You are on page 1of 20

A ALEGRIA DE SER CARTUXO

INTRODUO H alguns anos o filme O Grande Silncio causou grande impacto no pblico. Revelou um pouco sobre a vida dos cartuxos, mas s um pouco, porque a mudez do filme deixou os espectadores com muitas perguntas no ar. Quem so esses monges vestidos com grosseiros hbitos brancos? Que sentido tem essa vida retirada e silenciosa, to diferente da vida dos sacerdotes e religiosos dedicados vida pastoral, ao ensino, s misses, inseridos no mundo? Os cartuxos defendem com firmeza o seu silncio e retiro do mundo para poder viver seu carisma prprio e especial, por isso fogem da publicidade e raramente concedem entrevistas aos meios de comunicao. No de se adimirar que sejam to pouco conhecidos. Apesar de tudo, a vida solitria dos cartuxos sempre atraiu homens famintos do Infinito, desejosos de viver ocultos aos olhos do mundo, consagrando a sua existncia totalmente a Deus no silncio e na solido de um ermo. Santos como Incio de Loyola, Joo da Cruz e outros, sentiram o desejo de ingresar em uma cartuxa. E a Cartuja continua despertando interesse em no poucas pessoas de f que se sentem atrados por uma vida de f singela, centrada no essencial. Recolhemos aqui as perguntas que h alguns anos o Pe. Rosendo Roig, jesuta, planejou para os cartuxos de Miraflores (Burgos, Espanha). Tambm aproveitamos para adicionar outras perguntas que os aspirantes costumam nos fazer em suas cartas e em seus retiros vocacionais. Esperamos que estes simples dilogos sirvam de orientao aos jovens desejosos de saber mais sobre o carisma e a vida diria dos cartuxos.

1. A VOCAO - Quando um jovem aspira ingressar na Cartuxa... - Normalmente nos escreve. - A quem se dirige? - Normalmente ao Pe. Prior. - E quem lhe responde? - O Pe. Mestre de novios lhe manda uma carta incluindo um opsculo informativo que d uma ideia geral sobre as observncias e exigncias da vocao cartusiana. Hoje a maior parte dos aspirantes se dirige a ns por e-mail.

- E depois? - Se responde e persiste em seu propsito, depois de recebermos informaes favorveis da parte de algum sacerdote que o conhea, o aspirante convidado a passar uns dias de experincia na Cartuxa. - Como passar esses dias? - Para que a experincia seja mais proveitosa, ele vive em uma cela do claustro e segue os mesmos horrios da Comunidade. - Essa experincia esclarece alguma coisa? - Depois de vrios dias o aspirante ter uma ideia bastante aproximativa da vida que deseja abraar. - Quem se ocupa dele durante esses dias? - O Pe. Mestre de novios o visita com frequncia, e com ele o aspirante fala amistosamente sobre a vocao e tudo o que est relacionado a esta. - Qual precisamente a finalidade desse dilogo? - Aprofundar a espiritualidade cartusiana para ajudar o aspirante a descernir a sua vocao. - Que motivaes no seriam vlidas para ser monge cartuxo? - As desiluses da vida, o desejo de uma vida tranquila, sem problemas, em geral qualquer motivo egostico. O nico motivo vlido a busca dos valores que no passam, a busca mais ou menos claramente percebida (ou ao menos pressentida) de Deus. Procuramos analisar a vocao com o mximo de discrio e pacincia. - Com que idade se pode entrar na Cartuxa? - Tende-se a desaconselhar cada vez mais o ingreso antes dos 21 anos. - Dos 21 at que idade? - Sem a autorizao especial do Captulo Geral ou do Reverendo Padre, que o Superior Geral da Ordem, no se pode receber ningum que j tenha 45 anos. - E a autorizao concedida? - Se a idade no supera muito os 45 anos pode ser concedida, mas s depois de ter feito uma experincia especial de trs ou quatro meses antes de ser admitido como aspirante. - Por que essa experincia? - Porque nessa idade a adaptao s observncias da Cartuxa mais difcil e preciso ver claramente se o candidato capaz de adaptar-se antes de ser admitido como aspirante. - E quanto sade, o que exige a Cartuxa? - Antes da admiso, nossos Estatutos aconselham consultar mdicos prudentes que conheam bem o nosso gnero de vida. Pequenos desequilbrios psquicos que em outro lugar passariam quase despercebidos encontram na solido da Cartuxa uma caixa de resonncia que, aqui, impediriam de viver uma vida normal. Hoje os exames mdicos so obrigatrios antes do Noviciado e da Profisso.

- Quanto ao carter, o que exige? - A vocao solido da Cartuxa exige uma vontade determinada e um juzo equilibrado. - Ento os carteres tranquilos levam vantagem sobre os temperamentos nervosos? - Nem sempre. Os temperamentos nervosos tambm podem se adaptar bem Cartuxa. - Sintetizando, qual a qualidade essencial que se requer para ingressar na Cartuxa? - Como a vida do cartuxo uma vida de orao, dificilmente se admite a quem no sinta atrao pelo recolhimento e pela orao. Na vida contemplativa nenhuma qualidade, por excelente que seja, pode suplir o esprito de piedade. - Qual especificamente a misso do Pe. Mestre de novios? - Dirigir a formao dos novios, ajud-los em suas dificuldades e nas tentaes que costumam insiditar os discpulos de Cristo no deserto. - Na Cartuxa se segue algum mtodo especfico de orao? - Normalmente o novio cartuxo comea sua aprendizagem nos caminhos da orao atravs da lectio divina. Este mtodo de orao tradicional na vida monstica, sintetizado por Guigo II, o Cartuxo, consiste em ler pausadamente uma passagem da Sagrada Escritura e rumin-lo lentamente. Depois, em silncio, pode-se servir de sentimentos de agradecimento, de louvor, de contrio, que tal texto fez surgir dentro de ns para transform-lo numa orao ao Senhor. Quando esse texto j no nos diz nada de especial, ou quando sobrevm as distraes, volta-se a ler uma outra passagem, deixando-a descer ao corao. Este mtodo de orao muito simples e reduz notavelmente as distraes. Todo o ambiente da Cartuxa faz com que o monge se deixe possuir pela orao. - Vocs do muita importncia formao na vida de orao? - No poderia ser diferente. importante que a orao do novio tenda a simplificar-se, transformando-se num olhar singelo e amoroso ao Senhor, ainda que se trate apenas dos primeiros graus dessa orao de simples olhar ou de quietude, conveniente que o novio chegue a saborear a orao contemplativa. O mestre de novios deve educ-lo com muita prudncia contemplao, consciente de que esta a meta da orao. - No exigir demais de um simples novio? - Normalmente se um novio recebe a graa da experincia contemplativa de Deus, por mais simples e curta que seja, j estar preparado para superar os momentos de desnimo ou aridez e as crises que no costumam faltar, principalmente no tempo de noviciado. Viver habitualmente na presena de Deus, em relao continua e orante com a Sua Palavra no Ofcio Divino, a liturgia das Horas, e nos momentos dedicados lectio divina, vo arrancando o homem velho que dorme no fundo de cada um. O jovem monge vai se livrando da tirania dos sentidos e das paixes, do forte reclame do mundo 3

