You are on page 1of 5

Salmo 33

O salmista espera em Deus, pois Ele salvao (auxilio e escudo), ou seja, alegria, fora (v. 21). Somente os retos, os justos, podem cantar este cntico novo e alegrar-se no Senhor ( Sl 32:11 ), pois a alegria do Senhor, que Cristo, a nossa salvao ( Ne 8:10 ), pois o Pai dele disse: "Este o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o" ( Mt 17:5 ). O leitor das Escrituras s se apercebe da grandeza que este Salmo de Davi apresenta quando considera que, em sua grande maioria, os salmos so previses acerca do Messias prometido. Se o leitor no considerar que o rei Davi separou alguns homens para profetizarem com harpas ( 1Cr 25:1 ), e que em suas previses falavam de Cristo ( At 2:30 ) e, que o prprio Cristo deixou claro que as Escrituras testemunhavam acerca dEle ( Jo 5:39 ), no far uma boa leitura e interpretao, pois o salmista no deu testemunho de si mesmo, antes pelo Esprito falou do Descendente.

1 REGOZIJAI-VOS no SENHOR, vs justos, pois aos retos convm o louvor. Quando o salmista anuncia que o homem deve regozijar-se, alegrar-se, ele demonstra que a alegria do Senhor a fora, a salvao, do homem ( Ne 8:10 ; Is 35:10 ). Alegrar-se o mesmo que confiar no Senhor, pois todos quanto s nEle confiam so salvos e, h alegria nos cus por um pecador que se arrepende ( Lc 15:10 ). Somente os justos, os resgatados pelo Senhor, podem alegra-se nEle. necessrio estar nEle, unido a Ele para ser participante da salvao, da alegria, ou seja, da bemaventurana "E os resgatados do SENHOR voltaro; e viro a Sio com jbilo, e alegria eterna haver sobre as suas cabeas; gozo e alegria alcanaro, e deles fugir a tristeza e o gemido" ( Is 35:10 ). Quando o salmista diz que somente aos retos convm o louvor, ele apresenta implicitamente a ideia do verdadeiro adorador, pois s os retos, os justos, podem louvar a Deus em esprito e em verdade ( Jo 4:23 ). Os retos foram de novo criados para louvor e glria da graa de Deus ( Ef 1:12 ). Somente aos retos convm o louvor a Deus, visto que o louvor, a adorao, s aceitvel quando se justo, visto que tudo o que pertinente ao injusto inaceitvel. A prpria existncia do justo constitui-se em louvor a Deus que os criou de novo em verdadeira justia e santidade "A ordenar acerca dos tristes de Sio que se lhes d glria em vez de cinza, leo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de esprito angustiado; a fim de que se chamem rvores de justia, plantaes do SENHOR, para que ele seja glorificado" ( Is 61:3 ; Is 61:11 ; Hb 3:3 ). S possvel glorificar ao Senhor quando se plantado por Ele. Qualquer que no for gerado de novo atravs da semente incorruptvel, que a palavra de Deus, jamais poder glorific-lo "Ele, porm, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai

