You are on page 1of 10

Teste Intermdio de Biologia e Geologia Verso 1

Teste Intermdio

Biologia e Geologia
Verso 1
Durao do Teste: 90 minutos | 17.05.2013 11. Ano de Escolaridade
Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de maro

Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso do teste (Verso 1 ou Verso 2). A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens de escolha mltipla, de associao/correspondncia e de ordenao. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deve riscar de forma inequvoca aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respetivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a nica opo escolhida. Para responder aos itens de associao/correspondncia, escreva, na folha de respostas: o nmero do item;  a letra que identifica cada elemento da coluna A e o nmero que identifica o nico elemento da coluna B que lhe corresponde. Para responder aos itens de ordenao, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a sequncia de letras que identificam os elementos a ordenar. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado do teste.

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 1/ 10

GRUPO I
O litoral rochoso situado a leste de Quarteira, na regio oriental algarvia, constitui um exemplo evidente de um troo costeiro em rpido retrocesso. A taxa de recuo da linha costeira, nos sectores da arriba localizados a leste de Quarteira, atingiu valores significativos, sobretudo aps a dcada de 70. A construo de algumas estruturas rgidas transversais linha de costa, representadas na Figura 1, para proteger Quarteira da eroso costeira, agravou os problemas de eroso marinha a oriente da povoao.

N O S E

Marina de Vilamoura

Quarteira

Oceano Atlntico

Figura 1
Baseado em http://w3.ualg.pt/~jdias (consultado em dezembro de 2012)

Na resposta a cada um dos itens de 1. a 3., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1. A direo predominante da ondulao na zona de Quarteira dever ser (A) SO-NE, conduzindo acumulao de sedimentos a oriente de cada um dos espores. (B) SO-NE, conduzindo acumulao de sedimentos a ocidente de cada um dos espores. (C) SE-NO, conduzindo acumulao de sedimentos a oriente de cada um dos espores. (D) SE-NO, conduzindo acumulao de sedimentos a ocidente de cada um dos espores.

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 2/ 10

2. A eroso costeira um dos processos de fornecimento de sedimentos para o meio ocenico. A eroso de arribas talhadas em rochas sedimentares (A) detrticas consolidadas responsvel pelo fornecimento de materiais ricos em olivina. (B) carbonatadas responsvel pelo fornecimento de grande volume de material sedimentar. (C) carbonatadas responsvel pelo fornecimento de materiais ricos em quartzo. (D) detrticas pouco consolidadas responsvel pelo fornecimento de grande volume de sedimentos.

3. A litificao de areias em arenitos resulta de processos de (A) aumento de volume, seguidos de compactao. (B) transporte, seguidos de eroso. (C) desidratao, seguidos de meteorizao. (D) reduo de porosidade, seguidos de cimentao.

4. Explique de que forma a manuteno de campos de golfe sobre arribas litorais pouco consolidadas pode contribuir para aumentar a taxa de eroso dessas arribas.

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 3/ 10

GRUPO II
Molculas de RNA com um pequeno nmero de nucletidos podem vir a ser utilizadas como frmacos, capazes de revolucionar o tratamento de algumas doenas humanas. As funes dessas molculas de RNA, normalmente na forma de cadeia dupla (dsRNA), foram descobertas na dcada de 90, graas identificao dos mecanismos de interferncia do RNA, que reduzem a traduo de RNA mensageiros de genes-alvo. Um desses tipos de pequenos RNA denominado micro-RNA (miRNA). Os genes que codificam estes miRNA so transcritos em sequncias denominadas miRNA primrios (pri-miRNA), que contm regies que se autocomplementam, dando origem a molculas de cadeia dupla com extremidades em forma de lao. Por ao de um complexo enzimtico nuclear, estas molculas so processadas, formando-se os pr-microRNA (pr-miRNA) de cadeia dupla, com um nmero reduzido de nucletidos. As molculas de pr-miRNA so exportadas para o citoplasma, associamse ao complexo RISC e so novamente processadas, formando-se o miRNA maduro de cadeia simples. O miRNA maduro direciona o complexo RISC para RNA mensageiros (mRNA) que contm uma sequncia complementar ao miRNA maduro. Quando se d a complementaridade entre as duas molculas de RNA, o RISC corta o mRNA ou retm-no no complexo. Qualquer destas aes resulta na inibio da traduo dos mRNA-alvo, silenciando o respetivo gene. A reteno no complexo, sem quebra do mRNA, resulta de uma complementaridade imperfeita. Assim, possvel que um mesmo miRNA tenha como alvo mRNA de diferentes genes. A Figura 2 apresenta o esquema simplificado da biognese e do funcionamento do miRNA.

