You are on page 1of 9

ATIVIDADES PEDAGGICAS As atividades de introduo, de trabalho sistemtico e de consolidao no devem ser trabalhadas linearmente.

O professor utiliza atividades de introduo at que o aluno esteja familiarizado com o tipo de raciocnio necessrio ao desenvolvimento da capacidade. Quando isso acontecer, ele comea a trabalhar atividades de ensino sistemtico para que o aluno, a partir de situaes desafiadoras, construa a capacidade. S depois que o professor deve oferecer atividades de consolidao para que o aluno possa exercitar o que foi aprendido. EIXO: Compreenso e valorizao da cultura escrita Leitura CAPACIDADE: Conhecer os usos e funes sociais da escrita Identificar as finalidades e funes da leitura em funo do reconhecimento do suporte, do gnero e da contextualizao do texto. ATIVIDADES DE INTRODUO: Pesquisa sobre as prticas de leitura e escrita da famlia: como a famlia utiliza a escrita e leitura para identificao social, contas a pagar, vale-transporte, utilizao de transporte pblico, compra e utilizao de alimentos, uso de medicamento, manuais de instruo de aparelho eletrodomstico, jornais, revistas, livro, etc. Seminrio para socializao da pesquisa. Confeco de um cartaz, pelo(a) professor(a) (trabalhar o suporte cartaz e o gnero lista) para listar os usos que a famlia faz do cdigo escrito, como concluso final do seminrio. Pesquisa sobre as prticas de leitura e escrita da sociedade( escola, supermercados, correios e outras instituies). Dividir a turma em grupos para realizar a pesquisa em diferentes lugares. Seminrio para socializao da pesquisa e registro das concluses finais, como na pesquisa anterior. Coleo, pela turma, de variados gneros textuais identificando suas funes: (pode ser xrox ou originais, dependendo do gnero) Caixa de documentos para identificao: certido de nascimento, casamento, divrcio, carteira de identidade, ttulo de eleitor, carteira de motorista, etc Caixa: Vale dinheiro: cheques, valetransporte, dinheiro, carto de crdito, etc Caixa de divulgao de informaes: rtulos de produtos, embalagens vazias de remdio, avisos, bulas de remdio, manuais de instruo, jornais, revistas, bilhetes, recado, convite, etc Caixa de texto religioso: prece/orao, sermo, parbola, etc Caixa literria: conto, histrias, poemas, crnicas, dirio, fbula, lenda, biografia, etc Caixa digital: e-mail (impresso), texto retirados da internet Caixa publicitria: anncio, cartazes de campanhas, panfleto, etc Caixa: produzidos na escola: prova, ditado, plano de aula, etc Caixa da diverso: revista em quadrinho, revista de palavras cruzadas, anedota, piadas, etc Caixa de receitas: culinrias, mdicas, artesanato, etc Outras caixas Todos os dias o(a) professor(a) dever trabalhar os gneros com os alunos, manuseando, comparando, selecionando,etc

