You are on page 1of 14

OCTAVIO PAZ

E O LABIRINTO DA

AMRICA LATINA
Jlio Pimentel Pinto*
juliop@uol.com.br

RESUMO: Ao retomar a trajetria biogrfica de Octvio Paz, assim como ao aludir ao contexto da escrita, da publicao e das reedies de O labirinto da solido, pretendese discutir a importncia da questo identitria na Amrica Latina, de forma geral, e no Mxico, de forma particular. Acompanhando o esforo de representao do mexicano na obra citada, busca-se reavaliar as crticas endereadas ao texto de Paz, considerando a atualidade do seu escrito pela estreita vinculao a um desejo de identidade, ao mesmo tempo, constante e em transformao. PALAVRAS-CHAVE: Identidade, Octvio Paz, Mxico.

IDENTIDADE,

POR QU?

O filsofo mexicano Leopoldo Zea (1982) afirmou que o tema da identidade o que permite Amrica Latina viajar constantemente em busca de si mesma. Por sua vez, a crtica Irlemar Chiampi (1980) enfatizou que a busca dessa identidade foi o motor do pensamento americanista. Ambos esto, evidentemente, corretos. E , ainda, pertinente atestar que boa parte da historiografia e da crtica cultural latino-americana (ou sobre a Amrica Latina) se engalfinha, ainda hoje, nas discusses acerca do que o latino-americano e, tantas vezes, nos exerccios simultneos, aparentemente coerentes, mas algo paradoxais, de denegar matrizes de formao e afirmar a originalidade plena do processo histrico de formao cultural isso porque as discusses tnicas saram do centro da pauta americanista. Finalmente, tambm correto afirmar que o livro de ensaios mais conhecido de Octavio Paz O labirinto da solido, publicado originalmente em 1950 dispe-se a investigar os caminhos peculiares da identidade mexicana (1984).

Professor do Departamento de Histria da USP. Recebido em 02 de maro de 2008 Aprovado em 30 de junho de 2008

412

Dossi

Ao destacar a preocupao identitria no Brasil mas com argumentos que so igualmente adequados ao contexto latino-americano , o historiador da arte e professor do departamento de histria da Unicamp Luiz Marques (2001, p. 13), ex-curador do acervo do Museu de Arte de So Paulo (MASP), observou que
vale lembrar que a noo mesma de identidade, pertencente ao domnio da psicologia, nunca deixou de promover aberraes quando transplantada para o terreno da cultura. Deste transplante redundam, com efeito, impasses ou contradies facilmente identificveis.

E, em seguida, Marques (2001, p. 13) anunciou as contradies dos esforos identitrios, aumentando um pouco nossa preocupao acerca de como lidar com o tema: A primeira delas que a identidade no pode ser uma meta, uma construo, pois ou um a priori absolutamente objetivo, involuntrio e inconsciente de si, ou no , e no ser jamais, identidade. A idia, no por acaso, j estava em dois dos maiores escritores que a Amrica Latina teve: Machado de Assis, no incrvel Instinto de nacionalidade, de 1873, e Jorge Luis Borges, principalmente (mas no s) em seus escritos posteriores aos anos 1930. Ou seja, a identidade s pode existir em duas condies: ou ela natural (e, nesse sentido, no comporta quaisquer discusses ou problematizaes; resta apenas assumi-la e aceit-la) ou uma construo (portanto, no oferece nenhuma possibilidade de espelho absoluto e definido; no identifica, pois no torna ningum idntico ao outro ou ao modelo). E, em qualquer dos casos, deve ser considerada o alerta tambm antigo com o cuidado de no a supor to ampla, que a tudo abarque, nem to limitada, que s a encontremos no espelho. No se trata de questo retrica na tradio cultural latino-americana. Primeiro, pela j destacada fora da questo identitria no pensamento americanista. Segundo e, sobretudo, pelos inmeros usos, inclusive polticos, da defesa da identidade pela direita ou pela esquerda, pelos governos ou por seus adversrios, pelas polticas culturais de variadas ordens, pelos inmeros projetos de afirmao cultural (os exemplos so incontveis, com consistncias, estratgias de aplicao e efeitos dos mais diversos: do peronismo poltica cultural federal de hoje; do varguismo aos CPCs da UNE, da mistificao em torno da autonomia paraguaia no perodo Francia-Lpez ao bolivarianismo chavista). Evidentemente, tal uso no ilegal, ilcito ou equvoco, entretanto, precisa ser tomado pelo que : um manejo ideolgico (no sentido estrito), que inmeras vezes dispusemos-se
Histria Revista, Goinia, v. 13, n. 2, p. 411-424, jul./dez. 2008