sensvel, do qual sinceramente se despediu ao entrar na Cartuxa, mas que continua al, agarrado em seu interior. Vai superando assim a disperso dos sentidos, a superficialidade, a inconstncia, e toda a sua vida vai sendo penetrada quase imperceptivelmente da proximidade de Deus. Ento, no recolhimento e no silncio interior que invadem seu esprito, lhe so quase conaturais os sentimentos de adorao, de gratido e de alegria espiritual. Se faltasse esse pilar da orao contemplativa, a vocao estaria sempre exposta ao desnimo, aos vaivns dos sentimentos mutveis, ao cansao, aridez e falta de gosto pelas coisas espirituais: muitas vezes so essas as causas que esto na raiz da maioria dos casos de abandono da vida monstica.

2. AS ETAPAS DO CAMINHO: MONGES DO CLAUSTRO A. O Postulantado - Suponhamos que um aspirante a monge cartuxo tenha dado sinais de verdadeira vocao, no parecer dos Superiores da Cartuxa. O que se faz? - Recebe-se o jovem como postulante. - O que Postulantado? - o perodo de prova que prepara para o Noviciado. - Quanto tempo dura? - De seis meses a um ano. - Que tipo de vida leva o postulante? - Uma vida muito parecida com a dos monges. - Exatamente igual? - So-lhe concedidas certas dispensas com o objetivo de que sua adaptao nova vida seja gradual. - Como se veste? - Como secular, mas nos atos comunitrios usa um manto preto. - No que o postulante ocupa o tempo? - Nos momentos no consagrados orao, se dedica a formar-se no esprito da Cartuxa, aprende as cerimnias litrgicas e estuda latim. - Latim? - , latim. - Demora muito para aprender o latim? - Normalmente, depois de alguns meses de esforo, o postulante consegue adquirir modestos conhecimentos que lhe permitem entender os livros litrgicos.

B. O Noviciado - Suponhamos que, concludos os meses de postulantado, a conduta do candidato tenha sido adequada... - Se a Comunidade lhe d voto favorvel, admitido para o Noviciado. - Quanto dura o Noviciado? - Dois anos. - O que faz o novio durante o primeiro ano? - Ele se forma na vita espiritual, aplicando-se ao estudo da liturgia e das observncias cartusianas. - E no segundo ano? - Comea os estudos que o preparam para o Sacerdcio: dois anos e meio de Filosofia e trs anos e meio de Teologia. - E onde cursa esses estudos? - Devido vocao eremtica da Cartuxa, esses estudos tm lugar na solido da cela. - Mas como? - Duas vezes por semana os estudantes vo cela de um cartuxo conhecedor das matrias estudadas. Al prestam contas de seus estudos e pedem as explicaes necessrias. O cartuxo professor resolve as dificuldades que eles possam ter encontrado. Tambm comum recorrer a professores de fora para assegurar melhor a formao teolgica dos alunos. - Como os novios se vestem? - Portam um hbito igual ao dos monges que j fizeram profisso, mas a cgula curta e sem as faixas laterais. - O que so as faixas laterais? - So duas tiras de tecido que unem a parte da frente e a parte de trs da cgula. Os novios continuam a usar o manto preto nos atos comunitrios. C. A Profisso temporal - Passados os dois anos, a Comunidade deu seu voto favorvel. O que acontece com o novio? - Ele chega Profisso temporal. - Por que temporal? - Porque ele emite os votos de estabilidade, obedincia e converso de costumes por trs anos somente. - Quais so os efeitos da Profisso temporal? - Por ela, o jovem professo definitivamente inscrito nos registros da Cartuxa onde emitiu os votos. Os anos de antiguidade na Ordem passam a contar a partir dessa primeira Profisso. 5