ATIVIDADES DE TRABALHO SISTEMTICO Comeando a trabalhar o gnero (1 semana) Organizar os alunos numa rodinha. Perguntar aos alunos o que eles poderiam fazer para no esquecer os recadinhos que devero ser dados para a famlia, o nmero de telefone dos colegas, as tarefas que devero ser realizadas, etc. Esperar que os alunos opinem, dando vez e voz a todos. A partir da discusso propor a criao de uma agenda. Perguntar: o que uma agenda? Deixar que os alunos opinem. Mostrar agendas e deixar que as explorem, comparando-as, identificando semelhanas e diferenas, utilidade, o que h escrito, etc Pedir que pesquisem : se em casa tem agenda, para que servem, quem a usa, o que h escrito, etc. Seminrio para socializao da pesquisa. Apresentar agendas de celulares e computador (caso os alunos no as mencionem durante o seminrio) e compar-las com as impressas. Analisar agendas feitas para crianas e adultos: semelhanas e diferenas e formas de utilizao. Pesquisar se existe uma agenda prpria da escola. Conversa com a diretora ou especialista para conhecerem a agenda da escola. Pesquisa nas papelarias do bairro ou cidade sobre o ndice de venda de agendas e caracterstica dos compradores (se homens ou mulheres, quais os profissionais que mais compram agenda, etc. Seminrio para socializao da pesquisa. Se o aluno tiver algum parente que utiliza muito a agenda, esta poder ser entrevistada pela turma para que ela possa explicar o uso que faz dela. Conhecendo o gnero em detalhes (1 semana) Escolher uma agenda para ser analisada pela turma: quais so os elementos que compem as caractersticas de uma agenda. Dividir a turma em grupos para que cada um analise uma agenda e verifiquem se todos os elementos que compem as caractersticas da agenda esto presentes. Cada grupo deve analisar uma agenda e identificar o seu uso social. (apresentar agendas telefnicas somente, agenda de uso profissional - mdico, dentistas que j tem os horrios determinados, agenda pessoal, agendas usadas nos sales de beleza - produzidas pelos prprios profissionais para atender sua necessidade, agenda eletrnica - que a professora pode mostrar no seu celular. Cada grupo apresenta suas concluses e depois a turma elabora uma concluso nica que deve ser escrita em um cartaz e afixada na sala. Analisar o uso da ordem alfabtica em todas as agendas. Elaborar uma concluso a respeito do uso da ordem alfabtica nas agendas e afixar na sala. Verificar o uso do calendrio nas agendas e a ausncia do mesmo nas agendas puramente telefnica. Analisar a linguagem usada em agendas profissionais e nas agendas feitas para crianas e adolescentes. Analisar o designer dos diferentes tipos de agendas.

Aplicando o conhecimento cobre o gnero estudado (2 dias para confeco da agenda) Elaborar a agenda da turma: Discutir sobre o uso que ser dado agenda. Discutir o designer. Identificar os elementos que a agenda deve conter, Confeccionar a agenda (pode seu usado um caderno brochuro pequeno) Agendar o cotidiano, durante o ano letivo. ATIVIDADES DE CONSOLIDAO: (das capacidades) Criar situaes para que o aluno possa utilizar os gneros estudados. Jogos: colocar vrios gneros em uma caixa. (gneros j trabalhados) Fazer fichinha com a funo de cada gnero colocado na caixa. Dividir a turma em grupos. O representante de cada grupo sorteia uma ficha contendo a funo do gnero. Depois ele identifica na caixa, o gnero correspondente. O representante no poder consultar seus colegas. Caso o representante do grupo no consiga identificar o que foi pedido, o representante de outro grupo poder tentar faz-lo. O jogo pode ser trocado: sorteia-se o gnero e o aluno identifica a ficha com a sua funo. Ganha o grupo que fizer o maior nmero de pontos.

EIXO: Apropriao do sistema de escrita CAPACIDADE: Compreender diferenas entre a escrita alfabtica e outras formas grficas. ATIVIDADE DE INTRODUO: Leitura de texto no verbal pelos alunos, orientada pelo (a) professor(a). Leitura de textos onde h grande quantidade de nmeros: calendrios, tabelas, etc., focando a identificao de nmeros. Leitura de textos verbais pelo(a) professor(a): parlendas, poesias, etc., focando as letras. Leitura de textos que misturam letras, nmeros, desenhos: carta enigmtica, cartes de visitas, etc., mostrando as diferenas entre eles, inclusive dos sinais de pontuao. Misturar alfabeto, nmeros, sinais de pontuao (de EVA ou papelo), figurinhas somente com desenhos e pedir que os alunos os separem de acordo com sua categoria. (na rodinha).

