You are on page 1of 8

Estudos de Psicologia, 18(2), abril-junho/2013, 335-342

Concepes de juventude e poltica: Produo acadmica em peridicos cientficos brasileiros (2002 a 2011)
Universidade Federal de Santa Catarina

Ktia Maheirie Apoliana Regina Groff Gabriel Bueno


Psiclogo

Universidade Federal do Sul de Santa Catarina

Dmaris Oliveira Batista da Silva Flora Lorena Mller


Psicloga

Universidade Federal de Santa Catarina

Laura Kemp de Mattos

Resumo
O objetivo deste trabalho foi mapear a produo acadmica sobre Juventude e Poltica em peridicos brasileiros de 2002 a 2011, colocando em cena o modo pelo qual o jovem vem sendo apresentado nestas produes, e como a poltica vem sendo significada no mbito da juventude contempornea. Trata-se de uma pesquisa bibliogrfica, utilizando a Biblioteca Eletrnica do SciELO (Scientific Electronic Library Online) como base de dados. Neste trabalho, trataremos um total de 33 artigos, sendo 16 da unidade temtica Formao do Sujeito Poltico, 13 que abordam Juventude e Participao Poltica e quatro acerca das Contribuies tericas sobre juventude e poltica. Os resultados nos trazem cinco categorias de anlise para o conceito de juventude e quatro categorias de anlise do conceito de poltica, as quais se constituem hegemnicas, mostrando maiores e menores graus de complexidade.
Palavras-chave: pesquisa bibliogrfica; juventude; sujeito poltico; participao poltica.

Abstract
Conceptions of youth and politics: Academic production in Brazilian journals (from 2002 to 2011). The aim of this study was to map the academic production on Youth and Politics in Brazilian journals from 2002 to 2011, putting into play the way the young man is being presented in these productions, as well as the policy has been signified in the context of contemporary youth. It is a literature search using the Electronic Library of the SciELO (Scientific Electronic Library Online) as a database. In this work, we will treat a total of 33 articles, 16 of thematic unity Formation of Political Subject, 13 addressing Youth and Political Participation and 4 about the theoretical contributions on youth and politics. The results bring us five categories of analysis for the concept of youth and four categories of analysis of the concept of politics, which constitute hegemonic, showing greater and lesser degrees of complexity.
Keywords: bibliographic research; youth; political subject; political participation.

Resumen
Concepciones de la juventud y de la poltica: La produccin acadmica en revistas cientficas brasileas (2002-2011). El objetivo de este estudio fue correlacionar la produccin acadmica sobre la juventud y poltica en revistas brasileas desde 2002 hasta 2011 poniendo en juego la forma en que el joven se presenta en estas producciones, y de que manera la poltica se ha manifestado en el contexto de la juventud contempornea. Este estudio se caracteriza por una investigacin bibliogrfica, en que la base de datos utilizada fue la Biblioteca Electrnica de la coleccin SciELO (Scientific Electronic Library Online). En este trabajo, vamos analizar un total de 33 artculos, 16 de los cuales se refieren a la unidad temtica de Formacin del Sujeto Poltico, 13 sobre Juventud y Participacin Poltica y 4 de las concepciones tericas sobre la juventud y la poltica. Los resultados indican cinco categoras de anlisis para el concepto de juventud y cuatro categoras de anlisis de la concepcin de la poltica que se constituyen hegemnicas, revelando mayor o menor grado de complejidad.
Palabras clave: investigacin bibliogrfica; juventud; sujeto poltico; participacin poltica.

ISSN (verso eletrnica): 1678-4669

Acervo disponvel em: www.scielo.br/epsic

336

K. Maheire, A.R. Groff, G. Bueno, L.K. Mattos, D.O.B. Silva, & F.L. Mller elas um eixo voltado para a insero dos jovens nos grandes centros urbanos (p.63). Os caras-pintadas, no incio dos anos 90, afetaram a histria poltica do pas com mobilizaes nas ruas contra a corrupo e pelo o impeachment do presidente Collor. Sobre esta dcada, Borelli e Oliveira (2010) apontam que comportamentos e estilos juvenis, tidos como contestadores, marcam as tendncias das pesquisas acadmicas nos anos noventa (p. 64); h tambm neste perodo um grande nmero de estudos em torno das polticas pblicas voltadas juventude; e a diversificao nas produes em torno da temtica juvenil neste perodo deu condies para emergncia de uma concepo de juventude no plural (Borelli & Oliveira, 2010). J os primeiros anos de 2000 so apontados pelas autoras como um perodo que mobilizou os jovens brasileiros por meio dos encontros do Frum Social Mundial. Os trs primeiros encontros aconteceram no Brasil, na cidade de Porto Alegre/RS e tiveram como marca a heterogeneidade de participantes e de movimentos como, por exemplo, grupos feministas, ecologistas, de direitos humanos, estudantis, dentre outros (Borelli & Oliveira, 2010). Boghossian e Minayo (2009) em uma reviso de literatura lngua inglesa e portuguesa entre 1997 e 2007 sobre participao juvenil, constataram na produo bibliogrfica deste perodo dois aspectos predominantes: o baixo engajamento poltico e a emergncia de novas formas de participao. Estes aspectos se aproximam das literaturas pesquisadas por Borelli e Oliveira (2010) j na dcada de 80, o que nos aponta indcios de um processo de mudana na forma de participao dos jovens na esfera poltica que vem acontecendo pelo menos h 20 anos. Tal transformao implica em compreender, talvez, no a falta de participao, mas as novas formas de fazer poltica, de constituir coletivos e de se fazer ver e ouvir, nos mais diferentes contextos. E como ressaltam Boghossian e Minayo (2009) jovens de diferentes pases tem combatido os preconceitos que os afetam por meio de expresses e conexes que se multiplicam na arte, no pensamento ecolgico, no campo da espiritualidade e na valorizao da diversidade e do pluralismo social. (p. 421) Como nosso intuito o de compreender a relao entre juventude e poltica em peridicos brasileiros dos anos 2002 a 2011, este olhar retrospectivo e atual proporcionado pelos trabalhos aqui citados nos ajuda a analisar e problematizar as concepes de juventude, de poltica e de participao na literatura aqui pesquisada.

