You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA DE MATERIAIS DE CONSTRUO I Prof. Dr.

Enio Pazini Figueiredo

MARCELO HENRIQUE APOLINARIO DA SILVA

Ao

Goinia Janeiro 2013

SUMRIO
RESUMO ............................................................................................................ 3 1 2 2.1 2.2 3 4 5 INTRODUO .................................................................................................. 4 MATERIAIS E MTODOS .............................................................................5 APARELHAGEM ................................................................................................5 EXECUO .........................................................................................................6 APRESENTAO DOS RESULTADOS ........................................................7 ANLISE DOS RESULTADOS .......................................................................9 CONCLUSES .................................................................................................10 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ............................................................11

3 RESUMO Este relatrio tem por objetivo exposio de um trabalho prtico da determinao das propriedades em ensaios laboratoriais do ao, a partir dos resultados, assim feita uma inspeo geral para, atravs da conformidade dos mesmos, qualific-las e defini-las. Para a execuo deste trabalho foi usada norma NBR 7480 (ABNT, 2007). Com base nesta norma sero expostos os procedimentos de execuo, materiais utilizados e os resultados obtidos, juntamente com sua analise e concluses.

4 1 INTRODUO O ao um dos materiais mais usados em obras de infraestrutura e construo civil, um produto indispensvel, pois est presente em todas as obras como material principal. As particularidades do ao para Construo civil so de fundamental importncia, especificamente no campo de estruturas metlicas, cujo projeto e execuo nelas se baseiam. Um dos motivos do uso do ao devido as suas propriedades, tais como, Elasticidade, Ductilidade, Dureza e Fadiga. O objetivo do ensaio realizado a determinao de algumas propriedades de barras de ao. Para tanto, seguiu-se os procedimentos das normas NBR 7480 (ABNT, 2007). A determinao das caractersticas das barras de ao verificando a qualidade e desempenho, afeta diretamente os demais subsistemas na construo civil, como em estruturas, ela deve obedecer aos critrios tcnicos e padres mnimos de resistncia trao, compresso e outras demais necessidades de utilizao, para sua rea de uso. Por isso antes da utilizao faz-se necessria verificao das suas propriedades visando uma boa condio de aplicao e fazer uma especificao adequada.

5 2 MATERIAIS E MTODOS 2.1 APARELHAGEM Para a realizao do ensaio foram utilizados os seguintes equipamentos: Um paqumetro para determinar o dimetro (figura 1), uma rgua metlica para determinar os comprimentos (figura 2), uma balana para determinar a massa das amostras (figura 3), um pequeno serrote para cortar os corpos-de-prova nos tamanhos adequados (figura 4) e maquina universal para realizar o ensaio de trao (figura 5).

Figura 1: Paqumetro

Figura 2: Rgua metlica

Figura 3: Balana

Figura 4: Serrote

Figura 5: Maquina universal para ensaio de resistncia trao

6 2.2 EXECUO

Na realizao do ensaio, utilizou-se trs corpos-de-prova, sendo um de polegada de ao CA-50, um de polegada e um de polegada, primeiramente foram verificados as caractersticas geomtricas dos corpos-de-prova, tais como, dimetro, comprimento e tambm determinando a massa inicial de cada um, posteriormente foi marcada a sua rea til dividindo a barra ao meio e fazendo duas marcaes uma para a esquerda e uma para a direita, ambas igualmente espaadas de um comprimento igual ao dimetro real vezes cinco, em relao ao centro da barra. Aps esse procedimento os corpos-de-prova foram levados para maquina universal para realizar as medies de tenso de escoamento, tenso alongamento e tenso de ruptura. Para realizao do ensaio foram utilizados os corpos-de-prova com as seguintes medies na tabela abaixo, tais como, comprimento inicial, dimetro nominal e massa: Corpo-de-prova polegada polegada polegada Comprimento Inicial (mm) 501 501 449 Dimetro (mm) 6,5 13 20 Massa (g) 123,6 484,0 1228,8

Tabela 1: Dimenses dos corpos-de-prova para ensaio.

Figura 6: Corpo-de-prova colocado na maquina universal para ensaio de trao

Figura 7: Suporte onde o corpo-de-prova encaixado na maquina universal

7 3 APRESENTAO DOS RESULTADOS I CARGA DE ESCOAMENTO, CARGA DE RUPTURA E COMPRIMENTO FINAL. Na realizao do ensaio de trao, determinou-se a carga de escoamento, carga de ruptura e comprimento final de cada corpo-de-prova, os valores esto demonstrados na tabela 2, onde T.E carga de escoamento e T.R a carga de ruptura, os corpos-deprova de polegada e polegada romperam dentro da rea til, e o corpo-de-prova de polegada rompeu fora da rea til e no foi possvel registrar a sua carga de escoamento.

Corpo-de-prova polegada polegada polegada

T.E (kgf) 8300 20600

T.R (kgf) 4150 9700 23800

Com. Final (mm) 67 148 225

Tabela 2: Valores da carga de escoamento, carga de ruptura e comprimento final.