Ncleo

pri-miRNA

pr-miRNA

mRNA

RISC

RISC Citoplasma miRNA maduro

Figura 2
Baseado em Capito, C. F. S., The feedback regulation of miRNA biogenesis in response to water deficit in Medicago truncatula, FCUL, 2009

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 4/ 10

Na resposta a cada um dos itens de 1. a 3., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1. Um determinado miRNA poder (A) regular vrios genes num organismo. (B) impedir o processamento do mRNA. (C) provocar a separao de desoxirribonucletidos. (D) inibir a exportao de exes.

2. A cadeia de miRNA que silenciar a sequncia de DNA 5 ATTCGG 3 de um determinado gene-alvo dever ter uma sequncia (A) 3 AUUCGG 5. (B) 3 UAAGCC 5. (C) 5 AUUCGG 3. (D) 5 UAAGCC 3.

3. A quantidade de DNA de uma clula reduzida para metade durante a (A) telfase II. (B) anfase II. (C) metfase I. (D) prfase I.

4. Ordene as letras de A a E, de modo a reconstituir a sequncia cronolgica dos acontecimentos que ocorrem durante o silenciamento de um gene atravs de um mecanismo mediado por um miRNA. Escreva, na folha de respostas, apenas a sequncia de letras. A. Formao de um pr-miRNA. B. Bloqueio da traduo do mRNA-alvo. C. Transcrio de nucletidos. D. Formao de uma molcula com extremidades em forma de lao. E. Processamento enzimtico no citoplasma.

5. O desenvolvimento da tecnologia de silenciamento de genes associada ao RNA permite que pequenas molculas de dsRNA, denominadas siRNA, possam ser introduzidas em clulas. Atualmente, vrias empresas de biotecnologia podem produzir molculas de siRNA para qualquer gene humano que o investigador pretenda silenciar. Explique como procederia para tratar, com recurso a molculas de siRNA, uma doena celular cuja manifestao dependesse da produo de um determinado pptido.

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 5/ 10

GRUPO III
No culminar do processo de acreo, a Terra teria uma composio quase homognea, similar dos meteoritos mais primitivos. A enorme quantidade de energia trmica que a caracterizava, aliada gravidade, conduziu estrutura diferenciada que hoje conhecemos. O manto constitui 67% da massa e 82% do volume da Terra. Os materiais que constituem o manto s muito raramente esto acessveis, o que leva a que, para o seu conhecimento, tenhamos de nos socorrer da Geofsica. Contudo, estudos isotpicos de alguns materiais mantlicos, em particular o estudo do decaimento do hfnio-tungstnio (Hf-W), permitem calcular que a formao do ncleo empobreceu o manto em elementos metlicos. Este processo ter sido extremamente rpido, estando concludo cerca de 35 M.a. aps a formao do sistema solar. O grfico da Figura 3 representa as variaes da energia trmica e da presso no interior da Terra na atualidade, traduzidas pelo traado da curva geotrmica.
Baseado em Mata, J. e Martins, L., A evoluo do manto: uma perspetiva geoqumica, FCUL, 2009

Figura 3
Baseado em www.annualreviews.org (consultado em dezembro de 2011)

Na resposta a cada um dos itens de 1. a 4., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida. 1. A partir da anlise da Figura 3, verifica-se que (A) o gradiente geotrmico mais elevado no ncleo interno do que no ncleo externo. (B) a temperatura no ncleo externo inferior temperatura de fuso dos materiais. (C) a presso aumenta de forma constante com a profundidade. (D) o gradiente geobrico maior no ncleo externo do que no ncleo interno.