- E o Noviciado acabou? - O jovem professo continua a ser membro do Noviciado como um novio. O Pe. Mestre de novios dirige a sua formao espiritual. Mas, no curso desses trs anos, continua seus estudos eclesisticos e aprofunda mais a formao espiritual iniciada no Noviciado. - E passados os trs anos? - O jovem professo renova os votos por mais dois anos. A diferena que nesses dois anos viver com os professos de votos solenes, experimentando assim plenamente a vida que pensa em abraar para o resto da vida. - Continua estudando? - No ltimo ano habitualmente interrompe os estudos para dedicar-se mais plenamente orao e solido da cela. D. A Profisso solene - J se passaram sete anos e enfim chegou a to desejada hora da consagrao definitiva. - Dia importante para um cartuxo? - o maior acontecimento na vida de um cartuxo juntamente com a Ordenao ao Sacerdcio. - A que ele se compromete? - A viver para sempre e exclusivamente para o louvor de Deus. A Profisso solene fruto de uma longa corrente de graas s quais o candidato correspondeu generosamente com a sua fidelidade diria. - O que acontece depois da Profisso solene? - Sob certos aspectos esta mais um comeo. O monge cartuxo em um ato sublime se consagrou a Deus. Agora tem de viver essa consagrao dia a dia. O Sacerdcio conferido ao terminar os estudos coroa a Profisso. - Que sentimentos preenchem a alma do cartuxo no dia de sua Profisso solene? - Acho que os mesmos que, com acento lrico, expressou nosso Pai So Bruno na carta aos Irmos de Chartreuse: Alegrai-vos, pois, meus carssimos irmos, por vossa feliz sorte e pela abundncia de graas que Deus derramou sobre vs. Alegrai-vos por terdes escapado dos muitos perigos e naufrgios do tempestuoso mar do mundo. Alegrai-vos por terdes alcanado o refgio tranquilo e seguro do porto mais escondido. Muitos gostariam de alcan-lo, muitos at se esforam para chegar at ele, sem o conseguir. E muitos outros, depois de t-lo alcanado, dele so excludos, porque a nenhum deles se lhes havia concedido do alto. Portanto, meus irmos, tende por certo que quem quer que tenha desfrutado de to grande bem, e por um motivo ou outro o perde, lastimar-se- por toda a vida.

3. OS IRMOS CARTUXOS - Sempre houve Irmos na Cartuxa? - Quando So Bruno se retirou ao deserto de Chartreuse, dois de seus companheiros eram leigos: Andrs e Gurin. Foram eles os primeiros Irmos da Ordem. Sim, sempre houve Irmos na Cartuxa. Com pequenas variaes, o nmero de Irmos na Ordem Cartusiana permaneceu durante sculos como na atualidade: sete ou oito Irmos para cada dez Padres. Os Monges do Claustro e os Irmos so duas formas distintas de conjugar uma mesma vocao. Uns e outros compartilham sob formas complementares a responsabilidade da misso que incumbe s comunidades cartusianas: fazer com que exista no seio da Igreja uma famlia de solitrios. - Explique. - Os monges do claustro vivem em suas celas a maior parte do dia. - E os Irmos? - Mesmo participando da mesma vocao solitria que os Padres, eles a realizam de uma forma distinta. - Como? - Os Irmos empregam certo tempo ao trabalho manual fora de suas celas assumindo as tarefas materiais do mosteiro. - Fale-me mais sobre os Irmos. - Os Irmos cartuxos, desde o comeo at hoje, tm impressionado por sua estabilidade e seu elevado nvel espiritual. Tm na Cartuxa um lugar prprio perfeitamente definido. - E a que se deve isso? - vigilncia dos Captulos Gerais, proximidade do Prior e do Procurador que o monge encarregado dos assundos materiais do mosteiro , mas sobretudo ao clima espiritual de silncio e solido do qual os Padres e os Irmos participam igualmente, ainda que segundo modalidades distintas. - Qual a formao de um Irmo cartuxo? - um caminho parecido ao dos monges do claustro. A durao do Postulantado varia e depende em boa parte da formao espiritual do candidato: pode durar de seis meses a um ano. Se a conduta do postulante deixa entrever uma vocao autntica, aps a votao da Comunidade ele admitido ao Noviciado de Converso. Sua durao de dois anos. - Quem o Pe. Mestre dos Irmos? - Tradicionalmente seria o Pe. Procurador, mas ultimamente comum que seja o mesmo dos monges do claustro. O Pe. Mestre os dirige na formao e os ajuda a superar as provas e dificuldades que encontram no caminho. - Quando termina satisfatoriamente o Noviciado, o que faz? - O Irmo faz sua primeira Profisso por trs anos. A partir desse momento, 7

ele fica constitudo como membro da Ordem. No final desses trs anos, o converso temporal renova seu compromisso por mais dois anos. Durante todo esse tempo continua sob a direo do Padre Mestre. - Ento, para chegar a ser Irmo cartuxo so necessrios sete anos de formao. - Isso. E terminados os sete anos de formao chega o momento to desejado de consagrar-se definitivamente a Deus atravs dos votos solenes. A cerimnia da Profisso acontece assim: durante a Missa conventual ele l a frmula da Profisso. Depois a deposita sobre o altar como smbolo de sua entrega a Deus. - Os Irmos recebem uma formao especial? - A formao slida, adaptada ao seu estado. A Ordem disps para eles o que hoje chamamos formao permanente. Quer dizer, durante os primeiros 7 anos de suas vidas como cartuxos, orientados pelo Pe. Mestre, dedicam um tempo todos os dias ao estudo da Bblia, de Teologia, Liturgia, Espiritualidade... Esta formao se adapta a cada Irmo. Ao longo de suas vidas podem continuar estudando. - O que os Irmos lem? - Eles tm sua disposio a Biblioteca da Casa. As sees de Espiritualidade e Vidas de santos so as que mais frequentam. - Quantas horas por dia trabalha um Irmo? - Normalmente cinco, distribudas entre a manh e a tarde, mas durante o perodo de formao so reduzidas para que possam dedicar mais tempo prpria formao. - Em que consiste o trabalho na Cartuxa? - Antes de tudo bom sublinhar que o trabalho dos Irmos um trabalho monstico. Eles no so empregados cuja principal razo de ser a de fazer funcionar o mosteiro. Quando dizemos que o seu trabalho um trabalho monstico queremos dizer que se trata de um ato religioso que os ajuda a progredir na prtica das virtudes e que os aproxima de Deus. - Como conseguem em pleno trabalho conservar o esprito de orao e de solido? - Os Estatutos da Ordem aconselham a recorrer, durante o trabalho, a breves impulsos em direo a Deus (chamados oraes jaculatrias). Pode-se tambm interromper o trabalho para um breve momento de orao. - Os cartuxos trabalham em grupo? - Procura-se, na medida do possvel, que cada um trabalhe individualmente na obedincia que lhe foi confiada. - importante o silncio? - Sim, muito importante o silncio durante o trabalho. Nossos Estatutos dizem: S o recolhimento durante o trabalho conduzir o Irmo contemplao. - Tanta concentrao espiritual no atrapalha a eficcia do trabalho? - Normalmente no. Em seu espao de trabalho, o Irmo tem liberdade e 8