ste trabalho visa mapear a produo acadmica sobre Juventude e Poltica em peridicos brasileiros de 2002 a 2011, colocando em cena o modo pelo qual o jovem vem sendo apresentado nestas produes, e como a poltica vem sendo significada no mbito da juventude contempornea. Nesta direo, algumas questes movimentam este trabalho: Juventude e Poltica, que conhecimentos tm sido produzidos em peridicos brasileiros em torno desta interface nos ltimos 10 anos? Que metodologias vm sendo utilizadas nas pesquisas e estudos? Que concepes de Juventude e de Poltica circulam nestas produes? Borelli e Oliveira (2010) analisam as prticas polticas dos jovens no Brasil e o campo terico e as escolhas metodolgicas das investigaes sobre juventude no perodo de 1960 a 2000. Nos anos sessenta, segundo as autoras, a juventude colocada como um segmento de forte participao poltica e conectada militncia estudantil, sendo que nesta dcada os jovens aparecem como protagonistas de aes culturais significativas que marcaram este perodo no pas de forma emblemtica em sua histria. Borelli, Rocha, Oliveira e Lara (2009) tambm apontam que:
(...) a produo acadmica brasileira na dcada de 1960 contribuiu para disseminar, no campo do conhecimento, uma noo de juventude que, de fato, se restringe a um segmento bastante especfico da populao juvenil; nada a ver com o jovem, trabalhador/estudante das camadas subalternas, ou dos adolescentes e jovens dos ensinos primrios e secundrios, ou mesmo de jovens vivendo fora da escola. (p.378)

Isto , o segmento juvenil militante dos anos 60 eram, sobretudo, estudantes universitrios de classe mdia e alta. E na dcada de setenta, ainda permanece nas produes acadmicas a associao entre juventude, condio de estudante e prticas polticas, mas agora a juventude encontra-se correlacionada a outras temticas, tais como urbanizao, lazer e educao (Borelli & Oliveira, 2010, p.63). No entanto, neste perodo algumas produes apontam para um esvaziamento do campo poltico por parte da juventude, onde certa apatia era vivida em comparao com os anos de efervescncia da dcada anterior e com isso, os anos 70 se caracterizaram como tempos de vazio poltico e cultural, de carncia de participao, de ausncia de projetos de interveno e de projeo para o futuro, marcos histricos imprescindveis na caracterizao da dcada anterior (Borelli et al., 2009, p.379). Apesar de no incio dos anos 80 a juventude ter realizado significativas mobilizaes em torno do voto direto para presidente, s produes acadmicas desta dcada apontam para uma retrao dos movimentos estudantis e, com isso, ocorre uma fragmentao temtica e conceitual sobre juventude devido busca de pesquisadores e estudiosos em compreender as razes da falta de participao poltica dos jovens (Borelli & Oliveira, 2010). Sobre a retrao na participao dos jovens na esfera poltica, Borelli e Oliveira (2010) ainda explicam que a produo acadmica revela um deslocamento dos jovens dos espaos mais institucionalizados de aes polticas, para formas de subjetivaes e aderncia s micropolticas do cotidiano, entre

Mtodo
A pesquisa que envolveu a produo deste artigo caracterizou-se como bibliogrfica. Seu objetivo foi mapear e discutir o estado do conhecimento da produo acadmica sobre juventude e poltica divulgada em peridicos cientficos brasileiros entre 2002 e 2011. Optamos pela Biblioteca Eletrnica do SciELO (Scientific Electronic Library Online) como base de dados. A pesquisa no SciELO foi realizada no ms de agosto de 2012 com os seguintes descritores: jovem e poltica; jovens e poltica; jovem e polticas; jovens e polticas; juventude e poltica; juventudes e poltica; juventude e polticas; juventudes