413

a naturalizar a identidade e, a partir dos resultados da identificao constituda, formular as bases de sua afirmao ou da defesa de interesses (polticos, culturais, sociais etc.) especficos, mascarados como manifestao de algo coletivo. Tomar as construes identitrias pelo que so com sua, repitamos, forte carga ideolgica inclusive a nica maneira de evitar que sucumbamos ao peso de uma proposta uniformizadora e autoritria no mbito da cultura. O princpio dessa crtica foi destacado por Marques (2001, p. 13) no texto que seguimos at agora:
Nenhuma cultura pode se dar por programa tornar-se ela mesma, tornar-se mais autntica, pela simples razo que a autenticidade no por definio um constructo. A identidade um inevitvel j dado, um ponto de partida involuntrio, no um ponto de chegada.

E isso porque, j de sada, a busca de uma identidade deriva, arremata Marques (2001, p. 15), de uma contradio:
Chegamos, assim sendo, a uma terceira aporia evidente: a identidade nacional como programa uma denegao, pois sua reivindicao ipso facto confisso de sua ausncia. E quando esta reivindicao formula-se como negao do modelo europeu, as coisas pioram ainda mais. Pois a ningum escapa que se afirmar como negao implica frisar a supremacia do modelo negado, de existncia logicamente prvia e positiva. Assim, quanto mais se tentou e se tenta afirmar a identidade nacional, mais fortemente se reafirmou e se reafirmar sua inexistncia.

Ser que Octavio Paz, ao tratar do tema da mexicanidade, desconhecia os dilemas e percalos dos esforos identificadores e a historicidade da identidade como preocupao e mvel do pensamento americanista? A pergunta, evidentemente, apenas retrica; Paz sabia, e bem, das limitaes de toda indagao identitria e dos ocasionais resultados a que ela chegasse. Tanto que elegeu uma metfora que assume o sentido da aporia: o labirinto. E foi por meio desse recurso de estilo que Paz pensou a peculiaridade da formao mexicana e, por extenso, da Amrica Latina, e o problema de sua identificao. Q UANDO
E POR QUE PAZ ESCREVEU

LABIRINTO DA SOLIDO ?

Em primeiro lugar, datemos o livro de oito ensaios do qual partimos. O labirinto da solido foi publicado em 1950, pelos Cuadernos Americanos.
Jlio Pimentel. O CTAVIO PAZ
E O LABIRINTO DA

AMRICA L ATINA

414

Dossi

Em 1959, a Fondo de Cultura Econmica lanou a segunda edio, revista e aumentada, em que Paz aproveitou, provavelmente, as mudanas feitas para a traduo francesa (tambm de 1959) e alterou, sobretudo, sua interpretao da Revoluo Mexicana. Alm disso, incluiu um novo ensaio Nossos dias, que passou a ser o oitavo, transformando o antigo ensaio nmero oito, Dialtica da solido, num apndice. A partir de 1970, as edies passaram a contar com o Postdata na origem, uma conferncia proferida na Universidade doTexas, em Austin, em dezembro de 1969. Em 1975, Paz concedeu uma longa entrevista a Claude Fell, intitulada Vuelta a El laberinto de la soledad a entrevista foi publicada em novembro daquele ano no nmero 50 da revista mexicana Plural e, depois, compilada no volume de ensaios El ogro filantrpico, de 1979. Passou a incorporar, tambm, as edies de O labirinto da solido. Contudo, nos fixemos escritura e primeira publicao do livro, no imediato ps-Segunda Guerra Mundial. O impacto do conflito na redao da obra foi declarado pelo prprio Paz (1984, p. 154):
Depois da Segunda Guerra Mundial, percebemos que esta criao de ns mesmos que a realidade exige no diferente da que uma realidade semelhante reclama dos outros. Vivemos, como o resto do planeta, uma conjuntura decisiva e mortal, rfos do passado e com um futuro a ser inventado. A histria universal j tarefa comum. E o nosso labirinto, o de todos os homens.

