You are on page 1of 5

Microsoft Windows 7 para usurio curso tcnico de TI

Sala de aula - unidade I aula 1 a 6 Atividades

1. O que um sistema operacional? D dois exemplos. R. um programa que reconhece os hardwares de uma maquina criando uma interface para um usurio concluindo sem o SO no podemos usar o computador. Windows, Linux, Mac OS. 2. Quais so as principais caractersticas de um sistema operacional grfico (GUI)? 3. Qual a funo de cada ferramenta: Aero Peek permite enxergar atravs de outra janela aberta no win7. Aero Snap redimensiona janelas automaticamente arrastando ao topo da tela. Aero Shake minimiza ou maximiza janelas que esto em segundo plano. 4. Faa uma pesquisa no sistema de ajuda do Windows 7 e responda: O que Restaurao do Sistema?

A Restaurao do Sistema o ajuda a restaurar arquivos do sistema do computador para um ponto anterior no tempo. uma forma de desfazer alteraes do sistema no computador sem afetar os arquivos pessoais, como email, documentos ou fotos.
5. Descreva a utilizao das seguintes teclas: Tab Alt Ctrl Shift Esc usado para dar um certo nmero de espao na linha acessa menu, usado em combinao com outra tecla, chamamos de teclas de atalho. Usado para deixar o caractere em maiscula usado para desfazer ou parar processos.

6. Se voc for comprar um computador, qual o procedimento para verificar as "Informaes do Sistema"? Clicar no cone iniciar Painel de controle Sistema 7. Se um usurio canhoto, como voc o ajudaria a configurar o mouse? Alternando os botes entre primrio e secundrio do mouse. 8. Como proceder para visualizar as propriedades de um objeto? Clicando com o boto secundrio do mouse. Depois em propriedade. 9. Para que serve a rea de notificao? A rea de notificao est localizada no lado direito da barra de tarefas por padro, e ela contm cones de programas que fornecem status e notificaes sobre eventos como email de entrada, atualizaes e conectividade de rede. Ao instalar um programa, s vezes possvel adicionar um cone para esse programa rea de notificao.

10. Qual a funo da Proteo de tela? Quando o computador fica ocioso podemos passar alguns slides ou usar programas de proteo de tela, nos monitores antigos de tubos, servia para no gravar uma imagem na tela. 11. Qual o outro nome dado ao Desktop? rea de trabalho. 12. Onde se muda a hora e a data do computador? Painel de controle, data e hora ou clicando no sobre data e hora na barra do Windows. 13. D nomes aos elementos do desktop utilizando a figura a seguir:

cone computador cone lixeira Gadgets relgio jogo quebra cabea

Boto iniciar Windows 7

Barra de inicio rpido e ao lado Aplicativo em execuo

Teclado / rea de notificao/ relgio.

14. Qual o procedimento para colocar uma foto pessoal como Plano de Fundo? Clicando com o boto secundrio mouse depois em personalizar. 15. Qual a combinao de teclas que se deve utilizar para alternar entre os aplicativos abertos? Alt + tab. 16. Para que serve o recurso "Ponto de Partida"? Permite acesso rpido s configuraes mais comuns feitas em seu computador; exemplo serve para mostrar os novos recursos do sistema como conexo com a internet, fazer backup, personalizar, compartilhar arquivos em rede, alterar definio de notificao.

Sala de aula - unidade II aula 7 e 8 Atividades

1. Crie um desenho utilizando o Paint. Salve-o dentro de sua pasta Documentos. executar mspaint.exe 2. O que so Gadgets? So pequenos aplicativos executado no desktop. 3. Identifique as extenses e os programas que as criam:

4. Qual o procedimento para abrir um arquivo criado anteriormente no Bloco de Notas? Clicar com o boto secundrio, depois, Abrir como. 5. O que Ferramenta de Captura? SnippingTool.exe um aplicativo de captura de imagem na tela, onde pode-se capturar imagem de trs maneiras. 6. Abaixo so citados itens do menu Iniciar, marque com A os itens que pertencem ao Acessrios e com T os itens que pertencem a Todos os Programas.