Concepes de juventude e poltica e polticas. Encontramos 236 artigos, sendo que, dentre estes, 63 estavam repetidos. Selecionamos ento, os 173 artigos1 para serem inicialmente analisados por meio da leitura dos ttulos, resumos e palavras-chave. Numa primeira leitura, foram excludos 76 artigos a partir dos seguintes critrios: artigos que utilizam o descritor jovem e/ou juventude para se referir a uma faixa etria ou categoria investigada sem, no entanto, problematiza-la no campo poltico que o concerne; artigos com o descritor poltica mas que no relacionam s discusses em torno da juventude; resumos de teses e dissertaes; resenhas de livros. Foi realizada a leitura do texto integral dos 97 artigos restantes, sendo os mesmos caracterizados em relao aos seguintes aspectos: a) titulao e instituio dos autores, ano de publicao e rea de concentrao dos peridicos; b) tipo de produo a que o artigo se refere, mtodo e referencial terico, objetivos, resultados e concluses, concepes de juventude e de poltica. Com esta leitura, verificamos a necessidade de excluir outros seis artigos por conta de serem textos que, apesar de enunciarem no resumo que tratariam das temticas juventude e poltica, estas no eram trabalhadas. Os 91 artigos restantes foram agregados em quatro unidades temticas de anlise, criadas posteriormente a leitura dos mesmos, sejam elas: Juventude e Polticas Pblicas; Formao do Sujeito Poltico; Juventude e Participao Poltica; Contribuies Tericas sobre Juventude e Poltica. No entanto, s informaes sobre o tipo de produo, mtodo e referencial terico, objetivos, resultados e concluses, concepes de juventude e de poltica sero apresentados somente aos artigos vinculados s trs ltimas unidades mencionadas acima, pois a temtica Juventude e Polticas Pblicas por englobar um total de 58 artigos ter sua discusso exposta em publicao especfica. Desta forma, quanto s reflexes que seguem, estas refletem as anlises realizadas com um total de 33 artigos, sendo 16 artigos da unidade temtica Formao do Sujeito Poltico, 13 artigos que abordam Juventude e Participao Poltica e quatro sobre Contribuies tericas sobre juventude e poltica. Porm, quanto aos dados relativos titulao e instituio dos autores, ano de publicao e rea de concentrao dos peridicos sero apresentados o resultado dos 91 artigos analisados.

337

Figura 1 Ano de Publicao dos Artigos.

Figura 2 reas de concentrao dos principais peridicos analisados. publicados. Foram encontrados ainda quatro trabalhos em peridicos de Estudos de Gnero, trs em peridicos de esportes e dois em peridicos de Estudos Populacionais. Compem a categoria Outros, dois trabalhos de reas diferentes: um de Servio Social e outro de Estudos Afro-Asiticos. No que tange a titulao dos 190 autores dos artigos, destaca-se a prevalncia de Doutores. Encontramos 127 autores doutores, 27 mestres e 16 doutorandos. Observa-se ainda que quatro autores so mestrandos, 12 com ensino superior completo e quatro graduandos. E quanto s reas de titulao destes, encontramos 56 autores da rea da psicologia, seguidos por 49 autores da rea da educao. H 34 trabalhos de autores das cincias sociais e 28 das cincias da sade. Outras reas como economia, administrao e educao fsica, por exemplo, somadas correspondem a 10% das titulaes dos autores. Foram ainda encontrados trs autores cuja titulao no foi identificada. Em relao s instituies nas quais os autores esto vinculados, pode-se verificar que grande parte delas so universidades. A Figura 3 apresenta as instituies que tiveram mais de trs trabalhos vinculados. Destaca-se a Universidade de So Paulo com 17 autores dos artigos analisados, seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com nove trabalhos, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense com oito artigos cada. Outros 31 artigos analisados so vinculados a instituies com menos de 10% dos autores, tais como as

Resultados
Os 91 artigos publicados sobre juventude e poltica entre 2002 e 2011 esto apresentados de acordo com o ano de publicao na Figura 1. Encontramos apenas um artigo publicado em 2002 e oito trabalhos em 2006 sobre a temtica investigada. Assim, observase um crescimento significativo do nmero de artigos a partir de 2007. Destaca-se 2008 com 17 publicaes e 2009 com 16 publicaes. Nos anos de 2010 e 2011 pode-se observar uma ligeira diminuio: foram encontrados 12 artigos para cada ano. Com relao aos peridicos em que os artigos foram publicados, observa-se na Figura 2 uma prevalncia de trabalhos na rea da Educao com 28 artigos no total. Em seguida destacam-se os peridicos relacionados s Cincias Sociais com 21 trabalhos e Psicologia com 20 artigos. A rea da Sade tambm aparece em destaque com 11 artigos