celestial no plantou, ser arrancada" ( Mt 15:13 ); ...plantaes do SENHOR, para que ele seja glorificado" ( Is 61:3 ). 2 Louvai ao SENHOR com harpa, cantai a ele com o saltrio e um instrumento de dez cordas. 3 Cantai-lhe um cntico novo; tocai bem e com jbilo. S possvel louvar a Deus quando de posse de instrumentos musicais? O que entender por louvar a Deus com harpa, saltrio e instrumentos de corda? Qual o cntico novo? S toca bem e com alegria aquele que anuncia o Cristo de Deus, pois Ele a aliana do povo e a luz dos gentios ( Is 42:6 ), Cristo o que abre os olhos aos cegos e tira da priso os encarcerados. Cristo o Senhor e no dar a sua glria a outrem, e foi Ele que anunciou as novas coisas que havia de criar ( Is 42:8 -12). O louvor segundo o ministrio da profecia, ou seja, segundo a palavra que Deus anuncia antes que as coisas vm existncia ( Is 42:9 ), o cntico novo ( Is 42:10 ), porque em anunciar a palavra de Deus d-se glria, louvor ao Senhor Deem glria ao Senhor, e anunciem o louvor nas ilhas ( Is 42:12). Para louvar ao Senhor segundo a convocao do salmista, ou seja, com harpa, saltrio e instrumento de dez cordas, necessrio ter o ministrio da profecia, pois segundo este ministrio alguns homens profetizarem sob a direo do rei ( 1Cr 25:2 ). O louvor proveniente do exerccio do ministrio da palavra, que produz aes de graas e louvores, e no dos instrumentos musicais. por isso que o apstolo Paulo recomenda: "Falando entre vs em salmos, e hinos, e cnticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso corao" ( Ef 5:19 ). Todos que compreendem que a grandeza dos salmos est no fato de que eles so profecias, predies, e que o som de harpas, alades e saltrios no a essncia dos Salmos ( 1Cr 25:1 ), e que atravs dos Salmos se anuncia o Cristo, produz aes de graas e louvores ao Senhor ( 1Cr 25:3 ). Falar salmos, hinos e cnticos produzir o fruto exigido por Deus, pois Deus s glorificado em que se d muito fruto "Eu crio os frutos dos lbios: paz, paz, para o que est longe; e para o que est perto, diz o SENHOR, e eu o sararei" ( Is 57:19 ); "Nisto glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discpulos" ( Jo 15:8 ). Ora, para glorificar o Pai necessrio o fruto, ou seja, professar a Cristo ( Hb 13:15 ), e s possvel tal fruto quando se est ligado na Oliveira verdadeira ( Jo 15:4 ), pois o fruto, a palavra, proveniente de Deus ( Os 14:2 ).

4 Porque a palavra do SENHOR reta, e todas as suas obras so fiis. 5 Ele ama a justia e o juzo; a terra est cheia da bondade do SENHOR. 6 Pela palavra do SENHOR foram feitos os cus, e todo o exrcito deles pelo esprito da sua boca. 7 Ele ajunta as guas do mar como num monto; pe os abismos em depsitos. O verso 4 contextualiza os versos anteriores. O louvor a Deus, o cntico novo, s possvel atravs da palavra do Senhor.

A palavra do Senhor no um ente impessoal, antes diz de Cristo, o Verbo que se fez carne e habitou entre os homens ( Jo 1:1 ). Cristo fez os cus e a terra ( Jo 1:3 ), conforme atesta o escritor aos Hebreus ao citar o Salmo 102, verso 5 E: Tu, Senhor, no princpio fundaste a terra, E os cus so obra de tuas mos. Eles perecero, mas tu permanecers; E todos eles, como roupa, envelhecero, E como um manto os enrolars, e sero mudados. Mas tu s o mesmo, E os teus anos no acabaro ( Hb 1:10 -12). Observe que, de tudo que o salmista relata tem por objetivo apresentar Cristo aos seus compatriotas. Por ter sido concedido aos homens o privilegio de ser-lhes manifesto a palavra da vida, que justia e juzo, a terra esta plena da bondade de Deus. O verso seis demonstra que os cus foram criados por Cristo e, que pelo Esprito (palavra) da sua boca, todos os anjos de uma s vez vieram a existncia, ou seja, foram criados ( Cl 1:16 ; Ap 4:11 ). Mas, de toda obra realizada por Cristo, a obra que Cristo realizou na terra a maior, pois dela advm o louvor a sua graa e misericrdia. Cristo a plenitude da bondade de Deus demonstrada aos homens "Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer" ( Jo 17:4 ).