Figura 8: Corpo-de-prova aps ruptura

II TENSO DE ESCOAMENTO. A tenso a trao (escoamento) dada pela expresso = , onde F a fora de escoamento e A a rea da seo transversal, os valores obtidos das tenses de escoamento dos corpos-de-prova esto demonstrados na tabela 3. Corpo-de-prova polegada polegada polegada rea (m2) 3,3183x10-4 1,3273x10-4 3,1416x10-4 Tenso de escoamento (MPa) 613,4 643,3

Tabela 3: Valores da rea e tenso de escoamento.

8 III TENSO DE RUPTURA. Para o calculo do limite de resistncia trao utilizou-se a expresso = F/A sendo F a carga de ruptura e A a rea da seo transversal, logo os valores obtidos das tenses de ruptura dos corpos-de-prova esto demonstrados na tabela 4. rea (m2) 3,3183x10-4 1,3273x10-4 3,1416x10-4

Corpo-de-prova polegada polegada polegada

Tenso de Ruptura (MPa) 716,9 743,2

Tabela 4: Valores da rea e tenso de ruptura.

A tenso de ruptura deve ser no mnimo 1,08 vezes maior que a Tenso de escoamento, os valores obtidos esto demostrados na tabela 5.

Corpo-de-prova polegada polegada polegada

Tenso de Escoamento (MPa) 613,4 643,3

Tenso de Ruptura esperada (MPa) 662,5 694,8

Tabela 5: Valores da tenso de escoamento e tenso de ruptura (esperada).

IV COMPRIMENTO FINAL E ALONGAMENTO (%).

Depois de realizado o ensaio, foi feito a medio do comprimento final (Lf) das barras, e para o calculo da porcentagem de alongamento utilizou-se a expresso os valores obtidos esto demonstrados na tabela 6. No ensaio de dobramento no ocorreram ruptura nem fissurao na zona tracionada do corpo-deprova quando ele foi dobrado a 180 graus em um pino.

Corpo-de-prova polegada polegada polegada

Comprimento Inicial (mm) 63 125 195

Comprimento Final (mm) 67 148 225

Alongamento (%) 6,3 18,4 15,4

Tabela 6: Valores do comprimento inicial, final e do alongamento (%).

9 4 ANLISE DOS RESULTADOS

Seguindo a norma tcnica NBR 7480 (ABNT, 2007) Ao destinado a armaduras para estruturas de concreto armado - Especificao, foram analisados todos os ensaios e verificamos as suas propriedades com a finalidade de determinar suas condies de aplicao atravs da conformidade dos mesmos, assim foram feitas as seguintes analises: Analisando o ensaio onde verificamos o alongamento dos trs corpos-de-prova (tabela 6), seguindo a norma NBR 7480, observamos que a barra de polegada no est de acordo com a norma, pois o alongamento mnimo segundo a norma tem que ser de 8%, j as outras barras esto aprovadas. Partindo agora para analises da tenso de ruptura, seguindo a norma ABNT, observamos os valores obtidos (tabela 5), logo notamos que todos os corpos-de-prova encontram-se dentro dos padres da norma exceto a barra de polegada, pois a mesma no pode ser avaliada, segundo a norma o valor mnimo da tenso de ruptura deve ser (1,08)x(tenso de escoamento), ento se conclui que as barras de e polegadas seriam aceitas. Verificando os valores obtidos da tenso de escoamento (tabela 3), conclumos que todas as barras encontram-se dentro dos padres da norma, exceto a barra de polegada que no foi possvel calcular a tenso da mesma. A norma diz que a tenso de escoamento mnima para o ao CA-50 de 500 MPa. J no ensaio de dobramento no ocorreram ruptura nem fissurao na zona tracionada dos corpos-de-prova quando foi dobrado a 180 graus, com isso observamos que tambm est de acordo com os padres da norma.

10 5 CONCLUSES

De acordo com as especificaes da Norma NBR 7480 (ABNT, 2007) Ao destinado a armaduras para estruturas de concreto armado - Especificao, foram praticadas avaliaes dos corpos de prova, em relao s suas propriedades a partir de ensaios de resistncia trao, onde se verificou a carga de ruptura, tenso de ruptura, tenso de escoamento e a porcentagem de alongamento. Os ensaios foram realizados nos dias 14 e 21 de dezembro de 2012 no laboratrio de materiais de construo da Universidade Federal de Gois. Conclumos ento que de primordial importncia realizar ensaios para uma boa elaborao da obra, pois mesmo que as porcentagens de problemas sejam pequenas em relao s quantidades analisadas, pode-se acabar fazendo a escolha errada e adquirindo um material de baixa qualidade e prejudicando uma etapa da obra, pois se a barra de ao for utilizada em uma estrutura e no estiver em de acordo com as normas, em perfeito estado e resistncia mnima, a mesma no poder ser utilizada. Logo, a partir dos resultados apresentados em nosso ensaio, foi possvel verificar que todos os corpos-deprova foram aprovados de acordo com a norma tcnica ABNT exceto o corpo-de-prova de polegada, que no foi possvel estabelecer a tenso de escoamento, o que impossibilitou de verificar tambm a sua tenso de ruptura.

11 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 7480: 2007: Ao destinado a armaduras para estruturas de concreto armado.

You might also like