338

K. Maheire, A.R. Groff, G. Bueno, L.K. Mattos, D.O.B. Silva, & F.L. Mller

Figura 3 Principais Instituies. Universidades Federais de Santa Catarina, de Gois, Braslia, do Paran, de Minas Gerais e Universidades Estaduais de Campinas e do Rio de Janeiro e a Universidade Catlica de Pelotas. Esse conjunto de informaes possibilita afirmar: o crescente interesse dos pesquisadores pela temtica juventude e poltica; que as universidades configuram-se como lcus privilegiado de produo de conhecimentos no Brasil; a concentrao da produo em instituies das regies sul e sudeste do pas; a consonncia das reas de concentrao dos peridicos bem como das reas de titulao dos autores que produzem conhecimentos sobre a interface juventude e poltica, a saber, Psicologia, Educao, Cincias Sociais e Sade. de emergncia, de produo e os discursos sobre os jovens de periferia por meio do pensamento arqueolgico de Michel Foucault (Schwertner, 2007). Afirmam utilizar como estratgia metodolgica entrevistas trs outros artigos: Ribeiro (2007) analisou dados de 1149 entrevistas tipo survey realizadas com jovens brasileiros de 15 a 25 anos visando avaliar o impacto das instituies democrticas sobre estes. Pesquisa de opinio a partir de entrevistas e grupos de dilogo foi realizada por Dayrell, Gomes e Leo (2010) com 1000 jovens na faixa etria de 15 a 24 anos, visando analisar as representaes juvenis sobre a participao social e discutir o papel da escola como fomentadora dessas experincias participativas. Damico e Meyer (2010), por sua vez, entrevistaram 10 jovens com idades entre 17 a 30 anos da periferia de Paris para analisar os processos de constituio de identidades juvenis masculinas naquele contexto. As discusses e anlises fundamentaram-se nos estudos de gnero, em teorias ps-estruturalistas, na antropologia poltica e nas contribuies de Michel Foucault. Questionrios foram utilizados em outra pesquisa referida como survey, realizada com 351 alunos de ensino mdio de Belo Horizonte com o objetivo analisar os fatores ambientais e os atributos individuais que contribuem para a apropriao do conhecimento sobre poltica (Fuks & Pereira, 2011). S, Oliveira, Castro, Vetere e Carvalho (2009), por sua vez, aplicaram 834 questionrios com habitantes do Rio de Janeiro de trs diferentes faixas etrias, sendo 432 jovens de 15 a 21 anos. O objetivo desta pesquisa consistiu em descrever e analisar comparativamente as memrias histricas sobre o regime militar dos jovens, adultos e idosos, tendo como referencial a teoria das representaes sociais. Completam esse conjunto de 16 artigos que versaram sobre a temtica Formao do Sujeito Poltico, sete relatos de pesquisas que mesclaram diferentes procedimentos metodolgicos. Dois desses trabalhos, autodenominados etnogrficos, tiveram como foco: analisar, sob a tica de Michel Foucault, como a conduta sexual de jovens se tornou objeto de investimento poltico

Formao do sujeito poltico


Dentre o conjunto de artigos selecionados a partir dos descritores anteriormente referidos, 16 versaram sobre a temtica Formao do Sujeito Poltico, enfatizando dimenses objetivas e subjetivas constitutivas da condio poltica dos jovens. Dois dos artigos desta temtica consistem em ensaios: um deles pautou-se no dilogo com autores do campo da poltica, como Chantal Mouffe, Hannah Arendt e Ernesto Laclau para discutir a atualidade da noo de socializao poltica (Castro, 2009). O outro ensaio, cujo objetivo consistiu em refletir sobre o sentido poltico da transformao do jovem em estudante, apoiou-se em referencial marxista para dialogar com pesquisas atuais acerca da juventude, em especial naquilo que concerne s suas interpretaes sobre a participao poltica dos jovens e s comparaes que fazem entre diferentes pocas e contextos da poltica estudantil (Mortada, 2009, p.373). Dos 14 artigos cujas discusses pautaram-se em pesquisas de campo, os recursos metodolgicos utilizados foram diversos: documentos, entrevistas, questionrios. Dois artigos analisaram documentos, ambos focando produes estticas, a saber, letras de rap, que teve como objetivo analisar a representao social da mulher no movimento hip-hop sob a tica da teoria das representaes sociais e de gnero (Matsunaga, 2008), e um seriado televisivo, com objetivo de compreender as condies

Concepes de juventude e poltica e instrumento de tecnologia de governo (Altmann, 2007); a outra pesquisa buscou compreender as relaes raciais e de gnero em contextos de pobreza (Pinho, 2007). Ambos estudos foram desenvolvidos com jovens da cidade do Rio de Janeiro e discutiram questes relacionadas sexualidade. Um artigo, de autoria de Lobo e Cassoli (2006), relata uma pesquisa que mesclou entrevistas e observaes para, a partir de Foucault, Nietzsche e Bakhtin, analisar as possibilidades de incluso social de jovens de periferia via artes circenses. Outras duas pesquisas utilizaram entrevistas, anlise de documentos e observaes para discutir as relaes entre jovens, poltica e religio: a primeira objetivou investigar o papel desempenhado pelos jovens em movimentos religiosos diversos (Mariz, 2005); e a segunda, olhou para o modo pelo qual a passagem pelo militantismo poltico em movimentos de juventude catlica (Juventude Universitria Catlica e Juventude Estudantil Catlica) se constituiu em um lcus de socializao importante para os mentores dos primeiros dispositivos que contriburam para a institucionalizao da produo filosfica universitria no Brasil (Ferreira, 2009, p. 113). Outra pesquisa com temtica semelhante foi realizada por Fernandes (2011), na qual a pesquisadora entrevistou 543 jovens evanglicos e 158 jovens catlicos da baixada fluminense, visando analisar as relaes entre juventude, religio e poltica para estes sujeitos. Por fim, Mota (2005) analisou documentos e entrevistas realizadas com professores de sociologia do ensino mdio para, fundamentado em autores da pedagogia crtica, compreender a contribuio do ensino dessa disciplina na formao escolar dos jovens.

339

Juventude e participao poltica


Dos 13 artigos analisados que tratam da temtica de Juventude e Participao Poltica, nove so estudos empricos, um realiza uma anlise de experincia, outro trabalha com anlise de documentos e, ainda, dois so ensaios. Dentre os estudos empricos, o trabalho de Fuks (2011) utilizou uma pesquisa tipo survey, onde foi empregada uma amostra no aleatria de 351 casos, para entender o processo mediante o qual os jovens se tornam cidados participativos (p. 175). Por meio de entrevistas aprofundadas, Moreno e Almeida (2009b) investigam a trajetria de jovens integrantes do Movimento Hip-Hop de Campinas. Tambm utilizando entrevistas e observaes, Moreno e Almeida (2009a) se valem das contribuies de Guillot, Pierre Bourdieu e Michel Offerl, para compreender como se formou uma associao militante integrada por jovens rappers. Vicentin (2011), tendo como referencial o pensamento foucaultiano, realiza um estudo acerca de duas experincias de sofrimento tico-poltico vivenciado por jovens que cumpriam medida de internao. A relao entre esfera pblica e internet foi abordada por Coutinho e Safatle (2009), onde os autores analisaram sites da internet e utilizaram duas pesquisas do IBOPE sobre as fontes de informaes para os eleitores. Pinho (2005), luz das contribuies de Gilles Deleuze, Flix Guattari e Michel Foucault e da anlise de estudos de cunho etnogrfico discutiu a consolidao do brau: uma figura social que habita o mapa das representaes de identidade da Salvador reafricanizada. (Pinho, 2005, p. 127).

