You are on page 1of 17

TERRITRIO, CATEGORIA ANALTICA E OPERATIVA PARA OS ASSENTAMENTOS RURAIS

TERRITORY, ANALYTICAL AND OPERATIONAL CATEGORY FOR RURAL SETTLEMENTS Ademir Terra - Universidade Estadual do Maranho UEMA ademir.terra@terra.com.br Resumo Neste texto buscou-se discutir as diversas acepes de territrio, uma vez que ele pode ser uma chave para uma melhor compreenso da cincia geogrfica. A despeito de no concebemos que a histria do pensamento geogrfico deva ser interpretada de forma linear e progressiva, priorizamos nesta anlise a evoluo histrica do conceito, apresentando suas vrias concepes vinculadas s diferentes correntes do pensamento geogrfico desde a sistematizao da Geografia como cincia at os dias atuais. Historicamente o conceito se desenvolveu associado ao naturalismo e poltica, duas correntes filosficas muito difundidas nos sculos XVIII e XIX. Entre as Cincias Naturais, o termo refere rea de influncia e predomnio de uma espcie animal enquanto que nas Cincias Sociais, foi empregado majoritariamente na escala do territrio nacional e/ou do Estado-Nao, ou seja, a ideia de uma rea sob o domnio de uma nao ou de uma nao que possui soberania sobre outra nao, tal sentido poltico e jurdico ainda hoje permeia o significado de territrio. Aps cair em desuso por mais de duas dcadas, o conceito ressurge nos anos 1970, no contexto da ascenso da Geografia Crtica, uma nova corrente do pensamento geogrfico, calcada no materialismo histrico dialtico, na qual a definio do territrio passa pelo uso que a sociedade faz de uma determinada poro do globo, a partir de uma relao de apropriao, qualificada pelo trabalho social. A revitalizao do conceito trouxe consigo a ampliao dos debates ediscusses acerca do termo nos diferentes ramos das cincias imprimindo uma profuso de definies, reafirmando seu carter polissmico. Se de um lado, este carter trouxe vantagens ao ampliar o emprego do termo, de outro, gerou confuses conceituais tanto no seu debate quanto na sua empregabilidade. Entendemos que o debate acadmico revelador de conflitos conceituais que, por sua vez, permitira avanos na construo de teorias, oferecendo pistas e indicaes relevantes para a compreenso crtica da histria
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

espacial e temporal.Todavia, neste texto, dentro de um debate que temos dedicado ateno nos ltimos anos, objetivamos ainda, continuar refletindo sobre a importncia do entendimento da categoria territrio na fundamentao dos estudos dos assentamentos rurais.

Abstract In this paper, we tried to discuss the various meanings of 'territory', once it can be a key to a better understanding of the geographical science. Despite we do not conceive that the history of geographical thought should be interpreted in a linear and progressive form, we prioritize this analysis the historical evolution of the concept, with its various concepts related to different streams of geographic thought from the systematization of geography as a science until the present day. Historically, the concept it was developed associated with naturalism and the politics, two philosophical currents very widespread in the eighteenth and nineteenth centuries. Between the natural sciences, the term refers to the area of influence and predominance of an animal species while in the Social Sciences, was employed mostly on the scale of the national territory and/or the nation-state, in other words, the idea of an area under the control of a nation or a nation that has sovereignty over another nation, such political and legal sense still pervades the meaning of territory. After fall out of favor for more than two decades, the concept reappeared in the 1970s, in the context the ascent of the Critical Geography, a new current of geographical thought, based on historical and dialectical materialism, in which the definition of the territory through the use that society makes a certain portion of the globe, from a relationship of appropriation, qualified by social work. The revitalization of the concept entailed the expansion of debates and discussions about the term in different branches of science printing a profusion of definitions, reaffirming its polysemic character. If on one hand, this character has brought advantages to expand the use of the term, on the other, has generated conceptual confusion both in its debate like in its employability. We understand that academic debate is revealer of conceptual conflicts which, in turn, will allow advances in the construction of theories, offering clues and indications relevant to the critical understanding of the spatial and temporal history. However, in this text, in a debate that we have devoted attention in recent years, we aim also continue to reflect on the importance of understanding the territory category in stating the reasons of the studies of rural settlements.

Palavras-Chave: Categoria Geogrfica, Territrio, Assentamentos Rurais.

VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

Keywords: Geographical Category, Territory, Rural Settlements. Eixo n 2 Assentamentos Rurais e Reforma Agrria

Introduo O uso conceitual da categoria territrio 1 reivindicado pela Geografia em virtude deste se constituir em um dos seus conceitos-chave atendendo s finalidades heursticas e analtica, todavia, a origem do termo no advm dos estudos geogrficos muito menos das Cincias Humanas, mas das Cincias da Natureza, principalmente dos estudos ligados Etologia. Isto demonstra que o intercmbio de conceitos e noes entre os campos acadmicos e normativos muito comum, por isso mesmo, o termo empregado por diversas reas do conhecimento remetendo a um significado especfico. A polissemia deste termo fica evidenciada em Haesbaert (2004, p. 37), ao afirmar que na Geografia, o termo d maior nfase materialidade do territrio, na Cincia Poltica leva em considerao as relaes de poder ligadas concepo de Estado, na Economia concebido como um fator locacional ou base de produo, na Antropologia enfatiza a dimenso simblica atravs das sociedades, na Sociologia tal conceito empregado atravs da sua participao nas relaes sociais, e finalmente,na Psicologia o uso do conceito se d atravs da identidade pessoal at a escala do indivduo. Historicamente o conceito se desenvolveu associado ao naturalismo e poltica, duas correntes filosficas muito difundidas entre os diversos ramos do conhecimento nos sculos XVIII e XIX. Entre as Cincias Naturais, o territrio refere rea de influncia e predomnio de uma espcie animal enquanto que nas Cincias Sociais, o conceito foi empregado majoritariamente na escala do territrio nacional e/ou do Estado-Nao, ou seja, a ideia de uma rea sob o domnio de uma nao ou de uma nao que possui soberania sobre outra nao, tal sentido poltico e jurdico ainda hoje permeia o significado de territrio e tem sua gnese na constituio dos Estados modernos europeus.

Ao longo do tempo o territrio foi e utilizado ora como conceito, ora como categoria, ora como objeto de estudo, essa diversidade de uso no remete necessariamente a um erro, uma vez que traz a tona a discusso epistemolgica da cincia geogrfica ao mesmo tempo em que desencadeia uma renovao do conhecimento.
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

Morais (1999) assevera que entre os sculos XVIII e XIX, as escolas geogrficas difundiram o saber atravs das cincias da natureza, do determinismo geogrfico, do espao vital desenvolvido pela Alemanha e apoiada ao pensamento Francs positivista-funcionalista, que deu nfase organizao regional do espao em funo dos interesses do Estado e das naes expansionistas. Territrio: uma breve discusso epistmico-geogrfica

Fundamentada no sentido poltico e ideolgico, que no sculo XIX, na Europa, sobretudo na Alemanha e Frana a Geografia contribuiu com o surgimento da [...] necessidade socioestrutural de construir, por intermdio da escolarizao macia, a conscincia nacional e o sentimento de pertencimento territorial (ESCOLAR, 1996, p.65). Para o gegrafo Friedrich Ratzelo territrio a prpria condio de existncia do Estado, pois nele que se encontram os recursos naturais que sustentam a sociedade. Nesta perspectiva, a ideia de territrio iguala-se ao conceito de espao vital estabelecido pelo prprio Ratzel. no contexto da corrente geogrfica determinista que se consolidava, que Ratzel elaborou seu discurso naturalizante,vislumbrando a unidade cultural da recm criada nao Alem, bem como referendar os anseios expansionistas desta nao. Com a ascenso dos conceitos de organizao espacial e de paisagem nas subsequentes correntes da geografia (Possibilismo, Nova Geografia e Geografia Cultural) o conceito de territrio foi relegado a um plano inferior fazendo assim, perdurar uma leitura tradicional deste conceito na cincia que segundo Souza (2001 ), seria [...] justamente aquela que, em princpio, deveria dispor de conceituaes bastante ricas da territorialidade e de um arsenal variado de tipologias territoriais (SOUZA, 2001, p. 83). Na dcada de 1970, o conceito ressurge dentro da Geografia Crtica, uma nova corrente do pensamento geogrfico, calcada no materialismo histrico dialtico, na qual a definio do territrio passa pelo uso que a sociedade faz de uma determinada poro do globo, a partir de uma relao de apropriao, qualificada pelo trabalho social. Ou seja, emerge na Geografia uma grande preocupao em compreender as contradies sociais, as transformaes econmicas e polticas, assim como a reorganizao territorial do espao mundial. Na atualidade, as novas e as antigas configuraes territoriais decorrem da forma como os agentes apropriam-se do espao, por meio das relaes sociais. Assim sendo, o territrio que reemerge em nada faz lembrar o contedo geopoltico que Ratzel lhe conferiu
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