Sala de aula - unidade III aula 9 13 - Atividades

1. O que o Windows Explorer? uma pasta do sistema na qual voc realiza todo o gerenciamento de arquivos e obtm acesso a outros objetos de Windows, como unidades de disco, disquete, CD ROM, DVD, Discos removveis, Painel de Controle, Rede, Lixeira entre outras, e ainda unidades de disco mapeadas como drivers de rede. 2. O que um arquivo? Descreva sua estrutura. um conjunto de informaes armazenadas em um computador com um nico nome. Um arquivo pode ser uma imagem, um documento, um programa, etc; exemplo nomeDoArquivo.extenso 3. Crie a seguinte hierarquia de pastas dentro da Biblioteca Documentos:

Nova pasta Cursos Dentro da pasta Cursos Nova pasta Espanhol Nova pasta Informtica obs a pasta informtica est selecionada. Nova pasta Ingls ob. veja que est pasta est dentro da pasta cursos. Dentro da pasta Informtica Nova pasta Power Point Nova pasta Windows 7 Nova pasta Word 4. Qual o procedimento que devemos seguir para ocultar uma pasta criada? clique com o boto direito do mouse no arquivo ou pasta desejada; selecione a opo Propriedades no menu de contexto apresentado selecione o atributo oculto. 5. Copie 1 arquivo para cada pasta criada anteriormente. Selecione uma arquivo ed.exe em seguida tecla Ctrl + c e depois ctrl+V nas pastas Cursos, Espanhol, Informtica, Ingls, Power Point, Windows7, Word. 6. Copie a pasta Word para a pasta Cursos. Selecione a pasta word ctrl+c depois ctrl+v dentro da pasta cursos. 7. Localize a pasta Cursos utilizando o recurso de pesquisa do menu Iniciar. Selecione objeto disco local c:; digite cursos no campo pesquisar. 8. Crie atalhos para os seguintes objetos no desktop: Pasta Cursos e Tablet PC. Selecione a Pasta Cursos clique com o boto secundrio do mouse enviar para rea de trabalho. O mesmo serve para pasta tablet pc. 9. Renomeie os atalhos criados. Clique com o boto secundrio do mouse e depois em renomear digite um nome. 10. Remova os atalhos criados. Clique com o boto secundrio do mouse e depois excluir. 11. Limpe a Lixeira e descreva o procedimento utilizado. Clique com o boto secundrio do mouse e depois em esvaziar lixeira, aparecera uma opo sim ou no para excluir permanentemente o arquivo.

12. Crie em Bibliotecas a Biblioteca Curso Windows 7.

Seleciona a pasta Bibliotecas depois com o boto secundrio aparecer menu vai at novo depois pasta, em seguida renomeia a pasta como curso Windows 7. 13. Organize o Desktop classificando por Tipo de item. Clique com Boto secundrio no desktop depois Classificar por; tipo de item. 14. Qual o espao livre para o armazenamento de dados no disco fixo do seu computador? 78gb livre 15. O que Desfragmentao de disco? Como abrir esta ferramenta? Com a gravao contnua dos arquivos surge pequenos espaos vazios, o defrag reagrupa de forma a no ter esses espao vazios deixando com melhor desempenho, lembrando que s serve em Hd, os SSD no precisa de defrag, Para abrir, em disco local c: clique com o boto secundrio, propriedade, v para aba ferramenta, clique em otimizar 16. Exclua a pasta Informtica, e em seguida restaure-a. Explique o processo de restaurao da Lixeira. Dentro da pasta lixeira, boto secundrio, desfazer excluir = ctrl+z. 17. Marque com C as opes corretas e com um E as opes erradas:

RESPOSTA AQUI. C, E,C,E,E,C. 18. Qual a vantagem de usar a Lista de Atalhos? A vantagem a Rapidez da busca do seu objeto.

You might also like