ATIVIDADE DE ENSINO SISTEMTICO: Excurses no entorno da escola para os alunos observarem os registros: com letras, com nmeros, outros smbolos e a sua utilidade social. EXEMPLOS: placas com nomes de ruas, com nomes de lojas, padarias, etc. Identificar sua utilidade social. Identificar os registros utilizando nmeros: placas de numerao de casa, prdios, comrcio, indicao de preo de produtos, etc. e conversar sobre sua utilidade. Identificar outros smbolos: placas de trnsito, indicao de banheiros, logotipos de lojas e padarias, etc. e sua utilidade. Escrever um texto coletivo, registrando tudo que observaram durante a reunio. Trabalhar em sala de aula com variados gneros: carto de visitas, agendas, livros, etc. e desafiar os grupos de alunos a identificar a escrita alfabtica e outros sinais grficos (inclusive pontuao) e classific-los escolhendo a ficha correspondente sua utilidade que devem estar coladas no quadro. (fichas: utilizados para numerar as pginas, utilizados para ilustrar o texto, utilizados para contar a histria, utilizados para mostrar que o autor de texto fez uma pergunta, etc.)

ATIVIDADE DE CONSOLIDALAO Sinalizar os corredores e locais da escola, utilizando a escrita alfabtica e outros sinais grficos (inclusive sinais de trnsito).

EIXO: Apropriao do sistema de escrita CAPACIDADE: Compreender a orientao e o alinhamento da escrita da lngua portuguesa. ATIVIDADE DE INTRODUO Ler histrias para os alunos, indicando com o lpis ou rgua a direo da escrita (de cima para baixo e da esquerda para a direita) Pedir aos alunos que coloquem a ponta do lpis onde comea e ou termina a palavra, a frase, o texto que iro ler coletivamente. Apresentar texto para serem lidos coletivamente. Ao ler, ir seguindo o texto (xerocado para cada um) com a ponta do lpis. O(a) professor(a) deve seguir o texto, que exposto no quadro, com uma rgua. Escrita dirigida: Combinar com os alunos o texto a ser escrito. (Aproveitar, por exemplo, a escrita da ficha, da data, boa tarde, etc.) A professora deve fazer as margens e as pautas no quadro, como as pginas do caderno no aluno. Mostrar que comeamos a escrever a partir da primeira linha e prximo margem. Escrever palavra por palavra, mostrando a ordem das letras, das palavras e das frases na estruturao do texto. ATIVIDADE DE TRABALHO SISTEMTICO Anlise (na rodinha) de variados gneros textuais em relao orientao e o alinhamento da escrita, comparando e identificando semelhanas e diferenas. Concluir com o grupo as regras de orientao e alinhamento da nossa escrita: comea sempre de cima para baixo, da esquerda para a direita. (posteriormente trabalhar com os princpios direcionais da leitura de grficos e tabelas e outras formas de alinhamento da escrita). Colocar palavras ou frases em ordem para formar um pequeno texto EXEMPLO Apresentar um cartaz, contendo margem a esquerda. Distribuir as frases de uma parlenda entre os grupos. (numerar as frases) Pedir que o representante do grupo que est com a primeira frase venha ao quadro e a cole no lugar certo (de cima para baixo, logo depois da margem). Os outros grupos devem fazer o mesmo, seguindo a mesma orientao. Fazer a mesma atividade, porm cada grupo ir trabalhar com uma parlenda diferente. Cada grupo ter um lder que orientar o trabalho. Ele ter, por escrito, as normas da orientao e alinhamento da escrita, tirada do grupo, na atividade da rodinha, descrita acima. ATIVIDADE DE CONSOLIDAO Organizar a turma em 6 grupos. Dar um gnero textual diferente para cada grupo: uma poesia, um texto de jornal (em colunas), calendrio, poesia, revista em quadrinhos, fbula. Cada grupo far a anlise da orientao e do alinhamento da escrita e apresentar suas concluses para a turma. O(a) professor(a) deve observar se os alunos esto aplicando as regras de orientao e alinhamento da escrita no cotidiano da sala de aula.