iniciativa. E a dedicao e o interesse por seu trabalho costumam transformar os Irmos Cartuxos em verdadeiros especialistas. - E a orao oficial, a orao litrgica, como regulada para eles? - como a dos monges do claustro, atravs da orao das Horas cannicas, ainda que um pouco reduzida. - Os Irmos suprem as Horas cannicas com alguma coisa? - Frequentemente os Irmos preferem rezar determinado nmero de PaiNossos e Ave-Marias por cada Hora do Ofcio Divino. Assim era antigamente. - Quando eles participam da Missa? - Podem participar da Missa celebrada pelo Pe. Procurador, bem cedo. E, se preferem, podem assistir Missa conventual com os Padres. - Como vocs no tomam caf da manh, o que fazem e onde ficam os Irmos entre a Missa e a hora do trabalho? - Em suas celas, dedicados orao e leitura espiritual. - E quando acaba o trabalho? - Ao meio-dia, antes do almoo, fazem uma visita de quinze minutos ao Santssimo. - E tarde? - Frequentemente interrompem o trabalho para ir igreja celebrar as Vsperas com os Padres, mesmo no sendo obrigados. - A que horas acaba o dia de trabalho? - s seis e meia. Antes de jantar, alguns aproveitam para fazer outra visita de quinze minutos ao Santssimo. - E depois do jantar? - Fazem as oraes que fecham o dia cartusiano e vo dormir. - A que horas? - At as oito da noite. - E a que horas se levantam? - meia-noite, para celebrar as Matinas com os Padres. - E voltam a dormir? - Sim, at as duas da manh, antes dos Padres, pois no so obrigados a assistir s Laudes, salvo em dias festivos. - E ao chegar na cela, o Irmo volta a dormir? - No imediatamente. Ao chegar na cela, dedica quinze minutos chamada orao materna, que o faz tomar conscincia de seu papel de intercessor. Prostrado no cho, expe lentamente ao Senhor as necessidades da Igreja e do mundo. Ningum fica excluso das intenes dessa orao: desde o Papa at o ltimo pecador oculto na noite enquanto descansam seus irmos, os homens.

4. OS ASPECTOS MAIS CARACTERSTICOS DA ESPIRITUALIDADE CARTUSIANA A. Deus s - Diferentemente das ordens religiosas de vida apostlica, que se dedicam pregao, ao ensino, ao cuidado dos enfermos etc., a que se dedica a Ordem Cartuxa? - Nossa misso na Igreja o que tradicionalmente se chama de vida contemplativa. - O que , ento, a vida contemplativa para um cartuxo? - Um mistrio que se aproxima do mistrio de Deus, de cuja grandeza e incompreensibilidade ela participa de certa forma. Mais alm do cuidado pelas coisas do mundo; mais alm, inclusive, de todo ideal humano e da prpria perfeio, o monge cartuxo busca a Deus. Ele vive s para Deus, dedicado de corpo e alma a louvar a Deus. Este o segredo da vida puramente contemplativa: viver s para Deus, no desejar mais que a Deus, no querer saber de outra coisa seno de Deus e no possuir mais que a Deus. Aquele que reconhece a Deus como o Bem supremo, compreeder o valor dessa vida de consagrao radical que a vida do cartuxo. - um lindo ideal. - , mas esse lindo ideal exige um clima adequado para acontecer. - E qual o clima adequado? - As nossas usanas e observncias criam esse clima e revelam assim o seu sentido. Consideradas isoladamente, sem relao com o seu fim, seriam incompreensveis e no passariam de um monte de prticas estranhas. - Vejamos... B. A solido e o silncio - Qual a palavra que mais se repete na Cartuxa? - Se algum se desse ao trabalho de buscar o vocbulo mais repetido nas pginas de nossos Estatutos, seriam certamente as palavras solido e silncio. - Sua espiritualidade tm algum slogan? - A espiritualidade cartusiana a espiritualidade do deserto. - uma tradio? - Assim afirmam nossos Estatutos quando dizem: Os fundadores de nossa Ordem seguiam uma luz vinda do Oriente, a dos antigos monjes que, consagrados solido e pobreza de esprito, povoaram os desertos numa poca em que a lembrana ainda viva do sangue derramado pelo Senhor ainda ardia em seus coraes. - Essa espiritualidade lhes prpria, ou tem fundamentos em outro lugar?