originalmente. Isto no quer dizer que o territrio est desvinculado de sua origem epistemolgica definida por Haesbaert(2004) como terra-territorium- a posse de terra mas que a esta perspectiva vem se somar um verdadeiro mosaico de significados perpassando por vrias perspectivas, vises e concepes demonstrando que cada enfoque dado ao territrio, ocorre em funo das discusses que se pretende levantar, o que tem enriquecido o seu contedo terico. Depreende-se ento que o territrio se torna tema de debates ediscusses, tendo como caracterstica marcante a pluralidade de definies, havendo portanto, umapolissemia do uso do termo, dessa forma, preciso que passemos da simples definio para osdiversos

significados a fim de que possamos entender o debate acerca dessa categoria. Na perspectiva da Geografia Crtica, o conceito foi retrabalhado com base na proposio marxista priorizando nas anlises a forma como os agentes que esto no poder apropriam-se do espao, por meio das relaes sociais de produo, ou seja, o poder no sentido mais concreto, de dominao como nos trabalhos de Raffestin (1993), Lacoste (2002), Ianni (1992), Santos (1999), Andrade (1994), Souza (2001), Corra (2001) entre outros. Emergiram tambm outras proposies dentro da Geografia como aquelas fundamentadas na perspectiva fenomenolgica que consideram o territrio dotado de uma bagagem cultural, no sentido mais simblico da apropriao, na qual apropriao do territrio por um grupo social um processo gerador derazes e identidade entre os indivduos, e desse modo o grupo passa a no poder ser maiscompreendido sem o seu territrio, base de sua histria, cultura e sustentao. Tal abordagem pode ser encontrada em Frmont (1980), Cosgrove(1998),Claval(1999), Corra (1999), Correa& Rosendahl (1993) entre outros. Desta forma, ao empreender uma discusso acerca do territrio imprescindvel considerar o contexto a que se refere, alm deressaltar as concepes em que esta sendo problematizado, uma vez que aoscilao de uma para outra seguramente incorrer tambm em mudana de ideolgica. Como vimos, a concepo clssica de territrio e que perdurou durante muito tempo na Geografia aquela vinculada ao domnio de uma determinada rea, em uma perspectiva de anlise centrada na identidade nacional, ou seja, aquela que remete ao Estado Nao e ao poder sobre este espao e seus recursos. Segundo Ratzel, o solo exerce influncia sobre os organismos e vice-versa, onde a perda de territorial levaria tal sociedade ao declnio. Outro exemplo clssico de territrio o entendimento dado por Raffestin (1993), em que interpretado como fonte de poder: o territrio se forma a partir da apropriao do espao de forma concreta ou abstrata, desta forma, o ser humano territorializa o espao e todos
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

ns elaboramos estratgias de produo, que se chocam com outras estratgias em relao ao poder (RAFFESTIN, 1993, p.153). A compreenso do territrio a partir das relaes de poder tem embasado grande partedos trabalhos desenvolvidos na Geografia brasileira, destaque para Andrade (1995); Haesbaert (2004); Souza (2009); Oliveira (1991); Fernandes (2008, 2009); Saquet (2009) entre outros. A partir destas concepes a discusso acerca do territrio foi ampliada e, na atualidade, existem vrios autores que se dedicam ou que dedicaram ao debate desta categoria afiliando a uma determinada perspectiva de anlise. Dentre as diferentes perspectivas existem aqueles que optaram pelo vis materialista no qual o territrio concebido como uma materialidade, ou seja, fazendo aluso apropriao do uma rea com a consequente disputa territorial. Nesta perspectiva existem diferentes concepes que podem ser de ordem/dimenso naturalista, econmica, poltica e cultural nas quais urdem diferentes ideologias a respeito da funo do territrio material. Outros adotam o ponto de vista idealista o qual tem alcanado amplitude nas discusses que ressaltam mais claramente a dimenso ideal perspectiva ideal-simblica do territrio. O nexo culturalista concebe ao territrio um pertencimento que implica na representao da identidade cultural, caracterizada por geossmbolos. Nesta conjuntura, o territrio antes de tudo um valor, pois parece ser um imperativo para toda sociedade humana o estabelecimento de uma relao forte, at mesmo uma relao espiritual com seu espao de vida. H ainda outros que perpetram uma leitura do territrio na sua totalidade, ou seja, no se distingue e/ou se limita a uma dimenso singular (natural, econmica, poltica ou cultural), mas concebe esta categoria geogrfica em uma viso integradora. Assim sendo, alguns debates acerca do territrio se do sob o propsito de evidenciar os substratos da organizao territorial da sociedade, estes por vezes recorrem abordagem que lhes sejam mais aprazvel, podendo ser de base cultural, tcno-econmica ou poltica, partindo da premissa da existncia de uma imbricao de mltiplas relaes de poder entre sociedade, natureza, poltica, economia, cultura, materialidade e idealidade, todas numa interao espao-tempo. Ressaltase que, na atualidade, imperativo compreender que tal perspectiva s se efetivar num contexto de articulao com as redes, por meio das mltiplas escalas, que se estendem dolocal ao global.