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 6/ 10

2. Considera-se um mtodo direto de investigao do interior da geosfera (A) a anlise da composio mineralgica de meteoritos. (B) a anlise do comportamento das ondas ssmicas em profundidade. (C) o estudo de fragmentos mantlicos transportados por magmas ascendentes. (D) o estudo do campo magntico terrestre atual. 3. A individualizao do ncleo deu-se por um processo de (A) separao gravtica, que fez acumular no centro do planeta elementos de elevada densidade. (B) separao gravtica, que fez acumular no centro do planeta elementos de baixa densidade. (C) contrao gravtica, que conduziu concentrao superficial de compostos ferroniqulicos. (D) contrao gravtica, que conduziu concentrao em profundidade de compostos siliciosos. 4. O sistema isotpico Hf-W caracteriza-se por ter um perodo de semivida de 9 M.a., logo, o tempo necessrio para a desintegrao de 75% de hfnio (A) 36 M.a. (B) 18 M.a. (C) 13,5 M.a. (D) 9 M.a. 5. Explique o elevado gradiente geotrmico registado nas zonas de dorsal mdio-ocenica. 6. Faa corresponder cada uma das descries expressas na coluna A respetiva designao da zona da estrutura interna da Terra, que consta da coluna B. Escreva, na folha de respostas, apenas as letras e os nmeros correspondentes. Utilize cada letra e cada nmero apenas uma vez.

COLUNA A

COLUNA B

(a)  Superfcie a partir da qual deixa de haver propagao das ondas S. (b)  Camada mais superficial onde predominam basaltos e gabros. (c)  Camada interna intermdia, rgida, constituda por rochas ricas em silicatos de magnsio e de ferro. (d)  Camada da geosfera constituda pela crosta e pelo manto superior rgido. (e)  Superfcie de transio entre a crosta e o manto superior.

(1) Astenosfera (2) Crosta continental (3) Crosta ocenica (4) Descontinuidade de Gutenberg (5) Descontinuidade de Lehmann (6) Descontinuidade de Mohorovicic (7) Litosfera (8) Mesosfera

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 7/ 10

GRUPO IV
Cuscuta pentagona uma planta trepadeira e parasita, cor de laranja, que produz pequenas flores brancas. Esta planta invulgar pelo facto de no ter folhas nem clorofila. Para viver, Cuscuta fixa-se numa planta hospedeira e suga os seus nutrientes, inserindo-lhe um apndice no sistema vascular.
Baseado em www2.uol.com.br/sciam (consultado em outubro de 2012)

Na resposta a cada um dos itens de 1. a 3., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1. Cuscuta pentagona um ser heterotrfico, pois (A) no realiza fotossntese por ser desprovida de clorofila. (B) necessita de obter compostos orgnicos atravs do xilema do hospedeiro. (C) necessita de uma fonte externa de carbono orgnico. (D) incapaz de captar energia luminosa por no ter folhas.

2. Durante a fase fotoqumica, a incidncia da luz nos tecidos clorofilinos da planta hospedeira provoca (A) oxidao da gua e imediata libertao de oxignio. (B) absoro da energia de comprimento de onda correspondente ao verde. (C) reduo da gua e fixao de dixido de carbono. (D) fixao de dixido de carbono com produo de compostos orgnicos.

3. A abertura dos estomas das plantas deve-se (A) modificao da estrutura da membrana celular das clulas-guarda. (B) ao decrscimo da presso osmtica nas clulas-guarda. (C) ao aumento da presso de turgescncia nas clulas-guarda. (D) alterao da espessura da parede das clulas-guarda.