10

- A Sagrada Escrutura e a tradio da Igreja oferecem argumentos para colocar a vida solitria acima de qualquer outra vocao. - Apesar de reconhecer que a solido somente um meio, vocs lhe tributam um verdadeiro culto. Por qu? - Porque, como dizem muito bem os nossos Estatutos, citando Dom Guigo, quarto sucessor de so Bruno no eremitrio Chartreuse, a solido o meio mais apto para a unio com Deus: o gosto pela salmodia, a aplicao leitura, o fervor da orao, a profundidade da meditao, a elevao da contemplao e o dom das lgrimas, no podem encontrar ajuda mais poderosa que a solido. - Ento essa importncia que a Cartuxa d solido tem alguma repercusso na estrutura jurdica da Ordem? - Toda a legislao da Cartuxa tende a conservar e favorecer essa solido e esse silncio, que so os traos mais marcantes da espiritualidade do deserto e da espiritualidade cartusiana. - Pode me indicar alguns aspectos de seus Estatutos sobre a vida de solido do cartuxo? - Os Estatutos proibem ao cartuxo, por exemplo, pregar, confessar e fazer acompanhamento espiritual, coisas em si excelentes, mas que no esto na linha da vocao eremtica. - Tanta rigidez no poderia assustar a Igreja Catlica contempornea? - Ao contrrio, isto precisamente o que a Igreja pede hoje ao cartuxo. O Conclio Vaticano II disse claramente que o dever dos contemplativos ocuparse s de Deus na solido e no silncio... por mais urgente que seja a necesidade de apostolado ativo (Perfectae Caritatis, 7). Talvez seja silncio a palavra de que mais necessita o mundo hoje. - Vocs, os cartuxos, defendem sua vocao contemplativa com a solido, mas como conseguem se livrar da invaso dos meios de comunicao social? - Para evitar esse perigo, na Cartuxa no h rdio, nem televiso, e os Estatutos recomendam prudncia com as leituras profanas. - Ento vocs vivem alheios ao mundo de hoje? - Nossos Estatutos nos falam da necessidade de viver alheios aos barulhos do sculo, como algo fundamental para a vida solitria. Mas cabe ao Pe. Prior o cuidado de transmitir aos monges as notcias que no seria bom que ignorassem, para que a comunidade possa apresentar ao Senhor as necessidades de todos os homens. - Essa observncia dura e peremptria no corre o risco de materializar a vida da Cartuxa? - Toda a nossa legislao sobre o silncio e a solido constitue a letra de nossas observncias. Nelas o monge v refletido o clima propcio para a nossa vocao eremtica, mas sabemos muito bem que isso no tudo e nem o principal. - Em uma palavra, o que necessrio para um cartuxo?

11

- Que se enamore da solido para viv-la em intimidade com o Senhor. - O cartuxo que fiel a esses princpios feliz? - Sim, porque o monge que fiel sua vocao comrpreende que Deus o chama a uma solido e a um silncio de esprito cada vez mais profundos. C. O repouso espiritual - Solido e silncio cada vez mais profundos? - Sim, a solido exterior cria o ambiente propcio, necessrio para que se possa desenvolver uma solido mais perfeita, a solido interior. - Em que consiste a solido interior? - Em um processo espiritual pelo qual a memria, o entendimento e a vondade vo perdendo o interesse e o gosto pelas coisas passageiras. Por sua vez, Deus comea a ser percebido como o nico que pode saciar as profundas aspiraes do esprito. S quando o cartuxo descobre, admirado, que enfim s Deus que o preenche, comea a ser um autntico monge contemplativo. Esta descoberta produz uma sensao de libertade e gozo interior que difcil expresar com palavras. - Esta experincia algo tpico e exclusivo da Cartuxa? - Se trata de um processo espiritual j descrito na espiritualidade dos antigos monges do deserto, tal como Anto, Pacmio, Evgrio, e em geral nos msticos cristos de todos os tempos. - Como vocs, cartuxos, o concretizam? - Acho que todo esse processo espiritual poderia ser resumido em uma palavra muito cara a nosso pai So Bruno e aos primeiros cartuxos: quies, isto , o repouso espiritual. - Se entendo bem, isso significa que todo o ambiente da Cartuxa tende a isso? - A um clima de solido e silncio que elimina o barulho perturbador dos desejos e imagens terrenos. Se trata de uma ateno tranquila e sossegada da mente em Deus, favorecida pela orao e pela leitura pausada. Chega-se assim a essa quies, ou repouso da alma em Deus. Esse repouso divinizado, simples e gozoso faz com que o monge toque de alguma forma a beleza da vida eterna. - Que grau de contemplao esse? - Digamos que a quies, a meta do cartuxo, onde anela chegar. D. Fidelidade Cruz - Vocs tm a fama de serem muito penitentes. - Sobre o tema das penitncias da Cartuxa, como sobre tantos outros, existem as ideias mais estranhas. Para ns as penitncias so simples meios para aliviar o peso da carne para poder seguir o Senhor mais prontamente, como dizem os nossos Estatutos.

12

- Mas voc sabe que hoje em dia a penitncia individual no considerada um meio infalvel... Vivemos em um tempo de comprenso e dilogo. - , nos dias de hoje, a penitncia e, em geral, tudo o que supe sacrifcio e abnegao, malvisto; costuma-se falar disso com notvel inconscincia. Todo o mundo acha razovel que um esportista se prive de muitas coisas boas e submeta o seu corpo a duros treinamentos. - Vocs, monges cartuxos, desejam viver segundo o homem novo da Sagrada Escritura. Pode me dizer precisamente quais so as penitncias bsicas? - A separao do mundo, a ausncia de notcias e de passatempos... So privaes que talvez custem mais aos novios. Tem tambm o sono dividido em dois tempos, a simplicidade no vestir, a frugalidade na alimentao... - O que vocs comem? - Ao meio-dia almoamos base de hortalias, peixe ou ovos e fruta. - Quando no fazem jejum, o que jantam? - Nos dias em que no jejuamos, o jantar consiste em dois ovos, ou o seu equivalente em peixe, e fruta. - Quando fazem jejum? - Os jejuns comeam no dia 15 de setembro, um dia depois da Exaltao da Cruz, e duram at a Pscoa, isto , uns sete meses. - Em que consiste o jejum? - Em uma s refeio ao meio-dia. tarde se faz um lanche, geralmente po e uma bebida. - Na sexta-feira vocs tm um regime especial? - Todas as semanas fazemos uma abstinncia, em que tomamos apenas po e gua. Geralmente feita na sexta-feira, em memria da Paixo do Senhor, mas se na semana ocorre alguma festa, essa abstinncia feita nas vsperas da festa. - Vocs comem carne? - Tradicionalmente, desde os tempos de So Bruno, jamais se come carne, nem se serve carne a ningum nas Casas da Ordem. - Os aspirantes e os novios tambm so obrigados a seguir todas essas pticas de jejum? - A adaptao ao nosso gnero de vida requer tempo e prudncia. Por isso, os aspirantes e os novios se iniciam progressivamente em nossos usos e costumes, sob a vigilncia do Pe. Mestre de novios, que os aconselha. - E os doentes? - Os nossos Estatutos dizem: Se em alguma circunstncia ou com o passar do tempo um monge percebesse que alguma de nossas observncias supera as suas foras e, em vez de impulsion-lo, o atrapalha na sequela de Cristo, ento, com confiana filial, trate do assunto com o seu prior e com ele decida a medida oportuna para si, ao menos temporariamente. - permitido fumar?