EIXO: Apropriao do sistema de escrita CAPACIDADE: Conhecer o alfabeto ATIVIDADE DE INTRODUO Hora da surpresa: colocar um alfabeto mvel, com letras grandes e coloridas numa caixa e enrolar para presente. Dizer aos alunos que o(a) professor(a) levou um presente para a turma e desafi-los a adivinhar o que . Dar dicas: encontramos em quase todos os lugares, h muitas delas em nossos nomes, encontramos nos livros, revistas, cartazes, etc., at os alunos conclurem que o presente um alfabeto. Abrir a caixa, mostrar o alfabeto e dizer que ela ir enfeitar a sala. Escolher, junto com os alunos, o lugar onde ele ficar exposto na sala. Explorar o alfabeto: contar as letras, identificar letras do prprio nome, do nome de colegas, do(a) professor(a), formato das letras, etc. ATIVIDADE DE TRABALHO SISTEMTICO Bingo de letras. Brincadeira Qual sua letra: A professora coloca em determinados pontos da sala, ou ptio uma letra do alfabeto. Depois ela diz: a letra dos meninos a.... a letra das meninas ... Cada grupo corre para o lugar onde a sua letra est. Cabra cega: colocar uma venda nos olhos de um aluno. Entregar uma letra feita com EVA ou papelo. O aluno, ao apalpar, deve dizer qual a letra. Fazer 4 paineis para serem expostos na sala: 1 painel com letras de imprensa maiscula que os alunos devem tirar de jornais ou revista, outro com letras de imprensa minscula, outro com letras cursivas maiscula e outro com letras cursivas minscula. (a professora poder escrever, caso os alunos ainda no saibam tra-las). A professora mostra, fala o nome e os alunos fazem a letra com massinha.

ATIVIDADE DE CONSOLIDAO Distribuir cartelas com o alfabeto. O aluno deve colorir as letras de seu nome. Outras ordens que podem ser dadas com a cartela de letras: colorir as letras do colega do lado direito, esquerdo, da frente, de trs, da professora, da diretora, etc. O aluno pode consultar painis de nomes da sala e ou a professora pode mostrar fichas com o nome pedido.

EIXO: Apropriao do sistema de escrita CAPACIDADE: Compreender a categorizao grfica e funcional das letras ATIVIDADE DE INTRODUO A professora coloca no quadro um nome de um aluno. Os outros vo identificar, na ficha do prprio nome, letras do nome mostrado pela professora. A professora deve encaminhar a observao para os alunos perceberem que a letra do nome do colega a mesma letra de seu nome e que ela ocupa lugares diferentes que ocupa no nome do colega. Apresentar nomes de alunos que tenham uma letra com sons diferentes e fazer a anlise, juntamente com os alunos. EXEMPLO: Mostrar os nomes: Roberto Marcos Karina Robson Mara - Junior Ler os nomes bem devagar, realando, um pouquinho, o som da letra R. Perguntar: a letra R em todos os nomes tem o mesmo som? Analisar e concluir com os alunos que dependendo do lugar que essa letra ocupa ela tem um som diferente, mas que continua sendo a letra que chamamos de erre Perguntar: a letra O dos nomes Roberto, Marcos, Robson e Jnior tem o mesmo som, independente do lugar que ela ocupa? Ele continua sendo a letra O em qualquer lugar que ocupe na palavra? A professora mostra uma letra de imprensa maiscula e pede a um aluno que mostre nos painis de letras a correspondente em letra de imprensa minscula. Roda de conversa: uso da ordem alfabtica na sociedade e identificao dos gneros que a usa. ATIVIDADE DE ENSINO SISTEMTICO: Dividir a turma em grupos. Escrever o nome de um aluno, ou de animal, ou de um objeto, etc. no quadro com letra de imprensa maiscula. Os grupos vo montar o mesmo nome com letras de imprensa minscula, recortando as letras em revistas ou jornais. Vale consultar os painis de letras. Fazer a mesma atividade trocando o tipo de letras, tanto do nome apresentado quanto da montagem. Os grupos devem colocar um alfabeto mvel sobre a mesa. A professora escreve vrios nomes no quadro que tenha apenas uma letra repetida em todas as palavras: ANEL VIOLO VULTO - VILMA DESAFIO: qual a letra que se repete em todas as palavras? Brincadeira do troca-troca: Dividir a turma em grupos Dar uma palavra para cada grupo. (palavras que possibilitem a brincadeira) DESAFIO: troque duas letras do lugar e forme outra palavra (as palavras possveis do grupo esto escritas no quadro, misturadas com as dos outros grupos) Formar a palavra no grupo com o alfabeto mvel. O(A) professor(a) deve ajudar os grupos a montar as palavras: grupo1= rola , grupo2= padre, grupo3= vaca, grupo4= mala, grupo5 maca Palavras do quadro: cama lama - ralo cava - pedra Identificar a mesma letra em nomes diferentes:

colocar no quadro 3 nomes de alunos que tenham letras comuns: Renato Nayara Andr DESAFIO: qual a letra que estou querendo? O(A) professor(a) vai dando dicas: 1- a letra aparece maiscula e minscula 2- Em um nome ela a primeira letra e em outro ela a segunda. 3- Em um nome ela a primeira, em outro a segunda e no outro a terceira. Dividir a turma em grupos.Dar o nome de um animal recortado em letras para cada grupo. Mostrar o nome do animal de cada grupo em uma ficha e pedir que observem bem. Esconder a ficha e pedir que o grupo monte o nome de seu animal. Depois a professora entrega a ficha a cada grupo para que confiram se a ordem das letras ficaram corretas. Pesquisar nos gneros que usam a ordem alfabtica como ela se estrutura. Ordenar o alfabeto da sala de aula em ordem alfabtica. ATIVIDADE DE CONSOLIDAO Dar uma folha com palavras escritas. Pedir que os alunos identifiquem a mesma palavra escrita com vrios tipos de letras. Dar palavras recortadas: Cada letra em uma ficha e uma cartela com o desenho e o seu nome.

Colar a cartela com o desenho no caderno Pedir ao aluno que coloque as fichas em ordem, formando o nome do desenho na carteira, tentando no olhar na cartela. (s olhe se for muito necessrio) depois ele dever colar no caderno logo abaixo de onde ele colou a cartela. Organizar filas para diferentes eventos dentro da escola, usando a ordem alfabtica.

EIXO: Apropriao do sistema de escrita CAPACIDADE: Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras ATIVIDADE DE INTRODUO: Roda de conversa: conversar com os alunos sobre a importncia da assinatura pessoal na sociedade. Pedir que colham a assinatura de algumas pessoas dentro da escola: diretora, professores, especialistas, outros colegas de turmas mais avanadas. Analisar as assinaturas e comparar com a ficha do nome deles, escritos com letra de forma. A professora deve escrever o nome do aluno, no verso da ficha, com letra cursiva para que possam visualiz-lo permanentemente, at que aprendam a letra cursiva. Para casa: Pesquisa: Em que situaes sociais usamos letra cursiva e letra de imprensa? Seminrio para socializao da pesquisa.

Elaborar um cartaz com as concluses do grupo. ATIVIDADE DE ENSINO SISTEMTICO: JOGO: Qual a palavra? Dividir a turma em grupos Escrever num carto uma palavra ditada pelo representante do grupo que ir dirigir o jogo, ora com letra cursiva, ora com letra de imprensa. Fazer no quadro a quantidade de traos correspondentes ao nmero de letras da palavra. Os representantes dos outros grupos iro dizer uma letra que pensam ter na palavra escrita. O dirigente do jogo diz se tem ou no a letra na palavra e em que lugar ela aparece. O professor deve escrever no trao correspondente a letra conforme escrita no carto. (cursiva ou imprensa) Ganha um ponto o grupo de acertar a letra. Proceder da mesma forma at formar a palavra que dever ser lida pela turma e identificada o tipo de letra. Brincadeira da forca utilizando os dois tipos de letras. Criar a caixa de gneros textuais, usados socialmente, com letra cursiva. ATIVIDADE DE CONSOLIDAO Exerccios de ligar letra cursiva s letras de imprensa (maisculas e minsculas) Analisar textos de gneros diversos e identificar o tipo de letra usado. Quando o(a) professor(a) considerar que a coordenao motora fina dos alunos j est bastante desenvolvida e que no haver dificuldade para traar as letras cursivas ele deve introduzi-la, ensinando aos alunos o seus traos corretos, com escrita dirigida.

You might also like