a salvaguardar a proteo dos mesmos, bem como a segurana de pessoas e outros animais. 2. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, a deslocao de animais domsticos, em transportes pblicos no pode ser recusada, desde que os mesmos sejam devidamente acompanhados, acondicionados e sujeitos a meios de conteno que no lhes permitam morder ou causar danos ou prejuzos a pessoas, outros animais ou bens.

Artigo 8. Alimentao 1. A alimentao dos animais domsticos deve obedecer a um programa de alimentao bem definido, de valor nutritivo adequado e distribudo em quantidade suficiente para satisfazer as necessidades alimentares das espcies e dos indivduos, de acordo com a fase de evoluo fisiolgica em que se encontram, nomeadamente idade, sexo, fmeas prenhes ou em fase de lactao. 2. As refeies devem ainda ser variadas, sendo distribudas segundo a rotina que mais se adequar espcie e de forma a manter, tanto quanto possvel, aspetos do seu comportamento alimentar natural. 3. Os animais devem dispor de gua potvel e sem qualquer restrio, salvo por razes mdico-veterinrias. Artigo 9. Caminhadas na Via Pblica para Ces 1. Tendo-se como provado que as caminhadas permitem controlar o peso, aumentar a massa muscular, prevenir problemas nas articulaes, controlar o ndice glicmico, ter um bom preparo fsico e cardiopulmonar, alm de estimular e apurar a audio e o olfacto, estabelece-se o dever de os detentores de ces procederem a tais caminhadas pelo menos duas vezes por dia. 2. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, a quantidade de tempo despendido na caminhada varia de acordo com a raa, idade, tamanho e condies de sade, devendo ser avaliada por um veterinrio.

16

Servios Jurdicos do Ministrio da Agricultura e do Mar 3. Todos os ces e gatos que circulem na via pblica devem usar coleira ou peitoral, os quais devem incluir o contacto do detentor. 4. O detentor deve-se sempre fazer acompanhar de materiais necessrios para proceder colecta dos dejectos que os ces possam deixar na via pblica. Artigo 10. Animais Potencialmente Perigosos 1. Qualquer animal que, devido s caractersticas da espcie, comportamento agressivo, tamanho ou potncia da mandbula, possa causar leso ou morte a pessoas ou outros animais , para todos os efeitos, considerado potencialmente perigoso. 2. O detentor de animal potencialmente perigoso, fica obrigado a manter medidas de segurana reforadas, nomeadamente nos alojamentos, os quais no podem permitir a fuga dos animais e devem acautelar de forma eficaz a segurana de pessoas, outros animais e bens. 3. O detentor fica obrigado fixao no alojamento, em local visvel, de placa de aviso da presena e perigosidade do animal. 4. Sempre que o detentor necessite de circular na via pblica ou em lugares pblicos com animais potencialmente perigosos, deve faz-lo com meios de conteno adequados espcie e raa, nomeadamente caixas, jaulas, gaiolas ou aaime funcional. Artigo 11. Entrada em Vigor O presente regulamento entra em vigor no dia 1 de Novembro de 2013. A Ministra da Agricultura e do Mar, Andreia Sofia da Silva Almeida, em 25 de Outubro de 2013.

17

You might also like