A luta pela terra no Brasil


VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

No Brasil, em pleno sculo XXI, so recolocados um conjunto de problemas concernente propriedade da terra que configuram na questo agrria brasileira. As disputas territoriais, no tempo e no espao coloca em evidncia os conflitos de classes no campo, materializadas nos embates entre terra de negcio x terra de trabalho como apontou Martins (1998), no confronto entre territorialidade do capital x territorialidade camponesa aludido por Marques (2002) como tambm reproduo do capital x reproduo da vida discutido por Conceio (1991) ou ainda outras contradies impostas pelo modo de produo capitalista,j devidamente decodificadas por vrios tericos das distintas cincias que se dedicam anlise do campo brasileiro. As personagens que repem a palavra de ordem da reforma agrria se revigoram a cada nova conjuntura, definem as demandas e visam o embate poltico. A variao desses personagensocorremem consonncia com eixos geogrficos e identidades diversas, atualizando o embate pela reforma agrria, dando-lhe um novo sentido em cada perodo. Os conflitos pela terra2 expe o nvel de embate entre as classes sociais no campo. De acordo com a definio dada pela Comisso Pastoral da Terra - CPT, conflitos pela terra so aes de resistncia e enfrentamento pela posse, uso e propriedade da terra e pelo acesso a seringais, babauais ou castanhais, quando envolvem posseiros, assentados, remanescentes de quilombos, parceleiros, pequenos arrendatrios, pequenos proprietrios, ocupantes, sem-terra, seringueiros, quebradeiras de coco babau, castanheiros etc. (COMISSO PASTORAL DA TERRA, 2002: 165). A luta pela terra alcana sua materialidade com a implantao dos assentamentos rurais. SegundoLeite (2005, p. 43), o termo assentamento rural parece datar de meados dos anos de 1960, sobretudo como referncia dos relatrios de programas agrrios oficiais executados na Amrica Latina, para designar a transferncia e a alocao de um determinado grupo de famlias de trabalhadores rurais sem-terra (ou com recursos fundirios insuficientes sua reproduo) em algum imvel rural especfico, visando constituio de uma nova unidade produtiva. Esterci (1992), tem a mesma concepo estatal de assentamento rural ao asseverar queo termo refere-se s aes que tm por fim ordenar ou reordenar recursos fundirios com

2012 o nmero total de conflitos por terra no Brasil terra, gua, trabalhista e em situao de seca - foi de 1.364, apresentando um acrscimo de 42%. (CPT, 2012).
2Em

VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

alocaes de populaes para a soluo de problemas socioeconmicos, reconhecidas sua importncia e necessidade, principalmente pela viabilidade econmica. Todavia Leite (Op. Cit. P.43) demonstra a existncia de pelo menos duas concepes qualitativamente distinta do termo, o autor afirma que a definio esteve atrelada a uma atuao estatal direcionada ao controle e delimitao do novo espao criado, e, por outro lado, s caractersticas dos processos de luta e conquista de terra, encaminhados pelos trabalhadores rurais Bergamasco et.al. (1997, p.11), por sua vez definiu assentamento como um espao preciso em que a populao ser acomodada, por um longo perodo, seria uma transformao num referido espao fsico, contendo assim, o aspecto de um territrio realmente habitado e trabalhadopor um grupo cujo objetivo a explorao deste espao. Zimmermann (1994) avana na conceituao ao considerar que os assentamentosrurais constituem espaos de relaes sociais, onde as caractersticas heterogneas individuais, homogeneizadas no processo de luta pela terra, ressurgem em novas bases (ZIMMERMANN, 1994, p. 205), revelando o desejo de autonomia dos sujeitos e gerando embates que se expressam no cotidiano, como parte de um complexo jogo de foras geopolticas. Para os trabalhadores sem-terra os assentamentos significam areterritorializao, posto que estes so territrios conquistados, independentemente do grau de envolvimento de cada famlia na luta pela conquista da terra. De acordo com Fernandes (2001), os assentamentos so na verdade o resultado de uma luta por frao do territrio, representam um processo de territorializao na conquista da terra de trabalho contra a terra de negcio e de explorao (p. 61). O processo de democratizao que emergiu no incio dos anos 1980 colocou em evidncia a luta pela terra no pas. O Plano Nacional de Reforma Agrria(PNRA) de 1985, a retomada o Estatuto da Terra, bem como o acirramento das lutas pela posse terra trouxe como consequncia o aumento do nmero de assentamentos rurais, de acordo com o INCRA, at 2011 foram criados 8.865 assentamentos (Grfico 1), no quais foram assentadas 1.235.130 famlias (Grfico 2), incorporando reforma agrria uma rea de 87.559.861 hectares, seja pela distribuio de novos lotes em reas reformadas, seja pela regularizao fundiria em todas as unidades da federao. muito difcil confiar nmeros oficiais relativos ao enfrentamento da questo fundiria brasileira, uma vez que h uma propenso dos diferentes governos em superestimalos conforme tem sido divulgado pela imprensa, pela Associao Brasileira de Reforma
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