Para Silviano Santiago, era o reconhecimento de que a fora nacionalista latino-americana foi neutralizada pela sua inscrio no Ocidente e no planeta, provocada pela Segunda Guerra. O predomnio norte-americano na regio, agora incontestvel, e sua decorrente exportao de influncia, vigilncia, controle e poder (SANTIAGO, 2006, p. 17-18) impediam a crena num ocasional isolamento latino-americano e foravam o reconhecimento repito a palavra, mas por falta de sinonmia to forte de que a poltica e a cultura latino-americana agora se jogavam no plano universal o que podia reforar o sentido da prospeco identitria e provocar o surgimento de novas formas de afirmao (ou desejo) de autonomia, mas, sobretudo, implicava no redimensionamento da questo em funo do novo lugar no mundo. Santiago refora, ainda, o que lhe parece um compromisso poltico que envolveu a obra no por acaso, publicada em tempos de franca aposta no desenvolvimento: uma crena na possibilidade ufanista e, paradoxalmente, universal de desenvolvimento econmico dos pases atrasados (SANTIAGO, 2006, p. 19); o termo atrasados, observa
Histria Revista, Goinia, v. 13, n. 2, p. 411-424, jul./dez. 2008

415

ainda o autor, sempre aparece entre aspas, o que indica o otimismo consciente ou inconsciente de superao da condio secundria. Mas a discusso sobre o contato com o mundo, para Paz como para muitos hispano-americanos , no se iniciou com a Guerra. Foi um pouco antes, e no cenrio rebelde da Guerra Civil espanhola, em 1936, ou mais cedo, e ainda na infncia. sabido que o pai de Paz, Octavio Paz Solrzano, zapatista, foi exilado do Mxico nos anos que se seguiram Revoluo de 1910-1917. Paz, nascido em 1914, tinha seis anos, seguiu o pai e passou a viver na imensa colnia de desterrados polticos hispano-americanos de Los Angeles. Em suas palavras:
Tinha seis anos, e no falava uma s palavra de ingls. Lembro vagamente do primeiro dia de aula: a escola com a bandeira dos Estados Unidos, a classe sem decorao, as carteiras, os bancos duros e meu susto diante da ruidosa curiosidade de meus colegas e o sorriso amvel da jovem professora, que procurava aplac-los. Era uma escola angloamericana e apenas dois dos alunos eram de origem mexicana, ainda que nascidos em Los Angeles. Aterrorizado por minha incapacidade de compreender o que me diziam, me refugiei no silncio. Ao fim de uma eternidade chegou a hora do recreio e do lanche. Ao sentar-me na mesa, descobri com pnico que me faltava uma colher; preferi no dizer nada e ficar sem comer. Uma das professoras, ao ver meu prato intacto, me perguntou, com sinais, a razo. Sussurrei cuchara, apontando a do colega mais prximo. Algum repetiu em voz alta: cuchara!. Gargalhadas e algazarra. Comearam as deformaes verbais e o coro das gozaes. O bedel imps silncio, mas na sada, no arenoso ptio esportivo, a gritaria me rodeou. Alguns se aproximavam e me jogavam na cara, com uma cusparada, a palavra infame: cuchara! Um deles me deu um empurro, eu tentei revidar e, imediatamente, me vi no meio de um crculo: diante de mim, com os punhos fechados e em atitude de boxeador, meu agressor me provocava, gritando-me: cuchara! Trocamos golpes at que um bedel nos separou. Ao sair, nos repreenderam. No entendi uma palavra da bronca e voltei para casa com a camisa rasgada, trs arranhes e um olho semi-fechado. No voltei escola por quinze dias; depois, pouco a pouco, tudo se normalizou: eles esqueceram a palavra cuchara e eu aprendi a dizer spoon. (PAZ, 1993, p. 15-18)

A histria, bastante comum nos meios infantis, teve diz ele carter exemplar. Era um aprendizado da diferena e, claro, da intolerncia diante da diferena. E tudo piorou, insiste Paz, na volta para o Mxico, aps dois anos de exlio. Os colegas da nova escola mexicana, uma escola francesa,
Jlio Pimentel. O CTAVIO PAZ
E O LABIRINTO DA

AMRICA L ATINA

416

Dossi

no demoraram para decidir que eu era um estrangeiro. [...] Saber que eu era recm-chegado dos Estados Unidos e minha aparncia cabelos castanhos, pele e olhos claros poderia explicar sua atitude; no totalmente: minha famlia era conhecida em Mixcoac [...] Voltaram os risos e as gozaes [...]. (PAZ, 1993, p. 15-18)