Iriart e Bastos (2007) fizeram grupos focais com a participao de 7 a 16 jovens de ambos os sexos e inscritos voluntariamente na pesquisa, alm de entrevista semiestruturada com quatro educadores, coordenadores e/ou tcnicos e ainda entrevistas em profundidade com quatro jovens em diferentes contextos da cidade de Salvador, visando discutir o lugar social dos mesmos e suas (im)possibilidades de construo de rotas de insero legtimas na dinmica social. Florentino (2008), a partir de dados da PNAD 2005 e o ndice de Desenvolvimento Juvenil da UNESCO sobre a caracterizao da juventude de Braslia e dados do TSE sobre o alistamento eleitoral facultativo entre jovens, realiza pesquisa de opinio (quantitativa) e grupos de dilogo (qualitativa) baseados na metodologia Choice Work Dialogue Methodology, objetivando mostrar a relao da juventude brasiliense com a poltica institucional. O artigo de Castro (2008) traz um estudo qualitativo com cerca de 25 jovens, baseado em entrevistas realizadas tanto com jovens militantes de organizaes estudantis e partidos polticos como com aqueles que se engajam no trabalho social voluntrio, com o objetivo de analisar a relao entre juventude e poltica no contemporneo, tendo como foco de discusso o processo de subjetivao poltica. O ensaio de Soares e Petarnella (2009) versa sobre a contribuio de intelectuais franceses para o debate acerca de Maio de 1968. J o ensaio de Wade (2003) possui um carter histrico e analisa os termos frica e negritude atravs da msica popular colombiana das dcadas de 1920 a 1950, bem como a presena de grupos de jovens negros que se identificam com a cultura negra. Os nove artigos pautados em pesquisas empricas tiveram recursos metodolgicos diversos, como entrevistas, questionrios, documentos e articulao com outros estudos de referncia. O artigo de Haddad (2009) realizou uma anlise de documentos relativos a participao da sociedade civil no contexto da VI Conferncia Internacional de Educao de Adultos (CONFINTEA) e as questes trazidas no seu processo preparatrio. O artigo que trata de um relato de experincia (Di Giovanni, 2003) focou na Marcha Mundial das Mulheres no III Acampamento Intercontinental da Juventude o ponto de partida para refletir sobre a construo do movimento de mulheres e do feminismo sob a tica da juventude.

Contribuies tericas sobre juventude e poltica


A partir de uma abordagem materialista histrico dialtica, Canetti e Maheirie (2010) elaboraram uma reviso bibliogrfica sobre juventude e violncia. Contextualizam os conceitos e as condies histricas que os forjaram e, num ensaio crtico, prope pensar as implicaes ticas e polticas de se adotar um ou outro conceito acerca da juventude e da violncia. Na produo do texto, as autoras abordam juventude como sendo uma construo social, e por assim ser, vista de diferentes maneiras conforme os perodos histricos ou sociedades na qual foi analisada (Canetti & Maheirie, 2010, p. 575) e ainda, problematizam que a prpria viso vigente que relaciona juventude s prticas violentas pode ser no natural, mas engendrada nas relaes histrico-culturais. No artigo de Gadea e Scherer-Warren (2005), Touraine analisado e apresentado com o objetivo de considerar suas