Agrria ABRA, pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST etc.. Os governantes utilizavam(e ainda utilizam) de diversas artimanhas superdimensionando dados estatsticos (contabilizando projetos antigos como novos, qualificando regularizao do ttulo de posses antigas como assentamento, contabilizar projetos em fase de projeo, considerando o nmero de famlias que o assentamento suportaria e no o de assentados de fato, reassentados em virtude da construo de barragens so contabilizados como se fossem assentamentos novos etc.), objetivando convencer a opinio pblica da realizao uma verdadeira reforma agrria no Brasil.
Grfico 1 - Projetos de Assentamentos Implantados no Brasil at 2011

Fonte: INCRA Org.: Ademir Terra

Grfico 2 - Famlias Assentadas no Brasil at 2011

Fonte: INCRA Org.: Ademir Terra

VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

Em grande medida esta discusso foi reproduzida (ou at instigada) pela imprensa nacional, exacerbando a maquiagem das estatsticas rurais e postulando uma maior transparncia na contabilidade agrria da poltica de assentamentos rurais. Um analista incauto ao observar somente o nmero de assentamentos criados e o nmero de famlias beneficiadas, no considerando: o tipo de reas desapropriadas, as presses exercidas pelos movimentos sociais etc., poder concluir que os distintos governos estiveram, interessados em encaminhar uma soluo do problema agrrio do pas. No entanto, grande parte das desapropriaes de reas destinadas instalao de assentamentos rurais, serviram mais como vlvula de escape para as tenses sociais que se estabeleceram no meio rural. Tais desapropriaes historicamente tambm tem servido em grande medida,para beneficiar latifundirios detentores de terras de m qualidade os quais veem na poltica do governo a oportunidade de se livrar destas reas, no raro de maneira superfaturada, as quais posteriormente, serodestinadas implantao de assentamentos rurais.De acordo Martins (1983) a reforma agrria distributivista, do tipo que se pregou no Brasil de antes de 1964 e que se recomea a pregar agora, no causa, em princpio, nenhuma infelicidade ao capitalista, desde que as expropriaes sejam pagas, em dinheiro, vista.(MARTINS , 1983, p.168). O processo de conquista dos assentamentos tem origem na luta pela terra, quando atravs das ocupaese dos acampamentos os camponeses reivindicam a desapropriao de reas que no tem obedecido os parmetros legais destaque para a observncia do cumprimento do princpio da funo social da terra para que nelas sematerialize o territrio do campesinato. Os nmeros de ocupaes de terra (Grfico 3) de acampamentos e de assentamentos rurais, nesse sentido, representam um indicativo fundamental da capacidade de ofensiva poltica dos movimentos sociais e dos resultados que esta consegue alcanar no plano mais imediato.
Grfico 3 Ocupaes Realizadas pelos Movimentos Sociais no Brasil entre 1988-2011

VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

Fonte: CPT Org.: Ademir Terra

assim que, em virtude do acirramento das ocupaes promovidas pelos movimentos sociais de luta pela terra, articulados e organizados principalmente pelos sindicatos dos trabalhadores rurais em todo o pas, que se imps o ressurgimento do debate e colocando na pauta do dia a questo agrria forando o governo federal a reorganizao da poltica pblica agrria. A implantaodos assentamentos, marca para os trabalhadores rurais sem-terra, o fim da fase de acampadona qual compartilhavam problemas e situaes anlogas, cuja principal finalidade era a conquista da terra. A concesso da terra e o assentamento do supostamente sem-terra apenas encerram um drama e do incio a outro (MARTINS, 2003. p. 9), pois inicia outro estgio, em que a heterogeneidade de seus participantes emerge, evidenciando diferentes perspectivas de vida que se relacionam, favorecendo o surgimento de novos conflitos e de disputas em seu interior.A demanda por terra, primeira reivindicao, substituda agora pelaluta por acesso a educao, sade, trabalho, habitao decente, lazer, enfim, acondies dignas de existncia.