Seguindo os passos da criana que Paz foi, o resultado que


A experincia de Los Angeles e a do Mxico me provocaram pesadelos durante muitos anos. s vezes pensava que era o culpado com freqncia somos cmplices de nossos perseguidores e me dizia: sim, eu no sou daqui nem de l. Ento, de onde sou? Eu me sentia mexicano o sobrenome Paz aparece no pas desde o sculo XVI, dia seguinte da Conquista mas eles no me deixavam s-lo. (PAZ, 1993, p. 15-18)

tripla, alm de exemplar, a condenao para aquele que no igual. O desterro, lembra Paz, um tema recorrente desde a figurao dos filhos de Ado; portanto, seu sentido universal. No entanto, as outras duas condenaes so histricas: o mexicano nos Estados Unidos e o estrangeiro no Mxico. Sob as trs figuras, universais ou histricas, vige o signo da suspeita, daquele que no digno da confiana, porque indecifrvel: vive e funciona segundo outro cdigo. E, destaca Paz, poucas caractersticas mexicanas so to destacadas como a suspeita e a desconfiana. Da a disposio de entender as bases histricas dessa atitude perante o outro. Na origem de O labirinto da solido, portanto, havia questes de toda ordem: do panorama histrico trgico da Guerra Civil espanhola e da Segunda Guerra Mundial experincia individual de uma infncia que, at por no ser incomum em seus problemas, ativou a disposio investigadora do adulto. E, finalmente, a percepo de que havia um trao especfico do mexicano na agudeza da reao ao outro, um conflito interno ao Mxico que precisava ser visto e analisado. Por isso,conclui, escreveu o livro:
Por tudo isso no estranho que, desde minha adolescncia, me intrigasse a desconfiana mexicana. Parecia-me a conseqncia de um conflito interior. Ao refletir sobre sua natureza, constatei que, mais do que um enigma psicolgico, era o resultado de um trauma histrico enterrado nas profundidades do passado. A desconfiana, em viglia perptua, cuida para que ningum descubra o cadver e o desenterre. Essa sua funo psicolgica e poltica. Pois bem, se a raiz do conflito histrica, s a histria pode esclarecer o enigma. [...] Sem me dar conta do que
Histria Revista, Goinia, v. 13, n. 2, p. 411-424, jul./dez. 2008

417

fazia, movido por uma intuio e picado pela memria de minhas trs experincias, quis romper o vu e ver. (PAZ, 1993, p. 21-22)

Os temas e as preocupaes do livro tambm foram ensaiados muitos pelo menos 12 anos antes. Na dcada de 1940, um tero dos artigos que escreveu para o dirio Novedades, da Cidade do Mxico, abordavam a questo da identidade mexicana, compondo uma espcie de pr-histria ou premonio de O labirinto da solido (SANTIAGO, 1997, p. 139). O livro foi escrito em Paris, entre 1948 e 1949, onde Paz vivia desde o final de 1945, ocupando um posto secundrio na Embaixada mexicana. Ele reconhece que a distncia do Mxico e a pouca ocupao no vero de 1949 o ajudaram a redigir a primeira verso da obra nas tardes das sextas, nos sbados e nos domingos e nas demais noites da semana. Escreveu rapidamente: disputava uma corrida comigo mesmo e aguardava, ansioso, o desfecho. A nsia de acabar logo traduzia, diz, a expectativa de que na ltima pgina chegasse revelao. Quem eu iria encontrar no final? Conhecia a pergunta, no a resposta (PAZ, 1993, p. 28-29). REPRESENTAO:
DESLOCAMENTO

