You are on page 1of 3

lit e racast .co m .

br

http://literacast.co m.br/7-tecno lo gias-de-1984-similares-a-no ssas-em-2013/

7 tecnologias de 1984 similares a nossas em 2013


A tecnologia uma coisa maravilhosa, mas, nas palavras de Tio Ben: "Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades."Se no tivermos cuidado, a tecnologia que conhecemos e amamos poderia ser usada contra ns, mesmo de f orma sutil. No ano de 1984, a Apple af irmou que a IBM era o "Grande Irmo". Na realidade, a tecnologia de hoje se assemelha mais a viso distpica de George Orwell do que era um PC em 1980. Todos os dias estamos em processo de nos tornar uma sociedade mais conectada. Com as redes sociais, computao em nuvem e sistemas de vigilncia em casa conectados Internet, podemos nos encontrar em um delicado equilbrio de conf iana e paranoia. Abaixo segue uma comparao entre 7 tecnologias de 1984 similares a nossas em 2013.

1 . A evoluo da teletela

No livro 1984: A semelhana entre as telas de led de hoje e as teletelas da histria de Orwell so bvias. As teletelas, em 1984, so bidirecionais, o que signif ica que as imagens so enviadas e recebidas, empurrando propaganda, enquanto age como uma camera de segurana em cada sala. Elas tambm no podem ser desligadas, assim a teletela se assemelha muito com um PC, no qual nos mantemos sempre a f rente. Na realidade de hoje: Os televisores de hoje no esto nos espionando ativamente (pelo menos, eu espero que no), mas notenooks e a maioria dos monitores de computador tem webcams integradas, e algumas smart tv's podem manter o controle de onde seus olhos esto f ixos para of erecer a melhor imagem possvel. Esses dados tambm seriam teis para os anunciantes, que seriam capazes de calcular as reas da tela so mais valiosas do que outras, pocisionando os anncios de maneira mais ef etiva. H tambm o Kinect da Microsof t, que pode ler sua linguagem corporal para avaliar como voc est se sentindo, seus batimento cardiacos e que a principio deveria se manter sempre ligado, pelo menos no XOne.

2 . O Grande Irmo ainda est olhando voc

No livro 1984: Em cada praa, estabelecimento ou orgo publico, os cartazes e propagandas do Grande Irmo iram bombarde-lo da mesma f orma que a publicidade f az hoje. Nos dois sentidos teletelas existem em todos os quartos. Eles esto no trabalho, em casa e nas ruas. Na realidade de hoje: Vivemos em um mundo que quase completamente vigiado de um modo ou de outro. Ha os sistemas de CCT V em todos os cantos do Reino Unido, ou as cmeras em estacionamentos, elevadores e etc, ns aceitamos essas cmeras para nossa proteo. Lembre-se que a proteo dependente da interpretao de quem est vendo essas imagens. Ideologicamente, a perda de privacidade para a segurana no vem custa da liberdade. Claro que, vigiar um ser humano e analisar esses dados de vdeo seria muito demorado no melhor dos casos, no pior seria impossvel. a que entra os sof twares de reconhecimento f acial, que poderiam ser usados para manter um banco de dados de movimentos de um indivduo sem um esf oro manual. Considere o seguinte: Onde voc est sob algum tipo de vigilncia? Voc est f ora de vista em algum quarto de sua casa, certo? Voc tem o seu celular em seu bolso? Se sim, ento algum sabe onde voc est. Eles podem ouvi-lo? No? Voc tem certeza? Tudo bem. Voc j twittou e atualizou seu status no Facebook a respeito de onde voc est? f cil descartar a idia de que algum est observando, mas talvez algum esteja . Lembre-se, no nosso 2013 o "Grande Irmo" no tem que ser o governo, ele pode ser as corporaes.

3. A polcia pensamento

No livro 1984: No mundo de Orwell , qualquer um poderia ser um membro da Polcia do pensamento, a criana amigvel, um vizinho ou um colega de trabalho pode ser um membro desta rede que examina seu comportamento. Uma vez que a policia pode ser, literalmente, qualquer um, o que o leva a suspeitar de todos e todos suspeitarem de voc . Na realidade de hoje: Pesquisadores f oram ref inando uma descoberta recente que lhes permite extrair imagens da mente de uma pessoa, as ltimas notcias nessa f rente um procedimento que permite "ouvir" um monlogo interior de uma pessoa. As implicaes mdicas positivas para esta tecnologia so enormes, pessoas com doenas que impedem a coordenao motora ou qualquer outra doena que af eta a f ala podem, f inalmente, ter uma voz coerente, no entanto, em um mundo com cmeras em todos os lugares, os pensamentos de uma pessoa podem ser o ltimo ref gio de privacidade. Precisamos garantir que esse tipo de tecnologia seja usada de f orma responsvel. Considere o seguinte: Se voc acha que a tecnologia acima parece distante no f uturo ou muito mirabolante para ser implementada de f orma ameaadora, considere que temos uma tecnologia que pode acompanhar seus pensamentos e sonhos e utilizar nos meios de comunicao, por um lado ele iria lhe proporcionar uma nova f orma de interagir com a tecnologia, por outro, os dados extrados de seus pensamentos seriam muito valiosos para a indutria da propaganda.