340

K. Maheire, A.R. Groff, G. Bueno, L.K. Mattos, D.O.B. Silva, & F.L. Mller hegemnicos (Altmann, 2007; Castro, 2009; Damico & Meyer, 2010; Dayrell et al., 2010; Lobo & Cassoli, 2006; Matsunaga, 2008; Mota, 2005; Pinho, 2007; Schwertner, 2007). De certo modo, estes estudos criticam perspectivas a-histricas e naturalistas de se compreender o ser jovem, sendo a prpria categoria juventude foco de problematizao. J na categoria Jovens e formas de participao poltica, encontramos os estudos de Moreno e Almeida (2009b) que discutem o envolvimento de jovens na militncia poltica e aes coletivas; de Vicentin (2011) que destaca os modos de resistncia dos jovens em medidas de internao; Soares e Petarnella (2009) que enfatizam a participao dos jovens estudantes no Maio de 1968 na Frana; Pinho (2005) tecendo articulaes sobre as questes de gnero envolvidas na figura do brau, e a reinveno de uma visualidade/corporalidade negra (p. 127) em Salvador; Wade (2003) que coloca os jovens negros como sujeitos participantes e produtores da cultura negra na cidade de Cli na Colmbia. Alguns artigos no problematizam o conceito de jovem ou juventude. Nessas produes, o termo jovem utilizado em referncia a uma faixa etria especfica ou como caracterizao de um determinado tempo de vida (Coutinho & Safatle, 2009; Haddad, 2009; Moreno & Almeida, 2009a; Ribeiro, 2007; S et al., 2009). Em relao concepo de poltica foi possvel agrega-los em quatro categorias de anlise: 1) A poltica como campo de luta social marcado por tenses; 2) Poltica como exerccio de poder e dominao via demarcadores sociais; 3) Poltica como campo ideolgico institucionalizado; 4) A poltica como dimenso do vivido, porm no problematizada e/ou conceituada. A primeira categoria congrega estudos que afirmam a poltica como campo de luta social marcado por tenses. As lutas referidas nesses estudos so compreendidas ora como aes coletivas (Castro, 2009; Damico & Meyer, 2010; Dayrell et al., 2010); ora como embates polticos via produo e circulao de discursos (Matsunaga, 2008; Pinho, 2007); ou em sua dimenso micropoltica, destacando as caractersticas estticas dessas lutas (Lobo & Cassoli, 2006; Mota, 2005). J Vicentin (2011) trabalha as questes polticas em termos de biopoltica, destacando a construo de linhas de fuga dos jovens submetidos s medidas de internao. As lutas estudantis e proletrias so o foco do trabalho de Soares e Petarnella (2009) que destacam as tenses entre os marcos sociais estabelecidos e a possibilidade de uma ruptura e construo de novas sociedades. A participao dos jovens nessas lutas referida de modo diferenciado nesses estudos: Damico e Meyer (2010), Castro (2009) e Lobo e Cassoli (2006) destacam os jovens como participantes ativos desse campo de lutas. Dayrell et al. (2010), Mortada (2009), Fuks e Pereira (2011) e Ferreira (2009) enfatizam os espaos institucionais como fundamentais para a aprendizagem e o debate entre os jovens sobre a participao social e as lutas polticas. Um segundo conjunto de textos, agregado na categoria Poltica como exerccio de poder e dominao via demarcadores sociais enfatiza questes de gnero, raa, classe social e/ou sexualidade (Altmann, 2007; Matsunaga, 2008; Moreno & Almeida, 2009a, 2009b; Pinho, 2005; Pinho, 2007; Schwerner,

contribuies acerca de temas como modernidade, democracia, poltica em geral e as mudanas culturais latino-americanas. A partir do estudo de Touraine, as autoras estabelecem possveis compreenses sobre feminismo, movimentos jovens, movimento dos sem-teto, movimento ecolgico, para citar alguns exemplos. Jovem e juventude so citados no texto em diversas manifestaes, e considerados como sujeitos-atores de resistncia no plano das desigualdades econmicas e das discriminaes culturais (Gadea & Scherer-Warren, 2005, p. 44). Hannah Arendt aparece em dois dos quatro artigos aqui considerados como construdos sobre um foco mais terico. Na produo de Csar e Duarte (2010), pressupostos e conceitos de Arendt se fazem o meio pelo qual os autores compreendem fenmenos como a crise da educao, a crise poltica da modernidade e, quanto juventude, propem que as j citadas crises esto contribuindo com a formao de jovens e adultos infantilizados. No artigo de Correia (2010), os aportes de Arendt tambm fundamentam teoricamente o autor nas reflexes sobre a formao poltica, mas considera que a famlia a responsvel pela dimenso privada da formao dos sujeitos, enquanto que escola delegado o papel de corresponder dimenso pblica da educao.

Discusses: Concepes de juventude e poltica


Em relao ao modo como os jovens ou a categoria juventude apresentada nos textos das unidades Formao do Sujeito Poltico e Juventude e Participao Poltica, foi possvel agregalos em cinco categorias de anlise: 1) Jovem como suscetvel aos investimentos que visam sua formao poltica; 2) H uma subjetividade juvenil comum aos jovens contemporneos; 3) Compreenso crtica da categoria juventude ou dos jovens; 4) Jovens e formas de participao poltica; 5) Artigos que no problematizam o conceito de jovem ou juventude. A categoria Jovem como suscetvel aos investimentos que visam sua formao poltica congrega estudos que discutem a juventude como um momento da vida propcio para a formao poltica visando a insero dos jovens na vida pblica. Essa formao destacada nesses estudos, atravs de instituies religiosas (Fernandes, 2011; Ferreira, 2009) e de ensino (Fuks & Pereira, 2011; Mortada, 2009) e a transmisso intergeracional da participao poltica (Fuks, 2011, p. 167) enfatizando que a participao poltica dos pais um elemento decisivo para participao poltica dos jovens. O estudo desenvolvido por Mariz (2005), categorizado em virtude da afirmao de uma subjetividade juvenil comum aos jovens contemporneos, destaca que, apesar dos jovens pertencerem a distintos estratos sociais, compartilham caractersticas sociais em comum decorrentes da afinidade com as experincias radicais contemporneas. A categoria Compreenso crtica da categoria Juventude ou dos jovens congrega a maioria dos estudos da unidade Formao do Sujeito Poltico. Apesar das diferenas em termos de referenciais tericos e metodolgicos de anlise, destacamse nesses estudos a afirmao da condio dos jovens como social e historicamente produzida, nas vivncias em contextos especficos, no embate com posies, lugares sociais e discursos