&

DUPLICAO

Evidentemente que no havia nenhuma resposta espera. E o que Paz considerou uma vingana contra o Mxico e contra si mesmo, contaminada por uma relao ambgua de amor e de dio, acabou por se converter num livro de histria. Sobre a histria do Mxico, sobre o prprio funcionamento da histria e de seus mecanismos de representao e um livro de histria que no agradou especialmente aos mexicanos. Apesar de uma resenha parcialmente elogiosa recebida do importante intelectual mexicano Jos Vasconcelos, a reao foi, a princpio, silenciosa um silncio eloqente. Apenas seis resenhas da primeira edio apareceram e praticamente se limitavam descrio do livro (SANTI, 1997, p. 154). Trs anos depois, as discordncias apareceram. Em 1953, Juan Hernndez Luna (apud SANTI; 1997, p. 155-156) publicou uma resenha violentssima, em que acusava Paz de escrever contra o Mxico e de desconhecer os verdadeiros mexicanos e privilegiar os que
no gostam de nosso pas, que renegam suas tradies e que se exilam voluntariamente nos Estados Unidos ou na Europa, grupos de solitrios, de derrotados, que jamais podem ser tomados como prottipo da mexicanidadee que Hernndez Luna associa, finalmente, com o mexicano conservador, o mexicano catlico que no d valor tradio reJlio Pimentel. O CTAVIO PAZ
E O LABIRINTO DA

AMRICA L ATINA

418

Dossi

volucionria, cujos anlogos contemporneos seriam o nazista alemo e o fascista italiano, a quem a segunda guerra mundial deixou ss e rfos.

Na prtica, Hernndez Luna, por trs do aparente existencialismo essencialista, apenas pretendia, na boa tradio corporativa da academia, defender seu colega de departamento Samuel Ramos, que ele julgou criticado pelo livro de Paz e era criticado de fato, sem que isso invalidasse a importncia que os estudos de Ramos tiveram para Paz. Incrvel que essas crticas insustentveis luz de uma boa leitura da obra continuam sendo repetidas, ainda hoje, pelos desafetos de Paz e por aqueles que o consideram inimigo ideolgico, principalmente nas academias latino-americanas. O enfurecido nacionalismo da crtica, de alguma forma, comprovou que a tese de Paz, afinal, estava correta como ele mesmo, na expectativa de reaes duras ao livro, advertira, em carta escrita a Alfonso Reyes, em 23 de novembro de 1949 (antes, portanto, da publicao do livro):
No faltar quem use os dentes afiados de sempre e que o acuse de dar as costas ao Mxico. [...] lhe confesso que o tema do Mxico imposto por decreto de algum imbecil convertido em orculo da circunstncia e do compromisso comea a me pesar. E se eu mesmo acabei por escrever um livro foi para me livrar dessa enfermidade que seria grotesca se no fosse perigosa e escondesse um desejo de nivelar tudo. Um pas bbado de si mesmo em uma guerra ou em uma revoluo pode ser um pas so, recheado de essncia ou em busca dela. Mas essa obsesso na paz revela um nacionalismo torto, que desemboca em agresso, quando se forte, e em narcisismo e masoquismo, quando se miservel, como ocorre conosco. [...] Ou para dizer mais claramente: temo que, para alguns, ser mexicano consiste em algo to especial que nos nega a possibilidade de sermos homens, a seco. E lembro que ser francs, espanhol ou chins so apenas maneiras de ser algo menos que o francs, o espanhol ou o chins. (PAZ apud SANTI, 1997, p. 150-151)

A segunda edio, embora tenha sido mais lida e melhor recebida, no deixou de sofrer ataques fortes. Emmanuel Carballo, co-diretor da Revista Mexicana de Literatura, chamou o livro de obra imprecisa, sinuosa, relampejante e, talvez, nociva [...] uma mescla mal digerida de sociologia, psicologia, histria e poesia, em que o sofisma se justape verdade, objetividade uma subjetividade extrema e delirante (apud SANTI, 1997, p. 161). Paz reagiu s crticas e confirmou sua constatao de que a intelectualidade mexicana padecia de um nacionalismo ferrenho, que lhe impedia diagnosticar a crise da nacionalidade. Por isso, os temas do livro
Histria Revista, Goinia, v. 13, n. 2, p. 411-424, jul./dez. 2008