4 . Novilngua (ou, de um like para a liberdade)

No livro 1984: No mundo de Orwell, o governo comea a reduzir gradualmente o Ingls para uma verso mais "ef iciente" chamada Novilngua. Palavras como "maravilhoso" e "incrivel" f oram substitudos por "bomplus" ou "dobrobomplus" a novilngua f oi usado em 1984 para controlar a histria. Na realidade de hoje: enquanto mensagens de texto com uma linguagem mais abreviada vieram claramente para salvar os nossos polegares, precisamos ter cuidado para que a nossa comunicao no perca a sua riqueza (ou preciso). Em 1984, Orwell mostrou que voc pode eliminar conceitos inteiros (como a liberdade) por no ter uma palavra para isso . Embora a linguagem das mensagens de texto no seja to nef asta quanto a novilngua, ela no remove a parte humana de comunicao. Ao escrever uma documentao f ormal, por exemplo, importante ser o mais preciso e direto possivel, mas imagine como seria chato se tudo f osse escrito em portugus clssico. 5. "Quem controla o passado controla o futuro, quem controla o presente controla o passado."

No livro 1984: Um dos lemas do partido "Quem controla o passado controla o f uturo, quem controla o presente controla o passado". Alguns dos personagens passam seus dias modif icando registros pblicos, documentos histricos e jornais velhos para f azer o mundo do passado parecer f avorvel ao partido, mudando assim a histria. Na realidade de hoje: A maioria do nosso conhecimento histrico, vem de algumas f ontes conf iveis online. Se elas f orem propositadamente alteradas, no estaramos mudando a histria? Se voc no pensa assim, pergunte a si mesmo quando f oi a ltima vez que olhou para uma enciclopdia f isica (que no so mais impressas) versus o Google ou Wikipedia. H muito tempo atrs, ns conf iamos nossos f atos histricos em pessoas que f oram pagas para registr-los, agora colocamos nossa conf iana em voluntrios com boa vontade. 6. Rastreando o dinheiro

No livro 1984: No h privacidade para suas compras, a menos que voc compre coisas no mercado negro. Todos os alimentos so raes especf icas para pessoa com pesos especf icos, o que no s rastrea o dinheiro, como tambm limita os pertences pessoais. Na realidade de hoje: H pessoas em nossa sociedade com uma renda f ixa e que esto em uma situao semelhante, mas a perda real aqui a privacidade. Se isso f eito com um cookie de rastreamento em uma compra on-line (ou at mesmo de pesquisa) ou um daqueles cartes de loja com "desconto", estamos constantemente perdendo o anonimato e um pouco de liberdade por alguns centavos a menos em um iPad. H quanto tempo voc no v uma caixa registradora e sim um computador em qualquer caixa? H sempre algum registro rastrevel do que voc comprou e quando voc comprou, alm disso, com as tecnologias NFC e similares que sero os meios de pagamento para a prxima gerao de smatphones, todas as suas transaes f inanceiras sero armazenadas digitalmente.

7. teletelas pblicas

No livro 1984: No mundo de Orwell h uma teletela em cada rua, a programao sempre propaganda prpartido. Eu sei o que voc est pensando, que isso o mesmo do 1 item da lista, mas no , este um bombardeio constante de inf ormaes que uma programao na mente, em vez de um dispositivo destinado principalmente para vigilncia. Na realidade de hoje: Se voc j andou pela Times Square, em Nova York, Piccadilly Circus, em Londres ou alguma rea semelhante em uma metrpole, voc vai, sem dvida, ser bombardeado com imagens em movimento de todos os cantos. Estamos programados com o ref rigerante que tem apenas uma caloria e com o novo Smartphone da Samsung. O mundo de Orwell cheio de propaganda e de estatsticas de guerra. No meu pacote de T.V a cabo tenho pelo menos cinco canais dif erentes de noticias 24 horas. Ns somos a primeira gerao na histria a ter um f luxo constante de inf ormaes nos batendo em um f luxo interminvel. Concluindo Podemos ser gratos por no vivermos em um mundo to sombrio quanto a Oceania de Orwell, mas claro que j existe tecnologia para tornar este mundo possvel se ns deixarmos. Mantendo nossa parania em cheque, todos ns devemos f icar atentos a nossa tecnologia e em como ela usada. Segurana uma coisa boa, mas vale considerar o quanto de sua liberdade pessoal vale a pena ser sacrif icada. Sendo bem sincero, eu queria f azer um artigo sobre como estamos vivendo comparado com o Guia do Mochileiro das Galxias, mas como a Terra no f oi destruda para dar lugar a um novo desvio espacial, f ui com 1984 mesmo. Nota: Colocar uma toalha sobre uma cmera de vigilncia pode ser a melhor opo para salvar sua privacidade.

No mais, nada mais.

Fonte: Dvice Reviso: Leonardo Gomes Compre o Livro 1984 na ou na

You might also like