8 Tema toda a terra ao SENHOR; temam-no todos os moradores do mundo. 9 Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu. Nestes dois versos temos a ordem e o motivo da ordem. Temam ao Senhor, ou seja, obedeam-No. Temer obedecer, o que no tem relao com medo, pois o amor lana fora o medo. Cristo o amor de Deus demonstrado aos homens e, foi Ele quem falou e mandou e o mundo foi criado, portanto, necessrio obedec-lo ( 1Jo 4:18 ). Mas, como obedecer (temer) a Cristo? Obedecendo a palavra do Evangelho "Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR" ( Sl 34:11 ). O temor do Senhor no um sentimento, antes conhecimento que deve ser transmitido. 10 O SENHOR desfaz o conselho dos gentios, quebranta os intentos dos povos. 11 O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu corao de gerao em gerao. Cristo o que desfaz o conselho dos povos ( Sl 2:1 -11), pois Ele o Ungido do Senhor, mas, o conselho do Senhor Eterno. Estes dois versos contrape o conselho dos povos, que efmero, com o propsito eterno de Deus, que para a eternidade, e foi estabelecido em Cristo ( Ef 1:9 ).

12 Bem-aventurada a nao cujo Deus o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herana.

Este verso muito significativo, pois apresenta Israel como a nao de Deus, mas que h um povo bem-aventurado escolhido por possesso peculiar. Este verso contrape Israel e a Igreja. Enquanto a igreja o povo do Senhor ( 1Pe 2:9 ), a herana adquirida ( Ef 1:11 ), Israel a nao escolhida para trazer o Cristo ao mundo.

13 O SENHOR olha desde os cus e est vendo a todos os filhos dos homens. 14 Do lugar da sua habitao contempla todos os moradores da terra. 15 Ele que forma o corao de todos eles, que contempla todas as suas obras. Este verso demonstra que todas as coisas so patentes aos olhos de Cristo e, foi Ele que as trouxe a existncia. Porm, este mesmo olhar constatou que no havia quem O buscasse ( Sl 53:2 ), pelo que o seu prprio brao foi desnudado perante os povos, trazendo salvao ( Is 53:1 ; Is 59:15 -17).

16 No h rei que se salve com a grandeza dum exrcito, nem o homem valente se livra pela muita fora. 17 O cavalo falaz para a segurana; no livra ningum com a sua grande fora. Estes versos demonstram que nem a realeza com grande exrcito pode conquistar a salvao e, nem o valente pela sua fora, pois a salvao no se d pela fora, violncia, mas pelo Esprito ( Zc 4:6 ). Fica demonstrado que o homem possui uma viso distorcida de salvao, pois confiam em cavalos, exrcitos e reis, mas no confiam em Deus "Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas ns faremos meno do nome do SENHOR nosso Deus" ( Sl 20:7 ; Sl 33:20 ).

18 Eis que os olhos do SENHOR esto sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericrdia; 19 Para lhes livrar as almas da morte, e para os conservar vivos na fome. Os versos 18 e 19 demonstram que o zelo do Senhor para os que o obedecem (temem), ou seja, que se refugiam em sua misericrdia. Os olhos do Senhor fixam-se sobre os que O temem, do mesmo modo que o Anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem ( Sl 34:7 ), portanto, no h diferena entre os olhos do Senhor e o Anjo do Senhor: ambas as referencias diz de uma nica pessoa: Cristo, o mensageiro do Senhor que est com os que creem at a consumao dos sculos. Por que Cristo? Porque Ele quem livra a alma da morte, separao, alienao e conserva o homem vivo perante Deus ( Sl 34:22 ).

20 A nossa alma espera no SENHOR; ele o nosso auxlio e o nosso escudo. 21 Pois nele se alegra o nosso corao; porquanto temos confiado no seu santo nome. 22 Seja a tua misericrdia, SENHOR, sobre ns, como em ti esperamos. O salmo volta a abordar o tema do verso 1: REGOZIJAI-VOS no SENHOR, vs justos, pois aos retos convm o louvor (v. 1). O salmista espera em Deus, pois Ele salvao (auxilio e escudo), ou seja, alegria, fora (v. 21). Somente os retos, os justos, podem cantar este cntico novo e alegrar-se no Senhor ( Sl 32:11 ), pois a alegria do Senhor, que Cristo, a nossa salvao ( Ne 8:10 ), pois o Pai dele disse: "Este o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o" ( Mt 17:5 ).

You might also like