Assentamento rural na perspectiva do territrio

Os assentamentos rurais podem ser entendidos enquanto territrios, pois como afirma Saquet (2007), oterritrio um compartimento do espao, e como fruto de sua diversificao eorganizao possui duas funes principais: a de servir como abrigo, como proteo ea de servir como um trampolim para oportunidades. Ou seja, o territrio constitui-se como a base onde a sociedade inscreve a sua histria e por este motivo ao e contexto.
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

Em decorrncia da diversidade das relaes que se estabelecem nestes territrios que nos apropriamos da proposio de Fernandes (2008), que sugere uma tipologia dos territrios enfatizando que a multidimensionalidade e a multiescalaridade so componentes importantes na anlise dos territrios. A multidimensionalidade evidencia o princpio da totalidade nos territrios, uma vez que as dimenses social, cultural, econmica e ambiental relacionam-se dialeticamente no territrio, j o princpio da multiescalaridade nos permite entender o territrio para alm do espao de governana3, considerando os territrios do territrio. O territrio compreendido como uma horizontalidade, em suas mltiplas dimenses, sobre as quais incidem novas problemticas com a rearticulao de suas redes e de seus mecanismos de ordenao. Tomado como o lugar da dinmica e da dialtica que se configuram a partir de mltiplos usos e inseres, o territrio definido como uma unidade de anlise privilegiada, na medida em que permite identificar as bases da dominao e das formas de resistncia, e que, por meio da anlise de seu uso, informa sobre os diferentes projetos e vises de mundo em disputa. Por isso, Carvalho (1999) concebe o assentamento rural como uma encruzilhada social que evidencia, no momento da sua criao, um ponto de inflexo histrico entre dois processos polticos e sociais e, portanto, uma transio histrica mais complexa do que o mero ato administrativo da sua criao. Nessa ocasio encerra-se um determinado processo poltico-social no qual o monoplio da terra e o conflito social pela sua posse so superados e, imediatamente, inicia-se outro: a constituio, naquela rea, de uma nova organizao econmica, poltica, social e ambiental, engendrada por uma heterogeneidade de famlias de trabalhadores sem-terra. Nesse espao de relaes sociais, desenvolvem-se dinmicas internas geradas pela convivncia de famlias que, apesar de terem passado por perodos de atuao comunitria (organizao da luta pela terra), levaram consigo origem, cultura, disponibilidade patrimonial, composio familiar, motivaes e aspiraes bastante dspares, ou seja, so portadoras de diferentes territorialidades. Essa trajetria social, amalgamada s relaes com os mediadores, constitui, portanto, um lcus de reconstruo de saberes, no qual se potencializa a heterogeneidade cultural que caracterizava as famlias, evidenciando-se assim, o direito dessemelhana.
3

Fernandes (2008) faz aluso existncia de trs tipos de territrio: o primeiro, qualificado como o espao de governana, quer sejam em nvel nacional, estadual ou federal; o segundo, definido como os distintos tipos de propriedade privadas, capitalistas ou no, e por fim, o terceiro tipo no qual so considerados os territrios fluxos, cujas fronteiras se movimentam de acordo com as aes institucionais e as conflitualidades (FERNANDES, 2008. p. 283).
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

Os assentamentos rurais tm um papel relevante na construo denovos territrios no meio rural, pois constituem espaos especiais quepermitem a ressignificao do lugar, ou seja, medida que novos assentamentos so organizados, se estabelecem novasformas de produo, novas prticas e novas formas de organizao do trabalho. Desta maneira, os assentamentos indicam uma propenso de (re)organizao do espao agrrio, uma vez que a sua implantaosuscita uma nova organizao social, econmica e poltica. Segundo Martins (2000), os projetos deassentamentos so [...] uma verdadeira reinveno da sociedade [...] como [...] umaclara reao aos e feitos perversos do desenvolvimento excludente e da prpria modernidade. Para garantir a segurana epermitir que se alcance novas oportunidades como aludiu Saquet (2007), necessrio que haja uma organizaoterritorial interna e relaes de poder e dominao com territrios externos. Esta organizao acontece em cada caso de forma diferenciada, permitindo ao territrioassumir diferentes significados nas distintas sociedades e grupos sociais dominantes.