419

partiam do reconhecimento crtico da postura dos mexicanos perante o nacional: a vergonha de ser mexicano, a conscincia da festa como ritual sagrado, a cortesia como simulao, o resgate necessrio do passado histrico e do legado religioso, a postulao de uma futura revelao (SANTI, 1997, p. 136). O nacionalismo dessa inteligncia, que silenciou ou reagiu com aspereza, era fundado na idia da revoluo redentora e na crena de um futuro prdigo. A esto as duas matrizes de que Paz trata nO Labirinto da solido: a celebrao idealizada do futuro e o peso da tradio da revoluo de 1910 na memria histrica e na cultura poltica mexicanas. Nelas que baseou sua representao do Mxico e da suposta mexicanidade. Porque o livro , desde a primeira linha, precisamente isso: um esforo de representao da inclusive rechaar, de maneira decisiva, qualquer discurso essencialista ou ontolgico acerca da identidade mexicana. Ao que tudo indica, o livro foi concebido inicialmente como um romance escrito nos primeiros anos parisienses e jamais publicado. Segundo o prprio Paz (1993, p. 145-146), era um pastiche de D. H. Lawrence e suas apaixonadas reflexes acerca das relaes entre os sexos. A opo pela ensastica, no entanto, no implicou o descarte completo das estratgias romanescas ou, mais amplamente, ficcionais. Certas palavras ou idias, bastante repetidas nos oito ensaios, acentuam a influncia lawrenciana e a disposio para a fico: sangue, por exemplo, ou o erotismo tomado como forma de religiosidade, mais do que prazer ou anseio de liberdade (PAZ, 1993, p. 148). O ensaio literrio como forma de representao e decorrente indagao das nacionalidades no nasceu, evidentemente, com Paz. O impacto dos recursos ficcionais, tampouco. Numa listagem arbitrria e rpida, poderamos lembrar do importantssimo Facundo, de Domingo Faustino Sarmiento (1845), ou de obras pouco anteriores de Paz: Radiografia do pampa, de Ezequiel Martnez Estrada (1933), Casa grande e senzala, de Gilberto Freyre (1933) e, principalmente, Razes do Brasil, de Srgio Buarque de Holanda (1936). Em todos eles e tambm no Labirinto representar se divisa lembra Santiago com desterritorializar. Santiago vai ainda mais longe e destaca outro sentido, gramaticalmente apropriado: duplicar (SANTIAGO, 2006, p. 20). Foram muitos os deslocamentos ou as duplicaes operados por Paz. Em primeiro lugar, Paz circulou entre precursores que incorporou em suas andanas pela geografia e pelas bibliotecas. H traos do surrealismo que o marcou fundamente (sobretudo a partir de sua visita Espanha, em 1937, e de sua estadia parisiense), juntamente com indagaes trazidas da
Jlio Pimentel. O CTAVIO PAZ
E O LABIRINTO DA

AMRICA L ATINA

420

Dossi

psicanlise: o prprio conceito de revolta que empregou (re-volta) deve bastante ao universo psicanaltico. Paz manteve distncia do contexto existencialista francs em que escrevia, mas incorporou a questo existencial no sentido estrito da estranheza e do desassossego. Dialogou com o marxismo e recorreu estrategicamente a algumas de suas chaves interpretativas principalmente no diagnstico da dependncia da condio moderna da Amrica e nas consideraes sobre identidades coletivas (em Os filhos da Malinche). Nunca, porm, assumiu seu privilgio ao coletivo, mantendo-se voltado discusso do olhar incomparvel de cada experincia individual. A duplicao se manifesta tambm na capacidade de combinar, numa mesma sintonia, temas (s) aparentemente incompatveis: o advento da modernidade e a evocao da tradio duas questes constantes da obra de Paz. essa disposio de trazer o passado para o presente que explica alm das questes familiares sua defesa categrica do zapatismo como possuidor da verdade profunda da revoluo de 1910: o zapatismo teria conseguido, em sua tica, algo que os demais grupos revolucionrios no puderam ou no quiseram atingir: o reconhecimento do passado como tempo de fundao e da revoluo como momento de reinveno do Mxico. Dessa forma, Paz traduzia um repertrio de possibilidades sociais e culturais para o mexicano e permitia compatibilizar o cenrio crtico da modernidade com o peso da tradio pr-colombiana, resultando numa modernidade peculiar. Assim se d o decisivo trnsito entre histria e fico porque O labirinto recupera o passado mexicano desde o mais distante possvel, anterior conquista europia para localizar os traos persistentes no mexicano. Quando a histria chega cena principal, Paz coordena e sincroniza, na interpretao, os vrios tempos de formao do Mxico. Consegue, assim, atravessar os sculos de colonizao, a luta pela independncia, os conflitos entre conservadores e liberais do XIX, a revoluo de 1910 e a hegemonia ilegtima do PRI nas dcadas que se seguiram Constituio de 1917 e derrota das revolues camponesas. Nesse passo, a histria recuperada no a madre de la verdad; sua contraface: o exerccio da interpretao e Paz o desenvolve atravs dos personagens que evoca para notar no o mexicano essencial supostamente visvel em algum espelho enterrado ou na identificao de uma nova e privilegiada raa ou cultura , mas o mexicano mvel, variado, de constituio instvel e desigual: o mexicano com suas inmeras e sucessivas mscaras. o pachuco figura que abre o livro e: oscila com violncia e sem compasso, como um pndulo que perdeu a razo (PAZ, 1984, p. 17-18). designado
Histria Revista, Goinia, v. 13, n. 2, p. 411-424, jul./dez. 2008

