You are on page 1of 2

Anlise das Abordagens Metodolgicas

Disciplina do Currculo: Matemtica

Complexos temticos Conforme o Documento Base do Proeja, uma das perspectivas do complexo temtico o de permear temas atravs dos quais se possam ministrar com eficincia e exatido os contedos a fim de torn-los significativos no processo ensino-aprendizagem. Ademais, necessrio tambm que os mesmos estejam interligados ao cotidiano dos alunos envolvidos no processo, buscando mostrar a ligao do que aprendem com o que vivenciam. Na matemtica, devem abranger os contedos, permitindo anlises matemticas e eventuais clculos, principalmente quando os mesmos esto diretamente ligados ao curso de formao profissional. considervel que os temas possibilitem o contnuo aprendizado durante todo o curso, dando suporte informativo e ampliando o conhecimento de forma a contribuir no futuro profissional.

Esquemas conceituais Trabalhar conceitos em prol do ensino-aprendizagem uma forma de construir conhecimento terico para aqueles que dele necessitam. No campo das exatas, como na Matemtica, que por diversas vezes seus contedos so abstratos ou implcitos, necessrio usar do complexo temtico todo e qualquer tema que permita explicar de forma sucinta o que o conceito define. importante tambm relacion-los como outras reas para que se torne aplicvel e explcito em sua compreenso. A contextualizao na matemtica faz com que esse tipo de informao o conceito alcance sua compreenso e veracidade.

Resoluo de problemas A resoluo de problemas uma das concepes no campo da Educao que auxilia no desenvolvimento da aprendizagem. So muitas as investigaes e tentativas que se desenvolveram para estabelecer uma

cultura de resoluo de problemas nas salas de aula, principalmente, da matemtica. Existem problemas que servem para introduzir um tema matemtico. Ao lanar um problema, o docente deve dar suporte informativo para que o discente consiga compreender o que se exige e necessariamente, exemplificar uma situao cotidiana que se assemelha a proposta na atividade. Esses problemas, quando lanados em uma turma de Educao Profissional, devem ao mximo estar ligados a profisso, preparando-os para os futuros desafios profissionais.

Dilemas reais da sociedade Os dilemas da sociedade por mais complexos ou simples, contribuem em sala de aula a levantar ideais, sugestes, concepes e concluses que evidentemente contribui na formao do cidado como ser crtico e construtivo. Trazendo para o campo da Matemtica, o que se passa na sociedade, transmitido a ns por meios de informaes estatsticas e/ou grficas contribui para o desenvolvimento de contedos matemticos voltados, por exemplo, a estatstica. O professor, ao apresentar em sala uma situao vivida pela sociedade, dever permitir a interligao entre o conhecimento construdo pelo discente e confront-los com os seus e da sociedade. Na Educao Profissional favorece no desenvolvimento do aluno enquanto construtor, questionador e observado do conhecimento.

reas de conhecimento As reas de conhecimento abordadas no Documento de Base do Proeja esto diretamente ligadas s disciplinas trabalhas em sala de aula, todas com suas especificidades e ligaes interdisciplinares. Na matemtica, a rea de conhecimento da Cincia e Tecnologia a que mais se aproxima da disciplina, pois trabalha com questes e questionamentos voltados aos clculos matemticos. Na Educao Profissional, essa rea de conhecimento ganha destaque por estar diretamente ligada os mecanismos e instrumentos de aprendizagem que permitem o desempenho nas disciplinas especficas que do conhecimentos necessrios ao fazer profissional.

You might also like