Concepes de juventude e poltica 2007) com o intuito de dar visibilidade aos modos de subjetivao caractersticos das produes discursivas que enfocam esses demarcadores. Outros estudos afirmam a poltica como campo ideolgico institucionalizado, destacando a posio dos sujeitos em relao ao quadro poltico (S et al., 2009), s formas de governo democrticas ou autocrticas (Ribeiro, 2007), e aos processos de informao envolvidos nas eleies municipais (Coutinho & Safatle, 2009). Aqui temos tambm o artigo de Fuks (2011) que aborda a participao poltica por meio de trs categorias: 1) participao estudantil, 2) participao em aes polticas no eleitorais, 3) participao em organizaes da sociedade civil e, ainda, outro artigo sobre o papel da sociedade civil na defesa do direito humano escolarizao de pessoas jovens e adultas e na implementao de polticas que efetivem esse direito (Haddad, 2009). Por fim, tambm h artigos em que a poltica significada como dimenso do vivido, porm no problematizando e/ou conceituando-a (Fernandes, 2011; Mariz, 2005; Wade, 2003).

341

Referncias
Altmann, H. (2007). A sexualidade adolescente como foco de investimento poltico-social. Educao em Revista, 46, 287-310. Boghossian, C. O., & Minayo, M. C. S. (2009). Reviso sistemtica sobre juventude e participao nos ltimos 10 anos. Sade e Sociedade, 18(3), 411-423. Borelli, S. H. S., & Oliveira, R. C. A. (2010). Jovens urbanos, cultura e novas prticas polticas. Utopa y Praxis Latinoamericana, 50, 57-69. Borelli, S. H. S., Rocha, R. M. R., Oliveira, R. C. A., & Lara, M. R. (2009). Jovens urbanos: aes esttico-culturais e novas prticas polticas. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociale, Niez y Juventud, 7(1), 375-392. Canetti, A. L., & Maheirie, K. (2010). Juventudes e violncias: Implicaes ticas e polticas. Fractal: Revista de Psicologia, 22(3), 573-590. Castro, L. R. (2008). Participao poltica e juventude: Do mal-estar responsabilizao frente ao destino comum. Revista de Sociologia e Poltica, 16(30), 253-268. Castro, L. R. (2009). Juventude e socializao poltica: Atualizando o debate. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(4), 479-487. Csar, M. R. A., & Duarte, A. (2010). Hannah Arendt: Pensar a crise da educao no mundo contemporneo. Educao e Pesquisa, 36(3), 823-837. Correia, A. (2010). Natalidade e amor mundi: Sobre a relao entre educao e poltica em Hannah Arendt. Educao e Pesquisa, 36(3), 811-822. Coutinho, M., & Safatle, V. L. (2009). A internet e as eleies municipais em 2008: O uso dos stios eletrnicos de comunidades na eleio paulistana. Revista de Sociologia e Poltica. 17(34), 115-128. Damico, J. G. S., & Meyer, D. E. (2010). Constituio de masculinidades juvenis em contextos difceis: Vivncias de jovens de periferia na Frana. Cadernos Pagu, (34), 143-178. Dayrell, J., Gomes, N. L., & Leo, G. (2010). Escola e participao juvenil: possvel esse dilogo? Educar em Revista, 38, 237-252. Di Giovanni, J. R. (2003). Jovens, feministas, em movimento: A marcha mundial das mulheres no III acampamento intercontinental da juventude. Revista Estudos Feministas, 11(2), 655-660. Fernandes, S. R. A. (2011) Marcos definidores da condio juvenil para catlicos e pentecostais na baixada fluminense - algumas proposies a partir de um survey. Religio & Sociedade, 31(1), 96-125. Ferreira, D. M. (2009). Educao, militantismo catlico e filosofia no Brasil. Pro-Posies, 20(2), 113-127. Florentino, R. O. (2008). Democracia liberal: Uma novidade j desbotada entre jovens. Opinio Pblica, 14(1), 205-235. Fuks, M. (2011). Efeitos diretos, indiretos e tardios: Trajetrias da transmisso intergeracional da participao poltica. Lua Nova 83, 145-178. Fuks, M., & Pereira, F. B. (2011). Informao e conceituao: A dimenso cognitiva da desigualdade poltica entre jovens de Belo Horizonte. Revista Brasileira de Cincias Sociais, 26(76), 123-143. Gadea, C.A., & Scherer-Warren, I. (2005). A contribuio de Alain Touraine para o debate sobre sujeito e democracia latino-americanos. Revista de Sociologia e Poltica, 25, 39-45. Haddad, S. (2009). A participao da sociedade civil brasileira na educao de jovens e adultos e na CONFINTEA VI. Revista Brasileira de Educao, 14(41), 355-369. Iriart, M. F. S., & Bastos, A. C. S. (2007). Uma anlise semitico-sistmica de diferentes ecologias desenvolvimentais da juventude. Psicologia em Estudo, 12(2), 239-246. Lobo, L., & Cassoli, T. (2006). Circo social e prticas educacionais no governamentais. Psicologia & Sociedade, 18(3), 62-67. Mariz, C. L. (2005). Comunidades de vida no Esprito Santo: juventude e religio. Tempo Social, 17(2), 253-273. Matsunaga, P. S. (2008). As representaes sociais da mulher no movimento hip hop. Psicologia & Sociedade, 20(1), 108-116.