13

- O tabaco proibido por motivos de abnegao e pobreza. - Resumindo... - So esses os aspectos mais marcantes da ascese cartusiana. A Ordem os julga suficientes e, com um grande senso de prudncia, ordena formalmente que ningum se entregue a prticas de penitncia fora dos indicados nos Estatutos sem o conhecimento e a aprovao da parte de seu Prior. A Cartuxa herdou de So Bruno sua moderao e seu equilbrio. Em sua carta ao amigo Raul, ele descreve com entusiasmo a amenidade das paisagens da Calbria e, se seu amigo se admirara dessas expanses menos espirituais, explica: a nossa frgil mente, fatigada por uma austera disciplina e pela aplicao s coisas espirituais, muitas vezes com essas coisas encontra alvio e readquire vigor. Na verdade, o arco sempre tenso perde a fora e torna-se menos apto para o seu ofcio. - Para concluir este tema, quais so os principais traos do esprito cartusiano? - A unio com Deus, tender orao contnua na solido e no silncio, a quies (repouso contemplativo), a simplicidade de vida, a austeridade: estes so os traos principais do esprito cartusiano, que coincidem com as linhas mestras da espiritualidade do deserto.

5. AS PECULIARIDADES DA CARTUXA A. O cartuxo, um eremita integrado em uma famlia monstica - De tudo o que falamos at agora, posso perceber que o que mais caracterstico na vida do cartuxo viver na solido e no silncio. Eu li em algum lugar que dentre todas as Ordens monsticas, pelo menos no Ocidente, vocs so a que vive mais a vida eremtica mais puramente. - provvel. J lhe disse que o cartuxo antes de mais nada um eremita que passa quase o dia todo em sua cela ou ermo. Esse o trao marcante da nossa identidade e o nosso carisma especfico. - Mas esse carisma de solido da Cartuxa no corre o risco de talvez obscurecer aspectos importantes e evanglicos como o amor e o servio ao prximo? Acho que foi Santo Agostinho que disse: Como posso lavar os ps dos meus irmos se vivo trancado em um ermo?. - Essa frase de So Baslio, pai do monaquismo oriental. Mas no podemos esquecer que, na Igreja, como dizia So Paulo, os membros no tm todos a mesma funo. A vida dos cartuxos consagrada ao louvor de Deus e orao de intercesso por todos os homens. - E da? - Da que, embora o nosso carisma especfico no preveja a assistncia dos enfermos, nem a pregao, nem o ensino dos jovens, a Cartuxa no uma instituio puramente eremtica; a vida solitria equilibrada por uma parte importante de vida comunitria que tambm parte essencial do nosso carisma. 14

- Ah, ? - , e isso desde o comeo da Ordem. Apesar da forte atrao que So Bruno tinha pelo deserto, certo que ele no foi um solitrio do estilo tradicional, como os eremitas Paulo, Anto e Bento o foram: estes iniciaram a vida monstica vivendo completamente sozinhos no desecto. E So Bruno? Nunca esteve sozinho, pois o acompanhava sempre um grupo de amigos que compartilhavam o seu ideal. - Esse um detalhe interessante. - Para ns importante viver como eremitas em nossas celas, mas formando ao mesmo tempo uma famlia unida no interior do mosteiro. No passado se usava o termo famlia para designar as comunidades cartusianas, por causa do nmero reduzido de seus membros. Hoje os nossos Estatutos fazem o mesmo. - Como esse aspecto familiar vivido na prtica? - Por exemplo: somos ns mesmo que cuidamos de nossos enfermos e idosos em tudo, acompanhando-os sempre quando necessrio, ainda que para isso tenhamos que sair da cela. E o fazemos com carinho, convencidos de que o amor fraterno est sobre qualquer outra considerao e valor espiritual. - Comeo a entender. E percebo at que suas recreaes e passeios comunitrios tm tambm algo a ver com isso da vida em famlia. - Acertou em cheio. A recreao do domingo e o Passeio semanal do vida eremtica da Cartuja um ambiente familiar, humano e evanglico que nos ajuda a conservar um saudvel equilbrio. B. A cela - Voc citou vrias vezes a cela como se fosse uma coisa especificamente cartusiana. Como a cela do cartuxo? - De todas as dependncias do mosteiro, as celas do grande claustro so a coisa mais caracterstica da Cartuxa. Basicamente, as celas de todas as cartuxas so compostas dos mesmos elementos, mas a disposio interna pode variar. - Pode me descrever brevemente as celas? - As celas so interligadas pelo grande claustro, que um longo corredor, geralmente em forma de quadriltero. A palavra cela, que os cartuxos usam desde a origem da Ordem para designar seus ermos, evoca espontaneamente a ideia de um nico cmodo. Na verdade, a cela do cartuxo uma pequena casa de um ou dois pavimentos, em cujo espao h lugar para uma sala de estudos, um oratrio, uma pequena oficina de carpintaria e at para uma horta ou jardim. Sua relativa amplitude se explica pelo gnero de vida especialmente eremtico da Ordem: o cartuxo passa a maior parte de sua vida na cela. Nossos Estatutos dizem que a cela para o cartuxo como a gua para o peixe e o aprisco para as ovelhas. Uma letra do alfabeto talhada em madera e pregada em cada porta distingue umas celas das outras. O primeiro cmodo da cela um amplo saguo presidido