421

por uma palavra de significado impreciso e de origem incerta. Deslocado na geografia e na cultura, tenta afirmar uma personalidade peculiar para responder hostilidade que enfrenta no mundo que no o seu e o que supe ser (ou ter sido) seu j no o mais:
Perdeu toda sua herana: lngua, religio, costumes, crenas. Resta-lhe apenas um corpo e uma alma intemprie, inerme diante de todos os olhares. Seu disfarce o protege e, ao mesmo tempo, o destaca e isola: esconde-o e exibe-o. [...] Por caminhos secretos e arriscados o pachuco tenta ingressar na sociedade norte-americana. Mas ele mesmo veda este acesso. Desligado da cultura tradicional, o pachuco se afirma um momento como solido e desafio. Nega a sociedade da qual procede e a norte-americana. O pachuco se lana para o exterior, no para se fundir com o que o cerca, mas para desafiar. Gesto suicida, pois o pachuco no afirma nada, no defende nada, exceto a sua exasperada vontade de no ser. (PAZ, 1984, p. 20)

O pachuco, esse deserdado, existe, portanto, num impasse: o da desterritorializao e por isso se divide e se duplica em dois mundos e em ambos igualmente irreais e mticos se anula. O mesmo ocorre por trs da terrvel e rancorosa designao como filhos da Chingada mtica figura materna associada ao sofrimento e violao, representao possvel da conquista, com sua carga de brutalidade e de abertura fora. E, claro, da assumpo como filhos da Malinche que, na linha reversa e complementar da figura da Chingada, revela a entrega ao dominador: a Malinche foi a amante de Cortez e passou a designar depreciativamente os mexicanos que se abrem ao exterior. Ser filho da Chingada identificar-se na violncia e no fechamento intil; ser filho da Malinche abrir-se sem reservas (PAZ, 1984, p. 81). Na confluncia das duas a me duplicada o contnuo contraste que a formao desigual deu ao mexicano. Ou, ainda, nos dois mexicanos: o que celebra a festa e nela se transforma e o homem reservado do quotidiano reunidos no terceiro ensaio do livro. Pachuco, Chingada, Malinche: so todas figuras arquetpicas que revelam a duplicidade e inscrevem a histria essa histria recuperada na esfera do mito. Porque o principal trnsito realizado por Paz em O labirinto da solido o que permite aproximar a histria do mito e, por ele, da poesia. tambm o mecanismo literrio ou a mquina textual (SANTIAGO, 2006, p. 34ss) que permite ampliar a explicao histrica e retomar preocupaes com a interpretao histrica manifestas em textos anteriores de Paz: Para complet-la preciso buscar uma metahistria: a imaginao
Jlio Pimentel. O CTAVIO PAZ
E O LABIRINTO DA

AMRICA L ATINA

422

Dossi

crtica que interprete mais alm da histria como o mito ou o inconsciente; essa mesma interpretao potica da histria que o jovem poeta havia pedido uma dcada antes (SANTI, 1997, p. 192). Em sua modernidade peculiar, o Mxico repassa os mitos que o fundaram e averigua sua adequao ao presente, alm de projet-los ao futuro essa, inclusive, a constatao de Paz, ao final do sexto ensaio, acerca da capacidade da revoluo de 1910 de produzir e prolongar sua densa mitologia, fazendo com que seus heris prossigam galopando pelos campos ou cruzando, nos clebres trens de campanha, o territrio nacional. o repertrio mtico que oferece a possibilidade de identificao nenhuma identidade naturalizada, mas aquela constituda poeticamente em meio histria tambm poeticamente narrada, que remete sempre ao pessoal, experincia irrecupervel, mas passvel de ser plasmada na representao que tambm confisso de uma solido e da perspectiva de comunho. DENTRO
DO LABIRINTO

