You are on page 1of 4

Mitose e meiose: Os dois processos de diviso celular

COMENTE

Assunto: Biologia, Biologia Celular, Estrutura e fisiologia da clula Cristina Faganelli Braun Seixas

14/02/200610h39

Comunicar erroImprimir Nosso organismo est sempre realizando divises celulares. H dois tipos de diviso celular, a mitose e a meiose, e ns realizamos tanto uma quanto outra, mas em situaes diferentes. Para o estudante, importante saber distinguir cada uma delas: mitose ou meiose?, eis a diviso, digo, a questo...Vamos ver quando e como realizamos cada uma delas.

Mitose A mitose um tipo de diviso celular que ocorre desde o surgimento da primeira clula do beb (clula-ovo ou zigoto) at a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no tero materno, necessrio que ocorra a duplicao das clulas a fim de formar o novo ser. A partir da nunca mais paramos de realizar mitoses. Esse processo de suma importncia para continuarmos a nos desenvolver, a crescer, a repor as clulas perdidas, como, por exemplo, ao sofrermos uma leso na pele, ou perdermos clulas sanguneas (hemcias) a cada 120 dias, etc. A diviso da diviso A mitose se inicia com uma clula diplide (2n), ou seja, com o nmero total de cromossomos da espcie que no nosso caso so 46. Em seguida h um perodo denominado intrfase, em que ocorre a duplicao do material gentico, para depois comear a diviso propriamente dita. O processo de diviso contnuo, mas para entendermos melhor a mitose, costumamos subdividi-la em fases, que so:

prfase

metfase

anfase

telfase Na prfase, h uma certa "desorganizao", pois a cromatina (material gentico) inicia sua espiralizao, transformando-se em cromossomos (contendo duas cromtidesirms). H o desaparecimento do nuclolo, o rompimento da carioteca (membrana nuclear) e os centrolos migram para os plos da clula. Da metfase telfase Na metfase ocorre a espiralizao mxima e os cromossomos encontram-se no centro da clula (plano equatorial), presos s fibras do fuso. Na anfase, por sua vez,

as cromtides-irms migram para os plos opostos das clulas devido ao encurtamento das fibras do fuso. Finalmente, na telfase ocorre a formao de duas clulas - filhas idnticas clulame (que originou todo o processo). Termina a a cariocinese (diviso do ncleo) e inicia a citocinese (distribuio equivalente do citoplasma). Nesta etapa, reaparecem a carioteca, os nuclolos e os cromossomos voltam a desespiralizar-se. Clulas sexuais J a meiose ocorre com a finalidade especfica de produzirmos as clulas sexuais ou gametas (espermatozide e vulo). No homem, os espermatozides se produzem medida que so utilizados. Durante a ejaculao, eliminam-se em mdia 300 milhes de clulas. Por sua vez, os vulos j esto formados nos ovrios da mulher desde o seu nascimento. So cerca de 400 mil, mas, normalmente, amadurece somente um a cada ms, aps a puberdade. Segunda diviso A meiose tambm dividida em etapas. Alm disto, essa diviso dupla. Na primeira diviso, ocorrem a prfase I, metfase I, anfase I e telfase I. Na segunda, a prfase II, metfase II, anfase II e telfase II. A grosso modo, o que difere a meiose da mitose, alm da formao de clulas com metade do nmero de cromossomos (n = 23), que na prfase I acontecem subfases:

leptteno

zigteno

paquteno

diplteno

diacinese Elas so importantes, pois favorece o "crossing-over", ou seja, a mistura do material gentico, com a quebra e troca de pontas entre os cromossomos. Mas, por que esse fato importante? Para favorecer a variabilidade gentica, o que garante a nossa diversidade. importante tambm que a meiose seja reducional, pois durante a fecundao (unio do vulo com o espermatozide) forma-se um novo ser com 46 cromossomos, 23 vindos do pai e 23 da me. Desse modo, fica garantida a perpetuao da espcie.

You might also like