15

por um crucifixo e uma imagem de Nossa Senhora. A seus ps, de joelhos, o cartuxo reza uma Ave Maria sempre que entra na cela. Por isso, esse cmodo se chama Ave Maria. Perto da porta h um armrio-mesa com os utenslios necessrios para as refeies. Em um canto pode-se ver uma portinha, um guich numa parede, no qual o Irmo despenseiro deposita a comida que o monge retirar no momento de tomar sua refeio. O cartuxo come em sua cela; somente nos domingos e solenidades almoa com a Comunidade, no refeitrio. Da Ave Maria se passa a um cmodo bem iluminado que serve de oficina de carpintaria. Para trabalhar a madeira, dispe de um torno a pedal, de um banco de carpintaria e das ferramentas mais comuns. Em um extremo da oficina, uma porta nos conduz horta/jardim, que cada um cultiva segundo os pprios gostos. O cuidado do jardim serve tanto como exerccio fsico, como uma agradvel recreao e distenso espiritual. Voltando Ave Maria, uma escadaria nos conduz ao cmodo principal, de uns seis metros por cinco. iluminada por uma grande janela que se abre para o jardim. Eis a moblia: uma mesa e uma cadeira de madeira; uma estante de livros; ao fundo, presidindo a habitao, um pequeno oratrio com um reclinatrio para as oraes; ao lado do oratrio, uma humilde cama; e junto porta de entrada, outra porta que d para o banheiro. Essa a cela do cartuxo. Al ele passa os seus dias, os seus anos, em silncio, a ss com Deus. - A cela um cu ou um purgatrio? - O primeiro, para quem recebeu o dom precioso dessa vocao que viver s, para Deus. Os monges de todas as pocas experimentaram e cantaram a beleza da vida solitria na cela, onde passam seus dias na intimidade do Senhor. Os nossos Estatutos se unem a essa longa tradio monstica dizendo: Al Deus e seu servo se entretm em frequentes conversas, como fazem os amigos. Al, a alma fiel se une ao Verbo de Deus, a esposa ao Esposo, a terra ao cu, o humano ao divino. - Ok, mas devido ao ambiente cheio de barulho, de imagens e distraes caracterstico da nossa sociedade, no fica difcil para os jovens adaptar-se a uma vida de silncio e de solido to estrita como a que se vive na Cartuxa? - Normalmente a cela exige para o novio um processo mais ou menos longo e custoso de adaptao ou melhor, eu diria de desintoxicao para fazer silncio em seu interior, acalmar a fantasia, os afetos, os sentidos, at acalmar o esprito, concentrar-se no essencial, nos valores transcendentes que, em definitiva, so os nicos que podem saciar os desejos mais profundos da alma. - Que conselhos daria a um jovem que chega do mundo e comea a viver a sua nova vida na cela, uma vida to diferente da que viveu at ento? - O Pe. Mestre de novios lhe indicar prudentemente os horrios precisos para ocupar seus dias de forma organizada e til na leitura, na escritura, na salmodia, na orao, na meditao, na contemplao e no trabalho. Ensinar-lhe- tambm a lutar contra as tentaes de desnimo, a habituar-se pouco a pouco a uma tranquila escuta do corao e a deixar que Deus entre em seu ntimo. Acima de tudo, aconselhar-lhe- a confiar no Senhor: Ele lhe deu essa vocao de predileo e lhe dar tambm as graas necessrias para lev-la a bom termo.

16

C. Os horrios da Cartuxa: Matinas e Laudes - Os horrios da Cartuxa so um pouco estranhos, no? - , so um tanto originais. - A que horas vocs vo dormir? - s 19h30min ou 20h. No vero, a essa hora, o sol ainda est acima do horizonte. - Deitar para dormir s 19h30min ou 20h! E a que horas se levantam? - s 23h30min da noite. A essa hora o sino da igreja chama para a orao. - Ento o dia do cartuxo comea s 23h30min da noite? - Isso. - E o que fazem os cartuxos a essa hora? - Iniciam a sua misso de louvor rezando as Matinas do Ofcio da BemAventurada Virgem Maria. - J comeam bem o dia. - meia-noite e quinze o sino toca de novo. - Pra qu? - Para que a comunidade se dirija igreja. Ento vo todos caminhando pelos claustros solitrios e pouco iluminados. - E chegados igreja? - Colocam-se os livros de coro sobre as estantes, apagam-se as luzes e entrase em um profundo silncio. Ao sinal do Prior, inicia-se o canto das Matinas. - O que so as Matinas? - As Matinas so compostas por duas partes chamadas noturnos, com seis salmos cada um. Nos dias festivos h um terceiro noturno de trs cnticos. A salmodia grave, quase lenta. Ao final de cada noturno h leituras da Sagrada Escritura ou dos Padres da Igreja, e a cada leitura segue o canto de um responsrio. Nos domingos e em dias de festas importantes, as leituras e seus respectivos responsrios so doze; nos dias de semana h s uma leitura (no vero europeu) ou trs (no inverno europeu). O canto Te Deum e a leitura do Evangelho do dia concluem as Matinas de doze leituras; os dias feriais terminam com as preces de intercesso pelas necessidades da Igreja e do mundo. Ao final das Matinas se guardam alguns minutos orao silenciosa e ento inicia-se o Ofcio das Laudes. Depois, em suas celas, os Padres rezam as Laudes do Ofcio da Bem-Aventurada Virgem Maria e se deitam sem demora. - A que horas? - Isso depende da durao os Ofcios. Frequentemente s 3h da manh. - E por que tudo isso? - Porque o cartuxo tem uma predileo por essas horas de louvor noturno,