Diferentemente de tantos intelectuais mexicanos publicamente comprometidos com o sonho da revoluo a que j havia ocorrido ou a que se acreditava que ainda viesse a ocorrer , Octavio Paz no se limitou, no horrvel dois de outubro de 1968, aos abaixo-assinados ou aos discursos inflamados. Estava na ndia, como representante diplomtico mexicano, quando soube que tropas do exrcito haviam aberto fogo contra cerca de dez mil pessoas, reunidas num protesto na Plaza del Tlatelolco (ou de las Tres Culturas). O saldo, nunca calculado com preciso, foi de pelo menos 300 mortos e milhares de presos e feridos. Paz escreveu um amargo poema sobre as Olimpadas que se iniciariam poucos dias depois na mesma Cidade do Mxico e enviou s autoridades diplomticas sua renncia ao posto que ocupava e carreira. O Postdata a O labirinto da solido, de 1970 partiu exatamente dessa tragdia para olhar com amargura a atualidade do livro de 1950. O gesto, de bvia coragem pessoal e de estrita coerncia intelectual, normalmente esquecido, principalmente por aqueles que criticaram sua premiao em 1990 com o Nobel e o acusam por no ter endossado a retrica de defesa de ideais revolucionrios-nacionalistas os mesmos que Paz questionara j na primeira edio de O labirinto da solido e que prosseguiria criticando quando, nos ltimos anos de vida e em meia dzia de artigos (estes, sempre lembrados, embora raras vezes lidos), recusou a empolgada e superficial celebrao do movimento neozapatista de Chiapas.
Histria Revista, Goinia, v. 13, n. 2, p. 411-424, jul./dez. 2008

423

A questo de Paz no era a revoluo pelo menos no a revoluo de 1910, pelo que foi ou pelo que se construiu em torno dela na farta literatura e nos desdobramentos poltico-partidrios que dominaram o Mxico at o umbral do sculo XXI. Era a crena num futuro idealizado e esttico que, embora supostamente sustentado na histria, era, na prtica, sua negao. Paz insistia na necessidade de perceber a integrao entre histria e fico, entre mito e poesia. Era sua resposta crise da modernidade e dificultosa identificao do latino-americano. Queria olhar o mexicano em movimento no tempo, no espao, na histria e assim perceber os caminhos que o levaram, e, em boa medida, os demais latino-americanos, ao labirinto no qual insistimos em ficar presos.
OCTVIO PAZ AND THE LABYRINTH OF LATIN AMERICA ABSTRACT: When retaking the biographical trajectory of Octvio Paz, as well as when alluding to the context of writing, of publication and of the new editions of O labirinto da solido, it is intended to discuss the importance of the identity question in Latin America, in a general way , and in Mexico, in a particular way. Following the effort of representation of the mexican in the cited work, is sought to reevaluate the critics directed to Pazs text, considering the moment of his writing for the direct link to an identity desire, at the same time, constant and in transformation. KEY-WORDS: Identity, Octvio Paz, Mexico.

FONTES
PAZ, Octavio. O labirinto da solido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. PAZ, Octavio. Itinerario. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1993. PAZ, Octavio. Discurso de recebimento do Prmio Nobel de Literatura de 1990. Disponvel em: <http://nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/1990/pazbio.html>. Acesso em: 15 jul. 2008, s 11 horas.

REFERNCIAS
CHIAMPI, lrlemar. O realismo maravilhoso. So Paulo: Perspectiva, 1980. JARDIM, Eduardo. A duas vozes: Hannah Arendt e Octavio Paz. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007. MARQUES, Luiz. O modelo e a imagem. Revista Bravo, n. 47, So Paulo, ago. p. 1315, 2001. SANTIAGO, Silviano. As razes e o labirinto da Amrica Latina. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
Jlio Pimentel. O CTAVIO PAZ
E O LABIRINTO DA

AMRICA L ATINA

424

Dossi

SANTI, Enrico Mario. El acto de las palabras. Estudios y dilogos com Octavio Paz. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1997. VASCONCELOS, Jos. Octavio Paz y El laberinto de la soledad. In: SANTI, Enrico Mario (Org.). El laberinto de la soledad. Edicin conmemorativa del 50 aniversario. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 2000. v. 2. ZEA, Leopoldo. Amrica Latina: longa viagem para si mesma. Amrica Latina Cadernos, n. 1, So Carlos, 1982.

Histria Revista, Goinia, v. 13, n. 2, p. 411-424, jul./dez. 2008

You might also like