You are on page 1of 2

Histria da Msica Clssica Em termos artsticos podemos considerar CLSSICO sendo: Perfeito, pronto, eterno, acabado, concludo.

Medieval e Renascimento Perodo extenso e marcado pela diversidade. No sculo 7, surge a monodia( uma nica linha meldica) do canto gregoriano - monodia que, sob uma forma profana, tambm ser usada pelos trovadores.No sculo 12, com a Escola de Notre Dame(Paris) aparecem formas polifnicas(entrelaamento de mais de uma melodia) nas quais Protin foi mestre. O aperfeioamento dos instrumentos, as exigncias litrgicas e o surgimento de um "mercado " formado pela nobreza feudal e pela burguesia mercantil das cidades determinaram a expanso da polifonia, com importantes contribuies de Machaut, Du Fay e Palestrina. Barroco Nenhuma escola musical possui analogias to ntidas com as artes plsticas como o barroco: h o culto do ornamento, do arabesco - notas que enfeitam a melodia. De Monteverdi a Johann Sebastian Bach, a msica descobre a profuso dos sons simultneos como meio de alcanar o belo. Como pano de fundo dos instrumentos que se revezam na narrao meldica, surge o baixo contnuo (em geral o cravo). A linguagem tonal se firma como sustentculo da polifonia. Emergem novos gneros musicais: oratrio, cantata, concertos, sonata para teclado. Rococ Na transio entre o barroco e o classicismo, entre 1740 e 1770, a msica rococ ou galante representada, sobretudo pelas obras de Carl Philip Emanuel Bach. Favorecida pelo ambiente da corte de Lus XV, seu ideal a expresso artstica da graa, frivolidade e elegncia. O resultado, cuja artificialidade foi criticada posteriormente, captava as atitudes hedonistas e discretamente sentimentais da poca. Clssico O classicismo surge em meados do sculo 18. Haydn passa a usar formas mais econmicas de expresso. Carl Philip Emanuel Bach (filho de Johann Sebastian) depura a sinfonia do maneirismo. Gluck impe o primado da msica orquestral sobre as improvisaes vocais da pera napolitana. Essas inovaes serviram de base ao mais genial compositor do perodo, Mozart. Coube a ele levar a nova linguagem ao extremo. O exemplo de Bach com o barroco, Mozart foi ao mesmo tempo, para o classicismo, o mais representativo e o grande coveiro: para no repeti-lo, era preciso inventar outra coisa. Beethoven foi um dos que entenderam o recado. Romntico As regras clssicas de composio eram rgidas, e o compositor deveria obedecer a elas. Os compositores romnticos abandonaram essas frmulas, pois queriam transportar para a msica suas paixes e aflies, mas tambm seu nacionalismo e suas aspiraes polticas. O romantismo criou uma

profuso de novas formas de expresso: o moderno sinfonismo que comea com Beethoven, o lied (cano) que se consolida com Schubert. A msica torna-se uma mercadoria. No lugar dos pequenos conjuntos a servio de igrejas ou aristocratas, surgem as orquestras e as companhias de pera financiadas com a venda de ingressos ao pblico. O compositor polons Chopin inspirou-se em danas populares, despertando, com sua msica, o amor patritico e o sentimentalismo. Uma das preocupaes do msico alemo Beethoven. Foi tentar aproximar sua msica do gosto popular, j que o seu pblico se ampliava. Outros nomes importantes da msica romntica so Liszt e Wagner. Este ltimo destacou-se, sobretudo pelas peras que comps. Algumas de suas obras expressam um estranho fascnio pela morte. dele a frase: ... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer". Nacionalismo, sentimentalismo e pessimismo so, pois, caractersticas do Romantismo na msica. Ps-romntico No houve um ps-romantismo como h hoje um ps-modernismo. A designao engloba uma reao esttica que procurou dar uma eloqncia menos subjetivista msica, coloc-la num patamar superior de racionalidade, por meio de achados harmnicos mais ousados e de formas mais despojadas. Em lugar de Bruckner, a orquestra sinfnica fala a linguagem de Debussy e Ravel. A msica perde em pretenso, mas ganha em simplicidade. Moderno H pelo menos trs correntes que nascem com o sculo. De um lado, a Escola de Viena, que decreta o fim da linguagem tonal (o atonalismo de Shoenberg) e reivindica uma organizao revolucionria dos sons. De outro, Bartok, Chostakovitch e Stravinski praticam uma amplificao das fronteiras do tonalismo e combinaes instrumentais menos ortodoxas. H, por fim, um neoclassicismo em que Prokofiev e Stravinski prenunciam modos de apropriao que se tornariam tpicos na psmodernidade. Contemporneo Olivier Messiaen tornou-se em 1942 professores de harmonia do Conservatrio de Paris. Ainda nos anos 40 teria como alunos Boulez,Stockhausen e Berio.O atonalismo, concluram tinha se esgotado.Era preciso dar novos passos na lgica de organizao dos sons.Surgiu uma vanguarda que forneceu msica um carter permanentemente experimental.Chancelou a msica eletroacstica e expandiu os limites da expresso.

You might also like