Consideraes Finais

Analisado na perspectiva do territrio, o assentamento rural, em qualquer circunstncia, encerra a materialidade que constitui o fundamento mais imediato de sustento econmico e de identificao cultural de um grupo, descontadas as trocas com o exterior. O espao social, delimitado e apropriado politicamente como territrio de um grupo, suporte material da existncia e, mais ou menos, um forte catalisador cultural-simblico e indispensvel fator de autonomia. O assentamento um lugar onde diferentes biografias se encontram e se iniciam novos processos de interao e identidade sociais, um lugar identitrio privilegiado. Ou seja, o acesso terra lugargeograficamente localizado, que possibilita o trabalho e a residncia transformaos sem terra em pessoas com terra. Nos assentamentos rurais, os ex-sem-terra rompem o umbral da excluso e se transformam em pequenos produtores rurais, cuja possibilidade de reproduo social o controle sobre a terra. Os assentamentos, portanto, so territrios que representam a fartura e garantia de emprego, trabalho e renda. A luta na terra, que em muitos lugares por todo o Brasil significa o incio da luta pelo territrio, significa ainda um processo de construo de alternativas realidade atual,
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

portanto, na construo simblica da terra como uma heterotopia, ou seja, um lugar, simultaneamente real e imaginrio, de oposio s tendncias de homogeneidade do espao da modernidade (Foucault, 1984), sobretudo pela crescente excluso social inerente dinmica do capital. Admitindo-se o territrio como resultado de um processo histrico de construo do espao por agentes sociais que lhe imprimem suas caractersticas socioculturais, a construo dos territrios, para Santos (1994), se processa a partir da projeo do trabalho sobre o espao. Como assinala o autor, o territrio no territrio em si mesmo, pois o que lhe d essa condio o seu uso, e esse uso que o transforma em objeto de anlise social. Portanto, o territrio resultado da interao entre as relaes sociais estabelecidas em determinado espao e o controle desse espao. Para Haesbaert (2004, p. 79), ele no exclusivamente poltico, nem econmico ou cultural e, muito menos, apenas natural. Para o autor, a construo dos territrios se processa atravs da [...] imbrica o de mltiplas relaes de poder, do poder mais material das relaes econmico-polticas ao poder mais simblico das relaes de ordem mais estritamente cultural. Consequentemente, o acesso terra, materializado nos assentamentos, no significa somente a garantia de sustentabilidade fsica da vida humana, no sentido real de cunho poltico, econmico e social, mas adquire tambm um sentido simblico. Terra vida, portanto, lugar e meio de produo e reproduo social. A luta dos assentados por uma heterotopia (Foucault, 1984), um outro lugar qualitativamente diferente e de resistncia ao processo de desterritorializao forada pelo modelo agrrio e agropecurio implantado no Brasil ao longo de sua histria, modelo que no contempla a agricultura familiar. Na busca por desvendar essa heterotopia no conjunto das famlias assentadas que estamos recorrendo ao conceito de territrio nas suas mltiplas dimenses. Contudo, isso no quer dizer que esta seja a nica via possvel de anlise para o objeto de estudo em questo, tendo em vista que a complexidade posta na atualidade e sua tendncia em provocar equvocos diante dos fenmenos vm reconfigurando as demandas epistemolgicas acerca dos mtodos e dos tratamentos do conhecimento que se apresentam continuamente.

Referncias ANDRADE, Manuel Correia de. Territorialidades, Desterritorialidades, Novas Territorialidades: os limites do poder nacional e do poder local. In: SANTOS, Milton;
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

SOUZA, Maria Adlia A.; SILVEIRA, Maria Laura. (orgs), Territrio: globalizao e fragmentao, So Paulo: Hucitec/Anpur, 1994. __________. A questo do territrio no Brasil. So Paulo/Recife: Hucitec/IPESPE, 1995. BERGAMASCO, Sonia Maria Pessoa Pereira; PAMARD, Chantal Blanc; CHONCHOL, Maria Edy. Por um Atlas dos assentamentos brasileiros: espaos de pesquisa. Rio de Janeiro: DL Brasil, 1997. CARVALHO, Horcio Martins. A interao social e as possibilidades de coeso e de identidade sociais no cotidiano da vida social dos trabalhadores rurais nas reas oficiais de Reforma Agrria no Brasil. Curitiba: NEAD, 1999. CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural, Florianpolis, Editora da UFSC, 1999. COMISSO PASTORAL DA TERRA. Conflitos no Campo Brasil.2002. __________. Conflitos no Campo Brasil.2012 CONCEIO, Alexandrina Luz. A Questo Camponesa: o signo sob o olhar dialtico. 1991. Dissertao (Mestrado em Geografia) - Ncleo de Ps-Graduao em Geografia, So Cristvo, Sergipe, 1991. CORRA, Roberto Lobato. Manifestaes da cultura no espao. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999. CORRA, Roberto Lobato. Espao, um Conceito-Chave da Geografia. In: Castro, InElias de; Gomes, Paulo Cesar da Costa; Corra, Roberto Lobato (org.). Geografia: conceitos e temas. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. CORREA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeni. (Org) Introduo Geografia Cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. COSGROVE, Denis. A Geografia est em toda parte: Cultura e simbolismo nas Paisagens Humanas. In: CORRA, Roberto Lobato. et al . (Org.) Paisagem, Tempo e Cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. pp. 92-123. ESCOLAR, Marcelo. Crtica ao discurso geogrfico. So Paulo: Hucitec, 1996. ESTERCI, Neide. Assentamentos rurais: um convite ao debate. In: ABRA (Associao Brasileira Reforma Agrria). Assentar, assentados e assentamentos soluo ou atenuante. Campinas: ABRA, 1992. FERNANDES, Bernardo Manano. A questo agrria no limiar do sc. XXI. In: Questo agrria, pesquisa e MST. So Paulo: Cortez, 2001.

VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

__________. Entrando nos territrios do territrio. In: PAULINO, E. T.; FABRINI, Jos Edmilson. Campesinato e territrios em disputa. So Paulo: Expresso Popular, 2008. p. 273-302. __________.Sobre a tipologia dos territrios. In: SAQUET, Marco Aurlio; SPSITO, Eliseu Savrio.Territrios e territorialidade: teorias, processos e conflitos. So Paulo: Expresso Popular, 2009. p. 197-216. FOUCAULT, Michel. What is enlightenment? In.: RABINOW, Paul (ed.). The Foucault reader: An introduction to Foucaults thought. London, Penguin Books, 1984. FREMONT, Armand. A regio e o espao vivido. Coimbra: Almedina, 1980. HAESBAERT, Rogrio.Dos Mltiplos Territrios a Multiterritorialidade. Porto Alegre (RS),2004 disponvel em http://www6.ufrgs.br/petgea/Artigo/rh.pdf acessado 10/08/2008. HAESBAERT, Rogrio. O Mito da desterritorializao: do fim dos territrios multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand, 2004. IANNI, Octvio. Sociedade Global. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1992. LACOSTE, Yves. A geografia isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Traduo Maria Ceclia Frana. Campinas: Papirus, 2002. LEITE, Srgio. Assentamento Rural. In: MOTTA, Mrcia (Org.). Dicionrio da terra. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. MARQUES, Marta Inez Medeiros. O conceito de espao rural em questo. In: RevistaTerra Livre, So Paulo: AGB, ano 18, n. 19, Jul-dez, 2002. p. 95-112. MARTINS, Jos de Souza. Os camponeses e a poltica no Brasil. 2. ed. Petrpolis:Vozes, 1983. __________.O Cativeiro da Terra. 7. ed. So Paulo: Hucitec, 1998. 157p. __________.A sociabilidade do homem simples: Cotidiano e histria na modernidade anmala. So Paulo, Editora Hucitec, 2000. __________.O sujeito oculto: ordem e transgresso na reforma agrria. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003. MORAIS, Antnio Carlos Paulo:HUCITEC, 1999. Robert, Geografia Pequena Histria Crtica. So

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Agricultura Camponesa no Brasil. So Paulo: Contexto, 1991. RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. So Paulo: tica, 1993.
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

SANTOS, Milton. O retorno do territrio. In: SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adlia A.; SILVEIRA, Maria Laura. (orgs), Territrio: globalizao e fragmentao, So Paulo: Hucitec/Anpur, 1994. __________.A natureza do Espao: tcnica e tempo, razo e emoo. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1999. SAQUET, Marco Aurlio.Abordagens e concepes sobre territrio. So Paulo: Expresso Popular, 2007. SAQUET, Marco Aurlio. Por uma abordagem territorial. In: SAQUET, Marco Aurlio SPSITO, Eliseu Savrio.Territrios e territorialidade: teorias, processos e conflitos. So Paulo: Expresso Popular, 2009. p. 73-94. SOUZA, Marcelo Jos Lopes de. O territrio: sobre o espao e poder, autonomia edesenvolvimento. In: Castro, In Elias de; Gomes, Paulo Csar da Costa; Crrea,Roberto Lobato (org). Geografia: conceitos e temas. 3. Ed. Rio de Janeiro: BertrandBrasil, 2001. Souza, Marcelo. Territrio da divergncia (e da confuso): em torno das imprecisas fronteiras de um conceito fundamental. In: SAQUET, M. A.; SPSITO, E. S. Territrios e territorialidade: teorias, processos e conflitos. So Paulo: Expresso Popular, 2009. p. 57-72. ZIMMERMANN, Neuza. Os desafios da organizao interna de um assentamento rural. In: MEDEIROS, Leonilde et al. (orgs). Assentamentos rurais: uma viso multidisciplinar. So Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1994.

VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

You might also like