Consideraes
Os artigos analisados aqui neste trabalho tiveram como foco a discusso da interface entre juventude e poltica, ora problematizando uma das categorias, ora problematizando a prpria relao entre elas. Entendemos que o pensamento destes autores muito mais complexo do que aqui pudemos apontar. Por isso, nossa categorizao corre o risco de, ao se analisar a totalidade da produo intelectual de cada um dos autores citados, no se fazer coerente com este ou aquele pensamento. Mas, precisamos alertar que a escrita que partimos aquela que corresponde unicamente escritura das obras consultadas e, neste sentido, a elas que estamos nos referindo. No que se refere a categoria juventude, possvel afirmar que temos dois conjuntos de produo: aqueles que a intitulam apenas como uma faixa etria e aqueles que problematizam seu conceito, interligando-o a diferentes interfaces. Neste ltimo conjunto, a problematizao do conceito j revela a postura do(s) autor(es) em buscar uma definio que a qualifica conceitualmente para alm da faixa etria e a joga no campo discursivo dos embates de sentidos. Sabe-se que nas ltimas dcadas, quando nos referimos interface juventude e poltica, estamos falando de aes que vo mais alm das experincias institucionais que uma concepo mais tradicional do que vem a ser poltica nos impe. Problematizar esta interface, seja para ampliar o que vem a ser poltica, seja para naturalizar seu cruzamento torna-se tarefa complexa e cuidadosa. As concepes em torno do que vem a ser poltica mostra-se heterognea e muitas vezes pouco problematizada. Aqui, criamos categorias que pudessem abarcar minimamente uma postura, mas, no entanto, no pretendemos engessar autores em classificaes conceituais, antes, buscamos organizar as informaes que obtivemos na pesquisa bibliogrfica, visando proporcionar uma inteligibilidade ao leitor que almeja encontrar snteses conceituais em seus trabalhos acadmicos.

342

K. Maheire, A.R. Groff, G. Bueno, L.K. Mattos, D.O.B. Silva, & F.L. Mller
Brasil. Revista de Sociologia e Poltica, (28), 205-219. S, C.P., Oliveira, D. C., Castro, R.V., Vetere, R., & Carvalho, R.V.C. (2009). A memria histrica do regime militar ao longo de trs geraes no Rio de Janeiro: Sua estrutura representacional. Estudos de Psicologia, 26(2), 159-171. Schwertner, S. F. (2007). Anlise das condies de produo de cidade dos homens: Articulaes entre educao e comunicao. Educao e Pesquisa, 33(1), 47-61. Soares, M. L. A., & Petarnella, L. (2009). 1968, o ano que ainda faz pensar: Intelectuais indagam sobre a irrupo dos jovens na sociedade industrial. Avaliao: Revista da Avaliao da Educao Superior, 14(2), 337-350. Vicentin, M. C. G. (2011). Corpos em rebelio e o sofrimento-resistncia: Adolescentes em conflito com a lei. Tempo Social, 23(1), 97-113. Wade, P. (2003). Compreendendo a frica e a negritude na Colmbia: A msica e a poltica da cultura. Estudos Afro-Asiticos, 25(1), 145-178.

Moreno, R. C., & Almeida, A. M. F. (2009a). Isso poltica, meu! Socializao militante e institucionalizao dos movimentos sociais. Pro-Posies, 20(2), 59-76. Moreno, R. C., & Almeida, A. M. F. (2009b). O engajamento poltico dos jovens no movimento hip-hop. Revista Brasileira de Educao, 14(40), 130-142. Mortada, S. P. (2009). De jovem a estudante: apontamentos crticos. Psicologia & Sociedade, 21(3), 373-382. Mota, K. C. C. S. (2005). Os lugares da sociologia na formao de estudantes do ensino mdio: As perspectivas de professores. Revista Brasileira de Educao, (29), 88-107. Pinho, O. A., (2005). Etnografias do brau: Corpo, masculinidade e raa na reafricanizao em Salvador. Revista Estudos Feministas, 13(1), 127-145. Pinho, O. (2007). A Fiel, a Amante e o Jovem Macho Sedutor: Sujeitos de gnero na periferia racializada. Sade e Sociedade, 16(2), 133-145. Ribeiro, E. A. (2007) Cultura poltica, instituies e experincia democrtica no

Nota 1. Quantidade de artigos em relao a cada descritor: jovem e poltica (11); jovens e poltica (48); jovem e polticas (08); jovens e polticas (64); juventude e poltica (16); juventudes e poltica (00); juventude e polticas (23); juventudes e polticas (03).

Ktia Maheirie, Doutora em Psicologia Social pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, psdoutorada pela UNICAMP, professora do departamento e do programa de ps-graduao em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, bolsista de produtividade do CNPq. Endereo para correspondncia: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Cincias Humanas, Departamento de Psicologia - Campus Universitrio- Trindade - CEP 88040-900 - Florianpolis, SC Brasil. Telefone: (48) 37219984. E-mail: maheirie@gmail.com Apoliana Regina Groff, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutoranda em Psicologia pelo programa de ps-graduao em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: poligroff@gmail.com Gabriel Bueno, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Psiclogo. E-mail: gbapsi@gmail.com Laura Kemp de Mattos, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutoranda em Psicologia pelo programa de ps-graduao em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: kemp.laura@gmail.com Dmaris Oliveira Batista da Silva, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, professora da graduao em Administrao e Relaes Internacionais da Universidade do Sul de Santa Catarina. E-mail: damarisobs@gmail.com Flora Lorena Mller, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Psicloga. Email: floramuller@gmail.com
Recebido em 23.Mai.13 Revisado em 31.Mai.13 Aceito em 31.Mai.13

You might also like