17

quando o silncio da noite convida a uma orao mais fervorosa. A manh - E a que horas vocs acordam de novo? - s 6h45min. Os Irmos que no participam das Laudes se levantam uma hora antes. s 7h os Padres rezam a Hora Prima, seguida de um momento de meditao. - E a Missa? - s 8h nos reunimos na igreja para a celebrao da Missa conventual. Essa Missa sempre cantada, e dura aproximadamente uma hora. Nos domingos e nas solenidades, a Hora Tera precede a Missa, que nos dias festivos costuma ser concelebrada. - E quando acaba a Missa conventual? - Os Irmos, em suas celas, fazem quinze minutos de ao de graas pela Missa, e depois trabalham at a Hora Sexta. Os Padres costumam celebrar a Missa recitada em umas capelas destinadas a esse fim. De volta cela, rezam Tera e reservam boa parte do tempo leitura espiritual. - Mas vocs no tomam caf da manh? O que fazem at a hora do almoo? - Os monges em formao estudam e se exercitam em algum trabalho manual: carpintaria, encadernao, pintura, cuidado do pequeno jardim/horta de sua cela... - A que horas almoam? - s 11h30min ou ao meio-dia, depois de rezar a Hora Sexta. Almoa-se solitariamente na cela, exceto nos domingos e nas solenidades. Normalmente o almoo depois da orao do Angelus. - E depois do almoo? - At s 13h, o cartuxo costuma se distrair um pouco no jardim, fazendo algum trabalho, caminhando... - E depois disso? - Os monges rezam a Hora Nona e o tempo at s Vsperas dedicado ao trabalho manual, leitura, ao estudo e orao. Os Irmos voltam a seus trabalhos em suas respectivas obedincias ou oficinas da cartuxa: a cozinha, a alfaiataria, a despensa, o campo, a marcenaria, obras... - Esses horrios no mudam nunca? - Nos domingos e solenidades a Hora Nona cantada na igreja e logo aps os monges se renem na sala capitular, onde escutam uma leitura do Evangelho ou dos Estatutos. De l vo horta, ou, se o tempo no o permite, ao claustro, onde tm um encontro fraterno.

18

A tarde - Como vocs passam a tarde? - Todos os dias s 16h se cantam as Vsperas na Igreja. O Ofcio das Vsperas dura meia hora e composto por um hino, quatro salmos com suas respectivas antfonas, uma leitura breve, um responsrio, o Magnificat, e termina com as preces de intercesso e o canto da Salve Regina, cujos texto e melodia so ligeiramente diferentes dos do rito romano. Depois das Vsperas o tempo consagrado aos exerccios espirituais. - A que horas vocs jantam? - O jantar, ou, nos dias de jejum, o lanche, geralmente s 17h45min. - E o que fazem depois do jantar? - Nesse momento sobra um tempo livre para a distenso, seja no jardim, seja pela cela. - Quando e como acaba o dia do cartuxo? - s 19h o sino toca o Angelus da tarde. Os monges podem prolongar a orao ou a leitura espiritual ainda por uma hora, mas aconselhvel no demorar para deitar-se. O dia acaba com a orao de Completas, Hora do Ofcio na qual se agradece a Deus por todas as graas recebidas durante o dia e se lhe suplica proteo para a noite que est chegando. Assim termina, entre as 19h30min e as 20h, o dia do monge cartuxo. Horrios em funo da vida litrgica. - Suponho que os seus horrios sejam estabelecidos em funo da vida litrgica. Certo? - Isso mesmo. As Matinas no corao da noite, a Missa conventual de manh cedo e as Vsperas tarde so os momentos fortes do dia, nos quais os monges deixam as suas celas para ir igreja. - Que lugar ocupa a liturgia na vida do cartuxo? - A nossa vocao ser com o Cristo e no Cristo um louvor a Deus Pai, atravs do nosso ministrio de louvor e de intercesso. A Eucaristia, celebrada e cantada em melodias gregorianas a cada manh em comunidade, , segundo os nossos Estatutos, o centro e o cume da nossa vida. - E o Ofcio Divino? - O cartuxo reza boa parte do Ofcio divino sozinho na cela, mas sabe bem que a sua voz no uma voz individual, isolada, perdida na imensido do mundo, mas que a mesma orao de Cristo e de toda a Igreja. Na liturgia, o Cristo, na qualidade de nossa Cabea, reza em ns, de modo que nele ns podemos reconhecer a nossa voz, e em ns a sua.

19

6. As origens da Ordem Cartuxa - Antes de terminar, fao-lhe uma pergunta elementar: o que a Cartuxa? - uma Ordem monstica nascida no final do sculo XI, um caminho evanglico que percorreu mais de nove sculos. - Quem o fundador? - Mais que um fundador, eu diria o iniciador deste gnero de vida foi So Bruno, nascido em Colnia, Alemanha, por volta do ano 1030. Foi estudante, depois cnego e reitor da famosa escola catedralcia de Reims, Frana. Com seis companheiros, retirou-se em um lugar solitrio e escondido nos Alpes do Delfinado, o macio de Chartreuse (Cartuxa), a uns trinta quilmetros de Grenoble. A casa geral da Ordem se encontra ainda hoje naquele lugar. - Porque vocs dizem que So Bruno no foi o fundador da Ordem, mas o seu iniciador? - Porque, na verdade, ele no escreveu nenhuma regra monstica, nem sequer permaneceu por muito tempo no eremitrio de Chartreuse. Solicitado pelo Papa Urbano II, que havia sido seu discpulo em Reims, teve de ir a Roma e acompanhar o Papa em seus deslocamentos pela Itlia meridional. Urbano II compreendeu o carisma de So Bruno, que era profundamente atrado pela vida eremtica, e autorizou que se retirasse novamente em um lugar solitrio da Calbria, em Santa Maria da Torre. L fundou com outros companheiros um eremitrio similar ao de Chartreuse. Al morreu em 1101, e al repousam seus restos mortais. Mas foi a primeira fundao da Cartuxa, nos Alpes franceses, que conservou o seu esprito e, com o passar dos anos, se converteu na Ordem monstica dos Cartuxos.

20

You might also like