4. Explique, de acordo com a hiptese do fluxo de massa, o mecanismo de translocao da seiva flomica na planta hospedeira.

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 8/ 10

GRUPO V
Com o objetivo de investigar as alteraes nos valores de pH durante o aumento do exerccio fsico em futebolistas profissionais, foram analisados trs parmetros que podem condicionar essas alteraes: a presso parcial de CO2 (PCO2), a concentrao de io bicarbonato (HCO3 ) e a concentrao de lactato. No mbito do estudo, foi realizado um teste de campo a 19 jogadores, que consistiu na aplicao de um protocolo em que h um aumento progressivo de velocidade: comeou-se com uma velocidade de 11 km/h (V11) e foi-se aumentando a velocidade, 1 km/h em cada estdio, at completar um total de cinco estdios (de V11 a V15). A cada sujeito da amostra foram feitas colheitas de sangue capilar antes do teste e no final de cada estdio. Os resultados obtidos constam da Tabela 1.
TABELA 1
RePouSo V11 V12 V13 V14 V15

pH PCO (mm Hg) 2 HCO3 (mmol/L) Lactato (mmol/L)

7,42 38,84 25,53 1,65

7,42 38,32 25,09 2,90

7,40 36,21 23,02 4,22

7,38 34,05 20,76 7,16

7,36 31,47 18,25 9,09

7,33 29,90 15,92 11,69

Baseado em www.uax.es (consultado em outubro de 2012)

Na resposta a cada um dos itens 1. e 2., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida. 1. No estudo apresentado, a varivel dependente (A) o valor de pH. (B) a presso parcial de CO2. (C) a concentrao de HCO3 . (D) a concentrao de lactato. 2. Os resultados do estudo sugerem que (A) a prtica de exerccio fsico eleva os valores de alcalinidade do sangue. (B) a intensificao do exerccio fsico aumenta a taxa de fermentao celular. (C) o decrscimo da PCO2 reduz a utilizao deste gs pelas clulas. (D) o aumento dos nveis de lactato provoca uma diminuio brusca do pH sanguneo. 3. O sistema respiratrio desempenha um papel importante na manuteno do equilbrio cido-base do organismo. A dissociao de cido lctico para formar lactato provoca um aumento da concentrao de ies H+. Estes ies reagem com o HCO3 , formando-se CO2, que libertado durante a ventilao pulmonar. Explique a evoluo dos dados obtidos durante o teste de campo, relativos ao lactato, ao pH e ao HCO3 , tendo em conta o restabelecimento do equilbrio cido-base do organismo.

FIM
TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 9/ 10

COTAES GRUPO I
1. ............................................................................................................ 8 pontos 2. ............................................................................................................ 8 pontos 3. ............................................................................................................ 8 pontos 4. ............................................................................................................ 10 pontos 34 pontos

GRUPO II
1. ............................................................................................................ 8 pontos 2. ............................................................................................................ 8 pontos 3. ............................................................................................................ 8 pontos 4. ............................................................................................................ 10 pontos 5. ............................................................................................................ 15 pontos 49 pontos

GRUPO III
1. ............................................................................................................ 8 pontos 2. ............................................................................................................ 8 pontos 3. ............................................................................................................ 8 pontos 4. ............................................................................................................ 8 pontos 5. ............................................................................................................ 10 pontos 6. ............................................................................................................ 10 pontos 52 pontos

GRUPO IV
1. ............................................................................................................ 8 pontos 2. ............................................................................................................ 8 pontos 3. ............................................................................................................ 8 pontos 4. ............................................................................................................ 15 pontos 39 pontos

GRUPO V
1. ............................................................................................................ 8 pontos 2. ............................................................................................................ 8 pontos 3. ............................................................................................................ 10 pontos 26 pontos

TOTAL.......................................... 200 pontos

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 10/ 10

You might also like